ENADE 2019: A Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) é a praga-chave da cultura

ENADE 2019: A Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) é a praga-chave da cultura de milho e ocorre na maioria das regiões produtoras, tanto nos cultivos de verão quanto nos de segunda safra (safrinha).

Em relação a essa praga e às estratégias de controle, avalie as afirmações a seguir.

I. A ocorrência de chuvas ininterruptas durante vários dias pode contribuir para o agravamento dos danos causados pela Spodoptera frugiperda, devido à criação de um microclima mais favorável ao seu desenvolvimento.

II. Alguns insetos, incluindo a vespa Trichogramma e a tesourinha, podem atuar como agentes de controle biológico da Spodoptera frugiperda.

III. Além da cultura de milho, a Spodoptera frugiperda, conhecida como lagarta-docartucho, pode atacar outras espécies cultivadas, como arroz e pastagens (gramíneas).

IV. A rotação da cultura de milho com a de soja garante a redução da incidência da Spodoptera frugiperda.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) I e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Em um treinamento sobre aplicação de agrotóxicos realizado para produtores agrícolas, foi apresentada a importância da escolha de equipamentos de pulverização, que devem estar em perfeitas condições de uso.

GABARITO:
E) II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um produtor está planejando a colheita e a comercialização de seu cultivo de milho, semeado em uma área de 640 hectares.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Agronomia com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários