(ESPM 2019) Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o

Texto para as questões 15 e 16:

O trecho que segue é da personagem Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto.

O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. (...)

Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar?

(...) Não podia ser preguiça só ou indolência. Para o seu gasto, para uso próprio, o homem tem sempre energia para trabalhar relativamente. (...)

Seria a terra? Que seria? E todas essas questões desafiavam a sua curiosidade, o seu desejo de saber, e também a sua piedade e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...

QUESTÃO 16
(ESPM 2019) Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o:

a) discurso direto, em que há reprodução da fala da personagem ou do diálogo entre personagens.

b) discurso indireto, em que o narrador conta aos leitores o que a personagem disse. Não há travessão.

c) discurso indireto livre, em que há o pensamento da personagem, expresso pelo narrador, em meio à narrativa.

d) solilóquio, em que a personagem extravasa os seus pensamentos e emoções em monólogos, sem dirigir-se especificamente a qualquer ouvinte.

e) fluxo da consciência, em que há transcrição do complexo processo de pensamento não-linear de uma personagem, com o raciocínio lógico entremeado com impressões pessoais momentâneas e exibindo os processos de associação de ideias.

QUESTÃO ANTERIOR:
(ESPM 2019) É possível estabelecer um paralelo entre a passagem acima e outros textos da Literatura brasileira por apresentarem reflexões críticas em relação à miséria, similares ao pensamento de Olga.

  • [accordion]
    • RESOLUÇÃO:
      • Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
    • GABARITO:
      • c) discurso indireto livre, em que há o pensamento da personagem, expresso pelo narrador, em meio à narrativa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (ESPM 2019) A zoomorfização na Literatura, a despeito de qualquer outra característica estilística, sempre esteve presente, no entanto, aparece principalmente nas obras com características realistas que, em contraponto àquelas com aspectos mais românticos, têm o intento de retratar as mazelas da sociedade como espelho. (...)

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova ESPM 2019.1 com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.