DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) Maquiavel apresenta na obra “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio”

(Unichristus 2020) Maquiavel apresenta na obra “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” um verdadeiro tratado acerca do agir político.

Trata-se de uma conversação deste pensador com Tito Lívio e com outros clássicos, buscando uma prática de edificação do futuro. Os discursos estão baseados na história de Roma e em alguns textos de Lívio, considerando que este aponta a República romana como “um verdadeiro modelo de sociedade”.
Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.

No que se refere às práticas republicanas de Roma, infere-se que

A) os magistrados eram um grupo que auxiliava o Senado no desempenho das tarefas político-administrativas de Roma, tinham grandes atribuições e podiam ter cargos que diferiam em função da tarefa desempenhada.

B) o problema da sucessão pode ser resolvido de forma substancial na República, na qual o governante possui um cargo hereditário.

C) essa forma de governo romana se caracterizava pela democratização da escolha dos representantes, sendo a classe dos plebeus responsável pela eleição de todos os cargos eletivos da República.

D) o rei governava absoluto, sendo assistido pelo Senado e pelo conselho de anciões, composto pelos chefes das Gentes, todos de origem patrícia.

E) a autoridade do imperador se baseou na violabilidade dos poderes de vários cargos republicanos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Em artigo publicado no Faseb Journal, pesquisadores do Cepid Redoxoma liderados pela professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química (IQ) da USP, demonstraram que modificações na morfologia, isto é, na forma da mitocôndria, organela que é considerada como a usina de força das células, alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio.

GABARITO:
A) os magistrados eram um grupo que auxiliava o Senado no desempenho das tarefas político-administrativas de Roma, tinham grandes atribuições e podiam ter cargos que diferiam em função da tarefa desempenhada.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Com base no texto, assinale a alternativa que correlaciona corretamente a volta do sarampo ao Brasil com a geopolítica da América do Sul.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários