UFSC 2020: O mundo é cada vez mais complexo e interligado

UFSC 2020: O mundo é cada vez mais complexo e interligado. A geopolítica global e as regiões estratégicas ajudam a explicar os fatos que caracterizam a atualidade. Sobre a realidade geopolítica atual, é correto afirmar que:

mapa politico do mundo

01. o México (número 1) teve sua extensão territorial diminuída ao perder os atuais estados do Texas, da Califórnia, do Novo México e do Arizona em guerra com os Estados Unidos (número 2) e, na atualidade, tem suas fronteiras ao norte extremamente vigiadas.

02. o Oriente Médio (número 4) tem na Síria e no Iêmen territórios onde a Convenção de Genebra segue respeitando os tratados internacionais que visam condenar crimes de guerra e proteger indivíduos não envolvidos nos conflitos.

04. a transferência em 1997 de Hong Kong para a República Popular da China (número 5) se deu sob o princípio atualmente contestado “um país, dois sistemas”, visto que o poder central chinês vem se defrontando em 2019 com uma crise política caracterizada por protestos da população dessa porção do território chinês.

08. o assassinato do cacique Emyra Wajãpi, em julho de 2019, que repercutiu no mundo político e nas redes sociais, deixou à mostra a violência contra os povos indígenas e os confrontos que marcam a história desses povos no Brasil (número 3).

16. a guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta, Estados Unidos e China (números 2 e 5, respectivamente), representa uma disputa diplomática entre esses dois contendores que não atinge os demais países do mundo capitalista.

32. países como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Iraque, cinco importantes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, integram o Oriente Médio (número 4), região geopolítica e geoestratégica importante, já que ali se localiza o estreito de Ormuz, importante rota comercial cujo bloqueio pode impactar a economia global.

64. a Rússia (número 6), maior país em extensão territorial, apresenta elevado crescimento demográfico, fator que exigiu das autoridades o controle de natalidade, e problemas econômicos relacionados à falta de recursos energéticos.

QUESTÃO ANTERIOR:
UFSC 2020: Sobre a figura ao lado, que representa a região Sul do Brasil, é correto afirmar que

GABARITO:
01 + 04 + 08 + 32 = 45

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UFSC 2020: Em relação ao prefácio e à introdução à segunda edição da Crítica da Razão Pura, escrita por Imannuel Kant, é correto afirmar que, para Kant

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UFSC/UFFS 2020 2º Dia com Gabarito

REDAÇÃO DA PROVA:
Redação UFSC/UFFS 2020: Cenário da exclusão escolar no Brasil

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários