(Unichristus 2020) Em artigo publicado no Faseb Journal, pesquisadores do Cepid Redoxoma liderados pela professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química (IQ) da USP, demonstraram que modificações na morfologia, isto é, na forma da mitocôndria, organela que é considerada como a usina de força das células, alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio.

O estudo mostrou que mitocôndrias maiores captam cálcio mais rapidamente e em maior quantidade do que mitocôndrias menores.
Disponível em: <https://www.otempo.com.br/interessa>.
Acesso em: 22 set. 2019.

O estudo mostrou que mitocôndrias maiores captam mais rapidamente um elemento mineral fundamental para

A) a composição da hemoglobina no processo de eritropoiese.

B) a conversão de fibrina em fibrinogênio no processo de coagulação sanguínea.

C) a produção de colágeno pelos reticulócitos no processo de cicatrização.

D) a liberação de neurotransmissores.

E) a emissão de pseudópodes pelos macrófagos no processo de diapedese.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) O período de repolarização que ocorre no miocárdio apresenta diferenças comportamentais, períodos 2 e 3 no gráfico, em relação ao mesmo período no neurônio.

D) a liberação de neurotransmissores.

- (Unichristus 2020) Maquiavel apresenta na obra “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” um verdadeiro tratado acerca do agir político.

Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito