(Unicamp) Leia os trechos dos textos abaixo

(Unicamp) Leia os trechos dos textos abaixo:

Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.
ELIAS, Nobert. Os alemães.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. Adaptado.

A exigência da anulação da “paz imposta” pelo tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.
GAY, Peter. A cultura de Weimar.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Adaptado.

Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.

I – Uma das exigências impostas no Tratado de Versalhes aos alemães foi o desmantelamento de suas forças armadas, sendo que seu exército não poderia ultrapassar 100 mil homens.

II – O partido nazista se aproveitou do caos econômico e social para ascender ao poder, apontando soluções para o desemprego, em ações apoiadas na aliança com os capitalistas judeus.

III – A República de Weimar consistiu na formação de um regime político parlamentarista, com ampla liberdade à participação partidária. Com esta formação pôde o partido nazista ascender ao poder no início da década de 1930.

a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Apenas a afirmativa I está correta.

QUESTÃO ANTERIOR:
A República de Weimar foi marcada também por uma série de tentativas de golpes e ações revolucionárias que tinha por objetivo por em prática os projetos políticos dos grupos que protagonizavam estas ações

RESOLUÇÃO:
Na verdade os nazistas passaram a responsabilizar os capitalistas judeus pela ruína da Alemanha, o que explica em parte seu antissemitismo.

GABARITO:
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Logo nos primeiros meses de existência, a República de Weimar reprimiu um forte processo revolucionário conduzido principalmente pelos comunistas da Liga Espartaquista, em 1919. A principal liderança dos comunistas foi executada pelo governo como forma de conter o processo revolucionário.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários