Prova UNIFENAS 2020.1 com Gabarito

Prova UNIFENAS 2020.1 com Gabarito PROVA TIPO A - MANHÃ Para responder as questões de 1 a 3 leia atentamente os textos 01 e 02 ....
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Prova UNIFENAS 2020.1 com Gabarito

PROVA TIPO A - MANHÃ

Para responder as questões de 1 a 3 leia atentamente os textos 01 e 02.

TEXTO 01

Sem o SUS, é a barbárie
O Brasil foi ousado ao levar assistência médica gratuita a toda a população

Líbero
(Líbero/Folhapress)

“Sem o SUS, é a barbárie.” A frase não é minha, mas traduz o que penso. Foi dita por Gonzalo Vecina, da Faculdade de Saúde Pública da USP, um dos sanitaristas mais respeitados entre nós, numa mesa redonda sobre os rumos do SUS, na Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Estou totalmente de acordo com ela, pela simples razão de que pratiquei medicina por 20 anos antes da existência do SUS.

Talvez você não saiba que, naquela época, só os brasileiros com carteira assinada tinham direito à assistência médica, pelo antigo INPS. Os demais pagavam pelo atendimento ou faziam fila na porta de meia dúzia de hospitais públicos espalhados pelo país ou dependiam da caridade alheia, concentrada nas santas casas de misericórdia e em algumas instituições religiosas.

Eram enquadrados na indigência social os trabalhadores informais, os do campo, os desempregados e as mulheres sem maridos com direito ao INPS. As crianças não tinham acesso a pediatras e recebiam uma ou outra vacina em campanhas bissextas organizadas nos centros urbanos, de preferência em períodos eleitorais.

Então, 30 anos atrás, um grupo de visionários ligados à esquerda do espectro político defendeu a ideia de que seria possível criar um sistema que oferecesse saúde gratuita a todos os brasileiros. Parecia divagação de sonhadores.

Ao saber que se movimentavam nos corredores do Parlamento, para convencer deputados e senadores da viabilidade do projeto, achei que levaríamos décadas até dispor de recursos financeiros para a implantação de políticas públicas com tal alcance. Menosprezei a determinação, o compromisso com a justiça social e a capacidade de convencimento desses precursores. Em 1988, escrevemos na Constituição: “Saúde é direito do cidadão e dever do Estado”.

Por incrível que pareça, poucos brasileiros sabem que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou levar assistência médica gratuita a toda a população. Falamos com admiração dos sistemas de saúde da Suécia, da Noruega, da Alemanha, do Reino Unido, sem lembrar que são países pequenos, organizados, ricos, com tradição de serviços de saúde pública instalados desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Sem menosprezá-los, garantir assistência médica a todos em lugares com essas características é brincadeira de criança perto do desafio de fazê-lo num país continental, com 210 milhões de habitantes, baixo nível educacional, pobreza, miséria e desigualdades regionais e sociais das dimensões das nossas. Para a maioria dos brasileiros, infelizmente, a imagem do SUS é a do pronto-socorro com macas no corredor, gente sentada no chão e fila de doentes na porta. Tamanha carga de impostos para isso, reclamam todos.

Esquecem-se de que o SUS oferece gratuitamente o maior programa de vacinações e de transplantes de órgãos do mundo. Nosso programa de distribuição de medicamentos contra a Aids revolucionou o tratamento da doença nos cinco continentes. Não percebem que o resgate chamado para socorrer o acidentado é do SUS nem que a qualidade das transfusões de sangue nos hospitais de luxo é assegurada por ele.

Nossa Estratégia Saúde da Família, com agentes comunitários em equipes multiprofissionais que já atendem de casa em casa dois terços dos habitantes, é citada pelos técnicos da Organização Mundial da Saúde como um dos mais importantes do mundo.

Pouquíssimos têm consciência de que o SUS é, disparado, o maior e o mais democrático programa de distribuição de renda do país. Perto dele, o Bolsa Família não passa de pequena ajuda. Enquanto investimos no SUS cerca de R$ 270 bilhões anuais, o orçamento do Bolsa Família mal chega a 10% disso.

Os desafios são imensos. Ainda nem nos livramos das epidemias de doenças infecciosas e parasitárias e já enfrentamos os agravos que ameaçam a sobrevivência dos serviços de saúde pública dos países mais ricos: envelhecimento populacional, obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, degenerações neurológicas.

Ao SUS faltam recursos e gestão competente para investi-los de forma que não sejam desperdiçados, desviados pela corrupção ou para atender a interesses paroquiais e, sobretudo, continuidade administrativa. Nos últimos dez anos tivemos 13 ministros da Saúde.

Apesar das dificuldades, estamos numa situação incomparável à de 30 anos atrás. Devemos defender o SUS e nos orgulhar da existência dele.
(VARELA,Drauzio. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/.
Acesso em: 20 ago. 19. Adapt.).


TEXTO 02

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:

— Diga trinta e três.
— Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
— Respire.

……………………………………………………………………….

— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
(BANDEIRA, Manuel. In: Libertinagem.
São Paulo: Global Editora, 2019.)

QUESTÃO 01
(UNIFENAS 2020) O único fragmento do texto 01 em que se detectam somente elementos objetivos (fatos), e não traços subjetivos (opiniões) é

a) “Por incrível que pareça, poucos brasileiros sabem que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que ousou levar assistência médica gratuita a toda a população. ” (Parágrafo 7)

b) “Para a maioria dos brasileiros, infelizmente, a imagem do SUS é a do pronto-socorro com macas no corredor, gente sentada no chão e fila de doentes na porta. ” (Parágrafo 10)

c) “[...] o SUS oferece gratuitamente o maior programa de vacinações e de transplantes de órgãos do mundo. ” (Parágrafo 11)

d) “Perto dele, o Bolsa Família não passa de pequena ajuda. ” (Parágrafo 13)

e) “Ao SUS faltam recursos e gestão competente para investi-los de forma que não sejam desperdiçados, desviados pela corrupção ou para atender a interesses paroquiais e, sobretudo, continuidade administrativa. ” (Parágrafo 15)

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UNIFENAS 2020) O principal objetivo comunicativo do texto 01 é

a) apelar para a persuasão do leitor acerca da indispensabilidade do SUS no cenário nacional.

b) corroborar a ideia que a maioria dos brasileiros tem sobre o Sistema Único de Saúde nacional.

c) criticar os problemas enfrentados pelo SUS, os quais acabam por ocultar em parte suas virtudes.

d) dissertar sobre as qualidades do sistema público de saúde do país em detrimento de seus defeitos.

e) narrar uma experiência pessoal de expectativas e frustrações em torno das políticas de saúde.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNIFENAS 2020) É possível relacionar o texto 02, “Pneumotórax”, ao texto 01, “Sem o SUS, é a barbárie”, principalmente, por aspectos relativos à (ao)

a) assunto contemplado por ambos.

b) configuração estrutural dos dois.

c) contexto de produção dos autores.

d) finalidade de publicação das peças.

e) uso similar da linguagem denotativa.

GABARITO.

Para responder as questões 4 e 5, leia atentamente o texto a seguir.

foi um ano de vacas magras vacas tão magras que se tornaram ídolas das adolescentes

QUESTÃO 04
(UNIFENAS 2020) Pode-se inferir que a tirinha tem como objetivo:

a) criticar as constantes reclamações dos indivíduos sobre os anos anteriores.

b) gerar reflexão sobre a anorexia entre os jovens brasileiros.

c) mostrar repúdio aos distúrbios alimentares.

d) endossar a ditadura da magreza no século XXI.

e) refutar a idolatria das jovens por corpos magros.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UNIFENAS 2020) O humor do texto é justificado pelo seguinte elemento:

a) a quebra de expectativa por meio da exaltação das vacas por parte das adolescentes.

b) a utilização de um final previsível, porém inusitado.

c) a quebra de expectativa ao associar a magreza das vacas a um ideal das adolescentes.

d) a utilização de um personagem que discute sobre padrões de beleza, mas que ele, ironicamente, não atende.

e) a desconstrução dos padrões de beleza dos jovens brasileiros.

GABARITO.

QUESTÃO 06
Leia o texto.

Bem vindo ao seu primeiro dia de dieta, Garfield

(UNIFENAS 2020) Sobre os aspectos gramaticais da tirinha, pode se afirmar que:

a) a vírgula utilizada no primeiro quadrinho serve para isolar um aposto.

b) a palavra “mais" no segundo quadrinho pode ser substituída por “mas”, sem alteração de sentido.

c) o uso de exclamação no último quadrinho demonstra um desvio na norma padrão.

d) há uma relação de subordinação entre as orações do último quadro, que utiliza uma oração adverbial.

e) a vírgula utilizada no primeiro quadrinho serve para isolar um vocativo.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UNIFENAS 2020) O gráfico a seguir representa, em microns (1/1000mm), algumas medidas de distâncias tomadas entre alguns componentes de uma célula somática durante um processo de divisão em que o número de cromossomos permanece o mesmo nas células originadas.

Distância em Microns e Tempo em minutos

Com base na análise do gráfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir corretamente que

a) a curva 1 representa a distância de um polo a outro da célula.

b) a curva 2 representa o fenômeno da separação das cromátides irmãs.

c) a partir de 30 minutos cromossomos homólogos começam a se separar.

d) após 30 minutos o material genético passa a sofrer recombinação.

e) o processo que as distâncias medidas representam é a meiose.

GABARITO.

QUESTÃO 08
Leia o extrato de uma reportagem.

Sífilis cresce sete vezes em Goiás
Infecção em cura simples e barata, mas médicos classificam seu crescimento como epidemia.
Disponível em: hhttps://www.jornalopção.com.br, acesso em 24/07/2019.

A manchete acima foi publicada no dia 24 de março de 2019, e mostra um acontecimento recente e alarmante. O gráfico abaixo, mais antigo, destaca a incidência da doença em gestantes entre os anos de 2005 e 2013 em três regiões do Brasil. A informação à população é de extrema importância para o controle da doença.

Gráfico. Taxa de detecção de sífilis em gestantes
Disponível em: https://www.inesul.edu.br. Acesso 24.07.2019. (Adaptado)

(UNIFENAS 2020) A partir dos dados apresentados e de outros conhecimentos sobre a sífilis, pode-se concluir corretamente que a(o)

a) prevalência da doença é maior na região do país com menor desenvolvimento.

b) aumento em 2019 surpreende, dado o controle da doença nos dez anos anteriores.

c) sua transmissão pode se dar de forma vertical, além da contaminação por contato sexual.

d) incidência da doença está ligada ao período de chuvas e estiagens de uma região.

e) crescente aumento de casos independe de campanhas educativas e programas de saúde regionais.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(UNIFENAS 2020) No intestino delgado a digestão de carboidratos e de proteínas continua, enquanto a digestão de gorduras se inicia, assim como a absorção dos nutrientes resultantes da digestão.

O esquema a seguir representa os processos de digestão e absorção de gorduras que ocorre no interior do intestino delgado.

Vasos linfáticos

(Adaptado de Purves, William K., Vida a Ciência da Biologia, Ed. Artmed, 6ª edição, 2002)

Com base no esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, a única conclusão que não poderia ter sido feita é a de que

a) na célula mucosa os monoglicerídeos foram convertidos em colesterol.

b) o fenômeno extracelular representado ocorre no duodeno.

c) ocorreu uma emulsificação, uma digestão e uma síntese.

d) por serem lipossolúveis os ácidos graxos entram facilmente na célula.

e) um sinal hormonal é necessário para que ocorra a liberação da bile.

GABARITO.

QUESTÃO 10
Analise os esquemas.

esquema

(UNIFENAS 2020) A partir da análise dos esquemas é possível concluir corretamente que

a) os indivíduos com o distúrbio têm dificuldades em reconhecer o hormônio produzido.

b) a diabetes mostrada é do tipo I em que indivíduos doentes são insulino- dependentes.

c) as pessoas saudáveis mantém glicoses no espaço extracelular após a ação hormonal.

d) o hormônio em questão é denominado glucagon, produzido por células alfa do pâncreas.

e) os receptores celulares deixam de se ligar às glicoses, em diabéticos, devido à má alimentação.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UNIFENAS 2020) Analise o heredograma seguinte, que representa a herança do daltonismo em certa família.

heredograma

Com base na análise e em outros conhecimentos sobre o assunto, está correto afirmar que

a) a herança é autossômica dominante.

b) a chance de Helena ter recebido o gene para daltonismo é de 50%.

c) entre as mulheres, somente Ana e Carla têm o gene para daltonismo.

d) entre os homens, somente Paulo e Frederico não têm o gene para daltonismo.

e) os daltônicos receberam o gene para daltonismo de seus genitores masculinos.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(UNIFENAS 2020) As pessoas que seguem dietas de restrição ao carboidrato (chamadas de low carb) e maior ingestão de carnes, ovos e derivados do leite podem estar colocando em risco a própria longevidade. Estudo feito por pesquisadores da UFMG e de uma instituição australiana concluiu que proteína em excesso pode acelerar envelhecimento do indivíduo.

A professora e pesquisadora Viviane Alves analisou os efeitos do excesso proteico no organismo dos vermes Caenorhabditis elegans. Os resultados foram comparados aos estudos de células humanas, na Austrália, e de drosófilas, na Inglaterra.

Verificou-se que, nos três organismos, o excesso de proteínas provocou um envelhecimento precoce. “Ainda não se tem muitos detalhes, mas quando se come muita proteína, o metabolismo aumenta muito; o organismo tem maiores chances de errar especificamente na segunda etapa da síntese de proteínas. Isso induz defeitos nas células”, afirma a professora.
Disponível em:
https://www.hojeemdia.com.br.
Acesso 24/08/19 (Adaptado).

Apenas a partir da análise do texto pode-se afirmar corretamente que o uso de proteínas em excesso

a) leva a mutações no DNA.

b) altera timinas do código genético.

c) interfere na ação de enzimas internas.

d) modifica a transcrição de células afetadas.

e) promove menor consumo de energia pelas células.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UNIFENAS 2020) O ibuprofeno se consolidou nas últimas décadas como um dos fármacos mais utilizados para o alívio da dor, febre e inflamação.

Uma das apresentações desse medicamento é na dose de 400 mg de ibuprofeno por comprimido. A estrutura do fármaco está representada a seguir:

ibuprofeno

Determine, a quantidade de matéria aproximada, em mols, de Ibuprofeno que um paciente ingere ao administrar 1 comprimido desse medicamento.

a) 1,9 10⁻²
b) 1,0 10⁻³
c) 1,0 10⁻²
d) 1,9 10⁻³
e) 1,2 10⁻²

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UNIFENAS 2020) Com base em considerações teóricas sobre a quantidade de material genético dos neurônios, podem existir várias centenas ou milhares de substâncias químicas no cérebro.

Há alguns anos conheciamse poucos neurotransmissores "clássicos". Nos últimos anos, o número de neurotransmissores e neuromoduladores que estão sendo descobertos é crescente.

Os neurotransmissores clássicos são aminas ou aminoácidos de massa molar relativamente pequena. Atualmente sabemos que pequenas proteínas podem ter ação neurotransmissora e neuromoduladora e muitos são peptídeos, especificamente denominados neuropeptídios.
https://www.psiquiatriageral.com.br,
adaptado, acesso em 02 agosto 2019

Quando estamos concentrados na aquisição de conhecimentos, temos como objetivo atingir o estágio de máximo desempenho, momento em que possibilidades de soluções para uma situação-problema se apresentam e com isso conseguimos propor intervenções e agir de maneira adequada e coerente.

Nesse processo, o nosso organismo produz várias substâncias, entre elas: dopamina, endorfina, serotonina, norepinefrina (noradrenalina) e anandamida, cujas estruturas estão representadas abaixo.

Dopamina Serotonina Norepinefrina Endorfina Anandamida

A análise das estruturas garante que todas essas substâncias

a) pertencem a função fenol, o que proporciona a elas caráter ácido.

b) possuem cadeia carbônica mista com carbonos planares.

c) possuem grupo funcional característico da classe das aminas e/ou das amidas.

d) são isoméricas já que possuem a mesma fórmula molecular.

e) são aromáticas por possuírem o anel benzênico.

GABARITO.

QUESTÃO 15 - ANULADA.

QUESTÃO 16 - ANULADA.

QUESTÃO 17
(UNIFENAS 2020) Em regiões desérticas, onde há dificuldade de obtenção de água doce, é comum que as pessoas improvisem aparelhos para obtenção de água potável a partir da água salobra (água que possui sabor salgado por causa de uma quantidade considerável de sais dissolvidos).

Figura 1 - Aparelho para obtenção de água potável
Figura 1 - Aparelho para obtenção de água potável

De acordo com processo que ocorre dentro do aparelho para obtenção de água potável, marque a alternativa incorreta:

a) As transformações ocorridas no aparelho são semelhantes às que ocorrem na destilação.

b) As mudanças de estado físico ocorridas nesse processo são evaporação e condensação, respectivamente.

c) As transformações físicas ocorridas dentro do aparelho são ebulição e sublimação, respectivamente.

d) As mudanças de estado físico ocorridas requerem absorção e liberação de energia, respectivamente.

e) A energia necessária para iniciar o processo de obtenção de água potável a partir de água salobra é absorvida do ambiente.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UNIFENAS 2020) O fármaco ORLISTATE, o mesmo princípio ativo do xenical, indicado no tratamento da obesidade, provou que pode alterar o perfil de ácidos graxos do organismo humano e que, em longo prazo, pode levar a uma síndrome caracterizada pela deficiência desses ácidos.

Na pesquisa, o ORLISTATE diminuiu a absorção de ácidos graxos e, durante análise metabólica, promoveu algumas alterações no nível de ácidos graxos essenciais (aqueles que o organismo não consegue produzir) e outros metabólitos como o lactato (produzido após a queima de glicose para o fornecimento de energia, sem a presença de O2), além de uma ligeira redução de cálcio das pacientes investigadas.

A principal interação intermolecular que o ORLISTATE, cuja estrutura está representada abaixo, estabelece com as gorduras durante a sua dissolução deve ser do tipo

ORLISTATE

a) Ligação de hidrogênio
b) Dipolo induzido – dipolo induzido
c) Íon-dipolo permanente
d) Covalentes polares
e) Covalentes apolares

GABARITO.

QUESTÃO 19
(UNIFENAS 2020) Durante uma aula no laboratório de ciências, o professor montou um circuito elétrico com três lâmpadas incandescentes idênticas.

A figura mostra a associação montada.

figura

Depois de montado o circuito, o professor estabeleceu uma ddp entre os pontos X e Y do circuito. Assim, verificou que as três lâmpadas apresentavam brilhos compatíveis com a montagem realizada.

Para testar os conhecimentos dos alunos, o professor perguntou a eles o que iria ocorrer com os brilhos das lâmpadas L1 e L2 se o filamento da lâmpada L3 se rompesse, deixando o circuito aberto no trecho de L3.

A resposta correta para a pergunta é:

a) o brilho de L1 irá diminuir e o de L2 irá aumentar, pois a corrente elétrica em L1 irá diminuir e, em L2, irá aumentar.

b) o brilho de L1 não vai se alterar e brilho de L2 irá aumentar, pois a corrente elétrica em L1 não irá se alterar e, em L2, irá aumentar.

c) o brilho de L1 não vai se alterar e brilho de L2 irá diminuir, pois a corrente elétrica em L1 não irá se alterar e, em L2, irá diminuir.

d) os brilhos de L1 e de L2 irão diminuir, pois a corrente elétrica em ambas irá diminuir.

e) os brilhos de L1 e de L2 irão aumentar, pois a corrente elétrica em ambas irá aumentar.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(UNIFENAS 2020) A Estação Espacial Internacional (EES) é um satélite artificial habitável que é utilizado como um laboratório espacial de pesquisa no qual muitos estudos importantes já foram realizados nos campos da física, meteorologia, biologia e muitos outros.

satelite
(Disponível em: <https://www.space.com>. Acesso em: 11 de ago. de 2019.)

Como nota-se na imagem acima, a órbita da EES é bastante próxima da superfície da terra, numa altitude de apenas 400 km.

Sobre a sensação fisiológica dos astronautas a respeito da gravidade dentro da EES três estudantes fizeram as seguintes afirmações:

- Felipe disse que os astronautas não sentem o seu peso porque a gravidade na órbita em que se encontra a EES é zero.

- Guilherme disse que a força que mantém a estação em órbita é dirigida para o centro da terra e é inversamente proporcional à distância entre a EES e o centro da terra.

- Carol disse que a gravidade na região de órbita da EES não é zero, mas que os astronautas de fato não sentem o seu peso e tem a sensação de “gravidade zero. ”

Do ponto de vista da teoria da gravitação na Física:

a) apenas Felipe está correto.

b) apenas Guilherme está correto.

c) apenas Carol está correta.

d) Felipe e Guilherme estão corretos.

e) Guilherme e Carol estão corretos.

GABARITO.

QUESTÃO 21
Observe a tirinha.

A Mônica é gorducha. gorducha. gorducha

(UNIFENAS 2020) Suponha que os três garotos sentados do lado direito do balanço tenham uma massa total de 90 kg.

O centro de massa dos três se encontra a uma distância de 1,5 m do apoio central do balanço. A tábua do balanço é homogênea e está apoiada pelo seu centro de massa no suporte. O centro de massa da Mônica se localiza a 1,8 m do apoio central do balanço.

O valor da massa da Mônica, em kg, para que a tábua do balanço fique em equilíbrio na horizontal é, aproximadamente, igual a

a) 30.
b) 45.
c) 75.
d) 90.
e) 108.

GABARITO.

QUESTÃO 22 - ANULADA.

QUESTÃO 23
(UNIFENAS 2020) Desejando diminuir a temperatura da água de seu banho, um cidadão fecha um pouco a torneira do chuveiro elétrico, alterando a vazão da água.

Nesse processo, o chuveiro fornece à água 3500 joules a cada segundo, e a sua temperatura se eleva em 20ºC. Sabe-se que a água possui calor específico de 4,2 x 10³ J/(kgºC) e a sua densidade é de 1,0 kg/L.

Portanto, a vazão do chuveiro, quando o cidadão fecha um pouco a torneira, em litros por minuto, é, aproximadamente, igual a

a) 2,0.
b) 2,8.
c) 3,5.
d) 4,2.
e) 5,0.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UNIFENAS 2020) É possível quebrar uma taça de vidro com um grito, como muitos já observaram ou escutaram a respeito.

taças quebrando

Contudo, diferente do que se pensa, não é a energia colocada no grito que irá determinar se a taça irá quebrar. O que importa mesmo é a altura da onda sonora emitida. Tal fenômeno ondulatório é conhecido como:

a) difração.
b) interferência.
c) polarização.
d) refração.
e) ressonância.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(UNIFENAS 2020) O mapa a seguir mostra uma região do sudeste brasileiro.

mapa

A tabela indica a distância aproximada, em linha reta, entre três cidades presentes nesse mapa

Alfenas, Poços de caldas, Franca-SP

Considere

Observando o mapa e com os dados da tabela, a área aproximada da região limitada pelo triângulo cujos vértices estão nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Franca, em quilômetros quadrados, é igual a

a) 13 000.
b) 26 000.
c) 52 000.
d) 64 000.
e) 108 000.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UNIFENAS 2020) No Brasil, entre os diversos impostos que a população paga, podemos destacar o imposto de renda, cuja tabela a seguir é utilizada para base de cálculo.

Tabela do IRRF 2016

Ao observarmos a tabela, verificamos que ela é constituída de faixas salariais, ou seja, o sistema é progressivo, quem ganha mais paga mais. Um cidadão que ganha até R$1 903,98 é isento de imposto de renda. Já aqueles que ganham de R$1 903,99 até R$ 2 826,65 são taxados em uma alíquota de 7,5% sobre o valor que excede o limite da primeira faixa e assim sucessivamente conforme a tabela.

Considere que o salário que será tributado em imposto de renda de um trabalhador seja de R$ 2.799,98. O valor pago em imposto de renda por esse trabalhador é igual a

a) R$ 210,00.
b) R$ 142,80.
c) R$ 134,40.
d) R$ 76,00.
e) R$ 67,20.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UNIFENAS 2020) A cada incursão respiratória, um paciente em ventilação mecânica, deve receber um volume de ar de acordo com sua massa corporal conforme o seguinte gráfico:

Volume de ar em mL, Massa corporal em Kg

Um paciente de massa corporal 62 kg recebe um volume de ar, em mL, correspondente a

a) 343.
b) 372.
c) 350.
d) 434.
e) 420.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UNIFENAS 2020) A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Sul à parte central de Brasília.

Ponte Juscelino Kubitschek

A estrutura da ponte conta com três arcos parabólicos, que sustentam, por meio de cabos de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, e altura aproximada de 60 metros acima do nível do lago, apoiados em quatro bases submersas.

A figura representa, matematicamente, um dos arcos parabólicos.

60 m 240 m

A expressão algébrica para esse arco é igual a



GABARITO.

QUESTÃO 29
(UNIFENAS 2020) O reservatório de água de um prédio tem o formato de um tronco de pirâmide de bases quadradas de arestas medindo 2 m e 1m e altura de 60 cm, conforme ilustra a figura a seguir.

O reservatório de água de um prédio tem o formato de um tronco de pirâmide de bases quadradas de arestas medindo 2 m e 1m e altura de 60 cm

Sabendo-se que esse reservatório recebe água na vazão de 20 litros por minuto e estando incialmente vazio, o tempo necessário para enchê-lo totalmente é, em minutos, de

a) 110
b) 90
c) 70
d) 60
e) 50

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UNIFENAS 2020) Um cubo de madeira de 3 cm de aresta está com todas as suas faces pintadas de azul.

Se cortarmos esse cubo paralelamente as suas faces, vamos obter cubinhos de 1 cm de aresta, alguns com três faces pintadas, outros com duas faces pintadas, outros com apenas uma face pintada e, até aqueles sem faces pintadas de azul.


Se colocarmos esses cubinhos de 1 cm de aresta em uma caixa, qual é a probabilidade de, aleatoriamente, retirarmos, sem reposição, dois desses cubinhos com apenas uma de suas faces pintadas de azul?



GABARITO.

QUESTÃO 31
(UNIFENAS 2020) A imagem a seguir mostra uma porção de um rio brasileiro com um grande meandro.

Os rios com essa sinuosidade apresentam pequena capacidade de transporte de detritos, sendo, portanto, comuns em áreas de:

o-que-sao-rios-e-lagos

a) estrutura cristalina.
b) dobramentos modernos.
c) encostas abruptas.
d) topografia mais suave.
e) bacias sedimentares.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UNIFENAS 2020) Novos Tigres Asiáticos é um terno que se refere às economias dos cinco países do Sudeste asiático (Malásia, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Filipinas) que apresentavam características econômicas e de desenvolvimento social semelhantes aos “velhos” tigres asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura). Esses experimentaram um crescimento econômico expressivo para a região.

A principal característica dos Novos Tigres foi:

a) investir no modelo baseado na substituição de importação, o mesmo que foi implantado na América Latina.

b) o amplo recebimento de investimentos estrangeiros, principalmente das empresas multinacionais

c) o governo comandando 65% do mercado interno por meios das estatais, que fomentam o mercado globalizado.

d) por apresentarem elevada produção industrial destinada primeiramente ao mercado interno sua economia cresceu exponencialmente.

e) receber investimentos maciços de países socialistas em busca de um crescimento econômico para lutar no mercado globalizado freando o avanço do capitalismo.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(UNIFENAS 2020) O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro do planeta.

Esse recurso pode ser encontrado em diferentes regiões, mas sempre em uma mesma estrutura geológica, sendo assim a correlação correta desse recurso, com a região e a estrutura geológica foi expressa corretamente em:

a) Serra dos Carajás no estado do Pará, estrutura cristalina.

b) Cinturão Carbonífero no Sul do Brasil, estrutura sedimentar.

c) Serra Pelada no Maranhão, estrutura cristalina.

d) Maciço do Urucum na Bahia, estrutura cristalina.

e) Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, estrutura sedimentar.

GABARITO.

QUESTÃO 34
Observe o Climograma e responda:

precipitação

(UNIFENAS 2020) A qual clima brasileiro o climograma se refere:

a) Semiárido, também considerado um clima tropical, é dominante no sertão nordestino, com elevadas temperaturas.

b) Subtropical, que se caracteriza como um clima de transição entre o tropical e o temperado, demonstrando estações bem definidas e chuvas bem distribuídas o ano inteiro. Ocorrem baixas temperaturas principalmente no período do inverno.

c) Equatorial, que se caracteriza pelas altas temperaturas e pelos altos índices pluviométrico o ano todo e uma redução no período do inverno.

d) Tropical úmido, que se caracteriza por não apresentar estações secas, sendo mais úmido que os outros domínios tropicais, com temperaturas medias a altas.

e) Tropical típico, pois apresenta duas estações bem definidas: verões chuvosos e invernos secos. Ocorrendo altas temperaturas no verão e uma redução na temperatura no inverno.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(UNIFENAS 2020) Considere duas cidades nas imediações do paralelo 8ºS, uma situada no Tocantins e outra no Amazonas.

mapa_brasil

Caso seja feita uma viagem de avião, em linha reta, da cidade situada no Tocantins para a outra no Amazonas às 7:00 do dia 02 janeiro, o sol irá incidir no início do voo, em qual porção da aeronave?

a) direita vindo por trás.
b) esquerda vindo pela frente.
c) direita vindo pela frente.
d) frontal vindo pela frente.
e) esquerda vindo por trás.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(UNIFENAS 2020) Os ritmos de crescimento das megacidades ocorrem principalmente nos países subdesenvolvidos e emergentes. Estima-se que, em 2030, a indiana Mumbai será segunda maior megacidade do planeta com 27 milhões de habitantes.

As intensidades dos fluxos migratórios para essas cidades promovem inchamento dos espaços urbanos, sem planejamento que atenda às necessidades sociais e econômicas de uma parte considerável dos habitantes e não podemos esquecer que esse problema é também vivenciado nas grandes cidades e metrópoles do Brasil Problemas socioeconômicos e da falta de planejamento nos grandes centros urbanos geram um fenômeno:

a) Gentrificação
b) Êxodo Urbano
c) Macrocefalia Urbana
d) Hierarquia Urbana
e) Especulação Imobiliária

GABARITO.

QUESTÃO 37
(UNIFENAS 2020) Não lhes faltava consciência de que assumir tal postura representava um pesado ônus. E o depoimento de uma das mais ativas militantes demonstra-o, ao registrar que “a mulher que estuda, que pensa, ...é objeto de críticas e censuras à sua própria dignidade, e faz parte das distrações, dos cafés e dos bilhares ...”.

Afinal, os médicos com seu domínio do conhecimento científico afirmavam que a mulher foi formada para sentir como o homem foi criado para pensar e “àquelas que têm apresentado uma inteligência superior, têm sido à custa de suas qualidades femininas”.

Doenças, comportamento aberrante, esterilidade, degeneração racial eram alguns desses perigos decorrentes da inversão desse princípio, inclusive porque do desenvolvimento do cérebro feminino resultava a atrofia do útero.
SOIHET, Rachel. O feminismo tático de Bertha Lutz. Florianopólis.
Ed. Mulheres, Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

O texto apresenta uma percepção da sociedade brasileira, que utilizava argumentos científicos para justificar o preconceito de gênero e restringir a vida feminina a espaços sociais secundários e submissos como o de mãe, esposa e dona de casa. Esse posicionamento indica que

a) a luta pela emancipação feminina era facilitada por pesquisas científicas que comprovavam a igualdade de capacidade entre os gêneros.

b) a luta pelos direitos das mulheres exigia o enfrentamento de uma mentalidade sexista e patriarcalista apoiada em discursos cientificistas.

c) as limitações fisiológicas das mulheres eram responsáveis pela situação de inferioridade e impedimento a que estavam submetidas.

d) o tratamento das questões relacionadas à saúde da mulher independia do seu comportamento e do papel que desempenhavam na sociedade brasileira.

e) os papeis e funções sociais eram definidas pelo gênero e não havia possibilidade de sua alteração num ambiente social como o brasileiro.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(UNIFENAS 2020) Que o governo de Cuba permita que o Estado Unido exerça o direito de intervir no sentido de preservar a independência cubana, manter a formação de um governo adequado para a proteção da vida, a propriedade, a liberdade individual.

Que, a fim de auxiliar os Estados Unidos a sustentar a independência cubana, e para proteger a população dali, tão bem como para a sua própria defesa, o governo de Cuba deverá vender ou alugar terras aos Estados Unidos, necessárias para a extração de carvão para linhas férreas ou bases navais em certos locais especificados de acordo com o Presidente dos Estados Unidos.
Trecho da Emenda Platt, aprovada em 1903.
Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 1956, p.182-3.



A Emenda Platt foi um dispositivo legal inserido na Constituição Cubana no início do século XX e que estabeleceu bases permanentes para as relações bilaterais com os Estados Unidos.

A presença estadunidense introduziu no processo de independência de Cuba elementos diferenciados em relação aos demais movimentos latino-americanos. O tratamento da questão nacional cubana representou

a) um novo imperialismo emergente que combinava a expansão econômica de interesses privados nacionais com uma política externa intervencionista.

b) o crescente desinteresse pelo controle do acesso a matérias-primas e mercados na região do Caribe devido à escassez de recursos naturais.

c) a decadência dos grandes proprietários nacionais, afetados pelos volumosos investimentos na indústria incipiente e promissora da ilha.

d) a satisfação das expectativas de liberdade, desenvolvimento e soberania que alimentaram o movimento emancipacionista desde o século anterior.

e) a desilusão com o desfecho da independência, que foi fator essencial na formação de uma singular consciência nacionalista que uniu povo e governantes.

GABARITO.

QUESTÃO 39
Leia o texto.

Era uma vez um lindo país, onde as pessoas trabalhavam e se aposentavam

(UNIFENAS 2020) A charge revela uma crítica ao modelo de reforma previdenciária do atual governo brasileiro relacionada

a) à unanimidade em relação ao projeto apresentado pelo Estado.

b) às resistências que a população brasileira tem feito à proposta atual.

c) ao crescimento econômico decorrente de tais modificações.

d) ao desconhecimento da maioria da população sobre o projeto.

e) aos benefícios que serão acrescentados aos trabalhadores.

GABARITO.

QUESTÃO 40
Quatro dias espontâneos e sem liderança na rua puseram fim a um Império. Mais que isso: tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czar como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o Breve Século XX. (1914-1991).
São Paulo, Companhia das Letras, 2003, p.67.



(UNIFENAS 2020) A consequência imediata do processo revolucionário russo de 1917 foi a

a) formação de um governo liberal e constitucional com poderio militar de combater os alemães.

b) conciliação das forças de trabalho do campo e da cidade para institucionalizar a monarquia liberal.

c) instituição de um governo provisório impotente de um lado, e do outro uma multidão de sovietes.

d) articulação de socialdemocratas, mencheviques e bolcheviques a fim de abolir o czarismo.

e) recepção entusiasmada do slogan Pão, Paz, Terra entre as camadas médias e burguesas.

GABARITO.

QUESTÃO 41
Leia os textos a seguir.

Texto 1
[...] chamamos já a atenção do leitor para as dificuldades encontradas na terminologia a empregar-se para exprimir as instituições da maior parte dos povos africanos. É difícil, contudo, fugir a expressões tradicionais (como estados, reinos, impérios) que, apesar de, muitas vezes inadequadas, são cômodas e familiares aos leitores habituados à História dentro da perspectiva da civilização ocidental.
GIORDANI, Mário Curtis. História da África anterior aos descobrimentos. Petrópolis: Vozes, 1997.


Texto 2
Com base nos estudos históricos até agora desenvolvidos sobre a África subsaariana, o período que vai do século VII ao século XVI, caracteriza-se, na maior parte do território, pelo desabrochar de várias civilizações. Daí que o termo “Idade Média”, que se reveste de uma conotação própria na história europeia não possa aqui aplicar-se com o mesmo sentido.
CISSOKO, Sékéné Mody. UNESCO. História da Humanidade do século VII ao século XVI. Lisboa: Verbo, 2002.


(UNIFENAS 2020) No que se refere à história da África, a preocupação apresentada nos textos refere-se a

a) defesa europeia pela preservação das particularidades dos povos africanos em diferentes temporalidades.

b) limitação das fontes históricas acerca do continente, devido a precariedade de suas civilizações.

c) luta dos povos africanos para alcançar o desenvolvimento político e econômico dos povos europeus.

d) pluralidade da história dos povos africanos, destacada na existência de uma diversidade política.

e) utilização permanente de expressões e conceitos europeus para retratar e explicar os fatos africanos.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(UNIFENAS 2020) História construída no entrelaçamento de muitas histórias, a da febre amarela convergiu sistematicamente para a história das transformações nas políticas de dominação e nas ideologias raciais no Brasil do século XIX. Os cientistas da Higiene formularam políticas públicas voltadas para a promoção de melhorias nas condições de salubridade vigentes na Corte e no país em geral.

Naturalmente, escolheram priorizar algumas doenças em detrimento de outras. A febre amarela, flagelo dos imigrantes que, esperava-se, ocupariam o lugar dos negros nas lavouras do Sudeste cafeeiro, tornou-se o centro dos esforços de médicos e autoridades. Enquanto isso, os doutores praticamente ignoravam, por exemplo, uma doença como a tuberculose, que eles próprios consideravam especialmente grave entre a população negra do Rio.
São Paulo, Cia da Letras, 1996, p.11.


O prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos

O prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, retratado pelo Jornal O Malho de 31 de março de 1903.

Os médicos sanitaristas do Rio de Janeiro se investiram da “missão” de sanar a cidade de suas mazelas a partir da segunda metade do século XIX. Já as primeiras administrações republicanas destruíram os cortiços – processo que se intensificava desde 1870 –, expulsando as classes populares das áreas centrais da cidade. A partir da análise do texto e da imagem é possível afirmar que a prioridade do Estado, além de resolver a questão das epidemias, era

a) construir novas habitações coletivas populares nas periferias da cidade.

b) diagnosticar os hábitos de moradia dos pobres como um bem à sociedade.

c) tornar o ambiente urbano salubre para um determinado setor da população.

d) substituir a vacinação forçada da população por uma política de miscigenação.

e) afirmar a inviabilidade e prejuízos da convivência entre imigrantes e os negros.

GABARITO.

PROVA TIPO A - TARDE
Textos para as questões de 1 a 6:

A autora: Cecília Meireles é colocada na segunda geração do Modernismo brasileiro, ou Geração de 30, da qual também fazem parte, entre outros, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Murilo Mendes e Jorge de Lima. Pela extrema musicalidade, somada à profunda sensibilidade, desde cedo, passou a ser considerada herdeira do Simbolismo. Segundo Antonio Candido e Aderaldo Castelo (“A Presença da literatura brasileira”) sua obra apresenta três constantes fundamentais: o oceano, o espaço e a solidão. Avessa aos radicalismos modernistas, prefere a tradição (herança do lirismo ibérico), revelando sempre uma visão filosófica e universalizante, temperada por doses de pessimismo e desencanto.

Texto I

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
(Cecília Meireles – Obra Poética.Rio de Janeiro,
Aguillar, 1967. p.103)

Texto II

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Ibid., página 106)

Texto III

4º Motivo da Rosa

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando em mim.

E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
(Ibid., página 308)

QUESTÃO 01
(UNIFENAS 2020) Avalie as seguintes afirmações sobre os textos em questão.

I - Os três textos, embora circunscritos no Modernismo brasileiro, são expressos, em termos formais, segundo padrões ditados pela poética tradicional.

II - Os textos confirmam que a sua autora ultrapassa a fase inicial do período modernista (Geração de 22), cujo momento é marcado, em outras, por características como o nacionalismo e experimentalismo.

III - Os textos em questão podem ser, explicitamente, ser classificados como metapoemas, pois configuram uma poesia de autorreferência, ou seja, uma reflexão do significado do fazer poético.

IV - O texto III é o único que apresenta regularidade métrica; os demais são construídos por meio de versos não isométricos.

V - A transitoriedade da vida ou dos valores do mundo é tema marcante na obra da autora, sendo exemplificado apenas pelos textos II e III.

a) todas corretas, sem exceção.
b) todas corretas, com única exceção.
c) todas corretas, exceto III e V.
d) todas incorretas, com única exceção.
e) todas incorretas, exceto II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UNIFENAS 2020)

I - As antíteses presentes na terceira estrofe do texto I evidenciam importante característica da autora, que consiste na polarização entre o efêmero e o eterno.

II - Grande parte da musicalidade do texto II é obtida pela repetição das palavras assim (verso 2); nem (versos 3 e 4) e tão (verso 10),além da expressão anafórica eu não tinha no início de cada verso.

III - É possível viver plenamente a vida quanto ao envelhecimento físico se contrapõe o rejuvenescimento de espírito. Pode-se tirar tal conclusão da leitura do texto III.

Nas questões 2 e 3, utilize o seguinte código.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III-incorreto.
(C) I-correto; II-incorreto; III-correto.
(D) I-incorreto; II e III-corretos.
(E) I-incorreto; II-correto; III-incorreto

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNIFENAS 2020)

I- Na segunda estrofe do texto I, a voz poética, sobretudo nos dois primeiros versos, deixa entrever que, em sua aceitação resignada do efêmero, o início e o fim das coisas não a abalam.

II- No texto III, sobretudo em cada verso final dos dois últimos dísticos, está contida a ideia de que, mesmo com o passar do tempo, ou com a morte, resta ao ser humano o conforto de ser lembrado ou de se perpetuar através de seus descendentes.

III- No texto II, os vocábulos “rosto”, “olhos”, “lábio”, “mãos”, “coração”, “espelho” e “face” foram empregados, sem exceção, em seu sentido literal, denotativo.

Nas questões 2 e 3, utilize o seguinte código.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III-incorreto.
(C) I-correto; II-incorreto; III-correto.
(D) I-incorreto; II e III-corretos.
(E) I-incorreto; II-correto; III-incorreto.

GABARITO.

QUESTÃO 04 - ANULADA.

QUESTÃO 05
(UNIFENAS 2020) Avalie as seguintes afirmações sobre elementos destacados dos textos em questão.

I- “Que nem se mostra” (texto II)
*A forma verbal destacada acima poderá, sem qualquer alteração, preencher todas as seguintes lacunas: Não se ________ao inimigo sinais se fraqueza. / A maioria das pessoas não _______suas vulnerabilidades. / Nenhum de vós _________compaixão com cães de rua. / ______ela e eu simpatia pelos novos vizinhos. / Mais de um estudante _________capacidade para resolver intricadas questões de lógica.

II - “Se desmorono ou se edifico/ se permaneço ou me desfaço/ - não sei/ não sei/ não sei se fico/ ou passo (texto I)
*Quanto à estrutura dos vocábulos, nesses versos, foram destacados o mesmo elemento mórfico, no caso, a desinência número-pessoal.

III - “U não tinha este rosto de hoje” (texto II)
*A palavra destacada será mantida, sem qualquer alteração, em todas as seguintes ocorrências: ______ século terminará em paz? _____coração me pregou uma grande peça. / _____amuleto que trago no pescoço, trouxe-o da África. / No bolso trago sempre _____canivete. / Guardo sempre _____´provérbio: “Quem casa quer casa”.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UNIFENAS 2020) Avalie algumas ocorrências presentes nos textos em questão.

I- “Também é ser, deixar de ser assim” (texto III)
*Neste verso ocorre uma figura de linguagem (ou figura de pensamento) que também está exemplificada nos seguintes versos do mesmo texto: “Mortas intactas pelo teu jardim” e “por desfolhara-me é que não tenho fim.”

II- “Eu não tinha este coração / que nem se mostra” (texto II)
*O termo destacado exerce uma função sintática que também ocorre em todos os seguintes períodos: “Sou um homem que cumpre o seu dever/ Não existe mentira que dure para sempre./ Trazia com ela uma tristeza que não tinha explicação./ Sou generoso com os amigos que me contam seus segredos. / Tudo o que cai na rede é peixe.

III- “Se permaneço ou me desfaço” (texto I)
*O vocábulo sublinhado foi formado pelo mesmo processo verificado em todos os seguintes: antever, super-homem, bisavô, percorrer, arquibancada, supercílio, epígrafe, ateu, compadre.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UNIFENAS 2020) Sobre sistema endócrino, analise as proposições abaixo.

( ) O paratormônio regula a taxa de cálcio, estimulando a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sanguíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no plasma.
( ) A oxitocina, na mulher, estimula a contração da musculatura uterina durante o parto e a ejeção do leite. No homem, provoca relaxamento dos vasos e dos corpos eréteis do pênis, aumentando a irrigação sanguínea.

( ) A leptina, hormônio secretado pelas células do tecido adiposo, ao ser liberada na circulação periférica, atua sobre o hipotálamo, inibindo o apetite. A ligação da leptina aos receptores hipotalâmicos estimula a secreção de MSH (hormônio melanotrófico) que, por sua vez, se liga a outros neurônios, responsáveis pela diminuição do apetite.

( ) O hormônio melanotrófico ou melanocortinas (MSH) ou intermedinas estimula a pigmentação da pele (acelera a síntese natural de melanina) e a síntese de hormônios esteróides pelas glândulas adrenal e gonadal. Ainda interfere na regulação da temperatura corporal, no crescimento fetal, secreção de prolactina, proteção do miocárdio em caso de isquemia, redução dos estoques de gordura corporal.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo.

a) V-V-V-V.
b) V-F-F-V.
c) V-V-F-F.
d) V-V-V-F.
e) F-F-F-F.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UNIFENAS 2020) Sobre os anelídeos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os anelídeos são animais vermiformes, cujo corpo é composto de segmentos ou metâmeros, semelhantes entre si, em forma de anel, exceção feita aos dois primeiros e ao último segmento, denominados, respetivamente, prostômio, peristômio e pigídio. São triblásticos com simetria radial e a segmentação corporal é tipicamente heterônoma.

b) A excreção é feita por nefrídios, dispostos em um par por segmento. Cada nefrídio é formado por três partes: nefróstoma, um funil ciliado que recolhe os catabólitos na cavidade celomática; nefroduto, um canal sinuoso, internamente ciliado, que atravessa o anel e desemboca no nefridióporo, um poro excretor situado no anel seguinte.

c) Os poliquetos possuem o corpo com metamerizações externa e interna bem nítidas. Cada metâmero possui um par de expansões laterais, os parapódios, que têm funções na respiração branquial e na locomoção. Cabeça distinta do corpo, sexos separados, com fecundação externa e desenvolvimento indireto, através da larva trocófora. São quase exclusivamente marinhos.

d) A digestão inicia-se pela boca; segue-se à faringe, às vezes protrátil, que se comunica com o esôfago, podendo este formar um papo e uma moela fortemente musculosa, que serve para macerar os alimentos; segue-se ao intestino, às vezes com um par de sacos intestinais (tiflossolis), os quais servem para aumentar a superfície de absorção; o intestino termina no ânus. Na parede do tubo digestório, existem células de peritônio que aumentam consideravelmente seu volume, servindo para o acúmulo de substâncias de reserva e que recebem o nome de cloragógenas.

e) A epiderme é um epitélio simples, com células sensoriais, glândulas mucosas e recoberto por uma cutícula permeável. Nos oligoquetos (minhoca), há fileiras de cerdas de quitina dispostas na região ventral. Nos poliquetos (Eunice), há um feixe de cerdas, apenas nos parapódios, que são expansões dermomusculares laterais que servem como remos, permitindo a natação dos poliquetos.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(UNIFENAS 2020) Sobre sinecologia, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Micorrizas são associações mutualísticas entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera. Deste modo, as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos, e em troca os fungos recebem das plantas carboidratos e aminoácidos essenciais ao seu desenvolvimento.

b) Liquens são constituídos pela associação mutualística entre algas e fungos. A alga realiza a fotossíntese e cede ao fungo parte da matéria orgânica sintetizada. O fungo, além de proteger a alga, cede-lhe umidade e sais minerais que absorve. Esse tipo de relação é benéfico para ambos. Permite a sobrevivência do líquen em lugares onde, isoladamente, a alga e o fungo não teriam chance. Os liquens podem ser encontrados em troncos de árvores, nas rochas nuas, nos desertos e no Ártico.

c) Os crocodilos que vivem do rio Nilo, ao dormirem, podem deixar a boca aberta. O pássaro-palito aproveita essa oportunidade para se alimentar dos parasitas (sanguessugas) e restos de alimentos encontrados entre os dentes e na boca do crocodilo. Dessa forma, o pássaro-palito livra o crocodilo dos parasitas indesejáveis e, ao mesmo tempo, alimenta-se, estabelecendo uma reciprocidade mutualística obrigatória.

d) Bacteriorriza é o nome que se dá à associação mutualística formada pelas bactérias do gênero Rhizobium com as células das raízes de leguminosas, onde se originam as nodosidades. Transformam nitrogênio gasoso em mineral, favorecendo a absorção de nitrato pelas plantas leguminosas, que usam o nitrogênio desses compostos na síntese de seus aminoácidos e proteínas. Em troca, as leguminosas cedem às bactérias substâncias orgânicas que sintetizam.

e) Na associação entre ruminantes e microrganismos, nota-se que os animais ruminantes não fabricam a enzima celulase. Como os alimentos que ingerem são ricos em celulose, também abrigam no seu rúmen um grande número de bactérias capazes de fabricar a enzima celulase. A partir daí estabelece-se uma relação mutualística, em que as bactérias fornecem aos herbívoros a enzima destinada à digestão da celulose. Os herbívoros, por sua vez, fornecem abrigo e nutrição a esses microrganismos.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(UNIFENAS 2020) Observe as ponderações abaixo acerca do processo fotossintético.

( ) Na fase fotoquímica, a energia luminosa é utilizada para produzir ATP a partir de ADP + Pi (fósforo inorgânico), através de um conjunto de reações mediado por grupos de moléculas – os fotossistemas – num ciclo chamado fotofosforilação. Existem dois tipos de fotofosforilação: uma não cíclica, que produz NADPH2 e ATP e uma cíclica, que produz apenas ATP e fixa CO2 na matriz do cloroplasto, durante o Ciclo de Calvin-Benson.

( ) Algumas plantas estão adaptadas a ambientes áridos, com pouca água disponível. Essas plantas utilizam a enzima PEP carboxilase e a enzima rubisco para fixar e acumular o CO2 enquanto evitam a perda de água durante o dia com elevadas temperaturas e alta umidade relativa do ar. Algumas plantas suculentas da família das Crassuláceas, alguns cactos, e muitas angiospermas, utilizam como estratégia o metabolismo ácido das Crassuláceas – CAM, comum em plantas C3.

( ) Quando uma planta recebe luz no seu ponto de compensação fótico, toda a glicose produzida na fotossíntese será consumida na respiração, assim como todo o O2 produzido na fotossíntese será gasto na respiração e todo o CO2 produzido na respiração será utilizado na fotossíntese. Conclui-se
que os dois fenômenos se neutralizam no chamado ponto de compensação luminoso.

( ) A fotossíntese é influenciada por fatores internos (grau de abertura dos estômatos, quantidade de clorofila) e por fatores externos (luz, concentração de CO2, temperatura). A eficiência desse processo vai depender de todos esses fatores, que agem separadamente um do outro. Para analisar um dos fatores que age no processo, por exemplo a intensidade luminosa, variamos esse fator e mantemos os demais constantes; mas não podemos nos esquecer que também eles estão atuando.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo.

a) V-V-V-V.
b) F-V-V-V.
c) F-F-V-V.
d) F-F-F-V.
e) F-F-F-F.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UNIFENAS 2020) Sobre as viroses, analise as afirmações que se seguem.

(     ) O vírus HIV apresenta a enzima transcriptase reversa que faz com que o processo de transcrição reversa seja realizado na formação de RNA a partir do DNA viral. Dessa forma o HIV é um retrovírus devido à retrotranscrição. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição, passagem da linguagem de RNA para DNA, e só depois a tradução. Esses últimos vírus são designados de adenovírus.

(     ) A dengue é uma das maiores preocupações em relação a doenças infecciosas atualmente no Brasil. É uma virose cujo agente etiológico é o Aedes aegypti que pica apenas durante o dia. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, que são bacterioses típicas do Brasil, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento nasal ou gengival. A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

(     ) A meningite viral, causada pelo adenovírus Neisseriameningitidis, é uma inflamação das camadas dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo). Os sintomas iniciais de infecção viral, como febre, uma sensação de mal-estar, dor de cabeça e dores musculares são recorrentes. Posteriormente, as pessoas desenvolvem dor de cabeça e um pescoço rígido, que fazem com que abaixar o queixo até o peito seja difícil ou impossível.

(     ) Leptospirose é uma infecção causada por retrovírus que pode ter como sintomas febre alta, malestar, dor muscular, olhos vermelhos, tosse, cansaço, náuseas, diarreia, manchas vermelhas no corpo e encefalite. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados, principalmente os ratos urbanos.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo.

a) V-V-V-V.
b) V-F-F-V.
c) V-V-F-F.
d) V-V-V-F.
e) F-F-F-F.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(UNIFENAS 2020) Analise o heredograma abaixo.

heredograma

O indivíduo 5 é portador de uma doença autossômica recessiva. O casal 3 x 4, preocupado com a genealogia paterna, resolve consultar uma especialista.

Sabe-se que essa população é de 80.000 indivíduos dos quais 67.200 indivíduos não são portadores da patologia.

Desconsidere fatores como mutação, seleção, migração, desvio meiótico e deriva genética. Qual a probabilidade desse casal ter uma criança com a anomalia?

a) 2%.
b) 4%.
c) 8%.
d) 16%.
e) 32%.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UNIFENAS 2020) O trióxido de enxofre é um gás, em condições ambientes, corrosivo, irritante e poluente.

É responsável pela formação da chuva ácida. Pode provocar doenças respiratórias e problemas cardiovasculares

Observe a equação química, num equilíbrio químico, que representa a transformação do dióxido de enxofrea trióxido de enxofre:


Considerando que a conversão do SO2 a SO3 é exotérmica, é CORRETO afirmar que

a) o aumento da pressão do sistema desloca o equilíbrio no sentido do processo com maior volume.

b) a adição de um catalisador nesse sistema em equilíbrio diminui igualmente as energias de ativação nos dois sentidos.

c) a reação inversa é exotérmica.

d) com um aumento da temperatura do sistema, o equilíbrio se desloca no sentido de formar SO3.

e) com um aumento na concentração de SO3, o equilíbrio se desloca para a direita.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UNIFENAS 2020) O odor característico da água de lavadeira é causado pelo gás cloro, misturado a uma solução aquosa de hidróxido de sódio. A presença de íons hipoclorito formados nesse processo é responsável pela ação alvejante. Observe a equação que representa esse processo.

Cl2+ NaOH→NaCl + NaClO + H2O

Marque a alternativa que corresponda à soma de todos os coeficientes das substâncias presentes na equação, utilizando os menores números inteiros possíveis.

Dados os números atômicos (Z) → Cl=17Na=11 O=8 H=1

a) 12.
b) 8.
c) 6.
d) 16.
e) 5.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(UNIFENAS 2020) Um acidente radioativo com o césio-137 (Cs Z=55) em Goiânia revelou uma tendência de transtorno mental em 78,2% dos casos analisados. O césio é um metal alcalino, apresenta uma grande variedade de isótopos que podem ser usados no campo médico para certos tratamentos de câncer.

Considere que, após 240 anos, restam 3 gramas de uma amostra radioativa de Cs-137 e que a meiavida do césio-137 é de aproximadamente 30 anos. Qual seria a massa de césio-137 (Z=55) na amostra original?

a) 768g.
b) 384g.
c) 192g.
d) 96g.
e) 48g.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(UNIFENAS 2020) Analise os dados e marque a opção que indica o volume correspondente de uma solução para que um cozinheiro prepare uma solução 0,8 mol/L de cloreto de sódio, sabendo que ele adiciona 234g de NaCl em um caldeirão.

Dados: (Na=23uCl=35,5u).

a) 2L.
b) 10L.
c) 5L.
d) 8L.
e) 0,8L.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UNIFENAS 2020) As moléculas dos ácidos carboxílicos formam fortes pontes de hidrogênio entre si ou com moléculas de água.

Isso explica os elevados pontos de ebulição nos ácidos puros e também justifica sua grande solubilidade em água. Podem ser obtidos por exemplo pela oxidação de álcoois ou aldeídos. E ainda apresentam isomerias planas ou espaciais.

Dados os ácidos carboxílicos abaixo, identifique aquele que é opticamente ativo e que possua fórmula C6H12O2.

Dados os números atômicos (Z) → C=6H=1 O=8

a) Ácido 4-metilpentanoico.
b) Ácido 2,2-dimetilbutanoico.
c) Ácido hexanodioico.
d) Ácido 2-metilpentanoico.
e) Ácido hex-3-enoico.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UNIFENAS 2020) Observe a reação referida abaixo:

Observe a reação referida abaixo

Sobre essa reação, marque a única alternativa incorreta.

a) Éteres são possíveis isômeros de função de B.

b) O nome do Reagente B é2-metilpropan-1-ol.

c) A fórmula do composto X está de acordo com a representação abaixo.


d) O composto X pode receber o nome de etanoato de isobutila.

e) O composto A possui carbono sp², cadeia carbônica insaturada e é um ácido carboxílico.

GABARITO.

QUESTÃO 19
(UNIFENAS 2020) Qual é a leitura que é feita, em graus Celsius, quando a temperatura na escala Fahrenheit é igual ao dobro da escala Celsius?

a) 100°C.
b) 110°C.
c) 120°C.
d) 150°C.
e) 160°C.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(UNIFENAS 2020) Um chuveiro elétrico tem potência de 5KW. Deseja-se elevar a temperatura da água de 10°C. Considerando o calor específico sensível da água 1 cal.g⁻¹°C⁻¹ e 1 cal = 4J, qual é a massa de água, em gramas, que deve passar pelo chuveiro em 1 segundo?

a) 100.
b) 110.
c) 115.
d) 120.
e) 125.

GABARITO.

QUESTÃO 21
(UNIFENAS 2020) Um meio transparente homogêneo e isotrópico é chamada de

a) Heterogêneo.
b) Anisótropo.
c) Translúcido.
d) Opaco.
e) Ordinário.

GABARITO.

QUESTÃO 22
(UNIFENAS 2020) Um objeto está inserido entre o ponto focal e o centro de um espelho esférico côncavo. Quais são as características de sua imagem?

a) Invertida, real e maior.
b) Direita, virtual e menor.
c) Direita, real e maior.
d) Imprópria.
e) Invertida, real e menor.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(UNIFENAS 2020) Os dragsters são veículos construídos para atingiram grandes velocidades em poucos segundos. Tais veículos partem do repouso e atingem 504 km/h em 8 segundos. Qual é a sua velocidade escalar média? Assuma que a aceleração escalar seja constante.

a) 50 m/s.
b) 60 m/s.
c) 70 m/s.
d) 80 m/s.
e) 90 m/s.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UNIFENAS 2020) Por um fio condutor fluem 5.10¹⁰ elétrons por segundo. Considerando o módulo da carga elementar igual a 1,6.10⁻¹⁹ Coulombs, qual é a intensidade de corrente elétrica presente no fio?

a) 8Ma.
b) 10mA.
c) 12mA.
d) 8nA.
e) 10nA.

GABARITO.

QUESTÃO 25
(UNIFENAS 2020) Considerando uma pirâmide tetraédrica regular cuja altura é √6, obtenha a sua aresta.

a) 2.
b) 3.
c) 4.
d) 5.
e) 6.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UNIFENAS 2020) Sabe-se que um paralelogramo é um quadrilátero com lados opostos paralelos e congruentes. Considere que as medidas de seus ângulos sejam proporcionais a 1:5. Qual é a medida do elemento de seu menor ângulo?

a) 210°.
b) 250°.
c) 290°.
d) 310°.
e) 330°.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UNIFENAS 2020) Assinale a alternativa que representa a equação da circunferência que possui centro C(7;4) e raio 4.

a) (x – 7)² + (y – 4)² = 16.
b) (x – 7)² + (y – 4)² = 4.
c) (x + 7)² + (y – 4)² = 16.
d) (x – 7)² + (y + 4)² = 4.
e) (x + 7)² + (y + 4)² = 16.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UNIFENAS 2020) Obtenha a soma das raízes do seguinte polinômio: x⁴ – 3x² + 2 = 0.

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UNIFENAS 2020) Dada uma função U(x) =,encontre o valor de U⁻¹ (3).

a) 4.
b) 6.
c) 8.
d) 10.
e) 12.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UNIFENAS 2020) Dada a sequência encontre a soma de seus infinitos termos.

a) 4/3.
b) 3/5.
c) 3/4.
d) 6/7.
e) 7/6.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(UNIFENAS 2020) Assinale a alternativa que indica corretamente o acordo mencionado no texto a seguir:

“Essa organização é conhecida como Clube dos Ricos, pois seus integrantes apresentam elevado PIB per capita (produto interno bruto por habitante) e também elevados indicadores de desenvolvimento humano, representando cerca de 80% do comércio mundial e investimentos.” Representa uma estruturação formada por países e parceiros estratégicos dedicados ao desenvolvimento econômico. Os membros pretendem discutir políticas públicas e econômicas que os orientem. Esses países apoiam os princípios da democracia representativa e as regras da economia de mercado. (...).

O Brasil vem pleiteando tornar-se um membro oficial desta organização criada em 1961, fato justificado pela sua solicitação de adesão à organização em maio de 2017 e pela sua expectativa de que o pedido de candidatura fosse aprovado rapidamente. O Brasil é "parceiro-chave" da organização em suas relações comerciais e diplomáticas.

Atualmente o presidente Jair Bolsonaro vem estreitando diálogos sobre o ingresso oficial do país na organização. (...).
Informações disponíveis em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44361623;
https://brasilescola.uol.com.br/geografia.htm. Acesso em 20.jul.2019. Com adaptação.

Trata-se do (da)

a) Acordo de Paris.
b) Acordo de Bruxelas.
c) Parceria de Assunção.
d) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
e) Fórum Ásia-Pacífico (APEC).

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UNIFENAS 2020) Analise a figura a seguir e assinale a alternativa correta

relevo e massas de ar
Fonte: MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo. Ed. Scipione. 1998; p.466. Com adaptação.


As correntes marinhas são fluxos de água formados por componentes horizontais e verticais do sistema de circulação das águas oceânicas e são controladas especialmentepela ação dos ventos, a densidade da água e marés.

A imagem mostra uma corrente marinha que se origina nas proximidades da Antártida e se desloca no sentido norte do Oceano Pacífico, exercendo influências na costa ocidental da América do Sul, com maior incidência nos litorais do Chile e do Peru. Pela sua baixa temperatura que, somada a outros fatores, favorece a existência do Deserto de Atacama.

A corrente em destaque na imagem e no fragmento é a

a) Corrente do Golfo.
b) Corrente das Malvinas.
c) Corrente Fria Humboldt.
d) Corrente do Labrador.
e) Corrente de Benguela.

GABARITO.

QUESTÃO 33
“A tendência mais importante de nossa época é a urbanização. Pela primeira vez na história, a população é mais urbana que rural.. Só este ano as cidades ganharão 80 milhões de pessoas. A maioria delas está se mudando para cidades com 500 mil habitantes ou mais. As grandes cidades respondem por três quartos da oferta mundial de bens, serviços e empregos. Motores da prosperidade global, lugares como Londres, Tóquio, Chicago e Pequim cada vez mais influenciam o comportamento social em todo o mundo graças às ideias e à cultura que produzem. (...)”.
Ivo Daalder, presidente do Chicago Council on Global Affairs.
Disponível em: https://istoe.com.br. Acesso 23.jul.2019. Com adaptação.

Atualmente, as cidades modernas exercem um papel de primazia no campo de produção material e imaterial na coordenação do processo de mundialização, já que concentram e centralizam o capital, as finanças, o marketing, variadas atividades comercias e tecnologias.

Enfim, envolvem sedes de grandes empresas, bolsa de valores, importantes universidades constituindo centros urbanos vetores da globalização, onde se instalam poder de decisão, o comando, de onde partem as diretrizes econômicas e políticas no direcionamento do mercado mundial.

(UNIFENAS 2020) No contexto do processo de urbanização mundial, as informações contidas no fragmento remetem corretamente ao conceito de

a) Cidades Globais.
b) Megacidades.
c) Megalópole.
d) Metrópoles Regionais.
e) Centros Regionais.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(UNIFENAS 2020) Considere a figura e as inferências seguir para responder à questão.

pressão atmosféricas
Fonte: MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo. Ed. Scipione. 1998; p.466. Com adaptação.


I - A pressão atmosférica não é estática e imutável, ou seja, ela ocorre com intensidades diferentes em regiões distintas da Terra. Esse dinamismo, materializado, sobretudo, pelos fluxos de ar, interfere diretamente no comportamento do clima global.

II - As áreas equatoriais, de alta pressão atmosférica, são dispersoras de ventos, fato que favorece a ocorrência frequente das chuvas convectivas nesta porção do globo.

III - Verifica-se uma diminuição gradativa da pressão atmosférica de Santos em relação a São Paulo pela redução da densidade do ar, tendo em vista a diferença de altitude entre ambos.

IV - Ao nível do mar passam a existir mais moléculas por unidade de volume, justificando o fato de Santos apresentar uma maior pressão atmosférica em relaçãoa São Paulo.

Estão corretas

a) I e II, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II,III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
“Em abril de 2018, os governos do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Paraguai e do Peru decidiram de forma conjunta suspender a sua participação da Unasul em função da prolongada crise no organismo, quadro que, desde então, não se alterou”, informou o Itamaraty. Em substituição à Unasul foi idealizado pelo presidente chileno, Sebastian Piñera a criação de um novo fórum regional de diálogo na América do Sul.

Na ocasião, representantes de oito países sulamericanos - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Guiana e Peru - assinaram a Declaração de Santiago, que traz os requisitos essenciais para integrar este novo fórum como o respeito à soberania e a integridade territorial dos países membros. A intenção é que ele se implemente e se organize de forma gradual. (...).”
Disponível em: https://www.politize.com.br. Acesso 25. jul.2019. Com adaptação.

(UNIFENAS 2020) O atual fórum de diálogo regional em questão é o (a)

a) Alca.
b) Caricom.
c) Alba.
d) Aladi.
e) Prosul.

GABARITO.

QUESTÃO 36
O investimento chinês no mundo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo o importante thinktank estadunidense American Enterprise Institute for PublicPolicyResearch, entre 2005 e 2018, a China esteve presente nos cinco continentes e investiu cerca de US$ 1,9 trilhão. Isso equivale, por exemplo, a 13 vezes o valor do Plano Marshall, utilizado pelos Estados Unidos na reconstrução da Europa durante a Guerra Fria.

Para crescer ainda mais e ampliar sua influência como um dos principais atores internacionais, o governo chinês, comandado por Xi Jinping, lançou um ambicioso plano de infraestrutura regional e global.(...).

Esta iniciativa foi apresentada primeiramente em 2013. Ela consiste na ideia de uma série de investimentos, sobretudo nas áreas de transporte e infraestrutura. Esses investimentos deverão ser tanto terrestres (Cinturão), conectando a Europa, o Oriente Médio, a Ásia e a África — regiões de extrema importância geopolítica — quanto marítimos (Rota), passando pelo Oceano Pacífico, atravessando o Oceano Índico e alcançando o mar Mediterrâneo. Além disso, a ideia é que o projeto se conecte com as obras chinesas que já estão sendo feitas no continente africano e abra portas a um modelo semelhante em outras regiões. (...).
Disponível em: https://www.politize.com.br. Acesso em 25.jul.2019. Com adaptação.

(UNIFENAS 2020) Qual das alternativas aponta corretamente o plano de investimentos globais chineses relacionado às informações contidas no texto?

a) Shanghai (Xangai) Belt.

b) Manufacturing Belt.

c) Sun Belt de Nanjing (Nanquim).

d) Beltand Road Initiative (Iniciativa do Cinturão e Rota), ou, mais popularmente, a Nova Rota da Seda chinesa.

e) RustBelt de Sinkiang.

GABARITO.

QUESTÃO 37
Uma zona fortificada constituía o burgo (castelo fortificado) para assegurar a defesa do lugar. Em breve, porém, o casario ultrapassava os limites da fortaleza; e quando tinha sido construído perto do castelo do senhor feudal, acabava por cercá-lo completamente. Assim, o castelo ou palácio episcopal, símbolos da sociedade feudal, começavam a estagnar, enquanto as povoações cresciam, cheias de vida. Elas já estavam integradas numa nova ordem econômica.
(José Jobson de A. Arruda, História Antiga e Medieval, editora Ática, São Paulo, 1977, p. 393)


(UNIFENAS 2020) A Baixa Idade Média (séc. XII – séc. XV) foi marcada pela crise do sistema feudal. Com base na leitura do texto, é possível identificar

a) a preocupação da nobreza feudal em fortificar seus castelos.

b) o fortalecimento das relações entre senhores feudais e servos.

c) o renascimento das cidades associado a atividade comercial.

d) a ação dos burgueses para evitar a crise do sistema feudal.

e) o abandono dos castelos feudais pela nobreza.

GABARITO.

QUESTÃO 38
Em 1519, Hernán Cortés e seus conquistadores invadiram o México, até então um mundo humano isolado. Os astecas logo notaram que os forasteiros demonstravam um interesse extraordinário por um certo metal amarelo. A obsessão espanhola por ouro parecia inexplicável.

O que havia de tão importante em um metal, que não podia ser comido, bebido ou tecido, e que era frágil demais para ser utilizado em ferramentas ou armas? Quando os nativos questionaram Cortés sobre o porquê de os espanhóis terem tanta paixão por ouro, o conquistador respondeu: “Por que eu e meus companheiros sofremos de uma doença do coração que só pode ser curada com ouro”.
L&PM Pocket, Porto Alegre, 2018, p. 236).


(UNIFENAS 2020) No início da Idade Moderna, as medidas adotadas pelas Monarquias Absolutistas, como a Espanha, para conseguirem grande quantidade de ouro e prata definiram um importante modelo econômico.

Trata-se do

a) Modo de Produção Asiático.
b) Capitalismo Industrial.
c) Liberalismo Econômico.
d) Sistema Monetário Medieval.
e) Mercantilismo.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UNIFENAS 2020) Trata-se da primeira revolução social brasileira. Pleiteava a abolição das castas com a proclamação de um governo republicano onde todas as classes colaborassem, segundo o valor e aptidão de cada um.

Contou com a participação, ao lado de homens letrados e padres, de pessoas simples do povo, como mulatos, negros libertos e escravos. É conhecida também como Revolta dos Alfaiates, devido a participação desses profissionais no movimento.

Tendo como base a leitura do texto, é possível afirmar tratar-se da

a) Revolução Pernambucana.
b) Conjuração Baiana.
c) Farroupilha.
d) Guerra dos Emboabas.
e) Inconfidência Mineira.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UNIFENAS 2020) Leia este trecho de reportagem publicado no jornal “Corsário”, de 28 de outubro de 1882.

Corre como certo a notícia da abdicação do nosso vovô na pessoa de sua filha, a Sra. Princesa D. Isabel. O nosso vovô, depois de ver que o povo brasileiro está farto de aturá-lo, quer bater asas e irse embora. Pois que vá! Mas não nos deixe aqui com o conde D’Eu. Pode levá-lo também. Ide, senhor, que cá rezarei por vós e bradarei: Viva a República!!!

Podemos considerar como fatores importantes para a crise do Império brasileiro e a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exceto

a) o endividamento financeiro provocado pela Guerra do Paraguai.

b) o processo abolicionista defendido por vários segmentos sociais.

c) a relação entre o Estado e a Igreja Católica.

d) o não envolvimento do Exército no movimento republicano.

e) a chegada dos imigrantes europeus e a transição para o trabalho livre.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(UNIFENAS 2020) A eclosão da guerra foi comemorada nas ruas das grandes cidades europeias. O segundo semestre de 1914 foi marcado por explosões de fervor cívico e delírio nacionalista, em manifestações, discursos e deboches contra os inimigos.

Finalmente chegara o momento de cada indivíduo se sacrificar pela pátria. Em várias localidades, os homens fizeram longas filas para se alistar voluntariamente. A guerra era uma felicidade!
(Demétrio Magnoli e Elaine Senise Barbosa, O Mundo em Desordem,
vol. 1, 1914- 19145, editora Record, Rio de Janeiro, 2011, p. 23).

O clima inicial de euforia na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) logo foi substituído por um conflito longo e violento entre as principais potências da época. No contexto das alianças militares, Inglaterra, França e Rússia constituíram inicialmente

a) a Tríplice Aliança.
b) o Eixo.
c) a Tríplice Entente.
d) os Aliados.
e) a Invencível Armada.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(UNIFENAS 2020) Durante a campanha eleitoral de 1921, o Correio da Manhã publicou cartas ofensivas ao marechal Hermes da Fonseca naquilo que ficou conhecido como episódio das “Cartas Falsas”.

As cartas eram assinadas por Artur Bernardes, mas as assinaturas eram falsificadas, o que só se descobriu mais tarde. Surgiu entre os oficiais militares forte resistência à posse de Bernardes. No dia 5 de julho de 1922, os quartéis seriam tomados exigindo a renúncia do presidente Epitácio Pessoa.

O episódio citado no texto pode ser corretamente associado

a) ao movimento tenentista.
b) à crise política do final do Império brasileiro.
c) ao plano econômico que originou o encilhamento.
d) à reação dos militares contra o saneamento urbano.
e) ao movimento modernista e à liberdade de imprensa.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas 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biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de 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Prova UNIFENAS 2020.1 com Gabarito
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