(UPE 2020) As “terras raras”, como ficaram conhecidas mundialmente, abarcam um grupo de 17 elementos químicos diferentes

Observe a figura e o texto a seguir:

Terras raras

Terras raras

(UPE 2020) As “terras raras”, como ficaram conhecidas mundialmente, abarcam um grupo de 17 elementos químicos diferentes, com propriedades físico-químicas semelhantes (condução de calor e eletricidade e alta capacidade de magnetismo) e vêm sendo empregadas intensivamente na indústria de ponta. Hoje é um mercado inteiramente dominado pela China, responsável por 95% da produção e dona de 36% das reservas conhecidas.

Com base nessas informações, analise as seguintes afirmativas:

1. As terras raras existem em abundância na superfície da Terra, estando concentradas em sua totalidade, no continente asiático.

2. Os países que detêm a tecnologia de exploração de terras raras estão em sintonia com os novos requisitos relacionados aos produtos fabricados para atender à Indústria 4.0.

3. As terras raras são utilizadas para a correção do solo, principalmente no cultivo de culturas, a exemplo da cana-de-açúcar e soja, além da conservação de alimentos perecíveis, como carne bovina, vegetais e outros mantimentos de consumo humano.

4. A extração dessas terras raras pode trazer risco para o meio ambiente e a saúde. Nas jazidas, podem estar misturadas, até mesmo com elementos radioativos, como o tório.

5. No processo de separação nas terras raras, são gerados muitos resíduos tóxicos que podem poluir o ar, a água e o solo dos arredores.

6. O quase monopólio chinês na produção e exportação de terras raras é estratégico e desperta preocupação no cenário mundial, principalmente porque a demanda por essas terras raras continuará aumentando nos próximos anos.

Estão CORRETAS apenas

a) 1 e 3.
b) 1, 4 e 5.
c) 2, 4 e 5.
d) 2, 4, 5 e 6.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) A Iniciativa OBOR (One Belt, One Road), também conhecida por Nova Rota da Seda, foi divulgada no segundo semestre de 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping.

GABARITO:
d) 2, 4, 5 e 6.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 objetiva promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários