Mackenzie 2020: A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente

China vê política do filho único como
ineficaz e planeja liberação total

País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar.

Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado.

[...] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.
Disponível em:<https://veja.abril.com.br/mundo/china-
ve-politica-do-filho-unico-comoineficaz-e-planeja-liberacao-total/>
Por EFE access_time18 ago 2018 (Último acesso – 10 de novembro de 2019)

Mackenzie 2020: A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional

a) Ecomalthusiana.
b) Reformista.
c) Neomalthusiana.
d) Transformadora.
e) Possibilista.

QUESTÃO ANTERIOR:
Mackenzie 2020: A respeito da evolução etária brasileira, considere as afirmações a seguir

RESOLUÇÃO:
A teoria Neomalthusiana defende que os países subdesenvolvidos devem estabelecer políticas de controle rigoroso da natalidade, por meio de ações do Estado.

A China, embasada nessa premissa, passou a adotar a referida política do filho único para conter o crescimento demográfico, já que sua população passou de 1 bilhão de habitantes nas últimas décadas.

Cabe ressaltar que os Neomalthusianos recomendam essa medida para reduzir os gastos sociais e ampliar os investimentos no setor produtivo.

GABARITO:
c) Neomalthusiana.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Mackenzie 2020: Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários