(FGV-SP 2020) Analise as seguintes afirmações sobre o título dessa matéria jornalística

Texto para as questões 16 e 17.

Panc da Periferia

Folhas e ervas antes consideradas pragas têm despertado o interesse
de pesquisadores, médicos e chefes de cozinha

Se não fosse plantado por ninguém, se não desse frutos ou flores ornamentais, no passado se chamava mato. Hoje ervas e folhas antes tidas como pragas tornaram-se valiosas para médicos, chefes de cozinha e cultivadores de plantas. As chamadas plantas alimentícias não convencionais (PANC) estão se tornando moda no Brasil. Algumas espécies têm um valor nutricional suficiente para suprir as demandas diárias de um adulto e são tão ricas quanto o feijão e o leite.

No dia a dia do brasileiro, a cultura PANC ainda não pegou. A demanda do varejo é baixa e o uso no circuito de restaurantes não chega a ser uma tendência nacional, apesar de alguns chefs renomados já terem começado a lançar mão dessas plantas para incrementar suas receitas.
Nicollas Witzel, Época, 24.09.2018. Adaptado.

QUESTÃO 16
(FGV-SP 2020) Analise as seguintes afirmações sobre o título dessa matéria jornalística, possivelmente inspirado em uma conhecida canção popular, considerando o restante do texto:

I. Revela, com o uso da palavra “periferia” e talvez involuntariamente, uma atitude preconceituosa de seu redator.

II. Pode ser considerado um trocadilho em relação a uma palavra inglesa que designa um certo movimento de contracultura.

III. Baseia-se num acrônimo (sigla) que alude a apenas uma das propriedades das referidas plantas.

Está correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FGV-SP 2020) Quando Sílvia completou 8 anos, seu pai aplicou R$50 000,00 em um fundo de investimento que rende juros compostos a uma determinada taxa fixa.

RESOLUÇÃO (Colégio Objetivo):
As afirmações II e III estão corretas. Em I, está incorreto afirmar que há preconceito do redator ao utilizar o termo “periferia”.

A afirmação II está correta, pois existe trocadilho entre as palavras “Panc”, plantas alimentícias não comestíveis, e “punk”, corretamente definida como “movimento da contracultura”.

A afirmação III está também correta, pois o acrônimo “Panc” se refere à qualidade de “não convencional” desses alimentos.

GABARITO:
C) II e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FGV-SP 2020) O prefixo de origem grega que entra na formação da palavra “periferia”, e de outras como “perímetro” e “perífrase”, tem o mesmo sentido que o prefixo de origem latina que forma a palavra

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2020 (Administração) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.