ENADE 2019: Durante a reunião de equipe de uma Unidade de Saúde da Família

ENADE 2019: Durante a reunião de equipe de uma Unidade de Saúde da Família, com a presença de dois profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), a Agente Comunitária de Saúde (ACS) apresentou o caso de um adolescente de 15 anos de idade que havia deixado de frequentar a escola e estava pedindo dinheiro no semáforo para, segundo ele, alimentar a família.

De acordo com o relato da ACS, o adolescente tinha quatro irmãos mais novos e a mãe, usuária de crack e álcool, estava desempregada. Além disso, o pai dele encontrava-se encarcerado.

Considerando a proposta de construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para o caso apresentado, assinale a opção correta.

A) A reavaliação deve ser realizada mensalmente com todos os integrantes da equipe e, a cada dois meses, com a participação da mãe do adolescente.

B) A definição de metas prevê as ações que serão desenvolvidas pelos profissionais da equipe de saúde sem a presença do adolescente.

C) O acompanhamento dessa família deverá ser realizado pelo serviço de saúde mental, pois tal acompanhamento extrapola as competências das equipes de Saúde da Família e do NASF.

D) O diagnóstico situacional deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social que possibilite chegar a uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do adolescente.

E) A divisão de responsabilidade deve estar prevista no genograma e no ecomapa da família, sendo negociadas com o sujeito e pelo membro da equipe que assumir a gerência da unidade.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A educação permanente em saúde precisa ser compreendida tanto quanto prática de ensino-aprendizagem quanto política de educação em saúde.

GABARITO:
D) O diagnóstico situacional deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social que possibilite chegar a uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do adolescente.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para atender um adulto, vítima de acidente automobilístico em área urbana com tráfego intenso.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários