O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário

O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário na República Velha (1889 -1930), lutava:

a) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista.

b) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora.

c) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos operários nos lucros das fábricas.

d) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas.

e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes, da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unesp) A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis-fazendeiros.

RESOLUÇÃO:
O anarquismo penetrou no Brasil nas primeiras décadas do século XX principalmente por meio de imigrantes italianos, já que na Itália havia, nessa época, um forte movimento anarquista articulado com o sindicalismo.

As teses anarquistas, como o próprio nome indica, pregavam o fim de qualquer tipo de governo e defendiam a autogestão dos trabalhadores.

GABARITO:
e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes, da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Em dezembro de 1904 ocorreu uma rebelião na cidade do Rio de Janeiro contra as medidas sanitaristas propostas pelo médico Oswaldo Cruz. Essa rebelião ficou conhecida como

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários