Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução REDAÇÕES: 1.  desigualdade social no Brasil . 2.  o ensino domiciliar . 3.  ...
prova-uel-2020-1-e-2-fases-com-gabarito-e-resolucao
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

REDAÇÕES:
1. desigualdade social no Brasil.
2. o ensino domiciliar.
3. Esta história tem princípio e não tem fim.

QUESTÃO 01
(UEL 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento. Em suas diversas manifestações, promovem exposição, documentação e preservação dos patrimônios naturais, culturais e científicos, os quais, ao longo do tempo, se transformaram em instituições sociais e educativas.

São espaços de conhecimento e se destacam pela arquitetura executada em determinado contexto histórico, social e geográfico.

Com base nos conhecimentos sobre arte arquitetônica, relacione as figuras a seguir com suas respectivas características arquitetônicas.

(UEL 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento

(UEL 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento

(UEL 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento

(UEL 2020) Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento

(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas.

(B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética.

(C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais.

(D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) I-A, II-C, III-B, IV-D
b) I-A, II-D, III-B, IV-C
c) I-B, II-D, III-A, IV-C
d) I-B, II-C, III-A, IV-D
e) I-D, II-C, III-A, IV-B

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
(UEL 2020) Observe a figura a seguir.

lopes j troca troca 2002

Os três fuscas da imagem fazem parte do acervo do Museu de Inhotim. O Fusca, antes de se tornar objeto de arte, foi símbolo da indústria automobilística mundial, hoje marcada pelos métodos toyotistas de fabricação.

Com base nos conhecimentos sobre sistemas produtivos no transcurso do século XX, considere as afirmativas a seguir.

I. As práticas toyotistas na indústria automobilística buscaram superar os parâmetros básicos do fordismo ao operarem com o just in time e a produção diversificada em uma mesma base de fabricação.

II. O espírito da ideologia nazista de Estado forte se entrelaçou com a fabricação, na Alemanha, dos carros Volkswagen.

III. Automóveis expostos em museus permitem observar transformações nos campos social e cultural do século XX, tais como a preocupação com a questão ecológica.

IV. A produção em larga escala de automóveis pelas indústrias Ford marcou o nascimento da “linha de produção flexível”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
(UEL 2020) No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, localizado geograficamente na região metropolitana de Belo Horizonte, resultando no maior desastre com rejeitos de mineração e vítimas fatais, até então, registrado no Brasil.

Sobre os impactos socioambientais desse desastre, assinale a alternativa correta.

a) A lama que cobriu a bacia hidrográfica do rio Paraopeba, rica em matéria orgânica, ajuda no crescimento de espécies vegetais aquáticas, o que contribui para a recuperação do ecossistema da área atingida.

b) O rompimento da barragem poderia ter sido evitado se o sistema de alerta utilizado pela empresa responsável tivesse funcionado, avisando a população da área a montante.

c) Os rejeitos de mineração provocaram a mutação em diversas espécies da fauna que habitam a bacia do rio Paraopeba, tornando-as resistentes a esse tipo de material.

d) O rio Paraopeba pode ser recuperado utilizando-se medidas como o desassoreamento do leito e a biorremediação, mesmo sabendo que a recomposição da fauna e da flora será lenta.

e) O ciclo de vetores, responsável pela disseminação de doenças foi pouco alterado, o que, para a população, é benéfico, pois impossibilita o surto de doenças como a dengue e a febre amarela.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
Leia o texto a seguir.

[...] a arte imita a natureza [. . . ] Em geral a arte perfaz certas coisas que a natureza é incapaz de elaborar e a imita. Assim, se as coisas que são conforme a arte são em vistas de algo, evidentemente também o são as coisas conforme à natureza.
ARISTÓTELES, Física I e II. 194 a20; 199 a13-18.
Tradução adaptada de Lucas Angioni.
Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999. p.47; 58.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre mímesis (imitação) em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

a) O artista deve copiar a natureza, retirando suas imperfeições ao imitá-la com base no modelo que nunca muda.

b) O procedimento do artista resulta em imitar a natureza de maneira realista, típica do naturalismo grego.

c) A arte, distinta da natureza, produz imitações desta, mas são criações sem finalidade ou utilidade.

d) A arte completa a natureza por ser a capacidade humana para criar e produzir o que a natureza não produz.

e) A arte produz o prazer em vista de um fim, e a natureza gera em vista do que é útil.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
(UEL 2020) Resultado de um processo de cinco anos, entre pesquisa, projeto e construção, a Sonic Pavilion (Pavilhão Sônico), do artista Doug Aitken, é uma obra site-specific que traz uma perfuração de 200 metros de profundidade no solo e nela foi instalada uma série de microfones para captar o som da Terra.

Esse som é transmitido em tempo real, por meio de um sofisticado sistema de equalização e amplificação, no interior de um pavilhão de vidro, vazio e circular, que busca uma equivalência entre a experiência auditiva e aquela com o espaço.


Com base nos conceitos de Ondulatória e de Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. A obra Sonic Pavilion utiliza suportes convencionais na sua construção e é coerente com a arte contemporânea em que a própria obra traduz a arte clássica.

II. A obra Sonic Pavilion, expressa por meio de tecnologias, propicia a reflexão subjetiva, valorizando o conceito, a atitude e a ideia da obra, que possibilitam, além da contemplação pela natureza estética, a fusão entre arte e vida.

III. Supondo que a perfuração no chão da obra se comporte como um tubo sonoro cujo comprimento é de 200 m, e que a velocidade do som se propague em seu interior com v = 1400 m/s, contendo 50 nós, a frequência da onda será de 87,5 Hz.

IV. A onda sonora gerada nas proximidades do Pavilhão Sônico incide em um ponto qualquer da perfuração e se propaga ao longo de toda a estrutura cilíndrica de maneira homogênea e sucessiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

ANULADA.

Analise a figura 1 a seguir e responda às questões 6 e 7.


QUESTÃO 06
(UEL 2020) A obra “Lama Lâmina” (figura 1) apresenta uma leitura de interação entre ecologia ambiental e arte, resultando na escultura/instalação, em que os planos interior e exterior são elementos fundamentais.

Com base na obra e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. Utiliza a especificidade de relação entre o objeto artístico e o espaço arquitetônico, preservando a mensagem estética da escultura/instalação em que o objeto e o espaço são fundidos numa realidade significativa.

II. Apresenta uma escultura/instalação complexa que agrega procedimentos técnicos e manifestações artísticas no espaço. O trabalho é a essência da própria obra e a intenção do artista passa pelo contexto da arte conceitual.

III. Traz o espaço e seus elementos, como a máquina e a árvore, na composição escultórica, congelando um instante de instabilidade do movimento, de modo a relacionar espaço e forma com a ideia.

IV. Transmite noção de realismo, busca aproximar-se ao máximo da natureza e contém recursos e detalhes hiper-realistas, como a materialidade, cenários, objetos e a bidimensionalidade da matéria no espaço.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 07
(UEL 2020) Dentre vários elementos visuais, pode-se observar, na figura 1, uma árvore adulta com todas as suas partes em evidência. Em geral, o controle do desenvolvimento das plantas ocorre por meio de substâncias orgânicas, denominadas fitormônios ou hormônios vegetais.

Com base nos conhecimentos sobre as funções e os locais de produção e de atuação dos hormônios vegetais, assinale a alternativa correta.

a) O etileno estimula o amadurecimento de frutos, atua na queda natural de folhas e frutos e é produzido nas mais diversas partes da planta.

b) A citocinina estimula o alongamento celular, atua na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos e é produzida em sementes em desenvolvimento, no meristema apical do caule e em folhas jovens e frutos.

c) A quitinase, produzida em diferentes partes da planta, promove a germinação de sementes, o desenvolvimento de brotos e frutos, estimula a floração e o alongamento do caule e das folhas.

d) A giberelina estimula as divisões celulares, o desenvolvimento das gemas, participa da diferenciação dos tecidos, retarda o envelhecimento dos órgãos e tem a sua produção concentrada nas folhas.

e) A quinase promove a dormência de gemas e de sementes, induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos, induz o fechamento dos estômatos e é produzida nas gemas apicais da raiz.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
(UEL 2020) Nos museus, algumas peças são hermeticamente conservadas em redomas de vidro contendo gases nobres, tal como o argônio que, por ser inerte, previne processos de oxidação.

Em um museu, os diretores constataram que, ao longo do tempo, as partes metálicas de um relógio fabricado por volta de 1950 estavam sendo oxidadas, indicando que, além do gás argônio, havia gás oxigênio dentro da redoma.

Um experimento foi realizado com o intuito de determinar a presença de gás oxigênio dentro da redoma. Para tanto, 10,0 L da mistura gasosa contida na redoma foram coletados com uma seringa hermética, sendo que 5,0 L da mistura foram transferidos para um frasco com capacidade volumétrica de 30,0 L contendo 1,0 g de gás hidrogênio.

Em seguida, fez-se passar uma faísca elétrica pela mistura resultando na reação entre gás hidrogênio e oxigênio, sem excesso de reagentes com formação de água na fase gasosa.

Sabendo que não houve variação da temperatura (298 K) e do volume do frasco, e que a pressão final no frasco foi de 2,0 atm, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade, em mols, de argônio e de oxigênio contidos na alíquota de 5,0 L da seringa.

Dados:
Massa atômica doH=1u
R = 0,082 atm.L.K⁻¹.mol⁻¹

a) 1,95 e 0,25
b) 2,45 e 0,50
c) 2,95 e 0,82
d) 4,35 e 0,43
e) 4,85 e 1,00

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 09
Leia a tirinha a seguir.

tirinha

(UEL 2020) Nos parques, busca-se conservar áreas com atributos naturais e paisagísticos de reconhecido interesse científico, educacional, recreativo e turístico, enquanto nos museus procura-se preservar amostras do patrimônio cultural e natural.

Com base na tirinha e nos conhecimentos sobre os problemas ambientais no mundo moderno e contemporâneo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A poluição do ar provocada por atividades industriais atingiu os locais mais distantes dos grandes centros urbanos, como os polos, florestas tropicais e ilhas na Oceania.

( ) O processo histórico de substituição das florestas por um sistema produtivo de plantation no Brasil colonial e imperial tornou mais complexo o ciclo energético da biodiversidade.

( ) Os parques nacionais, por serem criados por meio de decisões de política governamental, podem sofrer transformações provocadas por interesses políticos de seus governantes.

( ) Os Estados Unidos da América tornaram-se um dos países menos poluidores do mundo por terem assinado e cumprido as ações determinadas por tratados internacionais de preservação, como o Acordo de Paris.

( ) A Arábia Saudita possui a maior reserva petrolífera do mundo e é governada pelo sistema político parlamentar, tornando acessíveis os benefícios democráticos à maior parte de sua população.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, F, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 10
(UEL 2020) O climograma é uma forma gráfica de representação do clima que indica a média térmica e a pluviosidade de uma determinada localidade. Sua coluna indica a precipitação e a linha a temperatura (em ºC).

Com base nos conhecimentos sobre os tipos climáticos, relacione os climogramas a seguir aos tipos de clima do Brasil.


(A) O Clima Equatorial caracteriza-se pelo domínio da massa de ar Equatorial Continental, com temperatura média anual em torno de 24 °C, e pluviosidade anual em torno de 2500 mm.

(B) O Clima Subtropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Polar Atlântica, com temperatura média anual em torno de 18 °C e pluviosidade em torno de 1500 mm anual bem distribuída durante o ano.

(C) O Clima Tropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Equatorial Continental, com média anual de 24 °C, duas estações do ano bem definidas e pluviosidade em torno de 1500 mm anual.

(D) O Clima Semiárido caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica com temperatura média anual de 27 °C e com pluviosidade em torno de 750 mm, distribuída irregularmente durante o ano.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-D
b) I-B, II-C, III-D, IV-A
c) I-C, II-B, III-D, IV-A
d) I-C, II-D, III-A, IV-B
e) I-C, II-A, III-B, IV-D

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 11
(UEL 2020) Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro).

Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas.

Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.


Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro, ocorreram, respectivamente, às

a) 23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira.

b) 23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira.

c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

d) 3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira.

e) 3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 12
(UEL 2020) Na exposição virtual “A Beleza da Matemática”, realizada no Museu do Amanhã, o belo é celebrado como simetria matemática, como exemplificado na imagem a seguir.


No plano cartesiano, dois pontos distintos P e Q são simétricos em relação a uma reta r se as seguintes condições forem simultaneamente atendidas:

i) a distância de P a r é igual à distância de Q a r
ii) a reta que contém P e Q é perpendicular à reta r

Suponha que, no plano que contém a imagem da borboleta, o eixo de simetria r seja dado pela equação de reta y + x = 2.

Se P = (−2, 0) é um ponto desse plano, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o ponto simétrico a P em relação à reta r.

a) (0,2)
b) (2,0)
c) (2,2)
d) (2,4)
e) (4,2)

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 13
(UEL 2020) Uma característica fundamental do plano corpóreo de um animal é sua forma geral e um aspecto básico dessa forma é a simetria.

O termo simetria refere-se ao arranjo regular das estruturas corporais em relação ao eixo do corpo.

Os animais que podem ser divididos ao longo de ao menos um plano, de modo que as metades resultantes sejam semelhantes entre si, são conhecidos como simétricos.

Com base nas informações apresentadas, considere as afirmativas a seguir.

I. Um corpo com simetria bilateral tem a forma geral de um cilindro, com um eixo principal ao redor do qual as diversas partes do corpo estão dispostas.

II. Na simetria bilateral, um lado do corpo difere do outro por uma escala distinta de 1, fazendo com que as áreas, em cada lado, se alterem nessa mesma escala.

III. É vantajoso para um animal com simetria radial, pelo seu estilo de vida, ser capaz de interagir com o ambiente igualmente a partir de várias direções.

IV. O volume do corpo de um animal, que admite simetria bilateral exata, é igual ao dobro do volume de qualquer um de seus dois lados.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 14
(UEL 2020) Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais.

Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.

a) Uma das principais vantagens da organização segmentada da musculatura, chamada de metameria, é a de conferir aos animais que a possuem uma versatilidade muito grande na movimentação corporal.

b) Na maioria dos animais que compõem o grupo dos poríferos, o celoma, tecido de origem endodérmica, reveste a superfície corporal, conferindo uma adaptação evolutiva em ambientes com pouca disponibilidade de água.

c) Com base na presença e no tipo de cavidade corporal, os animais diblásticos podem ser classificados em protostômios, por possuírem sistema digestório completo, e deuterostômios, nos quais o mesmo sistema é incompleto.

d) As esponjas são animais filtradores que captam partículas alimentares da água por meio das células flageladas que as conduzem para a boca, indicando, em termos evolutivos, que esses animais possuem tecidos corporais e um sistema digestório incompleto.

e) As anêmonas, por serem triblásticos, apresentam na escala evolutiva zoológica um sistema digestório completo, ou seja, uma abertura por onde o alimento entra e outra por onde saem os resíduos da digestão.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 15
(UEL 2020) Muitas formas presentes na natureza são de difícil representação por entes geométricos tradicionais, como retas, planos e cubos, mas que podem ser aproximadas por meio da aplicação de operações geométricas sucessivas.

Por exemplo, certos animais filtradores, como as esponjas, possuem esqueleto flexível de espongina, que podem ter sua forma aproximada pela n-ésima etapa da construção da região denominada Esponja de Menger, cujo volume V (n) é dado por


Na sequência, estão ilustrados um esqueleto flexível de espongina, um cubo unitário e as três primeiras etapas da construção da Esponja de Menger, como apresentado na exposição "A Beleza da Matemática"do Museu do Amanhã.


Cubo unitário e etapas de construção da Esponja de Menger

Com base nas informações apresentadas, considere as afirmativas a seguir.

I. As esponjas pertencem ao filo Cnidaria e apresentam, como característica, a presença de um tipo básico de indivíduo denominado pólipo.

II. O volume de cada etapa da construção da Esponja de Menger é menor que o volume da etapa anterior, isto é, V (n + 1) < V (n) para todo n ∈ N*

III. Independentemente de qual etapa da construção da Esponja de Menger seja considerada, seu volume é um número racional.

IV. Além da espongina, a estrutura esquelética das esponjas é constituída por colágeno fibrilar, uma proteína, e espículas silicosas ou calcáreas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 16
Leia o texto a seguir.

No museu do Amanhã, a exposição “Cosmos” faz uma abordagem científica, associando a composição atômica humana à composição de parte de uma estrela, contribuindo para o entendimento de como se comporta a matéria do ponto de vista atômico e subatômico.

museu do Amanhã

(UEL 2020) Com base nos conhecimentos sobre Física Moderna, considere as afirmativas a seguir.

I. No efeito fotoelétrico, uma luz monocromática que incide na superfície de um metal, cuja energia seja hf = função trabalho (Ω), arranca elétrons se, e somente se, a soma das energias cinética e da função trabalho forem iguais a hf.

II. No átomo de hidrogênio, os níveis de energia são indicados por n, onde a energia calculada para cada nível é dada por En = −(1/n²)2, 18 × 10⁻¹⁸J.

III. Max Planck considerou que os átomos que constituem um corpo aquecido se comportam como osciladores anarmônicos, que têm suas energias distribuídas de forma contínua, independentemente da temperatura do corpo.

IV. Na teoria da relatividade especial, as Leis Físicas são as mesmas para quaisquer observadores em qualquer movimento, e a velocidade da luz no vácuo possui valores específicos para observadores em diferentes referenciais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 17
(UEL 2020) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

a) O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.

b) O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.

c) O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.

d) O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.

e) O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 18
(UEL 2020) O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018).

O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.

Evolução do número de novos registros de agrotóxicos e afins no Brasil

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.

I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.

II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.

III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.

IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Analise a figura 2 a seguir e responda às questões 19 e 20.

Terra associado à pergunta Quem somos Somos matéria, vida e pensamento

QUESTÃO 19
(UEL 2020) A frase “Vida é Código e Combinação”, destacada em uma das Exposições no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, resume muito bem a “vida” do ponto de vista científico.

Durante a evolução química, compostos simples se combinaram em face de suas reatividades químicas e das condições adequadas para formar moléculas mais complexas e polímeros, levando à formação dos primeiros micro-organismos.

Com base nas combinações de substâncias químicas e seus efeitos na manutenção da vida, considere as afirmativas a seguir.

I. A síntese de proteínas ocorre por meio de reação de adição entre aminoácidos que possuem grupo funcional amida, formando ligação peptídica.

II. A estrutura do RNA, quando comparada à do DNA, é formada por duas cadeias de proteínas, desoxirriboses e por moléculas de uracila, em vez de timina.

III. A hemoglobina é um complexo metálico que contém cátion ferro coordenado com átomos de nitrogênio. Nesse caso, os átomos de nitrogênio são considerados base de Lewis, e o cátion ferro, ácido de Lewis.

IV. A sequência de nucleotídeos do DNA, em linhas gerais, determina a sequência de nucleotídeos do RNA que, por sua vez, especifica a ordem dos aminoácidos em uma proteína.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 20
(UEL 2020) Um estudante decide pôr à prova a frase “vida é código e combinação”.

Sabendo que os indivíduos de uma determinada espécie apresentam um DNA com exatos 150 milhões de bases nitrogenadas em cada cadeia, o estudante cria um programa para gerar, aleatoriamente, uma sequência de 150 milhões de letras que serão sorteadas honestamente dentre A, C, G e T.

Fixada uma cadeia do DNA de um determinado indivíduo desta espécie, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de esse programa gerar uma sequência que represente essa cadeia do DNA.

a) 2⁻³×10⁷
b) 2⁻³×10⁸
c) 4⁻³×10⁸
d) 60⁻¹ × 10⁻⁷
e) 60⁻¹ × 10⁻⁸

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 21
(UEL 2020) Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi.

Atualmente, estima-se que, em toda a sua extensão, a camada pré-sal abrigue um total de 100 bilhões de barris de petróleo em reservas, o que coloca o país no grupo dos maiores produtores mundiais.

Sobre o pré-sal, assinale a alternativa correta.

a) A produção petrolífera no Brasil é insuficiente para o consumo interno e, mesmo com a descoberta do pré-sal, o país depende da importação de petróleo pesado.

b) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

c) As formações do pré-sal no Brasil datam do período Quaternário da Era Mesozoica, mesmo período em que surgem os peixes e a vegetação nos continentes.

d) A extração de petróleo do pré-sal tem se mostrado ineficiente, sendo pequeno o volume extraído, em função das limitações técnicas e do elevado custo de exploração.

e) A profundidade em que se encontram as reservas do pré-sal impossibilita o risco de vazamentos e desastres ambientais, evitando prejuízos à biodiversidade.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
Leia o texto a seguir.

Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, é natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porém, se ele se fixa no que devém e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poderá criar. [. . . ] Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este fixará a vista no modelo eterno.
PLATÃO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad.
Carlos A. Nunes. Belém: UFPA, 1977. p. 46-47.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Platão, assinale a alternativa correta.

a) O mundo é belo porque imita os modelos sensíveis, nos quais o demiurgo se inspira ao gerar o mundo.

b) O sensível, ou o mundo que devém, é o modelo no qual o artista se inspira para criar o que permanece.

c) O artífice do mundo, por ser bom, cria uma obra plenamente bela, queéarealidade percebida pelos sentidos.

d) O olhar do demiurgo deve se dirigir ao que permanece, pois este é o modelo a ser inserido na realidade sensível.

e) O demiurgo deve observar as perfeições no mundo sensível para poder reproduzi-las em sua obra.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
(UEL 2020) As primeiras tentativas de classificar os organismos com base em suas similaridades estruturais começaram na Grécia Antiga e lançaram as bases da Sistemática atual.

Sobre a classificação biológica e as categorias taxonômicas, assinale a alternativa correta.

a) Entre os estudiosos da classificação natural, Aristóteles sugeriu que o nome científico de todo animal deveria ser composto de duas palavras.

b) Uma característica derivada, compartilhada por dois ou mais táxons e por seu ancestral comum mais recente, é denominada plesiomorfia.

c) Dois organismos classificados como pertencentes à categoria taxonômica de ordem pertencem também à mesma classe.

d) O primeiro a desenvolver um método de classificação das espécies baseado na ancestralidade evolutiva foi o naturalista sueco Carl Linné.

e) Anisocerus scopifer e Onychocerus scopifer são duas espécies que pertencem à mesma categoria taxonômica de gênero.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
Leia o texto e analise os gráficos a seguir.

Estamos vivendo uma nova fase na história, uma mudança no patamar da presença humana na Terra. O crescimento explosivo da população, que nos levou ao presente marco de 7 bilhões de pessoas, com a atual projeção de 10 bilhões em meados do século XXI, é uma realidade histórico-social de pouco mais de 200 anos.
museudoamanha.org.br


(UEL 2020) Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a evolução da estrutura etária brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A saúde pública é uma discussão iminente, pois a tendência de aumento do número de idosos nos próximos anos pressionará a demanda por cuidados, qualidade de vida, tratamentos e hospitais.

b) O aspecto triangular da pirâmide etária na projeção para 2020 mostra um decréscimo percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

c) As mudanças ocorridas no Brasil em relação à transição demográfica demonstram que à população idosa na década de 1980 era superior à população jovem em 2020.

d) As mulheres de 70 anos ou mais, em 1980, representavam em média 6 milhões de habitantes, enquanto que em 2020 representará, em média, 2 milhões.

e) O crescimento vegetativo brasileiro apresentou aumento, já que parcela significativa de mão de obra feminina foi dispensada influenciando no aumento do número de crianças de 0 a 4 anos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Analise a figura 3 a seguir e responda às questões 25 e 26.

Figura 3 RIGAUD, F. J. H. Retrato de Luís XIV. 1701. Óleo sobre tela, 277x184cm. Museu do Louvre (Paris, França).

QUESTÃO 25
(UEL 2020) Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta.

a) Como fonte histórica, a pintura é considerada produção estética destituída de articulações com a sociedade do período.

b) Essa pintura representa, da perspectiva política, símbolos do Absolutismo, ao tornar reconhecida a figura do rei.

c) O monarca Luís XIV dispunha de autoridade limitada, recordando a divisão iluminista do poder em três esferas.

d) A extensão de direitos de cidadania ao Terceiro Estado foi um dos principais traços políticos do período.

e) A característica política do reinado de Luís XIV foi a separação entre a instituição religiosa e o Estado.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 26
Leia o texto a seguir.

A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma:

A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar-me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes.
Trad. Lourdes Santos Machado, 3ª ed. São Paulo:
Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.

I. A crítica de Rousseau às ciências e às artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade.

II. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica às ciências, às artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa.

III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana.

IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
(UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água.

Como praticamente toda a tela foi manchada com pequenas gotículas de tinta, a restauração da obra exige cautela. Neste caso, pode-se utilizar microvolumes de solventes extratores capazes de dissolver a tinta à base de óleo, mas não a tinta à base de água.

Para a obtenção desses solventes, empregam-se misturas ternárias constituídas de solvente extrator (responsável pela dissolução da tinta à base de óleo), solvente dispersor e água. O solvente dispersor deve ser miscível no solvente extrator e na água, mas a água não deve ser miscível no solvente extrator.

Esse tipo de mistura, quando borrifada sobre a superfície da tela, forma nanogotas do solvente extrator e, por consequência, melhora a eficiência do processo de dissolução da tinta à base de óleo.

Com base nos conceitos de forças intermoleculares e miscibilidade e considerando que a quantidade de água na mistura ternária é incapaz de dissolver a tinta à base de água, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a mistura ternária, solvente extrator/solvente dispersor/água, que pode ser empregada para a remoção das manchas, sem danificar a tela.

a) acetona/metanol/água.
b) clorofórmio/acetona/água.
c) heptano/hexano/água.
d) hexano/heptano/água.
e) metanol/clorofórmio/água.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
(UEL 2020) Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.

Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.

I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos.

II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura.

III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista.

IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
(UEL 2020) Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial.

O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.

Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os

a) anarquistas.
b) comunistas.
c) fascistas.
d) monarquistas.
e) socialistas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
(UEL 2020) No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas.

No passado, alguns desses metais eram encontrados praticamente em seu estado puro. Com o advento da metalurgia, puderam ser obtidos a partir de minerais submetidos a reações químicas.

Em relação aos processos de obtenção de metais a partir de minerais, e com base nos conhecimentos sobre reações de oxidorredução, considere as afirmativas a seguir.

I.pode ser obtido a partir de bauxita (Al2O3.H2O) por meio de um método eletrolítico, o qual é baseado num processo não espontâneo onde Al³⁺ é reduzido a.
II.pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação Cu2S(s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), onde o número de oxidação do cobre muda de (1+) para (0).

III.pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas: Fe2O3(s) → FeO2(s).

IV.pode ser obtido a partir da reação MnO2(s)+ C(s) → Mn(s) + CO2(g) em que o átomo de oxigênio em MnO2(s) é o redutor e o carbono (C) é o oxidante.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 31
Analise a imagem a seguir.

DELACROIX, E. Liberdade Guiando o Povo. 1830.

Exposta no Museu do Louvre, a obra “Liberdade Guiando o Povo”, remete à existência de questão social ainda hoje debatida.

(UEL 2020) Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa

a) a luta de estratos sociais em defesa da igualdade jurídica e pela conquista dos direitos de cidadania.

b) a primeira tentativa de revolução social do proletariado moderno contra a burguesia.

c) a participação popular na luta pelo direito de voto pelas mulheres e contra o trabalho infantil.

d) o repúdio ao caráter sangrento das revoluções populares, produtoras de regimes ditatoriais.

e) a democracia, que atinge a plenitude quando homens, mulheres e jovens pegam em armas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 32
Analise a imagem a seguir.


(UEL 2020) Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista. Com base na imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.

a) Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, demonstrou que o capitalismo depende da religião para existir, pois, sem ela, não haveria acúmulo de capital.

b) Para Durkheim, a divisão do trabalho social na sociedade capitalista isolou cada vez mais os indivíduos, restringindo, assim, a possibilidade de existência de harmonia social.

c) Weber, contrariamente a Marx, negou a existência das classes sociais, as quais foram suplantadas pelos grupos de status.

d) Marx e Durkheim compreenderam que o fim da sociedade capitalista se tornou possível porque o homem alienado se desencantou com o mundo existente.

e) Para Marx, o dinheiro recebido sob a forma de salário é diferente daquele existente sob a forma de capital, pois consiste em trabalho social não pago.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 33

Mona Lisa

(UEL 2020) A icônica obra Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, possibilita pôr à prova as proporções matemáticas nela presentes.

Partindo de um quadrado ABCD de lado 1, que delimita uma região abaixo da cabeça, pode-se obter um retângulo, que contém a cabeça da Mona Lisa, por meio da construção geométrica descrita a seguir (acima).

Seja O o ponto médio do segmento. Tome a circunferência de centro O e raio. Encontre o ponto E dado pela intersecção da circunferência com a semirreta. Considere o ponto F de modo a obter o retângulo de vértices EADF, como ilustrado na figura a seguir.

Com base na construção geométrica fornecida e na figura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o comprimento do segmento.



GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia a charge (figura 4) e o texto I a seguir e responda às questões 34 e 35.

vetaram uma exposição num museu o que se passa com essa gente

Texto I

Assim como [...] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. [...] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá-lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.
CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu:
a ótica museológica de Mario de Andrade. 2. ed.
Chapecó: Argos, 2015. v. 1. p.19.

QUESTÃO 34
(UEL 2020) Com base na charge (figura 4), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.

I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas.

II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma cultura em detrimento da sociedade contemporânea.

III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a outras narrativas, permitindo abordar a história de forma objetiva.

IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e as identidades públicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 35
(UEL 2020) Com base na charge (figura 4), no texto I e na teoria de Pierre Bourdieu, é correto afirmar que museus expressam, também,

a) o poder da ideologia dos que se impõem economicamente pela posse dos meios de produção.

b) a consciência coletiva do conjunto da sociedade e suas formas de solidariedade.

c) o arbitrário cultural ou leitura de mundo proposta pelos dominantes em uma estrutura específica.

d) a ação racional com relação a valores visando combater a anomia social e preservar as instituições.

e) o esforço da burguesia em demonstrar a existência de vencidos e, sobretudo, vencedores na história.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 36
(UEL 2020) Como parte do acervo do Museu do Louvre, as obras Estátua Equestre e Espada Joiosa expressam o período de Carlos Magno, na alta Idade Média europeia (séculos VIII-IX).

Sobre as características da dinastia carolíngia, assinale a alternativa correta.

a) Carlos Magno criou a Escola Palatina reunindo estudiosos de várias áreas e de diferentes regiões da Europa.

b) Sob o domínio dos carolíngios ocorreu uma separação entre o poder temporal e o poder espiritual.

c) O poder central do rei carolíngio se fortaleceu perante o enfraquecimento do poder local dos senhores feudais.

d) O Tribunal do Santo Ofício regulava de forma hegemônica os conflitos entre os senhores feudais carolíngios.

e) Carlos Magno manteve um período de paz permanente em seus domínios territoriais.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 37
(UEL 2020) Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.


Vênus de Milo Louvre, Paris.

Miquelangelo – Escravo agonizante Louvre, Paris Louvre, Paris

Rodin Louvre, Paris

Helio Oticica Grande Núcleo Museu Inhotim

Tunga True rouge Museu Inhotim

Com base nos conhecimentos sobre as características gerais da escultura, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As esculturas gregas são estáticas e têm função decorativa; baseiam-se em cânones religiosos, na valorização da nobreza, despreocupadas com a beleza física e com o realismo em suas representações.

( ) As esculturas renascentistas apresentam a beleza absoluta, características da escultura clássica, expressando o pensamento humanista e a tridimensionalidade profunda.

( ) As esculturas impressionistas rompem com os padrões estabelecidos, desvalorizam o aspecto externo de acabamento e deixam as obras em estado bruto dando a impressão de figuras surgindo naquele momento.

( ) As esculturas concretas rompem com as propostas das vanguardas artísticas, trazendo uma tridimensionalidade estática, sem movimento ou interferência do espectador.

( ) As esculturas contemporâneas possibilitam o abandono de suportes tradicionais, liberdade e subjetividade na produção, efemeridade das obras e mesclam diferentes estilos e materiais.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, F, F.
c) F, V, V, V, F.
d) F, V, V, F, V.
e) F, F, F, V, V.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 38
(UEL 2020) Crime no Museu! Uma estatueta em bronze, constituída por 90% de cobre e 10% de alumínio, foi roubada.

Depois de alguns dias, uma estatueta, com características semelhantes foi encontrada, aos pedaços, em uma lixeira. Foi realizada uma análise para confirmar sua autenticidade, pois a composição desta estatueta poderia ser de latão, constituída de 90% de cobre e 10% de zinco.

Primeiramente, massas de 0,50 g retiradas dos pedaços encontrados foram dissolvidas em HNO3 5,0 mol L⁻¹, formando íons em solução. Em seguida, alíquotas dessa solução ácida foram alcalinizadas com solução de NaOH para a formação de precipitados azul e branco visualmente distinguíveis e, na sequência, foram adicionadas soluções aquosas de NH4Cl.

As equações químicas das reações que podem ocorrer com a adição dos reagentes são apresentadas a seguir:

Equações químicas

Com base no texto e nas equações químicas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado experimental que comprova que a estatueta encontrada na lixeira é de bronze.

a) Presença de precipitado branco após a adição de solução de NaOH.

b) Ausência de dissolução do precipitado azul após a adição de solução de NH4Cl.

c) Presença de precipitado azul após a adição de solução NaOH.

d) Dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl.

e) Ausência de dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 39
(UEL 2020) Comparando duas tragédias que ocorreram recentemente com patrimônios nacionais de dois países – o Brasil com o incêndio do Museu Nacional, e a França, com o incêndio na Catedral de Notre Dame –, constatam-se atitudes distintas entre a população e as elites desses dois países, no que diz respeito ao volume de doações para a recuperação de seus respectivos patrimônios nacionais.

Em 24 horas, Notre Dame recebeu aproximadamente 2,6 bilhões de reais. Individualmente, Lily Safra, nascida no Brasil, e hoje residente na Europa, doou 88 milhões de reais. Por outro lado, em sete meses, o Museu Nacional recebeu doações da ordem de 1,1 milhão de reais.

Com base no texto, no quadro e nos conhecimentos sobre história contemporânea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Em 24 horas, Notre Dame arrecadou entre 900% e 1.000% a mais do que o Museu Nacional em sete meses.

( ) O governo brasileiro destinou recursos imediatos e suficientes para a reconstrução do Museu Nacional, o que explica o baixo valor doado pela elite do país.

( ) Apesar de a renda média anual da faixa 0,1% mais alta brasileira ser maior que a sua equivalente francesa, o mesmo não ocorre com a faixa 50% mais baixa.

( ) Museus são instituições que podem expressar as bases organizacionais a partir das quais o poder é exercido.

( ) A renda média anual da faixa 0,01% mais alta francesa, por ser maior que a brasileira, predispôs à menor doação para o seu patrimônio nacional.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) F, V, V, F, V.
d) F, F, F, V, V.
e) F, F, V, V, F.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 40
Leia o texto a seguir.

Um dos atos fundadores da sociologia da arte, no início dos anos 1960, terá consistido em aplicar à frequentação aos museus de Belas-Artes os métodos de pesquisa estatística elaborados nos Estados Unidos, no período entre guerras, por Paul Lazarsfeld.

Essas sondagens de opinião, até então reservadas ao marketing comercial ou político, revelaram-se instrumentos preciosos para mensurar a diferenciação das condutas em função das estratificações sociodemográficas – idade, sexo, origem geográfica, meio social, nível de estudos e financeiro – e, eventualmente, explicar as primeiras pelas segundas.
HEINICH, N. A sociologia da Arte, São Paulo: EDUSC, 2001, p.72.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Para Pierre Bourdieu, visitar museus indica gostos socialmente criados e incorporados pelos indivíduos ou grupos de indivíduos sob a forma de disposições duráveis denominadas habitus.

II. Enquanto nas Belas Artes o olhar volta-se para as regras formais estéticas e técnicas, na Arte Moderna passa a ser mais do que expressão e rompe com o academicismo.

III. Ao conferir um valor de mercado à obra de arte, a “indústria cultural” cria obstáculos para a contemplação, pois sua singularidade é despontenciada na forma mercadoria do objeto artístico.

IV. O Museu Nacional tem origem no Brasil com a fundação da Primeira República e expressou, na época de sua criação, a preocupação com pesquisas baseadas no modelo popular.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 41
Leia o texto e observe a imagem a seguir.

No Brasil, a preservação natural de um cadáver é rara devido ao clima tropical e ao solo ácido, que aceleram a sua decomposição. Por isso, a múmia encontrada em Goianá, Minas Gerais, no século XIX é tão incomum.
Adaptado de: www.museunacional.ufrj.br

Uma múmia encontrada em território brasileiro.
Museu Nacional do Rio de Janeiro.

(UEL 2020) Passados t anos após a morte deste ser humano, suponha que a massa m(t) de seu cadáver, medida em quilogramas, seja dada por m(t) = 40e⁻ᶜ˙ᵗ, onde e > 1 é uma constante e C é um parâmetro relacionado às características morfoclimáticas da região onde originalmente se encontrava.

Admitindo que passados t = 600 anos a múmia possuía exatos 4 kg, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor do parâmetro C.



GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 42
(UEL 2020) A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais. No primeiro caso, são retiradas as vísceras e o corpo é embebido em substâncias que podem preservá-lo ao longo do tempo.

No segundo, por exemplo, por motivos climáticos, a decomposição do cadáver ocorre parcial ou lentamente, de modo que, nas partes decompostas, ocorre transferência de energia pela ação de agentes decompositores.

Com base nos conhecimentos sobre transferência de energia entre diferentes níveis tróficos, assinale a alternativa correta.

a) Os primeiros componentes da cadeia alimentar são os consumidores, que, por possuírem muita energia armazenada, transferem a biomassa necessária para os demais seres vivos do próximo nível trófico.

b) A luminosidade do sol é convertida em energia e entra na biosfera por meio dos seres decompositores, os quais, durante os processos de decomposição, reciclam moléculas orgânicas em compostos inorgânicos (H2O, O2 e CO2).

c) Quanto mais níveis tróficos uma cadeia alimentar possuir, menor será a sua dissipação energética, uma vez que as menores perdas de energia ocorrem quando a matéria orgânica é transferida de um nível trófico para outro.

d) A porcentagem de energia efetivamente transferida de um nível trófico para o nível seguinte varia de acordo com os organismos envolvidos na cadeia, situando-se entre 5% e 20%.

e) No nível dos consumidores terciários, exemplificado por um herbívoro, considera-se a produtividade primária líquida como a quantidade total de biomassa que esse animal, efetivamente, absorve dos alimentos que ingere.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 43
Leia o texto a seguir.

Dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. [...] devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes.
Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 208-209.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria kantiana do dever, assinale a alternativa correta.

a) A máxima de uma ação moral universalizável pode ter como fundamento os efeitos da ação, sendo considerada moralmente boa uma ação cujos efeitos causam o bem.

b) A obrigação incondicional que a lei moral impõe advém do reconhecimento da possibilidade de universalização das máximas da ação.

c) A mentira pode, em certas circunstâncias, ser legitimada moralmente quando dela resulta uma ação benéfica ou impede o prejuízo a outrem.

d) A máxima incondicional de uma ação moral pode ter como fundamento a experiência, pois os costumes fornecem elementos suficientes para ela.

e) O imperativo categórico, princípio dos imperativos do dever, escolhe, dentre os estímulos fornecidos à vontade, o que lhe é mais adequado.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 44
Leia o texto a seguir.

Esta é uma concepção de ciência que considera a abordagem crítica sua característica mais importante. Para avaliar uma teoria o cientista deve indagar se pode ser criticada - se se expõe a críticas de todos os tipos e, em caso afirmativo, se resiste a essas críticas.
POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Trad.
Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1982. p. 284.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Popper, assinale a alternativa correta.

a) A concepção de ciência da qual fala Popper é aquela que possui o princípio de verificabilidade, com proposições rigorosas que procuram corrigir as teorias científicas.

b) A ciência busca alcançar o conhecimento de tipo essencial, pois ele garante a verdade de uma teoria científica, permitindo o desenvolvimento em direção à verdade objetiva visada pela ciência.

c) Uma teoria científica é verdadeira se suas proposições são empiricamente falsificáveis via testes, permitindo que sejam autocorrigidas e desenvolvidas na direção de uma verdade objetiva.

d) Os testes empíricos nas ciências humanas, tais como psicologia e sociologia, visam confirmar seu valor de cientificidade, pois suas teorias são falsificáveis. e) A concepção de ciência que Popper sustenta é a passivista ou receptacular, na qual as teorias científicas são elaboradas por meio dos sentidos e o erro surge ao interferirmos nos dados obtidos da experiência.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 45
Leia o texto a seguir.

Luzia é de inestimável valor científico por se tratar do mais antigo fóssil humano paleoamericano já encontrado no Brasil. O crânio e ossos da coxa e do quadril de Luzia foram achados em 1975, em uma gruta da região de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Seu esqueleto foi datado de 11,5 mil anos e ela deve ter morrido aos 25 anos. Neste século, seu rosto foi reconstituído na Inglaterra.
Adaptado de: www.museunacional.ufrj.br

(UEL 2020) Um dos processos de datação arqueológica ocorre calculando o porcentual r da quantidade de carbono 14 presente no fóssil em relação à quantidade desse mesmo elemento encontrada em um ser vivo de características semelhantes.

Suponha que para fósseis humanos paleoamericanos a figura a seguir exiba o gráfico da função f : R*+ → R+ que associa, a cada r, a quantidade t = f(r) de anos que se passaram desde a morte do ser humano em questão.


Com base no texto e no gráfico, assinale a alternativa correta.

a) No caso de Luzia, o porcentual r no momento de sua datação se encontrava entre 20% e 30%.

b) À medida que o tempo passa, o porcentual r de um fóssil humano paleoamericano cresce em relação a um ser vivo de características semelhantes.

c) Um fóssil humano paleoamericano, datado entre 2949 e 4223 anos, apresenta porcentual r de, no máximo, 50%.

d) O porcentual r apresentado por Luzia, imediatamente após sua morte, se encontrava entre 80% e 90%.

e) O tempo necessário para que um fóssil humano paleoamericano perca 10 pontos percentuais de r é constante.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 46
(UEL 2020) Com relação à evolução humana, algumas espécies de hominídeos que precederam o Homo sapiens, estão relacionadas a seguir.

I. Homo habilis
II. Australopithecus afarensis
III. Homo erectus
IV. Australopithecus ramidus
V. Paranthropus robustus

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, em que essas espécies surgiram.

a) II, IV, V, III, I.
b) IV, II, V, I, III.
c) IV, II, V, III, I.
d) V, II, IV, III, I.
e) V, IV, III, II, I.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 47
(UEL 2020) Obras de arte expostas em museus podem conter metais tóxicos em sua composição, como chumbo, cádmio ou mercúrio e/ou seus óxidos.

Um incêndio em um museu no qual obras de arte contendo mercúrio são incineradas pode gerar dimetilmercúrio ((CH3)2Hg), uma neurotoxina altamente letal mesmo em baixas concentrações (0,030 mg/cm³).

Se inalado, os sintomas costumam aparecer semanas após a exposição inicial, o que torna ineficaz qualquer tipo de tratamento.

As equações químicas 1 e 2 são exemplos de reações químicas de formação do composto dimetilmercúrio.


Com base no texto, nos conhecimentos sobre termodinâmica e cinética química, e supondo a queima total de HgO a 1 atm e a 300 K, assinale a alternativa correta.

a) A reação 1 possui maior espontaneidade que a reação 2 por possuir maior velocidade de reação.

b) A reação 2, com valor de ΔGr igual a -967,2 kJ, possui menor espontaneidade que a reação 1.

c) A reação 1 possui maior valor de variação de entalpia (ΔHr) que a reação 2 e, por isso, libera mais calor.

d) A reação 2, com valor de ΔGr igual a -2393,5 kJ, possui maior espontaneidade que a reação 1.

e) A reação 2 é endotérmica e possui menor valor de variação de entropia(ΔSr) que a reação 1.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 48
(UEL 2020) Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física como o que se encontra no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, conforme a figura a seguir.


Nos compartimentos inferiores do dispositivo, há dois tipos de lentes, sendo possível observar a convergência e a divergência dos raios de luz que incidem nas lentes e delas emergem ao se acionar um botão.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre lentes esféricas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o caminho percorrido pelos raios de luz.



GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 49
(UEL 2020) Da segunda metade do século XIX até a década de 1930, o café foi o principal produto econômico brasileiro sendo sua produção voltada, principalmente, à exportação.

No Norte do Paraná, a cafeicultura permaneceu vigorosa até meados dos anos 1970. Em relação à expansão cafeeira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A ocupação do norte do estado do Paraná, considerando o vazio demográfico de populações nativas na região, ocorreu de forma pacífica e esteve associada à expansão econômica dos Campos Gerais.

( ) A Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, nos anos 1930, permitiu o escoamento da produção econômica regional para o Porto de Santos, proveniente do trabalho agrícola realizado por mão de obra migrante.

( ) A Companhia de Terras Norte do Paraná enfrentou dificuldades para a aquisição das terras no processo de expansão da cafeicultura no norte paranaense, em função do seu alto custo.

( ) A região cafeeira norte-paranaense apresenta solos férteis, do tipo latossolos, e estações climáticas bem definidas, com verões quentes e invernos frios, com risco de geadas severas.

( ) A implantação da cultura cafeeira no norte paranaense gerou problemas ambientais, como o desflorestamento da vegetação nativa, o assoreamento dos cursos d’água e a contaminação do solo por agrotóxicos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, F, F, V, F.
c) V, F, F, F, V.
d) F, V, V, F, V.
e) F, V, F, V, V.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 50
(UEL 2020) No Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, existem experimentos que possibilitam ao público visitante entender a Física de maneira divertida.

Um deles é a base giratória usada para explicar situações nas quais as grandezas físicas se relacionam no movimento circular.


Sobre movimento circular em mecânica, considere as afirmativas a seguir.

I. No movimento circular, a resultante das forças que agem sobre o visitante é orientada para a direção tangencial.

II. No movimento circular e uniforme, a aceleração linear média será maior quando o intervalo de tempo para percorrer o ângulo descrito for menor.

III. No movimento circular retardado, a força tangencial deverá ter sentido contrário ao da velocidade vetorial.

IV. No movimento circular e uniforme, a aceleração centrípeta terá um valor maior quando o raio da trajetória for menor.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 51
Analise a figura a seguir.

Escultura de Otávio Augusto de Prima Porta. Século I a.C. Museu do Vaticano.

(UEL 2020) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o período de transição da República para o Império Romano, assinale a alternativa correta.

a) Após a desestruturação da República, os imperadores romanos legitimaram sua posição sobre fundamentos políticos laicos.

b) Com o término da República e a ascensão do Império ao longo do primeiro século a.C., os imperadores passaram a ser considerados como escolhidos pelos deuses.

c) Durante o colapso da República, ocorreu inexpressiva participação popular, tendo em vista que a escravidão tinha sido abolida no período de Espártaco.

d) No Império, Roma iniciou sua expansão territorial para regiões mediterrânicas da atual Europa, do Oriente Médio e do norte da África.

e) No final da República, os atores históricos ligados aos triunviratos buscaram legitimar seu poder por intermédio do fortalecimento da liberdade do Senado.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 52
(UEL 2020) A figura a seguir mostra a estrutura de um Relógio de Pêndulo exposto no Museu de Ciências britânico.

Planejado por Galileo Galilei, seu princípio de funcionamento é baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.

Pêndulo de Galileu

Supondo que um “relógio” semelhante ao da figura foi construído e calibrado para funcionar em uma temperatura padrão de 18 °C, mas que está exposto numa cidade cuja temperatura média no verão é de 32 °C e no inverno é de 14 °C, é correto afirmar que esse relógio

a) atrasa no inverno devido ao aumento da massa do pêndulo.

b) adianta no verão devido ao aumento da massa do pêndulo.

c) adianta no inverno devido à diminuição da frequência de oscilação.

d) atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

e) funciona pontualmente no inverno e no verão, pois a frequência é invariável.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 53
Analise a figura a seguir.

VERMEER, J. Moça com brinco de pérola. 1665.

(UEL 2020) Utilizando duas retas graduadas e perpendiculares, um estudioso caracteriza cada ponto da obra de Johannes Vermeer, como um par ordenado no plano cartesiano, de forma que um ponto no brinco de pérola esteja associado à origem (0,0).

De acordo com a associação feita, o estudioso constata que os pontos de coordenadas (-10,0) e (-8,8) se localizam, respectivamente, na boca e no olho retratados.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma propriedade da parábola que passa pelos três pares ordenados presentes no texto.

a) Tem por equação y + x2 + 5x = 0

b) Tem concavidade voltada para cima.

c) Tem por vértice um ponto na região do ombro retratado.

d) Tem por equação 2y + x² + 10x = 0

e) Admite três raízes reais distintas, todas localizadas no turbante.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 54
(UEL 2020) No Museu de História Natural de Nova York existe uma exposição sobre a Origem do Sistema Solar, que apresenta planetas e estrelas, os quais exibem características elétricas e magnéticas comuns aos equipamentos eletrônicos de uso cotidiano.


Sobre propriedades elétricas e magnéticas da matéria, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.

( ) A Terra se comporta como um grande ímã, onde o polo norte magnético de uma bússola coincide com o polo sul geográfico da Terra.

( ) Uma carga em movimento cria em torno de si um campo magnético que pode interagir com outra carga, exercendo, nesta última, uma força magnética.

( ) Se há uma corrente passando por um fio condutor de área A e comprimento L, imerso em um campo magnético(constante), uma forçaperpendicular ao campo, atuará neste fio fazendo com que as cargas experimentem a força B.i.L.sen(α).

( ) As linhas de indução do campocriado por uma corrente i em um fio condutor retilíneo são elipses centradas sobre o condutor.

( ) Numa espira circular, onde circula uma correnteé diretamente proporcional a 2i e inversamente proporcional a r².

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, V, V, F.
d) F, V, V, F, F.
e) F, F, F, V, V.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 55
(UEL 2020) A idade da Terra é estimada em 4,6 bilhões de anos. O tempo geológico, que compreende da origem da Terra aos dias atuais é dividido em intervalos conhecidos como eras geológicas e, estas, em períodos.

A história da evolução da vida é inseparável da história geológica da Terra e foi a interação entre elas que levou às condições e às formas de vida existentes na atualidade.

Com base nos conhecimentos sobre os eventos biológicos durante o tempo geológico, relacione o período geológico, na coluna da esquerda, com os eventos biológicos, na coluna da direita.

(I) Permiano
(II) Triássico
(III) Cambriano
(IV) Terciário
(V) Devoniano

(A) Diversificação das plantas angiospermas
(B) Aparecimento dos mamíferos
(C) Diversificação dos répteis
(D) Aparecimento dos insetos
(E) Aparecimento dos primeiros animais dotados de esqueleto

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-C, III-D, IV-B, V-E.
b) I-B, II-A, III-E, IV-C, V-D.
c) I-B, II-E, III-D, IV-A, V-C.
d) I-C, II-A, III-B, IV-D, V-E.
e) I-C, II-B, III-E, IV-A, V-D.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 56
Leia a charge a seguir.

No museu Na próxima ala veremos as carteiras profissionais e a constituição

(UEL 2020) A charge remete a questões relacionadas à sociedade contemporânea. Com base na charge e nos conhecimentos sobre trabalho e sociedade, assinale a alternativa correta.

a) A carteira “verde e amarela”, legalizada pelo atual governo federal, alinha-se aos esforços no âmbito do poder de Estado para ampliar a segurança jurídica dos trabalhadores, reduzindo a flexibilização e a terceirização.

b) A atual reforma trabalhista, pretendida desde o governo Lula, busca alinhar o capitalismo brasileiro à dinâmica do capitalismo globalizado.

c) Diante do desemprego mundial, a atual tendência do capitalismo tem sido fortalecer direitos sociais em detrimento da matriz neoliberal formulada por Keynes.

d) Instrumentos normativos, como as constituições federais, perderam sua importância econômica na medida em que os novos governantes mundiais são as empresas e não mais o poder dos Estados Nacionais.

e) As reformulações no campo dos direitos trabalhistas no Brasil têm sido realizadas para se adequarem a acordos assinados pelo atual governo federal com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 57
Leia o texto a seguir.

À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso cultual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas. A exponibilidade de um busto [...] é maior que de uma estátua divina, que tem sua sede fixa no interior do templo. [...] a preponderância absoluta conferida hoje a seu valor de exposição atribui-lhe funções inteiramente novas, entre as quais a “artística”, a única de que temos consciência, talvez se revele mais tarde como rudimentar.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade
técnica (Primeira versão)”. In: Obras escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo
Rouanet, 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 187-188.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria benjaminiana da reprodutibilidade técnica e do valor cultual e de exposição da obra de arte, assinale a alternativa correta.

a) O valor de exposição da obra de arte reforça os laços sociais, na medida em que a exposição intensifica a coesão social, possibilitando, democraticamente, o acesso à obra.

b) A mudança do valor de culto para o valor da exposição da obra de arte revela transformações nas quais esta passa a ser concebida a partir da esfera pública.

c) O valor de culto da obra de arte expressa a gradativa desvinculação entre o humano e o sagrado, considerando que a obra substitui a relação direta do humano com o sagrado.

d) O valor material atribuído a uma obra de arte é constituído pela persistência de um valor de culto na exposição, evidenciado na “aura” que paira sobre as grandes obras, as chamadas obras clássicas.

e) O elemento comum entre o valor de culto e o valor de exposição da obra de arte é o reconhecimento de que a função “artística” é a sua dimensão mais importante.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 58
(UEL 2020) A figura a seguir destaca os “Tubos de Pitot” de uma aeronave do Museu do Voo em Seattle.

Presentes nas aeronaves em operação na aviação civil e militar, uma de suas principais funções é a aferição da velocidade dos aviões.

Tubos de Pitot

Com base nos conceitos da mecânica de fluidos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios físicos utilizados para explicar o funcionamento do Tubo de Pitot.

a) A velocidade de um fluido que escoa no interior de um tubo é inversamente proporcional à densidade específica desse fluido em temperatura ambiente.

b) A variação da pressão em qualquer ponto de um fluido que escoa num tubo é inversamente proporcional à área de seção transversal desse tubo.

c) A variação da pressão entre dois pontos no interior de um fluido em repouso é igual à razão da densidade do fluido pelo desnível vertical entre os pontos.

d) A velocidade de um fluido que escoa no interior de um tubo é resultado do produto da densidade do mesmo pela pressão atmosférica.

e) A variação da pressão aferida em um ponto de um fluido em equilíbrio é transferida integralmente para todos os pontos desse fluido.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 59
(UEL 2020) A presença de nanomateriais é bem perceptível no cálice de Lycurgus que muda sua coloração, passando de verde para vermelha, quando exposto à luz branca.

Isso ocorre devido à presença de nanopartículas de ouro e prata na composição do vidro do cálice.

Admitindo o comportamento ideal de uma solução aquosa não coloidal contida no cálice, formada por 200 mL de água pura (solvente) e por nanopartículas metálicas de ouro e prata (solutos não eletrólitos) que se desprenderam da parede interna sob pressão de 1,0 atm, e com base nos conceitos sobre propriedades coligativas, assinale a alternativa correta.

a) A temperatura de solidificação da solução aquosa é maior que a do solvente puro.

b) A temperatura de ebulição da solução aquosa é maior que a do solvente puro.

c) A densidade da solução é menor que a do solvente puro.

d) A pressão de vapor do solvente na solução é maior que da água pura, sob mesma temperatura.

e) A elevação da temperatura de solidificação da solução depende da natureza química do soluto não volátil.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 60
(UEL 2020) Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”. Um dos elementos que compõem a obra e que são captados pelo olhar são as cores. A palavra “cor” vem do latim color e significa cobrir, ocultando asuperfície e definindo a forma.

Sobre as manifestações artísticas, no que se refere ao elemento visual “cor”, assinale a alternativa correta.

a) A arte egípcia antiga possui como principais características as paisagens de fundo, as figuras humanas e o uso de cores próximas da realidade, por meio da tinta a óleo, a centralização das imagens e a ilusão de profundidade.

b) A arte contemporânea surgiu na França e nela a cor reflete a qualidade e a intensidade da luz, sem a utilização do contorno-linha. As sombras são luminosas e coloridas e as misturas, feitas diretamente na pintura.

c) A arte medieval foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas são plenas em luminosidade e em cores puras, além do ouro, da prata e do branco.

d) A arte impressionista surgiu no pós-primeira guerra e, neste contexto, a cor remete as expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, priorizando acima do objeto artístico a ideia e o conceito.

e) A arte renascentista caracterizava-se pelo racionalismo na qual a maior parte das suas esculturas e pinturas eram coloridas e presentes no interior dos templos. Nela as cores apresentavam não apenas uma função decorativa, mas eram carregadas de simbolismo.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

2ª FASE

LÍNGUA PORTUGUESA
E LITERATURAS EM
LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto a seguir, que contém o início do conto “A menina do futuro torcido”, incluído em Vozes anoitecidas, de Mia Couto, e responda às questões de 1 a 3.

Joseldo Bastante, mecânico da pequena vila, punha nos ouvidos a solução da sua vida. Viajante que passava, carro que parava, ele aproximava e capturava as conversas. Foi assim que chegou de ouvir um destino para sua filha mais velha, Filomeninha.

Durante toda uma semana, chegavam da cidade notícias de um jovem que fazia sucesso virando e revirando o corpo, igual uma cobra. O rapaz tinha sido contratado por um empresário para exibir suas habilidades, confundir o trás para a frente. Percorria as terras e o povo corria para lhe ver.

Assim, o jovem ganhou dinheiro até encher caixas, malas e panelas. Só devido das dobragens e enrolamentos da espinha e seus anexos. O contorcionista era citado e recitado pelos camionistas e cada um aumentava uma volta nas vantagens elásticas do rapaz.

Chegaram mesmo a dizer que, numa exibição, ele se amarrou no próprio corpo como se fosse um cinto. Foi preciso o empresário ajudar para desatar o nó; não fosse isso, ainda hoje o rapaz estaria cintado.
COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013. p. 127.

QUESTÃO 01
(UEL 2020) Quanto ao destino de Filomeninha, assinale a alternativa correta.

a) Ela treina muito à espera do empresário, mas este, ao chegar à vila, a recusa, já desinteressado pelo contorcionismo.

b) Ela é iludida pelo empresário e abandona a vila com ele, sem corresponder às expectativas do pai.

c) Ela se apaixona pelo contorcionista e abandona a vila, sem dar explicações à família.

d) Ela ingressa no mundo do espetáculo com o contorcionista e garante muito dinheiro à família.

e) Ela é acolhida pelo empresário, mas, no dia da estreia de seu espetáculo, morre devido ao treinamento exaustivo.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
(UEL 2020) O trecho contém uma frase significativa tanto para este conto quanto para outros contos do livro: “O rapaz tinha sido contratado por um empresário para exibir suas habilidades, confundir o trás para a frente.”.

Sobre a relação desse trecho com os outros contos do livro, assinale a alternativa correta.

a) O que se percebe tanto nesse conto quanto em outros contos do livro é um conjunto muito farto de habilidades extraordinárias nas personagens que as conduz à superação de adversidades.

b) A imagem do contorcionista e de seus movimentos corporais inusitados é representativa dos esforços de diversas personagens dos contos do livro que convivem com a miséria e com a ignorância.

c) Um traço comum entre esse conto e outros contos do livro é a circulação de empresários por espaços muito pobres, o que provoca o progresso tanto dos lugares quanto das personagens que ali vivem.

d) A questão central da frase é a ideia de confusão, que, nesse conto, se exemplifica pelo fato de Joseldo ter compreendido mal as notícias, uma vez que as histórias sobre o contorcionista eram falsas.

e) As inversões do tempo constituem aspecto relevante desse conto e de outros do livro, pois a sequência dos eventos narrados sofre sistematicamente a interferência dos desvarios das personagens.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
(UEL 2020) Assinale a alternativa que explica corretamente a frase: “O contorcionista era citado e recitado pelos camionistas e cada um aumentava uma volta nas vantagens elásticas do rapaz.”

a) Com a frase, o narrador enfatiza como Joseldo ficava embevecido com as histórias a respeito do contorcionista.

b) A frase demonstra que os relatos dos caminhoneiros eram convincentes porque eram repetitivos.

c) O trecho “aumentava uma volta” aponta tanto para as habilidades corporais do jovem quanto para os relatos desiguais dos caminhoneiros.

d) O termo “elásticas” está mais associado à forma do relato dos caminhoneiros do que às habilidades corporais do contorcionista.

e) O termo “vantagens” já demonstra que o contorcionista era um falsário, embora os caminhoneiros acreditassem nas habilidades de seus movimentos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia os trechos a seguir, extraídos de A hora da estrela, de Clarice Lispector, e responda às questões 4 e 5.

(Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha. Se der para me entenderem, está bem. Se não, também está bem. Mas por que trato dessa moça quando o que mais desejo é trigo puramente maduro e ouro no estio?)

[...]

(Ela me incomoda tanto que fiquei oco. Estou oco desta moça. E ela tanto mais me incomoda quanto menos reclama. Estou com raiva. Uma cólera de derrubar copos e pratos e quebrar vidraças. Como me vingar? Ou melhor, como me compensar? Já sei: amando meu cão que tem mais comida do que a moça. Por que ela não reage? Cadê um pouco de fibra? Não, ela é doce e obediente.)
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 10. ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 32-33.

QUESTÃO 04
(UEL 2020) Com base nos trechos e na leitura do romance, considere as afirmativas a seguir.

I. O uso da primeira pessoa explica-se por se tratar de uma fala do narrador-personagem dirigida à outra personagem da história.

II. A referência à intransitividade deliberada do verbo “ter” no trecho corresponde tanto a um uso peculiar da linguagem em outras passagens do livro quanto à insignificância da protagonista.

III. O fato de haver referência à personagem como “a moça” deve-se ao recurso de retardar o momento de informar seu nome, o que ocorre apenas quando ela encontra Olímpico.

IV. O “trigo puramente maduro” constitui uma imagem de esplendor que se caracteriza como o contrário do perfil da personagem da moça.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
(UEL 2020) Sobre os trechos, assinale a alternativa correta.

a) Os parênteses servem para o leitor se orientar na narrativa: quando esses sinais são utilizados, o narrador entra em cena para comentar; quando são suprimidos, a narrativa se restringe à ação da protagonista.

b) A pergunta final no primeiro trecho entre parênteses revela o desprezo que existe na relação entre o narrador e a personagem, atitude predominante daquele, na maior parte da narrativa.

c) O incômodo expresso pelo narrador-personagem indica o descompasso entre ele e a protagonista, tanto no plano dos lugares sociais que cada um ocupa quanto no plano do temperamento.

d) O ímpeto de “derrubar copos e pratos e quebrar vidraças” é transportado do narrador-personagem para a protagonista à medida que a narrativa avança e as adversidades se avolumam na trajetória de Macabéa.

e) A indignação do narrador-personagem com a falta de reação de Macabéa é equilibrada pela constatação de sua obediência, traço de caráter admirado por ele, que garante a ela êxitos expressivos no plano afetivo e no profissional, com o desdobramento da narrativa.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 06
(UEL 2020) Leia o trecho a seguir.

Não se arrependeu um só instante de ter rompido com Macabéa pois seu destino era o de subir para um dia entrar no mundo dos outros. Ele tinha fome de ser outro.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 10. ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 75.

Com base no trecho, assinale a alternativa correta.

a) Olímpico rompera com Macabéa, pois havia recebido uma proposta de trabalho vantajosa e precisaria morar em outra cidade.

b) O fim do namoro entre Olímpico e Macabéa evidencia a ambição do rapaz em contraste com a estagnação da protagonista.

c) Olímpico abandonou Macabéa porque tentara fazer sexo com ela, mas, diante dos pudores da moça, perdeu o interesse no relacionamento.

d) O término do namoro deixa Macabéa tão transtornada que, ao correr de volta para casa, é atropelada por um automóvel e acaba morrendo.

e) Olímpico desistiu de Macabéa porque pouco antes conhecera Glória, que, em suas estratégias de sedução, prometera fazer dele um deputado.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 07
(UEL 2020) O livro A hora da estrela apresenta, em seu início, uma relação com mais de dez títulos alternativos. Assinale a alternativa em que o título alternativo é explicado corretamente.

a) “A culpa é minha” remete ao fato de que Macabéa assume responsabilidade por seus atos que a conduzem a um desfecho trágico.

b) “Eu não posso fazer nada” corresponde aos dilemas do narrador-personagem, que se vê impossibilitado de criar grandes perspectivas para a protagonista.

c) “Ela que se arranje” aponta para a indiferença do narrador-personagem que gradativamente se desencanta com Macabéa, abdicando da ideia de salvá-la.

d) “O direito ao grito” representa a poderosa repressão que se abate contra a protagonista no sentido de impedi-la de concretizar suas fantasias e de dar vazão a suas insatisfações.

e) “Saída discreta pela porta dos fundos” enfatiza a insipidez do percurso da protagonista, inclusive no momento em que ela agoniza, sem outras pessoas ao redor.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
(UEL 2020) Sobre as trajetórias de personagens femininas nas obras, considere as afirmativas a seguir.

I. Teresa, de Amor de perdição, é uma típica personagem romântica, perseguida por sofrimentos, enquanto Henriqueta, de O demônio familiar, prepara várias artimanhas para ludibriar seus pretendentes, sem portar-se de modo honrado.

II. Clara, em Clara dos Anjos, resolve tornar-se prostituta após ter sido abandonada grávida pelo namorado, enquanto Madama Carlota, a cartomante de A hora da estrela, relata ter vivido muitos infortúnios, incluindo a prostituição.

III. Carlotinha, de O demônio familiar, é uma jovem espevitada que ousa rejeitar um pretendente indesejado, enquanto Alice, de Quarenta dias, assume o encargo de localizar o jovem desaparecido, a despeito de estar numa cidade pouco conhecida.

IV. Glória, colega de trabalho de Macabéa, em A hora da estrela, põe seus desejos e sensualidade acima do senso de amizade, enquanto Norinha, a filha de Alice, em Quarenta dias, tem um percurso individualista ao submeter a mãe a grandes alterações de hábitos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto extraído do segundo ato de O demônio familiar e responda às questões de 9 a 11.

EDUARDO (Rindo-se) -– Eis um corretor de casamentos, que seria um achado precioso para certos indivíduos do meu conhecimento! Vou tratar de vender-te a algum deles para que possas aproveitar teu gênio industrioso.

PEDRO -– Oh! Não! Pedro quer servir a meu senhor! Vosmecê perdoa; foi para ver senhor rico!

EDUARDO -– E o que lucras tu com isto?! Sou tão pobre que te falte com aquilo de que precisas? Não te trato mais como um amigo do que como um escravo?

PEDRO — Oh! Trata muito bem, mas Pedro queria que o senhor tivesse muito dinheiro e comprasse carro bem bonito para...

EDUARDO -– Para... Dize!

PEDRO -– Para Pedro ser cocheiro de senhor!

EDUARDO -– Então a razão única de tudo isto é o desejo que tens de ser cocheiro?

PEDRO — Sim, senhor!

EDUARDO — (Rindo-se) -– Muito bem! Assim, pouco te importava que eu ficasse mal com a pessoa que estimava; que me casasse com uma velha ridícula, que vivesse maçado e aborrecido, contanto que governasses dois cavalos em um carro! Tens razão!... E eu ainda devo dar-me por muito feliz, que fosse esse motivo frívolo, mas inocente, que te obrigasse a trair a minha confiança. (Eduardo sai.)
ALENCAR, José de. O demônio familiar. 4. ed.
São Paulo: Martin Claret, 2013. p. 54-55.

QUESTÃO 09
(UEL 2020) A fala de Eduardo a respeito de ser pobre em O demônio familiar levanta a questão da representação dos pobres em textos literários. Assinale a alternativa que contém a correta correlação entre a obra referida e a temática da pobreza.

a) Nos Poemas escolhidos, Gregório de Matos ressalta que os pobres são aqueles excluídos de negócios escusos, sem deixar de considerar seus envolvimentos pouco nobres com os mais ricos e poderosos.

b) Em Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade exclui os pobres de seu foco, pois o poeta está concentrado na movimentação das elites econômicas.

c) Em Amor de perdição, Camilo Castello Branco dirige sua atenção para o modo como os pobres se organizam, com a finalidade de trair os mais ricos e tirá-los do poder.

d) Em Clara dos Anjos, Lima Barreto constrói a representação dos pobres, transferindo-lhes seu espírito de militância, por meio de reivindicações políticas e coletivas.

e) Em Quarenta dias, Maria Valéria Rezende vê como imagens mais marcantes dos pobres a violência e o individualismo, o que leva a protagonista a apegar-se cada vez mais a uma vida materialmente confortável.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 10
(UEL 2020) Sobre as relações entre O demônio familiar e o Romantismo, considere as afirmativas a seguir.

I. O vínculo da peça com o Romantismo decorre do franco abolicionismo, apesar da negação da concessão de alforria a Pedro.

II. A comicidade da peça realça a tonalidade romântica, pois expõe a fragilidade da nobreza de caráter como marca central do estilo de época.

III. A defesa da família e o discurso moralista predominam como forma de exaltação de valores românticos.

IV. A relevância dos relacionamentos amorosos como tópicos centrais da peça contribui para acentuar as conexões com o Romantismo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 11
(UEL 2020) Quanto à relação entre Eduardo e Pedro, assinale a alternativa correta.

a) Embora invoque outros motivos no trecho, Pedro cansa-se de servir como escravo de Eduardo e planeja criar problemas para seu senhor como forma de vingança.

b) Eduardo e Pedro mantêm relações com camaradagem; isso permite ao escravo mover-se com relativa liberdade e eventualmente tomar iniciativas que desagradam ao senhor, como evidencia o trecho.

c) Pedro promove trocas de correspondência para as vizinhas de Eduardo com a finalidade de afastá-lo de Henriqueta; embora Eduardo descubra as artimanhas do escravo, ele se convence de que o melhor é desposar a viúva.

d) Até esta cena, Eduardo depositava confiança irrestrita em Pedro, fundamentada no comportamento exemplar, na eficiência e na prontidão com que o escravo executava as tarefas a ele atribuídas.

e) A interpretação da justificativa de Pedro como frivolidade demonstra o desdém de Eduardo pelas aspirações do escravo, o que torna este último cada vez mais insatisfeito.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia a crônica a seguir, de Luis Fernando Veríssimo, e responda às questões de 12 a 17.

Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado.

Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico: só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.

Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.

Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando “Não me olhem! Não me olhem!”, só para chamar a atenção.

O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outra coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.

O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra.

O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma platéia, o tímido não pensa nos membros da platéia como indivíduos.

Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a platéia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta.

O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
VERISSIMO, Luis Fernando. Da Timidez. In: Comédias
para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva,
2001. p. 111-112.

QUESTÃO 12
(UEL 2020) Acerca dos recursos linguístico-semânticos utilizados nos dois primeiros parágrafos da crônica, assinale a alternativa correta.

a) No fragmento “Tão secreto que nem ele sabe”, o pronome “ele”, presente na oração com sentido de consequência, refere-se ao termo “notório”, citado anteriormente.

b) No trecho “porque só ele acha que se sentir inferior é doença”, a ideia conclusiva é reforçada pela presença da palavra denotativa “só”, que indica inclusão.

c) Em relação ao termo “para”, em destaque no segundo parágrafo, o papel desempenhado e o efeito de sentido é o mesmo nas duas ocorrências.

d) A expressão “carro alegórico” é utilizada no texto como um exemplo de figura de linguagem denominada hipérbole.

e) No fragmento “assim ninguém descobre sua timidez”, o termo “assim” indica noção temporal.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 13
(UEL 2020) Sobre o trecho “E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra”, assinale a alternativa que substitui, corretamente, os dois pontos, sem alterar o sentido original.

a) isto é
b) nesse sentido
c) afinal
d) por conseguinte
e) até que

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 14
(UEL 2020) Acerca dos recursos morfossintáticos presentes no trecho “O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó”, considere as afirmativas a seguir.

I. Em “O tímido, em suma, é uma pessoa convencida”, a oração funciona como principal.

II. A oração “de que é o centro do Universo” funciona como complemento nominal do adjetivo “convencida”.

III. Na oração “quando as estrelas virarem pó”, o termo “pó” caracteriza o sujeito “estrelas”.

IV. No fragmento “e que seu vexame ainda será lembrado”, a oração tem sentido consecutivo. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 15
(UEL 2020) Sobre a crônica “Da timidez” e suas relações com outros textos incluídos nas Comédias para se ler na escola ou com crônicas de outros autores, considere as afirmativas a seguir.

I. O traço cômico, exemplificado pela passagem em que o tímido tropeça, cai e leva junto a anfitriã, prevalece sobre o lirismo, mais presente nas crônicas de outros autores.

II. O componente narrativo aparece em outras crônicas de Comédias para se ler na escola de forma mais explícita do que em “Da timidez”.

III. A crônica se constrói em torno de comentários de suposições e de experiências das vidas de pessoas tímidas; essa opção pelo comentário aparece também em Comédias para se ler na escola e é comum nas crônicas de outros autores.

IV. A fala proferida por personagem no texto – “ ‘Não me olhem! Não me olhem!”’ – comprova a força do diálogo como estrutura dessa crônica e de outras em Comédias para se ler na escola.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 16
(UEL 2020) Sobre os dois primeiros parágrafos, considere as afirmativas a seguir.

I. A ideia de uma “retumbante timidez” conduz à notoriedade, por influência do impacto do adjetivo.

II. A ideia da timidez como “estratagema para ser notado” corresponde à noção de que aquela timidez é falsa.

III. Pode-se concluir que o texto prevê como uma das expectativas sobre o tímido que ele seja desatento.

IV. O texto vincula a extroversão com o desejo de evidenciar a timidez encoberta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 17
(UEL 2020) Sobre expressões e trechos dos três últimos parágrafos, considere as afirmativas a seguir.

I. A “timidez espetacular” é ilustrada com as formas de entrada em determinado recinto: tanto a explosão quanto a maciez da noviça são espetaculares.

II. A expressão “catástrofe possível” tem como exemplos dos receios do tímido o conteúdo das frases subsequentes no mesmo parágrafo.

III. As situações embaraçosas, em sintonia com o termo “desconforto”, representam conjecturas do tímido que o levam a ter temores.

IV. O trecho “duas pessoas são uma multidão” reforça a ideia expressa na frase imediatamente anterior, pois indica a suscetibilidade frequente à qual o tímido é exposto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 18 a 20.

Projeto ajuda a interromper ciclo de violência contra mulheres

Em Sergipe, um projeto tem ajudado a interromper o ciclo de violência contra mulheres. Foram 16 anos sofridos em silêncio até que ela resolveu dar um basta. “Quando eu saí de casa, fui para a casa de minha mãe. Ele me ligou, esculhambou de tudo, falou que estava indo para a casa da minha mãe para me bater, para quebrar meus dentes, para fazer o que ele queria. Foi nessa hora que resolvi ir para a delegacia e prestei queixa”, disse a mulher.

A queixa virou um acordo entre o casal. Ao invés de responder a um inquérito, uma vez por semana, o ex-marido frequenta um grupo só para homens. Antes do primeiro empurrão, do tapa, geralmente existe a agressão verbal seguida de ameaça. Os homens que foram denunciados por esse tipo de agressão estão no grupo para aprender a enxergar a mulher com outros olhos, com respeito. Uma mudança de comportamento que fez romper o ciclo da violência doméstica.

“A ideia do grupo é uma mudança de atitude, de comportamento, mesmo que você não concorde. Está na lei”, diz a psicóloga aos homens. Sandra Aiaish Menta, doutora em psicologia da Universidade Federal de Sergipe, tem um papel fundamental. “Quando eles chegam ao grupo, a gente tem que sensibilizá-los de que aquilo que eles fizeram é algo que é uma agressão ao outro”, disse.

A cada encontro, novas descobertas. Um homem que sequer admitia que era agressor está na sexta reunião e já mudou de atitude. “Reconheço sim, reconheço que errei com ela. O grupo ajudou muito, graças a Deus”, disse. Mas se ele voltar a ser violento, não tem acordo.

“A gente vai trabalhando numa escalada: para os crimes mais simples, oferecendo a mediação. Houve descumprimento, a gente vai para investigação com medida protetiva. Se ele descumprir, a gente pede a prisão”, disse a delegada Ana Carolina Machado Jorge.

O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Sergipe com a prefeitura e delegacia da cidade de Lagarto. Começou há seis anos e, nesse tempo, foi registrado apenas um caso de feminicídio na cidade.

Pelo grupo já passaram mais de 300 homens e muitas foram as lições. “Estou aprendendo várias coisas. Se eu pudesse não errar, voltava para trás”, disse o homem.
Adaptado de: g1.globo.com

QUESTÃO 18
(UEL 2020) Sobre os recursos de pontuação empregados no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. As aspas, ao marcarem o discurso direto, revelam o grau de formalidade do discurso, próprio de textos opinativos.

II. No trecho “A gente vai trabalhando numa escalada:”, após os dois pontos há uma sequência com efeito de gradação.

III. Em “Sandra Aiaish Menta, doutora em psicologia da Universidade Federal de Sergipe, tem um papel fundamental”, as vírgulas separam um trecho explicativo.

IV. As vírgulas utilizadas no discurso direto do primeiro parágrafo desempenham papel fundamental de enumerar ações.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 19
(UEL 2020) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as características pertencentes ao texto.

a) Apresenta linguagem formal, concisa, característica predominante em textos marcados pela presença de discurso direto.

b) A linguagem é informal, próxima da oralidade, atributo fundamental do gênero notícia.

c) Com trechos cuja linguagem técnica predomina, o texto alcança o objetivo de interagir com o público-alvo.

d) A interação com o leitor é satisfatória dada a linguagem simples e concisa utilizada na notícia.

e) O fato de apresentar linguagem popular, não padrão, caracteriza a principal qualidade do texto.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 20
(UEL 2020) Acerca do último parágrafo “O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Sergipe com a prefeitura e delegacia da cidade de Lagarto. Começou há seis anos e, nesse tempo, foi registrado apenas um caso de feminicídio na cidade. Pelo grupo já passaram mais de 300 homens e muitas foram as lições. ‘Estou aprendendo várias coisas. Se eu pudesse não errar, voltava para trás’, disse o homem”, considere as afirmativas a seguir.

I. O trecho “um caso de feminicídio” é complemento verbal nesse período.

II. O sujeito do verbo “começou” foi citado anteriormente: “projeto”.

III. O verbo “passaram” concorda com o sujeito “mais de 300 homens”.

IV. A expressão “as lições” é sujeito do verbo “foram”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões de 21 a 24.

Simpler spelling may be more relevant than ever

The complexity of English spellings has been bothering people for nearly as long as English has been written down. They argue that inconsistent spellings make English unnecessarily hard to learn. The English Spelling Society, a UK organisation pushing for easier spellings, even argues that there’s a link between difficult spelling and higher crime, with illiteracy pushing people into a life of illegality. While that argument might be a stretch, it’s clear that non-traditional spelling does create a bad impression.

Compared to the UK variants, US spellings are easier for non-native speakers to learn, being shorter and slightly more phonetic. These US spellings are a legacy of dictionary pioneer Noah Webster’s movement for simplified spelling. This movement sought to cleanse English of double and silent letters, as well as other inefficiencies related to orthography (the system of writing and spelling words).

There was a practical as well as a political element to this. Not only would learners find it easier to master simplified spellings, Webster reasoned, but humbler spellings were actually more democratic, and would help differentiate the Americans from their recent colonial masters across the pond.

Webster’s ideas led to the proliferation in the US of “labor” over “labour” and “center” over “centre”, even if not all his ideas have become the “fashon”. For one thing, English is such an irregular language that it’s impossible to iron out all the kinks. No form of English is written out completely phonetically, as anybody with a tough cough (tuf cawf?) will know. Any new spelling rules would need plenty of exceptions. Overall, English’s erratic spellings bear witness to the many words it has absorbed from other languages. Like the wealth of accents among English speakers, this feature both enriches the language and poses a challenge to standardised simplified spellings.

English spellings and dyslexia

One group that might be helped by simpler spellings is people with dyslexia. In linguistic terms, English is opaque, meaning that there’s little correlation and consistency between its spoken and written forms. What you read and what you say can seem very different. Finnish and Spanish, in contrast, are more transparent.

So “kids learn to read English slower than kids who learned transparent languages like Spanish, Italian, Czech, German”, says Liory Fern-Pollak, a cognitive neuroscientist at University College London.

As dyslexia has a neurological basis, an affected person would have dyslexia regardless of whether they were born in Finland or England. But Fern-Pollak explains that it would be easier to diagnose them in England, as they grapple with the idiosyncratic spellings of English.

English in the internet age

Webster’s ideas are perhaps newly relevant, as the language of IT and the internet increasingly influences how English is written. Globally, Google returns more results for US spellings. In computing, “program” is generally accepted over “programme”. Shorter words are more versatile in text messages and social media posts, and search engine optimisation often favours US spellings. The Googlelisation (or “Googlization”) of the internet is one reason that Thai learners, for instance, prefer American spellings.

But the internet is also exposing people to a large variety of spellings. So “people are representing their spoken dialects more through spelling in spaces like Twitter and Instagram”, says Lauren Squires, a linguist at Ohio State University. She believes that “people are becoming more comfortable with spelling variation”, even though there’s a strong and enduring idea that only one spelling can be correct.
RO, Christine. Simpler spelling may be more
relevant than ever. BBC Worklife. 13th June 2019.

QUESTÃO 21
(UEL 2020) Sobre o texto Simpler spelling may be more relevant than ever, considere as afirmativas a seguir.

I. A complexidade da ortografia da língua inglesa resulta da variedade de palavras das diversas línguas que a compõem.

II. Noah Webster foi líder de um movimento para simplificar a ortografia da língua inglesa em território norte-americano.

III. A proposta da simplificação ortográfica teve cunho político na medida em que permitia distinguir o inglês do norte da América do inglês da Inglaterra.

IV. Os defensores da simplificação ortográfica acreditavam que a complexidade empobrecia a língua inglesa e ameaçava a democracia norte-americana.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
(UEL 2020) De acordo com o texto, um dos argumentos da English Spelling Society para defender a simplificação da ortografia da língua inglesa é que

a) a ortografia complexa da língua inglesa dificulta muito o processo de aprendizagem.

b) há uma relação entre taxas maiores de criminalidade e a complexidade ortográfica.

c) é necessário amenizar a má impressão que outros países têm em relação ao inglês.

d) a Inglaterra se beneficiaria com a maior proximidade da ortografia usada pelos EUA.

e) possibilitaria uma redução no número de pessoas analfabetas nos países britânicos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
(UEL 2020) De acordo com o texto, pessoas com dislexia poderiam ser beneficiadas com a simplificação da ortografia da língua inglesa porque

a) elas poderiam aprender a ler e escrever em inglês mais rapidamente.

b) elas teriam mais facilidade para aprender outras línguas europeias.

c) seria possível elaborar seu diagnóstico com mais clareza e precisão.

d) permitiria a colaboração de neurocientistas de outras nacionalidades.

e) haveria mais proximidade entre o jeito de falar e o jeito de escrever.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
(UEL 2020) Sobre as colocações do texto a respeito da língua inglesa e a era da Internet, considere as afirmativas a seguir.

I. Desde seu surgimento, a Internet tem contribuído para a padronização da ortografia da língua inglesa em todo o mundo.

II. Uma pesquisa feita no Google com palavras em inglês escritas com a ortografia norte-americana retorna mais resultados.

III. O Twitter e o Instagram são espaços onde a variação ortográfica é uma forma de representação de como as pessoas falam.

IV. A preferência dos alunos tailandeses pela ortografia norte-americana ilustra a influência da Internet na aprendizagem do inglês.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 25 a 27.

JAMES "SUPER CHIKAN"JOHNSON

JAMES "SUPER CHIKAN"JOHNSON
This famed Delta blues musician crafts guitars from cigar boxes
By Terri Peterson Smith

Growing up in the Mississippi Delta of the 1950s, James “Super Chikan” Johnson learned to play from the blues greats who gathered to jam on his grandfather´s porch.

“Everyone played,” he says, “but I couldn´t afford to buy instruments.” So he crafted them from materials at hand: oil cans, suitcases and especially cigar boxes.

Gradually, this beloved bluesman has gained recognition for the visual artistry of the guitars he creates, as well as his music. “I´m a double artist,” he says, laughing. Part folk art, part musical instrument, his cigar box guitars are in the collections of fans such as Paul Simon, Caroline Kennedy and Morgan Freeman.

Working from his home in Clarksdale, Mississippi, Johnson acquires vintage wooden cigar boxes from friends or at collectors shows. He adds a neck, strings and a pickup for amplification, then paints and bejewels them.

The result: slide guitars with a haunting electronic pickup blues-style twang that he plays in concerts around the world. “I enjoy it when people gather around after shows to ask about them,” he says, adding that each distinctive instrument “offers all the colors in my heart.”

THINKING OUT OF THE BOX
Spots in Delaware, Louisiana and New Mexico pay homage to the simple cigar box.


The Winterthur Museum in Delaware has an extensive collection of the gorgeous lithographic art that has topped cigar boxes.


Each January, the New Orleans Cigar Box Guitar Festival celebrates the music of the home-made stringed instruments.

This frame is one of the impressive pieces of tramp art made from cigar boxes at the Museum of International Folk Art in Santa Fe.

This frame is one of the impressive pieces of tramp art made from cigar boxes at the Museum of International Folk Art in Santa Fe.
Adaptado de: SMITH, Terri Peterson.
James “Super Chikan” Johnson.
Delta Sky, June 2019, p.32.
view.imirus.com

QUESTÃO 25
(UEL 2020) Em relação ao texto James “Super Chikan” Johnson, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) James “Super Chikan” Johnson faz shows de blues no mundo todo.

( ) James “Super Chikan” Johnson aprendeu a tocar blues com seu avô.

( ) Na juventude, James “Super Chikan” Johnson tocava com instrumentos emprestados.

( ) As habilidades artísticas de James “Super Chikan” Johnson são reconhecidas por muitos.

( ) O músico aprecia o interesse das pessoas por suas guitarras especiais.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, F.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 26
(UEL 2020) Sobre as informações apresentadas no texto James “Super Chikan” Johnson, relacione os termos na coluna da esquerda com as explicações, na coluna da direita.

(I) Lata de óleo
(II) Varanda
(III) Delta do Mississipi
(IV) Caixa de charuto
(V) Clarksdale

(A) Onde James “Super Chikan” Johnson cresceu.
(B) Material com que James “Super Chikan” Johnson fazia instrumentos quando jovem.
(C) Onde James “Super Chikan” Johnson reside e trabalha.
(D) Onde grandes nomes do Blues se reuniam para tocar.
(E) Material que James “Super Chikan” Johnson usa para fazer seu trabalho artístico.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-B, II-A, III-C, IV-E, V-D.
b) I-B, II-D, III-A, IV-E, V-C.
c) I-E, II-D, III-A, IV-B, V-C.
d) I-E, II-C, III-A, IV-B, V-D.
e) I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
(UEL 2020) Sobre o texto Think out of the box, considere as afirmativas a seguir.

I. Delaware, Louisiana e New Mexico são lugares onde há museus dedicados exclusivamente à arte feita com madeira.

II. James “Super Chikan” Johnson apresenta-se no New Orleans Cigar Box Guitar Festival todo mês de janeiro, com suas guitarras famosas.

III. Em Delaware, a coleção do Winterthur Museum possui, entre suas lindas peças de arte litográfica, caixas de charutos com tampas.

IV. Entre as peças de arte em madeira em exposição no Museum of International Folk Art, é possível admirar molduras de quadros feitas de caixa de charuto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 28 a 30.

After failing to learn a new language on five separate occasions, I taught myself to speak Spanish like a native in just six months by watching movies and TV shows, listening to music, and reading books and comics like Harry Potter and Garfield.

This simple, easy-to-learn technique, that even the most linguistically-challenged can master literally overnight, is used by many of the most respected and skilled polyglots and language teachers in the world, and it’s never really been laid out, explained, and demonstrated in full, point-by-point, step-by-step detail until now.
the telenovela method

When characters in a movie or TV show are speaking the dialogue, unless it’s set in a previous period like the 1800s or something, they speak normal, everyday language. So if you wanted to learn Spanish, the type of normal everyday Spanish that native speakers use every day, aka “conversational Spanish”. . . Don’t you think that Spanish-language TV shows, movies, music, and books might be a good source to learn from. . . if only you knew how?

Not only that, but it would be fun, wouldn’t it? Far better than learning the language from some boring, dry textbook or workbook that, even worse, is teaching outdated, formal, “non-conversational” Spanish (look at the dialogue in one sometime: do people actually talk like that? No).

The basic technique is obvious: consume popular Spanish-language media and try to learn what they’re saying by looking up what you don’t understand. Sure. But the issue is twofold:

1) The problems you will inevitably run into (how do I apply what I’ve learned? how do I ensure I’m not misunderstanding the meaning and thereby learning something incorrect? where do I look things up? what if it’s not in the dictionary and Google Translate isn’t cutting it? etc.), and...

2) How do we do things as efficiently as possible? If you’re a beginner you’re going to have to sort out how to do this all on your own, how to solve any problems you might run into on your own, while probably doing many things less effectively and slower than is necessary. I’ve already learned all this stuff the hard way, I’ve made many of the mistakes you would if you went this alone, let me just save you a ton of time, trouble, and possibly money by teaching you what I already know from experience.

Has this basic technique been used for centuries by language students and teachers alike? Yes, there are records dating back to the 18th century of language teachers using popular media in the language they’re teaching to help their students learn it. I’m not claiming to have invented it. What I’ve done here is, after having used and refined the technique myself for several years, distilled it down to a system that’s easy to learn, and which is taught in a format that’s organized, easy to understand, and which takes advantage of all the latest technology, such as all the various resources available on the internet now.
Adaptado de:
Andrew Tracey - author of The Telenovela Method
www.amazon.com

QUESTÃO 28
(UEL 2020) Andrew Tracey, autor do livro The Telenovela Method, afirma que a técnica para aprender espanhol que ele expõe em seu livro

a) baseia-se na língua falada no dia a dia nos veículos de comunicação.

b) foi desenvolvida no século XVIII para auxiliar o ensino de línguas.

c) tem sido muito divulgada em diferentes publicações nos últimos anos.

d) possibilita aprender a escrever como um nativo da língua espanhola.

e) dispensa a utilização de dicionários como recursos de aprendizagem.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
(UEL 2020) Para o autor de The Telenovela Method, seu livro

a) traz sua própria experiência na aprendizagem de línguas.

b) reproduz fielmente conversas que aparecem na televisão.

c) concentra-se em ensinar espanhol a partir de filmes e séries.

d) apresenta personagens que falam espanhol de forma popular.

e) auxilia os aprendizes a resolverem problemas de comunicação.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
(UEL 2020) Sobre os argumentos de Andrew Tracey, autor do livro The Telenovela Method, para exaltar seu trabalho, considere as afirmativas a seguir.

I. Seu livro possibilita ao leitor economizar tempo e dinheiro.

II. Sua proposta faz com que seja divertido aprender uma língua.

III. A técnica que ele ilustra no seu livro é fácil de ser aprendida.

IV. O site que acompanha o livro oferece suporte valioso ao leitor.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

ESPANHOL

Leia o infográfico a seguir e responda às questões de 21 a 24.

Elementos de protección para el peatón

QUESTÃO 21
(UEL 2020) No período “Aprender sobre los usos que tiene cada elemento diseñado para la seguridad del peatón, otorga una mejor protección para el desplazamiento por la vía pública.”, o adjetivo diseñado é sinônimo, em espanhol, de

a) descubierto
b) proyectado
c) dibujado
d) pintado
e) propuesto

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
(UEL 2020) Sobre o período “Refugios peatonales o islas: Ayudan a los peatones a cruzar la vía, ofreciendo un área de espera segura, ubicada generalmente en el centro de la calzada.”, considere as afirmativas a seguir.

I. Os refúgios para pedestres ou ilhas estão localizados nas calçadas para ajudar o fluxo de pessoas.

II. Os refúgios para pedestres ou ilhas ajudam as pessoas a estarem seguras quando há obras nas calçadas.

III. As ilhas servem como área de espera segura para proteger os pedestres do fluxo de veículos.

IV. As ruas ou avenidas de grande movimento devem ter ilhas ou refúgios para pedestres, localizados no seu centro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
(UEL 2020) Em relação aos sinais do trânsito que aparecem no infográfico, relacione os termos em espanhol, na coluna da esquerda, com a paráfrase do significado da sua função, em português, na coluna da direita.

(I) vallas peatonales
(II) topes de contención
(III) aceras o veredas
(IV) cruces peatonales
(V) balizas peatonales

(A) Mantêm os pedestres longe dos veículos e se recomenda que não existam obstáculos na sua extensão que possam prejudicar a segurança dos pedestres.

(B) Colocam-se no meio-fio para bloquear o acesso de pedestres à rua, prevenindo acidentes, ou para conduzir as pessoas até locais mais seguros para fazerem a travessia.

(C) Impedem que os veículos avancem nas calçadas ou outras áreas exclusivas para pedestres, protegendo-os, como elementos mais vulneráveis do trânsito.

(D) Servem para alertar os motoristas, de forma visual, sobre o local em que os pedestres têm a preferência para atravessarem as ruas ou avenidas.

(E) Situam-se em locais com muito movimento de pedestres, estando em evidência para os motoristas, que devem dar preferência àqueles que são mais vulneráveis no trânsito.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
b) I-A, II-D, III-C, IV-B, V-E.
c) I-B, II-A, III-E, IV-D, V-C.
d) I-B, II-C, III-A, IV-E, V-D.
e) I-B, II-C, III-E, IV-A, V-D.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
(UEL 2020) Na língua portuguesa, é comum que as preposições se juntem aos artigos e a alguns pronomes formando as contrações. No entanto, no espanhol, isso ocorre com menos frequência.

Assinale a alternativa que contém um período com duas únicas contrações no espanhol formadas pela soma de uma preposição e de um artigo.

a) Estos señalizan el momento oportuno para cruzar (verde) y cuándo se debe esperar en la vereda (rojo).

b) Se ubican en lugares con un alto flujo peatonal y son claramente visibles para los conductores.

c) El objetivo es proteger al peatón, porque es el usuario más vulnerable del tránsito en una ciudad.

d) Los topes impiden el ingreso de vehículos en la vereda, o en áreas destinadas a la circulación de peatones.

e) También sirven para ayudar a dirigir el flujo peatonal hacia instalaciones que ofrezcan mayor seguridad de tránsito.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões de 25 a 30.

EL ACOSO Y EL CIBERACOSO EN ESPAÑA: UNA REALIDAD QUE ES NECESARIO MEDIR

El acoso y el ciberacoso son formas de violencia entre iguales que en muchas ocasiones se llevan a cabo directa o indirectamente en el ámbito escolar. [. . . ] En las pocas investigaciones que han abordado el acoso no hay cifras comparativas: cada una mantiene una definición propia y rigurosa del término o no ofrece un valor general de acoso, sino que muestra los datos según diferentes formas de maltrato o incluso hace referencia a poblaciones y ciclos educativos diferentes que dificultan la comparación.

En Save the Children decidimos asumir ese reto y con la colaboración de un equipo de investigación experto en la materia, hemos realizado el primer estudio con muestra representativa de ámbito estatal y autonómico. De esta forma, a través de una encuesta realizada a 21.487 estudiantes entre 12 y 16 años de Educación Secundaria Obligatoria (1º ESO a 4º ESO) que asisten a centros educativos públicos en el territorio español, se han explorado las vivencias de las y los encuestados sobre el acoso y el ciberacoso y otros fenómenos asociados a ellos [. . . ].

Prevalencia de la victimización:

• Las encuestas a 21.487 estudiantes de ESO muestran que un 9,3% ha sufrido acoso y un 6,9% ciberacoso. Extrapolado al conjunto de la población el número de víctimas se eleva a 111.000 y 82.000 menores de edad respectivamente.

• Las chicas salen peor paradas: un 10,6% ha sufrido acoso (frente a un 8% de chicos), y un 8,5% ciberacoso (un 5,3% de chicos) [. . . ].

Experiencias de violencia:

Seis de cada diez niños y niñas reconocen que alguien les ha insultado en los últimos meses, de los cuales un 22,6% afirman que de manera frecuente.

• Un niño o niña puede haber sufrido insultos directos o indirectos, haber sido víctima de rumores, sus pertenencias pueden haber sido robadas, haber recibido amenazas, golpes o exclusión. [. . . ]

Experiencias de violencia en las redes:

• En los últimos dos meses, más de uno de cada tres ha sido insultado usando el móvil o internet.

• Un 6,3% reconoce que alguien ha pirateado su cuenta en redes sociales y se ha hecho pasar por él o ella. [. . . ]

Prevalencia de la agresión:

Un 5,4% de los encuestados reconoce haber acosado a alguien y un 3,3% expresa que ha sido responsable de ciberacoso. [. . . ]

• Los chicos ganan a las chicas, con un 6,3% y 3,5% de acosadores y ciberacosadores frente a un 4,5% y un 3%. [. . . ]

Motivos según las víctimas:

Las víctimas consideran que han sido acosadas fundamentalmente para ser molestadas por su aspecto físico o porque les tenían “manía”.

• Un 3,2% de las víctimas de acoso y un 4,2% de víctimas de ciberacoso declaran que han sido victimizadas por su orientación sexual. Un 5,1% y un 5% consideran que la razón ha sido su color de piel, cultura o religión. [. . . ]

Motivos por los que se ha cometido una agresión:

• La mayoría de los acosadores reconoce no saber qué motiva su comportamiento.

• La segunda causa más declarada para el acoso tradicional es “gastarle una broma” [. . . ].

El acoso y el ciberacoso son formas de violencia contra la infancia, y como tales, son injustificables y deben prevenirse. No estamos ante “chiquilladas” ni juegos entre niños y niñas que deban tolerarse por el simple hecho de “que siempre han ocurrido”. No estamos ante un tema menor, sino ante una vulneración grave de los derechos de los niños y niñas que requiere respuestas de protección y la intervención de los poderes públicos. [. . . ] Es llamativo ver cómo muchos de los niños consultados por Save the Children no sabían por qué habían agredido a otros compañeros. Y es que prevenir y combatir la violencia contra los niños y las niñas es una de las maneras más eficaces de combatir las distintas formas de violencia en la sociedad [. . . ].
Adaptado de: www.savethechildren.es

QUESTÃO 25
(UEL 2020) Sobre os dados obtidos por meio do estudo citado, considere as afirmativas a seguir.

I. O texto apresenta as porcentagens dos alunos que sofreram com rumores infundados, roubo dos seus pertences, ameaças, surras ou exclusão.

II. O objetivo principal do estudo desenvolvido é apresentar números que retratem a realidade do bullying e do cyberbullying na Espanha.

III. O texto apresenta a porcentagem dos mais de vinte mil alunos espanhóis que admitem ter cometido bullying ou cyberbullying com alguém.

IV. O estudo de Save the Children apresenta a invasão de contas nas redes sociais como um exemplo de cyberbullying.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 26
(UEL 2020) Nos enunciados “Seis de cada diez niños y niñas reconocen que alguien les ha insultado en los últimos meses, de los cuales un 22,6% afirman que de manera frecuente” e “Las víctimas consideran que han sido acosadas fundamentalmente para ser molestadas por su aspecto físico o porque les tenían ‘manía”’, o pronome les se refere, respectivamente a

a) los últimos meses / su aspecto físico

b) seis de cada diez niños y niñas / su aspecto físico

c) alguien / las víctimas

d) alguien / su aspecto físico

e) seis de cada diez niños y niñas / las víctimas

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
(UEL 2020) Em relação ao texto lido anteriormente, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Um dos motivos mais recorrentes mencionados pelos que praticam algum tipo de agressão na escola é que o fazem como uma brincadeira com a vítima.

( ) Antes do estudo feito por Save the Children, inexistiam pesquisas que comparassem os dados obtidos sobre o bullying ou o cyberbullying na Espanha.

( ) O texto trata do fenômeno do bullying para informar os pais de que é um fenômeno comum e que sempre aconteceu na escola.

( ) Os agressores identificados como do gênero masculino cometem mais bullying e cyberbullying do que quem se identificou como do gênero feminino.

( ) As vítimas identificadas como do gênero masculino também são os que sofrem mais bullying e cyberbullying do que quem se identificou como do gênero feminino.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.
b) V, V, F, F, V.
c) V, F, V, F, V.
d) F, V, V, V, F.
e) F, F, V, V, F.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
(UEL 2020) Sobre o tema do bullying e do cyberbullying na Espanha, considere as afirmativas a seguir.

I. A definição de bullying no texto considera o agressor e o agredido como pertencentes a um mesmo grupo social.

II. O texto se serve de uma definição para bullying e para cyberbullying, fruto de pesquisas pré-existentes sobre o tema.

III. O estudo de Save the Children considera que pesquisar o bullying em alunos de séries escolares diferentes facilita a comparação de dados.

IV. O estudo citado no texto é fruto dos dados obtidos por meio de um questionário aplicado a mais de vinte mil estudantes espanhóis.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
(UEL 2020) Sobre alguns termos que aparecem no texto, relacione os termos sublinhados em espanhol, na coluna da esquerda, com a sua paráfrase em português, na coluna da direita.

(I) En Save the Children decidimos asumir ese reto [. . . ].

(II) [. . . ] con la colaboración de un equipo de investigación experto en la materia, hemos realizado el primer estudio con muestra representativa de ámbito estatal y autonómico.

(III) Las chicas salen peor paradas [..]

(IV) [...] han sido acosadas fundamentalmente para ser molestadas por su aspecto físico o porque les tenían “manía”.

(V) La segunda causa más declarada para el acoso tradicional es “gastarle una broma”[...].

(A) Foi devido ao trabalho com um grupo de especialistas no assunto que o Save the Children levou a cabo um estudo comparativo pioneiro na Espanha sobre o bullying e o cyberbullying.

(B) De acordo com as respostas dadas pelos que cometem bullying ou cyberbullying, eles o fazem pelo fato de sentirem uma rejeição que pode ser consciente ou inconsciente em relação à(s) vítima(s).

(C) Fazer uma brincadeira com alguém é a explicação que surge depois da primeira desculpa que os agressores dão quando cometem bullying ou cyberbullying.

(D) O desafio de realizar um estudo comparativo entre alunos espanhóis que sofrem e praticam bullying e cyberbullying foi lançado e vencido pelos autores do texto.

(E) O estudo comparativo citado no texto apresentou dados nos quais é possível perceber que o maior número de vítimas do bullying e do cyberbullying são do gênero feminino.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-B, II-A, III-C, IV-D, V-E.
b) I-C, II-B, III-A, IV-D, V-E.
c) I-C, II-D, III-E, IV-B, V-A.
d) I-D, II-A, III-E, IV-B, V-C.
e) I-D, II-B, III-E, IV-A, V-C.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
(UEL 2020) Sobre o papel da preposição “a” no enunciado “Un 5,4% de los encuestados reconoce haber acosado a alguien [...]”, assinale a alternativa na qual essa preposição exerça a mesma função que na frase retirada do texto.

a) [...] no sabían por qué habían agredido a otros compañeros [. . . ]
b) [...] se llevan a cabo directa o indirectamente en el ámbito escolar.
c) [...] un 10,6% ha sufrido acoso (frente a un 8% de chicos) [. . . ].
d) [...] realizada a 21.487 estudiantes entre 12 y 16 años [. . . ].
e) [...] que asisten a centros educativos públicos [. . . ].

GABARITO E RESOLUÇÃO.

FRANCES

Leia o texto a seguir e responda às questões de 21 a 23.

UN COLLEGIEN PUBLIE LE GUIDE DES 18 BOULANGERIES RARES DANS LES ALPES-MARITIMES
Antibes Conso / Shopping
Par M.-C. A. Mis à jour le 15/04/2019 à 10:26 Publié le 15/04/2019 à 10:20

Du haut de ses 13 ans, Ewan Corinaldesi-Geria est parti sur les traces des derniers artisans boulangers du département des Alpes-Maritimes. Résultat: un livre sincère à dévorer tout cru.

Il aura fallu deux ans pour qu’il sorte du four. Doré à souhait. Pétri de passion et d’amour. Pas un pain, bien sûr, mais un ouvrage tout entier dédié aux derniers artisans boulangers et pâtissiers du département. Les vrais de vrais. Ceux qui, dans le secret de leur laboratoire et de leur pétrin, font naître cet aliment nourricier, quasi sacré sous nos contrées.

L’auteur n’a pas ménagé sa peine: deux ans de recherches, de visites sur le terrain, de rencontres, de discussions, puis du temps pour écrire, choisir les photos... Un long pétrissage, donc. Un apprentissage.

“Tout cela entre ma vie à l’école puis au collège, puisque j’ai lancé l’idée quand j’étais au CM2 et aujourd’hui je suis en 5e”, sourit l’auteur. Car, “Boulanger. Une espèce en voie de disparition”, qui vient tout juste d’être imprimé par l’Atelier antibois, est âgé de treize ans. Ewan Corinaldesi-Geria. Pas vraiment un inconnu, Ewan.

Dans son guide, le collégien propose “18 adresses rares dans les Alpes-Maritimes”. Comment est née cette sélection? “Au départ, il y avait trente adresses. C’est mon amie Léanne qui, grâce à sa famille, me les a données. Je les remercie! En CM2, j’avais lancé un concours en classe: un pot de pâte à tartiner pour qui me donnera le plus de noms!”

Puis, Ewan est parti sur les routes. Pas tout seul, bien sûr. Avec ses parents Chantal et Marc qui se sont relayés dans cette quête “du pain d’antan, frais et authentique”. De Menton à Cannes, d’Isola à Breil-sur-Roya, en passant par Antibes, Nice, Grasse. Des grandes villes côtières aux villages perchés. Il y avait du pain sur la planche!

Pour faire son choix, une méthode bien agréable: goûter! Ou plutôt déguster. Une mission à laquelle Chantal et Marc ont participé sans trop rechigner... Des pâtissiers ont également été sélectionnés pour leur savoir-faire. Et, oui, on est gourmand dans la famille Corinaldesi-Geria!

Il y a eu des rencontres mémorables, comme Gégéne, du Roure, avec son four trois fois centenaire. “Il est l’un des rares à pétrir ses confections à la main, un savoir-faire perdu par la modernisation. Il comble de bonheur les habitants et emplit les étroites ruelles de l’odeur du levain”, écrit joliment Ewan.
Adaptado de: www.nicematin.com

QUESTÃO 21
(UEL 2020) Com base no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) “Boulanger. Une espèce en voie de disparition” é o título do livro escrito pelo jovem Ewan Corinaldesi-Geria, de 13 anos, que apresenta 18 padarias e confeitarias raras do departamento dos Alpes-Marítimos.

( ) O processo de realização do livro, considerado uma longa experiência de aprendizagem, durou dois anos e incluiu desde as pesquisas, as visitas de campo, os encontros e as conversas até o tempo de escrita e escolha de fotos.

( ) A pesquisa inicial contava com 30 endereços, mas teve que ser reduzida a 18 em razão das regras do concurso promovido por seu colégio, limitadas aos estabelecimentos das cidades do departamento.

( ) O verdadeiro “boulanger” pode ser considerado uma espécie em extinção, pois são raros os que ainda fazem o pão como antes, fresco e autêntico, sovam a massa manualmente e realizam a fabricação de maneira tradicional.

( ) Em um de seus encontros, Ewan lamenta que muitos artesãos da panificação, como Gégéne, tenham que abandonar a profissão por causa da modernização e privar os moradores do cheiro de pão fresco que tomava conta das ruas.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) V, F, F, V, F.
d) F, V, V, F, F.
e) F, V, F, F, V.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
(UEL 2020) Sobre o trecho “Il aura fallu deux ans pour qu’il sorte du four. Doré à souhait. Pétri de passion et d’amour. Pas un pain, bien sûr, mais un ouvrage tout entier dédié aux derniers artisans boulangers et pâtissiers du département.”, assinale a alternativa correta.

a) Apresenta um relato segundo o qual o projeto de construção de um forno levou dois anos para sair do papel, resultado de muita paixão e amor.

b) Descreve o processo de realização do livro comparando-o ao de fabricação do pão.

c) Relata o programa do curso para a formação de padeiros e confeiteiros oferecido pelo departamento.

d) Descreve o projeto de construção de um monumento em pedra e dourado para homenagear os últimos artesãos do departamento.

e) Apresenta a justificativa para o atraso da obra, prevista para dois anos, mas que levou um ano a mais dedicado aos últimos detalhes.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
(UEL 2020) Assinale a alternativa em que todas as palavras e expressões fazem parte do vocabulário de “boulangerie”.

a) pain, boulanger, rechigner, pâtissier, four.

b) pain, boulanger, levain, pétrir, perchés.

c) pain, levain, pâte à tartiner, pétrir à la main.

d) levain, pâtissier, pétrissage, apprentissage.

e) aliment, boulanger, pétrissage, ouvrage.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões 24 e 25.

Auvergne-Rhône-Alpes / Allier
ALLIER : UN DICTIONNAIRE POUR RECENSER LES MOTS SEXISTES DE LA LANGUE FRANÇAISE
Par FG, publié le 02/04/2019 à 09:34

Pourquoi “nymphomane”, “grognasse” ou “Marie-couche-toi-là” ne s’appliquent-t-ils qu’aux femmes ? C’est la question que s’est posée Marie Deveaux. Constatant le sexisme dans la langue française, elle a décidé d’en faire un dictionnaire, "Balance ton mot", co-écrit avec Jean-Loup Chiflet.

Quel est le point commun entre “mal-baisée”, “nymphomane”, “grognasse”, “mégère”, “harpie” ? Ces mots n’ont pas de masculin !

Ce sexisme dans la langue française, Marie Deveaux en a fait un dictionnaire, co-écrit avec Jean-Loup Chiflet. Cette lexicographe qui habite dans l’Allier et qui a travaillé pendant 10 ans chez Larousse, a choisi de répertorier tous ces mots machos qui rabaissent ou qui insultent les femmes. Entre “Marie-couche-toi-là” et “remède de bonne femme”, les exemples ne manquent pas. Les noms qui n’ont pas d’équivalent au masculin ou qui deviennent péjoratifs au féminin sont nombreux : le courtisan ne dégage pas le même parfum qu’une courtisane. Le maître et la maîtresse n’évoquent pas la même idée non plus.

Ça n’a pourtant pas toujours été le cas. Le sexisme dans la langue semble avoir pris son essor à partir du XVIIe siècle. “Tout d’un coup, on a dit” le masculin l’emporte sur le féminin’ et on a transformé la grammaire. “explique Marie Deveaux. “C’est rentré dans les mœurs et ça n’a plus étonné personne.”

“Balance ton mot” veut pointer cette forme de discrimination pour changer les habitudes. “La langue évolue parce que la société évolue et la société évolue parce que la langue évolue. Il faut que les choses se renvoient l’une l’autre. Moins on emploiera de mots sexistes, moins on sera sexistes et moins on sera sexistes et moins on emploiera de mots sexistes.”, conclut Marie Devaux.

QUESTÃO 24
(UEL 2020) Sobre o dicionário “Balance ton mot”, assinale a alternativa correta.

a) É um dicionário coescrito por Jean-Loup Chiflet e Marie Devaux para repertoriar as palavras machistas que rebaixam ou insultam as mulheres e que propõe, na sequência, palavras pejorativas equivalentes no masculino visando mudar os hábitos para o uso equilibrado da língua francesa em gênero.

b) É um dicionário escrito por Jean-Loup Chiflet e pela lexicógrafa, Marie Devaux, para listar as palavras pejorativas e insultos que possuem forma equivalente tanto no masculino como no feminino, visando mudar os hábitos para o uso balanceado da língua francesa, sem discriminação de gênero.

c) É um dicionário histórico escrito por Jean-Loup Chiflet e pela lexicógrafa, Marie Devaux, que resgata as palavras machistas que rebaixavam ou insultavam as mulheres, mas que caíram em desuso a partir do século XVII transformando a gramática e eliminando o caráter sexista da língua francesa.

d) É um dicionário escrito por Jean-Loup Chiflet e pela lexicógrafa, Marie Devaux, para catalogar as palavras machistas que rebaixam ou insultam as mulheres, palavras que não têm o equivalente masculino ou que se tornam pejorativas no feminino, visando apontar essa forma de discriminação para mudar os hábitos.

e) É um dicionário histórico coescrito por Jean-Loup Chiflet e Marie Devaux que pretende resgatar as palavras pejorativas e insultos que possuíam forma equivalente tanto no masculino como no feminino, que, a partir do século XVII, começaram a desaparecer, visando reestabelecer o uso balanceado em gênero.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 25
(UEL 2020) A citação “C’est rentré dans les mœurs et ça n’a plus étonné personne” tem como equivalente a frase de sentido sinônimo

a) C’est apparu dans les nouveautés et ça surprend toujours.

b) C’est disparu des coutumes et ça n’a surpris personne.

c) C’est établi dans les nouveautés et ça surprend toujours.

d) C’est établi dans les coutumes et ça ne surprend plus personne.

e) C’est disparu des coutumes et ça n’a plus surpris.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o verbete de dicionário a seguir e responda às questões 26 e 27.

Définition

QUESTÃO 26
(UEL 2020) De acordo com o verbete, o verbo “balancer”, como verbo transitivo, possui 06 (seis) acepções distintas e tem como equivalentes, respectivamente, em português

a) equilibrar, arremessar, denunciar, jogar fora, balançar, comparar.

b) balançar, arremessar, jogar fora, denunciar, equilibrar, comparar.

c) comparar, jogar fora, arremessar, denunciar, equilibrar, balançar.

d) balançar, jogar fora, arremessar, denunciar, equilibrar, pesar.

e) remexer, arremessar, jogar fora, denunciar, equilibrar, comparar.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
(UEL 2020) Considerando as diferentes acepções do verbo “balancer”, segundo o dicionário, e de acordo com o trecho “Moins on emploiera de mots sexistes, moins on sera sexistes et moins on sera sexistes et moins on emploiera de mots sexistes”, o equivalente em português do título do livro “Balance ton mot” é:

a) Denuncie as palavras sexistas.

b) Equilibre tua palavra sexista.

c) Faça dançar tua palavra sexista .

d) Balance tua palavra sexista.

e) Jogue fora tua palavra sexista.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir.

#BalanceTonPorc (#MoiAussi au Canada francophone) est un hashtag qui s’est largement diffusé sur les réseaux sociaux en octobre 2017 pour dénoncer l’agression sexuelle et le harcèlement, plus particulièrement dans le milieu professionnel, à la suite d’accusations de cette nature portées contre le producteur américain Harvey Weinstein. C’est la version francophone de la campagne MeToo, utilisée depuis 2007 en ce sens par l’activiste Tarana Burke et relancée en octobre 2017 sous forme du hashtag #MeToo (« moi aussi ») par l’actrice Alyssa Milano, qui a encouragé les femmes à partager sur Twitter leurs expériences.
fr.wikipedia.org

(UEL 2020) Com base no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A ativista Tarana Burke foi a primeira a usar a hashtag #MeToo em 2007 no Twitter numa campanha para denunciar a violência sexual e o assédio.

( ) A atriz Alyssa Milano relançou, dez anos depois, em forma de hashtag, a campanha MeToo encorajando as mulheres a compartilharem suas histórias de violência sexual e assédio.

( ) Enquanto #MoiAussi é a hashtag em francês para #MeToo utilizada nas redes sociais na maioria dos países francófonos, a versão #BalanceTonPorc é a mais usada no Canadá.

( ) Em 2017, uma campanha para denunciar a violência sexual e o assédio ganhou muita visibilidade nas redes sociais como consequência das acusações contra o produtor americano Harvey Weinstein.

( ) O movimento MeToo, que surgiu em 2007 e foi retomado em 2017, encoraja as mulheres a denunciar os casos de assédio e violência sexuais especificamente no ambiente profissional.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, V.
b) V, V, F, V, F.
c) F, V, V, V, F.
d) F, V, F, V, V.
e) F, V, F, V, F.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

Leia o texto a seguir e responda às questões 29 e 30.

coup

QUESTÃO 29
(UEL 2020) Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) “Info ou Intox” é uma série de vídeos sobre a verificação de imagens veiculadas na Internet, realizada pela equipe “Les Observateurs” da rede de comunicação France 24, e tem como objetivo desvendar informações falsas.

b) “Info ou Intox”, uma série de vídeos realizada pela equipe “Les Observateurs” da rede de comunicação France 24 sobre o aquecimento global, busca mostrar como esse problema altera o clima do planeta Terra e acarreta a ocorrência de altas temperaturas.

c) “Info ou Intox” é uma série de vídeos da rede de comunicação France 24 sobre investigações policiais que usam informações e imagens veiculadas na Internet para o combate ao tráfico de drogas, entorpecentes e substâncias tóxicas.

d) “Info ou Intox” é uma série de vídeos realizada pela equipe “Les Observateurs” da rede de comunicação France 24 que aborda o tema da intoxicação alimentar e tem como objetivo conscientizar as pessoas e diminuir os riscos através da informação.

e) “Info ou Intox” é uma série de vídeos realizada pela equipe “Les Observateurs” da rede de comunicação France 24 que aborda o tema do uso de agrotóxicos e suas consequências à saúde e busca apontar os culpados.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
(UEL 2020) Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Na frase “L’été 2019 a été chaud”, a palavra “été” tem a mesma classificação morfológica nas duas ocorrências .

II. A expressão “coup de chaud” pode ser traduzida em português por “culpa do calor”.

III. A palavra “intox” é a abreviação de “intoxication” e, nesse contexto, é empregada com o sentido de “notícias falsas”.

IV. Na frase “et également pour les intox”, a palavra sublinhada pode ser substituída por “aussi” sem alteração de sentido.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie-hMAubCTkcJXjr2mPy48nFYqP4IiHixvsFWDqjNBml4cAuGlQ7I-UMfUql9ZzVFIehVI0ubtixV_V73pZWdfBNxudkvrDoImb-fqo8oeIKmPdx6dlVCuSvbG0-l9bRXxREpvsQMfhw0/s1600/prova-uel-2020-1-e-2-fases-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie-hMAubCTkcJXjr2mPy48nFYqP4IiHixvsFWDqjNBml4cAuGlQ7I-UMfUql9ZzVFIehVI0ubtixV_V73pZWdfBNxudkvrDoImb-fqo8oeIKmPdx6dlVCuSvbG0-l9bRXxREpvsQMfhw0/s72-c/prova-uel-2020-1-e-2-fases-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/06/prova-uel-2020-1-e-2-fases-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/06/prova-uel-2020-1-e-2-fases-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo