Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito Questões de: -  Português -  Matemática -  Física -  Inglês -  Espanhol -  Fil...
Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

Questões de:
Português
Matemática
Física
Inglês
Espanhol
Filosofia
Biologia
Química
História
Geografia
Sociologia

1º DIA

LÍNGUA PORTUGUESA

O Texto 1 serve de base às questões de 01 a 07.

Texto 1

Com você ando melhor

Semana passada, escutamos consternadas o relato de uma pessoa querida. A gente vai chamá-la de Sônia. Militante de esquerda, ela foi presa nos anos 1970. Foi torturada. Esteve nos porões do Dops, nas mãos da Oban e ficou encarcerada no infame Presídio Tiradentes. Passou um bom tempo na ala feminina do presídio. Seu marido foi também preso, também torturado e também confinado. Residiu na ala masculina do mesmo Tiradentes.

Na cadeia, Sônia conheceu uma menina. Uma companheira cativa. Chamaremos de Raquel. Assustadas, machucadas e habitando um ambiente absurdamente hostil, as duas não sabiam quando sairiam daquele lugar. Nem sequer se um dia voltariam para casa. Submersas nessa insegurança, se aproximaram. Viraram amigas.

Uns meses depois da chegada de Raquel ao Tiradentes, Sônia percebeu que a menina estava agoniada. Bem jovem, Raquel tinha um namoradinho. E tinha quase certeza de que estava grávida do moço. Um menino igualmente jovem. Sônia frisou: muito agoniada.

Fizemos mil suposições. Imaginamos que a agonia de Raquel vinha do medo de dar à luz no cárcere. De o namoradinho não esperar por ela. Dele também estar preso, sofrendo o que ela estava sofrendo. Quem sabe, até pior. Como será experimentar tamanha vulnerabilidade e incerteza?

Sônia seguiu contando. Disse que, num determinado momento, ela e Raquel entenderam que era imprescindível fazer um exame para confirmar a gravidez. Sônia foi então à administração do presídio e requisitou um exame de urina. Para ela. Levou o material para a sua cela. Lá, Raquel esperava ansiosa. Coletou o material necessário. Sônia voltou à administração do Tiradentes e o submeteu em seu nome.

Estranhamos. Por que o exame com os nomes trocados? Por que não testar o material de Raquel, de fato receosa e precisando saber do resultado?

Sônia explicou comovida: Raquel era formalmente solteira. Era o que constava na ficha dela. Estado civil: solteira. Quando mulheres com esse status exibiam comportamento interpretado pelas autoridades como promíscuo, voltavam às salas de tortura (ou para onde fosse confortável para seus algozes aproveitarem melhor suas vítimas).

O desfecho dessa história não é importante. O fato de as duas mulheres serem militantes de esquerda presas e cruelmente torturadas em razão de sua militância também não é determinante para o que nos interessa dizer. Hoje queremos falar de sororidade, essa palavra que designa o vínculo entre mulheres. Um vínculo recheado de empatia, companheirismo, cumplicidade, afeto. O vínculo que nos faz resistentes, resilientes. O combustível das redes de apoio e acolhimento que as mulheres constroem sempre, em todo canto e a todo tempo.

Toda mulher é sempre muitas mulheres. Tem sempre muitas outras com ela. Por ela. E tem mais. Os homens no poder insistem em diminuir nossa luta por direitos e dizer que nossa aptidão para a construção de redes é um dado da natureza. Seríamos naturalmente mais gregárias. Mentira. Fomos obrigadas a desenvolver estratégias de sobrevivência rizomáticas que não nos deixassem à mercê de um Estado que não nos ampara adequadamente.

Não é à toa que as feministas, quando marcham, sempre cantam: "companheira me ajuda/ que não posso andar só/ eu sozinha ando bem/ mas com você ando melhor."

Ontem, Dia das Mães, esperamos que vocês tenham celebrado suas mães. Mas torcemos para que tenham reconhecido e festejado igualmente todas as muitas outras mulheres em torno delas. A rede que fez e faz a maternidade e a maternagem delas possíveis.
Antonia Pellegrino e Manoela Miklos.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/
colunas/antonia-pellegrino-e-manoelamiklos/2019/05/
com-voce-ando-melhor.shtml. Acesso em: 15/mai., 2019.

QUESTÃO 01
(UPE 2020) Para compreender um texto em sua dimensão global, é necessário considerar o propósito de seu(s) autor(es), uma questão relacionada principalmente ao gênero textual. No caso do Texto 1, o propósito das autoras é, fundamentalmente:

a) contar a comovente e impressionante história de uma jovem militante política; por isso, elas elaboram o texto em forma de relato pessoal.

b) denunciar a violência que ocorreu no País no período militar; para isso, formulam um texto cujo conteúdo é basicamente uma peça de acusação.

c) comprovar que, de fato, houve tortura no regime militar; em razão disso, apresentam dados históricos organizados em forma de artigo científico.

d) divulgar as redes de apoio a mulheres vítimas de todo tipo de violência; assim, o texto funciona como uma campanha publicitária.

e) legitimar um elo de afetividade e empatia entre mulheres; para tanto, trazem uma narrativa tocante como base para um artigo de opinião.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UPE 2020) Assinale a alternativa em que ambos os segmentos indicados guardam relação semântica com o principal propósito (e tema) do Texto 1.

a) pessoa querida – seu marido
b) Na cadeia – companheira cativa
c) um namoradinho – grávida do moço
d) salas de tortura – algozes
e) sororidade – mulheres

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UPE 2020) O título conferido ao Texto 1 dialoga, principalmente, com qual conceito, tão relevante nesse texto?

a) Feministas.
b) Rede.
c) Dia das Mães.
d) Grávida.
e) Maternidade.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(UPE 2020) Assinale a alternativa na qual o trecho destacado cumpre a função de localizar temporalmente o que é dito em seguida.

a) Uns meses depois da chegada de Raquel ao Tiradentes, Sônia percebeu que a menina estava agoniada.

b) Imaginamos que a agonia de Raquel vinha do medo de dar à luz no cárcere.

c) Disse que, num determinado momento, ela e Raquel entenderam que era imprescindível fazer um exame para confirmar a gravidez.

d) O fato de as duas mulheres serem militantes de esquerda presas e cruelmente torturadas em razão de sua militância também não é determinante para o que nos interessa dizer.

e) Os homens no poder insistem em diminuir nossa luta por direitos e dizer que nossa aptidão para a construção de redes é um dado da natureza.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UPE 2020) Para construir a argumentação, as autoras, por vezes, demonstram seu ponto de vista de maneira explícita. Isso pode ser observado no seguinte trecho:

a) "Assustadas, machucadas e habitando um ambiente absurdamente hostil, as duas não sabiam quando sairiam daquele lugar."

b) "[Sônia] disse que, num determinado momento, ela e Raquel entenderam que era imprescindível fazer um exame para confirmar a gravidez."

c) "Hoje queremos falar de sororidade, essa palavra que designa o vínculo entre mulheres."

d) "Os homens no poder insistem em diminuir nossa luta por direitos e dizer que nossa aptidão para a construção de redes é um dado da natureza. Seríamos naturalmente mais gregárias. Mentira."

e) "Não é à toa que as feministas, quando marcham, sempre cantam: companheira me ajuda/que não posso andar só/eu sozinha ando bem/mas com você ando melhor."

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UPE 2020) Todo texto se organiza a partir de uma proposta temática. O Texto 1, por exemplo, organiza-se com base no seguinte tema principal:

a) a importância da militância política feminina.
b) as principais bandeiras do movimento feminista.
c) os problemas da gravidez não planejada.
d) a violência do Estado contra as mulheres.
e) a capacidade gregária das mulheres.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UPE 2020) Considerando alguns aspectos formais do Texto 1, analise as proposições a seguir.

1) Na expressão sublinhada em: "Imaginamos que a agonia de Raquel vinha do medo de dar à luz no cárcere.", o termo "luz" é complemento indireto e palavra feminina, o que exige o sinal indicativo de crase nessa expressão.

2) O trecho "Semana passada, escutamos consternadas o relato de uma pessoa querida. A gente vai chamá-la de Sônia." evidencia a existência de duas formas para expressar a 1ª pessoa do plural em português: a forma "nós", que exige verbo no plural, e a forma "a gente", que exige verbo no singular.

3) Em português, os pronomes oblíquos átonos podem posicionar-se antes, no meio ou depois da forma verbal. Por exemplo, no trecho "Fomos obrigadas a desenvolver estratégias de sobrevivência rizomáticas que não nos deixassem à mercê de um Estado que não nos ampara adequadamente.", a posição do pronome destacado após a forma verbal também atenderia à norma culta da língua.

4) Observe o atendimento às normas de regência verbal no trecho: "Hoje queremos falar de sororidade, essa palavra que designa o vínculo entre mulheres." Essas normas estariam igualmente atendidas se o segmento destacado fosse substituído por "faz referência ao vínculo...".

Estão CORRETAS:

a) 1 e 3, apenas.
b) 2 e 4, apenas.
c) 1, 2 e 4, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.

GABARITO.

O Texto 2 serve de base à questão 08.

Texto 2

não é descriminação é feminicídio é misoginia
Disponível em:
https://br.pinterest.com/pin/411375747194683682/
Acesso em: 17/05/2019.

QUESTÃO 08
(UPE 2020) Acerca do Texto 2, analise as seguintes afirmativas.

1) A organização visual em formato de cruz da primeira parte do texto, mais do que remeter a um jogo de "palavras cruzadas", alude a religiosidade e a sacrifícios extremos; já a segunda parte, formada por três linhas de texto sobrepostas horizontalmente, pode ser associada a base, sustentação.

2) Há uma franca oposição nos enunciados verbais que iniciam o texto: a disposição vertical/horizontal; a alternância "não é/é"; a desvalorização semântica de "mimimi" diante da relevância dos conceitos de "discriminação", "feminicídio" e "misoginia"; e o contraste entre "mimimi" e "luta".

3) Faz parte da estratégia persuasiva do texto o emprego de dados numéricos impactantes, atribuídos a uma autoridade reconhecida como tal, bem como a comunicação direta com o interlocutor ("E você...?").

4) O emprego da cor rosa, em alguns enunciados, uma simbologia amplamente reconhecida como ligada ao universo feminino, tem a clara intenção de reforçar um ideal de delicadeza, reconhecido e aceito pelo enunciador como próprio do gênero feminino.

Estão CORRETAS:

a) 1 e 2, apenas.
b) 1, 2 e 3, apenas.
c) 1, 3 e 4, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3 e 4.

GABARITO.

Os Textos 3, 4, 5, 6 e 7 servem de base à questão 09.

Texto 3

Disponível em:
https://twitter.com/artes_depressao/status/768802705989111808
Acesso em: 15/05/2019.

Texto 4

quadro assustado lula molusco
Disponível em:
https://br.pinterest.com/pin/342203271656356035/
Acesso em: 15/05/2019.

Texto 5

A Negra 1923, obra de Tarsila do Amaral
A Negra (1923), obra de Tarsila do Amaral.
Disponível em:
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/
seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/tarsila/obras.htm
Acesso em: 15/05/2019.

Texto 6

AMOR
CAMPOS, Augusto de. Poesia 1949-1979.
São Paulo: Brasiliense, 1986.

Texto 7

Pré-história

Mamãe vestida de rendas
Tocava piano no caos.
Uma noite abriu as asas
Cansada de tanto som,
Equilibrou-se no azul,
De tonta não mais olhou
Para mim, para ninguém!
Cai no álbum de retratos.
MENDES, Murilo. Poesia Completa e Prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

QUESTÃO 09
(UPE 2020) As vanguardas europeias foram manifestações artísticas que se destacaram na Europa no início do Século XX, dentre as quais, podemos citar Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.

As correntes vanguardistas influenciaram o Modernismo no Brasil. Com base na leitura dos Textos 3, 4, 5, 6 e 7 e, tendo em vista as características das vanguardas europeias, assinale a alternativa CORRETA.

a) Os Textos 3 e 4 são releituras de obras representativas das vanguardas europeias. O Texto 3 prioriza o humor e a linguagem informal na releitura da obra cubista de Pablo Picasso. O Texto 4 é uma paródia da pintura futurista O Grito. O Cubismo e o Futurismo aproximaram-se como tendências estéticas que pregavam a valorização da tecnologia e da velocidade.

b) A obra A Negra, de Tarsila do Amaral (Texto 5), revela traços característicos do Surrealismo, principalmente quando observamos figuras geométricas no fundo da tela. Em A Negra, a artista buscou seguir os preceitos da estética surrealista na representação caricatural e idealizada da personagem feminina.

c) O Texto 6 é um poema concreto e revela influências das vanguardas europeias. No Brasil, o concretismo adotou a eliminação de versos e a incorporação de figuras geométricas. O poema de Augusto de Campos explora alguns conceitos estéticos do Dadaísmo, tais como: anarquismo, busca do caos, desordem e caráter irônico.

d) O imaginário dos sonhos, fantasias, inconsciência e ausência de lógica são traços característicos do Surrealismo. O Texto 7, Pré-história, de Murilo Mendes, apresenta traços da estética surrealista, por meio de imagens que remetem ao sonho: a personagem feminina que "tocava piano no caos", "abriu as asas", "equilibrou-se no azul" e "cai no álbum de retratos".

e) No Expressionismo, os artistas demonstravam emoções e sentimentos de forma exagerada, subversiva e com teor pessimista. A estética expressionista influenciou a literatura moderna no Brasil, por meio de características, como: objetividade, ausência de figuras de linguagem e simbolismo na representação fiel da realidade.

GABARITO.

Os Textos 8, 9, 10 e 11 servem de base à questão 10.

Texto 8

Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. [...] Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro.

O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.

– Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai. Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo. A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.

– Anda, excomungado.

O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 70. ed.
São Paulo: Record, 1995. Excertos: p. 9-10.

Texto 9

Fugindo da Seca, de J. Borges
Fugindo da Seca, de J. Borges
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/301319031309837639/
Acesso em: 15/05/2019.

Texto 10

Retirantes (1944), de Candido Portinari
Retirantes (1944), de Candido Portinari
Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/retirantes
Acesso em: 15/05/2019.

Texto 11

Chegou a desolação da primeira fome. Vinha seca e trágica, surgindo no fundo sujo dos sacos vazios, na descarnada nudez das latas raspadas. Mãezinha, cadê a janta? − Cala a boca, menino! Já vem! – Vem lá o quê!... Angustiado, Chico Bento apalpava os bolsos... nem um triste vintém azinhavrado... Lembrou-se da rede nova, grande e de listras que comprara em Quixadá por conta do vale de Vicente. Tinha sido para a viagem. Mas antes dormir no chão do que ver os meninos chorando, com a barriga roncando de fome. Estavam já na estrada do Castro. E se arrancharam debaixo dum velho pau-branco seco, nu e retorcido, a bem dizer ao tempo, porque aqueles cepos apontados para o céu não tinham nada de abrigo.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. Rio de Janeiro:
José Olympio Ed., s/d. Excertos: p. 33-35.

QUESTÃO 10
(UPE 2020) O Regionalismo encontrou espaço no Modernismo brasileiro com a publicação de romances que focam o cenário nordestino e a denúncia social.

As narrativas regionalistas ressaltam questões sociais, como, por exemplo, a vida dos retirantes, a migração, a fome e a indústria da seca.

Considerando as características do Regionalismo no Modernismo brasileiro, analise as proposições a seguir.

1. O Romance de 1930 reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do Modernismo no Brasil. Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz destacaram-se com obras que retrataram os movimentos migratórios dos nordestinos em consequência da seca. Os Textos 8 e 11 são representativos da prosa regionalista de 1930.

2. O Texto 8 revela a postura rude de Fabiano nas relações familiares, sobretudo, com o menino mais velho, como se pode notar nos seguintes trechos: "Anda, condenado do diabo"; "Anda, excomungado"; "Fabiano desejou matá-lo"; "Tinha o coração grosso". Essa postura de Fabiano dialoga com as tensões entre o meio natural e o meio social, evidenciando a influência das mazelas da seca na construção psicológica da personagem.

3. Os Textos 9 e 10 priorizam linguagens não verbais diversificadas (xilogravura e pintura) e apresentam conexões intertextuais com as temáticas apresentadas nos Textos 8 e 11, entretanto, a xilogravura e a pintura têm preocupação meramente artística, sem foco na denúncia social.

4. O Texto 11 (O Quinze) evidencia a problemática social da fome em virtude da seca no Nordeste brasileiro. A obra de Rachel de Queiroz é marcada pelo impressionismo, com linguagem muito formal, repleta de vocabulário rebuscado.

Estão CORRETAS, apenas:

a) 1 e 2.
b) 1, 2 e 3.
c) 2 e 3.
d) 2, 3 e 4.
e) 3 e 4.

GABARITO.

Os Textos 12, 13 e 14 servem de base à questão 11.

Texto 12

Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio Interessantíssimo.
ANDRADE, Mário de. "Prefácio Interessantíssimo".
In: Pauliceia Desvairada. Excerto. Disponível em:
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/
jogo/pauliceia.asp Acesso em: 20/05/2019.

Texto 13

Por que escrevo? Antes de tudo porque captei o espírito da língua e assim às vezes a forma é que faz conteúdo. [...] Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1993. Excertos: p. 32- 33.

Texto 14

Poesia

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. "Alguma poesia".
Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

QUESTÃO 11
(UPE 2020) No Modernismo brasileiro, diversos autores utilizaram a metalinguagem para refletir sobre o processo de criação literária, uma vez que a metalinguagem reflete a própria linguagem utilizada.

Na literatura, muitos autores elaboraram textos metalinguísticos com diferentes percepções e estilos. Considerando as características da produção literária modernista, analise as proposições a seguir.

1. Mário de Andrade, autor de Macunaíma, destacou-se no primeiro momento do Modernismo brasileiro. O Texto 12 reflete sobre o ato de escrever como processo em que o autor segue primeiramente a impulsão lírica.

2. A poesia de Carlos Drummond de Andrade é marcada pela objetividade extrema e pelo predomínio da erudição formal, e o fazer poético aparece como reflexão ao longo de sua poesia. No Texto 14, o ato de escrever poesia é apenas fruto de um simples processo de inspiração, como nos versos: "Gastei uma hora pensando um verso/que a pena não quer escrever".

3. A obra A hora da estrela, de Clarice Lispector, apresenta reflexões metalinguísticas sobre o exercício da escrita e o papel do escritor. No Texto 13, o narrador comenta que a escrita literária não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é um ato "duro como quebrar rochas". O escritor precisa articular forma e conteúdo.

4. Os Textos 12, 13 e 14 mantêm relações intertextuais temáticas, uma vez que destacam a metalinguagem como recurso importante na construção da escrita literária. As visões dos textos são idênticas, ou seja, escrever literatura é uma tarefa que precisa apenas da inspiração lírica.

Estão CORRETAS, apenas:

a) 1, 2 e 3.
b) 1 e 3.
c) 2 e 3.
d) 2 e 4.
e) 3 e 4.

GABARITO.

Os Textos 15, 16 e 17 servem de base à questão 12.

Texto 15

Sou homem de tristes palavras. De que era que eu tinha tanta, tanta culpa? Se o meu pai, sempre fazendo ausência: e o rio-rio-rio, o rio — pondo perpétuo. Eu sofria já o começo de velhice — esta vida era só o demoramento. Eu mesmo tinha achaques, ânsias, cá de baixo, cansaços, perrenguice de reumatismo. E ele? Por quê? Devia de padecer demais.

De tão idoso, não ia, mais dia menos dia, fraquejar do vigor, deixar que a canoa emborcasse, ou que bubuiasse sem pulso, na levada do rio, para se despenhar horas abaixo, em tororoma e no tombo da cachoeira, brava, com o fervimento e morte. [...]

Sofri o grave frio dos medos, adoeci. Sei que ninguém soube mais dele. Sou homem, depois desse falimento? Sou o que não foi, o que vai ficar calado. Sei que agora é tarde, e temo abreviar com a vida, nos rasos do mundo.

Mas, então, ao menos, que, no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio.
ROSA, João Guimarães. "A terceira margem do rio".
In: Primeiras Histórias. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1988. Excertos: p. 36-37.

Texto 16

O cão sem plumas

I. Paisagem do Capibaribe

A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.
O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão,
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.
Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água.
Sabia dos caranguejos
de lodo e ferrugem.
Sabia da lama
como de uma mucosa.
Devia saber dos polvos.
Sabia seguramente
da mulher febril que habita as ostras.
Aquele rio
jamais se abre aos peixes,
ao brilho,
à inquietação de faca
que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.
MELO NETO, João Cabral de. O Cão sem Plumas. Excertos.
Disponível em: http://www.algumapoesia.com.br/
poesia/poesianet001.htm. Acesso em: 15/05/2019.

Texto 17

O mangue e os caranguejos sugerem os movimentos da coreografia no espetáculo da Cia. Deborah Colker, inspirado no poema O cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto.
O mangue e os caranguejos sugerem os movimentos da coreografia
no espetáculo da Cia. Deborah Colker, inspirado no poema O cão
sem plumas, de João Cabral de Melo Neto.
Disponível em: http://www.teatrosergiocardoso.org.br/
event/caosem-plumas-2019-06-02/Acesso em: 15/05/2019.

QUESTÃO 12
(UPE 2020) Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto são autores que se destacaram no Modernismo brasileiro. Considerando as características das produções literárias desses autores, assinale a alternativa CORRETA.

a) O Texto 15 é um fragmento do conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa, com narrador onisciente que relata o episódio do isolamento do pai no rio. Guimarães Rosa destacou-se no Modernismo brasileiro como autor que utilizou linguagem simples para representar o dialeto do nordestino, inaugurando um regionalismo ingênuo.

b) O Texto 16 apresenta um olhar poético sobre o Capibaribe, rio metaforicamente simbolizado pela imagem de um "cão sem plumas", com sua sujeira, sua poluição, sua ausência de peixes. Também conhecido como "poeta engenheiro", João Cabral de Melo Neto criou uma poesia marcada pelo preciosismo formal e pela objetividade extrema na descrição da realidade, características marcantes do Modernismo brasileiro.

c) Os Textos 15 e 16 apresentam relações intertextuais, pois os autores construíram a imagem do rio poluído, intrinsecamente ligado às cidades e em sintonia com a vida miserável das personagens. Em Guimarães Rosa, contudo, o rio é desprovido de simbolismo, ao contrário do rio Capibaribe de Cabral.

d) O Texto 17 dialoga com o Texto 16, sobretudo, nos versos: "Sabia dos caranguejos/de lodo e ferrugem. Sabia da lama/como de uma mucosa." Contudo, a fotografia da cena, ao mostrar a expressão estática dos dançarinos, distancia-se da representação simbólica de O Cão sem Plumas de João Cabral.

e) No Texto 15, o narrador-personagem destaca a imagem simbólica do rio na narrativa, tendo em vista as relações simbólicas entre o pai, o filho e o rio. Há, ainda, conexões entre o ir e o vir do movimento do rio com a sugestão simbólica da morte em: "no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio."

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 13
(UPE 2020) Sara escreveu três números de quatro algarismos, cuja soma vale 12.345, sendo o primeiro número 6.789; no segundo número, Sara apagou o algarismo da dezena e, no terceiro, ela apagou os algarismos da centena e da unidade de milhar, conforme indicados a seguir:

2 0 __9 e __ __3 7

Que algarismos, respectivamente, Sara apagou na dezena do segundo número; na unidade de milhar e na centena do terceiro número?

a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 5
c) 1, 5 e 6
d) 2, 4 e 6
e) 3, 4 e 6

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UPE 2020) Um retângulo tem comprimento com medida (x+2), largura com medida (x-1) e sua área mede 108 m².

Qual será o valor da medida da área desse retângulo, se aumentarmos em 5% a medida do seu comprimento e em 10% a medida de sua largura?

a) 113,40m²
b) 118,80m²
c) 124,20m²
d) 124,74m²
e) 168,00m²

GABARITO.

QUESTÃO 15 - NULA.

QUESTÃO 16
(UPE 2020) No plano cartesiano representado a seguir, temos a imagem de um ícone formado por um conjunto de pontos de coordenadas (x,y).


Que figura obteremos se para cada ponto do ícone trocarmos as coordenadas de x e y?







GABARITO.

QUESTÃO 17
(UPE 2020) Qual a medida da área do triângulo formado no 1º quadrante entre a retae os eixos das abscissas e das ordenadas?

a) 6
b) 4,8
c) 3
d) 2,4
e) 2

GABARITO.

QUESTÃO 18

Número de esportes que pratica além do voleibol

(UPE 2020) Os 12 atletas do time de voleibol da Escola Viver Bem estão sendo entrevistados pelo seu treinador, para definir quais serão os jogadores titulares.

Em determinado momento, o treinador perguntou o número de esportes que os atletas praticavam, além do voleibol. O resultado está apresentado no quadro ao lado:

Qual é, aproximadamente, a variância do número de esportes praticados por esses atletas, além do voleibol?

a) 0,98
b) 1,00
c) 1,08
d) 1,11
e) 1,24

GABARITO.

QUESTÃO 19
(UPE 2020) Para que valor(es) de B a equação x² + y²– 2x + 6y + B = 0 representa uma circunferência?

a) B > 10
b) B < 10
c) B = 10
d) B > 1
e) B = 1

GABARITO.

QUESTÃO 20
(UPE 2020) Qual lei de formação gera o gráfico ao lado?

(UPE 2020) Qual lei de formação gera o gráfico ao lado?

a) f(x) = 2 – 3 cos(x)
b) f(x) = 1 + 2 sen(x)
c) f(x) = 1 – 3 sen(x)
d) f(x) = 5 cos (x)
e) f(x) = - 4 sen(x)

GABARITO.

QUESTÃO 21
(UPE 2020) Ana montou uma rifa para ajudar na formatura da escola, com bilhetes numerados de 1 a 100.

Qual a probabilidade de o bilhete sorteado nessa rifa ser um número ímpar ou maior que 40?

a) 50%
b) 60%
c) 75%
d) 80%
e) 95%

GABARITO.

QUESTÃO 22


(UPE 2020) Estudando sobre vetores, João observa o relógio da parede que está marcando 9h15, conforme figura ao lado.

Ele supõe que o ponteiro das horas mede 3 cm, e o dos minutos, 5 cm e imagina que cada ponteiro é um vetor que sai do centro do relógio e aponta na direção dos números na extremidade do relógio.


Assim, nesse horário, João pode afirmar que o vetor resultante da soma dos dois vetores correspondentes aos ponteiros da hora e minuto é um vetor que tem módulo aproximado de

a) 8 cm e aponta na direção do número 9 do relógio.

b) 8 cm e aponta na direção do número 3 do relógio.

c) 2 cm e aponta na direção do número 3 do relógio.

d) 2 cm e aponta na direção do número 9 do relógio.

e) 4 cm e aponta na direção do número 9 do relógio.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(UPE 2020) A figura ao lado mostra três círculos concêntricos e dois diâmetros perpendiculares.

Se os círculos têm raios que medem, respectivamente, 4, 6 e 7, quanto mede a área da parte pintada?


a) 3,25 π
b) 4,00 π
c) 5,00 π
d) 9,00 π
e) 12,25 π

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UPE 2020) Na fila de embarque, Ricardo aborda passageiros com o propósito de vender assinatura de uma revista. Após ter mantido contato com vinte passageiros, sua taxa de sucesso nas vendas foi de 55%.

Após abordar mais cinco passageiros, sua taxa de sucesso subiu para 56%. Dentre esses cinco últimos passageiros abordados, para quantos ele conseguiu vender a assinatura da revista?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

GABARITO.

INGLÊS
Text 1 for questions 25, 26, 27, 28 and 29.

Humans Are Growing Weird, Bone Spikes on Their Skulls:
Smartphones May Be the Culprit

Humans Are Growing Weird, Bone Spikes on Their Skulls: Smartphones May Be the Culprit

The hours we spend scrolling through our smartphones appear to be changing our skulls. This may be the reason why some people — especially the younger crowd — are developing a weird, bony spike just above their necks.

The bony skull bump — known as an external occipital protuberance — is sometimes so large, you can feel it by pressing your fingers on the base of your skull.

"I have been a clinician for 20 years, and only in the last decade, increasingly, I have been discovering that my patients have this growth on the skull," David Shahar, a health scientist at the University of The Sunshine Coast, Australia, told the BBC.

A cause-and-effect relationship hasn't been identified, but it's possible that the spike comes from constantly bending one's neck at uncomfortable angles to look at smart devices. The human head is heavy, weighting about 10 lbs. (4.5 kilograms), and tilting it forward to look at funny cat photos (or however you spend your smartphone time) can strain the neck — hence the crick people sometimes get, known as "text neck."

"Text neck" can increase pressure on the juncture where the neck muscles attach to the skull, and the body likely responds by laying down new bone, which leads to that spiky bump, Shahar told the BBC. This spike distributes the weight of the head over a larger area, he said.

These bony spikes are likely here to stay, Shahar said. Luckily, they rarely cause medical issues. If you are experiencing discomfort, however, try improving your posture, he told.
(Disponível em: https://www.livescience.com/
65711-humans-growing-bony-skull-spikes.html.
Adapted. Acesso em: jul., 2019.)

QUESTÃO 25
(UPE 2020) Mark the CORRECT alternative, according to the Text 1.

a) The bright light from smartphones is changing the characteristics of people’s skulls.

b) The habit of scrolling through smartphones for many hours is causing the development of a strange bony spike above our necks.

c) Although visibly present on the base of the skull, the bony bump cannot be felt by human fingers.

d) It has been identified that the spike is the result of the constant and uncomfortable movement human eyes have to make to look at smart devices.

e) Fortunately, these bony spikes are going to disappear in the near future. They can cause many diseases yet to be discovered.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UPE 2020) Mark the CORRECT alternative.

a) David Shahar told the BBC that this growth on the skull has been found for more than 20 years.

b) The scientists are absolutely sure that the spike comes from uncomfortable movements people have to make in order to look at smartphones.

c) "Text neck" diminishes pressure on the juncture where the neck muscles attach to the skull, and the body likely responds by relaxing the bones.

d) As the human head is light, tilting it forward to look at smart devices never strains the neck.

e) "Text neck" is the pain people sometimes get, when they strain the neck by looking at smartphones for many hours.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UPE 2020) The sentence "This may be the reason why some people - especially the younger crowd - are developing a weird, bony spike just above their necks" COULD NOT BE REPLACED, in order to maintain the same meaning, by

a) This possibly is the reason why some people — particularly the younger crowd — are developing a weird, bony spike just above their necks.

b) This may be the reason why some people — mainly the younger crowd — are developing a weird, bony spike just above their necks.

c) This perhaps is the reason why some people — principally the younger crowd — are developing a weird, bony spike just above their necks.

d) This must be the reason why some people — not only the younger crowd – are developing a weird, bony spike just above their necks.

e) This possibly is the reason why some people — notably the younger crowd — are developing a weird, bony spike just above their necks.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UPE 2020) The sentence "If you are experiencing discomfort, however, try improving your posture, he told." could be replaced, with the same meaning, by

a) If you are experiencing discomfort, moreover, try improving your posture, he told.

b) If you are also experiencing discomfort, try improving your posture, he told.

c) If you are experiencing discomfort, nevertheless, try improving your posture, he told.

d) Therefore, if you are experiencing discomfort, try improving your posture, he told.

e) If you are experiencing discomfort, for instance, try improving your posture, he told.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UPE 2020) The word Culprit, that appears in the title, could be replaced, with the same meaning, by

a) Offender.
b) Victim.
c) Target.
d) Martyr.
e) Angel.

GABARITO.

Text 2 for questions 30, 31 and 32.

Fighting inequality and poverty requires
a more humane view of economics
January 30, 2017

World view from Davos. EPA/LAURENT GILLIERON
World view from Davos. EPA/LAURENT GILLIERON

When influential charity Oxfam published its report, ―An Economy for the 1%‖, it was well timed to coincide with 2017’s January meeting of the world’s rich and powerful at the Swiss ski resort of Davos.

Oxfam’s findings were widely discussed, including in a weekly news magazine aimed at eight to 14-year-olds. Much of this discussion focused on the report’s headline statistics, which told us most strikingly that ―since 2015, the richest 1% has owned more wealth than the rest of the planet‖. Or that the eight richest men in the world own as much wealth as 3.6 billion people – about half of the world’s population. It also pointed out that the incomes of the poorest 10% increased by less than US$3 a year between 1988 and 2011, while the incomes of the richest 1% increased 182 times as much.

These figures are certainly startling. But in response, the Adam Smith Institute questioned Oxfam’s interpretation of the existing data and its focus on the wealth of the rich rather than the welfare of the poor. Growth in the income of those at the bottom, the related reduction in global poverty and improvements in life expectancy, were the key issues for the economic think tank.

The Adam Smith Institute is quite right to highlight the progress that has been made in reducing global inequality and poverty. The gap between the global rich and the global poor is indeed closing when all these factors are taken into account. As the expert on global inequality Branko Milanovic notes, since 2000, and for the first time in modern history, global inequality has been on the wane.

The overall level of global inequality, however, remains alarmingly high, as does income inequality within nations. Income inequality in the member states of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) for example, ―remains at record high levels despite improving employment rates. The picture outside of the OECD is similar‖. Economic growth in countries such as India, China and Brazil, has been rapid, but not inclusive.

Yet according to the World Bank, the economic development of India and China, together with Indonesia, has contributed significantly to a reduction in the number of people living globally in extreme poverty. That number is now below 800m, or 10.7% of the world’s population. Since 2008, income inequality within countries has declined in more countries than it has increased. However, the positionof those people that have been lifted out of extreme poverty is precarious. The most disadvantaged people globally, specifically women and children, have benefited little from recent progress. They remain trapped in extreme poverty.

The threat posed by inequality to the goal of ending extreme poverty by 2030 has been well highlighted. So too, has the relationship between inequality, poverty and the ―global public bads‖ of climate change, pandemics and conflict. The threat posed by inequality to the future of capitalism and the fabric of democratic society has also been recognized. So, while there has been significant progress in reducing both global inequality and global poverty, the future is uncertain and there is still work to do.
[...]
Disponível em: http://theconversation.com/
fighting-inequality-and-poverty-requires-
a-more-humane-view-of-economics
Access in: June/2019. Adapted.

QUESTÃO 30
(UPE 2020) De acordo com o Texto 2,

I. os dados do Banco Mundial são alarmantes e destacam a diferença crescente entre os países ricos e pobres, a exemplo da Índia e China, além de outros onde a população vive em extrema pobreza.

II. as descobertas da Oxfam foram amplamente discutidas, porém grande parte da discussão focou nas estatísticas, conforme o título do relatório indicava.

III. o especialista em desigualdade global, Branko Milanovic, observa que, desde 2000, pela primeira vez na história moderna, a desigualdade tem estado em declínio.

IV. o Instituto Adam Smith questionou a interpretação da Oxfam por ter se concentrado nos números que mostram a opulência dos ricos, e não no bem-estar dos pobres.

V. a desigualdade de renda encontra-se muito baixa entre as nações, assim como dentro das próprias nações, já que não houve mudança nas taxas de empregabilidade neste século.

Estão CORRETOS, apenas, os itens

a) I, II e V.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) III e V.
e) I e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(UPE 2020) Assinale a alternativa INCORRETA.

a) O 1º parágrafo (When influential charity Oxfam published its report,...) destaca algumas informações referentes à publicação do relatório da Oxfam, estabelecendo relação com um evento de grande importância mundial.

b) No trecho: The most disadvantaged people globally, specifically women and children, have benefited little from recent progress. They remain trapped in extreme poverty. (6º parágrafo), há uma crítica explícita sobre questões de religião e de raça que prevalecem no subdesenvolvimento econômico mundial.

c) Em: It also pointed out that the incomes of the poorest 10% increased by less than US$3 a year between 1988 and 2011, while the incomes of the richest 1% increased 182 times as much. (2º parágrafo), foram destacados, respectivamente, um phrasal verb e um conector que estabelece ideia de comparação.

d) No trecho: "The threat posed by inequality to the future of capitalism and the fabric of democratic society has also been recognized (...)" (7º parágrafo), o termo em destaque é considerado um falso cognato.

e) No 7º parágrafo: "The threat posed by inequality to the goal of ending extreme poverty by 2030 has been well highlighted. (...) So, while there has been significant progress in reducing both global inequality and global poverty, the future is uncertain and there is still work to do.", o autor considera que houve progressos na redução da pobreza em âmbito global, mas ainda há incertezas em relação ao futuro e muito trabalho a ser feito.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UPE 2020) Observe os trechos a seguir:

- Income inequality in the member states of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) for example, "remains at record high levels despite improving employment rates.(...)" (5º parágrafo)

- Yet according to the World Bank, the economic development of India and China, together with Indonesia, has contributed significantly to a reduction in the number of people living globally in extreme poverty. (6º parágrafo)

- However, the position of those people that have been lifted out of extreme poverty is precarious. (6º parágrafo)

- So, while there has been significant progress in reducing both global inequality and global poverty, the future is uncertain and there is still work to do. (7º parágrafo)

As palavras destacadas nos trechos têm como principal função estabelecer relações semânticas entre os elementos do discurso.

As relações estabelecidas pelas palavras em destaque são, respectivamente, de

a) concessão, comparação, oposição e condição.

b) concessão, oposição, oposição e conclusão.

c) concessão, comparação, dúvida e conclusão.

d) condição, temporalidade, oposição e dúvida.

e) ênfase, oposição, comparação e causa.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(UPE 2020) Considere o contexto e os aspectos lexicais da língua inglesa para o preenchimento dos espaços nos quadrinhos dos Textos 3, 4 e 5.

Texto 3


Texto 4


Texto 5

Disponível em: https://www.arcamax.com/
thefunnies/beetlebailey/ Adapted.
Acess in: july, 2019.

A sequência CORRETA para completar os balões é

a) PICK…UP / GET WAY / WALKED IN
b) COME…ON / GET DOWN / CLIMB UP
c) KEEP…ON / GET UP / LOOK UP
d) CHECK…OUT / WAKE UP / LINED UP
e) CHECK…OUT / GET UP / WALKED OFF

GABARITO.

QUESTÃO 34
(UPE 2020) No texto 4, considere o contexto, a gramática da língua inglesa e as falas do Sargent e de Beetle no último quadro. Qual seria, então, a palavra cabível ao Sargent em lugar de VERY LITTLE?

a) EVERYTHING
b) SOMEWHERE
c) SOMEONE
d) NOTHING
e) ANYONE

GABARITO.

ESPANHOL

Texto 01 para las preguntas de 25 a 31.

Importancia del leer y escribir

Importancia del leer y escribir

La cultura es algo fundamental para cualquier persona.

Cada país tiene una actividad social, religiosa, económica, cultural, etc., diferente y todo eso se plasma en los distintos tipos de escritos que normalmente recogen sino todo, sí la mayor parte del saber de cada zona o de cada país. Pero para poder conocerlo, el ser humano ha de aprender algo tan fácil y a la vez tan complicado como leer y escribir. Leer significa conocer en su parte práctica el idioma y como se construye desde un punto de vista morfológico, sintáctico, verbal, etc. Además, se deben conocer los recursos literarios, administrativos, etc., del propio idioma.

Todo esto nos ayudará no sólo a entender mejor lo que sabemos, sino también a que cuando nos acerquemos a la lectura de un texto nos sea mucho más sencilla su comprensión. En cuanto a la escritura es algo mucho más complicado. Debemos tener en cuenta que si no sabemos el idioma, o si estamos hablando de niños pequeños, la dificultad estriba en que tenemos que asociar unos símbolos a unas letras y a su vez asociarlas a un sonido. La combinación de esos sonidos forma sílabas; la combinación de éstas, palabras; la combinación de éstas, frases; y la combinación de éstas, párrafos.

Con todo ello, poco a poco y dependiendo de la dificultad del idioma, podremos crear textos de todo tipo. Leer y escribir es importante para cualquier persona que quiera tener un mínimo conocimiento de la realidad. No sólo tendremos la capacidad para leer todo tipo de textos, sino también para interpretarlos. Además, el saber leer y escribir permite evitar que cualquier persona se aproveche de esta carencia para engañar o para hacer firmar cualquier tipo de documento aprovechándose de lo que pueda contener. No es sencillo admitir en la época en la que vivimos que podemos tener carencias como la de no saber leer o escribir.

Pero aun así es importante que tengamos la decisión de querer aprender porque esto nos va a llenar como personas y nos va a dotar de una cultura que es muy importante y que podemos utilizar siempre que la necesitemos y de la manera que queramos hacerlo. Al tener estos conocimientos dependeremos menos de terceras personas y podremos tomar decisiones sin necesidad de tener que consultarlas con nadie más que con nosotros. Leer y escribir no sólo significa conocer, significa una independencia, significa poder de decisión y sobre todo el poder expresarnos y conocer una cantidad de textos de todo tipo que nos acercarán no sólo a conocimientos, sino también que abrirán nuestra mente a una realidad que hasta ese momento no conocíamos.
Adaptado de https://www.importancia.org/leer-y-escribir.php.
Visitado el 10 de junio de 2019.

QUESTÃO 25
(UPE 2020) El texto presenta marca lingüística de que es asumida su autoría en:

a) "La cultura es algo fundamental para cualquier persona." (Línea 1)

b) "Cada país tiene una actividad social, religiosa, económica, cultural, etc., diferente" (Línea 2)

c) "el ser humano ha de aprender algo tan fácil y a la vez tan complicado como leer y escribir" (Líneas 4 y 5)

d) "Además se deben conocer los recursos literarios, administrativos, etc., del propio idioma." (Líneas 7 y 8)

e) "Todo esto nos ayudará no sólo a entender mejor lo que sabemos, sino también a que cuando nos acerquemos a la lectura de un texto nos sea mucho más sencilla su comprensión." (Líneas 9 y 10)

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UPE 2020) En "conocer una cantidad de textos de todo tipo que nos acercarán no sólo a conocimientos, sino también que abrirán nuestra mente a una realidad que hasta ese momento no conocíamos", los conectores discursivos "no sólo" y "sino también" se asocian para transmitir a aquello que sigue un sentido de

a) afirmación.
b) negación.
c) relativización.
d) condición.
e) duda.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UPE 2020) En el texto, se asegura que aprender a leer y escribir

a) es algo muy complicado.
b) es algo fácil.
c) es algo que confiere autonomía.
d) es algo muy sencillo.
e) limita nuestras libertades.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UPE 2020) En "permite evitar que cualquier persona se aproveche de esta carencia para engañar o para hacer firmar cualquier tipo de documento aprovechándose de lo que pueda tener", la palabra "firmar" tiene un significado que representa que alguien

a) está de acuerdo.
b) está en desacuerdo.
c) saca provecho.
d) se siente seguro.
e) se ve vacilante.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UPE 2020) Con relación a los posibles hechos siguientes:

I. Conocer plenamente la realidad.
II. Crear e interpretar textos.
III. Eliminar las carencias propias de nuestra época.
IV. Forzarnos a firmar cualquier tipo de documento.
V. Proteger de posibles engaños.

Todos los que están en consonancia con lo expresado en el texto relativo a las ventajas del saber leer y escribir se hallan en la alternativa

a) I y II.
b) I y III.
c) II y IV.
d) II y V.
e) III y V.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UPE 2020) En relación a las aseveraciones siguientes:

I. "Además" (Líneas 7 y 19) anticipa que nueva información va a ser expuesta.

II. "a la vez" (Línea 5) expresa simultaneidad.

III. En "para poder conocerlo" (Línea 4) existe una referencia a "el ser humano ha de aprender algo tan fácil y a la vez tan complicado como el leer y escribir".

IV. "ha de aprender" (Líneas 4 y 5) expresa necesidad de aprender.

V. "sino todo" (Línea 3) marca la exclusión de lo posterior.

Todas las que están en consonancia con lo expresado en el texto constan en la alternativa

a) I, II y III.
b) I, II y IV.
c) II, III y IV.
d) II, III y V.
e) III, IV y V.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(UPE 2020) En relación a las aseveraciones siguientes:

I. En los escritos se muestran diferencias culturales y sociales.

II. La actividad social y cultural de los países es semejante.

III. Leer y escribir permite conocer buena parte del saber de determinado país.

IV. Los escritos acumulan la totalidad del saber propio de una cultura.

V. Sin saber leer y escribir no puede existir cultura de verdad.

Todas las que están en consonancia con lo expresado en el texto constan en la alternativa

a) I y II.
b) I y III.
c) II y III.
d) II y IV.
e) III y V.

GABARITO.

Texto 02 para las preguntas de 32 a 34.

La palabra más linda que el náhuatl le regaló
al español (y otras que se usan de forma
cotidiana en España y América Latina)

RedacciónCentroamérica Cuenta @BBCMundo

Hay quien la ha llamado "la palabra más bonita del idioma español". Es "apapacho", una voz de origen náhuatl que la RAE (Real Academia Española) define como "palmadita cariñosa o abrazo". Los mexicanos, sin embargo, tienen una definición mucho más poética del acto de apapachar: "abrazar o acariciar con el alma". […]

Y es que el término — especialmente común en México y Centroamérica, pero también empleado en otros países de América Latina — refiere a algo que va más allá del contacto físico. El apapacho es cariño, es consuelo, es mimo, es ternura… De hecho, aunque lo diga la RAE, nadie en la región vincularía la idea de un apapacho a unas simples palmaditas. […]
Adaptado de https://www.bbc.com/
mundo/noticias-america-latina-43701070.
Visitado el 10 de junio de 2019. 

QUESTÃO 32
(UPE 2020) Según el texto, los mexicanos definen la palabra "apapacho"

a) en un lenguaje idéntico al de la RAE.

b) en un lenguaje más poético que el de la RAE.

c) de la misma forma que la RAE.

d) con la misma especificidad que la RAE.

e) de manera opuesta a la RAE.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(UPE 2020) Se puede afirmar, de acuerdo con el texto, que el término "apapacho"

I. es un acto físico que expresa afecto.
II. se refiere a una forma de expresar cariño.
III. hace referencia apenas a un contacto físico.
IV. se refiere a una manifestación atípica de cariño
V. significa más que una palmadita.

Están CORRECTAS las opciones

a) I, II y III.
b) I, III y IV.
c) I, II y V.
d) II, III y IV.
e) III, IV y V.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(UPE 2020) En "De hecho, aunque lo diga la RAE, nadie en la región vincularía la idea de un apapacho a unas simples palmaditas.", se puede afirmar sobre el sentido de la palabra "apapacho" que

a) en México, Centroamérica y en otros países de América Latina, la definen a partir de lo que dice la RAE.

b) en México, Centroamérica y en otros países de América Latina, algunas personas vinculan su sentido a unas simples palmaditas.

c) los países latinoamericanos en general vinculan el mismo sentido para la palabra "apapacho" en consonancia con la RAE.

d) la definición de la RAE no corresponde fielmente a la que le dan en México, en Centroamérica y en otros países de Latinoamérica.

e) la RAE define la palabra "apapacho" de manera idéntica a como lo hacen los pueblos originarios de la lengua náhuatl.

GABARITO.

FILOSOFIA

QUESTÃO 35
(UPE 2020) Sobre o Paradigma da Modernidade, atente ao texto a seguir:

Sobre o Paradigma da Modernidade, atente ao texto a seguir
Disponível em: www.google.com/search?q=o+
homem+moderno+e+a+ciencia
Acesso em: jul., 2019.

Na aprendizagem científica, o homem moderno toma a realidade, submete-a a projetos de medidas e cálculos, dá-lhe outra existência. Gosta de comportar-se como razão que está sempre medindo e calculando. Pela ciência, queremos ser criadores de um mundo que esteja totalmente sob nosso domínio e controle.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar.
Petrópolis: Vozes, p. 102, 1991.

O texto acima retrata a dimensão que a aprendizagem científica significa para o desenvolvimento da ciência moderna. O projeto da ciência, tanto em sua necessidade de acabamento quanto em seu princípio, opõe-se absolutamente à opinião. No âmbito dessa temática, é CORRETO afirmar que

a) a formação do espírito científico está vinculada à opinião.

b) o projeto da ciência opõe-se à razão que a calcula.

c) a revolução científica moderna tem por origem a interpenetração entre técnica e religião.

d) a leitura científica da realidade está atrelada aos sistemas geométrico e matemático.

e) o homem moderno toma a realidade, submetendo-a a projetos da fé e da contemplação.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(UPE 2020) Na temática da Lógica, observe o texto a seguir:

Sobre a Natureza do silogismo

O silogismo é um argumento pelo qual, de um antecedente que une dois termos a um terceiro, se tira um consequente, que une estes dois termos entre si.
(JOLIVET, R. Curso de Filosofia, 1990, p. 47)

Disponível em: https://www.google.com/
search?q=silogismo&client Acesso em: jul., 2019.

O autor retrata acima, de forma clara e sucinta, uma definição de silogismo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Todo silogismo regular é constituído de três proposições nas quais os três termos são comparados dois a dois.

b) Todo silogismo regular é constituído de duas proposições nas quais os dois termos são combinados dois a dois.

c) Todos os silogismos regulares não são constituídos de proposições nem comparados dois a dois.

d) O silogismo regular não é uma forma especial de argumento.

e) Todo silogismo irregular é constituído de uma proposição na qual os dois termos estão combinados um com o outro.

GABARITO.

QUESTÃO 37
(UPE 2020) Com relação à Moral, Ciência normativa, leia o seguinte texto:

A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia, que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando:
Introdução à Filosofia, 1996, p. 274.)

Analise os seguintes itens referentes a esse assunto:

I. Em toda cultura e em cada sociedade, institui-se uma moral, ou seja, valores concernentes ao bem e ao mal.

II. Responsabilidade e consciência são condições dispensáveis da vida ética.

III. O campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações.

IV. A moral é a ciência da ética.

Está CORRETO o que se afirma

a) apenas em I, II e IV.
b) apenas em II, III e IV.
c) apenas em I e III.
d) em I, II, III e IV.
e) apenas em IV.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(UPE 2020) Considere este texto relativo às Circunstâncias do Nascimento da Ciência Moderna:

A ciência não nasceu do desejo de adquirir um poder sobre as coisas, mas do desejo de conhecer a verdade. O desejo de verdade, essa fonte de dignidade humana, está na origem da ciência moderna e explica seu caráter; conhecer é a soberana prerrogativa da liberdade humana.
(JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna,
Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 35.)

O autor exprime acima, de forma clara e distinta, categorias pontuais sobre o Paradigma da Modernidade, ou seja, o nascimento da Ciência Moderna. Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que

a) no desejo de conhecer a verdade, a ciência moderna só nasceu mesmo, de verdade, com o matemático, astrônomo e físico Galileu Galilei.

b) no desejo de conhecer o poder, a ciência moderna só nasceu mesmo com o filósofo Aristóteles.

c) a ciência moderna segue o modelo do universo geocêntrico de Aristóteles.

d) na origem da ciência moderna, a concepção do universo é substituída pela do cosmos, conjunto fechado, ligado pela pluralidade de suas leis.

e) na ciência moderna, o desejo de verdade está vinculado à fonte da pura contemplação, declinando da experimentação.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UPE 2020) Com relação ao raciocínio e ao argumento, leia o texto a seguir:

O silogismo é o conteúdo mental do ato de raciocinar. No âmbito do raciocínio, podemos distinguir sempre o antecedente e o consequente.
Fonte: R. Jolivet. Curso de Filosofia.

Sobre essa temática, observe o seguinte argumento:

Todo mamífero é mortal.
Todo gato é mamífero.
Logo, todo gato é mortal.

Esse tipo de inferência expressa o raciocínio

a) Hipotético.
b) Indutivo.
c) Falacioso.
d) Abdutivo.
e) Dedutivo.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UPE 2020) Atente ao texto a seguir referente à concepção filosófica da liberdade humana:

Sartre afirma que estamos condenados à liberdade. É ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatória. Para o filósofo, é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado)

A autora salienta acima o enfoque filosófico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre. Sobre esse enfoque, é CORRETO afirmar que tais ideias estão alinhadas à concepção

a) essencialista.
b) materialista.
c) existencialista.
d) espiritualista.
e) realista.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(UPE 2020) Em relação à questão democrática, leia o seguinte texto e observe a imagem:

A palavra democracia vem do grego demos ("povo") e Kratia, de krátos ("governo", "poder", "autoridade"). Os atenienses são o primeiro povo a elaborar teoricamente o ideal democrático, dando ao cidadão a capacidade de decidir os destinos da pólis (cidade-estado grega).
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS,
Maria Helena Pires. Filosofando, 1996, p. 181.)

democracia ateniense
Disponível em: https://www.google.com/
search?q=democracia+grega&client= Acesso em: jul., 2019.

A autora retrata acima a origem da palavra democracia. Desde seu nascedouro, o sentido do termo tem se transformado ao longo do tempo. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar que o

a) ideal democrático reaparece na história, com sentidos iguais, ora no liberalismo, ora exaltando os ideais do anarquismo.

b) ideal democrático reaparece na história, com sentidos diferentes, ora no progressismo, ora nos ideais do liberalismo, ora nos ideais do socialismo.

c) real democrático não reaparece na história, com sentidos diferentes. A democracia é unidirecional.

d) real democrático reaparece na história, com sentidos iguais. A realidade democrática é autocrática.

e) ideal democrático reaparece na história, com sentidos iguais. O ideal democrático é plutocrático.

GABARITO.

QUESTÃO 42
Observe o texto a seguir:

As questões éticas fundamentais – como as que concernem às relações entre responsabilidade, liberdade e necessidade – devem ser abordadas a partir de pressupostos filosóficos básicos.
(VÃZQUEZ, Adolfo Sãnchez. Ética. Rio de Janeiro, 1997, p. 17)

Ética e Moral
Disponível em: https://www.google.com/search?q=ética&client
Acesso em: jul., 2019.

(UPE 2020) O autor salienta acima algumas categorias representativas no que concerne à Filosofia Moral. Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:

I. O problema concernente à responsabilidade moral depende, para sua solução, das relações entre liberdade e necessidade.

II. A liberdade e a necessidade são categorias representativas que estão à margem da Filosofia Moral.

III. Na Filosofia Moral, o comportamento moral é inconsciente, livre e irresponsável na ação moralmente correta.

IV. A Filosofia Moral pressupõe um duplo objetivo: elaborar princípios que norteiam os homens para a ação moralmente correta e refletir sobre os sistemas morais.

Estão CORRETOS

a) apenas III e IV.
b) apenas II e IV.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

GABARITO.

2° DIA

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
(UPE 2020) Sobre a imagem ao lado, leia as seguintes afirmativas:

Os animais e seus rastros...

I. As pegadas representam quatro diferentes espécies biológicas de vertebrados terrestres pulmonados que excretam ureia. Todas são capazes de se intercruzarem e produzir descendentes férteis, estando isoladas reprodutivamente umas das outras.

II. A mula é um exemplo do processo pré-zigótico de isolamento reprodutivo por esterilidade do híbrido, decorrente do cruzamento entre a égua e o jumento. As suas pegadas na imagem refletem o seu genótipo.

III. No sistema ZW de determinação sexual das aves, as fêmeas possuem o par cromossômico sexual homomórfico, enquanto o macho é o sexo heteromórfico, causando dimorfismo sexual. Assim, as fêmeas apresentarão um padrão de pegadas mais superficial, enquanto o do macho, mais profundo.

IV. As pegadas humanas estão acompanhadas por resíduos e poluentes, alterando o equilíbrio dos ecossistemas, por afetarem a vida de uma ou mais espécies de um habitat.

V. As marcas ou pegadas deixadas por um organismo sobre um terreno mole, que posteriormente se transformou em rocha, são conhecidas como impressões ou vestígios fósseis.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, IV e V.
d) III e IV.
e) IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Observe o Texto a seguir:

E tem uma outra coisa muito importante que faz um produto ser orgânico
Fonte: Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Produtos orgânicos: o olho do consumidor / Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário
e Cooperativismo. – Brasília: MAPA/ACS, 2009. (Adaptado)

(UPE 2020) Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

a) Entre produtores orgânicos, é comum o plantio de diversas variedades, o que aumenta a chance de se preservar, ao menos, parte da lavoura em caso de seca, enchente ou pragas. Nas monoculturas, não há risco de uma praga dizimar completamente uma plantação, em razão do uso massivo de agrotóxicos, apesar de serem mutagênicos.

b) Plantas que têm em seu genoma um gene de outro organismo e que podem produzir uma substância tóxica às lagartas, mas inofensiva aos mamíferos e outros insetos, são chamadas de transgênicas. Elas podem ser comercializadas com o selo de produtos orgânicos, visto não se fazer uso de agrotóxicos no seu plantio.

c) Agrotóxicos aumentam a taxa de mutações nos genes. Certas mutações ocorrem por substituição de um ou mais pares de nucleotídeos no DNA e são mais drásticas, por mudarem toda a sequência de aminoácidos, alterando a proteína, enquanto a perda ou adição de apenas um par de bases afeta, em geral, um aminoácido.

d) A seleção natural pode alterar as frequências gênicas de uma população, ao atuar na eliminação ou preservação de determinados fenótipos, gerados pelos respectivos genótipos. Assim, insetos resistentes aos agrotóxicos estão sendo selecionados constantemente, e a dosagem do veneno precisará ser aumentada, ocasionando prejuízo à saúde.

e) Na cadeia alimentar, duas pessoas, uma com dieta vegetariana e outra que inclui carne à sua alimentação, irão incorporar a mesma quantidade de veneno, a exemplo do diclorodifeniltricloretano – DDT. Isso se justifica pelo fato de ambas desempenharem o papel de consumidoras primária e secundária, respectivamente, visto a espécie humana ser onívora.

GABARITO.

QUESTÃO 03
Observe a imagem a seguir:


(UPE 2020) Sobre as abelhas e as relações intraespecíficas e ecológicas com o ambiente, assinale a alternativa CORRETA.

a) As colônias de abelhas se caracterizam por serem grupos de organismos da mesma espécie, em que os indivíduos manifestam intercooperação, comunicação e divisão de trabalho, mantendo independência e mobilidade relativas.

b) A rainha pode pôr dois tipos de ovo: os não fecundados que se desenvolvem por partenogênese, originando machos haploides; os fecundados que geram fêmeas diploides, podendo ser operárias, se alimentadas com mel, ou rainhas, se alimentadas com geleia real.

c) Poluentes não biodegradáveis e os persistentes, a exemplo dos agrotóxicos, tendem a se acumular no ambiente e nos seres vivos, como as abelhas, porém, na passagem para cada nível trófico, ocorre a redução da toxicidade no processo de biomagnificação.

d) Uma das razões do sucesso das Angiospermas foi a polinização, resultante de coevolução inseto-planta, em uma relação de mutualismo obrigatório que beneficia as abelhas e as plantas.

e) A competição de duas espécies que exploram o mesmo nicho ecológico, a exemplo das abelhas nativas, sem ferrão, e das abelhas introduzidas, com ferrão, pode levar à extinção ou expulsão de seu território pela primeira e à mudança de nicho por deriva gênica pela segunda, princípio conhecido como exclusão de densidade populacional.

GABARITO.

QUESTÃO 04
Leia o texto a seguir:

As premissas ou condições estabelecidas para a obtenção do equilíbrio, de Hardy-Weinberg não são satisfeitas completamente por nenhuma população real, seja ela humana ou não. Aliás, o que torna possível explicar o processo evolutivo dos seres vivos em termos mendelianos é, justamente, essa desobediência ao modelo teórico.

Apesar de nenhuma população humana obedecer às premissas, a prática tem demonstrado, num aparente paradoxo, em numerosas populações humanas e em relação a um grande número de caracteres monogênicos, que não suscitam casamentos preferenciais, como é o caso dos grupos sanguíneos, que os genótipos se distribuem de acordo com a lei do equilíbrio, de Hardy-Weinberg.
Disponível em: http://sbg.org.br/wphome/wpcontent/
uploads/2012/09/genetica_de_populacoes.pdf
(Adaptado) Acesso em: jul., 2019.

(UPE 2020) Sobre as premissas do princípio de Hardy-Weinberg, assinale a alternativa CORRETA.

a) Se a população é pequena, portanto livre de erros amostrais, o fenômeno é chamado de Deriva Genética.

b) Se todos os casais da população são igualmente viáveis e férteis e geram o mesmo número de filhos, ocorre seleção.

c) Se a população está em panmixia, isto é, todos se acasalam, os cruzamentos ocorrem aleatoriamente.

d) Se os genes da população sofrem mutação de acordo com as leis da probabilidade, geram, ao acaso, indivíduos com diferentes genótipos e fenótipos na população em equilíbrio.

e) Se ocorre migração, as frequências dos alelos da população não sofrerão alteração ao longo das gerações.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UPE 2020) A hemoglobina do adulto humano é composta por quatro subunidades, sendo duas do tipo alfa, codificadas pelo gene HBA, no cromossomo 16, e duas do tipo beta, codificadas pelo gene HBB no cromossomo 11, compondo uma proteína quaternária.

Observe as imagens a seguir:



Sobre a molécula de hemoglobina e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA.

a) Um indivíduo com anemia falciforme receberia de seus pais todos os alelos normais para HBA e dois alelos alterados para HBB. Para o indivíduo com o traço falcêmico, o lote alélico seria de todos os alelos normais para HBA e de dois alelos para HBB, sendo um normal e outro alterado.

b) Pelo fato de a anemia falciforme ser um distúrbio autossômico dominante, a chance de as futuras crianças de um casal heterozigoto serem, respectivamente, normais, herdarem o traço falcêmico e terem anemia falciforme é de 25%, 25% e 50%.

c) A substituição da base pirimídica no códon do DNA leva à alteração desse códon no RNAm. Consequentemente, a estrutura primária da proteína da cadeia alfa na hemoglobina S é alterada em razão da substituição do aminoácido ácido glutâmico pela valina.

d) Em áreas endêmicas de malária, a frequência do alelo mutante é mais baixa, pois pessoas homozigóticas normais tendem a morrer de malária, e as homozigóticas siclêmicas, de anemia falciforme. Assim, heterozigotos têm maior chance de sobreviver e transmitir o alelo normal.

e) Em heterozigotos, o transporte de oxigênio aos tecidos fica prejudicado, uma vez que as moléculas alteradas não se ligam ao oxigênio. No entanto, a alteração na molécula impede a sobrevivência dos plasmódios da malária, caracterizando uma seleção do tipo direcional.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UPE 2020) Quanto ao tipo de Biociclo, à sua característica e ao exemplo de ecossistema, analise a tabela a seguir:

Biociclos

Assinale a alternativa que contém as correlações CORRETAS.

a) I-1-A; II-2-B; III-3-C

b) I-1-B; II-3-A; III-2-C

c) I-2-C; II-1-B; III-3-A

d) I-3-C; II-2-A; III-1-B

e) I-3-B; II-1-C; III-2-A

GABARITO.

QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir:

A Mata Atlântica possui uma das maiores biodiversidades do mundo, com cerca de 20 mil espécies de plantas e 2.190 espécies de vertebrados. Uma rica fauna associada em diferentes formações florestais, de Matas Densas (úmidas e quentes no Nordeste do Brasil) a Campos de Altitude (úmidas e frias, no Sudeste do Brasil).

A paisagem no Sul outrora foi dominada por imensas Florestas de Araucárias, resistentes ao frio mais intenso dos invernos. Gralhas nidificavam nos galhos das árvores e se alimentavam das suas sementes, conhecidas como pinhão, ajudando, também, a dispersá-las no solo. Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção.

Na época do descobrimento, a Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km², estendendo-se ao longo de 17 Estados, do Rio Grande do Sul ao Piauí, atingindo uma boa porção do Sudeste e estados do Centro-Oeste, como Goiás e Mato Grosso do Sul. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.
Fonte: Compilação

(UPE 2020) No texto, os conceitos Bioma, Ecossistema, Comunidade e População estão relacionados, respectivamente, com

a) Mata Atlântica; Florestas de Araucária; Gralhas; Campo de Altitude.

b) Paisagem; Mata Atlântica; Gralhas; Matas Densas.

c) Matas Densas; Mata Atlântica; Florestas de Araucária; Campos de Altitude.

d) Mata Atlântica; Campos de Altitude; Florestas de Araucária; Gralhas.

e) Paisagem; Florestas de Araucária; Mata Atlântica; Matas Densas.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UPE 2020) Estudos recentes apontam que a caça de cotia na Amazônia pode levar à diminuição da população de seringueiras.

Em florestas, onde a espécie não é mais encontrada, observaram-se poucas árvores espalhadas.

Uma das principais explicações é a Zoocoria, representada pela seguinte interação da cotia com a seringueira:

a) Espantar predadores naturais.

b) Ajudar a dispersão de sementes.

c) Controlar as populações de pragas.

d) Deixar clareiras nas florestas para as sementes germinarem.

e) Defecar próximo às árvores, fertilizando-as.

GABARITO.

QUESTÃO 09
Leia o texto a seguir:

Elas aparecem principalmente no verão, quando encalham nas praias. Causam muita admiração mas também muito medo

Elas aparecem principalmente no verão, quando encalham nas praias. Causam muita admiração mas também muito medo. Physalia sp é o nome científico, conhecida como caravela-portuguesa. Cada indivíduo desempenha uma função, o de captura das presas, de digestão do alimento e o de locomoção, inflando as velas e facilitando a locomoção.
Disponível em: http://salvador-nautico.blogspot.com
Acesso em: jun., 2019.

(UPE 2020) Sobre as relações ecológicas estabelecidas, assinale a alternativa CORRETA.

a) Caravela é uma colônia heteromorfa, pois cada indivíduo desempenha uma função diferente.

b) Pelo fato de a Caravela ser constituída de diferentes organismos num mesmo corpo, a relação pode ser considerada inquilinismo.

c) Trata-se de um tipo de relação desarmônica em razão de os organismos desempenharem papéis diferentes.

d) Caravela pode ser considerada uma comunidade composta de indivíduos de diferentes espécies.

e) De forma independente, os indivíduos se beneficiam formando uma protocooperação.

GABARITO.

QUESTÃO 10
Leia o texto a seguir:

Segundo o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), ao desenvolver atividades que buscam prover alimentos, fibras e energia, o ser humano vem impactando a disponibilidade de elementos fundamentais à vida, além de alterar um dos parâmetros mais importantes no funcionamento de sistemas aquáticos e terrestres: a temperatura do ar.

O Brasil desponta como um dos maiores emissores de gases do efeito estufa no mundo, responsável pelo aumento da temperatura do ar, principalmente pelas mudanças no uso da terra e pela produção agropecuária. Isso se dá em parte à grande produção de carne bovina de corte, pois gases são produzidos na digestão dos ruminantes e eliminados por eructação (arroto).
Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, 2015. Adaptado.

(UPE 2020) O gás de efeito estufa produzido pelos ruminantes é o

a) Óxido Nitroso.
b) Gás sulfídrico.
c) Metano.
d) Gás Carbônico.
e) Hexafluoreto de enxofre.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 11
(UPE 2020) A demanda por fraldas tem aumentado ao longo dos anos. Com isso, o debate sobre a melhor utilização de fraldas descartáveis (à base de polietileno e poliacrilato de sódio) ou de tecidos (à base de algodão) é recorrente. É importante considerar alguns aspectos da natureza química desses materiais.

A seguir, são apresentadas as estruturas dos compostos bem como algumas informações sobre esses tipos de fralda indicados no texto:


Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:

I. As fraldas descartáveis e de tecido são constituídas por polímeros.

II. O polissacarídeo apresentado é o principal constituinte dos tecidos à base de algodão.

III. O polietileno, por ser hidrofóbico, é utilizado para reter os líquidos e impedir o vazamento.

IV. O poliacrilato, por ser polar, naturalmente se degrada em pouco tempo, causando impactos ambientais irrelevantes.

V. O poliacrilato de sódio é um material hidrofílico, utilizado tanto em fraldas quanto em absorvente íntimo feminino, para reter biofluidos aquosos.

Estão CORRETAS apenas

a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) I, II, III e V.
d) I, III, IV e V.
e) II, III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(UPE 2020) Um designer de joias solicitou a um de seus fornecedores que depositasse, eletroquimicamente, uma camada de 1,97 g de ouro sobre uma peça por ele produzida. Segundo o fornecedor, o processo demoraria aproximadamente 10 minutos, usando uma corrente de 5,0 A e solução de cloreto de ouro III.

O designer acompanhou o processo e verificou que a corrente elétrica e o tempo empregado foram os indicados pelo fornecedor. No entanto, ao chegar ao seu atelier, percebeu que o incremento de massa na peça foi de apenas 0,27 g, tendo reclamado ao fornecedor que reconheceu o erro e afirmou ter sido utilizada uma solução contendo íon crômio na eletrodeposição.

Dados: Massa molar do Cr = 52 g/mol; Constante de Faraday = 96500 C/mol

Assinale a alternativa que apresenta a espécie utilizada no processo.

a) Cr²⁺
b) Cr³⁺
c) Cr⁴⁺
d) Cr⁵⁺
e) Cr⁶⁺

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UPE 2020) Óleos essenciais são normalmente extraídos a partir de plantas medicinais, sendo seu uso como antimicrobiano amplamente difundido.

Abaixo, são apresentados dados da composição de óleos essenciais de Citronela, Eucalipto, Lavanda e Melaleuca e, ao lado, as estruturas desses compostos.


Quanto à composição química dos óleos essenciais apresentados, analise as afirmativas a seguir:

I. O óleo essencial de lavanda tem como componente majoritário um álcool.

II. Os componentes majoritários dos óleos de melaleuca e de citronela são isômeros.

III. Os dois componentes majoritários do óleo de lavanda possuem isômeros ópticos.

IV. O componente comum nos óleos de eucalipto e de melaleuca possui um centro estereogênico.

V. O óleo de eucalipto difere dos outros por apresentar, apenas, hidrocarbonetos como compostos majoritários.

Estão CORRETAS

a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) II, III e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UPE 2020) Teoricamente uma célula nervosa pode ser tratada como célula eletroquímica, pois a concentração de íons K⁺ é diferente quando consideramos os fluidos interno e externo à célula.

Sabese que a concentração de íons K⁺ no interior da célula é 20 vezes maior que a concentração desse mesmo íon no fluido externo à célula.

Considerando, apenas, os aspectos indicados, assinale a alternativa que apresenta a diferença de potencial da célula nervosa.


a) 13 mV
b) 26 mV
c) 52 mV
d) 78 mV
e) 91 mV

GABARITO.

QUESTÃO 15
(UPE 2020) Numa certa empresa de reciclagem, o processo inicia-se por meio da separação dos polímeros em função de suas densidades (d).

Na sequência, caso o material seja uma poliolefina, é submetido à pirólise à baixa temperatura; caso seja poliéster ou poliamida, é submetido à hidrólise ou metanólise (reação com metanol); caso sejam polímeros de unidades monoméricas mais complexas que as citadas, são submetidos à pirólise catalisada e com temperaturas elevadas.

A seguir, têm-se um fluxograma de processo e as estruturas desses polímeros – PET (Polietileno tereftalato), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PVC (Policloreto de vinila) e PS (Poliestireno).


Quanto ao processo descrito, assinale a alternativa CORRETA.

a) O decantado II possui, apenas, um polímero.

b) O decantado II foi submetido à pirólise catalisada à alta temperatura.

c) O decantado I é uma mistura binária contendo um poliéster e uma poliolefina.

d) O sobrenadante I é uma mistura de polímeros que foi submetida à metanólise.

e) O sobrenadante I e a fração que contém o PET foram submetidos ao mesmo tratamento.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(UPE 2020) Três hidrocarbonetos insaturados foram submetidos à Ozonólise, conforme representação ao lado:


Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome dos compostos A, B e C.

a) Butanona / Butanal / Etanal
b) Metanal / Butanona / Propanal
c) Propanona / Propanal / Etanal
d) Propanona / Butanona / Propanal
e) Metanal / Ácido Metiletanoico / Propanona

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UPE 2020) Um dos mais importantes hospitais do litoral paulista foi investigado em 2009, sob suspeita de ter simulado tratamentos de radioterapia oferecidos a pacientes com câncer.

O Ministério Público Estadual (MPE) apurou que pelo menos sete doentes passaram pelo chamado acelerador linear - dispositivo que emite feixes de radiação sobre a área afetada - período em que o aparelho estava quebrado.

Em depoimento, uma técnica do setor de radioterapia confirmou a prática e disse ter recebido ordens para ludibriar os pacientes, que teriam partido de um dos médicos que, desde 1986, era um dos responsáveis pela unidade de radioterapia. Os pacientes tratados nessa unidade foram relocados para outros hospitais.

A unidade está fechada desde julho de 2009, quando surgiram as primeiras denúncias de que um dos equipamentos de radioterapia funcionava com a bomba de cobalto (fonte de radiação) vencida há dois anos.

A direção do hospital abriu sindicância para apurar os indícios de irregularidades no atendimento aos pacientes e se comprometeu a repassar ao Ministério Público (MP) as informações coletadas. "Estamos estarrecidos com o que aconteceu", disse o diretor técnico do hospital.
(SILVA, 2013, adaptado de “O Estado de S. Paulo”, 29.10.2009
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-
santos-hospital-e-acusado-desimular-radioterapia,458297,0.htm)
Acesso em: ago., 2019.

Sobre o texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Afirmar que a bomba de cobalto estava vencida significa que, em razão do tempo de meia-vida, ocorre uma diminuição na dose efetiva de exposição, tornando o procedimento ineficaz.

II. O equipamento se tornaria eficiente para o tratamento radioterápico se as pastilhas de cobalto radioativo fossem substituídas por novas pastilhas.

III. Embora a bomba de cobalto estivesse vencida, o equipamento poderia continuar sendo utilizado, sem prejuízo para o paciente, desde que o período de exposição fosse ampliado.

IV. Para tornar o equipamento novamente efetivo, as pastilhas vencidas deveriam ser irradiadas, recuperando o seu potencial para o tratamento radioterápico.

Estão CORRETAS

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e IV.
e) II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UPE 2020) Na série Dark, da Netflix, um dos acontecimentos que guia a trama é a desativação da usina nuclear de Widen, uma cidade alemã.

Na série Dark, da Netflix, um dos acontecimentos que guia a trama é a desativação da usina nuclear de Widen, uma cidade alemã

Existem três formas de desativação de uma usina nuclear:

(1) Desmantelamento, quando as partes do reator são removidas e levadas para descontaminação após fechamento da usina, sendo depositadas no fundo do mar;

(2) Armazenamento Seguro, que consiste em manter a usina selada, até que os radionuclídeos tenham sua atividade radioativa reduzida a níveis seguros;

(3) Sepultamento, quando a unidade é encapsulada em um domo de concreto e aço.

Considerando o aspecto segurança dos moradores da cidade, assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA para a desativação dessa usina e a razão para essa escolha.

a) (1), uma vez que evitaria que o material radioativo permanecesse em Widen, após a desativação da usina.

b) (2), porque evitaria que as partes do reator pudessem influenciar a vida marinha.

c) (3), pois as placas de concreto e aço impedem a propagação da radiação, constituindo-se em única opção totalmente segura.

d) (2) ou (3), porque são igualmente seguras, devendo ser escolhida aquela que tiver menor custo operacional.

e) (1) ou (2), uma vez que, em (3), há o risco de vazamento radioativo, pois o concreto pode apresentar desgaste ao longo dos anos.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(UPE 2020) Em uma brincadeira com seus amigos na rua, Paulo foi atacado com jambos, ficando com a camisa manchada.

Com medo de ser repreendido pela mãe, tentou lavar suas roupas com água, e nada aconteceu. Com receio, mostrou a blusa a sua mãe que lavou com sabão e, para surpresa de Paulo, a camisa ficou completamente limpa.

Assinale a alternativa que apresenta a explicação CORRETA para o fenômeno descrito.

a) Ocorreu uma reação chamada saponificação entre a sujeira e a água, com o sabão agindo como ativador.

b) Houve uma reação chamada saponificação entre a água e o sabão que é capaz de retirar toda a sujeira.

c) Ocorreu uma reação chamada saponificação entre a sujeira e o sabão que é capaz de retirar toda a sujeira.

d) O sabão usado pela mãe de Paulo tinha uma parte hidrofílica, que é solúvel em água, e outra hidrofóbica, que faz a mancha desaparecer.

e) O sabão usado pela mãe de Paulo tinha uma parte hidrofóbica que é solúvel em água, e outra hidrofílica, que faz a mancha desaparecer.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(UPE 2020) O mentol é um composto orgânico ceroso, cristalino, de coloração branca, que apresenta propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.


Sobre esse composto, é CORRETO afirmar que ele possui

a) três centros estereogênicos, consequentemente quatro pares de estereoisômeros, com propriedades químicas diferentes.

b) dois centros estereogênicos, consequentemente dois pares de estereoisômeros, com as mesmas propriedades químicas.

c) três centros estereogênicos, consequentemente três estereoisômeros, com as mesmas propriedades químicas.

d) um único centro estereogênico, consequentemente dois estereoisômeros, com as mesmas propriedades químicas.

e) dois centros estereogênicos, consequentemente dois pares de estereoisômeros, com propriedades químicas diferentes.

GABARITO.

FÍSICA

Nas questões com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s²; o módulo da carga do elétron como e = 1,6 x 10⁻¹⁹C; massa do próton mp = 1,7 x 10⁻²⁷ kg; massa do elétron me = 9,1 x 10⁻³¹ kg. Utilize π = 3, constante de Planck h = 6,6 x 10⁻³⁴ Js ou 4,14 x 10⁻¹⁵ eV, e a velocidade da luz como c = 3 x 10⁸ m/s.

QUESTÃO 21
(UPE 2020) Um bloco de massa M = 1,0 kg pode deslizar ao longo de uma superfície horizontal, cujos coeficientes de atrito estático e cinético entre o bloco e a superfície são, respectivamente, 0,5 e 0,3, conforme a figura ao lado.

O bloco está conectado a uma barra delgada, de comprimento L e de densidade linear de massa uniforme é igual a 250 g/m.

Então, para que o bloco de massa M não deslize, o maior comprimento da barra delgada deve ser


a) 1,0 m
b) 1,5 m
c) 2,0 m
d) 2,5 m
e) 3,0 m

GABARITO.

QUESTÃO 22
(UPE 2020) Um grupo de pesquisadores montou uma estrutura para transportar um sensor eletrônico frágil.

A caixa contendo o sensor, com uma massa total de m = 5 kg, está instalada em um sistema com três molas idênticas, conforme ilustra a figura ao lado.


Sabendo que o equipamento não pode oscilar com uma frequência maior que f = 10 Hz, qual deve ser a constante elástica k utilizada nas molas da montagem?

a) 32 kN/m
b) 12 kN/m
c) 10 kN/m
d) 8 kN/m
e) 6 kN/m

GABARITO.

QUESTÃO 23
(UPE 2020) Dois experimentos de ondulatória são realizados. No experimento 1, um fio é tensionado com 10 N quando uma onda de comprimento de onda λ1 e frequência f1 se propaga sobre ele.

No experimento 2, um outro fio idêntico é tensionado novamente 10 N e uma onda de comprimento de onda λ2 e frequência f2 se propaga nesse fio.

Sobre esses experimentos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Se λ2/λ1 = 2, então f1/ f2 = 1/2
b) Se λ2/λ1 = 1/3, então f1/ f2 = 3
c) Se f1/ f2 = 2/3, então λ21 = 3/2
d) Se f= 5f2 implica λ2 = λ1 = 5
e) Se 2f1 = f2 implica 2λ2 = λ1

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UPE 2020) No início de 2019, o Brasil foi vítima de uma grande tragédia, o estouro da barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho.

Nesse episódio, os bombeiros da equipe de resgate pisavam sobre duas placas quadradas, feitas de madeira e de dimensões 40 cm x 40 cm.

Os bombeiros pisavam nessas placas e conseguiam se deslocar com mais facilidade sobre a lama.

Isso foi possível pelo fato

a) de as placas serem mais leves que o bombeiro.

b) de a área das placas de madeira ser menor que a área das botas utilizadas pelos bombeiros.

c) do aumento da área de contato das botas dos bombeiros com as placas de madeira.

d) de a distribuição do peso do corpo do bombeiro sobre as placas diminuir a pressão sobre a lama.

e) de a densidade das placas de madeira ser sempre maior que a densidade da lama.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(UPE 2020) Uma partícula de carga +4,0 mC e massa 20 g se move horizontalmente em um meio resistivo sob a influência de um campo elétrico, conforme ilustra a figura a seguir.

A partícula parte do repouso em x = 0 e o módulo do campo elétrico, que aponta no sentido do movimento, depende da posição x da carga conforme o gráfico a seguir.


Se a velocidade da partícula em x = 12 m é igual a 10 m/s, então o trabalho resistivo do meio é

a) – 1,4 J
b) – 1,0 J
c) – 0,8 J
d) – 0,6 J
e) – 0,2 J

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UPE 2020) Dois resistores cilíndricos, 1 e 2, são feitos de um mesmo material de resistividade ρ e estão ligados em série a uma diferença de potencial V, conforme ilustra a figura.


Se as áreas das superfícies transversais dos resistores são iguais a A1 = A e A2 = A/3, então a corrente que os atravessa é

a) VA/ρL
b) VA/2ρL
c) VA/3ρL
d) VA/4ρL
e) VA/5ρL

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UPE 2020) A capacidade de carga de uma bateria de um telefone móvel está relacionada com o tempo de uso do aparelho até sua completa descarga.

O telefone possui uma bateria de especificação de carga igual a 960 mAh, e seu carregador de força eletromotriz igual a 5 V leva 4 horas para realizar a carga completa da bateria.

Então, a potência média desse carregador é

a) 0,5 W
b) 0,8 W
c) 1,0 W
d) 1,2 W
e) 1,5 W

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UPE 2020) Em um experimento, uma partícula 1 de massa m = 1 g e carga q = +10 mC entra por uma pequena abertura em uma região com campo magnético, emergindo pela abertura 1 após alguns instantes.

Observe a figura a seguir. Em outra realização do experimento com uma partícula 2, de mesma massa e de carga desconhecida, verifica-se que ela emerge da região com campo pela abertura 2.

Logo, sabendo que as massas de 1 e 2 são idênticas e que a velocidade de entrada na região com campo é de 20 m/s para ambas as partículas, a carga de 2 em mC é


a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UPE 2020) O espectro visível é a porção do espectro eletromagnético, que é visível ao olho humano.

A radiação eletromagnética nessa faixa de comprimentos de onda é chamada de luz visível ou simplesmente de luz.

Um olho humano típico responderá a comprimentos de onda de 380 a 740 nanômetros. Em termos de frequência, isso corresponde a uma banda na vizinhança de 430 a 770 THz.
Disponível em: Wikipedia. Acesso em: 04 de julho de 2019. Adaptado.

O elétron do átomo de hidrogênio emite um fóton quando decai do segundo estado excitado (n = 3) para o primeiro estado excitado (n = 2). Logo, sobre a luz emitida e sua frequência aproximada f, podemos afirmar CORRETAMENTE que

a) Visível e f = 450 THz.
b) Visível e f = 700 GHz.
c) Visível e f = 12 PHz.
d) Invisível e f = 320 THz.
e) Invisível e f = 180 GHz.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UPE 2020) Dois relógios, um na Terra e outro nas proximidades da Lua, estão separados por uma distância d = 390000 km, conforme ilustra a figura a seguir.

Se o relógio 1 localizado em x = 0 marca um instante de tempo t1 = 10,0 s emitindo um flash de luz, como deve ser ajustado o tempo no relógio 2, t2, localizado em x = d, para que ambos estejam sincronizados, quando o flash de luz atingir o relógio 2? Despreze os efeitos gravitacionais da Terra e da Lua.


a) t2 = 12,6 s
b) t2 = 11,3 s
c) t2 = 10,0 s
d) t2 = 8,7 s
e) t2 = 7,4 s

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 31
(UPE 2020) Construído a partir de um golpe político-militar e, portanto, carente de legitimidade, o regime inaugurado por Vargas em 1930 disseminou, por toda a sociedade, uma produção de cunho político e cultural, que afirmava a necessidade histórica do novo governo.

Para os trabalhadores, em particular, o Estado, nos anos 30 e 40, tornou-se produtor de bens materiais e simbólicos, a fim de obter deles a aceitação e o consentimento ao regime político.
FERREIRA, Jorge Luiz. A cultura política dos
trabalhadores no Primeiro Governo Vargas.
Rio de Janeiro: Revista Estudos Históricos,
col. 3, n. 6, 1990, p. 180.

As duas principais características político-econômicas do regime citado foram respectivamente

a) Protecionismo e privatismo.

b) Populismo e desenvolvimentismo.

c) Nacional-Estatismo e parlamentarismo.

d) Industrialismo e não intervenção do Estado.

e) Livre-cambismo e aumento das importações.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UPE 2020) A postura do intelectual pernambucano Gilberto Freyre, relativa às constantes mudanças de estratégia política, configura, de fato, uma ambiguidade na definição de sua posição ante os processos de centralização política e de industrialização na Era Vargas. Sua obra, assim como a dos outros intelectuais atuantes nesse contexto, reagiu, com certa ambiguidade, ao centralismo de Vargas e ao seu projeto modernizador.
MESQUITA, Gustavo. Gilberto Freyre e o Estado Novo:
a trajetória de uma relação ambígua. Cadernos do Desenvolvimento, Rio de
Janeiro, v. 8, n. 12, p. 208, jan.-jun. 2013. (Adaptado)

O posicionamento político do intelectual citado foi de oposição a Vargas em 1937, em razão da

a) não adesão dos militares ao Estado Novo.

b) luta nacional contra o regionalismo cultural.

c) luta pelo centralismo como modelo para o Nordeste.

d) formação de bloco econômico com a Alemanha Nazista.

e) construção de um governo autoritário com influência do exército.

GABARITO.

QUESTÃO 33
Observe a imagem a seguir:


(UPE 2020) Quais as principais causas sociopolíticas do movimento retratado pela charge?

a) Messianismo e reforma agrária

b) Crise do império e abolição da escravatura

c) Quebra das oligarquias e democratização do voto

d) Sufrágio masculino e arcaísmo da estrutura fundiária

e) Voto indireto e implantação da política do café com leite

GABARITO.

QUESTÃO 34 - NULA.

QUESTÃO 35
Observe a imagem a seguir:

O Portador da tocha. Arno Brecker, 1938.
O Portador da tocha. Arno Brecker, 1938.

(UPE 2020) Quais são as características da arte no movimento político nela representado?

a) Barroco e heroísmo
b) Expressionismo e ateísmo
c) Classicismo e romantismo
d) Naturalismo e antagonismo
e) Antropocentrismo e liberalismo

GABARITO.

QUESTÃO 36
Observe a imagem a seguir:

Inserções em circuitos ideológicos

(UPE 2020) A obra “Inserções em circuitos ideológicos”, de Cildo Meireles, retrata a morte de um destacado jornalista durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil.

Assinale a alternativa que indica uma das principais características da arte nesse período.

a) Assessorar os órgãos de censura no combate aos comunistas.

b) Subsidiar a propaganda governamental de reformas administrativas.

c) Servir de base para a implementação da espionagem soviética no Brasil.

d) Apoiar a divulgação da política norte-americana para a América Latina.

e) Auxiliar na circulação de notícias, criando uma rede de contrainformações.

GABARITO.

QUESTÃO 37
Leia o texto a seguir:

Está queimando! Irmãozinhos, está queimando!
Nosso pobre vilarejo queima.
Ventos zangados, cheios de raiva
Destroem, quebram, estraçalham
Fortes estão as chamas selvagens
Tudo em volta queima!
E vocês estão parados, olhando
De braços cruzados!
E vocês estão parados, olhando
Nosso vilarejo queimando!
LERNER, Silvia Rosa Nossek.
A música como memória de um drama:
o Holocausto. Rio de Janeiro:
Garamond, 2017, p. 69.

(UPE 2020) Composta por Mordechai Gebirtig, na Polônia, em 1938, essa canção se tornou muito popular no período, pelo fato de

a) defender a necessidade de autoexílio dos judeus.

b) solicitar aos judeus que lutassem contra o progrom.

c) indicar que não adiantaria mais lutar contra a ocupação.

d) denunciar a falta de apoio internacional para a causa ariana.

e) demonstrar a solidariedade dos soldados com as minorias étnicas.

GABARITO.

QUESTÃO 38
Observe a tira a seguir:

O graphic novel destaca um dos maiores e atuais problemas do Oriente Médio

(UPE 2020) O graphic novel destaca um dos maiores e atuais problemas do Oriente Médio. A questão retratada tem como principal consequência a(o)

a) disputa por Jerusalém como capital palestina.

b) crise na fronteira com a Síria pelos domínios de Golã.

c) controle pela Cisjordânia com a divisão da cidade de Belém.

d) acirramento das relações entre Israelenses e Palestinos pela demarcação de terras.

e) ampliação do apoio da ONU a Israel pela posse e pelo uso das águas do Rio Jordão.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UPE 2020) No dia 1 de setembro de 1932, um grupo armado peruano tomou de assalto a cidade de Leticia, depôs as autoridades locais, içou uma nova bandeira tricolor e instalou um governo peruano em solo colombiano. As reações iniciais frente a esse fato foram tratadas de maneira diplomática, porque foi reconhecido como um “problema doméstico”, já que a Colômbia aceitou a versão do Peru, segundo a qual “uns comunistas tomaram a cidade de Leticia para provocar perturbação no país e atacar o governo de Luis Miguel Sánchez Cerro.
PEÑA, Mónika Liliana; ALONSO, Gabriel David.
El conflicto colombo-peruano y las reacciones
del Centro de Historia Santander, 1932-1937.
Revista de Historia Regional y Local.
Vol. 4, n. 8, julio-dicembre, 2012, p. 377.

Como principal motivação que levou essas duas nações ao conflito, tem-se o(a)

a) reconhecimento da independência do Peru.

b) rivalidade pelo controle do chamado Chaco Boreal.

c) soberania peruana pelos arquipélagos do Sul continental.

d) renúncia da Colômbia em ter uma saída para o Rio Amazonas.

e) disputa por uma parte da bacia amazônica, rica em seringueiras.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UPE 2020) Como todo o nacionalismo africano, o de Moçambique nasceu da experiência do colonialismo europeu. A fonte de unidade nacional é o sofrimento comum durante os últimos cinquenta anos sob o domínio português.
MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique.
Lisboa: Sá da Costa editora, 1975, p. 87.

Qual a principal consequência sociopolítica do processo de emancipação retratado no texto?

a) Deterioração do regime do apartheid com a melhoria na distribuição de renda

b) Organização de uma comunidade econômica africana liderada por Moçambique

c) Formação de um governo orientado para a construção de uma sociedade socialista

d) Desestabilização por causa da tomada do poder pela Resistência Nacional de Moçambique

e) Criação do pleno emprego na mineração e obras públicas

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 41
Observe a charge e o texto a seguir:

Com a crise dos alimentos cada vez mais e mais pessoas vão passar fome

A fome e a pobreza são os maiores desafios a serem superados no mundo moderno. Aproximadamente 800 milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem na extrema pobreza e são afligidas pela fome.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais da metade desse contingente de indivíduos corresponde a jovens de menos de 18 anos, conforme o último relatório do PNUD (2018) e vivem em 140 países considerados em vulnerabilidade.

Não por acaso, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 reforça o desafio de erradicar a pobreza e a fome em todas as suas dimensões dentre seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e Objetivo 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acesso em: 02/07/2019.

(UPE 2020) Com base no enunciado, considere os seguintes aspectos:

1. Os altos índices de pobreza são frequentemente encontrados em países afetados por conflitos. O Sul da Ásia e a África Subsaariana concentram a maioria das pessoas vivendo em extrema pobreza.

2. A população mundial segue crescendo exponencialmente, e a produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda humana e evitar a fome no mundo.

3. O desperdício de alimentos e a produção de resíduos no planeta são os maiores responsáveis pela fome no mundo.

4. Para atingir essa meta contida no primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Agenda 2030 de acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, até o ano de 2030, a noção de pobreza foi ampliada no entendimento da ONU, compreendendo outros indicadores multidimensionais para além de unicamente os dados do rendimento dos indivíduos.

5. Os pacotes agroecológicos da “Revolução verde” constituem as principais políticas da Agenda de Desenvolvimento sustentável para atingir a soberania alimentar e melhoria da nutrição, aumentando, em larga escala, a oferta de alimentos em todo o mundo.

Estão CORRETOS

a) apenas 1, 2 e 3.
b) apenas 1 e 4.
c) apenas 2, 3, 4 e 5.
d) apenas 2 e 4.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(UPE 2020) A Iniciativa OBOR (One Belt, One Road), também conhecida por Nova Rota da Seda, foi divulgada no segundo semestre de 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping.

O projeto da Nova Rota da Seda está estruturado em 6 corredores: Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia, Nova Ponte de Terra da Eurásia, Corredor Econômico China-Ásia Central, Corredor Econômico China-Península Indochinesa e Corredor Econômico Marítimo. Esse processo de integração envolveria cerca de 65 países e 63% da população mundial de diferentes continentes.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

1. Trata-se da segunda fase da Rota da Seda que interligava o Oriente à Europa por meio de transportes de mercadorias por vias terrestre e marítima para alavancar a inserção internacional da China.

2. A estratégia chinesa da Nova Rota da Seda se baseia em explorar as principais capacidades do país asiático. Dentre elas, destacam-se a capacidade produtiva, com expressiva indústria de base, ocupando o primeiro lugar na produção de aço no mundo, e a infraestrutura portuária, detendo a China 7 dos dez maiores portos do mundo.

3. A China tem um sistema internacional de pagamento (China Internacional Payment System – CIPS) alternativo ao tradicional domínio ocidental do SWIFT (Society for the Worldwide Interbank Financial Telecommunication). Assim, o governo chinês trabalha para a “desdolarização” global e a internacionalização da sua moeda, o yuan, buscando ampliar sua autonomia no mercado financeiro, centrado nos EUA/ União Europeia.

4. O Brasil é o único país não inserido nos continentes Ásia, África e Europa que está na Nova Rota da Seda. Isso decorre do fato de a China ser o principal parceiro econômico brasileiro. É o país para o qual o Brasil mais exporta e o segundo de quem mais importa.

5. O Egito é particularmente crucial na Nova Rota da Seda Marítima, na medida em que o Canal de Suez representa o principal ponto de trânsito entre o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo.

Estão CORRETAS

a) apenas 1, 3 e 5.
b) apenas 1, 2 e 4.
c) apenas 3 e 4.
d) apenas 2, 3 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 43
Observe a figura e o texto a seguir:

Terras raras

Terras raras

(UPE 2020) As “terras raras”, como ficaram conhecidas mundialmente, abarcam um grupo de 17 elementos químicos diferentes, com propriedades físico-químicas semelhantes (condução de calor e eletricidade e alta capacidade de magnetismo) e vêm sendo empregadas intensivamente na indústria de ponta. Hoje é um mercado inteiramente dominado pela China, responsável por 95% da produção e dona de 36% das reservas conhecidas.

Com base nessas informações, analise as seguintes afirmativas:

1. As terras raras existem em abundância na superfície da Terra, estando concentradas em sua totalidade, no continente asiático.

2. Os países que detêm a tecnologia de exploração de terras raras estão em sintonia com os novos requisitos relacionados aos produtos fabricados para atender à Indústria 4.0.

3. As terras raras são utilizadas para a correção do solo, principalmente no cultivo de culturas, a exemplo da cana-de-açúcar e soja, além da conservação de alimentos perecíveis, como carne bovina, vegetais e outros mantimentos de consumo humano.

4. A extração dessas terras raras pode trazer risco para o meio ambiente e a saúde. Nas jazidas, podem estar misturadas, até mesmo com elementos radioativos, como o tório.

5. No processo de separação nas terras raras, são gerados muitos resíduos tóxicos que podem poluir o ar, a água e o solo dos arredores.

6. O quase monopólio chinês na produção e exportação de terras raras é estratégico e desperta preocupação no cenário mundial, principalmente porque a demanda por essas terras raras continuará aumentando nos próximos anos.

Estão CORRETAS apenas

a) 1 e 3.
b) 1, 4 e 5.
c) 2, 4 e 5.
d) 2, 4, 5 e 6.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(UPE 2020) A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 objetiva promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Não obstante, a paz mundial e os direitos humanos ainda se encontram ameaçados por conflitos violentos em diversos países dos diferentes continentes, promovendo, dentre outras consequências, desastres naturais e sociais, perdas humanas e processos de deslocamentos.

Com relação à temática abordada no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, os conflitos no Oriente Médio têm assumido dimensões cada vez maiores e devastadoras. Atualmente, destacam-se os conflitos entre os seguintes países: Israel, o Estado da Palestina, a Síria e a Arábia Saudita.

2. De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), não existe diferença entre imigrantes deslocados em áreas de conflito e refugiados.

3. A região dos grandes lagos na África é marcada pela violência armada e conflitos multifacetados de ordem étnica, econômica e política, envolvendo países, como Burundi, República Democrática do Congo, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul e República dos Camarões.

4. O fundamentalismo muçulmano e o fundamentalismo hindu movimentam os conflitos entre a Índia e o Paquistão pela incorporação da região da Caxemira.

5. O Iraque é protagonista de confrontos com o Irã e o Kuwait, além dos Estados Unidos. Essas divergências estão vinculadas às questões religiosas, econômicas, territoriais, políticas e étnicas.

Estão CORRETAS

a) apenas 4 e 5.
b) apenas 1, 2 e 5.
c) apenas 1, 3 e 4.
d) apenas 3, 4 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 45
Analise o texto a seguir:

“Nos últimos cinco séculos de desenvolvimento e expansão geográfica do capitalismo, a concorrência se estabelece como regra. Agora, a competitividade toma o lugar da competição.

A concorrência atual não é mais a velha concorrência, sobretudo porque chega eliminando toda forma de compaixão. A competitividade tem a guerra como norma. Há, a todo custo, que vencer o outro, esmagando-o para tomar seu lugar.

Os últimos anos do século XX foram emblemáticos, porque neles se realizaram grandes concentrações, grandes fusões, tanto na órbita da produção como na das finanças e da informação.

Esse movimento marca um ápice do sistema capitalista, mas é também indicador do seu paroxismo, já que a identidade dos atores, até então mais ou menos visível, agora finalmente aparece aos olhos de todos”.
SANTOS, Milton. Por outra globalização:
do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record. S/d.

(UPE 2020) Com respeito ao assunto contemplado no texto, deduz-se que o desenvolvimento dos países, orientado para o capitalismo no seu ápice, volta-se sobretudo para alguns aspectos. Sobre estes, analise os itens a seguir:

1. Mercado livre
2. Acumulação de riqueza
3. Automação
4. Substituição de trabalhadores
5. Competitividade

Estão CORRETOS

a) 1 e 2, apenas.
b) 3 e 5, apenas.
c) 1, 2 e 3, apenas.
d) 2, 4 e 5, apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 46
Observe o gráfico e o texto a seguir:

Crescimento econômico e oscilacções nos preços das commodities

(UPE 2020) O gráfico trata de commodities na América Latina. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas:

1. O impacto dos choques nos preços das commodities é diferente em cada país e independe da composição dos produtos que integram o conjunto de suas importações e exportações.

2. As variações dos preços podem ter diferentes fatores de riscos e incertezas globais, desde eventos naturais, como El Niño, que afetam a produção agrícola, até conflitos, tensões políticas, instabilidade econômica e financeira.

3. O Chile é o maior produtor de cobre (Cu) do mundo, representando um terço da produção mundial. Esse metal é uma das mais importantes commodities daquele país.

4. Toda matéria-prima representa uma commoditie, e cada produto não dispõe de mercado próprio de compradores e vendedores, sendo regulado por escritórios globais.

5. As principais commodities da Colômbia são: o petróleo, o gás, o carvão, o ouro, a prata e o alumínio, além do açúcar e do café arábica.

Estão CORRETAS apenas

a) 1 e 2.
b) 2 e 4.
c) 3 e 4.
d) 1, 2 e 5.
e) 2, 3 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(UPE 2020) A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi escrita após a Segunda Guerra Mundial, época de horror e extermínio em massa, com o objetivo de delinear os direitos básicos de todo ser humano.

A Constituição da República Federativa do Brasil, no quesito Direitos Humanos, espelhou-se bastante nessa Declaração que estabelece algumas garantias. Sobre estas, analise as afirmativas a seguir:

1. Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante, a não ser em situação de convulsão social.

2. Todo homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

3. É permitida a instalação de Tribunal de Exceção para tratar de crimes advindos de conflitos étnicos e de caráter homofóbico.

4. A prisão de qualquer pessoa e o local onde ela se encontra serão comunicados pela Delegacia de Polícia imediatamente a algum Grupo de Direitos Humanos e à família do preso.

5. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro ou durante o dia, por determinação judicial.

Estão CORRETAS

a) 2 e 5, apenas.
b) 1, 2 e 4, apenas.
c) 1, 3 e 5, apenas.
d) 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(UPE 2020) Este país é um dos focos de tensão do mundo. Foi invadido pelos EUA, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Mesmo com um sucesso relativo, os EUA enfrentam resistência e atentados terroristas, promovidos por grupos guerrilheiros talibãs, resultando em muitas mortes. A guerra neste país afeta diferentes gerações, sem perspectiva de paz.

Observe o mapa a seguir:

Este país é um dos focos de tensão do mundo. Foi invadido pelos EUA, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Assinale a alternativa que identifica o País referido.

a) País 1
b) País 2
c) País 3
d) País 4
e) País 5

GABARITO.

QUESTÃO 49
(UPE 2020) O progresso humano, baseado no crescimento econômico, tem sido notável em quase todas as áreas nos últimos 70 anos. Entretanto, surgem dúvidas sobre a continuidade e a extensão desse avanço.

O crescimento econômico tem repousado no uso insustentável de recursos não renováveis, na destruição da diversidade biológica e na emissão de gases de efeito estufa, que aceleraram as crises ambientais globais, além de ter gerado fossos cada vez maiores entre ricos e pobres.
(MARTINE, George., ALVES, José Eustáquio Diniz.
Economia, sociedade e meio ambiente no século
21: tripé ou trilema da sustentabilidade?
Rev. Bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, 2015.) Adaptado.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. O progresso humano ocorreu de forma lenta, na maior parte da história, mas adquiriu uma dimensão exponencial nas últimas sete décadas, com a aceleração das atividades antrópicas do pós-guerra.

2. A ciência já estabeleceu, de forma indiscutível, que várias fronteiras ecológicas globais estão sendo ultrapassadas, abrindo a probabilidade de transformações bruscas e incontroláveis na esfera planetária, se não ocorrerem mudanças significativas e urgentes na trajetória da nossa civilização.

3. Ao longo dos séculos XX e XXI, ocorreram consideráveis avanços na utilização de recursos e na eficiência energética do crescimento econômico. Entretanto, muitos desses avanços foram empregados para aumentar, ainda mais, a produção e o consumo, em vez de reduzir o impacto ambiental.

4. O crescimento econômico atual impõe aumentos constantes de produção e consumo, seja por meio da incorporação de novos consumidores, seja pela ampliação e diversificação do consumo entre os atuais consumidores.

5. A cultura do consumo vem sendo considerada pelos geógrafos econômicos a maior força humana das últimas décadas, superando, inclusive, religiões, crenças, ideologias ou partidos políticos.

Estão CORRETAS

a) apenas 1 e 3.
b) apenas 2, 3 e 5.
c) apenas 2, 3 e 4.
d) apenas 1, 4 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(UPE 2020) Há exatos dez anos, o Brasil, um destacado e estratégico país da América do Sul, ocupa a primeira posição no ranking mundial de consumo de substâncias químicas sintéticas, como herbicidas, inseticidas, bactericidas, fungicidas, nematicidas, acaricidas e afins, sendo o pimentão (Capsicum annuum), o morango (Fragaria spp.), o pepino (Cucumis sativus), o alface (Lactuca sativa), a couve comum (Brassica oleracea), a cenoura (Daucus carota), o abacaxi (Ananas comosus), a beterraba (Beta vulgaris), o mamão (Carica papaya) e o tomate (Solanum lycopersicum) as espécies mais contaminadas pelo uso excessivo dessas moléculas na lavoura, segundo lista divulgada pela ANVISA no ano de 2018.

Além da contaminação dos alimentos consumidos, outros impactos ambientais estão diretamente correlacionados à sua utilização, EXCETO a(o)

a) expansão territorial do monocultivo.
b) aumento da resistência de pragas e doenças.
c) mortandade exponencial de agentes polinizadores.
d) contaminação do solo e dos corpos hídricos.
e) infertilidade do solo.

GABARITO.

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 51
(UPE 2020) Observe a imagem a seguir:

Observe a imagem a seguir

Com base na organização social apresentada na imagem, qual das alternativas NÃO indica uma perspectiva sociológica?

a) A posição sociocultural dos sujeitos é definida pelas dimensões econômicas e políticas, incorporadas pelas classes sociais.

b) As políticas de habitação no país indicaram um satisfatório crescimento durante a primeira década do século XXI, percebido nas políticas de erradicação da miserabilidade.

c) O favorecimento da concentração de renda, do prestígio e do poder social permite o aprofundamento das disparidades econômicas, impulsionando os movimentos de luta por direitos sociais.

d) As diferenças econômicas entre as classes destacadas na imagem são explicadas pelas ideias progressistas de naturalização das condições de sobrevivência.

e) O número de pobres nessa organização social aumentou em decorrência do crescimento populacional, apesar da pequena queda observada no grau da pobreza no Brasil, nas últimas décadas.

GABARITO.

QUESTÃO 52
Observe a charge a seguir:


(UPE 2020) Qual das alternativas indica uma classificação sociológica da mobilidade social no movimento do sujeito pelo sistema de estratificação apresentado na imagem?

a) Horizontal descendente
b) Horizontal ascendente
c) Horizontal de declínio social
d) Vertical ascendente
e) Vertical de declínio social

GABARITO.

QUESTÃO 53
(UPE 2020) (...) com referência aos índios Kayapó e aos xinguanos. Aqueles são índios hostis, estes pacíficos, mas cujo contato com sertanistas data de apenas dez anos.

A despeito da ausência de relações permanentes com civilizados, esses grupos já possuem considerável acervo de artigos de nossa cultura – ferramentas, armas, objetos de adornos, tomados em ataques a povoados sertanejos ou adquiridos por via de outras tribos. O empréstimo cultural não se limitou apenas a esses objetos.

Ocorreram outras modificações. Alteraram-se as relações entre aldeias, e a própria estrutura social tende a ser influenciada, especial no que se refere ao status de chefia. Entre os Kamayá, reconheciase a autoridade e o título de um capitão, patente que lhe é dada por funcionários do Serviço de Proteção aos Índios, em uma viagem que esse indivíduo realizou em tempos anteriores à atual penetração do Xingu.
REVISTA DE ANTROPOLOGIA, n.1, v. 5, pp. 67-74, jun. 1957.

O texto apresenta um processo cultural. Sobre este, analise as seguintes afirmativas:

I. O conceito de relativismo cultural se torna chave na compreensão das particularidades culturais descritas no texto.

II. Os fatores demográfico, étnico e ecológico marcam os contatos estabelecidos pelos grupos sociais.

III. O processo cultural apresentado se caracteriza por crenças transmitidas no processo de aprendizagem institucionalizada, logo, sistematizada.

IV. A transculturação está presente nos contatos entre os grupos destacados no texto e consiste em trocas de elementos culturais.

V. O determinismo é um conceito importante para que sejam compreendidas as relações entre os grupos, pois atribui qualidade inata às etnias ou aos grupos humanos.

Estão CORRETAS, apenas,

a) I, II e III.
b) I, III, IV e V.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) I, II, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 54
Observe a tirinha a seguir:

(UPE 2020) Qual das alternativas expressa melhor o conceito sociológico apresentado na tirinha?

(UPE 2020) Qual das alternativas expressa melhor o conceito sociológico apresentado na tirinha?

a) As pessoas utilizam os meios de comunicação como um instrumento de racionalização dos fenômenos sociais.

b) Os indivíduos são induzidos a pensar criticamente na organização social por meio da programação transmitida pela televisão.

c) A consciência de classe e de luta contra as opressões do sistema capitalista é divulgada pela mídia em diferentes meios de comunicação.

d) Os programas televisivos e as propagandas divulgadas pelas mídias são responsáveis pela formação intelectual do público.

e) Os meios de comunicação de massa são definidos como simples lazer e entretenimento, desestimulando o público a pensar criticamente, tornando-o passivo e conformista.

GABARITO.

QUESTÃO 55
(UPE 2020) As sociedades humanas estão em constante mudança. Seja por motivos sociais, políticos, geográficos, culturais ou econômicos, sempre ocorrem modificações que afetam a vida dos indivíduos e alteram a história da humanidade. Em algumas sociedades, tais modificações ocorrem com rapidez; em outras, lentamente.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2. ed.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 348.

A Sociologia analisa as instabilidades nas relações entre indivíduos e grupos sociais como uma condição humana, impulsionando a superação dos desafios impostos pelos processos de interação.

Qual das alternativas a seguir indica uma consequência do processo sociológico descrito?

a) Modernização
b) Etnocentrismo
c) Exoculturação
d) Evolução biológica
e) Endoculturação

GABARITO.

QUESTÃO 56
(UPE 2020) Quando um grupo de pessoas se reúne para atuar conjuntamente com o objetivo de transformar algum aspecto da sociedade, chamamos isso de movimentos sociais.

Para Nancy Fraser, cientista social norte-americana, os movimentos sociais precisam ser entendidos com base em dois tipos de luta: por redistribuição e por reconhecimento.

Segundo Fraser, há também os movimentos sociais bivalentes, ou seja, aqueles que envolvem reconhecimento e redistribuição.

Diante disso, assinale a alternativa cuja imagem NÃO indica um movimento social, caracterizado exclusivamente como luta por reconhecimento.







GABARITO.

QUESTÃO 57
Leia o texto a seguir:

Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

§1º - Essa lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

§2º - A Educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura.
LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

(UPE 2020) Sobre o tema apresentado no artigo da referida lei, analise as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento de valores integrativos é um dos objetivos da educação nacional.

II. A formação para o mundo do trabalho ocorre, exclusivamente, nas instituições de ensino superior.

III. A Educação corresponde ao processo sistemático de transmissão, que é valorizado em detrimento da Educação informal.

IV. A Educação é sociologicamente um grupo social e uma instituição.

V. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional normatiza a relação entre os grupos sociais existentes nas instituições educativas do país.

Estão INCORRETAS, apenas,

a) I, II e III.
b) II e III.
c) II, III, IV e V.
d) I, IV e V.
e) IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 58
Leia o texto a seguir:

A valorização da vasta cultura popular existente no Nordeste se torna, hoje, uma constante no campo intelectual. Cada vez mais se torna frequente recorrer ao universo popular.

E foi com a proposta de resgate e valorização da cultura local que, no dia 18 de outubro de 1970, no Pátio de São Pedro, no Recife, é lançado para o Brasil e para o mundo o Movimento Armorial, (...) tendo como proposta central, (...), o intuito de realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares de nossa cultura.

O dia da “inauguração” do movimento contou com a participação da Orquestra Armorial e exposição de artes plásticas.
COIMBRA, Ana Luisa de Castro et all.
O Movimento Armorial reafirmando
as raízes da cultura popular.

(UPE 2020) Quem foi o fundador do movimento cultural apresentado no texto?

a) Francisco Brennand
b) Miguel dos Santos
c) Ariano Suassuna
d) André Madureira
e) Alceu Valença

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYGa6DnyR82L4mS530gG9twCDbz4ceLdQ7pkfPeBD7qpYM_S2JqjwIJ1wjiIwAq6pHVO0_Jn11vYKmFODmZpF_XVwxULSABbMi2klnO5iu7HvMLolan-lFr9d4hnu7YUfhlAwPNPYQkJY/s320/upe-2020.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYGa6DnyR82L4mS530gG9twCDbz4ceLdQ7pkfPeBD7qpYM_S2JqjwIJ1wjiIwAq6pHVO0_Jn11vYKmFODmZpF_XVwxULSABbMi2klnO5iu7HvMLolan-lFr9d4hnu7YUfhlAwPNPYQkJY/s72-c/upe-2020.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/05/prova-upe-2020-3-fase-1-e-2-dia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/05/prova-upe-2020-3-fase-1-e-2-dia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo