Sobre a Revolta da Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta

Sobre a Revolta da Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta:

a) foi motivada pela insatisfação do exército com a violenta repressão do governo ao Arraial de Canudos, no sertão baiano.

b) foi resultado da insatisfação da marinha, reduto de monarquistas, com o governo do Marechal Floriano Peixoto.

c) foi uma rebelião dos membros da marinha brasileira contra os castigos físicos dedicados, principalmente, aos soldados rasos.

d) foi uma revolta popular que alcançou o exército por causa das arbitrariedades cometidas pelo governo no projeto de modernização da cidade do Rio de Janeiro.

e) foi um conflito travado no Rio Grande do Sul entre as duas forças que disputavam o poder daquele estado.

QUESTÃO ANTERIOR:
Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises.

RESOLUÇÃO:
A Revolta da Armada iniciou-se em 1893, quando um grupo da Marinha brasileira rebelou-se contra o governo do Marechal Floriano Peixoto.

A Marinha era um reduto de monarquistas e estava insatisfeita com o governo de Floriano Peixoto. Assim, partiram para essa revolta, tomando navios de guerra, virando os canhões para a direção da capital federal – Rio de Janeiro – e bombardeando a cidade.

Tempos depois, fundiram-se com liberais que lutavam contra os federalistas durante a Revolução Federalista, travada no Rio Grande do Sul. Esse movimento foi duramente reprimido pelo governo de Floriano.

GABARITO:
b) foi resultado da insatisfação da marinha, reduto de monarquistas, com o governo do Marechal Floriano Peixoto.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- A República da Espada estendeu-se de 1889 a 1894 com dois presidentes militares: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A partir de 1894, iniciou-se o período caracterizado pelo domínio das oligarquias e dos presidentes civis.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários