(UEL 2020) Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física

(UEL 2020) Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física como o que se encontra no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, conforme a figura a seguir.


Nos compartimentos inferiores do dispositivo, há dois tipos de lentes, sendo possível observar a convergência e a divergência dos raios de luz que incidem nas lentes e delas emergem ao se acionar um botão.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre lentes esféricas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o caminho percorrido pelos raios de luz.




QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Obras de arte expostas em museus podem conter metais tóxicos em sua composição, como chumbo, cádmio ou mercúrio e/ou seus óxidos.

Conteúdo programático:
Óptica e Ondas: Lentes.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta.

O raio de luz 1, que incide na lente convergente, passando pelo foco, obrigatoriamente, emerge convergindo. Neste caso, ele não propaga em linha reta. O raio de luz 2 tem o caminho correto.


O raio de luz 3 tem o caminho correto. O raio de luz 4, que incide na lente divergente, deve obrigatoriamente emergir da lente em divergência, portanto seu caminho está errado.

b) Incorreta.

O raio de luz 1 tem o caminho errado, ele deveria se propagar em convergência, passando pelo foco principal da imagem F’. O raio de luz 2, que incide no centro óptico, não sofre desvio em seu caminho, por isso está errado.


O raio de luz 3, que incide no centro óptico, não sofre desvio em seu caminho, por isso está errado. O raio de luz 4 tem o caminho correto.

c) Correta.

Os raios de luz 1 e 2 têm os caminhos, respectivamente, corretos.


Os raios de luz 3 e 4 têm os caminhos, respectivamente, corretos.

d) Incorreta.

O raio de luz 1, que incide no centro óptico, não sofre desvio em seu caminho, por isso está errado. O raio de luz 2 tem o caminho correto.


O raio de luz 3, que incide na lente divergente, deve obrigatoriamente emergir da lente em divergência, portanto seu caminho está errado, pois segue em linha reta. O raio de luz 4 tem o caminho correto.

e) Incorreta.

O raio de luz 1 tem o caminho correto. O raio de luz 2, quando incide na lente convergente paralelo ao eixo principal, emerge em convergência passando exatamente no foco principal da imagem F’.


O raio de luz 3, que incide no centro óptico, não sofre desvio em seu caminho, por isso está errado. O raio de luz 4 tem o caminho correto.

GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Da segunda metade do século XIX até a década de 1930, o café foi o principal produto econômico brasileiro sendo sua produção voltada, principalmente, à exportação.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.