Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base às questões 08 e 09 . Texto 5 Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, n...
Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base às questões 08 e 09.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência.
Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. [...]
Era realmente para causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intrincada que fosse.
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado.
Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que o moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.
— Já vi esta moça! Disse comigo. Mas onde?... [...]
— Quem é esta senhora? Perguntei a Sá.
A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais.
— Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?...
Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade.
Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas.
Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.
QUESTÃO 09
(UPE 2020) Para compreender textos, não se pode esquecer de que eles são criados dentro de um contexto histórico, ou seja, com base numa perspectiva espaço-temporal. Isso vale para todos os textos, mas é particularmente mais saliente nos textos literários.
No Texto 6, a personagem Aurélia é apresentada a partir de uma perspectiva inaceitável atualmente, qual seja:
a) uma visão que valoriza apenas os atributos físicos da mulher.
b) um ponto de vista segundo o qual a mulher é fria e calculista.
c) a ideia de que a mulher usa a sua beleza para dominar o homem.
d) uma opinião que considera a personagem uma pessoa inflexível.
e) a concepção de que Aurélia era inteligente, apesar de ser mulher.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
GABARITO:
e) a concepção de que Aurélia era inteligente, apesar de ser mulher.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Machado de Assis destacou-se na literatura brasileira pelo estilo singular na construção de narrativas inovadoras, como a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
Texto 5
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José. Iracema. Capítulo 2. Excertos. p. 5.
Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf
Acesso em: 20/06/2019
Texto 6
Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência.
Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. [...]
Era realmente para causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intrincada que fosse.
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo:
Melhoramentos, 2013. Excertos. p. 29.
Texto 7
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado.
Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que o moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.
— Já vi esta moça! Disse comigo. Mas onde?... [...]
— Quem é esta senhora? Perguntei a Sá.
A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais.
— Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?...
Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade.
ALENCAR, José de. Lucíola. 12. ed.,
São Paulo: Ática, 1988. Excertos. p. 3-4.
Texto 8
Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas.
Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.
Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/
Acesso em: 20/06/2019
QUESTÃO 09
(UPE 2020) Para compreender textos, não se pode esquecer de que eles são criados dentro de um contexto histórico, ou seja, com base numa perspectiva espaço-temporal. Isso vale para todos os textos, mas é particularmente mais saliente nos textos literários.
No Texto 6, a personagem Aurélia é apresentada a partir de uma perspectiva inaceitável atualmente, qual seja:
a) uma visão que valoriza apenas os atributos físicos da mulher.
b) um ponto de vista segundo o qual a mulher é fria e calculista.
c) a ideia de que a mulher usa a sua beleza para dominar o homem.
d) uma opinião que considera a personagem uma pessoa inflexível.
e) a concepção de que Aurélia era inteligente, apesar de ser mulher.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
GABARITO:
e) a concepção de que Aurélia era inteligente, apesar de ser mulher.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Machado de Assis destacou-se na literatura brasileira pelo estilo singular na construção de narrativas inovadoras, como a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
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