(UNIFESP 2020) Em termos figurados, a dimensão transgressora de sua teoria é reforçada por Darwin no seguinte trecho

Para responder às questões 14 e 15, leia o trecho de uma carta de Charles Darwin ao biólogo Joseph Hooker em 11.01.1844.

Além de um interesse geral pelas terras meridionais, desde que retornei tenho me dedicado a um trabalho muito ambicioso que nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo. Fiquei tão impressionado com a distribuição dos organismos nas Galápagos e com a natureza dos fósseis de mamíferos americanos, que resolvi recolher todo tipo de coisa que pudesse ter alguma relação com alguma espécie. Li montanhas de livros sobre agricultura e horticultura e não paro de coletar informações. Por fim surgiu uma luz, e estou quase convencido (ao contrário do que achava inicialmente) de que as espécies (é como confessar um homicídio) não são imutáveis. Deus me livre das bobagens de Lamarck como “tendência ao progresso”, “adaptações a partir do esforço dos animais”, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.
(Shaun Usher (org.). Cartas extraordinárias, 2014.)

QUESTÃO 14
(UNIFESP 2020) Em termos figurados, a dimensão transgressora de sua teoria é reforçada por Darwin no seguinte trecho

(A) “Deus me livre das bobagens de Lamarck”.

(B) “um trabalho muito ambicioso”.

(C) “é como confessar um homicídio”.

(D) “nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo”.

(E) “ao contrário do que achava inicialmente”.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNIFESP 2020) Leia o trecho do poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira

RESOLUÇÃO:
Nessa carta, a referência que Darwin faz sobre a mutabilidade das espécies tem um efeito tão transgressor que é comparado à confissão de um homicídio, pois o cientista tinha consciência de que essa teoria se opunha a concepções religiosas e dogmáticas.

GABARITO:
(C) “é como confessar um homicídio”.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNIFESP 2020) “Deus me livre das bobagens de Lamarck como ‘tendência ao progresso’, ‘adaptações a partir do esforço dos animais’, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.”

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFESP 2020 (1º dia e 2º dia) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.