Redação UFSC/UFFS 2020: Cenário da exclusão escolar no Brasil

Redação UFSC/UFFS 2020: Cenário da exclusão escolar no Brasil

REDAÇÃO

Texto 1
Cenário da exclusão escolar no Brasil

É preciso encontrar e trazer para a escola os 2,8 milhões de crianças e adolescentes que estão excluídos

A exclusão escolar atinge principalmente meninos e meninas vulneráveis, já privados de outros direitos. No Brasil, 2.802.258 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. Do total fora da escola, 53% vivem em domicílios com renda per capita de até ½ salário mínimo. A exclusão escolar não é novidade. Há quase 10 anos, o UNICEF vem alertando o país sobre o grande número de crianças e adolescentes fora da escola.

A exclusão escolar por faixa etária 


A exclusão escolar por região


A exclusão escolar por faixa de renda

Disponível em: https://buscaativaescolar.org.br/downloads/guias-e-manuais/
busca-ativa-escolar-v10-web.pdf. [Adaptado]. Acesso em: 31 ago. 2019.

Texto 2
De acordo com a Constituição brasileira, a educação é dever do Estado e da família. Para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e para o Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular os seus filhos nas escolas.

Além disso, o artigo 246 do Código Penal assegura que o comportamento divergente, sem justa causa, pode ser considerado crime de abandono intelectual, sendo a pena aplicada de detenção, de 15 dias a um mês, ou multa.
Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/educacao. Acesso em: 31 ago. 2019.

PROPOSTA 1
Produza um “textão”, conforme aqueles que circulam na internet, para ser postado em seu perfil em uma rede social, com um posicionamento sobre o tema “Direito à educação”.

PROPOSTA 2
Produza um conto sobre a vida em uma sociedade na qual todas as crianças e jovens tenham acesso ao mesmo tipo de educação.

PROPOSTA 3
Produza uma dissertação sobre o tema “A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil”.

VEJA TAMBÉM:
- Prova 1º dia
- Prova 2º dia
- Prova 3º dia


Comentários