DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) Os árabes são um povo de origem semita que vivia, principalmente, no território da Península Arábica

(Unichristus 2020) Os árabes são um povo de origem semita que vivia, principalmente, no território da Península Arábica. Depois que Maomé se tornou o chefe político, religioso e militar desse povo, em 622, iniciou-se a formação do Império Islâmico.

A expansão teve continuidade depois da morte do profeta Maomé, no período dos califas, que estenderam os domínios territoriais árabes desde a Índia até a Espanha.

A relação que os árabes estabeleciam com os povos conquistados era de

A) violência, situação intensamente ressaltada em relatos da época responsáveis por demonstrar que os contatos amigáveis do início logo foram ignorados devido à ambição dos árabes de conquistar metais preciosos no contexto do mercantilismo europeu.

B) indiferença, visto que os conquistadores árabes tinham como única intenção o crescimento econômico por meio do comércio de joias e manufaturados, fazendo dos povos conquistados seu “mercado consumidor”.

C) relativa tolerância religiosa e cultural, visto que, em geral, assimilavam valores e conhecimentos dos povos subjugados, os quais eram usados como contribuição para a produção de novos saberes.

D) coerência com as teorias raciais da época, pois os árabes, de modo geral, julgavam-se superiores aos povos da Europa e da África; essa visão racista era usada para justificar a expansão do Império Islâmico.

E) intolerância, visto que suas invasões geralmente acabavam com o extermínio de povos não islâmicos e politeístas; demonstraram, com isso, que havia uma forte relação etnocêntrica propagada pelos membros desse poderoso império.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Esse mapa faz referência às denominadas Revoltas Regenciais, sobre as quais se infere que

GABARITO:
C) relativa tolerância religiosa e cultural, visto que, em geral, assimilavam valores e conhecimentos dos povos subjugados, os quais eram usados como contribuição para a produção de novos saberes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) A década de 1930 trouxe profundas mudanças na estrutura social e econômica brasileira.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários