(Unichristus 2020) O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos fluidos corporais

(Unichristus 2020) O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos fluidos corporais de uma pessoa normal que contêm cloreto de sódio dissolvido em água destilada.

Uma empresa de produtos farmacêuticos comprou um lote desse soro e, para se certificar de que a concentração expressa no rótulo estava dentro dos padrões de qualidade, realizou uma titulação.

O responsável pela análise pipetou 5 mL do soro e transferiu para um balão volumétrico de 100 mL, completando o volume do balão com água destilada até a marca de aferição.

Em seguida, retirou uma alíquota de 10 mL do balão e transferiu para um erlenmeyer, contendo um indicador universal, no qual foi acrescentada, aos poucos, uma solução padrão de nitrato de prata de concentração 0,02 mol/L.

Considerando que o volume gasto do titulante foi de 4 mL, pode-se inferir que a porcentagem (m/m) de cloreto de sódio no soro fisiológico apresenta um valor mais próximo de

Dado: densidade do soro fisiológico = 1,0 /mL.

A) 0,63%.
B) 0,75%.
C) 0,82%.
D) 0,94%.
E) 1,26%.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) O fosgênio é um gás tóxico e corrosivo, usado na fabricação de polímeros de isocianato, agrotóxicos, corantes, produtos farmacêuticos, entre outros.

GABARITO:
D) 0,94%.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) O gráfico a seguir representa a pressão de vapor, em função da temperatura, em ºC, de cinco amostras, sendo uma delas água pura.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários