DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) O gás oxigênio produzido nessa reação pode ser capturado com facilidade e sua massa determinada

ÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2)

O que torna o TiO2 tão especial é a sua brancura, o seu alto índice de reflexão da luz e a sua resistência à descoloração. Essas propriedades aliadas ao fato de esse elemento ser química e biologicamente inerte explica a sua popularidade e utilização como pigmento em áreas sensíveis como na alimentação e em fármacos.

Na área de cosmética e de cuidados pessoais, o uso do TiO2 é aplicado para aumentar a opacidade e reduzir a transparência de certas fórmulas, além de refletir e/ou dispersar os raios solares (incluindo a radiação ultravioleta), sendo um dos princípios ativos dos protetores solares.
Disponível em: <https://www.quimissima.com/
single-post/2016/04/24/oxidodetitanio>.
Acesso em: 12 set. 2019.

Por isso, é importante a existência de um método capaz de determinar a quantidade dessa substância em outros materiais. Uma das maneiras de realizar essa determinação é por meio da combinação de uma mistura contendo TiO2 com trifluoreto de bromo, originando a reação representada pela equação abaixo:

3 TiO2(s) + 4 BrF3(l) → 3 TiF4(s) + 2 Br2(l) + 3 O2(g)

(Unichristus 2020) O gás oxigênio produzido nessa reação pode ser capturado com facilidade e sua massa determinada. Supondo que 2,367 g de uma amostra contendo TiO2 dê origem a 0,143 g de oxigênio gasoso, o percentual, em massa, desse óxido na referida amostra é mais próximo de

A) 8%.
B) 12%.
C) 15%.
D) 21%.
E) 34%.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Com base no texto e na equação química dados anteriormente, é pertinente inferir que

GABARITO:
C) 15%.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Muitos compostos naturais, também produtos de consumo, são sais. Um sal é um composto iônico que pode ser formado pela reação entre um ácido e uma base.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários