(UNIFOR 2020) Na medicina, os médicos utilizam o exame de raios X para buscar anormalidades

(UNIFOR 2020) Na medicina, os médicos utilizam o exame de raios X para buscar anormalidades na densidade das estruturas do corpo, nas análises das condições dos órgãos internos, em caso de ossos quebrados, nos tratamentos de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.

O exame de raios X é um procedimento diagnóstico à base de radiação ionizante que permite gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo, flagrada na chapa como mostrado na figura abaixo.


Os raios X podem ser produzidos pela oscilação de elétrons das camadas mais internas dos átomos e formado por ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo à velocidade da luz.

Em relação aos raios X, analise as afirmações a seguir.

I. Os raios X estão sujeitos ao fenômeno da reflexão, refração, difração e interferência.

II. Sua penetrância nos materiais é relevante, pois todas as substâncias são penetradas pelos raios X em maior ou menor grau.

III. Por estar sujeito à reflexão, os raios X não penetram os ossos.

IV. A diferença entre raios X e raios de luz visível é devida ao comprimento de onda diferente dos mesmos.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) II e III.
(D) III e IV.
(E) I e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNIFOR 2020) Em precipitadores eletrostáticos, faz-se uso de placas paralelas carregadas com cargas de sinais opostos, com o objetivo de fazer gotículas ou partículas sofrerem deflexão ao atravessar a região entre as duas placas.

GABARITO:
(B) I, II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNIFOR 2020) Gravitylight é um pequeno gerador que acende um LED de alta potência. A energia gerada vem do peso de um saco cheio de areia ou de pedras, por exemplo, que desce lentamente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFOR 2020.1 (Medicina) com Gabrito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.