ENADE 2019: Vinhaça, vinhoto, restilo ou garapão é um resíduo líquido proveniente da destilação do vinho

ENADE 2019: Vinhaça, vinhoto, restilo ou garapão é um resíduo líquido proveniente da destilação do vinho, produto da fermentação alcoólica d...
ENADE 2019: Vinhaça, vinhoto, restilo ou garapão é um resíduo líquido proveniente da destilação do vinho, produto da fermentação alcoólica do caldo de cana-de-açúcar, do melaço ou da mistura de caldo de cana e melaço para obtenção de álcool. Caracteriza-se por alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pois apresenta em sua constituição vários elementos químicos provenientes do solo que foram absorvidos pela cana.

Entre eles, encontra-se a vinhaça, que é rica em potássio e enxofre e apresenta quantidades consideráveis de fósforo, nitrogênio, cálcio e magnésio, além dos micronutrientes. Para cada litro de etanol produzido, são gerados de 10 a 15 litros de vinhaça.

A principal destinação da vinhaça é a utilização como fertilizante agrícola, devido à sua natureza orgânica e à ausência de contaminantes e de compostos indesejáveis. Entretanto, seu uso em excesso pode causar efeitos negativos ao solo onde é aplicada, devido ao pH muito ácido.
CORTEZ, L. A. B. Bioetanol de cana de açúcar: P&D para produtividade
e sustentabilidade. São Paulo: Blucher, 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A vinhaça possui baixo teor de sólidos.

II. A estabilização da vinhaça é realizada pela desidratação do vinhoto com o auxílio do calor gerado durante o processo de fabricação do etanol, recuperando a água evaporada.

III. O processo de estabilização da vinhaça dispensa investimentos elevados, diminuindo o custo operacional.

IV. O tratamento da vinhaça para geração de energia por meio do emprego de biodigestores reduz o seu potencial poluidor e o volume de resíduo inicial produzido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Na ciência e tecnologia de carnes, o ultrassom tem sido estudado quanto à sua capacidade de melhorar a maciez da carne por mecanismos de cavitação

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Mudanças de hábitos alimentares decorrentes de alterações do estilo de vida têm levado a um aumento considerável na oferta de alimentos pré-preparados e conservados, o que, associado às exigências dos modernos sistemas de distribuição, tem favorecido o aparecimento de novas embalagens.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo