(CEFET-MG) Considerando o caráter metafórico do título do romance, a expressão “Fazedor de Velhos”

(CEFET-MG) Considerando o caráter metafórico do título do romance, a expressão “Fazedor de Velhos” associa-se ao percurso formativo do prota...
(CEFET-MG) Considerando o caráter metafórico do título do romance, a expressão “Fazedor de Velhos” associa-se ao percurso formativo do protagonista em:

A) Ao longo daqueles meses, me ouvindo falar do que sentia pela Mayumi, e ao confirmar o quanto era sincero este sentimento, o velho Nabuco também abriu seu coração. Me falou das histórias da sua infância, da amizade com os pais da Mayumi, do casamento dos dois, da morte na estrada. Me contou como era a avó que a tinha criado. Lembrou dela criança. E, feito quem não quer nada, contou como a Mayumi o apelidara de Fazedor de Velhos. (p. 106).

B) O professor me olhou, sabendo que eu estava fingindo: a história ainda continuava. Ele retomou de onde havia parado. – Mas, na vez seguinte em que a Mayumi veio me visitar, trouxe o presente de volta. Me lembro até hoje: ela sentou no meu colo, me encarou bem séria e disse, com todas as letrinhas, que eu era um Fazedor de Velhos. (p. 107).

C) Sempre que eu embarcava nas histórias, no fim a sensação era boa. O professor acabava me mostrando alguma coisa que eu não sabia a respeito de mim mesmo. E, ao me estimular o autoconhecimento, marcava o tempo da minha evolução interior. Era estranhamente prazeroso sofrer a magia do Fazedor de Velhos. (p. 118).

D) Ele era o Fazedor de Velhos, o homem que, provocando a emoção, fazia o tempo andar. Naquele dia, o professor manteve pelo máximo de tempo o melhor estado de espírito que pôde. Mas não conseguiu disfarçar inteiramente o quanto sua saúde estava debilitada. (p. 137).

QUESTÃO ANTERIOR:
(CEFET-MG) Ao caracterizar a personagem feminina, o trecho traz à tona um discurso marcado pela

  • [accordion]
    • RESOLUÇÃO:
      • Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
    • GABARITO:
      • C) Sempre que eu embarcava nas histórias, no fim a sensação era boa. O professor acabava me mostrando alguma coisa que eu não sabia a respeito de mim mesmo. E, ao me estimular o autoconhecimento, marcava o tempo da minha evolução interior. Era estranhamente prazeroso sofrer a magia do Fazedor de Velhos. (p. 118).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (CEFET-MG) O trecho evidencia que, entre o narrador e o professor, há marcas de variação linguística fundamentadas na diferença de

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova CEFET-MG 2020 (Técnico Integrado) com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo