(UPE 2020) Um designer de joias solicitou a um de seus fornecedores que depositasse

(UPE 2020) Um designer de joias solicitou a um de seus fornecedores que depositasse, eletroquimicamente, uma camada de 1,97 g de ouro sobre uma peça por ele produzida. Segundo o fornecedor, o processo demoraria aproximadamente 10 minutos, usando uma corrente de 5,0 A e solução de cloreto de ouro III.

O designer acompanhou o processo e verificou que a corrente elétrica e o tempo empregado foram os indicados pelo fornecedor. No entanto, ao chegar ao seu atelier, percebeu que o incremento de massa na peça foi de apenas 0,27 g, tendo reclamado ao fornecedor que reconheceu o erro e afirmou ter sido utilizada uma solução contendo íon crômio na eletrodeposição.

Dados: Massa molar do Cr = 52 g/mol; Constante de Faraday = 96500 C/mol

Assinale a alternativa que apresenta a espécie utilizada no processo.

a) Cr²⁺
b) Cr³⁺
c) Cr⁴⁺
d) Cr⁵⁺
e) Cr⁶⁺

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) A demanda por fraldas tem aumentado ao longo dos anos. Com isso, o debate sobre a melhor utilização de fraldas descartáveis (à base de polietileno e poliacrilato de sódio) ou de tecidos (à base de algodão) é recorrente.

GABARITO:
e) Cr⁶⁺

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) Óleos essenciais são normalmente extraídos a partir de plantas medicinais, sendo seu uso como antimicrobiano amplamente difundido.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários