Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacio...
prova-do-enade-2019-engenharia-de-alimentos-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Engenharia de Alimentos

QUESTÃO 09
ENADE 2019: No projeto de uma instalação industrial de sucos clarificados de frutas, foi calculada a necessidade de 25 m de carga de pressão para o transporte de 40 m³/h deste fluido.

As figuras a seguir apresentam curvas características de uma bomba centrífuga a 50 Hz.

Figura 1 - NPSHr (m) em função da vazão


Figura 2 - Potência em função da vazão

Figura 2 - Potência em função da vazão
Disponível em: <https://www.alfalaval.com>.
Acesso em: 21 jun. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que corresponde à escolha correta da bomba para o processo apresentado.

A) Diâmetro do rotor de 160 mm, potência de 2,5 kW e NPSHr do sistema superior a 1,5 m.

B) Diâmetro do rotor de 120 mm, potência de 2,5 kW e NPSHr do sistema superior a 1,0 m.

C) Diâmetro do rotor de 165 mm, potência de 5,0 kW e NPSHr do sistema superior a 5,0 m.

D) Diâmetro do rotor de 160 mm, potência de 5,0 kW e NPSHr do sistema superior a 5,5 m.

E) Diâmetro do rotor de 165 mm, potência de 5,5 kW e NPSHr do sistema superior a 5,5 m.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A qualidade do iogurte é importante na sua aceitação, que é influenciada principalmente por sua consistência e viscosidade.

Para se aumentar a viscosidade do produto, a prática mais utilizada nas indústrias é o aumento do teor de sólidos pela adição de leite, ou soro de leite, em pó.

Porém, também podem ser adicionados espessantes, que deixam a textura mais firme, diminuindo a sinerese e aumentando a aceitabilidade do iogurte.
MATHIAS, T. S. et al. Avaliação do comportamento reológico de diferentes
iogurtes comerciais. Brazilian Journal of Food Technology,
v. 16, p.12-20, Campinas, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O objetivo dos estudos reológicos é verificar o comportamento estrutural dos alimentos frente aos possíveis processamentos, permitindo o dimensionamento correto de bombas, tubulações, trocadores de calor, operações de agitação e envase, sem afetar a qualidade do produto final.

II. Estudos reológicos geralmente envolvem relações entre taxa de cisalhamento e tensão de cisalhamento.

III. O teor de sólidos é um dos fatores que podem afetar a reologia do iogurte.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: A fim de reduzir problemas de processamento e estocagem, uma fábrica de guaraná em pó realizou experimentos para a construção de isotermas de adsorção de umidade do seu produto.

As isotermas de adsorção e dessorção podem auxiliar na predição do tempo de secagem, da vidade-prateleira em uma determinada embalagem e dos requisitos básicos necessários para que se possa embalar e caracterizar um produto, no equilíbrio, quando ele é constituído por componentes de atividades de água (aw) diferentes.

Os efeitos da atividade de água em um alimento estão relacionados à alteração de sua aparência e textura, às reações químicas e enzimáticas e ao crescimento de microrganismos.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O modelo de Guggeheim, Anderson e De Boer (GAB) é um modelo de três parâmetros e é considerado o que melhor ajusta os dados da maioria dos produtos alimentícios.

PORQUE

II. O modelo de GAB é uma generalização da equação de Brunauer, Emmett e Teller (BET) que considera as modificações do comportamento da água quando adsorvida, resultantes da sua interação com o sólido adsorvente, e inclui a formação de múltiplas camadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Um dos processos biotecnológicos mais antigos é o da produção de pães, cuja sequência de eventos inclui a adição do fermento biológico à farinha de trigo e posterior adição de água.

Num processo de produção industrial de pães, esses ingredientes são misturados na masseira e seguem para posterior descanso. Durante a fase de formação da massa, o amido da farinha de trigo sofre hidrólise e gera um carboidrato simples, o qual é consumido pelo agente de fermentação e, como resultado do metabolismo, observa-se a produção de um gás, responsável pela expansão da massa.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que apresenta o produto de hidrólise, o agente de fermentação e os produtos gerados nesse processo.

A) O amido é hidrolisado até glicose que é consumida por leveduras, as quais produzem ácido lático e etanol.

B) O amido é hidrolisado até glicose que é consumida por leveduras, as quais produzem gás carbônico e etanol.

C) O amido é hidrolisado até glicose que é consumida por bactérias, as quais produzem ácido lático e gás carbônico.

D) O amido é hidrolisado até sacarose que é consumida por bactérias, as quais produzem gás carbônico e etanol.

E) O amido é hidrolisado até sacarose que é consumida por leveduras, as quais produzem gás carbônico e etanol.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Um secador é alimentado com um arranjo de 10 bandejas, cada uma das quais contendo 35 kg de um alimento com 40% de umidade a 20 °C.

No secador, uma vazão de 1 000 kg/h de ar a 70 °C (com bulbo úmido de 30 °C) passa tangenciando cada bandeja, com área transversal livre de 0,080 m2 entre as bandejas e escoando tangencialmente à superfície do alimento (área de 0,60 m x 1,20 m).

Sabe-se que grande parte da água do alimento comporta-se como água pura entre 40% e 20% de umidade (em base úmida). O processo ocorre em um período de secagem à taxa constante.

Com base nas informações acima, assinale a opção que apresenta a temperatura da superfície do produto durante o período de secagem à taxa constante.

A) 20 °C.
B) 30 °C.
C) 45 °C.
D) 70 °C.
E) 90 °C.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Na produção de uma geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcares, foram utilizados os seguintes ingredientes: polpa de amora, de framboesa e de morango, ácido cítrico, pectina com baixo teor de metoxilas (BTM), sorbitol e sucralose.

O processo de fabricação foi adequado, seguindo as mesmas condições e os mesmos parâmetros de outros sabores dietéticos produzidos pela empresa. Porém, o produto final não gelificou. Verificou-se que o pH do produto estava em 4,0.

Assinale a opção que explica a não gelificação da mistura.

A) A pectina BTM atua em pH na faixa de 2,8 a 3,5.

B) A pectina foi inativada na presença do ácido cítrico.

C) O pH final estava ácido para atuação da pectina BTM.

D) Deveria ter sido utilizada uma pectina de alto teor de metoxilas (ATM).

E) A pectina BTM necessita da presença de íons bivalentes para a formação de ligações cruzadas entre as moléculas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Uma indústria alimentícia está desenvolvendo um produto enlatado à base de frango com palmito para ser utilizado como recheio de tortas ou pastéis.

Considerando que o pH desse produto é superior a 4,5 e que ele é submetido ao processo de esterilização, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de esterilização não garante a destruição dos microrganismos que possam estar presentes no meio.

II. O tratamento térmico do produto em questão não é suficiente para destruição do Clostridrium botulinum, fazendo-se necessária a adição de ácidos para reduzir o pH.

III. O tratamento térmico do produto em questão não é suficiente para destruição do Clostridrium botulinum, fazendo-se necessária a adição de nitritos/nitratos.

IV. Na determinação da curva de destruição térmica para o produto em questão, o binônimo tempo/temperatura deve ser calculado visando a destruir esporos de bactérias termorresistentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.
B) IV.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: O soro do queijo é obtido após a precipitação da caseína, principal proteína do leite e que compõe cerca de 85% a 95% de todo leite. Após a separação do soro, 55% dos nutrientes do leite permanecem nele. Por apresentar diversos nutrientes, o soro é um produto muito utilizado na alimentação animal.
Disponível em: <http://www.portaldoagronegocio.com.br/artigo/
soro-de-queijo-alimento-nutritivo-e-funcional-3581>.
Acesso em: 20 jul. 2017 (adaptado).

O diagrama a seguir representa um possível processamento do leite até obtenção de soro e seu aproveitamento.

Produto final

Considerando as informações e o diagrama apresentados e a necessidade de agregar valor ao soro na indústria, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso dos processos de separação por membranas na produção de laticínios, além de propiciar o aproveitamento integral dos nutrientes presentes, diminui a geração de efluentes e torna viável o reaproveitamento da água no processo industrial.

II. A utilização de um processo de separação por membranas de microfiltração no Processo 1 seria uma alternativa ao processamento térmico empregado na produção de queijo, pois elimina a maioria dos microrganismos.

III. A ultrafiltração com membranas, se aplicada no Processo 2 em associação à secagem do retido em spray dryer no Processo 3, permite a obtenção de concentrado proteico de soro em pó para utilização posterior em outros produtos alimentícios.

IV. O uso de um sistema de microfiltração com membranas no Processo 2, em associação à nanofiltração do permeado com membranas, gera um concentrado proteico de soro com baixo teor de lactose.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O teste de aceitabilidade utilizando escala hedônica é uma das principais ferramentas sensoriais no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. A tabela a seguir apresenta os resultados de uma análise sensorial em que foi aplicado o teste de médias de Tukey para a avaliação de diferentes formulações (F1, F2 e F3) de iogurte com geleia de cajá.

Atributo sensoriais
GONÇALVES, N. M. et al. Iogurte com geleia de cajá (Spondias mombin l.) adicionado de probióticos: avaliação microbiológica e aceitação sensorial. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 12, p. 54-63, 2018 (adaptado).

Considerando os resultados apresentados na tabela, assinale a opção correta.

A) A coloração das amostras apresentou variações significativas entre as formulações desenvolvidas.

B) Com relação aos atributos aparência e sabor, não houve diferenças significativas entre as formulações desenvolvidas.

C) A aplicação do teste de médias de Tukey permitiu mensurar diferenças significativas do atributo odor entre as formulações.

D) A impressão global obtida pelas formulações desenvolvidas apresentou diferença significativa ao nível de 5% de significância.

E) A formulação F3 apresentou diferença significativa no atributo textura quando comparada às formulações F1 e F2, que não diferiram entre si.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Ao estabelecer as condições de um processo, o engenheiro de alimentos deve considerar seus efeitos nas propriedades do produto, uma vez que muitos são os componentes termossensíveis dos alimentos, como as antocianinas e os carotenoides, presentes, por exemplo, no açaí.

Em um estudo sobre a obtenção de açaí em pó utilizando-se um secador de leito de jorro com partículas de polietileno inertes, a mistura de açaí com malto dextrina era alimentada pelo topo do leito sobre as partículas inertes. O ar promovia o arraste e o jorro das partículas e a consequente secagem da mistura aspergida sobre elas, produzindo o pó que era recolhido em um ciclone.
COSTA, R. G. et al. Effect of operating conditions on the yield and
quality of açai (Euterpe oleracea Mart.) powder produced
in spouted bed. LWT - Food Science and Technology,
v. 64, 2015 (adaptado).

Com relação à secagem do açaí e às suas propriedades, avalie as afirmações a seguir.

I. A presença da maltodextrina torna o pó formado menos pegajoso, pois aumenta a temperatura de transição vítrea.

II. As antocianinas e os carotenoides são sensíveis à temperatura e ao oxigênio, de modo que se espera uma menor degradação desses constituintes em leito de jorro do que em liofilizador (freeze-dryer).

III. O secador de leito de jorro representa uma alternativa aos secadores por atomização (spray dryer), por apresentar menores custos de operação e instalação.

IV. A adição de agentes carreadores, como a maltodextrina, aumenta a estabilidade do pó formado, sem alterar a sua composição.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: A cafeína, subproduto da descafeinação do café (Caffea canephora), atua como estimulante e diurético no organismo e é usada pela indústria farmacêutica e de refrigerante.

Existem patentes industriais aplicando CO2 supercrítico na extração da cafeína do café. Porém, há pouca informação sobre a extração da trigonelina, alcaloide importante na formação da vitamina niacina, que atua no sistema nervoso central, na secreção da bile e no intestino.
SALDAÑA, M.D.A. et al.; Extração dos alcalóides: cafeína e
trigonelina dos grãos de café com CO2 supercrítico.
Ciênc. Tecnol. Aliment., v. 17, n. 4, 1997 (adaptado).

A respeito da utilização de CO2 em extração supercrítica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O CO2 supercrítico é um solvente eficaz para extrair compostos apolares, porém apresenta solubilidade reduzida para compostos mais polares.

PORQUE

II. A limitação da utilização de CO2 supercrítico para extrair compostos polares pode ser contornada com a utilização de cossolventes polares, que melhoram a eficiência do processo pelo aumento da solubilidade do soluto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: O poli-hidroxibutirato (PHB) e o poliácido lático (PLA) são dois poliésteres termoplásticos com grande potencial para uso em aplicações industriais. As embalagens desenvolvidas com esses materiais apresentam viabilidade e elevada biodegradabilidade. Porém, devido às suas propriedades mecânicas individuais, esses filmes, muitas vezes, necessitam de modificações para melhorar seu desempenho.

Uma alternativa para aprimorar essas propriedades mecânicas é o desenvolvimento de misturas poliméricas de PHB com PLA. Os gráficos a seguir representam os resultados de uma análise de resistência ao impacto e de testes comparativos de ensaios de tração de amostras de PHB, PLA e suas misturas em diferentes proporções (25/75, 50/50 e 75/25), logo após a sua obtenção e também após dois anos de envelhecimento.

Gráfico 1 - Análise de resistência ao impacto


Gráfico 2 - Ensaios de tração

Gráfico 2 - Ensaios de tração
PACHEKOSKI, W. M.; DALMOLIN, C.; AGNELLI, J. A. M. Blendas poliméricas biodegradáveis
de PHB e PLA para fabricação de filmes. Polímeros, v. 24, n. 4, p. 501-507, 2014 (adaptado).

Considerando os resultados obtidos para os ensaios de resistência ao impacto e de tração dos diferentes filmes poliméricos, avalie as afirmações a seguir.

I. O filme polimérico desenvolvido com a mistura de PHB/PLA envelhecida na proporção de 25/75 apresentou aumento superior a 100% na deformação antes da ruptura em comparação com o mesmo filme obtido sem envelhecimento.

II. O filme polimérico composto exclusivamente por PLA apresentou menor resistência em comparação com o filme composto unicamente por PHB, pois o primeiro apresentou maior deformação e ruptura gradual quando submetido a tração.

III. Os filmes que apresentaram maior resistência ao impacto foram aqueles que apresentaram uma maior proporção de PHB, enquanto que os filmes com maiores proporções de PLA mostraram-se menos resistentes ao impacto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: Em um sistema de hidrogenação para produção de margarina, o supervisor de processo pretendia elaborar uma sequência de manipulações dos valores de BP (banda proporcional), Ti (tempo integral) e Td (tempo derivativo) para estabilização do controle de temperatura.

O controlador de temperatura do hidrogenador é baseado em PID, em que o elemento final de controle é uma válvula reguladora de vazão de vapor na entrada da camisa do hidrogenador.

O processo iniciou-se com auto-tunning do sistema que apresentou os primeiros valores para BP, Ti e Td comportou-se sem overshoot e permaneceu estável, com erro em regime permanente, mas longe do setpoint de 150 °C. O resultado, sem as manipulações do supervisor de processo, foi plotado e gerou os gráficos, tal como representado nas figuras a seguir.

Figura 1 - Variação da temperatura do sistema após auto-tunning sem manipulação pelo supervisor.

Figura 1 - Variação da temperatura do sistema após auto-tunning sem manipulação pelo supervisor

Figura 2 - Comportamento da válvula reguladora de pressão.


Considere que, desde o início do processo, o supervisor tenha optado por realizar uma sintonia fina manualmente, com manipulação das variáveis BP, Ti  e Td sem ordem predeterminada, de modo a obter um melhor ajuste.

Em função das informações apresentadas, em relação à primeira manipulação pelo supervisor de processo, pode-se afirmar que

A) uma redução no valor de Ti aos 40 s de aquecimento ocasionará overshoot.

B) um aumento no valor de BP aos 80 s de aquecimento impedirá a queda de temperatura do sistema.

C) uma redução no valor de BP aos 40 s de aquecimento tornará o sistema com estabilização ainda mais distante do setpoint.

D) um aumento no valor de Td aos 160 s de aquecimento não implicará em alterações na variável manipulada.

E) um aumento no valor de Ti aos 80 s de aquecimento fará com que a temperatura do sistema continue aumentando até atingir o setpoint.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Indústrias de bebidas devem prezar por uma gestão empresarial que mantenha programas permanentes de conservação e uso racional de energia elétrica, bem como um indicador de desempenho específico de bebida produzida, expresso em kWh/hl.

Para o setor de produção de bebidas, pode-se estratificar o consumo de energia elétrica da seguinte forma: utilidades 68%, envasamento 17%, processo 8%, meio ambiente 4%, administrativo 2% e outros 1%.
VENTURINI FILHO, W. G. et al. Indústria de bebidas: inovação, gestão
e produção, v. 3, São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).

Sobre o planejamento de ações que colaboram para a conservação de energia, avalie as afirmações a seguir.

I. Adquirir lâmpadas com alto índice de luminância.

II. Adquirir motores com alto rendimento e baixo fator de potência.

III. Permitir o acionamento automático nas partidas de máquinas e motores de grande porte por meio de inversores de frequência ou chaves de partida suave.

IV. Automatizar um conjunto de equipamentos de um determinado setor fabril, garantindo o seu acionamento ou desligamento, bem como a sua modulação, conforme a demanda.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: A conservação por congelamento é utilizada tanto na indústria de alimentos quanto nos domicílios. Há dois sistemas de congelamento: o de contato direto, no qual o fluido refrigerante entra em contato com a superfície do produto a ser congelado, e o de contato indireto, em que existe uma barreira física entre o fluido refrigerante e o alimento.

Com relação à operação de congelamento de alimentos, avalie as afirmações a seguir.

I. A redução da temperatura abaixo de 0 °C garante que toda a água presente no alimento esteja na fase sólida, aumentando a vida-de-prateleira do produto.

II. A velocidade em que ocorre o congelamento afeta a produtividade do processo, o tamanho do equipamento projetado e a qualidade do produto.

III. Os sistemas de contato indireto, como os freezers de circulação forçada de ar, apresentam tempos de congelamento inferiores aos dos sistemas de contato direto e são incompatíveis com a operação contínua.

IV. Os sistemas de congelamento direto resultam em produtos de qualidade superior, são aplicáveis a alimentos de formato irregular e têm como principal desvantagem o custo do processo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: O processamento de alimentos envolve uma série de operações que permitem transformar a matéria-prima em um alimento destinado à venda para o consumidor nos pontos de distribuição.

Assim, a formulação, as operações unitárias e a embalagem devem ser adequadas de forma a garantir alimentos nutritivos, seguros e de alta aceitação sensorial.

Considerando os aspectos relacionados à conservação de alimentos, avalie as afirmações a seguir.

I. A escolha do tipo de tratamento térmico, como a pasteurização, a esterilização comercial, entre outros, sofre influência do valor de pH do produto.

II. Entre os métodos de conservação não térmicos utilizados em escala industrial, podem-se citar a alta pressão hidrostática, a irradiação de alimentos, micro-ondas e o uso de campos magnéticos pulsados.

III. Dois alimentos diferentes, com o mesmo teor de umidade, apresentam o mesmo valor de atividade de água.

IV. O Valor D é um parâmetro importante no dimensionamento de um tratamento térmico e expressa o tempo necessário para reduzir em 90% o número de microrganismos.

V. Os acidulantes ácido cítrico e ácido ascórbico são os dois aditivos mais usados pela indústria de alimentos e têm o objetivo de reduzir a atividade de água.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II, IV e V.
D) I, II, III e V.
E) II, III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: O programa Aterro Zero, adotado por alguns setores empresariais, não deve ser entendido e divulgado como um Programa Lixo Zero, pois o material que seria destinado a um aterro é desviado para algum outro tipo de tratamento, como, por exemplo, compostagem, incineração e coprocessamento.
Disponível em: <http://zwia.org/zero-landfill-is-not-zero-waste/>.
Acesso em: 06 jun. 2019 (adaptado).

Medidas sustentáveis, como reusar, reduzir, recuperar, repensar, recusar, reintegrar e reciclar, vêm sendo implementadas por diferentes setores de atividades da indústria, inclusive nos de alimentos, que geram resíduos específicos para cada tipo de produto, assim como tratamento para cada tipo de resíduo gerado.

Com relação a cada tipo de resíduo gerado pelas indústrias de alimentos e os seus tratamentos, assinale a opção correta.

A) Os resíduos gerados em matadouros de bovinos e suínos, como carcaças e tecidos, podem ser degradados por meio de compostagem aeróbia para produção de biogás.

B) O bagaço e a torta do filtro provenientes das indústrias açucareiras e das destilarias de álcool são direcionados para aterros sanitários, por não apresentarem potencial de reuso dessa biomassa.

C) Os cereais, especificamente o arroz, que são comercializados fora do prazo de validade ou fora de especificação não devem ser destinados à compostagem e nem a processos térmicos de destruição, por não apresentarem poder calorífico de interesse.

D) O resíduo gerado pelo processamento e pelo beneficiamento do coco verde é totalmente biodegradável, pois ao ser triturado e, em seguida, prensado, pode ser usado para diversos fins, como a produção de cordas, tapetes, isolantes acústicos, colchões e telhas.

E) As embalagens classificadas como one way (não retornáveis), produzidas em vidro ou plástico e que vêm sendo utilizadas há décadas em vários tipos de bebidas, são exemplos de materiais com o conceito de resíduo zero, após o término do produto.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Na ciência e tecnologia de carnes, o ultrassom tem sido estudado quanto à sua capacidade de melhorar a maciez da carne por mecanismos de cavitação. Alguns parâmetros acústicos, como frequência, intensidade e tempo de exposição ao tratamento, influenciam no amaciamento da carne. Os primeiros estudos determinaram que o uso de altas frequências não apresentou efeitos na textura, por elas não provocarem cavitação.

A intensidade de ultrassom que atinge a matriz cárnea também é importante, sendo que, quando aplicada abaixo ou muito acima do valor ideal, não se percebe o efeito.

Características de qualidade da carne, como perda de massa após cozimento, queda de pH, cor e microbiologia, também foram analisadas por diversos autores, com dados contraditórios quanto ao efeito do ultrassom sobre esses parâmetros. As particularidades de cada músculo dificultam as comparações de resultados, abrindo espaço para novas pesquisas.
ALVES, L. et al. O ultrassom no amaciamento de carnes.
Cienc. Rural, v. 43, n. 8, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A maciez é um atributo de importância na avaliação do consumidor de carnes, a qual pode ser obtida por meio de ondas de ultrassom de baixa frequência.

PORQUE

II. O efeito do ultrassom na carne deve-se à capacidade destrutiva da cavitação e à vibração da onda ultrassônica, que levam ao enfraquecimento da estrutura muscular, com ruptura das estruturas do colágeno e das miofibrilas, e propiciam, ainda, a liberação das enzimas que atuam na melhora da maciez, devido à ruptura das organelas celulares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Vinhaça, vinhoto, restilo ou garapão é um resíduo líquido proveniente da destilação do vinho, produto da fermentação alcoólica do caldo de cana-de-açúcar, do melaço ou da mistura de caldo de cana e melaço para obtenção de álcool. Caracteriza-se por alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pois apresenta em sua constituição vários elementos químicos provenientes do solo que foram absorvidos pela cana.

Entre eles, encontra-se a vinhaça, que é rica em potássio e enxofre e apresenta quantidades consideráveis de fósforo, nitrogênio, cálcio e magnésio, além dos micronutrientes. Para cada litro de etanol produzido, são gerados de 10 a 15 litros de vinhaça.

A principal destinação da vinhaça é a utilização como fertilizante agrícola, devido à sua natureza orgânica e à ausência de contaminantes e de compostos indesejáveis. Entretanto, seu uso em excesso pode causar efeitos negativos ao solo onde é aplicada, devido ao pH muito ácido.
CORTEZ, L. A. B. Bioetanol de cana de açúcar: P&D para produtividade
e sustentabilidade. São Paulo: Blucher, 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A vinhaça possui baixo teor de sólidos.

II. A estabilização da vinhaça é realizada pela desidratação do vinhoto com o auxílio do calor gerado durante o processo de fabricação do etanol, recuperando a água evaporada.

III. O processo de estabilização da vinhaça dispensa investimentos elevados, diminuindo o custo operacional.

IV. O tratamento da vinhaça para geração de energia por meio do emprego de biodigestores reduz o seu potencial poluidor e o volume de resíduo inicial produzido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Mudanças de hábitos alimentares decorrentes de alterações do estilo de vida têm levado a um aumento considerável na oferta de alimentos pré-preparados e conservados, o que, associado às exigências dos modernos sistemas de distribuição, tem favorecido o aparecimento de novas embalagens.

Elas são resultantes da aplicação de novas tecnologias de fabricação e processamento de materiais, do aparecimento de novos materiais ou mesmo de novas combinações entre materiais tradicionais. As modificações nos hábitos alimentares também explicam, portanto, o progressivo aumento na quantidade de resíduos de embalagens entre os resíduos sólidos urbanos.

A consciência do impacto das embalagens no ambiente impõe a necessidade de buscar estratégias para reduzir seu descarte em aterros e promover a economia ambientalmente sustentável.
JORGE, N. Embalagens para alimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica:
Universidade Estadual de São Paulo, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) A utilização de materiais fósseis deve ser fomentada em detrimento da utilização de embalagens de vidro, a fim de garantir uma gestão dos resíduos de embalagem mais sustentável.

B) A produção de canudos plásticos segue a linha de produção sustentável, pois são produzidos a partir dos plásticos polipropileno e poliestireno e são biodegradáveis, por isso apresentam processo de reciclagem facilitado.

C) O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico termoplástico muito utilizado na fabricação de garrafas biodegradáveis, uma vez que possui um baixo custo de produção e é facilmente biodegradado.

D) Os polissacarídeos, como os amidos e celuloses microcristalinas são biopolímeros renováveis que podem ser utilizados para a produção de embalagens biodegradáveis.

E) O uso de polímeros biodegradáveis constitui uma alternativa para a produção de embalagens sustentáveis, pois são polímeros derivados do petróleo que se degradam a partir da ação de substâncias químicas adicionadas durante seu processo de produção.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A elaboração de um plano detalhado para a implantação de uma unidade industrial, que visa à averiguação da viabilidade econômica e técnica do processo de tomada de decisão, é um dos maiores desafios de profissionais de Engenharia de Alimentos. Uma das ferramentas mais utilizadas nesse caso é a metodologia do ponto de equilíbrio, representada na figura a seguir.

volume de produto
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10. ed.
São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) No ponto de equilíbrio operacional, a empresa obtém lucro.

B) Quanto maior o volume de produto gerado, atrelado a um alto custo operacional, maior é o seu lucro.

C) O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa consiste no nível de vendas necessário para cobrir todas as despesas operacionais.

D) Quando os custos operacionais são reduzidos, o lucro também diminui, pois a empresa passa a produzir menos produtos com uma menor capacidade operacional.

E) O ponto de equilíbrio apenas estima o valor agregado que o produto deve ter para ser vendido, não conseguindo estimar a quantidade mínima de produto que deve ser comercializada pela empresa para que deixe a zona de prejuízo.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: As funções da química analítica aplicada à engenharia, envolvem o controle de processos industriais, de matérias-primas e de produtos. Entre os métodos modernos de controle, encontram-se os cromatográficos que são utilizados para análises de aditivos. Os aditivos, em função dos efeitos que podem causar à saúde humana, possuem suas permissões e quantidades regulamentadas por normas governamentais.

Considere uma bebida contendo como aditivos a cafeína, a sacarina e o ácido benzoico, cujas estruturas estão representadas a seguir. Seus teores máximos permitidos são, respectivamente, de 350 mg/l, 0,15 mg/l e 0,5 mg/l e devem ser quantitativamente analisados por cromatografia.

Sacarina, Cafeína, Benzoato de sódio

Para a análise por cromatografia, realizou-se, primeiramente, a diluição da amostra. Em seguida, foram realizados ensaios em diferentes condições de separação. Na figura a seguir, apresenta-se o resultado de um desses ensaios, obtido pela separação em coluna de 4,6 x 250 mm, com detecção por ultravioleta (UV) visível.

identificação dos picos
SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica.
São Paulo: Thomson, 2012 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) O cromatograma foi gerado por cromatografia em fase gasosa.

B) Para a quantificação dos três aditivos, é necessário realizar derivatização dos analitos.

C) Para a análise quantitativa, é necessário que a Lei de Beer seja observada nas faixas de concentrações trabalhadas.

D) As condições analíticas que geraram o cromatograma não são suficientemente adequadas para a quantificação dos três aditivos.

E) Para a análise quantitativa, é necessário que impurezas sejam removidas da amostra, pois percebe-se que estão interferindo nos resultados.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: A Resolução n. 168, de 2015, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece regras sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa, especificando requisitos mínimos para avaliação prévia do funcionamento de instalações e de serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos, além de definir atribuições de responsabilidade.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É responsabilidade dos organizadores de eventos e das empresas ou dos empresários por eles contratados providenciar que a documentação, as instalações e os serviços relacionados à manipulação de alimentos sejam previamente avaliados e aprovados pela autoridade sanitária local, atendendo às exigências impostas pela legislação pertinente.

PORQUE

II. Para avaliação prévia da documentação, os organizadores de eventos ou as empresas e os empresários por eles contratados devem protocolar, junto ao órgão de vigilância sanitária local, o Formulário de Avaliação Prévia das Instalações e dos Serviços Relacionados à Manipulação de Alimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: As operações de higiene, limpeza e sanitização executadas em indústrias alimentícias são fundamentais para assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos.

Entretanto, para que essas operações sejam eficientes, é necessário seguir todas as especificações para a construção da planta e das instalações previstas na legislação, conforme a Portaria n. 326, de 1997, do Ministério da Saúde, que aprova o regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos.

Com relação às especificações das instalações requeridas para as indústrias de processamento de alimentos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os edifícios e instalações devem ser projetados de maneira que seu fluxo de operações possa ser realizado em condições higiênicas, desde a chegada da matéria-prima, durante o processo de produção, até a obtenção do produto final.

II. Os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis, antiderrapantes e fáceis de limpar ou desinfetar; não devem possuir frestas.

III. As paredes devem ser revestidas de materiais impermeáveis, laváveis e de cores claras, lisas, sem frestas, fáceis de limpar e desinfetar, além disso, apresentar uma altura adequada para todas as operações; os ângulos, entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto, devem ser abaulados e herméticos, para facilitar a limpeza.

IV. O ar insuflado ou comprimido para as áreas de processamento deve apresentar alta umidade relativa, ser filtrado e limpo, além disso, a direção do fluxo de ar nunca deve ser de uma área contaminada para uma área limpa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Uma das ferramentas mais importantes no controle estatístico de processos é a construção dos gráficos de controle por variáveis. Esse modelo de cartas de controle deve ser escolhido de acordo com o processo industrial e o tipo de variável selecionada.

O gráfico de carta de controle, apresentado a seguir, representa a medição do volume contido em embalagens de suco, a cada 15 minutos de produção.

Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br>.
Acesso em: 19 jun. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) O gráfico não apresenta a média e o desvio padrão do processo, por isso não é possível estimar se o processo encontra-se em conformidade ou não.

B) Os pontos que estão fora dos limites de especificação são considerados outliers e, portanto, não estão em conformidade; ao eliminá-los, o processo estará em conformidade.

C) O processo encontra-se em não conformidade, pois apresenta outliers, dessa forma, deve-se identificar e eliminar as principais causas dos defeitos.

D) O gráfico de controle apresentado não pode representar o processo de envase de suco, uma vez que só é avaliado a cada 15 minutos de produção, devendo ser reduzido o tempo de medição para que os dados sejam mais precisos.

E) O processo está em conformidade, portanto recomenda-se que seja reiniciada a investigação em busca de causas especiais que estejam promovendo alterações fora dos limites de especificação.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Em unidades de alimentação e nutrição, a qualidade é considerada como o fornecimento de alimentos íntegros, livres de contaminantes de origem física, química e biológica, que sejam de boa aceitação sensorial e atendam às necessidades nutricionais e expectativas do cliente. Nesse contexto, um dos fatores primordiais para a garantia da qualidade é a inocuidade do alimento.

Assim, ações de controle sanitário na área de alimentos, visando à proteção da saúde da população e à regulamentação dos padrões microbiológicos para alimentos, são previstas na Resolução n. 12, de 2001, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Considerando as análises microbiológicas previstas no referido regulamento técnico, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação de coliformes a 45 °C verifica a contaminação de origem fecal a partir da presença do indicador Escherichia coli, uma bactéria gram-negativa.

II. Os resultados obtidos por contagem em placa, devem ser expressos em NMP/g ou ml (Número Mais Provável por grama ou mililitro).

III. O produto ou lote deve ser considerado impróprio para o consumo humano quando apresentar resultados superiores aos limites estabelecidos.

IV. Na análise de produtos não caracterizados no referido regulamento, é permitido ao analista, com base em sua experiência, que estabeleça padrões para a avaliação do resultado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: O tratamento térmico de ultra alta temperatura (UHT) é usado em produtos de baixa acidez, ou seja, com pH acima de 4,6, tais como leite, leite aromatizado, creme de leite e extrato solúvel de soja. Esse processo também é usado para esterilizar alimentos preparados como sopas, molhos, sobremesas, preparados de tomate e frutas e alimentos para bebês.

O objetivo desse processo é maximizar a destruição de microrganismos, com o mínimo de alterações químicas no produto. Isso significa encontrar a combinação ideal de temperatura e tempo de processamento para diferentes tipos de alimentos, garantindo a qualidade e observando a regulamentação existente para alimentos processados. Existem dois métodos de tratamento UHT, chamados de direto e indireto.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O tratamento térmico UHT direto consome mais energia do que o tratamento térmico UHT indireto.

PORQUE

II. O aquecimento UHT direto injeta vapor no produto, que em seguida é submetido a um resfriamento instantâneo em uma câmara de vácuo, enquanto no tratamento térmico UHT indireto, o produto é aquecido por meio de trocadores de calor, o que permite à unidade produtora recuperar e reaproveitar a energia do aquecimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Alimentos com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZVoTp5RIncfVV6VJMMS5Ynw33r5Nko332rCT9J7sG3Zp55HXazVg6cBOxluI5pruw-EKGadk8sH89EHiQQGrV2THMVEeXqfYioyIqEOeI5FbkiOUIJzC9InlrdQrHw31DLGYMqFCCoi0/s1600/prova-do-enade-2019-engenharia-de-alimentos-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZVoTp5RIncfVV6VJMMS5Ynw33r5Nko332rCT9J7sG3Zp55HXazVg6cBOxluI5pruw-EKGadk8sH89EHiQQGrV2THMVEeXqfYioyIqEOeI5FbkiOUIJzC9InlrdQrHw31DLGYMqFCCoi0/s72-c/prova-do-enade-2019-engenharia-de-alimentos-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-de-alimentos-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-de-alimentos-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo