Por que o Coronavírus (COVID-19) é uma pandemia

por-que-o-coronavirus-covid-19-e-uma-pandemia
Por que o Coronavírus (COVID-19) é uma pandemia?

Pandemia é um termo usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.

O exemplo mais recente foi a disseminação global do vírus influenza H1N1, que causou a pandemia da gripe suína, em 2009. Especialistas acreditam que ele tenha infectado milhões de pessoas e matado centenas de milhares. Mas uma pandemia não se caracteriza pela gravidade da doença que ela causa.

O principal fator é o geográfico, quando todas as pessoas no mundo correm risco. Pandemias são mais prováveis com novos vírus. Como não temos defesas naturais contra eles ou medicamentos e vacinas para nos proteger, eles conseguem infectar muitas pessoas e se espalhar facilmente e de forma sustentada.


Confira, em resumo, a diferença entre surto, epidemia e pandemia.

Surto
Quando uma doença/vírus afeta a população de uma pequena região (uma pequena cidade, por exemplo), registrando-se, então, um grande número de casos desta naquela localidade.

Epidemia
A Epidemia é caracterizada quando uma doença/vírus afeta grandes cidades ou até mesmo um país inteiro.

Pandemia
Quando a doença/vírus afeta outros países, continentes e colocam em risco toda população mundial, que é o caso do novo Coronavírus (COVID-19).

QUESTÃO ANTERIOR:
Qual a diferença entre COVID-19, Gripe e Resfriado?

PRÓXIMA QUESTÃO:
Qual o número de mortes no Brasil pelo Coronavírus (COVID-19)?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários