(ESPM 2019) Considere os textos que seguem

(ESPM 2019) Considere os textos que seguem.

Eu tenho um coração maior que o mundo,
tu, formosa Marília, bem o sabes;
um coração, e basta,
onde tu mesma cabes.
(Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu)

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem sequer as minhas dores.
(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo)

Assinale a afirmação correta sobre os dois textos:

a) Por pertencer à fase heroica ou iconoclasta do Modernismo, Carlos Drummond de Andrade parodia o lirismo sentimental do árcade Tomás Antônio Gonzaga.

b) Enquanto o poeta do Arcadismo, Gonzaga, expressa seu sentimento pela musa Marília, o modernista Drummond reporta--se, nesse trecho, às divergências ideológicas.

c) Gonzaga, como muitos árcades, é alheio ao que está a seu redor, já Drummond expressa um sentimento de revolta ante um mundo que não compreende as dores do poeta.

d) Em Gonzaga, o coração do poeta alcança a plenitude com a presença da amada. Em Drummond, o coração é insuficiente para abarcar as próprias dúvidas existenciais.

e) Tomás A. Gonzaga usa a imagem do “mundo” para instigar a musa Marília a aceitá-lo; Drummond retoma o procedimento do poeta árcade, ressaltando o sofrimento por causa da amada.

QUESTÃO ANTERIOR:
(ESPM 2019) Assinale a afirmação incorreta sobre o texto

  • [accordion]
    • RESOLUÇÃO:
      • Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
    • GABARITO:
      • d) Em Gonzaga, o coração do poeta alcança a plenitude com a presença da amada. Em Drummond, o coração é insuficiente para abarcar as próprias dúvidas existenciais.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (ESPM 2019) A partir das considerações sobre o “mal-do-século”, assinale o item cujo texto não apresente as características apontadas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova ESPM 2019.1 com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.