Prova do ENADE 2019 Fonoaudiologia com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Fonoaudiologia com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional de mu...
prova-do-enade-2019-fonoaudiologia-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Fonoaudiologia com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Fonoaudiologia

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Uma mulher transexual de 32 anos de idade dirigiu-se ao hospital de atenção interdisciplinar à pessoa transexual e relatou insatisfação por causa da sua voz ser muito grave.

À avaliação laringoscópica, apresentou pregas vocais sem lesões ou alterações estruturais, com mobilidade preservada, e, sob luz estroboscópica, apresentou coaptação glótica adequada.

À avaliação fonoaudiológica, na análise perceptivoauditiva, observou-se qualidade vocal adaptada ao gênero feminino, com pitch agudo e ausência de desvios nos parâmetros da escala GRBASI. À análise acústica, detectou-se frequência fundamental em 178 Hz e parâmetros de perturbação e ruído dentro dos limites de normalidade.

Considerando a queixa da paciente e os resultados das avaliações otorrinolaringológicas e fonoaudiológicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A queixa da paciente condiz com as avaliações fonoaudiológicas e otorrinolaringológicas no que se refere aos parâmetros vocais e ao comportamento laríngeo, e os resultados vocais justificam o encaminhamento para a tireoplastia tipo IV ou para a glotoplastia.

PORQUE

II. A voz da paciente, mesmo que durante a análise perceptivo-auditiva apresente-se adaptada, nem sempre é produzida de forma confortável, gerando fadiga, esforço vocal e insegurança ao falante.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Um menino de 8 anos de idade foi encaminhado ao fonoaudiólogo após iniciar tratamento ortodôntico para adequação de oclusão classe III de Angle.

Na avaliação de motricidade orofacial, constatou-se: projeção de língua na produção dos fonemas /s/, /z/, /t/, /d/, /n/; lábios entreabertos e com tensão diminuída; língua em assoalho bucal e com tensão diminuída; mastigação predominante à esquerda; deglutição com contração perioral; e respiração oronasal.

A avaliação otorrinolaringológica revelou vias aéreas superiores livres para a respiração. Considerando o caso descrito, avalie as afirmações a seguir acerca das alternativas de conduta fonoaudiológica adequadas à criança.

I. Discutir o caso com o ortodontista, levantando informações para otimizar o planejamento terapêutico.

II. Iniciar o tratamento fonoaudiológico com o treino da função mastigatória, estabelecendo o padrão mastigatório bilateral alternado.

III. Facilitar a deglutição por meio de inclusão de texturas macias e consistências pastosas, evitando assim a contração da musculatura perioral.

IV. Favorecer a oclusão de lábios por meio de exercícios miofuncionais, adequação de tônus e treino da postura da musculatura perioral.

É correto apenas o que se afirma em

A) III.
B) I e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Uma dona de casa moradora da zona rural, de 85 anos de idade, iniciou um processo demencial nos últimos 5 anos. Inicialmente, ela apresentava apenas algumas falhas de memória e episódios de confusão mental, mas, com o passar dos anos, as alterações nas habilidades linguísticas foram se tornando cada vez mais severas.

A filha que a acompanhou em todos os atendimentos relatou casos parecidos na família e pontuou que a mãe sempre apresentou dificuldades de leitura e escrita, mesmo antes dos sintomas aparecerem. A avaliação fonoaudiológica constatou compreensão alterada, fluência e repetição preservadas e dificuldade de nomeação na fala espontânea.

Considerando diagnóstico fonoaudiológico para o caso apresentado, assinale a opção correta.

A) O quadro corresponde a uma afasia de Broca, devido à fluência preservada.

B) O quadro corresponde a uma afasia transcortical sensorial, devido à compreensão alterada.

C) O quadro é típico de uma afasia progressiva primária, considerando a idade do surgimento dos sintomas.

D) O quadro corresponde a um comprometimento cognitivo leve, evidenciado pela perda de capacidade para a leitura e a escrita.

E) O quadro corresponde a uma demência frontotemporal, visto que o comportamento da paciente está prejudicado em virtude dos aspectos pragmáticos.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: O Brasil é um país que apresenta uma grande variedade cultural. O sotaque é uma manifestação dessa característica na fala dos indivíduos e pode impactar na prática de diversos profissionais, como, a dos telejornalistas que atuam nos meios de comunicação de alcance nacional.
LOPES, L. W. et al. Sotaque e telejornalismo: evidências para a prática
fonoaudiológica. CoDAS, vol. 25, n. 5, São Paulo, 2013 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um dos objetivos da atuação do fonoaudiólogo junto a telejornalistas é a suavização do sotaque.

PORQUE

II. Para o estilo de fala do telejornalismo, independentemente do momento histórico, o sotaque suavizado é percebido como um aspecto positivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Considera-se uma boa adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) a combinação de melhor audibilidade dos sons e inteligibilidade máxima de fala, sendo o sinal amplificado nos níveis de sensação de intensidade desejados, sem desconforto perceptual, com boa qualidade sonora e consistência de desempenho. Para isso, faz-se necessário respeitar diretrizes de boas práticas para seleção e adaptação dos AASI, as quais recomendam etapas do processo, incluindo a de verificação.
ALMEIDA, K. Verificação do desempenho e controle das características
da amplificação sonora. In: BOECHAT, E. M. et al (Orgs.). Tratado de
Audiologia. 2. ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 2015 (adaptado).

Considerando a etapa de verificação, avalie as afirmações a seguir.

I. A verificação é comum em muitos protocolos na área da saúde que envolvem tecnologia e é definida como ato ou efeito de verificar se os objetivos da adaptação dos dispositivos eletrônicos foram alcançados.

II. Na etapa de verificação do AASI, faz-se necessário realizar medidas que determinem se as características selecionadas e o seu desempenho eletroacústico estão de acordo com as necessidades audiológicas do indivíduo.

III. Entre as medidas consideradas na etapa de verificação estão mensurações com microfone-sonda, testes de percepção de fala, detecção de sons ambientais e questionários de autoavaliação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: As fissuras labiopalatinas (FLP) estão entre as malformações craniofaciais mais comuns na espécie humana e ocorrem com uma frequência que varia entre 1:500 e 1:700 nascimentos.

Decorrem da falta de fusão dos processos embrionários responsáveis pela formação da face e do palato ainda na vida intrauterina.

De modo geral, as FLP estão associadas a alterações estéticas e funcionais, em maior ou menor grau, dependendo da extensão e da quantidade de estruturas afetadas. Entre as alterações observadas nos indivíduos acometidos, destacam-se a disfunção velofaríngea e a disfunção tubária.
DUTCKA, J. C. R.; PEGORARO-KROOK, M. I. Avaliação e tratamento
das disfunções velo faríngeas. In: MARCHESAN, I. Q.; SILVA, H. J.;
TOMÉ M. C. (Orgs.).Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo:
Guanabara Koogan, 2014 (adaptado).

Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta as alterações decorrentes das FLP na audição e na fala de crianças.

A) Transtorno do processamento auditivo central, hiponasalidade e escape de ar nasal.

B) Perda auditiva sensorioneural, presença de golpe de glote na produção dos sons plosivos e hiponasalidade.

C) Perda auditiva condutiva, presença de golpe de glote e aumento da pressão intraoral.

D) Perda auditiva mista, alterações no controle neurológico da musculatura orofacial e escape de ar nasal.

E) Perda auditiva condutiva, hipernasalidade e fraca pressão intraoral.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Como consequência do aumento da população de trabalhadores que utilizam a voz profissionalmente, pode ser esperada maior incidência de agravos à saúde relacionados à voz.

Devido à ausência de dados epidemiológicos da magnitude desse agravo nas bases de dados do Sistema Único de Saúde, foi elaborado o protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), sendo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) o serviço responsável pelo gerenciamento das ações da rede de cuidados.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.
Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do
Trabalhador. Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho – DVRT.
Brasília: Ministério da Saúde, 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A notificação do DVRT é realizada por profissionais do SUS, de serviços privados, de serviços de saúde das empresas e de serviços especializados em segurança e medicina do trabalho.

PORQUE

II. Cabe a quaisquer profissionais da saúde reconhecer os fatores de risco que incluem condições individuais e de trabalho, bem como identificar sinais e sintomas, como ardor na garganta, dor ou tensão cervical.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: Uma puérpera que está em alojamento conjunto com seu recém-nascido há dois dias, relata dificuldades para amamentar e sente-se desapontada e culpada.

Diz que tem medo de oferecer o peito, pois sente muita dor em seu mamilo, já fissurado, quando o bebê suga.

Considerando as condutas a serem adotadas pelo fonoaudiólogo responsável pelo caso, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo deve instruir a puérpera a manter o mamilo coberto e protegido para auxiliar na cicatrização da fissura.

II. O fonoaudiólogo deve orientar a puérpera a manter o acompanhamento da amamentação, seja na unidade de saúde próxima à sua residência seja no banco de leite.

III. O fonoaudiólogo deve indicar a realização de massagens nas mamas, de modo a facilitar a saída do leite e evitar o engurgitamento.

IV. O fonoaudiólogo deve ensinar a pega correta, na qual se observa grande abertura da cavidade oral envolvendo aréola mamária, lábios evertidos e língua com canulamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17

...é um pouco incômodo, mas é a única forma dos alunos prestarem atenção durante a aula...
ENADE 2019: Considerando a influência do uso de tecnologias no desenvolvimento da comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Atualmente, as crianças são consideradas nativas digitais, pois nascem imersas em uma cultura permeada pela tecnologia, o que impacta nas formas de aprender, interagir, jogar e brincar, porém, limites devem ser impostos ao uso de mídias digitais.

PORQUE

II. O uso de tecnologias é potencialmente negativo, devendo ser evitado até o segundo ano de vida e restrito ao longo de toda a primeira infância, pois pode levar a problemas visuais e de comunicação, distração de atividades cotidianas e alterações no processo de socialização.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Um adolescente de 15 anos de idade realizou avaliação fonoaudiológica queixando-se de gagueira. Durante a avaliação de fala, o paciente apresentou bloqueios, repetições e pausas longas, movimentos associados de lábios e velocidade de fala reduzida. O adolescente relatou que se sente envergonhado ao conversar, tem sudorese intensa, taquicardia e sofre bullying constantemente.

Considerando a atuação fonoaudiológica nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo deve direcionar o tratamento para a psicologia, por se tratar de causa relacionada a ansiedade, insegurança, timidez, baixa autoestima e nervosismo.

II. O fonoaudiólogo deve utilizar técnicas que abordem tanto a redução das disfluências gagas quanto a velocidade de fala no tratamento da gagueira.

III. O fonoaudiólogo deve propor o trabalho da coordenação pneumofonoarticulatória e da redução da tensão corporal, visando a mudança dos comportamentos de fala.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: Uma fonoaudióloga do NASF recebeu demanda da Equipe de Saúde da Família para realização de ações de educação em saúde nos grupos de puericultura e tabagismo.

As ações dessa profissional consistiram em palestras sobre os prejuízos causados pelo uso da chupeta e da mamadeira e sobre os efeitos do uso do tabaco para a saúde vocal e sua associação com o câncer de boca. No caso dos tabagistas, alguns abandonaram temporariamente o hábito, mas voltaram a praticá-lo. A equipe questionou, então, o motivo da não efetividade dessas ações para a mudança dos hábitos dos usuários.

Considerando as ações de educação em saúde realizadas pela fonoaudióloga nos grupos de puericultura e tabagismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As ações realizadas assumem um caráter preventivo e pertencem ao modelo tradicional-hegemônico de educação em saúde, e, embora desenvolvidas com bastante frequência, geram poucos resultados.

PORQUE

II. As ações realizadas são pouco sensíveis às necessidades subjetivas e culturais dos usuários, pois estão baseadas no modelo biomédico e em uma relação de comunicação assimétrica entre profissional e usuário.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Devido ao envelhecimento da população mundial, estima-se que, em 2050, existam cerca de dois bilhões de pessoas acima de sessenta anos no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento.

Nesse sentido, o fonoaudiólogo possui amplo campo de atuação já que está apto a realizar diagnóstico e tratamento das alterações de comunicação e alimentação que possam afetar a qualidade de vida na terceira idade.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da
pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007 (adaptado).

Considerando o processo de envelhecimento, avalie as afirmações a seguir.

I. Na presbifonia, a articulação imprecisa e a loudness reduzida são características que necessitam de intervenção para a melhoria da qualidade vocal.

II. Na presbifagia, ocorrem complicações como a desidratação, a desnutrição e a pneumonia por aspiração, sendo indicado o uso de sonda nasogástrica.

III. Na senescência, os distúrbios da comunicação decorrem da presbiacusia e afetam a compreensão e a produção dos componentes semântico-lexicais e fonéticofonológicos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: Um adulto de 37 anos de idade, bancário, foi encaminhado pelo otorrinolaringologista para realização de avaliação audiológica por apresentar queixa de zumbido na orelha direita.

Ao realizar a audiometria tonal liminar, os resultados revelaram limiares auditivos por via aérea e via óssea alterados com gap ≤10 decibel (dB), média tritonal de 35 dB nível de audição (dBNA) na orelha direita e audição dentro dos padrões da normalidade na orelha esquerda.

Na imitanciometria, os achados evidenciaram integridade do sistema tímpanoossicular em ambas as orelhas e reflexos acústicos do músculo estapédio ipsilateral e contralateral presentes na orelha esquerda e ausentes na orelha direita.

Diante dos resultados, foram pesquisadas as emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, que estavam presentes em todas as bandas de frequência em ambas as orelhas.

Os resultados dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico foram:

- orelha esquerda: ondas I, III e V presentes, com latências absolutas e interpicos I-III, III-V e I-V dentro do padrão de normalidade;

- orelha direita: ondas I, III e V presentes, onda I com latência absoluta dentro do padrão de normalidade e ondas III e V com latências absolutas aumentadas. Latências dos intervalos interpicos I-III e I-V aumentadas;

- constatou-se assimetria interaural.

Considerando o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao realizar a logoaudiometria, o resultado esperado para a orelha direita seria um índice de reconhecimento de fala incompatível com o grau da perda auditiva.

PORQUE

II. O paciente apresenta perda auditiva unilateral à direita do tipo sensorioneural de grau leve, indicativo de lesão coclear.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: A inter-relação entre educadores e fonoaudiólogos resulta em benefícios para a criança e para toda a comunidade escolar, uma vez que o desenvolvimento adequado da linguagem pode repercutir no rendimento escolar e na aprendizagem.

Na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino, foi criado, em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa à integração e à articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O programa Saúde na Escola é estruturado em três componentes:

I – objetiva avaliar a saúde dos educandos e possibilitar que aqueles que apresentem alterações sejam encaminhados para outros serviços da Rede de Atenção à Saúde;

II – preconiza o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e que explorem seus determinantes; III – objetiva a realização de formações para os professores, gestores e outros profissionais que atuam no PSE.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE.
Brasília: Ministério da Saúde, 2011 (adaptado).

Sobre as ações fonoaudiológicas na escola, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo realiza procedimentos diagnósticos da função auditiva, da linguagem e dos aspectos miofuncionais orofaciais dos alunos.

II. O fonoaudiólogo realiza oficinas de estimulação de linguagem e confecção de jogos educativos com as crianças.

III. O fonoaudiólogo realiza encontros para capacitação de professores com ênfase no desenvolvimento e nos distúrbios da linguagem oral e escrita.

IV. O fonoaudiólogo realiza palestras direcionadas às famílias sobre cuidados auditivos e vocais, hábitos orais deletérios e condutas facilitadoras do desenvolvimento de linguagem e aprendizagem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Um homem de 76 anos de idade é usuário, há três anos, de prótese dentária total removível superior e prótese dentária parcial removível inferior.

Ao ser questionado pelo fonoaudiólogo do NASF, em uma visita domiciliar, sobre questões alimentares, relatou que tem sentido dificuldade de mastigar alimentos como carne de churrasco e maçã.

De acordo com o caso descrito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A dificuldade em mastigar pode estar relacionada a uma má adaptação da prótese dentária, ocasionando instabilidade de preensão do alimento durante a incisão no início da mastigação.

PORQUE

II. A ausência dentária afeta as alterações dos aspectos motores e sensoriais do processo mastigatório, em razão da perda do feedback sensorial periodontal, levando à hipofunção dos músculos mastigatórios e à diminuição da força de mordida.

A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: O estabelecimento de uma linha de cuidado e atenção às pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e às suas famílias na rede de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde representa um avanço na saúde mental.

Sobre a atuação fonoaudiológica nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), avalie as afirmações a seguir.

I. A preferência pela denominação de criança “com TEA” em vez de “autista” extrapola a questão da terminologia em si, ampliando a dimensão ética do cuidado para com essas pessoas e suas famílias.

II. Os grupos terapêuticos interprofissionais voltados à comunicação das crianças com TEA viabilizam o cuidado ampliado ao possibilitarem o aprimoramento de habilidades pragmáticas da linguagem, sendo esse um dos aspectos relevantes para garantir avanços na saúde e na educação.

III. Os familiares de crianças com TEA precisam ser inseridos em oficinas terapêuticas, o que auxiliaria no processo de acolhimento e de escuta qualificada e permitiria trocas entre os pais, além de se configurar como uma estratégia terapêutica.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: As informações do Manual de Biossegurança são essenciais para a atuação fonoaudiológica, uma vez que estes profissionais poderão desempenhar suas atividades em ambientes de maior risco – hospitais e clínicas especializadas. No caso de acidentes com material biológico, alguns procedimentos são recomendados, entre eles: cuidados locais, notificação, profilaxia pós-exposição e epidemiologia.
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Medidas de Controle
de Infecção para Fonoaudiólogos - Manual de Biossegurança.
Brasília, 2007 (adaptado).

Sobre os cuidados específicos em casos de acidentes com material biológico, assinale a opção correta.

A) Para reduzir a possibilidade de infecção, é recomendada a utilização de soluções como éter, hipoclorito e glutaraldeído.

B) Em caso de exposição percutânea a material biológico, é recomendada a lavagem cuidadosa com água e sabão.

C) Em casos de pós-exposição, a adoção de medidas de profilaxia independe do tipo de acidente e de material biológico envolvido.

D) Para impedir que agentes oportunos agravem o quadro infeccioso, é necessário envolver a área afetada com curativo.

E) A notificação de acidentes com material biológico aos órgãos competentes está condicionada à gravidade do caso e ao risco para o profissional.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Os fatores determinantes do sucesso escolar dizem respeito às competências sociais, políticas, ambientais e comunicativas, tanto dos professores quanto dos alunos, sendo que a competência comunicativa está ligada à linguagem oral e escrita. O fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem relacionam-se, em suas origens, a insuficiências nas competências comunicativas.
SISTEMA DE CONSELHOS DE FONOAUDIOLOGIA. Contribuições
do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola.
Brasília: Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, 2015 (adaptado).

Considerando o exposto no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fonoaudiólogo tem formação e experiência na área do desenvolvimento da linguagem, da audição e da aprendizagem que muito contribuem para o sucesso do processo educacional, podendo atuar junto à equipe pedagógica ou junto aos alunos, em todos os níveis de escolaridade e em qualquer modalidade de ensino.

PORQUE

II. No contexto escolar, o fonoaudiólogo colabora com orientações a professores, pais e alunos; realiza ações que favorecem o ensino e a aprendizagem, analisando e discutindo estratégias com os professores; propõe programas de estimulação de linguagem, habilidades auditivas e/ou visuais e controle de ruído; entre outros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Em um município brasileiro, fonoaudiólogos reuniram-se com as equipes de escolas públicas e privadas para planejar ações coletivas voltadas à saúde do professor. A partir das reuniões, foi elaborado um Programa de Prevenção de Perdas Auditivas e um Programa de Prevenção Vocal.

Sobre a atuação fonoaudiológica na saúde ocupacional dos professores, avalie as afirmações a seguir.

I. A prevenção de riscos inclui a avaliação de condições ambientais, organizacionais, individuais e/ou coletivas no local de trabalho e a proposta de intervenções.

II. A avaliação clínica e a terapia fonoaudiológica, com ênfase na audição e na voz dos professores, devem ser realizadas no ambiente de trabalho dos docentes.

III. A mensuração do ruído nos ambientes em que os professores ministram as aulas fornece dados relevantes à atuação do fonoaudiólogo.

IV. O levantamento de fatores de risco à saúde auditiva, vocal e geral inclui a aplicação de questionário aos professores acerca de aspectos individuais, emocionais, uso da voz no trabalho, percepção sobre ruído ambiental, queixas vocais e auditivas.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) I e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: O internetês é a variante linguística utilizada na internet e tem como objetivo agilizar as conversas e os bate-papos no ambiente virtual.

No entanto, muitos estudantes vêm apresentando dificuldades de se desvencilhar desse recurso no ambiente real, até mesmo no momento de escrever um texto escolar em que se exija o uso da norma padrão da língua portuguesa.

Erraram os dois É internetês
Disponível em: <http://redacaonoomega.blogspot.com/2011/06/7-e-9-anos-o-internetes.html>. Acesso em: 19 ago. 2019 (adaptado).

Sobre a influência do Internetês no desenvolvimento da linguagem escrita, avalie as afirmações a seguir.

I. O internetês oferece risco para o desenvolvimento da linguagem escrita, já que nele reduz-se o número de palavras nas frases, privilegiam-se abreviações fonéticas e faz-se uso abundante de sinais de pontuação, como se observa na imagem apresentada.

II. O internetês oferece risco para o desenvolvimento da linguagem escrita, já que nele cometem-se muitas irregularidades ortográficas, como acréscimos, omissões e trocas nas letras, além de uso incomum de sinais de acentuação.

III. O internetês oferece risco para o desenvolvimento da linguagem escrita, já que o uso divergente em relação à norma padrão da língua e as frequentes irregularidades ortográficas produzem uma linguagem escrita incompreensível e não funcional para seus usuários.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A sífilis congênita é transmitida pela gestante para o seu bebê através da disseminação do Treponema pallidum pela corrente sanguínea. A infecção pode ocorrer em qualquer fase da gravidez e o risco é maior para as mulheres com sífilis primária ou secundária.

As consequências da sífilis materna sem tratamento incluem abortamento, natimortalidade, nascimento prematuro, recém-nascido com sinais clínicos de sífilis congênita ou, mais frequentemente, bebê aparentemente saudável que desenvolve sinais clínicos posteriormente.

Na sífilis congênita precoce, os sinais e sintomas surgem até os 2 anos de vida. Já na sífilis congênita tardia, os sinais e sintomas surgem a partir dos 2 anos de vida.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções
Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes
Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV,
Sífilis e Hepatites. Brasília: Ministério da Saúde, 2019 (adaptado).

Em relação à audição e à sífilis congênita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criança nascida de mãe com diagnóstico de sífilis e diagnosticada com sífilis congênita deve ser submetida a avaliação em dois momentos para que haja a alta audiológica: primeiro, ao nascimento, mediante triagem auditiva, e aos 6 meses de idade, incluindo exames comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos.

PORQUE

II. A perda auditiva e as alterações de linguagem podem ocorrer tardiamente e de modo abrupto ou progressivo, sendo que a perda auditiva do tipo sensorioneural pode ser uni ou bilateral, de grau leve até severo, com possibilidade de flutuação auditiva acompanhada de vertigem.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Uma criança de 9 meses de idade tem diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva, do tipo tetraespástica. Antes de sair da maternidade, foi submetida a gastrostomia. Tem histórico de cinco episódios de pneumonia nos últimos seis meses.

Na avaliação clínica da deglutição, foi observado escape oral anterior dos alimentos, estase em cavidade oral e deglutições múltiplas para a limpeza da cavidade oral. À ausculta cervical, observou-se a presença de ruído intenso, sugerindo estase alimentar.

Ao exame de videofluoroscopia da deglutição, apresentou coordenação entre as fases da deglutição, penetração laríngea assistemática para a consistência líquida e ausência de penetração e aspiração laringotraqueal para as consistências líquidas engrossadas e pastosas.

A despeito das orientações recebidas na maternidade, a mãe continuou a oferecer água e leite por via oral, acreditando que a criança não ganharia peso suficiente ao ser alimentada apenas por meio da gastrostomia.

Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O gerenciamento alimentar da criança deve consistir em orientações à mãe ou aos responsáveis quanto aos riscos para a pneumonia em razão da aspiração de líquidos, com instruções graduais sobre a alimentação do bebê integrada à rotina da família.

II. O gerenciamento alimentar da criança deve ser realizado com a internação da paciente, para monitoramento e intervenção fonoaudiológica direta em sua alimentação, de modo a evitar novos episódios de pneumonia.

III. O gerenciamento alimentar da criança deve englobar a sensibilização e a capacitação de sua mãe e/ou de seus responsáveis para lidar com o tipo de dieta, o modo de oferta, os sinais de dificuldade e as estratégias compensatórias, otimizando os resultados terapêuticos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integrados por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

Além de promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, as RAS têm como objetivo incrementar o desempenho do Sistema Único de Saúde em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária, além da eficiência econômica.

Disponível em: <http://redehumanizasus.net/89789-redes-de-atencao-a-saude-ras/>.
Acesso em: 23 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as ações fonoaudiológicas realizadas nos diferentes níveis de atenção do SUS, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação audiológica básica para diagnóstico de deficiência auditiva e seleção de aparelho de amplificação sonora individual é considerada uma ação de atenção primária à saúde.

II. O desenvolvimento de ações de promoção da saúde e de prevenção de agravos na comunidade é considerado uma ação de atenção primária à saúde.

III. A avaliação de disfagia em leito para determinar a consistência da dieta e da ingestão oral é considerada uma ação de atenção primária à saúde.

IV. A realização de visitas domiciliares e institucionais junto à equipe multiprofissional é considerada uma ação de atenção primária à saúde.

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: Um menino de 4 anos e 3 meses de idade possui boa interação com outras crianças e adultos, conseguindo entender tudo, porém não consegue explicar o que quer. Durante a avaliação fonoaudiológica, a mãe relatou que está preocupada, pois o filho não apresentava boa fala desde os 3 anos de idade.

Ela informou que realizou pré-natal sem intercorrências, mas que seu parto ocorreu com 35 semanas de gestação. Ele nasceu com 1 800 gramas, passou no teste da orelhinha e recebeu alta com três dias de vida, sem dificuldades no aleitamento materno.

Ela negou comprometimentos no desenvolvimento neuropsicomotor, episódios de otite e alterações de vias aéreas superiores, e expôs que, na alimentação, ele apenas recusa grãos.

A mãe relatou que a criança falou as primeiras palavras depois dos 2 anos de idade, e atualmente aponta, gesticula, fala palavras isoladas ou combina no máximo duas ou três palavras, nem sempre de forma inteligível.

A criança responde e compreende ordens em nível de intensidade de conversação. Além disso, a mãe relatou que ele gosta de brincar de correr e pegapega e que, na creche, prefere brincar com as crianças mais novas.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que contém a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta principal a ser tomada após avaliação.

A) A hipótese diagnóstica mais provável é uma apraxia de fala na infância e ele deve iniciar atendimento fonoaudiológico em conjunto com terapeuta ocupacional.

B) A hipótese diagnóstica mais provável é de um transtorno expressivo de linguagem e ele deve iniciar o processo de intervenção em linguagem oral.

C) A hipótese diagnóstica mais provável é de um transtorno fonológico e ele deve iniciar intervenção fonoaudiológica indireta.

D) A hipótese diagnóstica mais provável é um transtorno do espectro do autismo e ele deve ser encaminhado para avaliação neuropsicológica.

E) A hipótese diagnóstica mais provável é de um transtorno específico de aprendizagem e os pais devem ser orientados a estimular a linguagem e comunicação em casa.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Uma fonoaudióloga utilizou uma rede social para a transmissão de vídeos ao vivo, objetivando divulgar os benefícios da atuação fonoaudiológica no manejo do ronco e na apneia obstrutiva do sono.

Na primeira transmissão, abordou informações gerais sobre o assunto. Houve tantas perguntas que, na segunda transmissão, optou por ensinar a realizar os principais exercícios de motricidade orofacial indicados nesses casos, executando-os passo a passo.

Considerando o caso apresentado e o Código de Ética da Fonoaudiologia, avalie as afirmações a seguir.

I. A primeira transmissão respeita os preceitos éticos da profissão, pois informa sobre um tema fonoaudiológico de interesse público, de forma teórica e conceitual.

II. A segunda transmissão é pertinente e respeita os preceitos éticos da profissão, pois objetiva contemplar as pessoas que têm queixas e que têm dificuldade de acesso ao atendimento fonoaudiológico.

III. Os exercícios de motricidade orofacial apresentados são recomendados sem contraindicação a pessoas com queixa de ronco e apneia, pois favorecem a tonicidade e a mobilidade das estruturas da face.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: A violência contra a mulher tem sido destaque de muitas notícias nos últimos meses. Essa violência pode causar lesões e até a morte. Além disso, pode ser manifestada por meio de várias formas de agressão.

O ligue 180, uma central de atendimento para a mulher, em 2018, recebeu em torno de 10 mil denúncias de feminicídio e tentativas de assassinato. A maioria das denúncias recebidas, 57,5%, foi de casos de violência física, seguida de violência psicológica, com 27,5%, conforme apresentado no gráfico a seguir.

Do total de denúncias de violência doméstica
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/
2018-08/denuncias-de-feminicidio-e-tentativas-de-assassinatochegam-10-mil>.
Acesso em: 26 ago. 2019 (adaptado).

Considerando a alta prevalência de casos de violência física e suas sequelas, enfoca-se agora o trauma facial, caracterizado como lesões que ocorrem nos tecidos moles e ossos faciais e que, quando extensas, podem acometer cérebro, olhos, seios da face e dentição.

Por isso, as consequências do trauma facial estão entre as consideradas mais expressivas, devido aos danos emocionais resultantes, à possibilidade de deformidade e também ao impacto econômico que causam em um sistema de saúde.

Acerca das alterações fonoaudiológicas acarretadas pelo trauma facial, assinale a opção correta.

A) As sequelas instaladas nas regiões faciais traumatizadas podem causar impactos na comunicação, no que diz respeito a fala, voz, leitura, escrita, memória e compreensão, e também na alimentação, porém não podem causar consequências mais graves, como as disfagias e afasias.

B) A atuação fonoaudiológica nos casos de traumas de face apresenta-se como um tratamento inicial, ainda nas primeiras horas, por meio da abordagem miofuncional orofacial, que possibilita o restabelecimento das funções orofaciais e, com isso, evita o risco de hipomobilidade, redução funcional e progressão de possíveis sequelas.

C) As consequências desse tipo de trauma podem reduzir a qualidade de vida das vítimas, gerando perda ou diminuição da mobilidade facial, mudança de oclusão, limitação na abertura da mandíbula, dificuldade na mastigação, mudança na consistência alimentar, alteração na fala e na linguagem, porém há poucos relatos de impactos estéticos.

D) As alterações mais comuns são desvios e/ou alterações no percurso dos movimentos mandibulares, edema na região facial, dor à palpação, alterações musculares decorrentes da fratura, ruídos articulares e alterações cicatriciais, que podem causar ampliação de movimento.

E) As alterações nos órgãos fonoarticulatórios provocadas pelos traumas de face são de grande interesse para o campo fonoaudiológico, já que alteram o desempenho das funções estomatognáticas (respiração, fala, mastigação e deglutição).

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Pesquisa realizada pelo IBGE revelou que, em 2018, aproximadamente quatro (36,5%) em cada dez brasileiros de 19 anos de idade não concluíram o ensino médio, idade considerada ideal para essa etapa de ensino.

Ainda de acordo com o levantamento, 55% dos estudantes de 8 anos de idade que cursavam o 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas tinham conhecimento insuficiente em matemática e leitura.

Eles apresentavam dificuldades de reconhecer as figuras geométricas e o valor monetário de uma cédula, bem como de contar objetos, além de não conseguirem ler palavras com mais de uma sílaba e identificar o assunto de um texto, mesmo estando explícito no título.

Jovens de 16 anos que não concluíram ensino fundamental
Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/12/18/quase-4-em-cada-10-jovens-de-19-anos-nao-concluiram-o-ensinomedio-aponta-levantamento.ghtml> Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Considerando a atuação do fonoaudiólogo com as populações apresentadas acima, assinale a opção que justifica corretamente o risco de evasão escolar desse público.

A) Estudante com diagnóstico de perda auditiva moderada, com aparelho de amplificação sonora individual e sistema de frequência modulada (FM), em razão da aquisição da linguagem escrita ocorrer como uma segunda língua.

B) Estudante com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em razão do prejuízo intelectual característico e seu comportamento pouco participativo em sala de aula.

C) Estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), em razão da hiperlexia, ao foco restrito de interesses e à sua inabilidade social.

D) Estudante com diagnóstico de Transtorno Fonológico, em razão da restrição das habilidades de memória de curto prazo fonológica.

E) Estudante com diagnóstico de Transtorno de Linguagem, em razão dos prejuízos em diferentes níveis linguísticos, desde o período pré-escolar, que impactam no processo de alfabetização.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Fonoaudiologia com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Fonoaudiologia com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-tmiuzRsJtQESMYH4dMSfVXOdpzX-Yaz10csmtuPRuI3cC_eeUo023I7iPCXri3O0CKXTa5GgrgfXmrsHPHXlyXLv74qvRSwYBzep72bKzySuLQGiVtVzD9x00WkaO5yTYsaV1P0HPy0/s1600/prova-do-enade-2019-fonoaudiologia-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-tmiuzRsJtQESMYH4dMSfVXOdpzX-Yaz10csmtuPRuI3cC_eeUo023I7iPCXri3O0CKXTa5GgrgfXmrsHPHXlyXLv74qvRSwYBzep72bKzySuLQGiVtVzD9x00WkaO5yTYsaV1P0HPy0/s72-c/prova-do-enade-2019-fonoaudiologia-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-fonoaudiologia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-fonoaudiologia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo