(UEL 2020) Nos parques, busca-se conservar áreas com atributos naturais e paisagísticos de reconhecido interesse científico, educacional, recreativo e turístico

Leia a tirinha a seguir.

tirinha

(UEL 2020) Nos parques, busca-se conservar áreas com atributos naturais e paisagísticos de reconhecido interesse científico, educacional, recreativo e turístico, enquanto nos museus procura-se preservar amostras do patrimônio cultural e natural.

Com base na tirinha e nos conhecimentos sobre os problemas ambientais no mundo moderno e contemporâneo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A poluição do ar provocada por atividades industriais atingiu os locais mais distantes dos grandes centros urbanos, como os polos, florestas tropicais e ilhas na Oceania.

( ) O processo histórico de substituição das florestas por um sistema produtivo de plantation no Brasil colonial e imperial tornou mais complexo o ciclo energético da biodiversidade.

( ) Os parques nacionais, por serem criados por meio de decisões de política governamental, podem sofrer transformações provocadas por interesses políticos de seus governantes.

( ) Os Estados Unidos da América tornaram-se um dos países menos poluidores do mundo por terem assinado e cumprido as ações determinadas por tratados internacionais de preservação, como o Acordo de Paris.

( ) A Arábia Saudita possui a maior reserva petrolífera do mundo e é governada pelo sistema político parlamentar, tornando acessíveis os benefícios democráticos à maior parte de sua população.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, F, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, V, F, V.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Nos museus, algumas peças são hermeticamente conservadas em redomas de vidro contendo gases nobres, tal como o argônio que, por ser inerte, previne processos de oxidação.

Conteúdo programático:
O mundo contemporâneo. Globalização, neoliberalismos, a questão ambiental e a sociedade do conhecimento. Ecologia. Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas, equilíbrio ecológico, desequilíbrios ambientais. Relações Homem – natureza, a relação entre homem e natureza nas variadas sociedades da perspectiva trabalho e cultura.

A questão ambiental e as diversas sociedades. A dinâmica rural e urbana. A leitura de diferentes linguagens e a produção de conhecimentos geográficos. Análise e interpretação de charges, tirinhas, histórias em quadrinhos.

RESOLUÇÃO:
I. Verdadeiro. A poluição do ar provocada pelas indústrias se disseminou por todo o planeta vindo a atingir regiões mais distantes dos locais de suas emissões, como florestas tropicais, polos, ilhas da Oceania.

II. Falso. O sistema produtivo de plantation no Brasil colonial e imperial simplificou e empobreceu o ciclo energético da biodiversidade característica de uma floresta.

III. Verdadeiro. Os parques nacionais podem sofrer alterações no estatuto de seu funcionamento por intermédio de interesses de política governamental. Veja o Parque de Abrolhos, o qual pode sofrer modificações, tendo em vista, os interesses de prospecção de petróleo na região.

IV. Falso. Os Estados Unidos da América são considerados um dos países mais poluidores e isso ocorre independentemente de ratificações e cumprimento das determinações de tratados; por exemplo, eles assinaram e não cumpriram o Acordo de Paris e dicidiram sair do referido acordo.

V. Falso. A Arábia Saudita não possui a maior reserva de petróleo do mundo, não é governada pelo sistema de democracia parlamentar nem grande parte de sua população tem os benefícios democráticos, como, por exemplo, a participação em decisões de políticas públicas.

GABARITO:
b) V, F, V, F, F.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) O climograma é uma forma gráfica de representação do clima que indica a média térmica e a pluviosidade de uma determinada localidade. Sua coluna indica a precipitação e a linha a temperatura (em ºC).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.