Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional de mudan...
prova-do-enade-2019-odontologia-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Odontologia

QUESTÃO 09
TEXTO I

A Resolução n. 196, de 29 de janeiro de 2019, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que trata da divulgação de autorretratos e de imagens relativas ao diagnóstico e aos resultados de tratamentos odontológicos, enuncia: “O direito à inviolabilidade da imagem é regulamentado na Constituição Federal como garantia fundamental e o Código Civil Brasileiro, no artigo 20, regulamenta a possibilidade de disponibilidade dessa garantia por terceiros perante autorização prévia e expressa de utilização por quem de direito”.

TEXTO II

Conforme o Código de Ética Odontológica, capítulo III, artigo 9: “Constituem deveres fundamentais dos inscritos: zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão; abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação”.

ENADE 2019: Considerando as informações apresentadas e a divulgação de casos clínicos em mídias sociais, é correto afirmar que o cirurgião-dentista poderá

A) realizar autorretratos acompanhado de seu paciente e publicá-los a partir do momento que o paciente concorde em realizar a fotografia e assine no prontuário de tratamento.

B) publicar imagens (iniciais e finais) do tratamento, desde que o paciente tenha assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o dentista informe seu nome e sua inscrição no CRO.

C) publicar fotografias de dentes já extraídos, não expondo a imagem e o nome do paciente, desde que verbalmente autorizado por ele.

D) publicar vídeos de procedimentos para fins didáticos e/ou de esclarecimentos sobre determinados tratamentos realizados.

E) utilizar mídias sociais como ferramenta de marketing para a divulgação de seu consultório, tratamentos que realiza e preços praticados.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Um paciente de 75 anos de idade, desdentado parcial por doença periodontal ativa, sofreu um acidente vascular cerebral há 20 dias e permanece internado em UTI.

Durante as tentativas de remoção do tubo endotraqueal, não conseguiu manter a frequência respiratória em níveis satisfatórios, sendo novamente entubado. Há três dias, foi diagnosticado quadro de pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM).

O infectologista realizou coleta da secreção pulmonar, do corredor bucal e do biofilme dental para antibiograma. Em conversa com a equipe hospitalar, a família foi informada que a PAVM é uma ocorrência comum em pacientes entubados na UTI.

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A colonização de patógenos respiratórios no biofilme bucal indica que cuidados de higienização de dentes e mucosas podem prevenir essa complicação.

II. A condição de higiene bucal desse paciente acarretou desequilíbrio da microbiota residente e levou ao aumento da possibilidade de PAVM, agravando o acidente vascular cerebral.

III. A complexidade do biofilme bucal e da doença periodontal desse paciente é a provável fonte da infecção nosocomial, pois as bactérias bucais frequentemente são aspiradas durante a entubação.

IV. A introdução de protocolo operacional de prevenção da PAVM na UTI desse hospital, incorporando os cuidados com a saúde bucal e uso de clorexidina 0,12% na rotina da equipe, reduzirá o índice de pneumonia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: A auxiliar de saúde bucal (ASB) de um cirurgiãodentista (CD) acidentalmente perfurou o seu dedo ao tentar reencapar manualmente uma agulha que havia sido utilizada em um paciente e seria descartada.

Houve sangramento e ela lavou as mãos com água corrente e sabão para, em seguida, continuar suas tarefas. Ao perceber o ocorrido, o CD informou-a prontamente que deveriam tomar as devidas providências.

Considerando o caso apresentado e os protocolos de biossegurança em saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. O reencape manual de agulhas é contraindicado, devido ao alto risco de acidentes, porém, para agulha em seringa carpule, caso necessário, o reencape deve ser feito utilizando a própria seringa de modo a "pescar" a capa da agulha na bandeja.

II. A ASB deve dirigir-se ao Centro de Referência no atendimento de acidentes ocupacionais para comunicar o fato ao técnico em segurança do trabalho, preencher o inquérito de notificação e realizar os exames necessários, mesmo diante de uma possível recusa do paciente em acompanhá-la.

III. Em caso de resultado positivo da sorologia rápida para HIV do paciente, a profissional acidentada, salvo se gestante, deve iniciar de imediato o esquema antirretroviral, a ser seguido por 30 dias, e o paciente deve ser encaminhado para avaliação médica do estágio atual da doença.

IV. O protocolo antirretroviral pós-exposição acidental com material biológico deve ser iniciado o mais breve possível dentro de um período máximo de sete dias após o acidente, para que se obtenha a eficácia profilática adequada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Um paciente de 12 anos de idade compareceu a uma clínica de odontopediatria de um serviço público de saúde, acompanhado da mãe, para realização de tratamento.

Após anamnese, exame clínico e exames radiográficos, o cirurgião-dentista que o atendeu observou: lesão de mancha branca, opaca e rugosa, sem cavitação, na cervical da superfície vestibular do dente 34; lesão cariosa de média profundidade na superfície oclusal do dente 35, sem envolvimento de cúspide, de coloração escurecida, margens definidas e sem halo de mancha branca nos bordos da cavidade; lesão cariosa profunda, sem envolvimento pulpar e com grande perda de estrutura, na superfície oclusal do dente 36; lesões cariosas profundas, sem envolvimento pulpar e sem esmalte, nos terços cervicais das faces vestibulares dos dentes 44 e 45.

Com base na situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A lesão descrita no dente 35, considerada uma cárie inativa com cavitação, pode ser restaurada com cimento de ionômero de vidro, desde que os contatos oclusais estejam sobre estrutura dental hígida.

II. As lesões nos dentes 44 e 45 requerem restauração com resina composta pela técnica do sanduíche; para tanto, após condicionamento com ácido fosfórico, deve-se utilizar cimento ionomérico fotopolimerizável.

III. A lesão de mancha branca do dente 34 dispensa conduta invasiva com o uso de materiais restauradores, sendo o flúor a melhor opção para o tratamento da lesão.

IV. Um tratamento conservador do dente 36 consiste na remoção completa da dentina cariada das paredes circundantes da cavidade e, na parede pulpar, remoção com instrumentos manuais apenas da dentina infectada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Um homem de 65 anos de idade procurou uma clínica odontológica para realização de reabilitação oral. Para planejamento do tratamento, o paciente foi submetido a exames variados e recebeu demonstração do uso de recursos de última geração em reabilitações.

Chamaram sua atenção, especialmente, a obtenção de imagens em movimento, que se conectavam diretamente a um computador, e os aparelhos, que ele nunca havia visto antes, que dispensavam o uso de materiais incômodos de moldagem.

Considerando a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A evolução tecnológica apresentada ao paciente, com inovações da Odontologia digital, permite transpor barreiras e fronteiras do conhecimento em benefício de um número cada vez maior de profissionais e pacientes, gerando tratamentos previsíveis e precisos.

PORQUE

II. A excelência dos resultados depende do uso de recursos tecnológicos como os relatados pelo paciente, permitindo que a Odontologia utilize tais recursos como um fim em si, compensando deficiências técnicas da Odontologia convencional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Uma menina de oito anos de idade e com dentição mista foi levada por sua mãe à clínica integrada infantil para avaliação odontológica. Durante a anamnese, a mãe relatou que a filha respirava pela boca.

Na avaliação intrabucal, observaram-se a presença de mordida cruzada posterior unilateral esquerda de canino decíduo a primeiro molar permanente, atresia do arco dentário superior, palato profundo e inclinação normal dos dentes posteriores. Todos os dentes estavam hígidos. Por meio de avaliação radiográfica, foi diagnosticada a presença de adenoide hipertrófica.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O tratamento integral da paciente depende de uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião-dentista, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, para restabelecer o equilíbrio da função do sistema estomatognático.

II. As características do caso, como o formato do arco dentário superior atrésico, a inclinação normal dos dentes posteriores e o cruzamento de todos os dentes posteriores, definem o diagnóstico para mordida cruzada posterior do tipo dentário.

III. A abordagem terapêutica a ser preconizada é a expansão rápida da maxila, com o intuito de aumentar a dimensão transversal do arco dentário superior.

IV. A mordida cruzada posterior se autocorrige nos estágios do desenvolvimento da oclusão, dispensando tratamento na fase precoce.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Uma mulher de 78 anos de idade compareceu a um centro de especialidades odontológicas apresentando um quadro de lesão na boca com cinco meses de evolução e que causava dor, principalmente, durante uso de próteses total superior e parcial inferior.

A paciente relatou o uso de psicotrópicos (citalopram e clonazepam), anti-hipertensivos (atenolol, indapamida e losartana), medicamentos para dislipidemias (ezetimiba e rosuvastatina), antiagregante plaquetário (AAS) e bisfosfonato por via oral (alendronato) por um período aproximado de dez anos para o tratamento de osteoporose.

Negou qualquer tratamento quimio ou radioterápico prévio ou o uso de corticoides. Informou, ainda, ter suspendido por 14 dias o uso dos dispositivos protéticos sob orientação de seu cirurgião-dentista, sem que tenha observado resolução ou melhora das lesões.

Ao exame físico, constatou-se exposição óssea em regiões posteriores de rebordo mandibular, bilateralmente.

As figuras 1 e 2, apresentadas a seguir, tratam, respectivamente, do aspecto intraoral observado ao exame clínico e da imagem panorâmica obtida por radiografia, que revelou áreas osteolíticas irregulares em corpo mandibular.

Figura 1


Figura 2

VIANA , M. G. V. et al. Considerações clínicas sobre o uso do L-PRF
na terapêutica de osteonecrose medicamentosa dos maxilares:
relato de caso. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 2, n. 4,
p. 3313-3317, jul./aug. 2019 (adaptado).

Considerando o caso descrito e as figuras apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A osteonecrose seria o resultado da predisposição genética relacionada às drogas, sem relação direta com quadros inflamatórios por estresse mecânico, exodontias, irritações por próteses ou infecção.

II. No nível tecidual, os bisfosfonatos inibem a reabsorção óssea, diminuindo o remodelamento ósseo e podendo alterar o grau de formação óssea.

III. No nível celular, os bisfosfonatos alteram as funções dos osteoclastos, como inibição do seu recrutamento, diminuição do seu tempo de vida e inibição de sua atividade na superfície óssea.

IV. No nível molecular, os bisfosfonatos modulam as funções dos osteoclastos pela interação com receptores da superfície celular ou por enzima intracelular.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: A varfarina sódica é indicada na prevenção primária e secundária de tromboembolismo venoso, na prevenção de embolismo sistêmico em pacientes com prótese de válvulas cardíacas ou fibrilação atrial e na prevenção de acidente vascular cerebral.

A monitorização do paciente é feita pelo RNI (Razão Normalizada Internacional), exame usado para determinar a tendência de coagulação do sangue.
Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/
frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10646172014&pIdAne
xo=2331674>. Acesso em: 13 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os anti-inflamatórios não esteroidais são contraindicados em cirurgia oral de pequeno porte envolvendo pacientes que fazem uso de varfarina com RNI situado entre 2,0 e 3,5.

PORQUE

II. Os anti-inflamatórios não esteroidais aumentam o valor do RNI e o risco de hemorragia, razão pela qual indica-se suspensão do anticoagulante quatro dias antes do procedimento odontológico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: Um paciente de 13 anos de idade sofreu uma queda de bicicleta que resultou em avulsão do dente 11. O dente foi colocado em um copo com água e, imediatamente, o menino foi conduzido por seus responsáveis à unidade básica de saúde do seu bairro.

Considerando o caso apresentado, é correto afirmar que, após o pronto atendimento do paciente, o tratamento para a situação clínica é

A) uso de coroa dentária para confecção de um mantenedor de espaço, verificação da caderneta de vacinação contra tétano, medicação analgésica e proservação de seis em seis meses até a reparação protética.

B) lavagem do dente com soro fisiológico, reimplantação, fixação semirrígida, verificação da caderneta de vacinação contra tétano, medicação antiobiótica, bochecho com gluconato de clorexidina a 0,12% por uma semana, retorno em 15 dias e proservação.

C) raspagem da raiz para remoção dos detritos, reimplantação do dente, fixação rígida, medicação antiobiótica, bochecho com gluconato de clorexidina a 0,12% por uma semana e retorno em 30 dias.

D) lavagem do dente com gluconato de clorexidina a 0,12%, reimplantação do dente, fixação semirrígida, verificação da caderneta de vacinação contra tétano, medicação antiinflamatória, bochecho com água oxigenada 10 volumes por três dias e retorno em 15 dias.

E) doação do dente avulsionado a um banco de dentes por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido, uso de dente de estoque para confeccção de um mantenedor de espaço, medicação analgésica e proservação de seis em seis meses até a recuperação protética.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Um paciente de 37 anos de idade procurou atendimento odontológico para o dente 15, cuja restauração provisória havia se deslocado cerca de 8 meses antes.

No exame clínico, foi observado pouco remanescente dental, com margem subgengival localizada a 1,0 mm da crista óssea, tratamento endodôntico realizado e ausência de lesão óssea periapical.

Verificou-se, ainda, que seria necessário o restabelecimento do espaço biológico para melhor tratamento da porção coronária.

As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, as imagens do aspecto clínico, da radiografia periapical e da radiografia interproximal referentes ao dente 15.

CASTELO-BAZ et al. Journal of Prosthetic Dentistry.
v. 121 n. 4, p. 553-556, 2019 (adaptado).

Assinale a opção que apresenta o plano de tratamento na sequência correta de execução para o caso apresentado.

A) Gengivectomia para remoção do tecido gengival da margem do preparo, retratamento endodôntico, núcleo metálico fundido e coroa total de cerâmica.

B) Extrusão cirúrgica, esplintagem semirrígida, cirurgia periodontal, pino de fibra de vidro, núcleo em resina composta e coroa de cerâmica.

C) Gengivectomia, retentor intrarradicular de fibra de vidro, núcleo de preenchimento em resina composta, provisório em resina acrílica e coroa total em cerâmica.

D) Extrusão ortodôntica ou cirurgia periodontal, núcleo de fibra de vidro, restauração provisória com cimento de ionômero de vidro e coroa metalocerâmica.

E) Extrusão ortodôntica ou cirurgia periodontal, retratamento endodôntico, pino de fibra de vidro e coroa total de cerâmica.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: O clareamento dental, procedimento mais realizado na área de odontologia estética, é seguro, quando corretamente indicado e executado, e não invasivo.

O cirurgião-dentista deve ter conhecimento científico para executar a técnica adequada e indicar a concentração ideal do produto clareador, a fim de evitar os efeitos adversos, como a sensibilidade dental e a irritação gengival.
MARSON, F. et al. Clareamento Dental. In: REIS, R.; MARSON, F.
Materiais dentários em odontologia restauradora
estética e contemporânea. São Paulo:
Quintessence, 2019 (adaptado).

A respeito do clareamento dental, avalie as afirmações a seguir.

I. A difusão do peróxido de hidrogênio pelas estruturas de esmalte e dentina propicia sua chegada até o tecido pulpar, dependendo do volume de tecido mineralizado e de sua permeabilidade, da concentração do gel clareador e do tempo de aplicação.

II. O clareamento caseiro supervisionado envolve menor risco e menor intensidade de sensibilidade do que o clareamento de consultório, no qual é utilizada maior concentração de géis.

III. As substâncias como a sílica, a alumina e o fosfato dicálcio di-hidratado, presentes nos dentifrícios clareadores, promovem a remoção de manchas extrínsecas pelo mecanismo de abrasão.

IV. O pincel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida em suspensão produz efeito clareador satisfatório, com resultados superiores aos das tiras de clareamento.

V. O clareamento em áreas com lesões incipientes de cáries aumenta a suscetibilidade ao desenvolvimento dessas lesões.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Uma adolescente de 18 anos de idade procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside com queixa de dor na região correspondente ao terceiro molar inferior direito (dente 48).

Relatou dificuldade para higienizar o local havia cerca de dois dias. O exame radiográfico periapical apresentou imagem sugestiva de impactação do dente, porém, clinicamente, observou-se o irrompimento de parte da coroa, causando a retenção de alimentos entre a gengiva e a coroa exposta.

A paciente não apresentou secreção purulenta, febre e nem linfonodos palpáveis na região submandibular direita. Com base nos sinais e sintomas clínicos, o cirurgião-dentista diagnosticou pericoronarite aguda leve.

Com base no caso apresentado, é correto afirmar que a conduta clínica adequada é

A) realizar curetagem da região pericoronária e orientar antibioticoterapia e higiene local com uso tópico de solução de gluconato de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia, por sete dias.

B) realizar curetagem da região pericoronária, orientar higiene local com uso tópico de solução de gluconato de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia, manter controle e, cessando a fase aguda, realizar a exodontia do dente 48.

C) realizar orientação de higiene local com uso tópico de solução de gluconato de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia, prescrever uso de anti-inflamatório e aguardar seis meses para exodontia do dente 48.

D) realizar curetagem da região pericoronária, orientar higiene local com uso tópico de cloreto de cetilpiridínio a 0,05% por 15 dias, prescrever antibiótico e, após sete dias, realizar a exodontia do dente 48.

E) realizar curetagem da região pericoronária, orientar anti-inflamatório e higiene local com uso tópico de cloreto de cetilpiridínio a 0,05% e, após 48 horas, realizar a exodontia do dente 48.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: Um paciente buscou atendimento em uma unidade de saúde para a extração do dente 17.

Antes de iniciar o procedimento, realizou-se uma tomada radiográfica periapical do referido dente, que mostrou raízes divergentes, com íntimo contato ao assoalho do seio maxilar.

Após o procedimento cirúrgico, o cirurgião-dentista executou uma manobra fundamental e percebeu que, ao realizar a pressão nasal, o ar da cavidade produzia bolhas e vapores na aproximação do espelho clínico junto ao alvéolo.

Com base no caso apresentado, a manobra executada, o diagnóstico, a conduta de tratamento e os cuidados pós-operatórios são, respectivamente,

A) realização de manobra de Valssalva; comunicação bucossinusal; tratamento imediato do alvéolo com curetagem e estímulo de formação de coágulo, e realização de sutura oclusiva, com o máximo de aproximação de bordas; prescrição de analgésico e antibioticoterapia de amplo espectro, uso tópico de descongestionante nasal, recomendação ao paciente que evite assoar o nariz, faça higiene bucal e evite pressão negativa, e reavaliação da cavidade.

B) realização de manobra de Chompret; osteomielite; tratamento imediato do alvéolo com curetagem e estímulo de formação de coágulo, e realização de sutura oclusiva, com o máximo de aproximação de bordas; prescrição de analgésico e antibioticoterapia de amplo espectro, uso tópico de descongestionante nasal, recomendação ao paciente que evite assoar o nariz, faça higiene bucal e evite pressão negativa, e reavaliação da cavidade.

C) realização de manobra de Valssalva; comunicação bucossinusal; tratamento imediato do alvéolo com curetagem e estímulo de formação de coágulo, e realização de sutura em X; prescrição de analgésico e anti-inflamatório, uso tópico de descongestionante nasal, recomendação ao paciente que evite assoar o nariz, faça higiene bucal e evite pressão negativa, e reavaliação da cavidade.

D) realização de manobra de Chompret; comunicação bucossinusal; tratamento imediato do alvéolo com curetagem e estímulo de formação de coágulo, e realização de sutura oclusiva, com o máximo de aproximação de bordas; prescrição de analgésico e anti-inflamatório, uso tópico de descongestionante nasal, recomendação ao paciente que evite assoar o nariz, faça higiene bucal e evite pressão negativa, e reavaliação da cavidade.

E) realização de manobra de Valssalva; osteomielite; tratamento imediato do alvéolo com curetagem e estímulo de formação de coágulo, e realização de sutura em X; prescrição de analgésico e antibioticoterapia de amplo espectro, uso tópico de descongestionante nasal, recomendação ao paciente que evite assoar o nariz, faça higiene bucal e evite pressão negativa, e reavaliação da cavidade.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Uma mulher de 68 anos de idade, fumante, hipertensa, diabética, com doença de Parkinson e em tratamento quimioterápico de câncer de mama, pertencente a uma população adstrita, foi encaminhada para consulta odontológica com a Equipe de Saúde Bucal.

Ela queixou-se de dor, boca seca, ardência, sangramento bucal, diminuição da sensibilidade gustativa e dificuldade de deglutição. Na anamnese, relatou falta de adaptação da prótese total inferior e aparecimento de feridas na mucosa após iniciar o tratamento de quimioterapia. Relatou, também, que faz uso de anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais e medicação para doença de Parkinson.

Por meio de exame clínico odontológico, observou-se o uso de próteses totais superior e inferior. As mucosas bucais apresentavam aspecto desidratado, com acúmulo de restos alimentares e biofilme dental sobre as próteses, a língua e o fundo de sulco jugal, além de depósitos ressecados sobre a língua e lesões ulceradas pseudomembranosas.

Ao ser questionada sobre a higiene bucal, ela relatou dificuldades em realizar a higiene oral e das próteses devido ao estágio avançado da doença de Parkinson.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O diagnóstico apresentado para este caso é hipossalivação medicamentosa e mucosite oral decorrente do tratamento quimioterápico.

II. É importante recomendar o aumento da produção de saliva por meio de estímulo à mastigação, aumento do consumo de água, uso de substitutos de saliva e de lubrificantes labiais e aconselhamento profissional sobre dieta.

III. O cirurgião-dentista deve orientar o controle de doenças bucais, a higiene da boca e das próteses, a hidratação adequada da mucosa e a redução do consumo de irritantes bucais, visando à diminuição da carga microbiana da boca e à prevenção de outras complicações associadas à terapia.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Uma mulher de 30 anos de idade compareceu a uma unidade de saúde em busca de atendimento com cirurgião-dentista, após ter sido fisicamente agredida por seu parceiro.

Ao exame clínico, constatou-se que ela apresentava um edema acentuado no terço médio da face do lado direito, que dificultava a abertura do olho, várias escoriações, hematomas e dentes anteriores superiores fraturados.

A paciente queixava-se de visão dupla e insensibilidade na pele embaixo do olho direito. Foi realizada radiografia posteroanterior (PA) de seio maxilar, na qual observou-se fratura do arco zigomático e assoalho de órbita direitos.

Com base no caso apresentado e considerando a legislação brasileira que trata de feminicídio e violência contra a mulher, avalie as afirmações a seguir quanto à(s) conduta(s) a ser(em) adotada(s) pelo cirurgião-dentista.

I. Solicitar ao gestor da Unidade de Saúde que faça a notificação compulsória do caso, contribuindo com a fidedignidade dos dados publicados nos sistemas de informação e com a implementação de políticas públicas de intervenção e prevenção.

II. Encaminhar a paciente, após as medidas iniciais na unidade, para atendimento por equipe multiprofissional de nível terciário, que envolva as áreas de bucomaxilofacial, neurologia e ortopedia.

III. Realizar tratamento de urgência nos dentes fraturados, recomendar aplicação de gelo na face para reduzir o edema e marcar retorno para acompanhamento e realização dos procedimentos definitivos.

IV. Realizar a notificação compulsória e encaminhar a paciente para a delegacia da mulher ou órgão de referência, para o apoio psicológico e para o hospital, respeitando a integralidade preconizada pelo SUS e articulando os serviços de saúde e sociais para amparo da vítima.

Está correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Um homem de 27 anos de idade, após procurar o serviço de urgência em sua cidade e não ser atendido, solicitou uma consulta com o dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na primeira consulta, verificou-se que o paciente tinha acúmulo de biofilme generalizado, lesões cariosas em vários dentes, cálculos supragengival e subgengival e mobilidade grau 3 em um molar causada por perda óssea e doença periodontal. O cirurgião-dentista identificou que o paciente era fumante e usuário de drogas.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir com relação às ações para o restabelecimento da saúde desse paciente, nos vários níveis de atenção.

I. O fato de o paciente não ter sido atendido no serviço de urgência justifica-se por ele ser usuário de drogas, devendo ser atendido em um serviço especializado.

II. Na atenção básica (ESF), deve ser realizada a adequação de meio, a remoção de cálculo e biofilme (raspagem e profilaxia), a remoção do tecido cariado, a restauração dos dentes e a exodontia do dente com mobilidade e perda óssea severa.

III. Após o tratamento inicial, o paciente deve ser referenciado para a atenção secundária (Centro de Especialidades Odontológicas) para o tratamento periodontal e, ao finalizar o tratamento, deve ser contrarreferenciado para a ESF para a proservação da doença periodontal.

IV. O cirurgião-dentista da ESF, deve solicitar que o paciente seja atendido pela equipe multiprofissional na própria ESF e pela equipe interprofissional do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) e/ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: Um menino de 4 anos de idade foi levado pela mãe à sua primeira consulta com o cirurgião-dentista.

Na anamnese, a mãe relatou boa saúde da criança, sem histórico de internações, de tratamentos médicos ou de alergias a medicamentos, apenas “coceira” e “espirros” ao sentir o cheiro e ter contato com algumas frutas.

Ela observou essa reação com banana e kiwi, o que a fez retirar, recentemente, essas frutas da dieta da criança.

Após iniciar o procedimento de exame clínico, o cirurgião-dentista notou imediata vermelhidão no rosto do paciente, prurido pelo seu corpo, espirros sucessivos, chiado respiratório e náuseas.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Os pacientes alérgicos a algumas frutas tropicais podem apresentar alergia a produtos cujas matérias-primas contenham látex.

II. A reação alérgica apresentada é severa, portanto, deve-se proceder à aplicação imediata de adrenalina 1:1 000 por via intramuscular e ao encaminhamento ao serviço médico de urgência.

III. O plano de ação para o caso envolve a limpeza dos resíduos de latex por meio da antissepsia das mãos e dos antebraços com água e sabão, seguido de álcool 70%, e uso de luvas de silicone.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Uma paciente de 38 anos de idade, gestante no sexto mês, relatou ao seu dentista forte dor na região dos incisivos inferiores durante viagem de avião.

A paciente informou que, duas semanas após esse evento, começou a sentir dor espontânea, localizada, intensa e pulsátil na mesma região. Durante exame clínico, apresentou sensibilidade à palpação, sem a presença de fístula.

Por meio de exame radiográfico, foi constatada perda de lâmina dura periapical. O teste de vitalidade pulpar foi negativo e houve aumento de dor à percussão vertical, apenas no dente indicado.

NEVILLE, B. W.; DAMM, D. D.; ALLEN, C. M.; BOUQUOT, J.E.
Patologia oral e maxilofacial.
3. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Com base no caso clínico e na imagem radiográfica apresentados, assinale a opção correta quanto ao diagnóstico e à forma de tratamento.


GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: No Brasil, para cada 650 nascimentos, uma criança apresenta fissura labiopalatal. Na maioria dos casos, a fissura pode ser visualizada nos exames do pré-natal após 18 - 20 semanas de gravidez e o diagnóstico pode ser apresentado à família ainda durante a gestação.

Em outras situações, é possível diagnosticar o problema por meio de exame clínico do recém-nascido.
Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/f8qfc>.
Acesso em: 09 jun. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, acerca de fissura labiopalatal, avalie as afirmações a seguir.

I. O diagnóstico nos primeiros meses de gestação, por meio de ultrassonografia, favorece o planejamento dos cuidados neonatais e das ações terapêuticas a serem implementadas.

II. O tratamento da fissura deve ser realizado por equipes multiprofissionais até o paciente completar 18 anos de idade, que é quando se realizam os últimos procedimentos estéticos e funcionais.

III. O diagnóstico, quando realizado após o nascimento, exige um plano de tratamento imediato, com integração de profissionais de áreas como medicina, fonoaudiologia e odontologia.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Um cadáver carbonizado foi localizado no interior de um veículo acidentado. As investigações policiais indicaram que a vítima seria, provavelmente, uma mulher, de aproximadamente 30 anos de idade, declarada como desaparecida havia três dias.

A família apresentou prontuário odontológico da vítima contendo fichas, modelos de estudo e tomadas radiográficas intra e extraorais, realizadas em diferentes idades, os quais foram utilizados para extrair informações referentes à condição médica e odontológica da vítima.

Alem disso, a família relatou que a vítima havia realizado tratamento dentário, com extração de alguns dentes, e tratamentos de canal.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A análise do crânio carbonizado, em comparação com o histórico e os registros odontológicos, permite a identificação da vítima.

PORQUE

II. A identificação de extrações dentárias e procedimentos endodônticos é realizada por radiografias periapicais e panorâmicas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é prevenir os cânceres de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.

A meta é vacinar pelo menos 80% do grupo alvo, conforme a população prioritária definida para cada ano.
Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/
pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf>.
Acesso em: 18 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as orientações que um cirurgiãodentista da rede de saúde pública deve fornecer a seus pacientes com relação à vacinação contra o HPV, avalie as afirmações a seguir.

I. A vacina contra o HPV sobrecarrega o sistema imunológico de pessoas portadoras do HIV ou de pessoas que são transplantadas e, por isso, deve ser evitada nesses casos.

II. A vacina quadrivalente contra HPV está disponível gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos de idade, por ser mais efetiva antes do início das atividades sexuais.

III. Os pacientes com manifestação clínica de HPV devem receber a vacina, porque ela é efetiva na prevenção e na redução dos sinais da doença.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Um cirurgião-dentista que deseja montar um consultório odontológico ou que seja chamado para trabalhar em serviço público ou privado deve ter como base as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Código de Ética Odontológica.

Para construir ou instalar serviços odontológicos, os estabelecimentos e as organizações afins que se dediquem à promoção, proteção e recuperação da saúde devem possuir licença do órgão sanitário competente, observadas as normas legais e regulamentares pertinentes.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Serviços odontológicos: prevenção e controle de riscos.
Brasília: Ministério da Saúde, 2006 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir sobre o conhecimento e as condutas esperadas de um cirurgião-dentista.

I. O cirurgião-dentista contratado como prestador de serviço está livre de responder por infração ética no caso de falta de registro do estabelecimento de saúde no Conselho de Odontologia.

II. O projeto arquitetônico de um estabelecimento que presta serviço odontológico deve ser avaliado e aprovado pela vigilância sanitária antes de sua execução, ainda que consista em ampliação ou reforma de área existente.

III. Os resíduos gerados nos serviços odontológicos, tais como ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas e pontas diamantadas, demandam acondicionamentos especiais para o descarte.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: Uma paciente de 57 anos de idade, não fumante, com boa saúde e que utiliza próteses parciais removíveis superior e inferior, procurou atendimento odontológico com o desejo de substituí-las por reabilitações implantossuportadas.

Aos exames clínico e radiográfico, observou-se a ausência de todos os terceiros molares e dos elementos 17, 36, 35, 45, 46 e 47. Também constatou-se periodontite estágio 2 (moderada), com mais de 30% dos sítios envolvidos, e abundante depósito de biofilme, com cálculos supra e subgengivais, na região dos dentes 34 ao 44.

Com base no caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Após anamnese e exame clínico, devese realizar, previamente ao tratamento de reabilitação, instrução de higiene oral, raspagem supra e subgengival de todos os sítios com periodontite e profilaxia, como adequação do meio periodontal.

II. Espécies bacterianas como Porphyromonas gingivalis e Tannerella forsythia são encontradas em casos de periodontite, porém, devido à substituição da estrutura dental pelo implante, é rara essa prevalência nos casos de peri-implantite.

III. Mesmo após a realização da reabilitação implantossuportada, a paciente deverá ser enquadrada em um protocolo de terapia periodontal de suporte, com reavaliação periodontal completa, incluindo a sondagem peri-implantar, para evitar possíveis recidivas.

IV. Devido a evidências de estudos longitudinais, que apontam o histórico de periodontite como fator de risco para peri-implantite, indica-se a exodontia profilática de todos os dentes inferiores para a instalação da prótese implantossuportada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: Um menino de 4 anos de idade foi levado à Unidade Básica de Saúde para tratamento odontológico.

Ao exame clínico intrabucal, o cirurgião-dentista verificou que a criança apresentava lesões de cárie cavitadas em todos os dentes superiores e molares inferiores, com sensibilidade dolorosa durante a mastigação e a escovação.

Na anamnese, a mãe relatou que a criança ainda tomava uma média de 4 mamadeiras com leite e açúcar durante a noite e que ela oferecia as mamadeiras porque a criança não estava se alimentando direito.

Com relação aos hábitos de higiene, relatou que a criança escovava os dentes sozinha 2 vezes ao dia (depois do almoço e antes de dormir), com creme dental sem flúor, porque a água de abastecimento já era tratada com flúor e a criança gostava de “comer” o creme dental. Informou, também, que a dieta da criança era livre e com alto consumo de açúcar

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir quanto à conduta a ser adotada pelo cirurgião-dentista.

I. Realizar a escavação em massa e preencher as cavidades com cimento de ionômero de vidro (CIV) para melhorar as condições de higiene bucal e a alimentação da criança.

II. Orientar os responsáveis a manter o uso do dentifrício sem flúor, já que a água do município é fluoretada, prevenindo o aparecimento de fluorose dentária.

III. Orientar a mãe quanto à necessidade de remover as mamadeiras noturnas e de restringir o consumo de açúcar na dieta da criança.

IV. Atribuir à família a responsabilidade pela higiene bucal da criança, pelo menos 2 vezes ao dia, com creme dental fluoretado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: O Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS) visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade de estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, ao acesso e à satisfação dos cidadãos em relação aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, o objetivo da avaliação é entender as falhas e redirecionar as ações de saúde para atender melhor à população.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O PNASS objetiva avaliar todos os estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com aporte financeiro proveniente de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde.

II. O processo de avaliação em saúde visa à melhoria das ações e, como resultado, aplicam-se punições aos gestores, trabalhadores e usuários, para que o programa seja eficiente no alcance de seu objetivo.

III. A atribuição dos entes municipais, estaduais e federais no controle das ações e serviços de saúde é garantir que os princípios e diretrizes do SUS sejam observados.

IV. A interpretação dos resultados das avaliações permite conhecer o nível de satisfação dos usuários e compreender os problemas internos para, então, resolvê-los por meio da melhoria das políticas públicas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: A Atenção Primária em Saúde requer que os serviços de saúde desenvolvam arranjos organizacionais e modelos de atenção compatíveis com as transições demográficas e epidemiológicas que levam ao envelhecimento populacional e ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis, condições que requerem o desenvolvimento de autonomia e cuidados integrais ao longo da vida.
MENDES, E. V. O cuidado das condições crônicas na atenção
primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia de
saúde da família. Brasília: OPAS/OMS, 2012 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A longitudinalidade do cuidado pode ser definida como a possibilidade de conhecer o usuário, seu contexto social, seus hábitos de vida e problemas de saúde, permitindo intervenções adequadas e resolutivas.

II. A formação e a atuação dos profissionais de saúde desvinculadas da realidade das condições de vida e de saúde da população, a fragmentação do cuidado e o modelo assistencial curativo são fatores que desfavorecem a longitudinalidade do cuidado.

III. A Estratégia Saúde da Família preconiza a formação de uma equipe multiprofissional e a delimitação da área de abrangência, com adscrição e acompanhamento da população ali residente.

IV. A longitudinalidade do cuidado proporciona uma atenção integral, com ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, além da redução do uso de serviços de alta complexidade, com a consequente diminuição de custos no setor da saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Um cirurgião-dentista assumiu a coordenação de saúde bucal de um município de médio porte.

Para estabelecer uma política pública efetiva e melhorar os indicadores de cárie e doença periodontal, fez uma comparação dos índices do munícipio com os resultados publicados no Levantamento Epidemiológico Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), conforme os gráficos 1 e 2, a seguir. Verificou, então, que os dados municipais eram muito semelhantes aos nacionais.

Gráfico 1 - Prevalência de Sangramento e Cálculo Dental por faixa etária.

Gráfico 1 - Prevalência de Sangramento e Cálculo Dental por faixa etária
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/
pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf>.
Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Gráfico 2 - Índice de cárie CEO-D e CPO-D por faixa etária.

Grafico 2 - Índice de cárie CEO-D e CPO-D por faixa etária.
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/
pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf>.
Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Considerando as informações e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A alta prevalência de sangramento e a presença de cálculo dental crescente na faixa etária de 35 a 44 anos demandam ações específicas para esta população, sendo menos preocupante para a faixa etária de 65 a 74 anos, em que a doença está mais controlada.

II. A redução dos índices de sangramento/cálculo dental e o aumento do CPO-D na faixa etária de 65 a 74 anos demonstram a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para a prevenção do edentulismo em idosos.

III. O índice de cárie na faixa etária de 35 a 44 anos traduz a efetividade das políticas de prevenção da cárie dentária implantadas no município, como a fluoretação da água de abastecimento público.

IV. O aumento do componente obturado do CPO-D mostra o acúmulo de risco para doenças bucais com o avanço da idade, sendo necessárias políticas públicas que garantam acesso da população ao tratamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,393,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8652,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,75,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61662,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Odontologia com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5VR17E6rRDxUeqbdAzjcBY2qhE4qHjbzv5hObv3YeP_HgQvNvS4cC0vbsVUHC_aJsuB0TusumeWkL6wm-Sh3dZKaMi-hoLOHcAqSb9mtkDXZMaRIplXgU6us8KcxPyJJU57TQSw-Rrwg/s1600/prova-do-enade-2019-odontologia-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5VR17E6rRDxUeqbdAzjcBY2qhE4qHjbzv5hObv3YeP_HgQvNvS4cC0vbsVUHC_aJsuB0TusumeWkL6wm-Sh3dZKaMi-hoLOHcAqSb9mtkDXZMaRIplXgU6us8KcxPyJJU57TQSw-Rrwg/s72-c/prova-do-enade-2019-odontologia-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-odontologia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-odontologia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo