Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

prova-do-enade-2019-enfermagem-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Enfermagem

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Devido ao rompimento da barragem em Mariana, 36 municípios foram atingidos com a lama de rejeitos da mineradora. Investigações realizadas em Barra Longa, município vizinho de Mariana, revelaram uma multiplicidade de efeitos sobre a saúde da população, combinando o agravamento e a ampliação de doenças preexistentes com o surgimento de novas, em um cenário de sobreposição de riscos, doenças e danos.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O rompimento da barragem em Mariana pode ser considerado um desastre tecnológico, sendo responsável por provocar impactos diretos e indiretos sobre a saúde, incluindo a ocorrência de doenças e agravos (doenças diarreicas agudas, dermatites, ansiedade, dentre outros).

PORQUE

II. As atividades de retirada da lama e a reconstrução em Barra Longa ampliaram os efeitos sobre a saúde da população, incluindo a possibilidade de doenças respiratórias geradas pela poeira da lama.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade do atendimento à população, por isso, o Ministério da Saúde vem reestruturando os Sistemas de Informação em Saúde.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), por exemplo, é uma estratégia de reestruturação no âmbito das informações da Atenção Básica em nível nacional. Além disso, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um sistema que tem como principal objetivo apoiar o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Considerando as informações acerca do e-SUS e do PEC, avalie as afirmações a seguir.

I. No PEC, ocorre o registro individualizado das informações em saúde para o acompanhamento dos atendimentos aos cidadãos, sem a integração dos diversos sistemas de informação existentes, pois estes já são sistemas consolidados.

II. No PEC, para a finalidade do registro, consideram-se como atributos essenciais da AB a atenção às condições agudas, a integralidade, a singularidade e a submissão do cuidado aos demais níveis de atenção em saúde.

III. No PEC, o método SOAP é organizado em quatro itens sequenciais titulados pela primeira letra de cada item, sendo eles: Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano, estabelecendo um vínculo que facilita a localização nas diversas vezes em que um problema é conduzido.

IV. No PEC, o sistema de Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP2), adotado pelo Brasil, é uma ferramenta adequada à Atenção Básica (AB), que permite classificar, entre outras, questões relacionadas às doenças mais prevalentes que acometem as pessoas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Um homem de 56 anos de idade, 78 kg, está no 6º dia de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a politraumatismo após acidente automobilístico.

Encontra-se sedado, com entubação orotraqueal e em ventilação mecânica, hemodinamicamente instável, hipotenso (PAM: 52 mmHg), taquicárdico (FC: 126 bpm), recebendo noradrenalina 82 mL/h e mantendo cateter vesical de demora com débito de 100 mL nas últimas 4 horas. Está febril e seu hemograma aponta leucocitose, sugestiva de Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRAS).

No que se refere à indicação da noradrenalina e às IRAS em sítio respiratório, assinale a opção correta.

A) A noradrenalina foi prescrita para promover inotropismo positivo, por atuar nos receptores beta adrenérgicos. A infecção em sítio respiratório não está relacionada com o suporte ventilatório não invasivo.

B) A noradrenalina foi prescrita para promover vasoconstrição periférica, por atuar nos receptores alfa adrenérgicos. Como medidas preventivas das infecções em sítio respiratório, incluem-se hidratação, mudança de decúbito e extubação precoce.

C) A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação renal, por atuar nos receptores dopaminérgicos. A ocorrência da infecção em sítio respiratório está relacionada com a aspiração de vias aéreas sem técnica asséptica.

D) A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação periférica, por atuar nos receptores alfa adrenérgicos. As infecções em sítio respiratório ocorrem com maior frequência em pacientes submetidos à ventilação mecânica.

E) A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação coronariana, por atuar nos receptores beta adrenérgicos. As medidas preventivas das infecções em sítio respiratório envolvem hidratação, mudança de decúbito e extubação precoce.

GABARITO.

QUESTÃO 12
TEXTO I

Este estudo objetivou construir e validar uma escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico em pacientes adultos. Procedeu-se à construção e à validação de face e de conteúdo da escala e pesquisa de campo, com a participação de 115 pacientes.

A Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico contém 7 itens, sendo que cada um apresenta cinco subitens. A pontuação dessa escala varia de sete a trinta e cinco pontos, e quanto maior o escore, maior o risco do paciente.

Concluiu-se que a escala é um instrumento válido e confiável, entretanto, há necessidade de novos estudos para avaliar sua utilização na prática clínica.
LOPES, C. M. M. et al. Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, n. 270, 2016 (adaptado).

TEXTO II

Este estudo buscou evidenciar, na literatura nacional e internacional, o conceito e as tipologias de empreendedorismo na Enfermagem. Englobou seis bases de dados, com os descritores entrepreneurship, entrepreneurs, entrepreneurial, entrepreneurialism, intrapreneurial, nursing, nurse, nurses, iniciativa empresarial, contrato de risco, enfermagem e enfermeira.

A busca nas bases de dados resultou em 31 artigos, sendo 18 da PUBMED, 6 da LILACS, 3 da SCOPUS, 2 da CINAHL, 2 da BDENF e nenhum da SciELO. Foram selecionados para a análise artigos derivados de pesquisa original publicados de forma completa, livre e gratuita em periódicos disponíveis nas bases de dados selecionadas, nos idiomas português, inglês e espanhol, condizentes com o objetivo proposto e os descritores e/ou palavras-chave listados no protocolo previamente validado.

Os artigos que estavam em mais de uma base de dados foram considerados duplicatas e automaticamente excluídos. Após a leitura dos artigos, os dados foram classificados em categorias.
COPELLI, F. H. S.; ERDMANN, A. L.; SANTOS, J. L. G. Empreendedorismo na Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, supl. 1, 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Considerando os resumos de pesquisa apresentados, assinale a opção correta.

A) Os dois resumos apresentam o referencial teórico para discussão dos resultados

B) Os dois resumos descrevem o problema de pesquisa, mencionando o procedimento de coleta e análise de dados, bem como o delineamento de pesquisa adotado.

C) Os dois resumos tratam de pesquisas nas quais há coerência entre o objetivo de pesquisa e o método de investigação proposto, o que constitui um indicador de confiabilidade dos resultados obtidos.

D) O primeiro resumo apresenta critérios de inclusão dos participantes da pesquisa e o segundo apresenta delineamento que indica estudo de intervenção.

E) O primeiro resumo apresenta descrição dos instrumentos de coleta de dados coerentes com a abordagem qualitativa e, o segundo descreve o procedimento de análise de dados com base em abordagem quantitativa e análise estatística.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Um homem deu entrada no pronto-socorro de um hospital acompanhado pelo seu filho, o qual é seu único cuidador. O filho relatou que o pai apresentava sintomas de desorientação, agitação e quadro de torpor surgidos uma semana após a ingestão de diazepam.

No exame físico, o paciente encontrava-se confuso e desorientado, com diminuição da acuidade visual, da ingesta hídrica e da alimentar, além de apresentar dificuldade de comunicação e locomoção. Devido ao quadro apresentado decidiu-se pela sua internação na unidade de clínica médica.

O enfermeiro da unidade de internação, ao admitir o paciente, percebeu que os dados referentes à consulta de enfermagem, realizada no pronto-socorro, foram inseridos no prontuário eletrônico conforme fases do processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e teorias de enfermagem.

Considerando os benefícios do processo de sistematização da assistência de enfermagem bem como das teorias de enfermagem na avaliação do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sintomas relacionados a nutrição, sono, locomoção, comunicação e orientação no tempo e no espaço exemplificam necessidades psicobiológicas e psicossociais.

II. Os dados fornecidos pertencem ao histórico, primeira etapa do processo de enfermagem, e a partir deles é possível traçar os diagnósticos prioritários.

III. A utilização das teorias de enfermagem para detecção das necessidades do paciente simplifica as etapas do processo de enfermagem, o qual envolve quatro etapas.

IV. A fase de diagnóstico, utilizada no processo de enfermagem, é suprimida pela teoria de enfermagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: O reconhecimento dos estágios do processo de morte e morrer pela equipe multiprofissional é essencial para a compreensão das necessidades humanas e para a adoção de cuidados integrais, éticos e humanizados.

Considerando esse processo, suponha que os pais de uma criança de 7 anos de idade, hospitalizada com câncer em fase terminal, tenham recebido os resultados dos exames realizados após o tratamento, sendo comunicados pelo pediatra que a terapêutica não foi eficaz e que há curta expectativa de vida.

De acordo com a teoria de Elisabeth Kübler-Ross (2008), assinale a opção correta que apresenta os estágios do processo de morte e morrer que podem ser enfrentados pelos pais do caso acima.

A) Tristeza, depressão, luto, aceitação e morte.

B) Tristeza, raiva, barganha, depressão e aceitação.

C) Negação, tristeza, raiva, barganha e depressão.

D) Negação, raiva, barganha, depressão e luto.

E) Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Um homem de 53 anos de idade, aposentado, tabagista e com ensino fundamental incompleto faz acompanhamento há dois meses na Unidade de Saúde da Família para tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Faz uso de metformina e insulina regular quando o hemoglicoteste (HGT) está acima de 400 mg/dL.

Não trabalha devido ao problema de saúde e não gosta de praticar exercícios físicos. Segundo ele, assistir televisão é sua principal atividade de lazer. Relata que ingere muita água, que faz três refeições diárias e que está com dificuldades para dormir, acordando várias vezes durante a noite.

Em determinada ocasião, compareceu para consulta de enfermagem relatando dor no pé direito, cansaço e fraqueza. Ao exame físico constatou-se peso corporal de 99 kg, 1,70 m de altura, índice de massa corporal (IMC) de 34,25 kg/m² e pressão arterial de 160 x 90 mmHg. O resultado do HGT às 06:30 foi de 452 mg/dL. O paciente trazia consigo o frasco de insulina.

Considerando os cuidados de enfermagem adequados ao caso clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Supervisionar o controle dos níveis pressóricos e glicêmicos, orientar o paciente a transportar a insulina com gelo seco e guardar na porta da geladeira e oferecer apoio educativo para as necessidades individuais.

II. Solicitar exames previstos no protocolo, estimular o autocuidado e a adesão ao tratamento, envolvendo familiares no cuidado, e sugerir a participação em grupos educativos.

III. Estimular a execução de atividades físicas, a perda de peso e, caso não haja modificações na pressão arterial, instituir tratamento medicamentoso.

IV. Orientar sobre as modificações de estilo de vida, não expor a insulina ao sol e negociar plano de cuidados baseado nos achados clínicos e na avaliação de risco.

V. Instituir um plano de cuidado interprofissional visando à perda de peso, avaliar o membro inferior e sugerir mudanças no estilo de vida.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúde acompanhados de uma agente comunitária de saúde, pois foi identificada, durante visita domiciliar, suspeita de gravidez sem acompanhamento de pré-natal. Na consulta, a enfermeira identificou que a adolescente teve múltiplos parceiros e que praticou atividade sexual sem uso de preservativos, sendo ainda usuária de crack e maconha.

Os principais achados dos exames físico e obstétrico foram: presença de manchas nas palmas das mãos, altura uterina de 28 cm, batimento cárdio-fetal (BCF) e movimento fetal (MF) presentes. Foram realizados os testes rápidos (sífilis, HIV, Hepatite C e Hepatite B) da gestante e do seu companheiro, sendo o resultado reagente para sífilis em ambos.

Diante do caso apresentado e dos protocolos e diretrizes da Política Nacional de Saúde da Mulher, avalie as afirmações a seguir.

I. O encaminhamento dessa gestante ao pré-natal de alto risco é indicado, visto que a adolescente está com mais de 26 semanas de gestação, apresentando sinais de sífilis terciária ou latente (1 ano ou mais de evolução ou duração ignorada) e que o teste rápido de sífilis foi reagente.

II. A oferta dos testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis para a gestante e o parceiro na primeira consulta de pré-natal é protocolo independentemente do histórico de uso de drogas e da multiplicidade de parceiros.

III. A mulher tratada em decorrência de sífilis durante a gestação ou no momento do parto deve ser acompanhada com VDRL no pós-parto, em intervalos trimestrais. A negativação do teste indica alta ambulatorial, o que geralmente acontece no primeiro ano.

IV. A instituição de tratamento com penicilina é dispensada, pois a gestante não está no primeiro trimestre da gestação, período em que ocorre a transmissão vertical da sífilis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O monitoramento dos processos de esterilização de materiais é responsabilidade direta do enfermeiro que gerencia a Central de Material e Esterilização (CME), caracterizando-se como uma das principais formas de controle de qualidade nos serviços de saúde. Esses processos são realizados por meio da avaliação de parâmetros críticos que compreendem aspectos mecânicos, químicos e microbiológicos.

Considerando os métodos e indicadores utilizados no monitoramento químico (de acordo com a classificação padrão da ANSI/AAMI/ISO 11140-1) e microbiológico que garantem a qualidade do processamento de materiais reutilizáveis na unidade de CME, avalie as afirmações a seguir.

I. O monitoramento químico é realizado por indicadores e integradores químicos disponíveis em forma de tiras de papel ou outro suporte que, impregnados com tinta termocrômica, sofrem reação de termorreação em função da mudança de ambiente térmico, apresentando mudança de cor após o ciclo de esterilização.

II. O teste de Bowie & Dick, indicador químico de classe 2, possui como principal finalidade a detecção de falhas na remoção do ar na câmara interna dos esterilizadores a vapor com sistema de pré-vácuo e dos esterilizadores com sistema gravitacional permitindo o contato do vapor com os itens a serem esterilizados.

III. Os indicadores químicos de classe 6, também chamados de indicadores emuladores ou simuladores, são designados a reagir a todos os parâmetros críticos de um ciclo específico de esterilização, devendo chegar ao seu end point somente após 94% do ciclo que eles foram projetados para atingir.

IV. Os indicadores microbiológicos são caracterizados por uma preparação padronizada de esporos bacterianos projetados para produzir suspensões com 105 a 106 esporos por unidade de papel filtro. As espécies bacterianas usadas nestes indicadores diferem conforme o processo de esterilização.

V. Os indicadores de segunda geração são autocontidos, nos quais a tira ou o disco com esporos é acondicionado em uma ampola separada do meio de cultura. Após a esterilização, a ampola é quebrada e entra em contato com os esporos. Em seguida, o indicador passa por uma primeira leitura, depois de 24 horas de incubação, e por uma segunda leitura, definitiva, depois de 48 horas de incubação a temperaturas de 27 °C a 56 °C, dependendo da indicação do indicador biológico.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) I, III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: A gravidez na adolescência é considerada problema de saúde pública a ser abordado de maneira abrangente. O diagnóstico, o manejo clínico precoce, a condução da gestação, o acompanhamento no puerpério, o estímulo à amamentação e o controle nutricional devem ser realizados por equipe multidisciplinar, pois são relevantes para a garantia do bem-estar físico, psicológico e social dessas mães adolescentes, dos parceiros, dos filhos e dos familiares.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde.
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cuidando de
adolescentes: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva.
Brasília, 2016 (adaptado).

Considerando as ações de educação sexual e reprodutiva no âmbito da Estratégia Saúde da Família, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O enfermeiro deve orientar as adolescentes sobre métodos contraceptivos no puerpério, reforçando as orientações acerca do uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, na seguinte ordem de escolha: DIU, hormonal oral simples, hormonal oral combinado e hormonal injetável, dependendo das particularidades.

PORQUE

II. Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante realizar o planejamento reprodutivo por meio de ações educativas que proporcionem decisões esclarecidas e informadas acerca da postergação da próxima gravidez, que deve ocorrer dentro de um intervalo intergestacional adequado e estar de acordo com a fase de aleitamento, os projetos de vida e o atual modo de vida da adolescente e do parceiro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: As Redes de Atenção à Saúde (RASs) no Sistema Único de Saúde (SUS) propõem a organização de serviços de saúde de maneira a priorizar a regionalização e ampliar o acesso. A Atenção Primária à Saúde é coordenadora dessas redes, voltando-se para uma população adscrita, propondo sua participação na governança da Rede e corresponsabilizando o sujeito pela própria saúde, aproximando-o das noções de participação popular e controle social.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília:
Organização Pan-Americana da Saúde, 2011 (adaptado).
Considerando o papel do controle social nas de
RASs, assinale a opção correta.

A) O controle social nas RASs deve ser garantido exclusivamente por meio da participação dos cidadãos na avaliação dos serviços que compõem as RASs, na pactuação destes serviços na região de saúde e na gestão do cuidado.

B) O controle social nas RASs deve ser garantido exclusivamente por meio da participação dos cidadãos nas ações que envolvem o cuidado direto dos indivíduos, considerando sua autonomia e protagonismo no processo de assistência.

C) O controle social nas RASs deve ser garantido exclusivamente por meio da participação dos cidadãos na avaliação da Atenção Primária à Saúde que coordena e orienta as RASs.

D) O controle social nas RASs deve ser garantido exclusivamente por meio da participação dos cidadãos na avaliação da Atenção Primária à Saúde durante o ano e na realização da Conferência de Saúde.

E) O controle social nas RASs deve ser garantido por meio da participação dos cidadãos na realização das Conferências de Saúde a cada dois anos, único dispositivo de avaliação e controle, considerando a produção da Rede.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: A enfermeira gestora de uma unidade de clínica médica tem enfrentado a seguinte situação com a equipe de enfermagem: um enfermeiro assistencial não tem cumprido as regras institucionais, apresentando faltas injustificadas e constantes atrasos no plantão.

Esse fato levou a outra enfermeira assistencial a ter que assumir as obrigações do colega, o que gerou um conflito nas relações de trabalho, com trocas de falas agressivas, além de reclamações de outros profissionais. Acrescenta-se ao caso o fato do enfermeiro assistencial ser parente da enfermeira gestora. Diante das circunstâncias, cabe à enfermeira gestora mediar esse conflito.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A enfermeira gestora deve alertar a equipe sobre os prejuízos que podem resultar da pluralidade de ideias para que não haja descompromisso com os objetivos do trabalho da equipe.

PORQUE

II. A resolução de conflitos no cotidiano das organizações requer uma condução imparcial, flexível, confidencial e participativa, de forma que as mudanças de atitude sejam efetivas na prática.

A) respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 17 trata especificamente da ergonomia e objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho com fito de favorecer a saúde do trabalhador.

Os riscos ergonômicos, tais como trabalho em pé por longos períodos e sem descanso, levantamento de sobrecarga de peso e esforços repetitivos podem acarretar diversas doenças ocupacionais. Assim, os parâmetros estabelecidos na NR 17 visam ao conforto e ao aumento do desempenho dos trabalhadores, evitando lesões/doenças decorrentes do trabalho.

Em relação à NR 17, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para os trabalhadores que desenvolvem atividades em pé por longos períodos deve ser permitida a saída do setor por 30 minutos para descanso e disponibilizados assentos para utilização nos períodos de intervalo.

PORQUE

II. Avaliar as condições laborais que envolvem o transporte e a descarga de materiais, mobiliário e equipamentos, bem como a própria organização do trabalho, possibilita implementar ações promotoras de conforto, segurança e desempenho eficiente do trabalho.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Uma mulher de 89 anos de idade, internada há 10 dias em uma unidade de clínica médica e em uso de múltiplos medicamentos prescritos, caiu do leito na noite passada. Segundo relato da equipe, a idosa apresentava-se desorientada, e a queda ocorreu quando ela tentou levantar-se. Após realizado raio X, foi constatada fratura do fêmur direito.

No momento, a paciente está com tração esquelética, aguardando cirurgia. O membro inferior direito permanece aquecido, com boa perfusão periférica. Considerando o caso descrito e o protocolo de prevenção de quedas do Ministério da Saúde de 2013, avalie as afirmações a seguir.

I. Os principais fatores de risco para quedas, relacionados aos indivíduos, no ambiente hospitalar apresentados no caso acima são: idade avançada, história recente de queda, redução da mobilidade, uso de medicamentos e hipotensão postural.

II. Entre as intervenções com multicomponentes para prevenção de quedas estão: avaliação do risco de queda por meio da identificação do paciente com risco por meio da sinalização à beira do leito ou de pulseira; revisão periódica da medicação; atenção aos calçados utilizados; educação em saúde do paciente e dos profissionais; revisão da ocorrência de quedas para identificação de suas possíveis causas.

III. O indivíduo acamado, restrito ao leito, completamente dependente da ajuda de terceiros, com ou sem fatores de risco é considerado um paciente com baixo risco de quedas.

IV. A adoção de medidas gerais de prevenção de quedas em ambiente hospitalar deve estar voltada para os indivíduos fisicamente debilitados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: A educação permanente em saúde precisa ser compreendida tanto quanto prática de ensino-aprendizagem quanto política de educação em saúde. Assim, a educação permanente como educação transformadora deve basear-se no intercâmbio de saberes e experiências e buscar implementar as mudanças possíveis ou necessárias em cada realidade específica.
CECCIM; R. B.; FERLA, A. A. Educação permanente em saúde.
Dicionário de Educação Profissional em Saúde.
Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009 (adaptado).

Considerando as informações acerca da educação permanente em saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A educação permanente em saúde é considerada eficiente quando realizada por meio de metodologias problematizadoras que permitam o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e transformadora.

PORQUE

II. O uso de metodologias ativas no processo formativo valoriza os conhecimentos apresentados pelos trabalhadores, possibilitando a assimilação de informações mais atualizadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Durante a reunião de equipe de uma Unidade de Saúde da Família, com a presença de dois profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), a Agente Comunitária de Saúde (ACS) apresentou o caso de um adolescente de 15 anos de idade que havia deixado de frequentar a escola e estava pedindo dinheiro no semáforo para, segundo ele, alimentar a família.

De acordo com o relato da ACS, o adolescente tinha quatro irmãos mais novos e a mãe, usuária de crack e álcool, estava desempregada. Além disso, o pai dele encontrava-se encarcerado.

Considerando a proposta de construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para o caso apresentado, assinale a opção correta.

A) A reavaliação deve ser realizada mensalmente com todos os integrantes da equipe e, a cada dois meses, com a participação da mãe do adolescente.

B) A definição de metas prevê as ações que serão desenvolvidas pelos profissionais da equipe de saúde sem a presença do adolescente.

C) O acompanhamento dessa família deverá ser realizado pelo serviço de saúde mental, pois tal acompanhamento extrapola as competências das equipes de Saúde da Família e do NASF.

D) O diagnóstico situacional deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social que possibilite chegar a uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do adolescente.

E) A divisão de responsabilidade deve estar prevista no genograma e no ecomapa da família, sendo negociadas com o sujeito e pelo membro da equipe que assumir a gerência da unidade.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para atender um adulto, vítima de acidente automobilístico em área urbana com tráfego intenso.

O atendimento para vítimas de traumas deverá estar pautado nas recomendações do Ministério da Saúde, fundamentadas nos protocolos de atendimento da American Heart Association. Portanto, é essencial que o profissional conduza a avaliação das vítimas de forma ordenada, sistemática e assertiva, considerando as prioridades de atendimento.

Quanto ao estado da vítima, o enfermeiro, primeiro profissional a chegar no local em uma motocicletaambulância, identificou que se tratava de um adulto jovem, que estava inconsciente e não apresentava sangramento aparente.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel
de Urgência. 2 ed. Brasília, 2016 (adaptado). American Heart Association. Disponível em: <https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2018/10/2018-Focused-Updates_Highlights_PTBR.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

Considerando o caso apresentado, assinale a opção correta acerca da sequência de avaliação da vítima.

A) Avaliar expansão torácica e respiratória; presença de pulso radial; permeabilidade de via aérea; estado ventilatório e neurológico.

B) Avaliar responsividade do paciente; permeabilidade de via aérea; expansão torácica; pulsação e circulação; estado neurológico; exposição da vítima.

C) Avaliar responsividade do paciente; pulsação e circulação; estado neurológico; expansão torácica; exposição da vítima.

D) Avaliar nível de resposta do paciente em cada respiração e sua expansão torácica; estado geral da vítima inconsciente; transferir o paciente imediatamente para o hospital.

E) Avaliar pulsação e circulação; expansão torácica; estado neurológico; responsividade do paciente; exposição da vítima.

GABARITO.

QUESTÃO 26
TEXTO I

Desde 2017, a Organização Mundial da Saúde identificou elevado número de casos de sarampo em 170 países, sendo que, em 2018, foram confirmados 82 596 casos somente na Europa, com 72 fatalidades. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de país livre da doença, porém, perdeu a certificação em 2018, após serem registrados 10 262 casos, sobretudo na região Norte. Em 2019, de acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 561 casos de sarampo entre os meses de janeiro a julho.

A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenção de doenças como o sarampo. A instituição do Plano de Eliminação do Sarampo ocorreu em 1992, mas a segunda dose da tríplice viral foi instituída a partir de junho de 2004. Em 2013, a vacina tetraviral foi introduzida no Calendário Básico de Vacinação da Criança, que também combate a varicela. O gráfico a seguir apresenta a cobertura vacinal do sarampo no Brasil, de 2015 a 2018, através da porcentagem anual de aplicação das duas doses da tríplice viral.

cobertura vacinal
Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/desenhamos
-fatos-sobre-o-surto-de-sarampo-no-brasil>.
Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Ao perder a certificação de país livre do sarampo em 2018, o Ministério da Saúde estabeleceu um conjunto de medidas de prevenção e controle, com ampliação das estratégias de adesão da população à imunização e apoio na investigação e no manejo dos casos da doença.

O objetivo é aumentar as taxas de cobertura vacinal (95%) para os índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde mediante avaliação e atualização da situação vacinal dos brasileiros.

coberturas vacinais recomendadas acima de 95
Disponível em: < http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45304
-acoes-contra-surto-buscam-garantir-recertificacao-de-pais-livredo-sarampo>.
Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Considerando os textos e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. No calendário vacinal brasileiro, a recomendação é de que as crianças recebam a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 6 meses de idade e a tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 12 meses de idade.

II. As epidemias são recorrentes em países desenvolvidos em virtude, dentre outros fatores, do movimento anti-vacina que está em crescimento nos países em desenvolvimento devido a divulgação de informações falsas sobre as vacinas.

III. A instituição do Plano de Eliminação do Sarampo em 1992, da segunda dose da tríplice viral em 2004 e da tetraviral em 2013 explica que as campanhas de vacinação atuais estão focando nos jovens entre 15 e 29 anos, pois eles nasceram quando a segunda dose da tríplice viral ainda não havia sido instituída.

IV. Além dos fluxos migratórios, um fator agravante para a ocorrência de surtos é o fato do país possuir cobertura vacinal da tríplice viral menor do que a recomendação internacional, que é de 95%.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva a promoção, prevenção, proteção e detecção precoce de alterações que possam indicar anormalidades.

Nos primeiros meses de vida, a presença, a intensidade e a simetria dos reflexos primitivos podem ser utilizados para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas.

Após esse período, a criança perde alguns desses reflexos e os substitui por funções cerebrais mais complexas. Com o progredir do desenvolvimento, as ações involuntárias/reflexas dão lugar às ações voluntárias.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília, 2012 (adaptado).

Considerando os marcos do desenvolvimento neuromotor nos primeiros anos de vida, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos primeiros 15 dias de vida, deve-se avaliar os reflexos primitivos considerando o predomínio do tônus flexor, a assimetria postural, o reflexo de Moro e a preensão reflexa.

II. No desenvolvimento motor grosso da criança de 5 meses, deve-se considerar se ela já engatinha, senta-se sem apoio e se apresenta preensão voluntária das mãos.

III. No desenvolvimento motor fino da criança de 12 meses, deve-se observar se ela já apresenta o movimento de pinça refinado.

IV. Na avaliação do desenvolvimento de uma criança de 1 ano e 6 meses a 2 anos de idade, espera-se que ela já ande sem apoio, corra e suba degraus.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: O suicídio é um problema de saúde pública e sua complexidade envolve fatores de risco e fatores de proteção. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o suicídio são: transtornos mentais, como esquizofrenia e transtornos de humor; uso problemático de álcool e outras drogas; tentativas prévias de suicídio; doenças orgânicas crônicas e com estigma social; e fatores sociodemográficos e ambientais.

A avaliação do risco de suicídio segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e envolve a estratificação em risco baixo, médio e alto. Além do profissional de enfermagem, outros profissionais de saúde também devem realizar essa avaliação nos diferentes níveis de atenção à saúde, o que é determinante para reduzir os índices de morte autoprovocada.
BRASIL. Prevenção de suicídio: manual dirigido a profissionais da saúde da atenção básica.
Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).

Considerando a avaliação do risco de suicídio, avalie as afirmações a seguir.

I. É indispensável que o Estado institua políticas públicas que promovam apoio psicossocial voltado às especificidades de pessoas do gênero feminino, pois as mulheres morrem mais do que homens por suicídio.

II. Situações/sintomas como perda recente do emprego, anedonia, humor deprimido e isolamento social, sem pensamento de morte, mas com tentativa prévia de suicídio, são consideradas, na avaliação do risco de suicídio, como médio risco.

III. Determinadas características pessoais (etnia, idade, sexo) e aspectos biográficos (emprego e renda, escolaridade, vivência recente de morte de entes queridos) podem representar fatores de risco para o comportamento suicida.

IV. Em uma tentativa de suicídio por ingesta de medicamentos, a equipe de enfermagem deve: chamar/contatar familiar ou outra pessoa que possa monitorar e oferecer apoio ao indivíduo; propor medidas que previnam novas tentativas de suicídio; pactuar encaminhamento para acompanhamento; e certificar-se de que a notificação obrigatória foi realizada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: Uma menina de 4 anos de idade foi admitida em uma unidade pediátrica para realização de apendicectomia. O enfermeiro do centro cirúrgico realizou a visita pré-operatória para identificar e avaliar a criança e preencheu o instrumento de Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP).

No que se refere à aplicação da SAEP e do protocolo de cirurgia segura, assinale a opção correta.

A) Os cuidados de enfermagem no pré-operatório envolvem a orientação da criança e dos pais sobre o procedimento cirúrgico, punção de acesso venoso calibroso e comunicação à enfermeira da unidade pediátrica em caso de temperatura axilar maior que 38 °C.

B) Os cuidados de enfermagem no pré-operatório envolvem a orientação da criança e dos pais sobre o procedimento cirúrgico, punção de acesso venoso calibroso e administração de antimicrobiano profilático.

C) Os cuidados de enfermagem no pré-operatório envolvem a comunicação à enfermeira da unidade pediátrica sobre dor, punção de acesso venoso calibroso e administração de antimicrobiano e antitérmico profiláticos.

D) Os cuidados de enfermagem no transoperatório envolvem a comunicação à enfermeira da unidade pediátrica sobre dor, punção de acesso venoso calibroso e em caso de temperatura axilar maior que 38 °C.

E) Os cuidados de enfermagem no transoperatório envolvem a avaliação da dor pela enfermeira da unidade pediátrica, punção de acesso venoso calibroso e administração de antimicrobiano profilático.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Um homem de 70 anos de idade deu entrada na unidade de internação cirúrgica há 3 dias após ter sido submetido a laparotomia exploratória emergencial, com incisão cirúrgica realizada na região abdominal mediana. Devido ao processo de internação, o paciente está em repouso no leito desde o procedimento cirúrgico, em uso de cateter enteral, cateter vesical de demora e cateter venoso central.

A ferida operatória apresenta sinais flogísticos e drenagem purulenta em média quantidade em curativo secundário. Durante o exame físico, a enfermeira identificou edema e calor no membro inferior direito, alertando a equipe médica para um possível diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP).

Em relação aos três fatores de risco para TVP, assinale a opção correta.

A) Procedimento cirúrgico; cateter vesical de demora; cateter enteral.

B) Cateter vesical de demora; procedimento cirúrgico; repouso no leito.

C) Repouso no leito; cateter enteral; sinais flogísticos da ferida operatória.

D) Idade; cateter central; sinais flogísticos da ferida operatória.

E) Processo cirúrgico; cateter venoso central; repouso no leito.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: Uma criança de 3 anos de idade foi levada ao hospital de sua cidade com sinais de alergia. A pediatra que fez o atendimento prescreveu 3,5 mg de adrenalina. Segundo a mãe da criança, o enfermeiro demonstrou estranheza à dosagem prescrita, mas, mesmo assim, administrou a medicação conforme prescrito.

A criança começou a passar mal poucos minutos após a aplicação de adrenalina, foi entubada e, em seguida, transferida para o Centro de Terapia Intensiva de outro hospital. Dois dias após a sua internação, a criança teve cinco paradas cardíacas e faleceu. A secretaria de saúde da cidade abriu sindicância para investigar o caso e avaliar a conduta dos profissionais responsáveis pela prescrição e pela administração do medicamento.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Do ponto de vista ético, espera-se que o enfermeiro utilize sua criatividade e seu conhecimento para gerenciar as ações assistenciais, tomar decisões e adequar os recursos humanos e materiais de que dispõe, assegurando a qualidade da assistência.

II. O enfermeiro responsável pela administração do medicamento prescrito agiu com imprudência, pois aplicou o medicamento mesmo conhecendo os possíveis danos para o paciente.

III. A pediatra responsável pela prescrição agiu com negligência, pois a sua conduta demonstrou incapacidade técnica e inabilidade na prática profissional.

IV. A equipe de enfermagem constitui importante elo do processo de administração de medicamento e seus atos podem marcar a transição de um erro previsível para um erro real, como evidenciado no caso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
TEXTO I

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados em 2015 pela Organização das Nações Unidas como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Trata-se de uma agenda de ação até 2030, com 17 objetivos e 169 metas construídas sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de 2000 a 2015.

O Brasil atingiu uma de suas metas do ODM 4 das Nações Unidas, por ter reduzido em dois terços os indicadores de mortalidade de crianças com até 5 anos de idade. O sucesso deveu-se, entre outras iniciativas, à ampliação das coberturas da atenção básica, principalmente por meio da Estratégia Saúde da Família. O trabalho conjugado com estados e prefeituras foi determinante para alcançar os resultados.
Disponível em: <http://www.portalfederativo.gov.br/noticias/destaques/meta-da-onu-de-reduzir
-a-mortalidade-infantil-e-superada-emniveis-nacional-e-municipais> Acesso em: 31 jul. 2019 (adaptado).

Os gráficos a seguir se referem à mortalidade infantil (abaixo de 5 anos de idade) em diferentes regiões do Brasil, de 2010 a 2016.

Os gráficos a seguir se referem à mortalidade infantil (abaixo de 5 anos de idade) em diferentes regiões do Brasil, de 2010 a 2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas. Brasília, 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Considerando as informações dos textos e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. No período de 2010 a 2015, o Brasil registrou um declínio nas taxas de mortalidade neonatal precoce e pós-neonatal, com os maiores índices nas regiões Norte e Nordeste.

II. Entre 2015 e 2016, houve aumento nos seguintes componentes da mortalidade infantil: neonatal precoce, neonatal tardia e pós-neonatal em todas as regiões, exceto nas Regiões Norte e Sul.

III. O componente neonatal é o indicador mais sensível a ações governamentais voltadas para o ambiente socioeconômico e a intersetorialidade. Dessa maneira, a melhoria no saneamento básico, na distribuição de renda e na oferta dos serviços médicos tem maior impacto na redução desse componente.

IV. A mortalidade pós-neonatal é sensível a fatores endógenos e biológicos relacionados à gestação e ao parto, bem como à assistência de qualidade ao pré-natal, parto e puerpério. Sua redução envolve maior complexidade e custo.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: A tecnologia pode ser classificada tanto como um saber quanto por seus desdobramentos materiais e não materiais na produção dos serviços de saúde.

As práticas do trabalho devem incluir as diversas tecnologias em adequação às necessidades de saúde, que são as ações e os serviços dos quais as pessoas precisam para ter melhores condições de vida. As tecnologias materiais podem ser classificadas como leves, leve-duras e duras.

As tecnologias leves não são tangíveis, as duras são tangíveis e as leve-duras são um misto dessas duas. Todas tratam a tecnologia de forma abrangente, mediante análise de todo o processo produtivo até o produto final.
MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2005 (adaptado).
Quanto ao uso de tecnologias no processo de trabalho do enfermeiro, avalie as afirmações a seguir.

I. As tecnologias duras englobam os recursos materiais utilizados no ato do cuidado em saúde.

II. O pensamento crítico é um instrumento de tecnologia dura, o qual subsidia a prática do enfermeiro na utilização do processo de enfermagem.

III. As tecnologias leves integram o ato de cuidar em si, estando relacionadas às diferentes formas de interação com a pessoa.

IV. A humanização do atendimento, como tecnologia leve, é uma forma de gerenciamento do trabalho nas relações interpessoais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Um jovem que durante os últimos três anos de sua vida trabalhou em uma empresa de fruticultura situada no Ceará desenvolveu uma doença hepática que o levou a óbito aos 31 anos de idade. O laudo emitido por pesquisadores de uma faculdade apontou para hepatopatia grave de provável etiologia induzida por substâncias tóxicas (agrotóxicos) como a causa mortis.

A tarefa do trabalhador consistia em atender às requisições de fertilizantes e agrotóxicos. Ele separava os produtos de acordo com a especificação e a quantidade indicadas na guia, para repassá-los ao setor de mistura. Os produtos manipulados apresentavam-se nas formas líquida, gasosa ou em pó. Os líquidos eram retirados de bombonas equipadas com torneiras; os sólidos eram pesados; e o gás estava armazenado em cilindros que eram atrelados em trator.

Suas tarefas também envolviam guardar no estoque o restante do produto cuja embalagem foi aberta e não totalmente utilizada, assim como receber devolução de produtos liberados e não utilizados. O exercício de sua tarefa exigia o trânsito através do galpão, passando inclusive pelo setor de mistura, onde a contaminação do ar era maior.
RIGOTTO, R. M.; AGUIAR, A. C. P. Por que morreu VMS?
Sentinelas do desenvolvimento sob o enfoque socioambiental crítico da
determinação social da saúde. Saúde Debate, v. 41, n. 112, 2017 (adaptado).

Considerando o caso apresentado e as atribuições da vigilância em saúde ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I. A saúde ambiental estuda conflitos ecológicos distributivos e lança luz sobre as desigualdades e injustiças ambientais produzidas por assimetrias de poder entre os agentes econômicos e os povos afetados pela expansão agrícola, pelas mineradoras e por obras de infraestrutura em seus espaços de vida e reprodução social.

II. A anamnese e o exame físico de paciente com diagnóstico de hepatite tóxica ocupacional revelam dano hepático após a exposição ao agente químico e icterícia.

III. O risco à saúde por exposição a agrotóxicos no espaço de trabalho e de moradia consiste em situação denominada de injustiça ambiental.

IV. A área responsável pelos procedimentos de vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados à exposição de populações vulneráveis a agrotóxicos é a vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes físicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: A Prática Baseada em Evidência (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica à experiência clínica e à escolha do paciente.

Diversos autores enfatizam que a PBE é importante para fundamentar a prática profissional e destacam ser essencial sua implementação para o alcance da eficácia, da confiabilidade e da segurança nas práticas em saúde.

Os serviços de saúde têm cada vez mais reconhecido a necessidade de realizar a PBE. Entretanto, a sua implementação não envolve apenas os atributos pessoais, mas também fatores relacionados ao contexto da organização, como cultura, responsabilidade, carga de trabalho e recursos disponíveis, devendo ser aplicada de maneira sistemática.
BARRÍA, R.M. Implementing evidence-based practice: a challenge for the nursing practice.
Investimento Educacional na Enfermagem, v. 32, n. 2, 2014 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta acerca dos passos para sistematização da PBE.

A) Transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; avaliação da validade, do impacto e da aplicabilidade da informação; integração da evidência com a experiência clínica e as características do paciente; e avaliação dos resultados obtidos.

B) Transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; valorização do discernimento e da especialização do enfermeiro; busca de evidência de pesquisa válida e relevante; atenção às preferências e circunstâncias do paciente; e aplicação dos recursos disponíveis.

C) Atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; verificação do impacto e da aplicabilidade da informação; integração da evidência com a experiência clínica; e levantamento das características do paciente.

D) Atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; e verificação do impacto e da aplicabilidade da informação.

E) Discernimento e especialização do enfermeiro; busca de evidência de pesquisa válida e relevante; atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; e avaliação dos resultados obtidos.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,3,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,22193,adsa,419,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,15,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,235,atividade biologia,7,atividade ciências,61,atividade de português,44,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,4,atividade fundamental,11,atividade geografia,4,atividade história,77,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,20,atividade quimica,4,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,57,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,3,cederj,3,cefetba,40,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,5,ciencias,70,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,4,comercio exterior,1,concurso,227,conhecimento específico,3,conscam,45,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,325,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,53,educação física,7,educação infantil,241,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,2,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,151,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,40,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,4,famerp,3,farmacia,1,fasa,9,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,52,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,63,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,172,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmt,132,ifpe,66,ifpi,2,ifsul,58,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,49,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,22,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,98,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,130,praticapsi,2,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,222,provas cfc,4,provas concurso,46,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,118,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,110,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,64,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,88,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,669,questão de biomedicina,55,questão de ciências,573,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3020,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,338,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,718,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,541,questão de história,1166,questão de informática,70,questão de inglês,701,questão de legislação,188,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,287,questão de matemática,1472,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2058,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,660,questão de raciocínio lógico,91,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,10123,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,194,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,27,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,200,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmt,55,questão ifpi,178,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,19233,quimica,53,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,72,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,RH Insight,2,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,73,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,506,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-9FRDo-LQw6w/XjLWvIKjtoI/AAAAAAACbe8/eZn5DGjn9FMeLyIaA446AmuPtQR2RFdIwCLcBGAsYHQ/s1600/prova-do-enade-2019-enfermagem-com-gabarito.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-9FRDo-LQw6w/XjLWvIKjtoI/AAAAAAACbe8/eZn5DGjn9FMeLyIaA446AmuPtQR2RFdIwCLcBGAsYHQ/s72-c/prova-do-enade-2019-enfermagem-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-do-enade-2019-enfermagem-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-do-enade-2019-enfermagem-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo