DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) A década de 1930 trouxe profundas mudanças na estrutura social e econômica brasileira

(Unichristus 2020) A década de 1930 trouxe profundas mudanças na estrutura social e econômica brasileira.

Houve um avanço na industrialização, grande desenvolvimento urbano e considerável aumento populacional. O urbanismo favoreceu o crescimento da burguesia industrial, da classe média e do proletariado em um país eminentemente agrário.

O fortalecimento dessas novas forças sociais trouxe uma mudança no aparelho estatal: a permanência do populismo, transformado em prática política costumeira com o intuito de conquistar o apoio das massas – principalmente a urbana.

O fenômeno do populismo consiste

A) na conquista da confiança das massas – classes média e pessoas mais pobres –, baseando-se em um discurso simples, carismático, direto e pessoal, dispensando intermediações por parte de partidos políticos.

B) no discurso em defesa da união das massas em prol de uma nação forte e militarista sob a liderança do “grande timoneiro” (culto personalista), uma vez que seu discurso o coloca como alguém que deve ser cegamente seguido.

C) em uma forma de democracia representativa na qual os eleitos detêm o poder, contudo limitados por uma constituição que enfatiza a proteção das liberdades individuais, a igualdade e os direitos dos grupos minoritários.

D) na forma de governo de acordo com a qual se espera que o Estado se abstenha de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia, visto que essa forma de governo seria dotada de mecanismos de autorregulação.

E) em um governo antidemocrático, em que não há participação popular ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Nesse sistema, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Os árabes são um povo de origem semita que vivia, principalmente, no território da Península Arábica.

GABARITO:
A) na conquista da confiança das massas – classes média e pessoas mais pobres –, baseando-se em um discurso simples, carismático, direto e pessoal, dispensando intermediações por parte de partidos políticos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Há 60 anos, o Exército Rebelde cercava a cidade de Santiago de Cuba, na última batalha liderada pelo comandante Fidel Castro, no final de dezembro de 1958. Ao amanhecer do dia 1o de janeiro de 1959, o ditador Fulgêncio Batista abandonava a ilha.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários