ENADE 2019: A auxiliar de saúde bucal (ASB) de um cirurgiãodentista (CD) acidentalmente perfurou

ENADE 2019: A auxiliar de saúde bucal (ASB) de um cirurgiãodentista (CD) acidentalmente perfurou o seu dedo ao tentar reencapar manualmente ...
ENADE 2019: A auxiliar de saúde bucal (ASB) de um cirurgiãodentista (CD) acidentalmente perfurou o seu dedo ao tentar reencapar manualmente uma agulha que havia sido utilizada em um paciente e seria descartada.

Houve sangramento e ela lavou as mãos com água corrente e sabão para, em seguida, continuar suas tarefas. Ao perceber o ocorrido, o CD informou-a prontamente que deveriam tomar as devidas providências.

Considerando o caso apresentado e os protocolos de biossegurança em saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. O reencape manual de agulhas é contraindicado, devido ao alto risco de acidentes, porém, para agulha em seringa carpule, caso necessário, o reencape deve ser feito utilizando a própria seringa de modo a "pescar" a capa da agulha na bandeja.

II. A ASB deve dirigir-se ao Centro de Referência no atendimento de acidentes ocupacionais para comunicar o fato ao técnico em segurança do trabalho, preencher o inquérito de notificação e realizar os exames necessários, mesmo diante de uma possível recusa do paciente em acompanhá-la.

III. Em caso de resultado positivo da sorologia rápida para HIV do paciente, a profissional acidentada, salvo se gestante, deve iniciar de imediato o esquema antirretroviral, a ser seguido por 30 dias, e o paciente deve ser encaminhado para avaliação médica do estágio atual da doença.

IV. O protocolo antirretroviral pós-exposição acidental com material biológico deve ser iniciado o mais breve possível dentro de um período máximo de sete dias após o acidente, para que se obtenha a eficácia profilática adequada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um paciente de 75 anos de idade, desdentado parcial por doença periodontal ativa, sofreu um acidente vascular cerebral há 20 dias e permanece internado em UTI.

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um paciente de 12 anos de idade compareceu a uma clínica de odontopediatria de um serviço público de saúde, acompanhado da mãe, para realização de tratamento.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo