Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base às questões 08 e 09 . Texto 5 Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, n...
Os Textos 5, 6, 7 e 8 servem de base às questões 08 e 09.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência.
Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. [...]
Era realmente para causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intrincada que fosse.
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado.
Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que o moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.
— Já vi esta moça! Disse comigo. Mas onde?... [...]
— Quem é esta senhora? Perguntei a Sá.
A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais.
— Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?...
Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade.
Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas.
Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.
QUESTÃO 08
(UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O Texto 5 é um fragmento do romance indianista Iracema e traz à tona a cultura e os costumes indígenas. A descrição de Iracema é idealizada por meio de figuras de linguagem: "virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira".
( ) Assim como ocorre com Iracema, Aurélia é descrita de forma bastante idealizada (Texto 6) pelo narrador onisciente que aborda o sentimentalismo feminino, próprio das personagens românticas de José de Alencar. Conforme o Texto 6, Aurélia tem como foco natural o coração, ou seja, "princípio vital da mulher”.
( ) O Texto 7 revela uma passagem do romance urbano Lucíola, com a descrição da personagem Lúcia, sob o olhar do narrador Paulo. A imagem da mulher é apresentada inicialmente de modo idealizado, com linguagem adjetivada e imagens próprias do Romantismo: "doce melancolia”, “ingênua castidade”, “olhar calmo e sereno na mimosa aparição”. No entanto, o tom do narrador muda quando descobre que se tratava de uma cortesã.
( ) Todas as representações femininas (Textos 5, 6 e 7) mantêm relações dialógicas com o perfil da Mulher Maravilha (Texto 8), uma super-heroína que apresenta os estereótipos de força, beleza e idealização, com seus superpoderes. Assim como as personagens femininas dos romances citados, a imagem da Mulher Maravilha dialoga, de forma idêntica, com as construções das personagens femininas de José de Alencar.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – F
b) F – F – F – V
c) V – V – V – V
d) V – V – F – F
e) V – F – V – F
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, assinale a alternativa CORRETA.
GABARITO:
e) V – F – V – F
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Para compreender textos, não se pode esquecer de que eles são criados dentro de um contexto histórico, ou seja, com base numa perspectiva espaço-temporal. Isso vale para todos os textos, mas é particularmente mais saliente nos textos literários.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
Texto 5
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José. Iracema. Capítulo 2. Excertos. p. 5.
Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf
Acesso em: 20/06/2019
Texto 6
Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara o seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência.
Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. [...]
Era realmente para causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça de dezoito anos apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intrincada que fosse.
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo:
Melhoramentos, 2013. Excertos. p. 29.
Texto 7
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado.
Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que o moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.
— Já vi esta moça! Disse comigo. Mas onde?... [...]
— Quem é esta senhora? Perguntei a Sá.
A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais.
— Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?...
Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade.
ALENCAR, José de. Lucíola. 12. ed.,
São Paulo: Ática, 1988. Excertos. p. 3-4.
Texto 8
Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas.
Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.
Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/
Acesso em: 20/06/2019
QUESTÃO 08
(UPE 2020) A representação feminina é bastante evidenciada na prosa romântica brasileira. Considerando características da prosa do Romantismo brasileiro e as representações femininas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O Texto 5 é um fragmento do romance indianista Iracema e traz à tona a cultura e os costumes indígenas. A descrição de Iracema é idealizada por meio de figuras de linguagem: "virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira".
( ) Assim como ocorre com Iracema, Aurélia é descrita de forma bastante idealizada (Texto 6) pelo narrador onisciente que aborda o sentimentalismo feminino, próprio das personagens românticas de José de Alencar. Conforme o Texto 6, Aurélia tem como foco natural o coração, ou seja, "princípio vital da mulher”.
( ) O Texto 7 revela uma passagem do romance urbano Lucíola, com a descrição da personagem Lúcia, sob o olhar do narrador Paulo. A imagem da mulher é apresentada inicialmente de modo idealizado, com linguagem adjetivada e imagens próprias do Romantismo: "doce melancolia”, “ingênua castidade”, “olhar calmo e sereno na mimosa aparição”. No entanto, o tom do narrador muda quando descobre que se tratava de uma cortesã.
( ) Todas as representações femininas (Textos 5, 6 e 7) mantêm relações dialógicas com o perfil da Mulher Maravilha (Texto 8), uma super-heroína que apresenta os estereótipos de força, beleza e idealização, com seus superpoderes. Assim como as personagens femininas dos romances citados, a imagem da Mulher Maravilha dialoga, de forma idêntica, com as construções das personagens femininas de José de Alencar.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – F
b) F – F – F – V
c) V – V – V – V
d) V – V – F – F
e) V – F – V – F
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UPE 2020) A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características e estilos diversificados. Acerca dessa escola literária e com base nos Textos 2, 3 e 4, assinale a alternativa CORRETA.
GABARITO:
e) V – F – V – F
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Para compreender textos, não se pode esquecer de que eles são criados dentro de um contexto histórico, ou seja, com base numa perspectiva espaço-temporal. Isso vale para todos os textos, mas é particularmente mais saliente nos textos literários.
QUESTÃO DISPNÍVEL EM:
- Prova UPE 2020 (2ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito
COMENTÁRIOS