Prova FATEC 2020.1; Questões com Gabarito e Resolução

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Prova FATEC 2020.1; Questões com Gabarito e Resolução

54 questões da prova FATEC 2020.1 com gabarito definitivo e resolução do Colégio Objetivo. Confira todas as questões e bons estudos!

REDAÇÃO:
Empreendedorismo na Sociedade Brasileira do Século XXI.

MULTIDISCIPLINAR

QUESTÃO 01
Leia a charge.

Jobs Are Returning

(FATEC 2020) A ironia da charge se constrói no fato de

(A) as pessoas parecerem felizes por terem subempregos.

(B) os trabalhadores estarem otimistas com os novos benefícios trabalhistas.

(C) haver o aquecimento da economia e consequente aumento de bons empregos.

(D) a taxa de desemprego diminuir e haver inúmeras vantagens aos trabalhadores atualmente.

(E) bons salários aparecerem entre as conquistas dos trabalhadores no atual cenário mundial.

GABARITO.

QUESTÃO 02
O conceito de precariado se refere a uma classe emergente, definida por uma combinação distinta de relações. As pessoas do precariado estão sendo forçadas a aceitar uma vida de empregos instáveis, sem uma identidade ocupacional, sendo exploradas e sem horários regulares de trabalho.
<https://tinyurl.com/y6kgyeqz> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

(FATEC 2020) De acordo com o texto, o precariado é um grupo de pessoas que

(A) não aceita a tutela do Estado e negocia sua força de trabalho diretamente com o governo, que o repassa às empresas, conseguindo, dessa forma, remunerações acima do mercado.

(B) não é explorado pelo fato de trabalhar sem folgas semanais, uma vez que possui registro na carteira de trabalho, e aceita, voluntariamente, não tirar as férias anuais previstas em lei.

(C) não possui um emprego formal e, portanto, não possui direitos trabalhistas, estando sujeito às atividades com longas jornadas de trabalho, por prazo determinado e em condições insalubres.

(D) não recebe mais que um salário mínimo, contudo, possui horários regulares de trabalho e está amparado pelas leis trabalhistas, que permitem uma remuneração menor que a prevista na Constituição Federal.

(E) não quer ter um emprego formal, mas tem seus direitos trabalhistas legais respeitados, mesmo cumprindo jornadas de trabalho superiores a vinte horas diárias, e também possui estabilidade no emprego de caráter oficial.

GABARITO.

Leia os textos I e II para responder às questões de 03 a 05.

Texto I

O branco açúcar que adoçará meu café
Nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre
Vejo-o puro
E afável ao paladar
Como beijo de moça, água
Na pele, flor
Que se dissolve na boca. Mas este açúcar
Não foi feito por mim.
Este açúcar veio
Da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
Dono da mercearia.
Este açúcar veio
De uma usina de açúcar em Pernambuco
Ou no Estado do Rio
E tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
E veio dos canaviais extensos
Que não nascem por acaso
No regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
Nem escola,
Homens que não sabem ler e morrem de fome
Aos 27 anos
Plantaram e colheram a cana
Que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
Homens de vida amarga
E dura
Produziram este açúcar
Branco e puro
Com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
GULLAR, F. “O Açúcar”. Toda poesia.
Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.

Texto II

Em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, mas nem todo mundo conseguiu ler

* Texto da imagem: “Em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, mas nem todo mundo conseguiu ler.”

As informações contidas na imagem do texto II, localizadas no canto inferior direito, não foram reproduzidas, pois não interferem na resolução das questões apresentadas.

QUESTÃO 03
(FATEC 2020) Após a leitura e a análise, infere-se corretamente que ambos os textos abordam temáticas

(A) tangenciais, pois, apesar de tratarem do processo de produção e do consumo do açúcar, ignoram a desigualdade existente entre o consumidor final e o comerciante do produto.

(B) semelhantes, pois o primeiro induz à reflexão sobre as desigualdades existentes no ciclo de produção e de consumo, e o segundo representa o impacto ambiental gerado pelo consumo excessivo.

(C) conflitantes, pois o primeiro representa a alienação dos poetas de todo o processo de produção dos alimentos, enquanto o segundo, a mão de obra empregada nos centros urbanos.

(D) similares, pois o primeiro ressalta as desigualdades existentes entre o trabalhador rural e o consumidor, o eu lírico; e o segundo evidencia a exploração da mão de obra.

(E) complementares, pois o primeiro aborda as desigualdades sociais descrevendo os ciclos econômicos desenvolvidos em períodos diferentes; enquanto o segundo retrata a mão de obra utilizada nesses períodos.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(FATEC 2020) Atualmente, o cultivo da cana-de-açúcar está mais mecanizado. Porém, até 2005, o Instituto de Economia Agrícola (IEA) informava que um único boia-fria cortava cerca de 9 toneladas de cana em uma jornada aproximada de 12 horas de trabalho por dia.

Além disso, o International Sugar Journal mensura que 1 tonelada de cana de açúcar gera aproximadamente 1,7 Gcal de energia e rende, em média, 150 kg de açúcar.

Com as informações fornecidas, podemos concluir, corretamente que, na jornada de um dia de trabalho, um boia-fria contribuía até 2005 com uma produção de energia e uma massa de açúcar, aproximada e respectivamente, de



GABARITO.

QUESTÃO 05
(FATEC 2020) O texto II remete a um período de produção do açúcar em que se estabeleceu um tipo característico de relação social e de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, algumas das características dessas relações sociais e de trabalho nos engenhos de açúcar da América portuguesa, no século XVI.

(A) O modelo de produção de açúcar na América portuguesa beneficiou-se da prática corrente entre os povos africanos, que se ofereciam voluntariamente à escravidão, como forma de fugir das más condições econômicas e climáticas características do subdesenvolvimento do seu continente.

(B) A escravidão africana foi justificada por diferentes narrativas que utilizavam passagens bíblicas para defender o trabalho forçado como castigo divino ou como forma de expiação dos supostos pecados dos africanos, que, muitas vezes, na América portuguesa, foram separados de membros de suas famílias e comunidades.

(C) Embora no sudeste prevalecesse a escravidão africana, nos engenhos de açúcar do Nordeste, a mão de obra escravizada era predominantemente de origem indígena andina, fornecida por traficantes de escravos especializados em atravessar clandestinamente a linha de fronteira demarcada pelo Tratado de Tordesilhas.

(D) Ao contrário das capitanias do Nordeste, que utilizavam mão de obra escravizada, a capitania de São Vicente se caracterizou pelo açúcar de alta qualidade, produzido a partir da mão de obra livre de imigrantes italianos e alemães, que vinham para a América fugindo das guerras de unificação de seus respectivos países.

(E) A escravidão de africanos e afrodescendentes nos engenhos de açúcar coloniais seguia a lógica interna das sociedades africanas, cujo sistema de produção de commodities em larga escala foi tomado como modelo para o desenvolvimento das colônias europeias em todo o continente americano.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(FATEC 2020) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.

Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc.

Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.

Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.



GABARITO.

QUESTÃO 07
(FATEC 2020) Uma das áreas de aplicação dos conhecimentos de biotecnologia no mercado de trabalho é a produção de alimentos, bebidas e biocombustíveis que utilizam microorganismos em sua fabricação. Nesse contexto, um dos processos utilizados é a fermentação de carboidratos.

A equação química que representa a reação que ocorre na fermentação alcoólica da glicose é


Assinale a alternativa que apresenta o valor correto da entalpia padrão da reação (DrH) de fermentação da glicose, em kJ/mol.

Entalpias de formação em kJ/mol



(A) – 67
(B) – 32
(C) +16
(D) +32
(E) +67

GABARITO.

QUESTÃO 08
(FATEC 2020) Leia o gráfico que apresenta a distribuição do trabalho informal no Brasil, em milhões de trabalhadores, referente ao segundo trimestre de 2019.

Trabalhador familiar auxiliar

Segundo o gráfico, a porcentagem aproximada de trabalhadores empregados no setor privado sem carteira assinada, em relação ao total de trabalhadores informais, é

(A) 10%
(B) 20%
(C) 30%
(D) 40%
(E) 50%

GABARITO.

QUESTÃO 09
(FATEC 2020) Carlos está desempregado já há algum tempo e resolveu estudar a possibilidade de se tornar motorista de aplicativos.

Pesquisando as possibilidades, encontrou uma simulação de quanto recebem os motoristas de aplicativos em viagens curtas de 5 quilômetros.

palataforma valor da viagem

Carlos trabalhará apenas com plataformas nas quais o valor recebido pelo motorista para esse tipo de viagem esteja acima da média aritmética dos valores encontrados na tabela.

Assim, a quantidade de aplicativos que atende às exigências de Carlos é

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5

GABARITO.

RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 10
(FATEC 2020) Um grupo de 8 alunos da Fatec do curso de Têxtil e Moda está prestando consultoria a 32 startups. Cada uma dessas startups é auxiliada precisamente por 3 alunos desse grupo, e cada aluno auxilia o mesmo número de startups.

Nessas condições, a quantidade de startups que cada aluno auxilia é

(A) 8.
(B) 9.
(C) 10.
(D) 11.
(E) 12.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(FATEC 2020) Observe os grupos de palavras que seguem uma determinada lógica:


Seguindo a mesma lógica, assinale a palavra que completa, de maneira coerente, o espaço vazio na linha III da tabela.

(A) Empreendedor.
(B) Questionador.
(C) Inspirador.
(D) Unificador.
(E) Transformador.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(FATEC 2020) A utilização de cadeira de rodas impõe limites à execução de tarefas por dificultar a aproximação aos objetos e o alcance a elementos acima e abaixo do raio de ação de uma pessoa sentada.

A dificuldade nas manobras com a cadeira de rodas pressupõe o estabelecimento de um raio mínimo para a execução de atividades. As figuras se baseiam nas recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para manobras de rotação.

De acordo com as dimensões apresentadas nas figuras, para que uma pessoa em cadeira de rodas possa efetuar uma manobra de 360º, ela precisa de um espaço mínimo equivalente a um círculo, centrado no eixo de rotação da cadeira, de raio igual a

Figura 1 - Rotação de 90 Figura 2 - Rotação de 180

(A) 0,60.
(B) 0,75.
(C) 0,85.
(D) 1,20.
(E) 1,50.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(FATEC 2020) Douglas, aluno do curso de Instalações Elétricas, sabe que a resistência elétrica de um fio é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional ao quadrado do diâmetro de sua secção transversal.

Durante uma atividade prática do curso, Douglas precisou realizar uma melhoria em uma máquina. Para isso um fio deveria ser trocado por outro do mesmo material, mas cujo

• comprimento seria 60% maior; e
• diâmetro seria 20% menor.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre a resistência do fio retirado (R1) e a resistência do novo fio (R2).

(A) R2 = 0,20 . R1
(B) R2 = 0,30 . R1
(C) R2 = 0,75 . R1
(D) R2 = 1,50 . R1
(E) R2 = 2,50 . R1

GABARITO.

QUESTÃO 14
(FATEC 2020) No mundo digital, podem-se definir as cores com o auxílio de um sistema de códigos que é composto pelo sinal de sustenido (#) seguido por seis caracteres que podem ser algarismos (que vão de 0 até 9) ou letras (de A até F).

Deste modo, são exemplos de códigos que representam cores:


Logo, utilizando esse código, a quantidade de cores que é possível representar é igual a

(A) 2⁶
(B) 2¹⁰
(C) 2¹²
(D) 2¹⁸
(E) 2²⁴

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 15
Observe o gráfico.

Evolução demográfica da Europa

(FATEC 2020) A leitura do gráfico permite concluir, corretamente, que o período de queda demográfica mais acentuada na Europa ocorreu

(A) na primeira metade do século XI, devido ao período de secas que comprometeu as colheitas e provocou fome generalizada em toda a porção ocidental do Continente.

(B) na primeira metade do século XII, quando a introdução de técnicas agrícolas não-sustentáveis provocou o esgotamento dos pastos e a diminuição pronunciada dos rebanhos bovinos.

(C) na segunda metade do século XIII, devido à perseguição promovida pela Igreja Católica contra judeus, muçulmanos e praticantes de religiões pagãs, acusados de bruxaria.

(D) na primeira metade do século XIV, quando o número de infectados pela peste negra atingiu seu ápice, provocando a morte de pouco menos de um terço da população europeia.

(E) na segunda metade do século XV, devido à migração de milhões de europeus em direção aos continentes recém-descobertos no processo das Grandes Navegações.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(FATEC 2020) O projeto de ocupação populacional da Colônia foi estabelecido entre 1534 e 1536, com a adoção do sistema de capitanias hereditárias, que já havia sido empregado com sucesso nas ilhas atlânticas e, além do Brasil, seria estendido à Angola.

O objetivo do rei D. João III com o sistema de capitanias hereditárias era promover a ocupação territorial, transferindo o ônus para particulares. O sistema consistia na concessão pelo rei de extensos domínios a particulares, os quais recebiam uma carta de doação real e um foral, no qual estavam especificadas suas obrigações.

O donatário, nome dado ao particular que recebia a capitania, tinha o direito de explorá-la economicamente, administrar a Justiça e, ao mesmo tempo, estava obrigado a se sujeitar à autoridade da Coroa, a recolher os tributos e a expandir a fé católica, entre outras atribuições. Cabia ao donatário, ainda, a concessão de sesmarias, grandes extensões de terras que estão na origem do latifúndio no Brasil.

O sistema, contudo, começou a apresentar problemas para os donatários. Poucas foram as capitanias que efetivamente prosperaram.
<https://tinyurl.com/y6q37ysu> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, algumas das causas do fracasso do sistema descrito no texto.

(A) A maior parte dos donatários enfrentou a resistência dos grupos indígenas à ocupação de seus territórios tradicionais, os altos custos de manutenção e de desenvolvimento das capitanias e/ou a falta de assistência por parte da Coroa portuguesa.

(B) Por serem de origem nobre, os donatários não demonstraram as habilidades necessárias para administrar adequadamente os recursos econômicos de suas capitanias e gerar lucros, forçando a Coroa portuguesa a promulgar a Lei de Terras.

(C)  A natureza política do sistema de capitanias hereditárias foi questionada pela burguesia portuguesa, que recorreu a cortes internacionais para impedir a distribuição da maior parte das terras americanas aos membros da nobreza.

(D) O declínio do sistema é consequência do fracasso agrícola, causado pela alternância de períodos de chuva intensa e secas prolongadas, características do clima de monções predominante na maior parte do território americano.

(E) O sistema entrou em colapso quando a terceira geração de donatários foi derrotada na guerra contra os corsários franceses, que, após a vitória, ocuparam os territórios das antigas capitanias hereditárias.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(FATEC 2020) Tinha cinco metros o mapa que dominou o encontro, que teve lugar na Chancelaria do Reich. Mostrava o continente, com rios, lagos, nomes de alguns locais e muitas manchas brancas.

Quando a Conferência chegou ao fim, depois de mais de três meses de discussões, ainda havia grandes extensões do continente onde nenhum europeu tinha posto os pés.

Representantes de diversos países deslocaram-se a convite do chanceler alemão Otto von Bismarck para dividirem o continente entre si, “em conformidade com o direito internacional”.

Com duas exceções, todos os Estados que hoje compõem o continente foram divididos entre as potências coloniais poucos anos após o encontro. Muitos historiadores consideram que a Conferência foi o fundamento de futuros conflitos internos no continente.
<https://tinyurl.com/y4z6b4j7> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conferência a que o texto se refere e o processo histórico que se iniciou a partir dela.

(A) Conferência de Verdun, cujo tratado final dividiu a Europa ocidental entre os herdeiros de Carlos Magno, no início do século X.

(B) Conferência de Tordesilhas, cujo tratado final dividiu os territórios da América entre Portugal e Espanha no final do século XV.

(C) Conferência de Madri, que tinha por objetivo rever as determinações de Tordesilhas, cujo tratado vinha sendo desrespeitado desde meados do século XVI.

(D) Conferência de Berlim, que dividiu o território do continente africano entre as principais potências mundiais do final do século XIX.

(E) Conferência de Versalhes, que separou a Alemanha e sua capital, Berlim, nas partes Oriental e Ocidental em meados do século XX.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(FATEC 2020) No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, as mulheres formavam grande parte do operariado, especialmente as imigrantes: espanholas, italianas, portuguesas, húngaras, romenas, polonesas, lituanas e sírias.

Em 1901, como afirma a historiadora Mary Del Priore, constituíam quase 68% da mão de obra empregada na indústria de fiação e tecelagem. Trabalhavam de 10 a 14 horas por dia, em péssimas condições de higiene e sob grande controle disciplinar.

Além disso, os salários eram baixos, estavam constantemente sujeitas ao assédio sexual e não existia qualquer legislação trabalhista capaz de protegê-las de tal exploração.

Somente a partir da década de 1930, depois de inúmeras manifestações operárias em todo o mundo, a legislação brasileira proporcionou garantias trabalhistas às mulheres.

Na Era Vargas, anos 30, 40 e 50, houve a regulamentação do trabalho de mulheres e crianças, e o presidente Getúlio Vargas fixou a jornada de trabalho em 8 horas diárias.
<https://tinyurl.com/y5sq4pkp> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.

Segundo o texto,

(A) as inúmeras manifestações operárias em todo o mundo conquistaram o controle disciplinar sobre os trabalhadores, bem como o direito à jornada de 10 a 14 horas diárias.

(B) nas primeiras décadas do século XX, as operárias estavam protegidas por legislação que limitava a jornada de trabalho e garantia condições adequadas de higiene.

(C) o trabalho feminino foi regulamentado entre as décadas de 1930 e 1950 pelo presidente Getúlio Vargas, que também fixou a jornada de trabalho em 8 horas diárias.

(D) as mulheres que constituíram a mão de obra empregada na indústria de fiação e tecelagem estavam protegidas por mecanismos que inibiam o assédio sexual.

(E) quase 68% da população brasileira era formada pelas mulheres operárias imigrantes, principalmente as espanholas, italianas, portuguesas e húngaras.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(FATEC 2020) Costuma-se definir a Guerra Fria como um período histórico de disputas estratégicas e conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, os quais, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e o fim da União Soviética (1991), disputaram a hegemonia política, militar, tecnológica, econômica e social.

É chamada de “fria” porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionais, tais como:

(A) Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e independências de países africanos.

(B) Revolução Francesa, independência do Haiti e Guerra da Crimeia.

(C) Guerra da Síria, Guerra do Golfo e Guerra Irã-Iraque.

(D) Revolução Mexicana, independência de Cuba e Guerra do Paraguai.

(E) Guerra dos Cem Anos, Guerra de Secessão e independência da Venezuela.

GABARITO.

QUÍMICA

Leia o texto para responder às questões de 20 a 24.

A Química do Slime

A jornada histórica do slime tem início nas primeiras décadas do século XX, quando James Wright criou um material com características muito parecidas com a borracha. Atualmente, devido às mais variadas formulações disponibilizadas em plataformas e mídias digitais, pode-se produzir o próprio slime em casa.

O slime caseiro pode ser produzido pela mistura de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio (NaHCO3), 100 mL de água boricada (solução de ácido bórico, H3BO3) e 60 g de cola de isopor (constituída de poliacetato de vinila, PVAc). Quando misturamos o bicarbonato de sódio com o ácido bórico, ocorre uma reação química que produz gás carbônico, água e borato de sódio (Na3BO3).

A dissociação, em solução aquosa, do borato e do bicarbonato de sódio libera íons sódio (Na⁺), que vão interagir com as moléculas do PVAc, formando um composto de elevada viscosidade e elasticidade.

Os íons sódio interagem com a estrutura do PVAc conforme representado.

íon sodio

A reação entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio também origina o tetraborato de sódio, conhecido como “Bórax” (Na2B4O7). Este, em meio básico, transforma-se em tetrahidroxiborato, conforme representado na equação 1.

Bórax ânion terahidroxiborato

O PVAc reage com moléculas de água produzindo álcool polivinílico (PVA), conforme representado na equação 2.

PVAc PVA composto X

O tetrahidroxiborato reage com o PVA (equação 3), formando novas ligações que interligam as cadeias do polímero que constitui o slime.

PVA tetrahidroxiborato PVA trecho da cadeia slime

QUESTÃO 20
(FATEC 2020) Considerando que uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 5 g desse composto, é correto afirmar que o número de moléculas de bicarbonato de sódio utilizadas na fabricação do slime caseiro, conforme descrito no texto, corresponde a aproximadamente

Massa molar do NaHCO3 = 84 g/mol
Constante de Avogadro: 6 × 10²³ mol⁻¹

(A) 6,2 × 10²²
(B) 7,1 × 10²²
(C) 9,1 × 10²²
(D) 2,0 × 10²³
(E) 3,0 × 10²³

GABARITO.

QUESTÃO 21
(FATEC 2020) Assinale a alternativa que contém a equação química balanceada que representa, corretamente, a reação que ocorre entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio.

(A) H3BO3 + Na3HCO3 Na3BO3 + H2O + CO2
(B) H3BO3 + 3 NaHCO3 Na3BO3 + H2O + CO2
(C) H3BO3 + 3 NaHCO3 Na3BO3 + 3 H2O + 3 CO2
(D) H3BO2 + 3 NaHCO3 Na3BO2 + 3 H2O + 3 CO2
(E) H2BO2 + 2 NaHCO3 Na2BO2 + 2 H2O + 2 CO2

GABARITO.

QUESTÃO 22
(FATEC 2020) A interação entre os íons sódio e as estruturas do PVAc é denominada, corretamente, como

(A) dipolo-dipolo.
(B) dipolo instantâneo-dipolo induzido.
(C) ligação de hidrogênio.
(D) íon-dipolo.
(E) íon-íon.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(FATEC 2020) Na equação 2, o nome da reação química que ocorre entre o PVAc e a água e o nome da função orgânica a que pertence o composto X, formado na reação, são, respectivamente,

(A) hidrólise e álcool.
(B) hidrólise e acetona.
(C) hidrólise e ácido carboxílico.
(D) esterificação e ácido carboxílico.
(E) esterificação e acetona.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(FATEC 2020) Na equação 3, as ligações químicas I, II, III e IV, formadas no trecho da cadeia do slime, são denominadas

(A) ligações iônicas.
(B) ligações covalentes.
(C) ligações metálicas.
(D) ligações de hidrogênio.
(E) ligações apolares.

GABARITO.

INGLÊS

Leia o texto para responder às questões de 25 a 29.

Minority ethnic Britons face ‘shocking’ job discrimination
Haroon Siddique
Thu 17 Jan 2019 17.00 GMT Last modified on Fri 18 Jan 2019 00.50 GMT

A study by experts based at the Centre for Social Investigation at Nuffield College, University of Oxford, found applicants from minority ethnic backgrounds had to send 80% more applications to get a positive response from an employer than a white person of British origin.

A linked study by the same researchers, comparing their results with similar field experiments dating back to 1969, found discrimination against black Britons and those of south Asian origin – particularly Pakistanis – unchanged over almost 50 years.

The research, part of a larger cross-national project funded by the European Union and shared exclusively with the Guardian before its official launch, prompted concerns that race relations legislation had failed.

It echoes findings published as part of the Guardian’s Bias in Britain series that people from minority ethnic backgrounds face discrimination when seeking a room to rent. In a snapshot survey of online flatshare ads the Guardian found that an applicant called Muhammad was significantly less likely to receive a positive response than an applicant called David.

Prof Anthony Heath, co-author and emeritus fellow of Nuffield College, said: “The absence of any real decline in discrimination against black British and people of Pakistani background is a disturbing finding, which calls into question the effectiveness of previous policies. Ethnic inequality remains a burning injustice and there needs to be a radical rethink about how to tackle it.”

Dr Zubaida Haque, the deputy director of the race equality thinktank Runnymede, described the findings as shocking. They demonstrated that “it’s not just covert racism or unconscious bias that we need to worry about; it’s overt and conscious racism, where applicants are getting shortlisted on the basis of their ethnicity and/or name”, she said.

“It’s clear that race relations legislation is not sufficient to hold employers to account. There are no real consequences for employers of racially discriminating in subtle ways, but for BME* applicants or employees it means higher unemployment, lower wages, poorer conditions and less security in work and life.”
<https://tinyurl.com/y9nohdte> Acesso em: 07.10.2019. Adaptado.
*BME – Black and Minority Ethnicity

QUESTÃO 25
(FATEC 2020) O estudo mencionado no texto aponta para a discriminação racial de

(A) negros e caucasianos.
(B) asiáticos e latinos.
(C) negros e latinos.
(D) negros e asiáticos.
(E) asiáticos e caucasianos.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(FATEC 2020) Segundo o texto, estudos indicam que a discriminação está presente tanto na busca por emprego, quanto

(A) na locação de residência.

(B) no atendimento no comércio.

(C) na obtenção de vistos de viagem.

(D) na garantia de oportunidade política.

(E) na facilidade em obter seguro de vida.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(FATEC 2020) De acordo com o Professor Anthony Heath, o que causa surpresa em relação à pesquisa apresentada é que

(A) houve aumento nos índices de xenofobia nos últimos cinquenta anos.

(B) houve diminuição nos índices de discriminação contra negros desde 1969.

(C) houve aumento nos índices de aceitação dos imigrantes desde a década de 1960.

(D) não houve estabilização nos índices discriminatórios contra latinos desde 1969.

(E) não houve diminuição nos índices de discriminação contra negros e paquistaneses.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(FATEC 2020) Segundo a fala da Dra. Zubaida Haque, o mais preocupante é

(A) a xenofobia velada.

(B) a misoginia aparente.

(C) a sexismo inconsciente.

(D) o antissemitismo evidente.

(E) o racismo aberto e consciente.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(FATEC 2020) A diretora do grupo Runnymede acredita que o panorama descrito

(A) incita a violência e compromete a segurança do país.

(B) degrada as condições trabalhistas das minorias.

(C) oferece segurança para os trabalhadores.

(D) assusta trabalhadores e empregadores.

(E) impede a criação de leis mais rigorosas.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 30
(FATEC 2020) Amanda resolveu complementar seu orçamento doméstico como motorista por aplicativo. Como já possui um automóvel inscreveu-se numa plataforma em que o valor cobrado do passageiro por viagem depende basicamente de três fatores:

• o valor fixo de R$ 2,00 cobrado no início de qualquer viagem;
• o valor de R$ 0,26 por minuto de viagem;
• o valor de R$ 1,40 por quilômetro rodado.

Além disso, Amanda sabe que

• a plataforma do aplicativo retém um quarto do valor pago pelo passageiro;
• terá um custo de combustível no valor de R$ 0,28 por quilômetro rodado.

Suponha que ela realizará apenas viagens de 5 km, com duração de 10 minutos cada.

Considerando que Amanda deseja receber mensalmente o valor líquido mínimo de R$ 2.190,00, o menor número de viagens mensais, como motorista de aplicativo, que Amanda precisa fazer é

(A) 280
(B) 300
(C) 320
(D) 340
(E) 360

GABARITO.

QUESTÃO 31
(FATEC 2020) Uma empresa trabalha com fretamento de ônibus para o litoral. O valor cobrado por passageiro, no caso dos 50 lugares disponíveis serem todos ocupados, é de R$ 40,00.

No caso de não ocorrer a lotação máxima, cada passageiro deverá pagar R$ 2,00 a mais por assento vazio.

O valor máximo arrecadado por essa empresa, numa dessas viagens, é

(A) R$ 2.000,00
(B) R$ 2.200,00
(C) R$ 2.350,00
(D) R$ 2.450,00
(E) R$ 2.540,00

GABARITO.

QUESTÃO 32
(FATEC 2020) Um tanque de combustível contém 50 litros de uma mistura de gasolina e álcool na razão 2:3, nessa ordem.

Deseja-se acrescentar à mistura N litros de álcool para que a razão de gasolina e álcool, nessa ordem, passe a ser 1:3.

Assim, o valor N é

(A) 10
(B) 20
(C) 30
(D) 40
(E) 50

GABARITO.

QUESTÃO 33
(FATEC 2020) Um aprendiz de feiticeiro, numa experiência investigativa, tem a sua disposição cinco substâncias distintas entre as quais deverá escolher três distintas para fazer uma poção.

No entanto, duas dessas cinco substâncias, quando misturadas, anulam qualquer efeito reativo.

A probabilidade do aprendiz obter uma poção sem efeito reativo é

(A) 20%
(B) 30%
(C) 40%
(D) 50%
(E) 60%

GABARITO.

QUESTÃO 34
(FATEC 2020) Na figura temos um mapa onde se localiza a Praça Tales de Mileto. A prefeitura pretende cobri-la completamente com grama.

Considere retilíneos esses trechos de ruas e avenidas


Admita que a medida do ângulo agudo formado entre a Rua Fibonacci e a Avenida Descartes é igual a 60º, e que a Avenida Bhaskara é paralela à Avenida Descartes.

Nessas condições, o total da área a ser gramada é, em metros quadrados, igual a

(A) 20 400 . √3
(B) 20 400 . √2
(C) 27 000
(D) 18 000 . √3
(E) 12 000

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 35
(FATEC 2020) Considere o gráfico de velocidade vertical por tempo


Considerando-se um sistema de referência ideal orientado de cima para baixo, podemos associar o gráfico ao movimento aproximado de

(A) um balão com gás hélio solto das mãos de uma criança em pé no chão.

(B) um foguete, alçando voo a partir de um lançamento no solo.

(C) uma fruta, caindo de uma árvore direto ao solo.

(D) um paraquedista, saindo de uma aeronave, a qual está com velocidade vertical nula, até chegar ao solo.

(E) uma águia de bico amarelo em seu sobrevoo, atacando uma presa posicionada próxima à superfície do oceano.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(FATEC 2020) O tether consiste em dois objetos fixos nas duas extremidades de um cabo. A pesquisadora brasileira Alessandra F. S. Ferreira, da Unesp de Guaratinguetá (SP), foi agraciada com o prêmio Mario Grossi no evento internacional Tether in Space 2019 (em Madrid).

Em seu estudo, ela propôs a aplicação de um cabo fino e rígido de 100 km de comprimento com uma ponta ancorada na superfície de um corpo celeste, como um asteroide por exemplo. A outra ponta estará ancorada em um veículo espacial, conforme apresentado na figura.

Assim, a técnica poderá ser utilizada para economizar energia e aumentar o impulso em viagens espaciais mais longas.

esteroide cabo
Obs.: Imagem fora de escala

Uma espaçonave de 100 toneladas, navegando a uma velocidade tangencial aproximada de 28,8 mil km/h, acopla-se ao cabo citado de 100 km de extensão ancorado em um asteroide (considerado aqui como um ponto material em repouso).

Assumindo que a massa do cabo seja desprezível em relação ao sistema, podemos afirmar, corretamente, que a força centrípeta aplicada na extremidade do cabo ligada ao veículo espacial, em newtons, é

Lembre-se de que


(A) 6,4×10⁷
(B) 6,4×10⁵
(C) 6,4×10³
(D) 8,3×10⁴
(E) 8,3×10⁶

GABARITO.

QUESTÃO 37
Em 2019 comemora-se, em todo o mundo, o centenário das observações astronômicas realizadas na cidade de Sobral (CE), durante o eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz decorrentes das estrelas na borda do Sol constituíram uma prova fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral do físico Albert Einstein.
<http://tinyurl.com/y2rn2ptp>. Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

(FATEC 2020) Sobre o eclipse referido, é correto afirmar que

(A) as regiões de eclipse solar total comprovam a Terra ser plana e as de eclipse solar parcial a Lua ser esférica.

(B) as regiões de eclipse solar total equivalem às penumbras e as de eclipse solar parcial, às sombras.

(C) a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando, assim, a sombra da Terra na Lua.

(D) o Sol se coloca entre a Terra e a Lua, projetando, assim, a sombra do Sol na Terra.

(E) a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando, assim, a sombra da Lua na Terra.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(FATEC 2020) Na Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, dois conceitos estudados referem-se ao fato de que, ao considerar um objeto propagando-se à velocidade da luz, podemos verificar

(A) a dilatação do tempo e a dilatação do comprimento.

(B) a contração do tempo e a dilatação do comprimento.

(C) a dilatação do tempo e a contração do comprimento.

(D) a dilatação do tempo sem contração do comprimento.

(E) a contração do tempo sem contração do comprimento.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(FATEC 2020) Recentemente, uma empresa britânica apresentou um protótipo de um motor a jato hipersônico que permitirá às aeronaves comerciais voarem a uma velocidade muito acima da velocidade do som, fazendo com que uma viagem de São Paulo à Austrália dure, aproximadamente, 4 horas (atualmente essa viagem dura cerca de 24 horas).

Isso só é possível devido ao fato de o motor ser alimentado por uma mistura de hidrogênio e oxigênio. Esse motor “suga” o ar à sua frente fazendo com que os gases, antes de entrarem no combustor, sejam resfriados por um sistema denominado pre-cooler. Esse dispositivo consegue resfriar os gases variando a temperatura 1 000 K em cerca de 50 ms. Assim, ele aumenta a eficiência de combustível.

Com base nessas informações, podemos afirmar que a taxa de variação de resfriamento térmico, em °C/s, é

(A) 25 460
(B) 20 000
(C) 2 546
(D) 2 000
(E) 250

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 40
O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) teve início com 4 tipos de vacinas e, hoje, oferece 27 à população sem qualquer custo. Nem mesmo a crise econômica afeta o bilionário orçamento da iniciativa, o qual foi de R$ 3,9 bilhões em 2017.

No entanto, a cobertura vacinal no Brasil está em queda. Números do PNI analisados pela BBC Brasil, em 2017, mostram que o governo tem tido cada vez mais dificuldades em bater a meta de vacinar a maior parte da população. Um exemplo é a poliomielite: a doença, responsável pela paralisia infantil, está erradicada no País desde 1990.

Para o governo, é cedo para dizer se há tendência de queda real ou se são oscilações por mudanças em curso no sistema de notificação; porém, os números já preocupam. “Ainda é muito precoce para dizer se há oscilação real, mas estamos preocupados, sim. O sinal amarelo acendeu,” afirma a coordenadora do PNI.

O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no País.
<https://tinyurl.com/y8ur2re7> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

(FATEC 2020) Uma consequência do problema abordado é

(A) a erradicação de doenças infectocontagiosas em função da ausência de seus transmissores, pois a não imunização faz os agentes patogênicos morrerem, já que o indivíduo imunizado foi inoculado com grandes quantidades de vírus.

(B) a elevação do índice de mortalidade do grupo de pessoas que se vacinam, pois a vacina provoca uma resposta imunológica, fazendo com que o organismo pare de produzir anticorpos.

(C) a diminuição de pessoas imunizadas e a consequente eliminação dos vírus transmissores de doenças infectocontagiosas, levando ao desaparecimento das patologias.

(D) um aumento no gasto com saúde pública, pois as pessoas tendem a ficar doentes caso não sejam imunizadas, uma vez que a transmissão dos vírus tende a aumentar.

(E) um surto mundial de doenças como a poliomielite, a asma e o sarampo, uma vez que as vacinas têm um antígeno fortalecido, levando milhões de pessoas à morte.

GABARITO.

QUESTÃO 41
“A América do Sul ficou como um continente isolado no oceano durante milhões de anos. A região amazônica era um ambiente de sedimentação e os rios equatoriais corriam no sentido oposto ao atual, desaguando no Pacífico, na atual região do golfo de Guayaquil, no Equador”.
MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria
para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia.
Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007.

(FATEC 2020) A inversão do sentido dos rios amazônicos, mencionada no texto, ocorreu em consequência

(A) da formação de uma única massa continental, a Pangeia, na era Pré-Cambriana.

(B) do soerguimento da Cordilheira dos Andes, no período Terciário da era Cenozoica.

(C) do processo de desertificação das áreas equatoriais, no período Jurássico da era Mesozoica.

(D) do início da abertura do Oceano Atlântico e de retração do Oceano Pacífico, na era Proterozoica.

(E) do surgimento do istmo que liga a América do Norte à América do Sul, no período Carbonífero da era Paleozoica.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(FATEC 2020) A distância real entre a cidade A e a cidade B é de 1 500 quilômetros. Em um determinado mapa, essa distância é de 50 centímetros.

Portanto, a escala numérica desse mapa é

(A) 1:3 000
(B) 1:30 000
(C) 1:300 000
(D) 1:3 000 000
(E) 1:30 000 000

GABARITO.

QUESTÃO 43
“No Oriente Médio, nos anos 1950, à medida que o velho Império Britânico retirava-se e se reduzia a seu arquipélago inicial, os Estados Unidos substituíam-no. Para isso, colocou à frente dos países dessa região seus “homens”, sobretudo na Arábia Saudita e no Irã, principais produtores de petróleo do mundo – junto com a Venezuela, na época já sob controle estadunidense.”
<https://tinyurl.com/y5jobeuu> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

(FATEC 2020) Desde 1953, o Irã foi um grande aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Porém, essa aliança se rompeu e as relações entre os dois países foram cortadas em 1980.

O fato que levou a esse rompimento aconteceu, entre 1978 e 1979, em decorrência da

(A) Guerra Irã-Iraque, na qual o presidente do Irã, Saddam Hussein, ataca o Iraque com a intenção de expandir o islamismo xiita e se apropriar dos campos de petróleo na bacia dos rios Tigre e Eufrates.

(B) Revolução Socialista, que ocorreu no Irã e que levou o Partido Comunista desse país ao poder, suprimiu a propriedade privada e nacionalizou as companhias de petróleo estrangeiras, incluindo as estadunidenses.

(C) Guerra do Golfo, na qual o exército iraniano invadiu o Kuwait, bombardeou os poços de petróleo desse país e rumou em direção à Arábia Saudita, quando foi surpreendido pelas forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos.

(D) derrubada das torres gêmeas do Word Trade Center de Nova Iorque, ação comandada pelo iraniano Osama bin Laden, que tinha a intenção de destruir os centros de comando das Sete Irmãs do Petróleo instaladas naquele complexo de edifícios.

(E) Revolução Islâmica ocorrida no Irã, em que grupos que eram a favor da nacionalização do petróleo, organizações islâmicas e movimentos estudantis apoiaram a rebelião que derrubou a monarquia pró-Estados Unidos e proclamou a República Islâmica do Irã.

GABARITO.

QUESTÃO 44
“O livre mercado é um termo conciso para designar um arranjo de trocas que ocorrem na sociedade. Cada troca acontece como um acordo voluntário entre duas pessoas ou entre grupos de pessoas representados por agentes. Esses indivíduos, ou seus agentes, trocam dois bens econômicos, tanto commodities tangíveis quanto serviços não-tangíveis.”
<https://tinyurl.com/yywpe8lx> Acesso em: 10.10.2019. Adaptado.

(FATEC 2020) A expressão “livre mercado”, presente no texto, é típica de uma sociedade

(A) anarquista, em que as relações de poder existentes permitem que o mercado se autorregule.

(B) feudal, em que as relações entre senhores feudais e os servos ocorrem na base da livre negociação.

(C) socialista, em que o poder concentrado no parlamento viabiliza as práticas autorregulatórias do mercado.

(D) monarquista, em que a ausência de poder central oportuniza relações comerciais livres, sem a regulamentação estatal.

(E) capitalista, em que as relações econômicas e o mercado se autorregulam de acordo com a demanda dos consumidores.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 45
Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas.

Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera.

Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
(Amabis, José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues.
Biologia dos Organismos. – 3ª. ed. – São Paulo:
Moderna, 2009. Adaptado.)

(FATEC 2020) Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados

(A) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano.

(B) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas.

(C) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral.

(D) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica.

(E) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.

GABARITO.

QUESTÃO 46
(FATEC 2020) Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas.

As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.

Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos

(A) atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.

(B) realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.

(C) estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.

(D) liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.

(E) aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(FATEC 2020) Os nematelmintos são vermes que causam diversas doenças, mas geralmente não provocam a morte do hospedeiro, o que pode ser interpretado como uma grande adaptação à vida parasitária.

É vantajoso ao parasita que o hospedeiro resista à parasitose, pois, se este morrer, o parasita perderá a moradia e a fonte de alimentação.

Os textos se referem a dois tipos diferentes de doenças comuns no Brasil, causadas por nematelmintos nos seres humanos.

I Verminose, habitualmente sem sintomatologia, mas que pode se manifestar por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.

II Verminose que pode ser assintomática em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer queda na quantidade de proteína sanguínea e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro. A transmissão acontece por meio de contato, geralmente dos pés, com as larvas desse parasita, que vive no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa. Os indivíduos infectados, quando não são adequadamente tratados, podem contaminar o solo. No Brasil, predomina nas áreas rurais, principalmente sem saneamento, cujas populações têm como hábito andar descalças.

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as verminoses descritas nos textos I e II.



GABARITO.

QUESTÃO 48
(FATEC 2020) O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma pteridófita (samambaia).

fatec2020_imagem_1

Sobre esse ciclo, é correto afirmar que

(A) a meiose ocorre no gametófito, no processo de formação dos gametas.

(B) a meiose ocorre no esporófito, no processo de formação dos esporos.

(C) o gametófito se origina a partir da união do anterozoide com a oosfera.

(D) o gametófito é diploide e corresponde à geração predominante.

(E) o esporófito é haploide e corresponde à geração predominante.

GABARITO.

QUESTÃO 49
(FATEC 2020) Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas.

O sangue tipo B, por exemplo, possui como principal característica a presença do aglutinogênio B nas hemácias e da aglutinina anti-A no plasma.

Esses tipos sanguíneos são codificados pela presença de três alelos múltiplos: Iᴬ, Iᴮ e i.

Entre os alelos Iᴬ e Iᴮ, ocorre  codominância, ou seja, ambos os alelos se expressam. Entretanto, esses alelos são dominantes sobre o alelo i.

Considere a seguinte situação: uma mulher, que possui aglutinina anti-A no seu sangue, teve um filho do grupo O.

Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio A, podemos afirmar que os genótipos da mulher e do seu marido são, respectivamente,



GABARITO.

PORTUGUÊS

QUESTÃO 50
Leia a charge.

uber

(FATEC 2020) De acordo com as informações verbais e não verbais apresentadas na charge, pode-se depreender, corretamente, que

(A) a alta qualificação profissional da maioria da população acarreta um aumento no número de vagas não preenchidas no mercado de trabalho.

(B) as vagas de emprego cresceram devido à alta concorrência entre os trabalhadores, incluindo-se até mesmo crianças e mulheres na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

(C) a falta de oportunidade de trabalho, aliada a novos meios de transporte de massa, impedem o desenvolvimento de atividades paralelas no mercado de trabalho.

(D) as vagas ofertadas no mercado de trabalho, apesar de inúmeras e constantes, não garantem estabilidade e remuneram menos do que as atividades “empreendedoras”.

(E) a resiliência, aliada à persistência, levam as pessoas a se realocarem dentro do mercado de trabalho e, consequentemente, adaptarem-se a novas oportunidades de trabalho.

GABARITO.

Leia o texto para responder às questões de 51 a 54.

O leitor encontra, neste belo número da Revista Katálysis, um panorama rico, denso e qualificado do que vem ocorrendo no mundo do trabalho hoje, com seus traços de “continuidade” e “descontinuidade”, num período em que o capitalismo aprofundou ainda mais as penalizações que está impondo ao universo laborativo, onde o “novo” e o “velho” se (re)configuram a partir da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), que se reestruturou nas últimas décadas.

[...]

Se a Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, legou-nos um enorme processo de “desantropomorfização do trabalho” (Lukács); se o século XX pode ser caracterizado pelo que Braverman definiu como sendo a “era da degradação do trabalho”, as últimas décadas do século passado e os inícios do atual vêm presenciando a generalização de “outras formas e modalidades de precarização”, [...] aquela responsável pela geração do cybertariado (Ursula Huws), uma nova força de trabalho global que mescla intensamente “informatização” com “informalização”.[...]

As consequências são fortes: nesta fase de desmanche, estamos presenciando o derretimento dos poucos laços de sociabilidade, [...] sem presenciarmos uma ampliação da vida dotada de sentido, nem “dentro” e nem “fora” do trabalho. A vida se consolida, cada vez mais, como sendo desprovida de sentido no trabalho e, por outro lado, estranhada e fetichizada* também “fora” do trabalho, exaurindo-se no mundo sublimado do consumo (virtual ou real), ou na labuta incansável pelas qualificações de todo tipo, que são incentivadas como antídoto [...] para não perder o emprego daqueles que o têm.

É por isso que estamos presenciando uma desconstrução sem precedentes do trabalho em toda a era moderna, ampliando os diversos modos de ser da precarização e do desemprego estrutural. Resta para a “classe-que-vive-do-trabalho” oscilar, ao modo dos pêndulos, entre a busca de qualquer “labor” e a vivência do desemprego.

Este número especial da Revista Katálysis, dedicado às novas configurações do trabalho na sociedade capitalista, é uma contribuição efetiva para a linhagem crítica, atualizada e original, tanto pelos temas selecionados, quanto pela qualidade e competência dos colaboradores presentes, ajudando a descortinar tantos elementos que configuram a “nova morfologia do trabalho”, seus dilemas e desafios.
Ricardo Antunes, Editorial da Revista Katálysis, n.2, 2009.
<https://tinyurl.com/y6nchqmr> Acesso em: 19.10.2019. Adaptado.

*fetichizar: ação de admirar exageradamente, irrestritamente, incondicionalmente uma pessoa ou coisa.

QUESTÃO 51
(FATEC 2020) Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta das informações apresentadas no texto.

(A) As mudanças ocorridas no mercado de trabalho, nas últimas décadas, caracterizam-se por um processo contínuo de reformulação geradora de lucros ao trabalhador.

(B) As novas formas de relações laborais acabam por gerar oportunidades no mercado de trabalho e garantir o acesso do trabalhador aos direitos assegurados pela carteira assinada.

(C) Como resultado do processo de desumanização das relações trabalhistas, a vida é dissipada pelo consumo ou pelo desgaste devido à busca constante por aperfeiçoamento profissional.

(D) A sociedade atual mantém questionamentos e desafios herdados de períodos históricos diferentes, sem, contudo, despertar o interesse mais profundo de pesquisadores e cientistas.

(E) A partir da Revolução Industrial, repetidos processos geradores de garantias trabalhistas ocorreram, visando à humanização das relações entre empregador e empregado.

GABARITO.

QUESTÃO 52
(FATEC 2020) Dentre as propostas de reescrita dos diferentes trechos retirados do texto, assinale a única que mantém o sentido original e que respeita as normas da variedade culta da língua portuguesa.

(A) Texto original – “É por isso que estamos presenciando uma desconstrução do trabalho sem precedentes...”
Texto reescrito – É por isso que uma desconstrução inédita do trabalho está sendo presenciada por nós...

(B) Texto original – “A vida se consolida, cada vez mais, como sendo desprovida de sentido no trabalho...”
Texto reescrito – Consolidam a vida, ininterruptamente, tirando do trabalho o sentido...

(C) Texto original – “...o capitalismo aprofundou ainda mais as penalizações que está impondo ao universo laborativo...”
Texto reescrito – As penalizações impostas ao universo laborativo aprofundaram ainda mais o capitalismo...

(D) Texto original –“...as últimas décadas do século passado e os inícios do atual vêm presenciando a generalização de ‘outras formas e modalidades de precarização’ ...”
Texto reescrito – ... entre meados do século XIX e início do século XXI, a difusão de “outras formas e modalidades de precarização” foi presenciada...

(E) Texto original –“Este número especial da Revista Katálysis... é uma contribuição efetiva para a linhagem crítica, atualizada e original, tanto pelos temas selecionados, quanto pela qualidade e competência dos colaboradores presentes...”
Texto reescrito – Uma contribuição efetiva pela linguagem crítica moderna e clássica foi feita pelo número especial da Revista Katálysis, devido aos temas abordados e à qualidade dos colaboradores...

GABARITO.

QUESTÃO 53
(FATEC 2020) Os termos “continuidade”, “desconstrução” e “desmanche” são palavras constituídas por diferentes processos de formação de palavras.

Assinale a alternativa cujas palavras são formadas, respectivamente, pelos mesmos processos dos vocábulos apresentados no enunciado.

(A) Idade, endeusar e venda.

(B) Vivência, rememoração e renúncia.

(C) Morosidade, entardecer e aguardente.

(D) Idealismo, vivenciamento e desmantelar.

(E) Porosidade, descontinuamente e remontar.

GABARITO.

QUESTÃO 54
(FATEC 2020) Os termos destacados no texto são exemplos de paronomásia, figura sonora definida, segundo o Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, como “figura de linguagem que extrai expressividade da combinação de palavras que apresentam semelhança fônica, mas possuem sentidos diferentes”.

Assinale a alternativa em que o autor também utilizou a paronomásia na construção de seus versos.

(A) Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse
(Manuel Bandeira)

(B) No azul do céu de metileno
A lua irônica
Diurética
É uma gravura de sala de jantar.
(Carlos Drummond de Andrade)

(C) Não amei bastante meu semelhante,
Não catei o verme nem curei a sarna.
Só proferi algumas palavras,
Melodiosas, tarde, ao voltar da festa.
(Carlos Drummond de Andrade)

(D) Antes de tudo, a música preza
Portanto, o ímpar. Só cabe usar
O que é mais vago e solúvel no ar
Sem nada em si que pousa ou pesa.
(Paul Verlaine)

(E) E o amor sempre nessa toada:
Briga perdoa perdoa briga.
Não se deve xingar a vida,
A gente vive, depois esquece.
Só o amor volta para brigar,
Para perdoar,
Amor cachorro bandido trem.
(Carlos Drummond de Andrade)

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

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Prova FATEC 2020.1; Questões com Gabarito e Resolução
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