Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução

Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução MANHÃ PORTUGUÊS Texto para as questões de 01 a 06 . Mesmo que o homem conseguisse...
mackenzie 2020
Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução

MANHÃ

PORTUGUÊS

Texto para as questões de 01 a 06.

Mesmo que o homem conseguisse construir um computador que fizesse tudo o que é normalmente atribuído a processos mentais quando feito pelo homem, isso não implicaria que o homem nada mais é do que uma máquina. Sem o programa correspondente um computador nada pode fazer em relação à linguagem. É o programa, e não as ferragens, que é responsável pela habilidade do computador de simular um comportamento inteligente. Há aqueles que sustentariam que o programa está para o computador como a mente está para o cérebro, e que considerando o cérebro humano vivo como um computador programado, de finalidades especiais, podemos contornar, se não resolver, o problema tradicional mente-corpo. Seja como for, temos que enfatizar que a inteligência artificial é em si neutra e não agride nem a dignidade humana nem a liberdade da vontade.

Muito da importância que damos à ciência cognitiva e à inteligência artificial dependerá de nossa atitude face ao papel explanatório dos modelos em ciência natural e social. Qualquer sucesso obtido na simulação do processamento linguístico por computador tende a aumentar a nossa compreensão da linguagem e da mente. Não é certo, no entanto, se um dia será possível simular por computador todos os processos mentais envolvidos na produção e compreensão da linguagem.
Adaptado de John Lyons, em Lingua(gem) e Linguística, 1981.

QUESTÃO 01
Mackenzie 2020: Depreende-se corretamente do texto que:

a) num futuro próximo será possível observar computadores se comportando exatamente como os humanos.

b) os estudos sobre linguagem artificial podem auxiliar a humanidade na resolução de várias questões e também contribuir para que saibamos mais sobre a própria linguagem e a mente humana.

c) os processos mentais são em tudo equivalentes aos procedimentos lógicos que operam na linguagem artificial e na programação dos computadores.

d) o desenvolvimento das linguagens artificiais fará com que num futuro próximo as atividades humanas poderão ser realizadas de forma independente pelas máquinas, sem qualquer relação com um programador humano.

e) os computadores podem ser o dispositivo que num futuro próximo evidencie para toda a humanidade a essência do homem apenas como uma máquina.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
Mackenzie 2020: Sobre o texto é correto afirmar que a função da linguagem predominante é a:

a) poética.
b) referencial.
c) metalinguística.
d) emotiva.
e) fática.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) Está presente no texto o desenvolvimento de um enredo que parte de uma situação inicial e atinge um clímax, aspecto comum aos textos narrativos.

b) É predominante no texto seu aspecto descritivo, evidenciado pela constante enumeração de elementos que diferenciam a máquina do homem.

c) O emprego de figuras de linguagem como a personificação enfatizam o tipo textual como predominantemente narrativo.

d) Aspectos como verbos no imperativo e frases que indicam procedimentos a serem seguidos contribuem para a caracterização do texto como injuntivo.

e) O desenvolvimento de uma ideia central e a articulação de argumentos a sustentar esse posicionamento conferem ao texto um teor argumentativo.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto.

a) A forma verbal simular (linha 07) evidencia o posicionamento argumentativo que sustenta não ser possível linguagem artificial sem a participação do elemento humano.

b) O fragmento mesmo que o homem conseguisse (linha 01) apresenta marcas linguísticas que reforçam o argumento central de que a linguagem artificial depende da linguagem humana.

c) O fragmento e não as ferragens (linha 06) reforça a ideia defendida no texto de que a linguagem artificial depende do cérebro e da mente humanos.

d) A expressão no entanto (linha 20) introduz posicionamento argumentativo contrário ao que se vinha afirmando em todo o texto.

e) A palavra todos (linha 21) contribui para reforçar a tese principal defendida ao longo do texto a respeito da dependência da linguagem artificial em relação ao trabalho intelectual humano.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa que indica a relação sinonímica correta, tendo em vista o emprego das palavras no texto.

a) implicaria (linha 03) = negaria
b) ferragens (linha 06) = relações
c) enfatizar (linha 12) = antecipar
d) face (linha 16) = igual
e) explanatório (linha 16) = esclarecedor

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 06
Mackenzie 2020: Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. O pronome isso (linha 03) refere-se ao que é afirmado anteriormente.

II. A forma verbal sustentariam (linha 08) apresenta um tempo que denota ideia de possibilidade, de algo possível, mas não efetivamente certo.

III. A partícula si (linha 13) refere-se à expressão inteligência artificial.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Texto para as questões de 07 a 09.

Vergonha de viver

Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas. Vai, Carlos, vai ser gauche na vida. (Não sei se estou citando Drummond do modo certo, escrevo de cor). E para pedir aumento de salário – a tortura. Como começar? Apresentar-se com fingida segurança de quem sabe quanto vale em dinheiro – ou apresentar-se como se é, desajeitado e excessivamente humilde.

O que faz então? Mas é que há a grande ousadia dos tímidos. E de repente cheio de audácia pelo aumento com um tom reivindicativo que parece contundente. Mas logo depois, espantado, sente-se mal, julga imerecido o aumento, fica todo infeliz.
Clarice Lispector

QUESTÃO 07
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) A condenação, por parte da autora, do comportamento da timidez transforma “Vergonha de viver” em uma das mais contundentes e ácidas crônicas escritas pela autora de Felicidade clandestina.

b) Não há marcas de empatia, no texto, da autora para com as pessoas as quais ela classifica como “tímidos”, configurando, por conseguinte, um acentuado distanciamento entre a cronista e o tema sobre o qual escreveu.

c) Nos três parágrafos do trecho escolhido de “Vergonha de viver” é facilmente encontrável a intensa experiência epifânica, cuja presença desarticula o eixo sintático-semântico da crônica, assim como o equilíbrio racionalista da autora.

d) Ao citar um conhecido verso, de autoria do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector escolhe filiar-se a pressupostos estéticos vinculados a uma tradição neoparnasiana na prosa.

e) Em “Vergonha de viver”, Clarice Lispector escolhe comentar sobre fatos da vida cotidiana tomando como ponto de partida um tipo social cujo comportamento é centrado na timidez.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
Mackenzie 2020: A respeito do gênero literário crônica, indique a alternativa correta.

a) Cidade, relações de trabalho e comportamentos cotidianos, três temáticas presentes no trecho de “Vergonha de viver”, revelam-se como invenções originais de Lispector, pois aparecem pouco nas crônicas brasileiras como um todo.

b) Há pouquíssima conexão da crônica com o jornalismo e a consolidação da imprensa, pois sua origem remete aos imemoriais contos mitológicos compartilhados pelas sociedades primitivas ao longo dos séculos.

c) Linguagem especializada, jargões técnicos e densidade teórica: essas são típicas características de uma crônica. Tais características são observáveis em profusão na crônica de Lispector intitulada “Vergonha de viver”.

d) “Crônica” é sinônimo para “conto”, haja vista serem os dois gêneros literários narrativas curtas focadas na criação de tensão no enredo e no desenvolvimento de problemas sociais e psicológicos de personagens.

e) Apesar de ter surgido no século XIX, a crônica, ao longo do século XX e agora no século XXI, mantém suas principais características até hoje: brevidade, interesse pelos fatos do cotidiano e acessível comunicabilidade.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 09
Mackenzie 2020: Considere as seguintes observações sobre a vida e a obra de Clarice Lispector.

I. Durante sua carreira, Clarice Lispector se consolidou como escritora escrevendo principalmente contos, romances e crônicas.

II. Na infância, antes de se mudar em definitivo para o Rio de Janeiro, Clarice Lispector morou em Alagoas e Pernambuco. Devido a isso, ela se transformou no principal nome do Regionalismo modernista, dando continuidade às temáticas consolidadas por José Lins do Rego.

III. João Guimarães Rosa e Clarice Lispector são considerados pela historiografia literária como dois dos mais relevantes nomes da assim chamada “Terceira Fase” do Modernismo brasileiro.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmações I e II estão corretas.
b) As afirmações I e III estão corretas.
c) As afirmações II e III estão corretas.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Texto para as questões 10 e 11.

Para as Estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados
De nuvens brancas a amplidão vestindo…

Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam, das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo…

Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de Visões levanta…

E as ânsias e os desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
Da Eternidade que nos Astros canta…
Cruz e Sousa, Broquéis 

QUESTÃO 10
Mackenzie 2020: Considere as afirmações abaixo.

I. Os estados subjetivos da consciência, as impressões sombrias da alma, o hermetismo, o apelo aos sentidos e uma atmosfera permeada por fortes símbolos religiosos ajudam a definir o tom simbolista do poema.

II. A referência a elementos religiosos no poema é sem dúvida uma impregnação do nacionalismo tardo-romântico na obra de Cruz e Sousa, pois tais referências são uma forma de fixar a identidade nacional nos versos de “Siderações”.

III. A visão de mundo em “Siderações” se baseia no conhecimento mais avançado da astronomia da sua época, fundamentando a vertente simbolista brasileira com a objetividade do discurso especializado da ciência do final do século XIX.

Assinale a alternativa correta.

a) A afirmação I está correta.
b) A afirmação II está correta.
c) A afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 11
Mackenzie 2020: Assinale as correntes estéticas que, por aproximação, possuem mais afinidades com o simbolismo de “Siderações”.

a) Naturalismo e Realismo.
b) Trovadorismo e Quinhentismo.
c) Ultrarromantismo e Decadentismo.
d) Classicismo e Neoclassicismo.
e) Modernismo e Pós-modernismo.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

INGLÊS

Read the text below and answer questions 12, 13 and 14:

TEXTO 1
Is it really possible that plant-based foods such
as the Impossible Whopper are healthful?
By Cara Rosenbloom
September 9, 2019

With many American consumers interested in reducing their consumption of animal products without becoming vegetarian or vegan, the food industry has come up with a new craze: plant-based. Look around your grocery store, and you’ll see a growing number of dairy, egg and meat substitutes bearing this label.

But the industry has taken liberties with the definition of “plant-based.” Rather than focusing on whole foods such as vegetables, fruits, legumes and nuts, which is what health professionals mean when they recommend “plant-based eating,” food manufacturers are developing ultra-processed burgers out of pea or soy protein, methylcellulose and maltodextrin, and liquid “eggs” out of mung bean protein isolate and gellan gum. Then they crown this ultra-processed food with an undeserved health halo.

(…)

Plant-based ultra-processed products such as these are formulated to taste like the real deal. Thus, consumers can feel virtuous or principled for choosing plants over meat without sacrificing too much flavor. But is there any value to plant-based products that have been crushed, extruded and shaped into facsimiles of the foods they are replacing? Let’s look at that question through several lenses — considering nutrients, how processed the food is and how producing the food affects the planet.

When I was in nutrition school, the health value of food was mostly calculated based on the presence of desirable nutrients, such as fiber and vitamins, and on the absence of negative nutrients, such as sodium or trans fat. If you compare ultra-processed plant-based foods and similar animal-based foods solely on their nutrients, you’ll find they are roughly the same.

Plant-based foods are purposely formulated to mimic animal-based foods, so plant-based milk is enriched with calcium and vitamin D to mimic cow’s milk, while veggie burgers are rich in protein and made with iron and zinc to imitate beef. But they aren’t always made to reduce the presence of less-healthy nutrients. Sometimes, the processed plant-based food will have more sodium than the processed animal-based food, and sometimes the animal food will be higher in calories or saturated fat.

(…)

Using the term “plant-based” on fast food labels is just another attempt by marketers to re-brand junk food. True plant-based eating doesn’t mean opting for an Impossible Whopper in the drive-through or scrambling up some 15-ingredient “egg alternative.” It means a diet that includes nourishing options such as black beans, broccoli and brown rice. We’re always looking for some magical way to eat junky food and achieve health. Don’t be fooled by this plant-based pretense.
Adapted from the digital edition of The Washington Post: www.washingtonpost.com

QUESTÃO 12
Mackenzie 2020: According to the text, choose the correct alternative:

a) Many American people are becoming vegetarian and vegan.

b) American industry is producing a lot of healthy products made of real vegetables.

c) According to the industry, “Plant-based”means food produced by using whole food, natural food.

d) “Plant-based”, according to the text, is just ultra-processed food made by peas, soy protein, liquid eggs and other chemicals.

e) Because it is ultra-processed, the industry calls it healthy.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 13
Mackenzie 2020: Choose the INCORRECT alternative, according to the text:

a) Plant-based food is planned to taste exactly like products that contain meat.

b) Flavour doesn’t change a lot from the original, made of meat, and the plantbased food.

c) The nutritional value of food is calculated taking into account the positive, healthy nutrients and the negative, unhealthy nutrients.

d) The presence of sodium, fat and the number of calories are different in plant-based and animal based food.

e) In terms of nutrients, plant-based and animal based are completely different.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 14
Mackenzie 2020: Choose the alternative that best contains the idea of this sentence from the text:

“Using the term “plant-based” on fast food labels is just another attempt by marketers to re-brand junk food.”

a) Plant-based is just marketing, we are eating junk food.

b) Plant-based is an attempt to offer healthier food.

c) By labeling “plant-based”, marketers are trying to re-brand exactly the same old animal-based food.

d) The term “plant-based” is an attempt to create a synonym of junk food.

e) Industries are trying to create a healthier food to replace junk food.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

TEXT 2:

Read the text and answer questions 15, 16 and 17.

How to Make Friends While Traveling Solo
Even in the best cases, traveling alone can get lonely. Here’s how to
connect safely with the people you meet along the way.
By Aric Jenkins
April 16, 2019

Experiencing another culture on your own terms, at your own pace, with a budget of your own choosing can be an incredibly rewarding and insightful adventure. But while some may find such a journey liberating, others might worry about safety or a period of solitude in a strange, unfamiliar place. Humans, after all, are social animals.

Prospective solo travelers should know that, despite its label, solo travel does not have to mean you’re alone all the time. There are local communities to safely interact with as well as fellow globe-trotters in a similar position.

A 2016 report from travel research company Phocuswright found that a whopping 72 percent of hostel guests in the United States were traveling alone. Airbnb saw similar a trend in its data, with cities like Ho Chi Minh City, Cologne, and Johannesburg experiencing more than a 130 percent increase in individual bookings in 2016.

With solo traveling growing in popularity, it’s clear there are options to socialize with other travelers — it’s just a matter of putting yourself in the right position to do so. Here are some tactics you can use to meet and befriend people abroad, from tried-and-true methods to innovative new apps and technology.

Go on ‘free’ walking tours
The word free is in quotations because, assuming your tour guide is at least half-decent, you should tip them at the end (many earn the majority of their income on commission). But these walking tours can be worth every penny. Not only will the guide give you an informed and hopefully entertaining view of the locale, but you’ll have a chance to interact with other tourists and possibly come away with a new friend.

(…)

Use Airbnb to go on unique experiences hosted by locals
Airbnb may be known more for its lodging arrangements, but it also wants to give you something to do at your destination. Airbnb Experiences connects travelers with local guides who lead guests on paid activities ranging from city tours to bar crawls and hobby and skill classes. Launched in late 2016, Experiences quickly became a popular feature.

(…)

Connect with like-minded explorers on social travel apps
Prefer to cut out the middleman and connect directly with other travelers? Try your hand at the crop of social networking apps specifically designed for travel. Travello, free on iOS and Android, allows you to discover other travelers nearby, match itineraries for planned trips and join groups based on similar interests. You can also create a feed by posting photos and updates.

(…)

Stay in hostels
In a world of hospitable hotels and authentic Airbnbs, why do travelers elect to stay in hostels? Two reasons, really: Hostels are cheap and sociable. You’ll find college-esque dormitories with common lounge rooms and kitchens, and sometimes a bar or cafe.

It’s an ideal environment to meet other travelers, and hostel staffs are well aware of this — some will lead city tours or pub crawls designed to foster interaction between hostel mates. Others might host game nights in the common room or arrange family dinners.

(…)
Adapted from the digital edition of The New York Times: www.nytimes.com

QUESTÃO 15
Mackenzie 2020: According to the article, choose the correct alternative:

a) Travelling alone is terrifying because it is a period of solitude in one unfamiliar place.

b) When people travel alone, they can experience exploring the culture on their own, with the money they have and in their own speed.

c) It is impossible to find people to socialize when you are a stranger in a different culture.

d) It is also dangerous to interact with people you do not know in another country.

e) A report found out that 72% of people travelling abroad travel alone.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 16
Mackenzie 2020: According to the article, choose the correct alternative.

I. Walking tours are free because you don’t have to pay anything for them.

II. Airbnb Experiences also provides a way to interact with people through a local guest.

III. Social Travels Apps can connect you to local people so that they can help you plan your trips and join local groups.

a) I is TRUE and II and III are FALSE
b) I is FALSE and II and III are TRUE
c) I and III are FALSE and II is TRUE
d) II and III are FALSE and I is TRUE
e) I and II are FALSE and III is TRUE

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 17
Mackenzie 2020: Select the alternative that gives the correct meanings for these words from the text:

A – Feature
B – Nearby
C – Environment

a) characteristic, close, surroundings
b) destination, close, location
c) characteristic, close, entertainment
d) application, far, surroundings
e) application, far, location

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Read the comic strip bellow and answer question 18:

Hay, wait a second. I don't remember signing any clearance papers.

QUESTÃO 18
Mackenzie 2020: According to the comic strip, choose the best alternative:

a) The lion is angry about the noise.

b) The machines are interrupting the lion’s singing.

c) The lion is angry because the forest is not on sale.

d) The lion is worried about paper production.

e) The lion is complaining that the area is not clear.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 19
Mackenzie 2020: Seentão o valor do cos 2x é igual a



GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 20


Mackenzie 2020: Na figura acima, CE é paralelo a BA, a medida do ânguloé igual a 140º e a medida do ânguloé 75º. Então, os ângulos x, y e z medem, respectivamente,

a) 75º, 75º e 65º
b) 65º, 75º e 65º
c) 75º, 65º e 65º
d) 65º, 65º e 75º
e) 65º, 75º e 75º

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 21
Mackenzie 2020: Se o décimo e o décimo quinto termos de uma progressão geométrica são, respectivamente,então o vigésimo quinto termo dessa progressão é



GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
Mackenzie 2020: Em um recipiente cilíndrico de raio 6 cm e altura 9 cm, completamente cheio de água, foi colocada uma esfera metálica. Assim, observou-se que a esfera ficou totalmente submersa na água, transbordando 36 π cm³ de água. Então, o raio da esfera, em cm, mede

a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
Mackenzie 2020: Um nutricionista deseja montar uma refeição com 3 alimentos. A porcentagem das necessidades diárias de proteínas, carboidratos, e ferro contidas em cada porção (100g) de cada alimento está indicada na tabela abaixo:


Determine quantas porções do alimento 1 o nutricionista deve incluir na refeição para atender completamente as necessidades diárias de proteínas, carboidratos e ferro.

a) 6 porções
b) 5 porções
c) 4 porções
d) 2 porções
e) 1 porção

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
Mackenzie 2020: A equação 2 log x = log 1000 + colog 10 existe para x igual a

a) 1000
b) 100
c) 10
d) – 10
e) 0

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 25
Mackenzie 2020: Se, então os valores de x são



GABARITO/RESOLUÇÃO.


GEOGRAFIA

QUESTÃO 26

Massas de ar que atuam no Brasil

Fonte: http://geografiaprimeirodemaio.blogspot.com/2013/05/massas-de-ar.html

Mackenzie 2020: A respeito da Massa Polar Atlântica, considere as seguintes afirmações:

I. Atua em todo o território nacional com a mesma intensidade, tanto nos equinócios quanto nos soltícios.

II. No inverno segue carregada de umidade para o sul da Amazônia, provocando queda das temperaturas na região. Esse fenômeno é conhecido como “Friagem” que, devido ao intenso desmatamento, vem se acentuando e agindo em latitudes muito baixas.

III. Nas Regiões Sul e Sudeste provoca diminuição das temperaturas podendo ocorrer, em determinados pontos, geadas e queda de neve.

IV. A porção que segue pelo litoral atinge a costa oriental nordestina, provocando chuvas frontais na região.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27

Evolução etária no Brasil
Pirâmides etárias do Brasil

Pirâmides etárias do Brasil

Mackenzie 2020: A respeito da evolução etária brasileira, considere as afirmações a seguir.

I. Analisando as pirâmides etárias, pode-se afirmar que o Brasil é um exemplo de transição demográfica com características de envelhecimento. Isto deve-se a melhor qualidade de vida da população com maior acesso a recursos tecnológicos e baixos índices de desemprego a partir do início da década de 1980.

II. O país está envelhecendo devido à combinação de diferentes fatores como a redução nas taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade e elevação na expectativa de vida com maior acesso à assistência médico-sanitária.

III. A intensa inserção da mulher no mercado de trabalho e o acesso a métodos contraceptivos têm favorecido a redução das taxas de natalidade e fecundidade no país.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
China vê política do filho único como
ineficaz e planeja liberação total

País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar.

Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado.

[...] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.
Disponível em:<https://veja.abril.com.br/mundo/china-
ve-politica-do-filho-unico-comoineficaz-e-planeja-liberacao-total/>
Por EFE access_time18 ago 2018 (Último acesso – 10 de novembro de 2019)

Mackenzie 2020: A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional

a) Ecomalthusiana.
b) Reformista.
c) Neomalthusiana.
d) Transformadora.
e) Possibilista.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
Leia o fragmento de reportagem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

[...] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países. Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estadosunidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan> Acesso em 29 set. 2019.

Mackenzie 2020: Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.

a) França, Espanha e Canadá são exemplos de países que integram a OTAN, constituída em 1949, no contexto histórico da Guerra Fria, com o objetivo de estabelecer um pacto militar entre os países membros, contra o avanço da influência socialista.

b) O Brasil é o primeiro país na América Latina, e o quarto, no mundo, a receber o status especial de aliado extra-OTAN.

c) Os recentes conflitos do governo brasileiro com o governo norte-americano, em decorrência das queimadas na Amazônia, fizeram com que o congresso dos EUA cancelasse o status especial concedido ao Brasil por Trump.

d) De acordo com o secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a condição de aliado especial ou prioritário é o primeiro passo para que o Brasil passe a se tornar membro oficial da organização, o que deve ocorrer ainda em 2019.

e) Criada em 1991, com a dissolução da União Soviética, a OTAN tem como principal objetivo a proteção de países do Leste Europeu, constantemente ameaçados pela política expansionista russa.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
Mackenzie 2020: As rochas são os materiais fundamentais na formação da litosfera. Elas são levantadas, comprimidas e deformadas por grandes forças tectônicas originárias do manto inferior e da astenosfera. Na superfície, as rochas são desgastadas por intemperismo e erodidas para ser depositadas como sedimento em outros lugares. [...] Geólogos distinguem três categorias principais de rochas com base no modo de formação: ígneas, sedimentares e metamórficas.
PETERSEN, SACK e GABLER. Fundamentos de Geografia Física.
São Paulo: Cengage Learning, 2014, p.243-249.

Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos sobre as rochas, analise as afirmações a seguir.

I. Quando o material rochoso fundido se resfria e se solidifica, torna-se uma rocha ígnea. A rocha derretida que está abaixo da superfície da Terra é chamada magma, e o material de rocha derretida na superfície é conhecido especificamente como lava.

II. As rochas sedimentares são derivadas de sedimentos acumulados, ou seja, materiais minerais não consolidados que foram erodidos, transportados e depositados. Existem três categorias principais de rochas sedimentares: clásticas, orgânicas e químicas.

III. O enorme calor e a pressão nas profundezas da crosta da Terra podem transformar (metamorfosear) uma rocha existente em um novo tipo de rocha completamente diferente do original, recristalizando os minerais, sem que haja o uso de mais matéria rochosa derretida.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 31
Mackenzie 2020: Considerando que a distância real entre Yokohama e Fukushima, duas importantes localidades, onde serão realizadas competições dos Jogos Olímpicos de Verão 2020 é de 270 quilômetros, em um mapa, na escala de 1:1.500.000, essa distância seria de

a) 1,8 cm
b) 40,5 cm
c) 1,8 m
d) 18 cm
e) 4,05 m

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 32
O choque entre instituições mergulhou o país em uma profunda crise política. A disputa entre o presidente e o Congresso, dominado por uma maioria oposicionista, precipitou-se na noite do dia 30 de setembro de 2019. O bloqueio do Parlamento levou o mandatário a dissolvê-lo e a convocar novas eleições legislativas. Invocou para isso um mecanismo previsto no artigo 134 da Constituição, que pode ser ativado quando a Câmara se recusa a considerar dois projetos de lei do Governo. O Exército se alinhou com o presidente, enquanto a bancada partidária fujimorista e seus aliados da direita votaram por suspender o presidente de suas funções.
Adaptado de El País. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/01/
internacional/1569957204_773363.html> Acesso em 02 out. 2019.

Mackenzie 2020: O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)

a) Argentina
b) Venezuela
c) Peru
d) Colômbia
e) Chile

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUÍMICA

QUESTÃO 33
Mackenzie 2020: A tetrahidrobiopterina é uma substância própria do organismo humano que atua no metabolismo do aminoácido fenilalanina, convertendo-o em um outro aminoácido, denominado tirosina. Dessa forma, combate o acúmulo de fenilalanina, o que evita o desenvolvimento da fenilcetonúria.


De acordo com a fórmula estrutural tetrahidrobiopterina, representada acima, são feitas as seguintes afirmações:

I. apresenta os grupos funcionais amina, cetona e álcool.
II. possui 8 isômeros opticamente ativos.
III. apresenta característica básica.
IV. possui 5 átomos de carbono primário.

Estão corretas somente as afirmações

a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II, III e IV.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 34
Mackenzie 2020: A aragonita e a dolomita são minerais que possuem composição química muito semelhante, pois ambas compostas por carbonatos.

A aragonita é composta de carbonato de cálcio (CaCO3); enquanto a dolomita, de carbonato de cálcio e magnésio (CaCO3∙MgCO3).

Assim, ao fazer a análise da qualidade da água mineral de uma fonte que está localizada numa região, cujo solo possui elevada composição de dolomita e aragonita, um químico fez as seguintes afirmações:

I. trata-se de uma água alcalina.

II. há elevada concentração de íons trivalentes, devido à presença do cálcio.

III. trata-se de uma água dura, devido ao excesso de íons cálcio e magnésio.

Das afirmações acima, somente

a) a afirmação I é verdadeira.
b) a afirmação II é verdadeira.
c) as afirmações II e III são verdadeiras.
d) as afirmações I e II são verdadeiras.
e) as afirmações I e III são verdadeiras.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 35
Mackenzie 2020: O but-2-eno é um hidrocarboneto insaturado, que pode sofrer diversas reações. Abaixo está representada uma dessas reações.


Assim, a respeito do but-2-eno são feitas as seguintes afirmações:

I. a reação acima representa uma reação de redução.

II. o produto obtido, na reação acima, está em configuração trans.

III. a oxidação enérgica do but-2-eno, em condições apropriadas, produz ácido acético.

IV. a ozonólise do but-2-eno, em presença de zinco e condições apropriadas, produz etanal.

Estão corretas somente as afirmações

a) I e II.
b) II, III e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 36
Mackenzie 2020: O medicamento denominado genericamente de paracetamol é indicado, em adultos, para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas. Pode ser administrado ao paciente na dosagem máxima de 75 mg/kg de massa corpórea.

Considerando-se que um paciente tenha 70 kg, e que cada comprimido de paracetamol contenha 750 mg desse princípio ativo, o número de comprimidos inteiros, que pode ser tomado para que a dosagem máxima seja alcançada, é de

a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 37
Mackenzie 2020: A reação de Sabatier-Senderens é um tipo de reação de adição, na qual átomos de hidrogênio são acrescentados aos carbonos unidos por uma ligação dupla, na presença de um catalisador, produzindo um alcano correspondente.

Considerandose que o but-2-eno seja submetido a esse processo, bem como os valores das energias de ligação, dadas na tabela abaixo, é correto afirmar que a variação da entalpia dessa reação, expressa em kJ∙mol⁻¹, efetuada no estado padrão, é de

ligacoes

a) − 248
b) + 496
c) − 124
d) + 992
e) − 62

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 38
Mackenzie 2020: Para uma solução de um ácido fraco genérico de fórmula HX, que apresenta concentração inicial de 0,1 mol∙L⁻¹ e grau de ionização de 2 %, sua respectiva constante Ka, medida a uma dada temperatura T, é de aproximadamente

a) 2·10⁻⁶
b) 4·10⁻⁶
c) 2·10⁻⁵
d) 4·10⁻⁵
e) 2·10⁻⁴

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 39
Mackenzie 2020: Considerando o processo de oxirredução, não balanceado abaixo equacionado, a soma dos coeficientes para esse processo, levando em conta os menores números inteiros e possíveis, é de

NaN3(s) + KNO3(s) → K2O(s) + Na2O(s) + N2(g)

a) 26
b) 28
c) 30
d) 32
e) 34

GABARITO/RESOLUÇÃO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 40
Mackenzie 2020: Em uma determinada macromolécula presente em uma secreção humana, encontramos x moléculas de menor peso molecular unidas por x-1 ligações de síntese por desidratação. A macromolécula acelera ou catalisa a hidrólise de outras macromoléculas com as mesmas características, em pH 2, aproximadamente.

Considere as afirmativas a seguir:

I. A macromolécula é uma proteína. As moléculas de menor peso molecular são aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.

II. A macromolécula citada pode ser a tripsina, uma enzima pancreática que atua no intestino delgado.

III. A macromolécula citada tem aminoácidos sequenciados por RNAs transportadores que “traduziram” uma sequência de códons de um RNA mensageiro específico, “transcrito” por um gene específico.

IV. A macromolécula citada poderia ter a mesma sequência de aminoácidos como resultado da tradução de dois ou mais RNAs mensageiros diferentes, uma vez que o código genético é degenerado.

V. Uma bactéria transgênica pode traduzir a mesma macromolécula, se receber o mesmo gene específico responsável por tal macromolécula, uma vez que o código genético é universal.

Estão corretas

a) apenas I, II, III e IV
b) apenas I, III, IV e V.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 41
Mackenzie 2020: Analise o gráfico a seguir que mostra três curvas de saturação de oxiemoglobina no sangue humano em função da pO2 (pressão parcial de gás oxigênio) e do pH. Considerando os dados do gráfico, assinale a alternativa correta.

Porcentagem da saturação da oxiemoglobina

a) O percentual de oxiemoglobina é maior em capilares alveolares, quando o pH se aproxima de 7,6 em função da hematose.

b) A hematose é um fenômeno responsável pela queda do pH sanguíneo.

c) O aumento da taxa de CO2 no sangue aumenta o pH sanguíneo próximo dos alvéolos.

d) Nos capilares teciduais, a diminuição da taxa de CO2 diminui o pH sanguíneo, diminuindo a taxa de oxiemoglobina sanguínea.

e) A hiperventilação involuntária é desencadeada quando o pH sanguíneo chega em 7,6 em função da queda das taxas de O2 no sangue.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 42
Mackenzie 2020: No heredograma esquematizado a seguir, os genes recessivos (d) e (h) causam, respectivamente, daltonismo e hemofilia.

O casal teve um primeiro filho normal; um segundo daltônico e hemofílico; um terceiro, apenas daltônico; um quarto, apenas hemofílico. A partir do heredograma e de seus conhecimentos, considere as afirmações a seguir:

filhos

I. Tratam-se de heranças ligadas ao sexo.

II. Os genes d e h estão em situação de linkage e são distribuídos aos gametas de acordo com a 2ª lei de Mendel

III. Apenas a mãe pode transmitir os genes d e h aos descendentes do sexo masculino.

IV. O 3º e o 4º filhos são resultantes de crossing-over na gametogênese feminina.

V. Não considerando o crossing-over, o casal tem 25% de chance de ter uma 5ª criança com daltonismo e hemofilia.

Estão corretas

a) apenas I e II.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas III e IV.
d) apenas I, II, III e IV
e) apenas I, III, IV e V.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 43
Mackenzie 2020: A hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra propõe que

a) a vida se diversificou a partir do surgimento dos seres heterotróficos que se alimentavam dos pioneiros autotróficos, pois permitiu o surgimento de uma maior variedade de nichos ecológicos.

b) o primeiro ser vivo obtinha energia através de processos semelhantes à quimiossíntese realizada por bactérias atuais, processo mais simples do que a fotossíntese realizada pelos seres clorofilados.

c) a produção de alimentos envolve processos bioquímicos complexos, o que sugere que o primeiro ser vivo fosse heterotrófico, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por processos abióticos no oceano primitivo.

d) o primeiro ser vivo era heterótrofo, aeróbico e procarionte, proposta que se justifica pela provável simplicidade da célula primitiva.

e) a vida surgiu de reações químicas complexas, as quais ocorriam nas condições da Terra primitiva, permitindo à célula primitiva a capacidade de sintetizar seu alimento a partir das substâncias presentes na atmosfera e no oceano.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Texto referente às questões 44 e 45.

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia
explica real situação da floresta.

A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica.

Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo.

Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”
Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente
/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019

QUESTÃO 44
Mackenzie 2020: Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que

a) a floresta amazônica, comunidade em clímax, tem seu equilíbrio abalado pelas queimadas, e é impedida de prosseguir no processo de sucessão primária em que se encontra.

b) o cerrado possui adaptações ao fogo, como cascas grossas nas árvores e caules subterrâneos no estrato herbáceo e subarbustivo, e inicia rápida sucessão primária após as queimadas.

c) o fogo na floresta amazônica desequilibra o processo de fotossíntese, reduzindo-o, pois aumenta muito a concentração de CO2 na atmosfera.

d) as adaptações do cerrado às queimadas de origem natural ou antrópicas não desencadeiam processos de sucessão ecológica, porque o fogo não induz à substituição de espécies.

e) inicia-se, devido aos efeitos devastadores do fogo na floresta amazônica, um lento processo de sucessão primária. No cerrado, a recuperação se dá por meio da rápida sucessão secundária.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 45
Mackenzie 2020: O aumento da concentração de CO2 na atmosfera promovido pelas queimadas na Amazônia está relacionado a

a) a liberação do carbono estocado na massa vegetal e na diminuição da taxa de fotossíntese, processo biológico que fixa o carbono atmosférico.

b) a diminuição da decomposição biológica, impedida pela morte dos microrganismos do solo.

c) a intensificação do efeito estufa e, consequente, aumento na inversão térmica durante os períodos de estiagem na floresta.

d) o processo de diminuição na camada de ozônio, reduzindo o bloqueio da radiação ultravioleta do sol e, consequente, intensificação do aquecimento global.

e) o aumento do efeito estufa, processo natural relacionado exclusivamente à concentração de CO2 na atmosfera.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 46
Mackenzie 2020: Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que

a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente.

b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais.

c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito.

d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas.

e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 47
Mackenzie 2020: A expansão da civilização romana e a conquista do Mediterrâneo, se por um lado trouxeram riquezas e poderio à Roma; por outro lado, provocou um conflito entre as antigas instituições políticas, frente à nova realidade social e econômica dos romanos. Isso se deve

a) às Guerras Púnicas que resultaram no predomínio marítimo- mercantil romano sobre o Mediterrâneo, onde Cartago teve que se render à Roma, porém os cartaginenses não aceitaram submeter-se às leis romanas.

b) à inadequação entre a estrutura política republicana e a expansão do sistema escravista de produção, cuja principal consequência foi a crise da República Romana e o estabelecimento do Império.

c) à expansão externa de Roma que provocou a vinda de imensos contingentes de prisioneiros de guerra na condição de escravos, favorecendo os pequenos e médios proprietários de terra.

d) à conquista do Mediterrâneo e à abertura de novos mercados à economia romana que prejudicaram fortemente o desenvolvimento da manufatura e dos produtos romanos frente à concorrência das mercadorias estrangeiras.

e) às vitórias advindas após as Guerras Púnicas, que foram responsáveis pelo início de um período de prosperidade econômica e, consequentemente, paz social e estabilidade política.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 48

Collor. Agora sim, minha vida vai melhorar.

Mackenzie 2020: O presidente Fernando Collor de Mello venceu as eleições de 1989, após 29 anos em que os brasileiros puderam, finalmente, voltar a eleger diretamente o presidente da República.

Um fator importante para a vitória de Collor foi o intenso uso do marketing político junto à mídia, decisivo em sua campanha, como ironiza a charge acima. Tal estratégia foi significativa, pois

a) transmitiu a ideia de ser uma “pessoa do povo” que iniciando sua carreira como vereador em Alagoas, pode pelo esforço próprio alcançar o mais alto cargo político no país – o de presidente da República.

b) a campanha do candidato baseava-se na luta contra a corrupção e apoio aos “descamisados”, grupo do qual fez parte no começo de sua carreira, no interior carente do estado de Alagoas.

c) construiu junto ao povo brasileiro a imagem de “caçador de marajás”, defensor do fim de regalias e contra a corrupção; pois, jovem, foi eleito por meio do voto popular, ao cargo de prefeito de Maceió.

d) conseguiu transmitir aos eleitores a imagem de um candidato jovem, “moderno” e “moralizador” que se opunha aos representantes políticos corruptos e conservadores.

e) deu, efetivamente, início a um programa de atendimento às camadas mais pobres da população, ao se colocar ao lado dos “pés-descalços”, como protetor contra os “velhos políticos”.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 49

O trabalhador também tem o seu lugar no estado novo

Mackenzie 2020: A foto acima tirada em uma das comemorações ao Dia do Trabalho, durante o Estado Novo (1937-45), evidencia o apoio das classes trabalhadoras ao governo de Getúlio Vargas. A simpatia a esse governante deve-se

a) à ação intervencionista do Estado no campo social e econômico nessa época, majoritariamente a favor das classes populares. Tal ação garantiu-lhe o apelido de “Pai dos Pobres”.

b) às diversas conquistas feitas, pelo trabalhador urbano no período, quando foi estabelecido o salário mínimo e a possibilidade de criação de sindicatos autônomos e representativos para as diversas categorias de trabalho.

c) à reunião de diversas leis trabalhistas, em 1943, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foram extintas durante o regime militar, no governo do presidente Geisel.

d) à concessão lenta e gradual de leis trabalhistas, pelas quais o Estado intervém profundamente na questão trabalhista; porém, por outro lado garantiu, entre outros, a jornada de trabalho de oito horas.

e) à garantia de direitos para todos os trabalhadores brasileiros, tanto o rural, quanto o urbano, direitos esses, jamais concedidos antes na História do país à classe trabalhadora.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 50
(...) A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais.
Os telegramas de Moscou repetem Homero.
Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo
que nós, na escuridão, ignorávamos.
Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,
na paz de tuas ruas mortas, mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,
na tua fria vontade de resistir.
(Carlos Drummond de Andrade. Carta a Stalingrado do livro Rosa do Povo”. Em Poesia
e Prosa. Rio de janeiro, Editora Nova Aguilar, 1983)

Mackenzie 2020: O trecho acima relata, poeticamente, uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial, a batalha de Stalingrado, em 1943, na União Soviética. Stalingrado tornou-se sinônimo mundial do heroísmo e da luta pela pátria. A respeito desse episódio histórico e suas consequências é correto assinalar que

a) Hitler, ao ordenar a invasão da União Soviética, em julho de 1941, aproveitou-se do espírito anticomunista presente nos Estados Unidos que, mesmo descontente com os rumos da guerra, não saiu do seu isolamento político tradicional.

b) os alemães, ao adotarem a tática de “terra arrasada”, acabaram por infligir enormes perdas humanas e materiais à União Soviética, a qual, apesar do heroísmo demostrado nessa batalha, é obrigada a recapitular junto ao Terceiro Reich.

c) a Operação Barbarossa, nome dado ao plano de guerra alemão contra os russos, a fim de conquistar os poços de petróleo do Cáucaso e a cidade de Stalingrado, foi um fracasso. Essa batalha foi o marco do início da derrota alemã.

d) os soviéticos tiveram expressiva ajuda norte-americana nesse episódio de guerra, pois sem a contribuição dos Estados Unidos, seria impossível vencer o exército alemão, mais bem equipado e com maior número de combatentes.

e) foram utilizadas, na batalha de Stalingrado, novas armas de guerra na ofensiva alemã sobre os soviéticos, o que garantiu o rápido avanço das tropas nazistas e o quase aniquilamento da cidade, que foi salva graças à ação dos aviões bombardeiros americanos.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 51
“A fim de regularizar a propriedade da terra de acordo com as novas necessidades econômicas e os novos conceitos de terra e de trabalho, diversas leis importantes foram decretadas em diferentes países durante o século XIX. O ritmo da mudança, entretanto, variou de um país para o outro e, dentro dos limites de um mesmo país, de uma região para outra, de acordo com o grau e a intensidade com que o desenvolvimento da economia industrial e comercial afetou essas áreas.”
(VIOTTI da Costa, Emília. Da Monarquia à República: Momentos decisivos.
São Paulo: Unesp, 1998. p.170)

Mackenzie 2020: Estabelecendo uma comparação entre a Homestead Act de 1862, que regulamentou a política de terras nos EUA, e a Lei de Terras de 1850 no Brasil, é correto afirmar que

a) a Homestead Act de 1862 dificultava o acesso à terra, pois estipulava valores muito altos para a compra de territórios a oeste do rio Mississipi, resultando na baixa ocupação europeia e na prevalência de povos indígenas. Tal qual os EUA, a Lei de Terras de 1850 impede que setores populares tenham acesso à terra no Brasil, pelo seu alto custo.

b) a Lei de Terras de 1850 proibia a aquisição de terras públicas por qualquer outro meio que não fosse a compra, finalizando as formas tradicionais de aquisição de terras mediante doações do governo. De maneira diferente, o Homestead Act de 1862 doava terras exclusivamente à população indígena e africana interessada na ocupação do oeste.

c) a política rural, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, estava ligada a uma certa concepção de trabalho não escravo. Mas, enquanto a Lei de Terras de 1850 dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, o Homestead Act de 1862 doava terras aqueles que desejassem nela se instalar.

d) Brasil e EUA desenvolvem suas políticas de terras dentro de um contexto de crise do sistema escravocrata e necessidade crescente da mão de obra do trabalhador livre europeu. Assim, tanto a Lei de Terras de 1850 quanto a Homestead Act de 1862 democratizam o acesso à terra em seus respectivos países.

e) as leis agrárias brasileira e norte americana, completamente diferentes, estão vinculadas a necessidades de substituição gradual da mão de obra escrava. A Lei de Terras de 1850 democratiza a terra na medida, em que possibilita a posse a quem ocupá-la por mais de 5 anos, enquanto o Homestead Act de 1862 estabelece a posse pela compra.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 52
“Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo. A Igreja, portanto, para quem a história humana só atingira a culminância na Era Cristã, não poderia ver com bons olhos essa atitude.”
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Unicamp, 1988. p.14)

Mackenzie 2020: Quanto aos humanistas, podemos dizer que

a) eram em sua maioria cristãos e desejavam reinterpretar o Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. Exaltavam o indivíduo, a vontade e a capacidade de ação dos homens.

b) valorizavam os antigos gregos e romanos em detrimento da cultura medieval. Assim, os humanistas retornam ao paganismo e fazem dessa religião sua crença principal provocando a ira da Igreja Católica.

c) acreditavam que somente Deus é a fonte de energias criativas ilimitadas, detentor único de virtude e glória. Porém, seu teocentrismo não os impediu de produzir obras que valorizassem a ação humana.

d) acreditavam, inspirados nos valores clássicos, na capacidade transformadora dos homens induzidos por força criadora de Deus. Diante disso, a Igreja Católica adotou uma política de total apoio ao movimento.

e) eram orientados pela ideia de submissão total do homem a Deus e à Igreja. Obedeciam à ordem social imposta pelo clero e justificam esse posicionamento a partir dos textos da antiguidade clássica.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 53
“A história de todas as sociedades até agora tem sido a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, membros das corporações e aprendiz, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em contraposição uns aos outros e envolvidos em uma luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com a transformação revolucionária da sociedade inteira ou com o declínio conjunto das classes em conflito.”
Trecho do Manifesto do Partido Comunista
de Karl Marx e Friedrich Engels – 1848

Mackenzie 2020: Sobre o contexto histórico e as propostas de Marx e Engels considere as seguintes afirmações:

I. O Manifesto do Partido Comunista foi escrito às vésperas das Revoluções de 1848, as quais abalaram os setores mais conservadores da Europa, preocupada em barrar o avanço das transformações iniciadas com a Revolução Francesa de 1789.

II. Assim como em 1871 na Comuna de Paris; em 1848, a classe operária europeia tornara-se protagonista nos movimentos revolucionários críticos do modelo capitalista e da sua exploração do trabalho.

III. Conhecida como a Primavera dos Povos, as Revoluções de 1848 uniram anarquistas, comunistas e socialistas em torno de um projeto essencialmente marxista, culminando em ações revolucionárias nas principais capitais europeias.

IV. Na construção de sua teoria, Marx e Engels reapropriam-se criticamente da filosofia alemã, em especial Hegel, das reflexões dos socialistas utópicos, da teoria econômica inglesa e da prática política dos movimentos sociais e operários europeus.

Assinale se

a) apenas II e III são corretas.
b) apenas I é correta.
c) I, II e III são corretas.
d) I, II e IV são corretas.
e) todas são corretas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

FÍSICA

QUESTÃO 54
Mackenzie 2020: Um vestibulando da UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie encontra o seu pai, um engenheiro, escrevendo no sistema MLT a expressão dimensional da grandeza física A.

Ele é então informado que, na expressão abaixo descrita, a grandeza B é inversamente proporcional à raiz quadrada do comprimento L, à massa M e ao quadrado do tempo T.

Sabe ainda que a constante k é adimensional, C é aceleração angular e D é o produto entre ângulo plano e a aceleração centrípeta.

A² = k².B³.C/3D

Tomando a expressão como dimensionalmente homogênea, o vestibulando auxilia corretamente o seu pai e encontra, para os expoentes de M, L e T, respectivamente,

a) – 3/2 ; - 5/4 ; -3
b) – 3/4 ; - 5/2 ; 3
c) – 2/3 ; - 4/5 ; -2
d) 3/2 ; - 5/4 ; -2
e) – 3/4 ; 5/4 ; 2

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 55
Mackenzie 2020: O modelo de uma locomotiva é construído com dimensões lineares vinte e cinco vezes menores que as dimensões do original e de um material cuja massa específica volumétrica é 1/3 da massa específica do material com que será construída a locomotiva. Admite-se invariável a aceleração gravitacional local.

Sabe-se que a velocidade escalar média da locomotiva é vL = 100 km/h.

Pode-se afirmar corretamente, então, que a velocidade escalar média do modelo vale, em km/h,

a) 4,00
b) 10,0
c) 12,5
d) 20,0
e) 25,0

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 56


Mackenzie 2020: A barra da figura acima é homogênea, possui massa m = 30 kg e comprimento L = 4,0 m. Ela está apoiada sobre o ponto A em um plano horizontal rugoso e é vinculada pelo ponto C, a um metro de topo da barra, a u’a mola de constante elástica K.

Sabe-se que o campo gravitacional local tem módulo g = 10 m/s2 e que o sistema encontra-se em equilíbrio quando Ө = 45º e a mola tem sua extensão máxima xmáx = 0,20 m. Com base nos dados fornecidos, pode-se afirmar que o valor de K, em kN/m, é

a) 5,0
b) 4,0
c) 3,0
d) 2,0
e) 1,0

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 57
Mackenzie 2020: Para fazer a sua “escova progressiva”, procedimento que já esteve em moda para as pessoas mais vaidosas, Jéssica está sentada na cadeira do salão, com o rosto a 1,4 m do espelho plano (EP) e vertical.

A sua hair design (cabeleireira de salões elitizados) está posicionada a 60 cm mais distante do espelho que a sua cliente. Então é possível afirmar corretamente que a distância entre a imagem da hair design fornecida pelo espelho plano (EP) e Jéssica vale, em centímetros,

a) 30
b) 60
c) 280
d) 340
e) 400

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 58
Mackenzie 2020: A segunda lei da Termodinâmica afirma, em sucintas palavras, que não há a possibilidade de converter integralmente calor em trabalho. Esquematicamente, a figura abaixo revela como funciona u’a máquina térmica.

fonte quente motor fonte fria

Considerando-se que o trabalho realizado nessa máquina valha 1,2 kJ e que a parte energética rejeitada para a fonte fria valha dois quintos da recebida da fonte quente, é correto afirmar que o rendimento da máquina retratada na figura e a parte energética rejeitada (em kJ) valem, respectivamente,

a) 40% e 1,2
b) 60% e 0,80
c) 40% e 1,0
d) 60% e 1,2
e) 40% e 0,60

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Texto e figura para as questões 59 e 60.


Ainda que haja elevação no custo da energia consumida de uma residência, os seus moradores não abrem mão da possibilidade de um banho aquecido agradável em dias de baixa temperatura. Assim, nesse momento de prazer, a chave seletora do chuveiro é colocada na posição inverno conferindo ao chuveiro uma potência de 5.600 W.

QUESTÃO 59
Mackenzie 2020: Para um banho de quinze minutos de duração, a energia elétrica consumida, em kWh, vale,

a) 2,3
b) 3,6
c) 1,4
d) 1,2
e) 1,0

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 60
Mackenzie 2020: Toma-se o mesmo chuveiro do exercício anterior e, em um dia de temperatura média elevada, a chave seletora é passada para a posição verão, que leva a potência do chuveiro para 3.200 W. Se na residência moram quatro pessoas, que tomam um banho diário de quinze minutos, e se R$ 0,40 é o preço de 1,0 kWh consumido, a parte da conta mensal de luz relativa aos banhos custa em reais (R$)

a) 56,40
b) 67,20
c) 42,00
d) 31,20
e) 28,80

GABARITO/RESOLUÇÃO.

TARDE

PORTUGUÊS

Texto para as questões de 01 a 06.

Os seres humanos desenvolvem a capacidade de reconhecer intenções muito cedo. Crianças com pouco mais de um ano já são capazes de se envolver em atividades conjuntas que exigem o domínio de intenções compartilhadas. Diante da tarefa de cortar uma caixa de papelão, por exemplo, crianças com menos de dois anos já são capazes de se engajar em planos complexos e identificar papéis complementares, realizados por participantes distintos, como o de segurar a caixa e o de usar a tesoura para cortar. Na verdade, como intenções só podem ser atribuídas a entidades com volição e iniciativa, o que é característico dos seres humanos, estamos o tempo inteiro identificando as intenções de outras pessoas.

No entanto, o reconhecimento de intenções não acontece apenas de uma forma despretensiosa. Temos interesses particulares e coletivos, e reconhecer intenções daqueles que convivem conosco é uma forma eficiente de satisfazer esses interesses. Contamos com o reconhecimento de nossas intenções pelos outros para alcançar certos objetivos.

O fato é que o reconhecimento de intenções exerce um papel central em nossas vidas. Não poderia ser diferente com a comunicação. Um simples enunciado linguístico, por exemplo, pode adquirir sentidos bastante distintos apenas pela consideração do que poderia ser a intenção do falante.
Adaptado de Marcos Goldnadel, em Manual de linguística, Ed. Vozes, 2019.

QUESTÃO 01
Mackenzie 2020: Depreende-se corretamente da leitura do texto que:

a) o desenvolvimento da empatia entre crianças é fundamental na prevenção de problemas psicológicos por evidenciar falta de compartilhamento de intenções.

b) a comunicação humana prescinde da percepção e do compartilhamento de intenções entre os falantes.

c) é da natureza humana a percepção de intenções pessoais e coletivas, uma vez que esta é que estabelece elementos necessários para as trocas sociais.

d) há um comportamento pretensioso desde a infância no reconhecimento das intenções alheias com o objetivo de se destacar em uma interação social.

e) a capacidade de discernir as intenções dos outros em sociedade é uma qualidade que deve ser adquirida durante a formação educacional formalizada.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
Mackenzie 2020: Sobre o texto é correto afirmar que:

a) a linguagem adotada explora uma série de referências históricas, explicitamente citadas ao longo do texto.

b) a predominância da linguagem poética evidencia a exploração das figuras de linguagem metafóricas e metonímicas ao longo de todo o texto.

c) o uso de marcas conativas, como as perguntas retóricas, conferem ao texto um forte apelo ao leitor para que este se posicione diante do que é afirmado.

d) o autor procurou se aproximar do leitor jovem ao utilizar uma linguagem que reproduz exatamente aquela utilizada em situações extremamente informais.

e) o predomínio de uma linguagem formal e objetiva apela para a referencialidade ao explorar o tema de forma didática e acessível ao leitor.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta sobre o texto.

a) Há no texto o desenvolvimento de uma tese central: a defesa da ideia de que o comportamento humano é orientado pelo reconhecimento de intenções.

b) O exemplo das crianças dado no texto enfraquece a tese de que a essência do comportamento humano é permeado de identificação e compartilhamento.

c) A referência ao processo comunicativo contribui para que outro ponto de vista se instaure no texto, anulando o desenvolvimento de uma tese central.

d) O primeiro período do texto apresenta ideia que será combatida pelo desenvolvimento da tese central desenvolvida e defendida.

e) A principal linha de argumentação do texto se apoia em um argumento de autoridade explicitamente referenciado.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa que indica a relação sinonímica INCORRETA, tendo em vista o emprego das palavras no texto.

a) se engajar (linha 06) = participar voluntariamente

b) complementares (linha 07) = excedentes

c) distintos (linha 07) = diferentes

d) volição (linha 09) = decisão

e) despretensiosa (linha 13) = simples

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) É opcional o uso de vírgula antes do pronome relativo que na linha 03.

b) A expressão por exemplo (linha 05) deve obrigatoriamente vir separada por vírgulas.

c) Os artigos definidos masculinos nas linhas 07 e 08 apresentam como função refererir-se anaforicamente ao termo participantes, anteriormente utilizado.

d) A concordância em só podem ser (linha 09) apresenta outra possibilidade de realização como “só podem serem”, de acordo com as regras da norma culta.

e) As expressões na verdade (linha 08) e no entanto (linha 12) são sinônimas, pois denotam o mesmo sentido no contexto em que são empregadas no texto.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 06
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) O tempo verbal em acontece (linha 12) denota a ideia de uma ação realizada exclusivamente no momento em que a expressão foi empregada no texto.

b) O emprego da 1ª pessoa do plural no segundo parágrafo indica que o autor faz referência exclusivamente a ele e a seus editores.

c) Particulares e coletivos (linhas 13-14) são adjetivos que denotam o mesmo significado. Por essa semelhança, são empregados como sinônimos no texto.

d) Simples (linha 20) pode ter sua posição alterada para “enunciado linguístico simples” sem que isso implique mudança de sentido para o fragmento textual.

e) A forma verbal poderia (linha 19) indica posicionamento assumido como consequência de um outro afirmado no período imediatamente anterior.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Texto para as questões de 07 a 11.

O trecho abaixo é um fragmento do capítulo de abertura do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

CAPÍTULO PRIMEIRO / ÓBITO DO AUTOR

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios.

Acresce que chovia — peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”

Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. [...] Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

QUESTÃO 07
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) Ao afirmar que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor (linhas 05-06), o narrador do romance incorre em um jogo retórico, pois o personagem Brás Cubas está somente “morto” em termos metafóricos.

b) Em Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte (linhas 01-03), identifica-se a marca de construção de uma linguagem metalinguística e autorreflexiva.

c) Em Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei (linhas 25-26), encontra-se uma eloquente defesa do clássico tema das amizades desinteressadas na literatura.

d) Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade (linhas 18-20): essa fala descreve com exatidão o desenvolvimento da personagem Brás Cubas ao longo do romance.

e) No trecho é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo (linhas 28-29), observa-se o estabelecimento de um diálogo com o leitor, recurso muito raro na prosa machadiana.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta.

a) A publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881, é considerada de maneira unânime pela crítica especializada como o marco inicial do Naturalismo na literatura brasileira.

b) Iracema, de José de Alencar, A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e Navio Negreiro, de Castro Alves, compartilham com Memórias Póstumas de Brás Cubas a mesma filiação literária.

c) Ao idealizar a realidade, o Realismo pouco se interessou pelos contextos econômicos dos seus personagens. Da mesma maneira, os escritores realistas deixaram de lado a reflexão sobre as relações entre as classes sociais.

d) Ao debater, no trecho que serve de base para essa questão, sobre as relações entre a vida e a morte, o narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas flerta com o cientificismo de sua época, muito bem representado em um romance como O cortiço, de Aluísio Azevedo.

e) A presença de elementos fantásticos em Memórias Póstumas de Brás Cubas, a começar pela condição peculiar do seu narrador, nos impede de filiar o romance como um puro representante da estética realista.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 09
Mackenzie 2020: Considere as seguintes observações sobre a vida e a obra de Machado de Assis.

I. Machado de Assis teve uma origem humilde: foi neto de escravos alforriados e filho de Francisco José de Assis, um pintor de paredes, e de Maria Leopoldina Machado de Assis, portuguesa açoriana que se dedicava a serviços domésticos. Mediante uma carreira dedicada às letras, ao jornalismo e ao funcionalismo público, Machado de Assis viveu ao longo do tempo uma trajetória de ascensão social.

II. Durante décadas de dedicação à vida literária, uma importante faceta de Machado de Assis foi a composição de crônicas, publicadas em jornais e revistas brasileiros. Nas suas crônicas, Machado escrevia sobre uma gama de temas, da vida cotidiana a fatos políticos da sua época.

III. Em 1897 realizou-se a sessão inaugural, no Rio de Janeiro, da Academia Brasileira de Letras, que teve como seu primeiro presidente Machado de Assis.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 10
Mackenzie 2020: A partir da leitura do trecho de abertura do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, indique qual característica elencada abaixo está completamente ausente do trecho.

a) Ironia
b) Metalinguagem
c) Intertextualidade
d) Erotismo
e) Dialogismo

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 11
Mackenzie 2020: Assinale a alternativa correta sobre a produção literária brasileira ao longo do Século XIX.

a) Poesia e prosa de ficção foram importantes expressões culturais do século XIX, tendo como exemplos importantes as obras de Gonçalves Dias e Cruz e Sousa, no campo poético, por exemplo, ou de José de Alencar, Aluísio Azevedo e Machado de Assis no romance.

b) As gerações românticas, naturalistas e realistas se recusaram a representar a realidade brasileira, bem como a cor local de suas respectivas regiões de origem.

c) A influente Semana de Arte Moderna aconteceu durante dois polêmicos dias, contando com o apoio do Imperador Dom Pedro II e de todos os membros da futura Academia Brasileira de Letras.

d) Foi durante esse período histórico, e tendo como núcleo o Rio de Janeiro, que se organizou a geração de poetas árcades brasileiros, entre eles Cláudio Manoel da Costa e Basílio da Gama.

e) A literatura quinhentista só foi superada esteticamente a partir do modernismo, tendo alcançado seu auge durante as carreiras de José de Alencar e Machado de Assis.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

INGLÊS

Read the text and asnwer questions 12 to 14:

HOME

They rose up like men. We saw them. Like men they stood.

We shouldn’t have been anywhere near that place. Like most farmland outside Lotus, Georgia, this here one had plenty scary warning signs.

The threats hung from wire mesh fences with wooden stakes every fifty or so feet. But when we saw a crawl space that some animal had dug—a coyote maybe, or a coon dog—we couldn’t resist. Just kids we were.

The grass was shoulder high for her and waist high for me so, looking out for snakes, we crawled through it on our bellies. The reward was worth the harm grass juice and clouds of gnats did to our eyes, because there right in front of us, about fifty yards off, they stood like men.

Their raised hooves crashing and striking, their manes tossing back from wild white eyes. They bit each other like dogs but when they stood, reared up on their hind legs, their forelegs around the withers of the other, we held our breath in wonder.

One was rust-colored, the other deep black, both sunny with sweat. The neighs were not as frightening as the silence following a kick of hind legs into the lifted lips of the opponent. Nearby, colts and mares, indifferent, nibbled grass or looked away.

Then it stopped. The rust-colored one dropped his head and pawed the ground while the winner loped off in an arc, nudging the mares before him.

As we elbowed back through the grass looking for the dug-out place, avoiding the line of parked trucks beyond, we lost our way. Although it took forever to re-sight the fence, neither of us panicked until we heard voices, urgent but low. I grabbed her arm and put a finger to my lips.

Never lifting our heads, just peeping through the grass, we saw them pull a body from a wheelbarrow and throw it into a hole already waiting. One foot stuck up over the edge and quivered, as though it could get out, as though with a little effort it could break through the dirt being shoveled in.

We could not see the faces of the men doing the burying, only their trousers; but we saw the edge of a spade drive the jerking foot down to join the rest of itself. When she saw that black foot with its creamy pink and mud-streaked sole being whacked into the grave, her whole body began to shake. I hugged her shoulders tight and tried to pull her trembling into my own bones because, as a brother four years older, I thought I could handle it.

The men were long gone and the moon was a cantaloupe by the time we felt safe enough to disturb even one blade of grass and move on our stomachs, searching for the scooped-out part under the fence. When we got home we expected to be whipped or at least scolded for staying out so late, but the grown-ups did not notice us. Some disturbance had their attention.

Since you’re set on telling my story, whatever you think and whatever you write down, know this: I really forgot about the burial. I only remembered the horses. They were so beautiful. So brutal. And they stood like men.
SOURCE: Excerpted from MORRISON, Toni. Home (2012),
Harmondsworth: Penguin, 2012.

QUESTÃO 12
Mackenzie 2020: Considering the text, answer the question: Who were they in: “Like men they stood.” (1st line)

a) They were some of the men in the farm.
b) They were other kids.
c) They were army men.
d) They were horses.
e) They were horses, coyotes, cows and dogs.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 13
Mackenzie 2020: In the excerpt: “The grass was shoulder high for her and waist high for me so, looking out for snakes, we crawled through it on our bellies.” We can understand that:

a) The kids crept through the grass, simply not paying attention to anything else.

b) The kids were no taller than the grass, so they decided to move horizontally.

c) The grass was very short and they had to find a way not to be bitten by the snakes.

d) The grass helped the kids hide, so they remained there quietly waiting for help.

e) The kids cut the grass before they started crawling.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 14
Mackenzie 2020: The words in the box below have been undelined in the text. Choose the option that indicates the correct synonym for each of the words in the order they appear in the text:

- grabbed - quivered - whacked - scolded -

a) got; moved softlty; beaten; called attention

b) took; shook; put; adopted

c) captured; trembled; beaten; lectured

d) took; moved; stricken; accepted

e) got; moved in a trembling motion; stricken; censured

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Read the following strips and answer questions 15 and 16:

QUESTÃO 15


Mackenzie 2020: From the strip we can infer that:

a) Calvin and his Mom perfectly agree on what his haircut should be like.

b) The barber is going to follow Calvin’s wishes.

c) Calvin and his Mom have completely different opinions about what the barber should do with his hair.

d) The barber has no idea what Calvin’s Mom just said.

e) Calvin asked his Mom to tell the barber what to do with his hair.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 16

Calvin & Hobbes by Mill Watterson Mackenzie 2020

Mackenzie 2020: By the answer Calvin gives to the Maths problem, we are sure that:

a) He has no idea whatsoever how to answer the problem.

b) He created something new because he was tired to do the homework seriously.

c) He is very inventive, so he decided to suggest a different answer.

d) He decided to correct the proposal of the exercise because it was wrong.

e) He always supposes questions are tricky, so he decided to challenge the teacher answering with another question.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

Read the text below to answer questions 17 and 18:

Woman in India admits poisoning six family members with cyanide
Murders took place over 14-year period and each
victim ate a meal prepared by the killer

A woman in the southern Indian state of Kerala has confessed to poisoning six members of her family over a 14-year period by adding cyanide to their food.

Police began investigating earlier this year when the brother-in-law of 47-year-old suspect Jolly Thomas became suspicious that she may have forged his parents’ will.

Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths, and that each death had occurred after eating a meal she had prepared.

Up to that point the deaths had not been treated as suspicious because of the timeframe.

Thomas, a popular member of the community in Kozhikode, was allegedly motivated by wanting control of the family finances and property, police said.

According to police, the first poisoning was of Thomas’s mother-in-law, who died in 2002 after eating mutton soup. In 2008, her-father-in-law died, followed by her husband in 2011, who police said died after eating rice and curry. An autopsy conducted on his body at the time confirmed poisonous substances in his stomach, but police treated his death as suicide.

Thomas’s husband’s uncle was then allegedly given coffee laced with cyanide as punishment for insisting that a postmortem be carried out on his nephew.

In 2014, police said Thomas killed the two-year-old daughter of her dead husband’s cousin, Scaria Shaju. The cousin’s wife was then killed in 2016. A year later Thomas and Shaju married.

Shaju told police he had no idea that Thomas was behind his wife and daughter’s death, but he has been arrested along with a third person. On Friday, police exhumed remains from the local cemetery and said that they confirmed cyanide poisoning in each of the deaths. On Monday, they said Thomas confessed to all the murders.
SOURCE: https://www.theguardian.com/world/2019/oct/07/woman-in-india-admitspoisoning-six-family-members-with-cyanide access on Oct. 7th, 2019.

QUESTÃO 17
Mackenzie 2020: Select the WRONG alternative, according to the text:

a) Jolly Thomas became suspicious of having forged her parents’ will.

b) Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths.

c) Thomas confessed to poisoning six members of her family over a 14-year period.

d) Thomas confessed to all the murders.

e) She used cyanide in all the poisonings.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 18
Mackenzie 2020: Consider this excerpt and answer: “Authorities discovered that Thomas had been at the scene of all six deaths, and that each death had occurred after eating a meal she had prepared.” This suggests that:

a) Thomas had surely premeditated each and every crime.

b) Thomas had been present at all deaths by accident.

c) Thomas had a slight idea of what was happening.

d) Thomas had also eaten the meals with her victims.

e) Thomas had also tried to commit suicide.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 19

mackenzie 2020 questão matematica 19

Mackenzie 2020: Na figura acima, ABC e BCD são triângulos retângulos. Se sene AB mede 18 m, então o segmento BD mede

a) 6 m
b) 8 m
c) 10 m
d) 12 m
e) 14 m

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 20
Mackenzie 2020: O valor de m, real, para que exista o arco que satisfaz a igualdade cos x = 2m – 5 é

a) não existe
b) ] 2 , 3 ]
c) ] 2 , 3 [
d) [ 2 , 3 [
e) [ 2 , 3 ]

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 21
Mackenzie 2020: Seradianos eentão o determinante de A⁹ é igual a



GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22

4cm

Mackenzie 2020: Na figura acima, tem-se um hexágono regular de lado 4 cm, a partir do qual foi retirado um semicírculo de raio 2 cm. Nessas condições, a área da parte restante, em cm², é igual a

a) 2 (12√3 – π)
b) 2 (12 – π)
c) 4 (6 – π)
d) 4 (6√3 – 2π)
e) 4 (6√3 – π)

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
Mackenzie 2020: Quantos números distintos de 4 algarismos são tais que o produto de seus algarismos é igual a 420?

a) 38
b) 44
c) 46
d) 48
e) 56

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
Mackenzie 2020: O conjunto solução da inequação (x – 3)⁵ ≤ 0 é

a) {x ∈  R x < 3}
b) {x ∈  R x > 3}
c) {x ∈  R x ≤ 3}
d) {x ∈  R x ≥ 3}
e) Ø

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 25
Mackenzie 2020: Se log2(8m) = 5 e log3= 2 , então os valores de m e n são, respectivamente,

a) 3 e 9
b) 3 e 18
c) 4 e 9
d) 4 e 18
e) 32 e 9

GABARITO/RESOLUÇÃO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 26
Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.

EUA derrubam drone iraniano no Estreito de Ormuz

Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.

[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.

[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica.

As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.
Isto é. 18 jul. 2019. Disponível em: <https://istoe.com.br/eua-derrubam
-drone-iranianono-estreito-de-ormuz/> Acesso em 19 ago. 2019.

Fonte: <https://www.tnpetroleo.com.br/media/filebrowser/
ESTREITO-DE-ORMUZ.jpg>Acesso em 19 ago. 2019.

Mackenzie 2020: A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições:

I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.

II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.

III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
Leia o texto e observe o mapa.

A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável, mudança do clima e biodiversidade. Com população de aproximadamente 38 milhões de pessoas, a Amazônia ocupa 40% do território sulamericano e abriga a maior floresta megadiversa do mundo, habitat de 20% de todas as espécies de fauna e flora existentes.

A Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta. O Ciclo Hidrológico Amazônico alimenta um complexo sistema de aquíferos e  águas subterrâneas, que pode abranger uma área de quase 4 milhões de km2. Por sua importância estratégica, a Amazônia apresenta aos países que fazem parte deste ecossistema grandes desafios e ainda maiores oportunidades.

A conveniência de conjugar esforços para o desenvolvimento harmônico da Amazônia, com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, constitui princípio fundador da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco socioambiental formado pelos Estados que partilham o território Amazônico [...].
Ministério das Relações Exteriores. Disponível em:
<http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/691-
organizacao-do-tratado-de-cooperacao-amazonica-otca> Acesso em 01 out. 2019.

floresta_amazonica_mapa
Adap.<http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170209_00_floresta_amazonica.jpg>
Acesso em 29 set. 2019.

Mackenzie 2020: Os países sul-americanos 1, 2, 3 e 4, por onde se estendem áreas da “Amazônia Internacional”, apresentadas no mapa, são, respectivamente,

a) Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia.

b) Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.

c) Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.

d) Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia.

e) Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
Mackenzie 2020: Interprete o mapa e assinale a alternativa correta.

Mackenzie 2020 Interprete o mapa e assinale a alternativa correta

a) A divisão presente no mapa corresponde à regionalização oficial do território brasileiro, proposta pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na década de 1990.

b) Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às regiões Norte, Nordeste e Sul, delimitadas pelo renomado geógrafo Milton Santos em sua proposta de regionalização do Brasil.

c) Os critérios adotados no modelo de regionalização apresentado são os domínios morfoclimáticos do Brasil e suas respectivas paisagens climatobotânicas.

d) O mapa mostra as três grandes regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia (1), Nordeste (2) e Centro-Sul (3), conforme a regionalização proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger na década de 1960.

e) É possível observar no modelo de regionalização apresentado o respeito aos limites dos estados e o equilíbrio econômico das três regiões numeradas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
CORRENTES MARÍTIMAS

CORRENTES MARÍTIMAS
FONTE :https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/
corrente-maritimacaracteristicas-gerais

Mackenzie 2020: As correntes marítimas se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e, por isso, apresentam influência direta no clima. As correntes frias, por exemplo, podem contribuir para a formação de desertos.

Com base no mapa e no excerto de texto, escolha a alternativa que relacione, corretamente, as correntes marítimas a seus respectivos desertos.

a) Corrente de Humboldt – deserto do Atacama.
Corrente de Benguela – deserto do Kalahari.

b) Corrente de Benguela – deserto do Kalahari.
Corrente das Canárias – deserto da Namíbia.

c) Corrente de Humboldt – deserto da Namíbia.
Corrente de Benguela – deserto de Vitória.

d) Corrente do Japão – deserto de Gobi.
Corrente Australiana Ocidental – deserto de Vitória.

e) Corrente da Califórnia – deserto do Colorado.
Corrente do Japão – deserto de Yuadomi.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30


QUADRO SINÓTICO DOS PRINCIPAIS BIOMAS DO PLANETA E
SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS
Disponível em: http://www.ib.usp.br

Mackenzie 2020: Após analisar o quadro, selecione a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente os números I, II, III e IV, respectivamente.

bioma

a) I – Cactáceas; II - Umidade e chuvas moderadas; III – Solo raso; IV – Baixa.

b) I – Herbáceas – Liquens e musgos; II – Estação seca longa; III – Fértil; IV – Altíssima.

c) I – Arbustos com galhos retorcidos; II – Duas estações chuvosas; III – Pobre;

IV – Baixa.

d) I – Árvores e arbustos; II – Chuvas moderadas; III – Pobre a fértil; IV – Alta.

e) I – Árvores aciculifoliadas; II – Pouca umidade e poucas chuvas; III – Fértil; IV – Muito baixa.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 31
Desenvolvimento Humano e IDH

A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas.

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam ser.

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades.

A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html (último acesso – 20/09/2019)

Mackenzie 2020: Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito do IDH, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de calcular o fornecimento de condições básicas para a plenitude da vida e do trabalho de uma população. Ele é calculado com base em três pilares: educação, expectativa de vida e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita.

b) Por muito tempo o desenvolvimento humano de uma nação era medido com base em seus indicadores econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Porém, esse indicador não revela a distribuição real de riquezas de uma nação.

c) As dimensões do desenvolvimento humano são: a ampliação direta das habilidades humanas (vida longa e saudável, conhecimento e padrões de vida dignos) e a criação de condições para o desenvolvimento humano (participação na vida política e social, sustentabilidade ambiental, segurança e direitos humanos e igualdade de gêneros.

d) No quesito educação, o IDH leva em consideração os índices de pessoas alfabetizadas em um país. Ou seja, aquelas que sabem, minimamente, escrever o seu próprio nome.

e) A análise matemática de todos os aspectos resulta em um valor que varia de 0 a 1. 0 (zero) é o menor grau de desenvolvimento humano encontrado; 1, o maior.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 32
“Fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.”
Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/ (Último acesso- 29/09/2019)

Mackenzie 2020: O fenômeno atmosférico descrito no texto é denominado:

a) Efeito Estufa.
b) El Niño.
c) La Niña.
d) Inversão Térmica.
e) Aquecimento Global.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUÍMICA

QUESTÃO 33
Mackenzie 2020: Na segunda-feira (19/08/2019) por volta das 15 horas, a cidade de São Paulo experimentou algumas horas de escuridão no meio da tarde.

O fenômeno ocorreu pela chegada de uma frente fria, vinda do litoral, e também pela presença de uma névoa seca com partículas de detritos em suspensão. Essa camada densa impedia a chegada de luz do Sol e prejudicou a visibilidade na capital paulista.

Análises realizadas com a água da chuva, desse dia, identificaram a presença da substância química reteno, poluente encontrado na fumaça de queimadas.


De acordo com a fórmula estrutural do reteno, representada acima, são feitas as seguintes afirmações:

I. Trata-se de um hidrocarboneto com núcleos aromáticos condensados, apresentando os grupos substituintes metil e isopropil.

II. Possui fórmula molecular C18H18 com 6 carbonos terciários sp².

III. Apresenta isômeros geométricos cis/trans.

IV. É um composto de alta polaridade, por isso, foi detectado na água da chuva.

Estão corretas somente as afirmações

a) I e II.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e IV.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 34
Mackenzie 2020: Uma das contribuições mais relevantes para a organização dos elementos químicos foi realizada pelo russo Dmitri Mendeleev em 1869. Ele foi o primeiro a reconhecer que a relação dos elementos químicos, conhecidos até então, estava incompleta e que novos elementos seriam descobertos futuramente.

Assim, Mendeleev deixou lacunas na sua tabela, que seriam preenchidas posteriormente, mas o mais surpreendente foi que ele previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam. Posteriormente, o modelo da tabela periódica de Mendeleev foi aprimorado pelo britânico Henry Moseley.

Neste ano, celebram-se 150 anos da organização da tabela periódica, realizada por Mendeleev e, de acordo com os seus conhecimentos a respeito da tabela periódica atual, pode-se afirmar que

a) os elementos químicos estão organizados em ordem crescente de massa atômica.

b) as colunas da tabela são denominadas períodos e as linhas, grupos ou famílias.

c) os elementos químicos mais eletronegativos estão localizados na parte inferior esquerda da tabela.

d) os elementos químicos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência.

e) os elementos químicos pertencentes a um mesmo período possuem propriedades químicas semelhantes.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 35
Mackenzie 2020: Em um ambiente laboratorial, um estudante de Química, de posse de um comprimido efervescente e água destilada, promoveu uma série de experimentos e obteve, como resultado, as informações da tabela abaixo, nas quais estão medidos os tempos, em segundos, até que toda a reação tenha sido finalizada:

tabela

Após a leitura dos resultados, esse estudante fez as seguintes proposições:

I. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior será a velocidade da reação, independentemente da temperatura em que foi realizado experimento.

II. O aumento de 30 ºC na temperatura da água faz com que a velocidade da reação seja duplicada para um comprimido em que não haja a variação na sua superfície de contato.

III. Quanto maior a temperatura da água destilada, maior será a velocidade da reação. Se a superfície de contato entre os reagentes também aumentar, a velocidade da reação também irá aumentar.

É correto afirmar que

a) apenas a proposição I está correta.

b) apenas as proposições I e III estão corretas.

c) apenas as proposições II e III estão corretas.

d) apenas as proposições I e II estão corretas.

e) todas as proposições estão corretas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 36
Mackenzie 2020: Abaixo estão listados alguns compostos químicos com as suas respectivas constantes Kb, a 25 ºC.

nh2

A ordem crescente de basicidade, das substâncias químicas acima citadas, é

a) aminobenzeno < trimetilamina < amônia < dimetilamina.

b) dietilamina < trimetilamina < amônia < aminobenzeno.

c) aminobenzeno < amônia < trimetilamina < dimetilamina.

d) trimetilamina < dimetilamina < aminobenzeno < amônia.

e) amônia < aminobenzeno < dimetilamina < trimetilamina.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 37
Mackenzie 2020: Os tensoativos ou surfactantes são espécies químicas que são utilizadas na fabricação de detergentes.

Um surfactante muito utilizado é o ácido dodecilbenzenossulfônico, que produz o composto dodecilbenzenossulfonato de sódio, utilizado como detergente, cuja fórmula estrutural está representada abaixo.

Sabe-se que todos os detergentes possuem uma região da molécula polar e outra apolar. Já os detergentes que possuem uma cadeia hidrocarbônica ligada ao anel benzênico com diversos átomos de carbono terciário não são biodegradáveis e causam poluição ambiental.

onamais

Assim, de acordo com as informações dadas, e com os seus conhecimentos sobre detergentes, assinale V para verdadeiro; F, para falso, nas afirmações abaixo.

( ) Os detergentes são moléculas anfipáticas.

( ) A molécula dada representa um detergente não biodegradável.

( ) Os agentes surfactantes quebram a tensão superficial da água.

( ) Os detergentes são solúveis em água devido á cadeia hidrocarbônica polar.

( ) Ao se lavar um prato sujo de gordura com detergente, este último forma micelas com as moléculas de gordura.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V, F, V, V, V.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, F, V, F.
d) F, F, V, F, F.
e) V, V, V, F, V.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 38
Mackenzie 2020: Sob mesma pressão atmosférica, foram analisados volume iguais das seguintes soluções aquosas, cada uma com as concentrações apontadas na tabela a seguir.


A respeito do comportamento dessas soluções, são realizadas algumas afirmações.

I. A solução de glicose é aquela cuja condução de corrente elétrica será a maior sob mesma temperatura.

II. Os pontos de ebulição das soluções salinas serão iguais.

III. Todas as soluções apresentarão a mesma concentração de partículas dissolvidas.

Das afirmações acima,

a) nenhuma está correta.
b) estão corretas apenas I e II.
c) estão corretas apenas I e III.
d) estão corretas apenas II e III.
e) todas estão corretas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 39
Mackenzie 2020: Uma amostra desconhecida de uma substância incolor foi submetida a testes de laboratório com indicadores ácido-base, apresentando o seguinte resultado.

indicador

De acordo com o resultado obtido experimentalmente, pode-se seguramente afirmar que a faixa de pOH da amostra desconhecida, de acordo com a coloração obtida, encontra-se entre

a) 7,8 e 8,0
b) 6,0 e 6,2
c) 7,2 e 7,6
d) 6,4 e 6,8
e) 7,0 e 7,4

GABARITO/RESOLUÇÃO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 40
Mackenzie 2020: Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do celoma.

( ) Está presente a partir dos platelmintos.
( ) Trata-se de uma cavidade corpórea revestida totalmente por mesoderme.
( ) Atua no transporte de diversas substâncias (nutrientes, gases, hormônios, excretas etc) por meio do líquido celomático.
( ) Permite a diversificação dos movimentos corporais.

A sequência correta de cima para baixo é:

a) V, V, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, V, V, F
d) F, V, V, V.
e) F, F, V, V.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 41
Mackenzie 2020: O chupim (Molothrus banariensis) é uma ave que não faz ninho e coloca seus ovos no ninho de outras aves (por exemplo, o tico-tico), para que essas choquem os ovos e alimentem os seus filhotes. Trata-se de um caso de exploração do “trabalho” de outra espécie.

Molothrus banariensis
Disponível em Tonon, J.C; Okuma, M. Biologia – SME. 1 ed.
São Paulo: Mackenzie, 2014. p.186

A relação do chupim com o tico-tico é um exemplo de

a) holoparasitismo.
b) competição interespecífica.
c) esclavagismo.
d) inquilinismo.
e) comensalismo.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 42
Mackenzie 2020: A teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, apresenta

a) a origem da diversidade das características a partir das mutações genéticas e recombinação gênica.

b) a necessidade de adaptação ao meio como a origem da diversidade de características dentro da espécie.

c) a lei do uso e desuso como a fonte geradora de novas adaptações.

d) a hereditariedade das características adquiridas pelo uso e desuso dos órgãos.

e) o surgimento de novos caracteres a partir da seleção natural.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 43
Mackenzie 2020: A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:

Mackenzie 2020: A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:
http://labmeg.com.br/fases-do-ciclo-menstrual-normal/ (adaptada)

I. O FSH, hormônio folículo estimulante, é adenoipofisário e estimula o crescimento folicular, um dos fenômenos que promovem a secreção de estrogênio e, mais tarde, dá condições para a ovulação.

II. O LH, hormônio luteinizante, transforma o folículo ovariano em corpo lúteo ou amarelo, além de promover diretamente a ovulação.

III. Altas taxas de estrogênio e de progesterona promovem o crescimento do endométrio, parede interna do útero, onde um embrião poderá se desenvolver.

IV. Manter altas as taxas de estrogênio e de progesterona desde a fase folicular são a base do funcionamento da pílula anticoncepcional.

V. Os hormônios FSH e LH estão presentes na pílula anticoncepcional.

Estão corretas

a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 44
Mackenzie 2020: Células eucariontes animais e vegetais compartilham

a) A capacidade de realizar a reação 6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2.

b) O armazenamento de glicose na forma de amido.

c) O armazenamento de glicose na forma de glicogênio.

d) Centríolos como produtores de fibras do fuso mitótico.

e) A capacidade de realizar a reação C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 45
Mackenzie 2020: Na respiração associada à circulação humana,

a) Todas as artérias levam sangue arterial e todas as veias levam sangue venoso.

b) O ventrículo direito recebe sangue arterial após a hematose.

c) Nos capilares teciduais aumenta a proporção de oxiemoglobina.

d) O bulbo do sistema nervoso central promove hiperventilação na medida em que o pH sanguíneo sobe ou se torna alcalino.

e) A hematose compreende a difusão de gases, específica em capilares alveolares, transformando sangue venoso em sangue arterial.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 46
Mackenzie 2020: Uma folha retirada de uma planta foi pesada a cada 15 minutos e as diferenças entre as pesagens foram marcadas no gráfico a seguir.

diferenca entre passagens

Com relação ao experimento e a curva do gráfico, é correto afirmar que

a) notamos, aos 15 minutos, a transpiração estomática e cuticular; entre 15 e 60 minutos, apenas a transpiração cuticular e a partir de 60 minutos, a folha deixa de transpirar.

b) há, entre zero e 60 minutos, apenas transpiração estomática.

c) é constante, a partir da seta, por volta de 60 minutos, a diferença entre as pesagens, o que indica que a transpiração estomática é inexistente, observando-se somente a transpiração cuticular.

d) os estômatos começam a se fechar apenas a partir dos 15 minutos.

e) a transpiração estomática é maior entre 15 e 60 minutos.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 47
Mackenzie 2020: “Na Antiguidade e na Idade Média, apesar do nível técnico inferior, o tempo de produção diária, semanal ou anual era bem menor que no capitalismo. Como a religião tinha primazia sobre a economia, o tempo das festas e dos rituais religiosos era mais importante do que o tempo da produção, que foram em boa parte abolidos na esteira da modernização.”
(KURZ, R., in Folha de São Paulo, 3 jan. 1999, p. 5)

Com base no texto acima, considere as assertivas abaixo.

I. O trabalho na sociedade feudal era estruturado na servidão, que mantinha os indivíduos presos à terra, tendo que pagar uma série de obrigações em taxas e serviços. Apesar disso, o servo era preso à terra e não podia ser negociado como mercadoria, diferentemente do trabalhador no sistema capitalista, facilmente descartado e substituído.

II. As sociedades existentes antes da Revolução Industrial eram quase todas de caráter aristocrático e hierarquizadas. A economia era primordialmente agrícola, em que o comércio ocupava um papel complementar. O objetivo máximo era suprir as necessidades da sociedade como um todo. Com o advento da economia de mercado capitalista, o objetivo era a obtenção do lucro, mesmo que fosse necessário transformar a força de trabalho em mercadoria.

III. A sociedade capitalista é uma organização social regida pelas necessidades das leis de mercado, não apenas para satisfazer às necessidades humanas. Nelas os trabalhadores modernos são livres, pois não estão sujeitos à autoridade de um senhor, como antigamente, porém, na economia de mercado atual, os empregados só têm participação como vendedores de sua força de trabalho.

Assinale

a) se somente a I estiver correta.
b) se somente a I e a II estiverem corretas.
c) se somente a I e a III estiverem corretas.
d) se somente a II e a III estiverem corretas.
e) se todas estiverem corretas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 48

escultura de Doríforo de Policleto

Mackenzie 2020: A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano. A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido

a) à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares.

b) às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.

c) ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.

d) ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.

e) ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 49

Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808

Mackenzie 2020: O quadro acima, “Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808”, de Francisco Goya, retrata um episódio da violenta repressão francesa à resistência popular espanhola, durante a invasão napoleônica no país, entre 1807-1808.

Assinale qual afirmativa abaixo relaciona corretamente esse fato com o processo de independência na América espanhola.

a) O enfraquecimento da metrópole espanhola, com a intervenção napoleônica, além das renúncias dos reis espanhóis e a coroação de José Bonaparte como imperador da Espanha, impulsionou o movimento por emancipação, liderado pelos criollos.

b) Com a ocupação do território espanhol por tropas francesas, foram organizadas nas colônias as juntas governativas e os cabildos com o intuito de lutarem a favor da invasão napoleônica, com a finalidade de defenderem os princípios iluministas praticados por Bonaparte.

c) Com a restauração da dinastia Bourbon na Espanha, em 1814, e o retorno ao regime absolutista, aumentaram os movimentos separatistas nas colônias, impulsionados pelas ideias iluministas defendidas por Napoleão Bonaparte.

d) Apesar da ocupação do território espanhol por tropas francesas e o uso da violência contra as classes populares, a elite criolla ainda assim apoiou o governante francês, pois lucravam com o monopólio comercial e defendiam a permanência dessa estrutura de exploração.

e) A elite criolla perdeu a liderança do movimento a favor da independência das colônias latino-americanas, para líderes populares, pois não se manifestaram contra a onda de massacres instaurada pelas tropas napoleônicas na Espanha.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 50
Mackenzie 2020: O governo do presidente João Goulart pretendeu realizar reformas de base a fim de corrigir as distorções resultantes do processo de desenvolvimento do país de tal forma que crescimento econômico não veio acompanhado de uma distribuição equilibrada dos rendimentos junto à população brasileira. A respeito dessas reformas de base, considere as assertivas abaixo.

I. No campo econômico sua proposta principal foi a reforma agrária, com emenda do artigo da Constituição, em que se previa a indenização aos proprietários de terras.

II. Tais reformas previam, além da reforma agrária, reformas administrativa, bancária e fiscal, em que o governo buscava unir tanto às massas mobilizadas, quanto a opinião pública, em relação à necessidade de mudanças institucionais para alcançar o desenvolvimento nacional.

III. A realização de reformas de base foi uma proposta do seu antecessor, o presidente Jânio Quadros, que durante sua campanha eleitoral e no seu curto governo, esboçou e deu início a algumas estratégias políticas com o intuito de corrigir as distorções econômicas.

Assinale

a) se apenas a I estiver correta.
b) se apenas a II estiver correta.
c) se apenas a III estiver correta.
d) se apenas a I e II estiverem corretas.
e) se somente a I e III estiverem corretas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 51
Mackenzie 2020: “A lei Adolfo Gordo era uma constante ameaça a todos, meio de intimidação e vingança, um cutelo suspenso na cabeça do irreverente ou inconformado. O fazendeiro ameaçava o colono. O industrial ameaçava o operário. Ou se submetiam a qualquer iniquidade, a aceitar condições vexatórias e prejudiciais, ou eram denunciados como elementos perigosos à tranquilidade pública. Para tal, não eram precisas provas: a informação policial era suficiente!”
(DIAS, Everardo. História das Lutas Sociais no Brasil.
São Paulo: Alfa-Ômega, 1977; p.56)

Sobre a lei citada no trecho acima e seu contexto histórico, é correto afirmar que

a) tinha como objetivo inibir a ação reivindicativa de imigrantes estrangeiros que chegaram ao Brasil durante o início do século XX, em especial os anarcossindicalistas, responsáveis por inúmeras greves durante a Primeira República.

b) recaiu principalmente sobre os imigrantes que estavam alocados nas fazendas de café e tinha como objetivo principal evitar revoltas de cunho marxista que pudessem desestruturar a produção cafeeira do oeste paulista.

c) foi introduzida, após a insurreição comunista de 1935, diante da grande quantidade de estrangeiros que participaram desse movimento. Ficou conhecida como Lei de Expulsão de Estrangeiros e foi usada durante todo o governo Vargas.

d) vigorou na Primeira República como forma de coibir levantes de caráter anarquista e socialista que eclodiam com muita frequência na zona rural paulista, em especial, nas fazendas de café onde havia maior exploração da mão de obra imigrante.

e) pretendia evitar que a presença de imigrantes italianos influenciados pelas ideias bolcheviques perturbasse a ordem política e social brasileira. Foi responsável pela expulsão de muitos imigrantes durante a Era Vargas.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 52
Mackenzie 2020: “Com a longa depressão dos preços do açúcar brasileiro que persistiu na maior parte do século XVIII, o tráfico baiano com a Costa da Mina tornouse a principal fonte de escravos na economia colonial em um sistema assemelhado ao uso da geritiba (cachaça) pelos comerciantes do Rio na compra de escravos em Benguela e Luanda. Os baianos compravam escravos no ocidente da África com tabaco de rolo feito com a parte não vendida da colheita e resultante de um processamento inferior que o tornava um produto agrícola de baixo custo em relação à indústria do fumo orientada para mercados metropolitanos.”
(PANTOJA, Selma e SARAIVA, José Flávio.
Angola e Brasil nas rotas do Atlântico.
Rio de Janeiro: Bertrand, 1998. p.27)

É possível inferir que o trecho acima indica que

a) A lucratividade do tráfico negreiro está relacionada com o baixo custo na aquisição dos escravos em território africano e o alto valor desses vendidos no litoral brasileiro.

b) A crise do açúcar brasileiro acarretada pela concorrência com o açúcar antilhano dinamizou o tráfico de escravos para o sudeste da colônia.

c) A geritiba e a tabaco eram os únicos produtos aceitos nas trocas entre traficantes de escravos africanos e baianos.

d) O preço do escravo africano caiu vertiginosamente no litoral brasileiro, durante o século XVIII, devido às crises econômicas coloniais.

e) A economia brasileira foi menos dependente da mão de obra escrava, durante o século XVIII, devido à mineração e a uma nova dinâmica econômica.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 53
Mackenzie 2020: “A política externa do Barão do Rio Branco (1903-1912), orientada pela aceitação tácita da Doutrina Monroe e do corolário que o presidente Theodore Roosevelt lhe aplicou, para uma aliança tácita com o Estados Unidos, refletiu uma situação em que o Brasil dependia em cerca de 60% a 70% das exportações de café e estas, em igual proporção, do mercado norte-americano. Naquelas circunstâncias, constituiu igualmente um meio de enfrentar as pressões financeiras da Grã-Bretanha, tradicional credor da nação, bem como as ameaças da Argentina, coligada eventualmente com outros países do continente.”
(BANDEIRA, Moniz. Brasil-Estados Unidos: A rivalidade emergente.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1989. p.25-26)

Sobre a política externa brasileira e norte americana do início do século XX, é correto afirmar que

a) os EUA aplicam uma política de continuidade da Doutrina Monroe aproximando-se dos países sul-americanos com a Política da Boa Vizinhança. O Brasil alia-se aos EUA para evitar a influência econômica britânica e a ameaça territorial da Argentina.

b) o Brasil aproxima-se dos EUA, pois tenta neutralizar a influência das potências europeias no continente sul-americano. Os EUA, a partir do corolário Roosevelt, iniciam série de intervenções em países latino americanos, como é o caso de Cuba e Nicarágua.

c) o Brasil integra o núcleo de países aliados aos EUA com o desejo de criar uma zona de influência brasileira na América do Sul. Os EUA aplicam sua política externa baseada no Big Stick exclusivamente nas ilhas do Caribe, em especial Cuba e Haiti.

d) os EUA desenvolvem uma política externa imperialista visando ao controle territorial e econômico de regiões latino americanas. O Brasil apoia a política norte americana, pois almejava uma parte dos territórios que entrariam para o controle estadunidense.

e) o Brasil e os EUA mantiveram relações de proximidade e auxílio; pois, segundo o programa norte americano Aliança para o Progresso, era importante buscar o apoio político e econômico dos países sul americanos para o crescimento mútuo das nações.

GABARITO/RESOLUÇÃO.

FÍSICA

Texto para as questões 54 e 55.

Ainda em fase de testes, uma bateria de grafeno, para celulares, é capaz de carregar toda sua carga em um tempo muito menor que as baterias de íons de lítio, além de ter uma vida útil muito maior. Ela pode ser reabastecida em cerca de 15 minutos, tempo que uma bateria de íons de lítio conseguiria cerca de 20% de sua carga total.

O grafeno, uma forma de carbono, é um material interessante pela facilidade em conduzir a eletricidade, por ter uma grande resistência, durabilidade e flexibilidade. Porém, por enquanto, o grafeno é um material extremamente caro de se trabalhar e produzir em largas escalas.

Dados:
Carga elementar: e = 1,6.10⁻¹⁹ C
1 mAh = 3,6 C

QUESTÃO 54
Mackenzie 2020: Quando a carga máxima de uma bateria de grafeno for igual a 6000 mAh, a quantidade de elétrons, que um corpo neutro deve receber para que o módulo de sua carga seja correspondente a 100% do armazenamento total da bateria, é igual a

a) 1,08.10²³
b) 1,35.10²³
c) 2,50.10²³
d) 1,52.10²³
e) 2,00.10²³

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 55
Mackenzie 2020: Utilizando como base a carga máxima da bateria de 6000 mAh, qual a intensidade média da corrente elétrica que essa bateria, saindo de 100% para 10% de seu armazenamento, fornece para o funcionamento de um celular que foi utilizado por 6 h?

a) 1,0 A
b) 0,8 A
c) 1,2 A
d) 0,9 A
e) 0,6 A

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 56
Mackenzie 2020: O autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940 e sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 desde 1972. Esse circuito tem cerca de 4300 m de extensão.

No Grande Prêmio do Brasil de 2018, a Pole Position, posição garantida pelo menor tempo de uma volta completa durante os treinos, foi de Lewis Hamilton com aproximadamente 1 minuto e 7 segundos. Esse tempo é, inclusive, o da volta mais rápida da história desse autódromo.

Nesse mesmo Grande Prêmio, durante a prova definitiva, a volta mais rápida foi de Valtteri Bottas com aproximadamente 1 minuto e 10 segundos de duração.

Considerando as voltas mencionadas, os tempos acima e a extensão do circuito do Autódromo de Interlagos, qual é, aproximadamente, a diferença entre as velocidades médias de Hamilton e Bottas, em km/h

a) 15
b) 20
c) 10
d) 5
e) 25

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 57
Mackenzie 2020: Joule é a unidade de medida para energia, de acordo com o Sistema Internacional. O kWh também é uma unidade de medida para energia, comumente utilizada em contas de energia elétrica.

Considere uma residência que teve como gasto de energia elétrica mensal 200 kWh, esse valor corresponde, em joules, a

a) 2,0.10⁸
b) 3,6.10⁸
c) 7,2.10⁸
d) 4,0.10⁸
e) 1,0.10⁸

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 58
Mackenzie 2020: As caixas de som portáteis, como a da imagem a seguir, estão ficando cada vez mais comuns entre os jovens. Além de terem um design moderno, possuem conexão sem fio (Bluetooth) com os smartfones, oferecem várias horas contínuas de áudio de qualidade e algumas são a prova d’água.


A resposta de frequência dos sons produzidos por uma dessas caixas portáteis é de 70 Hz até 20 kHz. Os comprimentos de onda dessa faixa de frequência, que pode ser produzida pela caixa, são de aproximadamente

Dados:
Considerar como meio de propagação o ar.
Velocidade de propagação do som no ar: vs = 340 m/s

a) 0,70 m – 20 m
b) 0,70 m – 0,017 m
c) 4,8 m – 17 m
d) 0,48 m – 20 m
e) 4,8 m – 0,017 m

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 59

speed limit 50

Mackenzie 2020: Nos Estados Unidos da América, a unidade de medida mais comum para a velocidade dos carros e motos no trânsito é a milha por hora (mph).

Um carro que se encontra a uma velocidade de 50 mph tem uma velocidade correspondente, em m/s, de aproximadamente

Dado:
1 milha = 1,6 quilometro

a) 22
b) 35
c) 80
d) 15
e) 30

GABARITO/RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 60
Mackenzie 2020: Uma escala de temperatura foi criada e batizada com o nome “Escala Mackenzie (ºM)”. Como parâmetros, foram atribuídas as temperaturas de -5 ºM e 245 ºM para os pontos de fusão e ebulição da água a nível do mar, respectivamente.

A situação descrita acima pode ser observada a partir do gráfico abaixo, que relaciona a escala Mackenzie com a escala Celsius.


A temperatura, na escala Celsius (ºC), que corresponde a 45 ºM é de

a) 10
b) 20
c) 30
d) 35
e) 15

GABARITO/RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução
Prova Mackenzie 2020 com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCp2yiqChxYpY6mMJvNT7wF24AbGP1-xf97i8h9L82cRSmnxgmUYODIshgobL2E0exgNCMFX7VaNXfgVHAW6QCIbT2NwY8LLGuuXCE_FSL0Gvf4P-ui3EfdZbWADCLnHMp5JRdMRd8kRc/s1600/mackenzie+2020.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCp2yiqChxYpY6mMJvNT7wF24AbGP1-xf97i8h9L82cRSmnxgmUYODIshgobL2E0exgNCMFX7VaNXfgVHAW6QCIbT2NwY8LLGuuXCE_FSL0Gvf4P-ui3EfdZbWADCLnHMp5JRdMRd8kRc/s72-c/mackenzie+2020.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/12/prova-mackenzie-2020-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/12/prova-mackenzie-2020-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo