(UNIFOR 2020) Gravitylight é um pequeno gerador que acende um LED de alta potência

(UNIFOR 2020) Gravitylight é um pequeno gerador que acende um LED de alta potência. A energia gerada vem do peso de um saco cheio de areia ou de pedras, por exemplo, que desce lentamente.

Durante a descida, a energia potencial gravitacional se transforma em energia cinética, que, por sua vez, é transformada em energia elétrica pelo gerador acoplado às engrenagens.

Disponível em: www.autossustentavel.com.
Acesso em: 14 de jun. 2019 (Adaptado)

Suponha que o gerador elétrico deste dispositivo seja ideal, e que um saco de massa M desce sob a ação da gravidade com velocidade escalar constante e fornece a potência necessária para acender uma lâmpada de 0,15 W.

Calcule o valor da massa M necessária para que a luz fi que acesa durante um intervalo de tempo de 25 minutos, quando a massa é posicionada a uma altura de 150 cm acima do chão. Despreze os atritos e adote g = 10 m/s².

(A) 2,5 kg
(B) 5,0 kg
(C) 10,0 kg
(D) 15,0 kg
(E) 25,0 kg

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNIFOR 2020) Na medicina, os médicos utilizam o exame de raios X para buscar anormalidades na densidade das estruturas do corpo, nas análises das condições dos órgãos internos, em caso de ossos quebrados, nos tratamentos de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.

GABARITO:
(D) 15,0 kg

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNIFOR 2020) O cinto de segurança automotivo tem um dispositivo mecânico que impede que o mesmo seja puxado acima de uma velocidade limite.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFOR 2020.1 (Medicina) com Gabrito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.