(UPE 2020) O progresso humano, baseado no crescimento econômico, tem sido notável em quase todas as áreas nos últimos 70 anos

(UPE 2020) O progresso humano, baseado no crescimento econômico, tem sido notável em quase todas as áreas nos últimos 70 anos. Entretanto, surgem dúvidas sobre a continuidade e a extensão desse avanço.

O crescimento econômico tem repousado no uso insustentável de recursos não renováveis, na destruição da diversidade biológica e na emissão de gases de efeito estufa, que aceleraram as crises ambientais globais, além de ter gerado fossos cada vez maiores entre ricos e pobres.
(MARTINE, George., ALVES, José Eustáquio Diniz.
Economia, sociedade e meio ambiente no século
21: tripé ou trilema da sustentabilidade?
Rev. Bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, 2015.) Adaptado.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. O progresso humano ocorreu de forma lenta, na maior parte da história, mas adquiriu uma dimensão exponencial nas últimas sete décadas, com a aceleração das atividades antrópicas do pós-guerra.

2. A ciência já estabeleceu, de forma indiscutível, que várias fronteiras ecológicas globais estão sendo ultrapassadas, abrindo a probabilidade de transformações bruscas e incontroláveis na esfera planetária, se não ocorrerem mudanças significativas e urgentes na trajetória da nossa civilização.

3. Ao longo dos séculos XX e XXI, ocorreram consideráveis avanços na utilização de recursos e na eficiência energética do crescimento econômico. Entretanto, muitos desses avanços foram empregados para aumentar, ainda mais, a produção e o consumo, em vez de reduzir o impacto ambiental.

4. O crescimento econômico atual impõe aumentos constantes de produção e consumo, seja por meio da incorporação de novos consumidores, seja pela ampliação e diversificação do consumo entre os atuais consumidores.

5. A cultura do consumo vem sendo considerada pelos geógrafos econômicos a maior força humana das últimas décadas, superando, inclusive, religiões, crenças, ideologias ou partidos políticos.

Estão CORRETAS

a) apenas 1 e 3.
b) apenas 2, 3 e 5.
c) apenas 2, 3 e 4.
d) apenas 1, 4 e 5.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) Este país é um dos focos de tensão do mundo. Foi invadido pelos EUA, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

GABARITO:
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Há exatos dez anos, o Brasil, um destacado e estratégico país da América do Sul, ocupa a primeira posição no ranking mundial de consumo de substâncias químicas sintéticas...

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários