Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução

Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução Em meio a pandemia de Coronavírus o  Grupo CEV  decidiu realizar revisões p...
Questões Revisão ENEM CEV (1º Dia) com Gabarito e Resolução
Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução

Em meio a pandemia de Coronavírus o Grupo CEV decidiu realizar revisões para os seus alunos e a quem interessar possa no seu canal no YouTube.

A segunda edição dessa Revisão on-line do Grupo CEV foi realizada no dia 9 de maio, teve duração de mais de 3 horas e tratou de assuntos das disciplinas de Linguagens (Profª. Flávia Lêda e Prof. Alex Romero), Humanas (Prof. Adriano Ramalho e Prof. Marcos Vilhena).

Questões foram tratadas e disponibilizadas gratuitamente, então, nós decidimos trazer essas questões e suas respetivas explicações para que você também possa aproveitar desse conteúdo de qualidade.

Para tanto, basta clicar em "Gabarito e resolução" da sua questão de interesse (abaixo). Você terá acesso ao vídeo iniciando exatamente no tempo da questão na página que abrirá.

VEJA TAMBÉM:
Questões Revisão ENEM CEV (1º Dia) com Gabarito e Resolução

LINGUAGENS
Profª. Flávia Lêda

QUESTÃO 01


Para realçar os efeitos de humor da tirinha, o quadrinista valeu-se, especialmente, do seguinte recurso expressivo:

A) Metáfora.
B) Apóstrofe.
C) Duplo sentido.
D) Ambiguidade.
E) Pleonasmo.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
Senhor,

Dois amores tomaram conta de todas as faculdades de minha alma. Um me leva a desejar ser o testemunho feliz dos atos diários de sua Augusta e Divina Presença. Outro me deixa escravo da Pintura e me mantém atado ao meu cavalete, onde o meu nobre trabalho me deixa digno da sua honrosa proteção.

Vossa Majestade, cujos talentos e sabedoria souberam conciliar os interesses de importância muito maior, pode na sua bondade realizar todos os desejos de meu coração ao me permitir dedicar-me ao seu serviço e àquele de sua augusta família, seja na qualidade de professor de desenho dos príncipes ou das princesas, a quem os meus cabelos brancos me permitem chegar perto; seja ao me dar o cargo de conservador dos seus quadros, estátuas etc. etc. etc.

Com a idade de 60 anos, pai de uma família numerosa, achei-me, no meu país, vítima de uma revolução cuja agitação crescente eliminou a minha modesta fortuna.

Assustado sobretudo pela última invasão de Paris, todas as minhas esperanças se dirigem ao asilo que Vossa Majestade escolheu para si mesmo na sabedoria de suas concepções. Taunay, Peintre, membre de l‘Institut Royal de France.
(Lilia Moritz Schwarcz. O sol do Brasil, 2008. Adaptado.)

O gênero textual apresentado caracteriza uma situação de comunicação

A) íntima, marcada pelo comentário às aulas de desenho dos príncipes e das princesas, que denota aproximação entre o artista e Sua Majestade.

B) distensa, em que o artista narra a Sua Majestade como ocorreu a invasão de Paris, fato que contribuiu para minar-lhe a modesta fortuna.

C) formal, o que se comprova pela interlocução estabelecida, tanto na descrição que o artista faz de si mesmo, quanto na que faz de Sua Majestade.

D) artificial, considerando-se que o artista exprime seu ponto de vista acerca da proteção que passou a receber de Sua Majestade fora de Paris.

E) coloquial, o que desperta, à primeira vista, estranheza, sendo entendido, porém, que há entre os interlocutores um vínculo familiar estabelecido.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
NÓS – Um estudo sobre os perennials afirma que a maneira como se envelhece — boa ou má — depende da maneira como se encara a velhice. Se você é pessimista, envelhece mal e vive menos, em resumo. Você concorda?

MARINA – Quem envelhece mal é quem não se preparou para isso. Principalmente os homens, que não conseguem aproveitar a vida depois que deixam de trabalhar. As mulheres da minha geração têm sempre alguma coisa para fazer. Eu, por exemplo, cozinho. Planto minhas verduras, hortaliças, na minha segunda casa, em São Francisco Xavier (interior de São Paulo). Eu acompanho o ciclo da vida. Colho, cozinho, como ou sirvo para amigos. Adoro fazer isso.

Adoro fazer doce com as frutas das minhas árvores e dar as compotas de presente. Também voltei a bordar, estudar música. E nunca deixei de ler. Além de conviver com a roça, tem uma coisa muito importante que explica o fato de eu estar tão bem. Eu não tenho marido (risadas). Me separei aos 50 anos. Sofri pra burro, mas agora vejo que tive muita sorte. Casamento é uma merda. Absolutamente, eu jamais me casaria de novo.
FUCUTA, B. "Tem velho que inferniza os filhos', diz historiadora de 88 anos".
Disponível em: https://nos.blogosfera.uol.com.br.
Acesso em: 7 abr. 2019 (Adaptado).

A linguagem empregada pela historiadora

A) marca-se pelo emprego de expressões fora do uso corrente, o que lhe confere a plena formalidade.

B) apresenta o uso de baixo calão, inadequado para a situação comunicativa de entrevista.

C) reveste-se de informalidade, sobretudo quando começa a discorrer sobre sua condição matrimonial.

D) mantém o estilo formal, o que demonstra estar pouco à vontade na situação de entrevista.

E) expressa a sua ironia, com termos coloquiais, em relação à pergunta confusa a que foi exposta.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04

Aqui você morreu porque bebeu. E a vida seguiu sem você.

A peça publicitária foi criada como o intuito de persuadir o leitor a

A) participar de ações sociais de cidadania.

B) refletir sobre o valor da vida humana.

C) defender-se em caso de acidentes de trânsito.

D) mudar o pensamento a respeito do uso de motocicletas.

E) conscientizar-se acerca da relação perigosa entre trânsito e bebida.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

HUMANAS
Prof. Adriano Ramalho

QUESTÃO 01
O Cerrado abriga, aproximadamente, 11.627 espécies de plantas nativas, sendo que, desse total, cerca de 4.400 espécies são endêmicas (existem apenas nesse bioma).

Há espécies de plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós. Algumas espécies apresentam troncos tortuosos e grossos, podendo alcançar até 20 metros de altura.

As raízes podem atingir até 15 metros de profundidade, garantindo captação de água no período da seca.

Níveis do Cerrado

área de distribuição do cerrado

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana com a retirada da mata ciliar.

Com mata ciliar. Sem mata cilicar.

(Mackenzie) Os solos dos cerrados são, naturalmente, pobres em nutrientes, devido a sua origem associada a depósitos sedimentares antigos, que vêm sofrendo pedogênese há milhares de anos.

A heterogeneidade das formações de cerrados reflete-se também nas propriedades dos solos. De acordo com as diferentes condições geológicas, geomorfológicas e climáticas, os solos dos cerrados variam em textura, estrutura, perfil e profundidade.

Os cerrados do Brasil ocorrem em solos deficientes em nutrientes e com altas concentrações de alumínio, o que determina uma propriedade importante: a capacidade de troca catiônica, fundamental no metabolismo nutricional das plantas.
CONTI, José B. e FURLAN, Sueli A. In: ROSS, Jurandyr L.S.
Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011, p. 182.

Com base no texto,

A) a baixa fertilidade do solo impede o desenvolvimento de atividades agrícolas em áreas de cerrado.

B) as espécies típicas de cerrados só se desenvolvem em solos alcalinos, ricos em calcário.

C) os cerrados representam, em extensão, o quarto maior domínio vegetal do Brasil.

D) os cerrados arbóreos têm uma fisionomia característica, marcada pelas árvores, geralmente tortuosas e espaçadas, e folhagem coriácea e pilosa.

E) as formações de cerrados ocupam principalmente terrenos irregulares, na porção setentrional do Brasil.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
Brasil como protagonista nessa questão mundial

O Brasil utiliza somente 7,6% de seu território para a agricultura. Esse número foi comprovado por um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgado no fim do ano passado.

Portanto, para muitos pesquisadores e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é a principal nação capaz de atender a demanda crescente por alimentos. E isso nos coloca no centro de uma questão de importância mundial.

Diante desse cenário, o Brasil passa a ter importante papel na segurança de alimentos do mundo. Além de reunir os recursos necessários à produção como condições climáticas favoráveis, água em abundância e 383 milhões de hectares de áreas agricultáveis, sendo 35% disponíveis, o país conta com tecnologia de produção e, especialmente, o empreendedorismo dos produtores.

Brasil como protagonista nessa questão mundial
Principais atividades agrículas do Brasil em valor gerado

A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da canade-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.




A encefalopatia hepática ocorre em decorrência da impossibilidade do fígado de metabolizar algumas substâncias tóxicas que acabam atingindo a corrente sanguínea, chegando até o cérebro, onde provocam lesões. A principal substância tóxica envolvida no surgimento desse tipo de encefalopatia é a amônia.

Fígado

(UERJ) Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva

Brasil uso de agrotóxicos por cultura 2015

A) relevância na pauta de exportação
B) participação na absorção de mão de obra
C) centralidade na alimentação da população
D) influência na desconcentração da propriedade
E) participação dos produtos no consumo interno

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientais

O acidente em Mariana liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. Apesar de não possuir, segundo a Samarco, nenhum produto que causa intoxicação no homem, esses rejeitos podem devastar grandes ecossistemas.

A lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local. Essa cobertura, quando secar, formará uma espécie de cimento, que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies.





O acidente em Mariana foi considerado um dos maiores desastres ambientais da nossa história. Segundo alguns estudiosos, serão necessários mais de 10 anos para recuperar os danos causados, por exemplo, ao rio Doce.

Sobre o tema,

A) o rio Doce foi afetado apenas em sua fauna, uma vez que apenas peixes morreram em decorrência do desastre.

B) a oxigenação da água do rio Doce não foi alterada, uma vez que a grande quantidade de lama sedimentou-se logo após o acidente.

C) a recuperação do rio Doce depende, principalmente, da recuperação da oxigenação da água, pois só assim organismos poderão voltar ao rio.

D) a destruição de algas e plantas aquáticas presentes no rio Doce não afeta a vida aquática e, portanto, o foco da recuperação deve ser o restabelecimento dos peixes no local.

E) o rio Doce, após o acidente, morreu completamente, não havendo a menor chance de recuperação daquelas águas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

LINGUAGENS
Prof. Alex Romero

QUESTÃO 01
TEXTO I

meio ambiente e reciclagem
Disponível em: http:// https://www.jurua.com.br.
Acesso em: 05 nov. 2018.

o dinheiro que dá em árvores
Disponível em: http://www.google.com.br.
Acesso em: 20 fev. 2013.

As linguagens utilizadas nos veículos de comunicação são dotadas de intencionalidade, ideologia e, por esse motivo, carregada de argumentatividade.

Dentre alguns recursos expressivos não verbais usados nas capas de revistas temos os signos visuais como o ícone, o logotipo, o pictograma e o símbolo.

Nos textos apresentados, utilizouse como recurso

A) as letras destacadas entre aspas e coloridas, respectivamente.

B) os símbolos que denotam a ideia de representação real de um objeto.

C) os ícones para representar o comércio virtual e a economia verde.

D) os símbolos, signos arbitrários estabelecidos por convenções sociais.

E) os pictogramas para representar o mundo da tecnologia e dos negócios.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
"Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla."
PICASSO, P. Conversação, 1935, in Teorias da Arte Moderna, H.B.CHIPP, pp.272.

Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso sugere que um quadro

A) não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.

B) é um ser "vivo" e independente do artista, sendo altamente abstrato em relação à realidade sensível.

C) uma vez terminado, se manterá "vivo" apenas para o artista, pois este é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.

D) apresenta intencionalidade e se manterá "vivo" mesmo quando finalizado, pois quem o contempla terá sempre a chance de reinterpretá-lo.

E) é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um "pedaço" qualquer de superfície que permita a sua expressão.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
"É costume iniciar a história da literatura nacional pelo exame das obras escritas, quase sempre sem intenção artística, por colonos ou viajantes, nos dois primeiros séculos do Brasil. O maior, quando não exclusivo interesse dessa prosa de notícia do país é documental: são textos que mostram as condições de vida e a mentalidade de seus fundadores e primeiros habitantes. Exibem concretamente a atmosfera cultural das capitanias, não no sentido de ilustrar-lhes o ambiente literário – praticamente inexistente – mas no de revelar a psicologia do colono".
MERQUIOR, J. G. De Anchieta a Euclides: breve história da
literatura brasileira I. 3. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996. p. 12.

A literatura brasileira, desde suas origens (com a Carta de Pero Vaz de Caminha) até meados do século XIX, foi reflexo e prolongamento da portuguesa. No caso do Quinhentismo, em pleno século XVI, tem-se, como se coloca no texto, uma literatura pautada

A) nos mesmos moldes do Classicismo português, ou seja, orientada por um viés renascentista.

B) no teor catequético e informativo presente em quase todos os textos publicados nessa época por cronistas brasileiros e ibéricos.

C) no caráter informativo, descritivo e predominantemente denotativo com destaque para o exótico e o pitoresco de nossa terra na visão dos estrangeiros.

D) pelo estilo e características nativistas com o intuito de valorizar a cultura local, como se pode comprovar ao analisarse a "Carta" de Pero Vaz de Caminha.

E) tanto em intenções de preocupação material (ouro, prata, agricultura, etc.) quanto espiritual (catequese dos índios) como se vê na obra do Pe. José de Anchieta.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
TEXTO I

A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.
Disponível em: www.greenpeace.org. Acesso em: 20 maio 2013.

TEXTO II

Os alimentos geneticamente modificados disponíveis no mercado internacional não representam um risco à saúde maior do que o apresentado por alimentos obtidos através de técnicas tradicionais de cruzamento agrícola. Essa é a posição de entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e para Agricultura (FAO), o Comissariado Europeu para Pesquisa, Inovação e Ciência e várias das principais academias de ciência do mundo.

A OMS diz que até hoje não foi encontrado nenhum caso de efeito sobre a saúde, resultante do consumo de alimento geneticamente modificado (GM) "entre a população dos países em que eles foram aprovados".
Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 20 maio 2013.

Os textos tratam de uma temática bastante discutida na atualidade. No que se refere às posições defendidas, os dois textos

A) revelam preocupações quanto ao cultivo de alimentos geneticamente modificados.

B) destacam os riscos à saúde causados por alimentos geneticamente modificados.

C) divergem sobre a segurança do consumo de alimentos geneticamente modificados.

D) alertam para a necessidade de mais estudos sobre sementes modificadas geneticamente.

E) discordam quanto à validade de pesquisas sobre a produção de alimentos geneticamente modificados.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

HUMANAS
Prof. Marcos Vilhena

QUESTÃO 01
Outro fato ainda contribuiu para a necessidade de se encontrar novas rotas marítimas de acesso aos centros produtores das mercadorias orientais. Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla.

A solução visualizada era contornar o continente africano para chegar às Índias, nome genérico dado às regiões orientais. Algumas condições existentes na Península Ibérica levaram primeiramente Portugal e, depois, a Espanha a se tornarem pioneiros desta expansão marítima.
FONTE: http://escolakids.uol.com.br/expansao
-maritima-europeia.htm. Acesso em 18/02/2018.

A tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos é um evento tão relevante que foi escolhido como marco entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Essa importância decorre da percepção de que, controlando Constantinopla, os turcos-otomanos contribuíram para

A) intensificar os esforços europeus em busca de uma rota comercial que deslocasse o eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico.

B) desencadear os esforços europeus rumo à busca por uma rota de comércio alternativa ao Mediterrâneo.

C) provocar o espírito cruzadista que marca o início da expansão europeia rumo ao Oriente.

D) o início do fenômeno conhecido como expansão marítima europeia.

E) paralisar o fluxo de mercadorias entre o Oriente e o Ocidente.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
"No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, (...) destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no social como no econômico, da formação e evolução dos trópicos americanos".
(Caio Prado Junior, História Econômica do Brasil)

Com base neste texto, pode-se afirmar que o autor

A) indica que as estruturas econômicas não condicionam a vontade soberana dos homens.

B) demonstra a autonomia existente entre as esferas social e econômica.

C) propõe uma interpretação econômica sobre a colonização do Brasil, acentuando seu sentido mercantil.

D) dá ao Brasil uma especificidade dentro do contexto de colonização dos trópicos.

E) confere ao sentido da colonização uma relativa autonomia em relação ao mercado internacional.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
Após anos da dinastia de Borgonha no poder, o trono fica ameaçado com a morte de D. Fernando, que não deixa herdeiros homens. Sua filha, Dona Beatriz, é casada com o rei de Castela, D. João I. Se ela ficasse com o trono, Portugal voltaria a ser um condado de Castela.

A nobreza apoiava a decisão de se aproximar novamente de Castela, enquanto a burguesia considerava que haveria perda de autonomia, logo seus interesses comerciais seriam prejudicados. Estes resolveram apoiar D. João, Mestre da Ordem de Avis, que era irmão do monarca falecido.

Castela não reconhece a coroação de D. João e invade o país. Com o apoio da nobreza, D. João I luta contra a burguesia, a pequena nobreza militar e o restante da população para tentar anexar o país. Em 1385 na batalha de Aljubarrota, os castelhanos são derrotados e a independência de Portugal foi assegurada.

Essa vitória ficou conhecida como Revolução de Avis e iniciou-se a Dinastia de Avis, que foi a grande responsável pela expansão marítima de Portugal no século XV.
(PIRES, Daniel. Revoluçãod e Avis. Blog Historitura. Sítio da Internet.
Disponível em: https://historitura.wordpress.com/2013/07/25/revolucao-de-avis/.
Acesso em 23/11/2018.)

A chamada Revolução de Avis, como afirma o fragmento apresentado, foi um importante elemento propulsor da expansão marítima. Isso decorre do fato de que este movimento revolucionário português

A) centralizou o poder nas mãos do rei.

B) consolidou a aliança entre Estado e burguesia.

C) isolou a Espanha no cenário político e econômico europeu.

D) anulou a influência da nobreza sobre a monarquia portuguesa.

E) aproximou Portugal e a burguesia italiana, patrocinadora das navegações.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
Leia com atenção o trecho apresentado abaixo, que trata da fase de transição entre os mundos medieval e moderno, período no qual se inserem as grandes navegações e a conquista da América pelos europeus.

"Ao tempo, que do ponto de vista dos grandes capitalistas significava também dinheiro, se contrapunha a ideia conservadora de espaço, representada pela propriedade imóvel da terra."
(História das Grandes Civilizações. Abril Cultural. Adaptado)

Sobre o fragmento apresentado e o contexto ao qual se refere, infere-se que

A) a distribuição de terras no Brasil colonial se enquadra na concepção de tempo descrita no texto acima.

B) as navegações e conquistas da era moderna consagram os valores associados à concepção de espaço descrita no fragmento.

C) o contexto histórico descrito é marcado pela oposição entre valores burgueses e nobiliárquicos, identificados no texto pelas noções de tempo e espaço.

D) o projeto expansionista europeu da era moderna se associa de forma indissolúvel aos interesses burgueses, sepultando de vez os valores da nobreza medieval.

E) a expansão marítima superou em definitivo a concepção medieval de espaço, consagrando o comércio de a acumulação de riquezas como pensamento dominante.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
"O primeiro grupo social utilizado pelos portugueses como escravo foi o das comunidades indígenas encontradas no Brasil. A lógica era simples: os índios estavam localizados junto ao litoral, e o custo inicial era pequeno, se comparado ao trabalhador originário de Portugal. (...) No entanto, rapidamente ocorreu um declínio no emprego do trabalhador indígena."
(Rubim Santos Leão de Aquino et alii, "Sociedade brasileira:
uma história através dos movimentos sociais")

O declínio a que o texto se refere e o avanço da exploração do trabalhador escravo africano podem ser explicados pelo(a)

A) prejuízo que a escravização indígena gerava para os senhores de engenho que tinham a obrigação da catequese e pela presença de uma pequena comunidade indígena nas regiões produtoras de açúcar.

B) oposição dos jesuítas à escravização indígena e pelo lucro da Coroa portuguesa e dos traficantes com o comércio de africanos.

C) determinação da Igreja católica em proibir a escravização indígena em todo Império colonial português e pelo custo menor do escravo de algumas regiões da África, como Angola e Guiné.

D) desconhecimento, por parte dos índios brasileiros, de uma economia de mercado e pelos acordos entre o colonizador português e parte das lideranças indígenas.

E) extrema fragilidade física dos povos indígenas encontrados nas terras portuguesas na América e pelos preceitos religiosos da Contrarreforma, que não aceitavam a escravização de povos primitivos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 06
No início do século XVIII, outro poderoso elemento iria dar novas e brilhantes cores ao já tão idealizado imaginário europeu sobre a América: no interior do Brasil seria descoberto o maior manancial de ouro que a história ocidental conhecera até então; pouco mais de um século depois, este grande achado seria superado apenas pelas minas de ouro da Califórnia, em 1848, e as do Yukon, no noroeste do Canadá, em 1890.

Os relatos sobre as incalculáveis fortunas formadas da noite para o dia solidificaram a ideia de uma terra em que o ouro e as riquezas afloravam. Bastava, a quem quisesse enriquecer, somente um pouco de coragem e desprendimento. Como tantas outras, essa imagem foi irradiada mundo afora.
(VILHENA, Marcos A. Gonçalves de. Da pátria à casa. Teresina:
Halley Gráfica e Editora, 2016. p. 37.)

Como consequências imediatas do fenômeno descrito acima, no interior da colônia portuguesa na América, tem-se

A) a tentativa de ocupação do território por missões exploradoras francesas e holandesas.

B) o desenvolvimento de políticas de incentivo à imigração por parte do governo brasileiro.

C) o desenvolvimento urbano e a decadência das áreas de exploração de atividades agrícolas.

D) o desencadeamento de disputa violenta pela exploração do ouro e o aumento populacional.

E) a expansão da colonização de áreas do litoral para o interior e a ampliação dos domínios portugueses na América.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução
Questões Revisão ENEM CEV (2º Dia) com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY0t5fQEn5D2tiJpWiyVA4V5yS8Q_bVbqI2vVS0xf5vIjBUpEihpIItWCHdB4-Ea0ZkMY72s_nNgy62pPttRESZPeubC06a_e0Y89iaqZxqrnjWK0SXT1zaCjD9DGPv2rXBkUZeYLfR0I/s1600/revisao-cev-enem-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY0t5fQEn5D2tiJpWiyVA4V5yS8Q_bVbqI2vVS0xf5vIjBUpEihpIItWCHdB4-Ea0ZkMY72s_nNgy62pPttRESZPeubC06a_e0Y89iaqZxqrnjWK0SXT1zaCjD9DGPv2rXBkUZeYLfR0I/s72-c/revisao-cev-enem-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/05/questoes-revisao-enem-cev-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/05/questoes-revisao-enem-cev-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo