A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, levando à formação de um Governo Provisório

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, levando à formação de um Governo Provisório, que lançou as bases para uma nova Constituinte e uma nova Constituição.

A nova Constituição brasileira foi promulgada em 1891 e implantou grandes mudanças no Brasil. A respeito dessa Constituição, marque a afirmação FALSA:

a) implantou o federalismo no Brasil, um sistema político que concedia certo grau de autonomia para os estados em relação à União.

b) implantou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos, alfabetizados e que não fossem mendigos ou soldados rasos.

c) o presidente foi determinado como o chefe do Executivo, e a escolha do presidente ocorreria a partir de eleições diretas para um mandato de quatro anos.

d) a Constituição estipulava a realização de eleições diretas para a escolha de um novo presidente em 1891.

e) a comissão que redigiu a Constituição fazia parte da Assembleia Constituinte e, ao todo, cinco pessoas foram nomeadas para redigir o documento, que foi revisado por Rui Barbosa e aprovado pelos parlamentares brasileiros.

QUESTÃO ANTERIOR:
O último representante da chamada República Velha, Washington Luís, foi retirado do poder pelo movimento político que ficaria conhecido como

RESOLUÇÃO:
A promulgação da nova Constituição não determinou a realização de eleições diretas para 1891, mas, sim, eleições indiretas, ou seja, sem a participação popular.

As eleições diretas estavam previstas somente a partir de 1894. Nessa eleição indireta, Deodoro da Fonseca foi ratificado no poder para um mandato de quatro anos após vencer o outro candidato, o civil Prudente de Morais, com 129 votos contra 97.

Para o cargo de vice-presidente, foi eleito o Marechal Floriano Peixoto.

GABARITO:
d) a Constituição estipulava a realização de eleições diretas para a escolha de um novo presidente em 1891.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises. Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento. A respeito do Encilhamento, encontre a alternativa correta

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários