(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre mímesis (imitação) em Aristóteles, assinale a alternativa correta

Leia o texto a seguir.

[...] a arte imita a natureza [. . . ] Em geral a arte perfaz certas coisas que a natureza é incapaz de elaborar e a imita. Assim, se as coisas que são conforme a arte são em vistas de algo, evidentemente também o são as coisas conforme à natureza.
ARISTÓTELES, Física I e II. 194 a20; 199 a13-18.
Tradução adaptada de Lucas Angioni.
Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999. p.47; 58.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre mímesis (imitação) em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

a) O artista deve copiar a natureza, retirando suas imperfeições ao imitá-la com base no modelo que nunca muda.

b) O procedimento do artista resulta em imitar a natureza de maneira realista, típica do naturalismo grego.

c) A arte, distinta da natureza, produz imitações desta, mas são criações sem finalidade ou utilidade.

d) A arte completa a natureza por ser a capacidade humana para criar e produzir o que a natureza não produz.

e) A arte produz o prazer em vista de um fim, e a natureza gera em vista do que é útil.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, localizado geograficamente na região metropolitana de Belo Horizonte, resultando no maior desastre com rejeitos de mineração e vítimas fatais, até então, registrado no Brasil.

Conteúdo programático:
3 º. Eixo temático: problemas estéticos na Filosofia / O problema do belo e da experiência estética / Questão de referência: a questão da Mimesis.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. O artista, para Aristóteles, não copia a natureza retirando suas imperfeições, pois o que é imitado é o procedimento da natureza, que gera algo que possui uma finalidade. Não há um modelo imutável a ser imitado pelo artista.

b) Incorreta. Segundo Aristóteles, o artista imita a natureza em seu processo de gerar, criando algo não natural, mas que não precisa ser realista; pode ser algo que não encontramos na natureza.

c) Incorreta. A arte produz via imitação, mas esta sempre tem alguma finalidade para Aristóteles, seja para gerar algo útil – como tratamentos médicos, objetos que usamos no dia a dia etc. –, seja prazeroso – como pinturas, esculturas e poesia.

d) Correta. A arte, para Aristóteles, é a capacidade humana para imitar o processo de geração da natureza. Os seres humanos podem gerar algo não natural que complementa o que a natureza às vezes não produz.

e) Incorreta. A imitação da arte visa ao útil e também ao prazer. A natureza visa à realização plena dos seres que gera, atualizando suas potências.

GABARITO:
d) A arte completa a natureza por ser a capacidade humana para criar e produzir o que a natureza não produz.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) A obra “Lama Lâmina” (figura 1) apresenta uma leitura de interação entre ecologia ambiental e arte, resultando na escultura/instalação, em que os planos interior e exterior são elementos fundamentais.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.