(FATEC 2020) Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados

Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas viva...
Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas.

Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera.

Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
(Amabis, José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues.
Biologia dos Organismos. – 3ª. ed. – São Paulo:
Moderna, 2009. Adaptado.)

(FATEC 2020) Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados

(A) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano.

(B) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas.

(C) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral.

(D) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica.

(E) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FATEC 2020) A expressão “livre mercado”, presente no texto, é típica de uma sociedade

  • [accordion]
    • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
      • Os anéis de crescimento são formados por atividade do câmbio, o qual se constitui de tecido meristemático secundário, responsável pelo crescimento em diâmetro. Cada anel de crescimento é formado pelo xilema primaveril e pelo xilema estival. O xilema primaveril, formado na primavera, é mais claro e apresenta células com paredes mais finas. Já o xilema estival, formado durante o verão, é mais escuro e apresenta células com paredes mais espessas. No outono e inverno, o câmbio permanece em repouso.
    • GABARITO:
      • (A) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FATEC 2020) Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FATEC 2020.1 com Gabarito e Resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo