(UEL 2020) O livro A hora da estrela apresenta, em seu início, uma relação com mais de dez títulos alternativos

(UEL 2020) O livro A hora da estrela apresenta, em seu início, uma relação com mais de dez títulos alternativos. Assinale a alternativa em que o título alternativo é explicado corretamente.

a) “A culpa é minha” remete ao fato de que Macabéa assume responsabilidade por seus atos que a conduzem a um desfecho trágico.

b) “Eu não posso fazer nada” corresponde aos dilemas do narrador-personagem, que se vê impossibilitado de criar grandes perspectivas para a protagonista.

c) “Ela que se arranje” aponta para a indiferença do narrador-personagem que gradativamente se desencanta com Macabéa, abdicando da ideia de salvá-la.

d) “O direito ao grito” representa a poderosa repressão que se abate contra a protagonista no sentido de impedi-la de concretizar suas fantasias e de dar vazão a suas insatisfações.

e) “Saída discreta pela porta dos fundos” enfatiza a insipidez do percurso da protagonista, inclusive no momento em que ela agoniza, sem outras pessoas ao redor.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Leia o trecho a seguir.

RESOLUÇÃO:
O título “A culpa é minha” não se aplica a Macabéa, desprovida de uma consciência tão madura capaz de assumir responsabilidade. O narrador não se desencanta com Macabéa, o que torna a ideia de indiferença inadequada para caracterizar sua atitude. Macabéa não é vítima tão forte de repressão. A morte da personagem, por atropelamento, ocorre com pessoas ao redor.

GABARITO:
b) “Eu não posso fazer nada” corresponde aos dilemas do narrador-personagem, que se vê impossibilitado de criar grandes perspectivas para a protagonista.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Sobre as trajetórias de personagens femininas nas obras, considere as afirmativas a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.