(UPE 2020) Com base no enunciado, considere os seguintes aspectos

Observe a charge e o texto a seguir:

Com a crise dos alimentos cada vez mais e mais pessoas vão passar fome

A fome e a pobreza são os maiores desafios a serem superados no mundo moderno. Aproximadamente 800 milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem na extrema pobreza e são afligidas pela fome.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais da metade desse contingente de indivíduos corresponde a jovens de menos de 18 anos, conforme o último relatório do PNUD (2018) e vivem em 140 países considerados em vulnerabilidade.

Não por acaso, a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 reforça o desafio de erradicar a pobreza e a fome em todas as suas dimensões dentre seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e Objetivo 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acesso em: 02/07/2019.

(UPE 2020) Com base no enunciado, considere os seguintes aspectos:

1. Os altos índices de pobreza são frequentemente encontrados em países afetados por conflitos. O Sul da Ásia e a África Subsaariana concentram a maioria das pessoas vivendo em extrema pobreza.

2. A população mundial segue crescendo exponencialmente, e a produção de alimentos é insuficiente para suprir a demanda humana e evitar a fome no mundo.

3. O desperdício de alimentos e a produção de resíduos no planeta são os maiores responsáveis pela fome no mundo.

4. Para atingir essa meta contida no primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Agenda 2030 de acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, até o ano de 2030, a noção de pobreza foi ampliada no entendimento da ONU, compreendendo outros indicadores multidimensionais para além de unicamente os dados do rendimento dos indivíduos.

5. Os pacotes agroecológicos da “Revolução verde” constituem as principais políticas da Agenda de Desenvolvimento sustentável para atingir a soberania alimentar e melhoria da nutrição, aumentando, em larga escala, a oferta de alimentos em todo o mundo.

Estão CORRETOS

a) apenas 1, 2 e 3.
b) apenas 1 e 4.
c) apenas 2, 3, 4 e 5.
d) apenas 2 e 4.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) Como todo o nacionalismo africano, o de Moçambique nasceu da experiência do colonialismo europeu.

GABARITO:
b) apenas 1 e 4.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) A Iniciativa OBOR (One Belt, One Road), também conhecida por Nova Rota da Seda, foi divulgada no segundo semestre de 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários