Prova IFMG 2019.1 com Gabarito

Prova IFMG 2019.1 com Gabarito
Prova IFMG 2019.1 com Gabarito

PORTUGUÊS

QUESTÃO 01
Leia o texto a seguir.

Chopis Centis

Eu ‘di’ um beijo nela
E chamei pra passear
A gente ‘fomos’ no shopping,
Pra ‘mó de’ a gente lanchar
Comi uns bichos estranhos,
Com um tal de gergelim
Até que tava gostoso,
Mas eu prefiro aipim
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia
MAMONAS ASSASSINAS.
Disponível em: <http://almdasletras.blogspot.com>.
Acesso em: 27 set. 2018.

(IFMG 2019) As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

A) tom dialogal, pela recorrência de gírias.

B) caráter atual, pelo uso da linguagem formal.

C) coloquialidade, pelo uso de expressões cotidianas.

D) formalidade, pela concisão da linguagem empregada.


QUESTÃO 02
(IFMG 2019) Leia o texto a seguir.

Agora você não escolhe mais o feijão
CLÁUDIA, ago. 1997. Disponível em: <www.propagandaemrevista.com.br>. Acesso em: 1º out. 2018.

Analise as afirmativas sobre o texto anterior.

I. A palavra “rango” é coloquial e está sendo usada criativamente para alcançar o público-alvo da publicidade.

II. Ao escolher as formas “você” e “tá”, a propaganda adota um tom mais próximo do seu destinatário.

III. “Rango”, na propaganda, tem duplo significado: o nome da linha do produto e “almoço”, “comida”.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.


QUESTÃO 03
Leia o texto a seguir.

Navio Negreiro

Lá vem o navio negreiro
Lá vem ele sobre o mar
Lá vem o navio negreiro
Vamos minha gente olhar...

Lá vem o navio negreiro
Por água brasiliana
Lá vem o navio negreiro
Trazendo carga humana...

Lá vem o navio negreiro
Cheio de melancolia
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de poesia...

Lá vem o navio negreiro
Com carga de resistência
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de inteligência...
TRINDADE, Solano. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br>. Acesso em: 30 set. 2018.

(IFMG 2019) Observando o ritmo do poema de Solano Trindade, percebe-se que

A) o emprego de palavras coloquiais e no diminutivo, como “cheinho”, reforça a ironia presente no texto.

B) a repetição de consoantes e de vogais garante musicalidade ao texto, apesar da ausência de rimas.

C) a repetição de “lá vem o navio negreiro” no primeiro e terceiro versos das estrofes provoca a sensação de vai e vem das ondas.

D) o uso das reticências no final das estrofes remete à continuação e passagem do tempo, trazendo o tema do poema para a atualidade.


QUESTÃO 04
Leia o texto a seguir.

E se a venda de órgãos fosse legalizada?

Se você algum dia precisar de um transplante de órgão, pode começar a rezar: só no Brasil, existem mais de 69 mil pessoas na fila, que não para de crescer. Mas e se fosse permitido vender órgãos, tirando um lucro da sua vovozinha que morreu – ou até, talvez, colocar no mercado um dos seus próprios rins? “O incentivo financeiro aumentaria a quantidade de transplantes e acabaria com as filas”, diz o economista Gary Becker (que ganhou um Prêmio Nobel por sua análise do comportamento humano), num estudo sobre comércio de órgãos.

E existem números que comprovam isso: o Irã, que permite a venda de órgãos, é líder mundial em doações de rim (são 25 doadores por milhão de habitantes, contra 19 dos EUA e 6,2 do Brasil).

Mas o arrependimento seria alto: 79% dos iranianos que venderam um de seus rins lamentam a decisão. Além disso, um livre mercado de órgãos “poderia explorar os mais pobres e atrapalhar as doações cadavéricas [provenientes de gente morta]”, acredita Valter Garcia, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Como resposta, os defensores da ideia propõem a criação de regras para o comércio.
Disponível em: <super.abril.com.br>. Acesso em: 29 out. 2018. [Fragmento]

(IFMG 2019) As respostas apresentadas, ao longo desse texto, para a pergunta proposta no título, empregam opiniões que

A) defendem a legalização da venda de órgãos, pois, com isso, as filas para transplantes acabariam.

B) condenam a legalização da venda de órgãos, porque as pessoas que venderam um de seus rins se arrependeram.

C) incentivam a legalização da venda de órgãos, visto que seus defensores propõem regras rígidas para esse tipo de comércio.

D) problematizam a legalização da venda de órgãos, sendo que um dos estudiosos aponta vantagens e o outro, desvantagens dessa prática.


QUESTÃO 05
Leia o texto a seguir.

≠s d comunikssaum

A 1ª vz q abri o e-mail e dei de kra c/ uma msgm assim, naum entendi nd. Pnsei q era pau do outlook, plbma do cputador. Naum, nd dsso: era soh + uma leitora da KPRIXO que flava essa stranha lihngua da internet.

Como a kda dia que passa, rcbo + msgs nesse dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar assim, ou fikava p trahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado a hr de eu tb me transformar.

Minha 1ª atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv nessa lihngua, e prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou o sgte: “tipo...eh soh trocar CH por X, Ç por SS, H em vez de acento (é/eh;só/soh) e comer o máx d letras possihvel. Entendeu?” O q naum entendo eh pq tnta complicassão.

Era taum fahcil scrver o bom e velho port... pgntei p o Joaum, 1 primo meu q screv ateh poemas dsse jeto: pq as pssoas estaum screvndo assim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil. Serah? Olha soh, Joaum, Ehrika e td mdo: p tklar “naum” uso 4 tklas. Para tklar “não”, tb uso soh 4. Eh =, ueh?! Kd a facilidad?

[...]

Sei lah pq, + tenho minhas nohias. A histohria da humanidad estah toda em livrs, escrts com o portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e td +. Serah q, no futuro, os livrs vaum ser traduzids para a internet? “Hst, do Br: Krta de P. Vaz de Cmnh sobr desc. Do BR...”?! Pelo msnger vaum circular poemas d Drummond assim:
“Tnha 1 pdra no ½ do kminho, no ½ do kminho tnha 1 pdra...”?!

Klaro, mlhor screvr e ler assim do q naum screver nem ler nda. O importante é a gte c comunicar e c nos entendemos com linguagem de srdo/mdo, sinais de fumassa ou flando xneis, naum tem tnta importahncia.

Serah? Sei naum... Tvez eu seja antiquad, ½ pessimisra, + gost da nossa lihngua e de tdos os pqnos dtalhes.

Screvam como quiserm, c comuniquem na lihngua da internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q, d vz em qdo. abram um livro desses antigos, q usam acentos, e dehem uma lida. Tvez d + trbalho do q tklar no msngr, + garanto que eh 10.
Bjs, []s e ateh a prohxima edisssaum.
Ass. Antn Prt!
PRATA, Antônio. Estive pensando: crônicas de Antônio Prata.
São Paulo: Marco Zero, 2003. p. 98-99. [Adaptação].

(IFMG 2019) Tendo em vista a grafia empregada e o tema abordado, qual é a principal discussão que esse texto promove?

A) A utlização de uma forma de escrita que se costuma chamar, popularmente, de “internetês”.

B) A necessidade de se difundir a escrita padrão em ambientes virtuiais, para que livros não precisem ser traduzidos.

C) Os erros de ortografia que a internet leva as pessoas a cometerem quando escrevem um texto em português normal.

D) Os problemas de escrita comuns em textos de jovens que passam muito tempo conectados à internet.


QUESTÃO 06
Leia o texto a seguir.

Em tempos de WhatsApp, mineiro distribui cartas por Belo Horizonte

Em tempos de textos instantâneos, o ator e publicitário Ramon Brant se dedica a resgatar a escrita por meio das cartas. “A tecnologia tem dessas coisas. Ela aproxima os distantes e afasta os próximos. Você pode estar conversando, dentro do seu quarto, com um amigo que está do outro lado do mundo, sendo que a sua mãe está perto, na cozinha. E a carta pede que você dedique seu tempo àquela pessoa. É um resgate do cuidado”, disse Brant.

O mineiro começou o projeto “Chá com Cartas” há três anos depois de receber a correspondência de uma amiga cujo texto tinha apenas uma frase: “Saudade é o amor que fica”. “Aquela carta mexeu tanto comigo que eu achei que as pessoas deveriam sentir isso também”, disse. Ramon usou a tecnologia como aliada e escreveu um post nas redes sociais que dizia: “escrevendo cartas para inverno passar depressa. Quer receber, dê um like”.

Centenas de pessoas curtiram a mensagem e Ramon escreveu para todas elas. “A partir daí, eu comecei a escrever cartas anônimas e as distribuía em ruas que eu escolhia aleatoriamente. Eu escrevia instruções para que elas escrevessem uma carta para alguém querido. Aí eu dizia que o carteiro iria buscar a carta no dia seguinte. O carteiro, no caso, sou eu mesmo”, contou.

“As pessoas acham que sou louco. ‘Escrevendo carta?

Vai demorar 5 dias pra chegar!’. Mas receber uma carta é algo muito especial.

É um outro tipo de conexão, de conversa. Pra mim, a carta é um objeto de arte”, disse.
PIMENTEL, Thais. Disponível em: <g1.globo.com>.
Acesso em: 1º out. 2018 (Adaptação).

(IFMG 2019) Após a leitura do texto, conclui-se que o título

A) deixa implícito que o mineiro é um povo acolhedor e de hábitos tradicionais.

B) faz propaganda de um aplicativo de celular que ajuda na comunicação entre as pessoas.

C) induz o leitor a pensar que a tecnologia torna as relações interpessoais mais eficazes.

D) sugere para o leitor que escrever e enviar cartas é algo inusitado na atualidade.


QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir.

Documento do Matuto

Sol escaldante
A terra seca
E a sede de lascá
Sem ter jeito prá vivê
Com dez fío prá criá
Foi por isso seu moço
Que eu saí em busca
De outro lugar
E com lágrimas nos óio
Eu deixei meu torrão nata
Eu vim procurar trabalho
Não foi riqueza que eu vim buscar
Peço a Deus vida e saúde
Prá família pudê sustentá
Seu moço o documento
Que eu tenho pra mostrá
São essas mão calejada
E a vontade de trabaiá
GONZAGA, Luiz.
Disponível em: <www.letras.mus.br>.
Acesso em: 3 out. 2018.

(IFMG 2019) A linguagem usada na canção

A) caracteriza o eu lírico como uma pessoa idosa, pois o vocabulário empregado é próprio dessa faixa etária.

B) inferioriza a fala do caipira ao utilizar inúmeros vocábulos e construções verbais que ferem a norma culta padrão.

C) poderia ser substituída pela variedade da norma culta padrão sem prejuízo à expressividade da canção.

D) reproduz um jeito de falar típico de uma região e classe social que contribui para a marcação do ritmo da canção.


INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 8 e 9.

Doutor, quero me parecer com minha selfie

Nós nos acostumamos a nos ver com orelhas de cachorro sobre nossa cabeça e até com olhos totalmente desproporcionais. Os filtros de aplicativos como o Snapchat, Instagram e Facetune permitem que mudemos a aparência física a nosso bel-prazer.

Muitas vezes porque a selfie ficou muito escura, mas em outras será para ressaltar as maçãs do rosto e clarear a pele. Esses apps se transformaram em verdadeiros laboratórios fotográficos digitais à procura da aprovação social do like e, para um número cada vez maior de pessoas, delas mesmas.

O problema começa quando a ajuda dos filtros para melhorar uma imagem muda de uma simples edição a nos levar a uma sala de cirurgia. Os pacientes de cirurgias plásticas que querem se parecer com seu eu do celular aumentaram no último ano. Esse fenômeno tem nome graças a um artigo da doutora Neelham Vashi na revista de cirurgia plástica JAMA: dismorfia do Snapchat.

Um estudo da Academia Norte-americana de Cirurgia Facial, Plástica e Reconstrutiva afirma que 55% dos cirurgiões plásticos receberam em 2017 pacientes que queriam operar para sair melhor nas selfies – especialmente adolescentes –. Como Vashi explica na publicação, são pessoas que tentam se parecer com uma versão fantasiosa de si mesmas.

“As pessoas levam suas fotos de determinados ângulos e com certos tipos de luz”, afirma. O risco de querermos nos transformar em uma versão filtrada de nós mesmos, de transformar o físico através de aplicativos e de ficarmos obcecados por isso que chamamos de defeitos é cair em um transtorno dismórfico corporal (TDC).

Nessa tendência por se transformar em uma selfie constante, como lembra a doutora Ainhoa Placer, é preciso colocar um pouco de sensatez. “O paciente deve falar com um cirurgião antes de realizar qualquer procedimento, saber as possibilidades de tratamento, conhecer as expectativas realistas para cada caso e avaliar os riscos”, afirma. O sinal da alerta já começou a soar nos Estados Unidos, à margem de todos os conselhos que possam ser dados para prevenir transtornos ainda maiores.

O Snapchat conseguiu dar nome a um TDC com sua facilidade para alongar cílios, estreitar cinturas e redefinir mandíbulas. Uma coisa é compartilhar nas redes sociais fotos e outra é nomear, literalmente, um filtro mediante retoques em uma sala de cirurgia.
GARCÍA, Jorge. El País. 21 ago. 2018.
Disponível em: <brasil.elpais.com/brasil>.
Acesso em: 26 set. 2018 (Adaptação)

QUESTÃO 08
(IFMG 2019) De acordo com esse texto, o que é a dismorfia do Snapchat?

A) O desejo de melhorar a aparência física em uma selfie, através de aplicativos como Snapchat, devido ao foco obsessivo em um defeito que se acredita ter.

B) O desejo de se parecer na vida real com uma versão idealizada de si mesmo em selfies, recorrendo, para isso, a cirurgias plásticas.

C) O uso de filtros do Snapchat, como orelhas de cachorro sobre a cabeça, para modificar a aparência física em uma selfie.

D) O uso de filtros e aplicativos de retoques como o Snapchat para modificar a aparência física, muitas vezes porque a selfie ficou muito escura.


QUESTÃO 09
Releia este trecho.

“Nessa tendência por se transformar em uma selfie constante, como lembra a doutora Ainhoa Placer, é preciso colocar um pouco de sensatez. ‘O paciente deve falar com um cirurgião antes de realizar qualquer procedimento, saber as possibilidades de tratamento, conhecer as expectativas realistas para cada caso e avaliar os riscos’, afirma.”

(IFMG 2019) A fala da médica Ainhoa Placer é mencionada no texto para reforçar a ideia de que

A) a dismorfia do Snapchat possui outros tratamentos, e esses devem ser buscados em vez da realização de qualquer procedimento cirúrgico.

B) a dismofia do Snapchat representa um alerta sobre os perigos e danos que as cirurgias estéticas podem causar aos pacientes.

C) o procedimento cirúrgico para fins estéticos oferece riscos e deve ser evitado para que o paciente não tenha transtornos ainda maiores.

D) o paciente e o médico precisam ter cautela quanto à realização de um procedimento cirúrgico com fins estéticos, de modo a prevenir transtornos maiores.


INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 10 e 11.

Bactérias aprendem a digerir detergente na Nasa Que banquete...

Todo equipamento espacial é minuciosamente limpo: ninguém quer chegar na Lua e achar que encontrou vida porque uma bactéria veio grudada no sapato.

Mas, apesar dos protocolos rigorosos, é comum encontrar colônias de bactérias e fungos em foguetes. Como elas sobrevivem em ambientes tão esterilizados? Comendo detergente. Foi o que concluiu o estudo que analisou as acinetobactérias encontradas na aparelhagem das missões Phoenix e Mars Odyssey.

A pesquisa provou que, sob condições extremas, esse tipo de bactéria é capaz de digerir produtos de limpeza industriais, usando ácido etílico, propílico e benzenossulfônico para se alimentar. Que banquete.
LEONARDI, Ana Carolina. Disponível em: <super.abril.com.br>. Acesso em: 28 set. 2018.

QUESTÃO 10
(IFMG 2019) Esse texto tem por finalidade

A) criticar a pesquisa por não apresentar um produto que elimine ou reduza a proliferação de bactérias.

B) divulgar o resultado da pesquisa sobre a proliferação de bactérias em sondas espaciais da Nasa.

C) mostrar as consequências de uma pesquisa sobre a identificação de acinetobactérias no espaço.

D) questionar se as bactérias conseguem sobreviver em ambientes inusitados, como em equipamento espacial minuciosamente limpo.


QUESTÃO 11
(IFMG 2019) A expressão do texto que indica uma opinião da autora é

A) “a pesquisa provou”.
B) “colônias de bactérias”.
C) “Comendo detergente”.
D) “Que banquete”.


QUESTÃO 12
(IFMG 2019) Depois de abrir uma conta bancária, um cliente recebeu, juntamente com o cartão de movimentação financeira da sua conta, uma correspondência do banco com a seguinte mensagem:

Utilize seu Cartão Eletrônico com segurança.

● Não entregue seu cartão magnético a ninguém.

● Não informe suas senhas. Elas são pessoais e intransferíveis.

● Não use senhas fáceis, como data de nascimento, números de telefone, documentos, números sequenciais ou repetidos.

● Não peça ou aceite a ajuda de estranhos para utilizar caixas eletrônicos. Acione sempre um funcionário identificado.

Qual o principal objetivo do banco ao enviar essa correspondência?

A) Alertar o cliente sobre a impossibilidade de outra pessoa, além dele, utilizar o cartão.

B) Convencer o cliente de que esse é o banco que oferece maior segurança aos clientes.

C) Informar o cliente sobre maneiras fáceis de criar uma senha para uso do cartão.

D) Instruir o cliente acerca dos procedimentos adequados que ele deve ter com o cartão.


QUESTÃO 13
(IFMG 2019) Analise o trecho a seguir da música “Malandragem”, de Frejat e Cazuza

Eu só peço a Deus
Um pouco de malandragem
Pois sou criança e não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
FREJAT, CAZUZA. Disponível em: <www.vagalume.com.br>. Acesso em: 30 set. 2018.

Em “Eu sou poeta e não aprendi a amar”, a conjunção “e”

A) marca oposição entre as duas orações.
B) explica o que foi dito na primeira oração.
C) exprime ideia de adição entre as duas orações.
D) introduz um sentido negativo na segunda oração.


INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder às questões 14 e 15.

O poema a seguir foi publicado no dia seguinte ao assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, em 2018. Socióloga nascida no Complexo da Maré (RJ), era uma parlamentar que se apresentava como feminista e defensora dos direitos humanos.

A despeito de

Mesmo não havendo esperanças
Agiremos como se houvesse
Jamais a adesão total
Ao mal, ao funesto, ao terror
Liberdade continuará pronunciada
Sobre ou sob as mordaças
Daremos trabalho, sempre
Como hidras de duas cabeças
Decepem-nos duas, nasceremos quatro
Temos o treino, a expertise, a inteligência
Dos secularmente derrotados.
GARCIA, Adriane.
Disponível em: <http://avozpublicadapoesia.blogspot.com>. Acesso em: 28 set. 2018.

QUESTÃO 14
(IFMG 2019) O poema “A despeito de” constrói uma imagem poética direcionada para o sentido da

A) conciliação.
B) intolerância.
C) resistência.
D) submissão.


QUESTÃO 15
(IFMG 2019) O título do poema é constituído por uma expressão que a gramática classifica como locução prepositiva.

“A despeito de” pode ser substituída, sem alteração do sentido, por

A) “Antes de”.
B) “Apesar de”.
C) “À custa de”.
D) “A respeito de”.


MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
(IFMG 2019) O jogo “Múltiplo de 10” utiliza um dado cúbico em que cada face é numerada com um número de 10 a 60 variando de 10 em 10, e a soma dos números das faces opostas sempre resulta em 70.

Assinale a alternativa que representa uma planificação do dado desse jogo.



QUESTÃO 17
(IFMG 2019) O logotipo de uma empresa foi criado a partir de um disco de raio 2 cm. O designer dividiu o disco em 4 setores circulares iguais. Um dos setores foi substituído por outro setor circular, mas com área medindo metade da área do setor original.

A seguir, um esboço do logotipo.


Logo, a medida do raio, em centímetros, do menor setor circular que compõe o logotipo é:



QUESTÃO 18
(IFMG 2019) Certa prefeitura recebeu uma verba para a reforma de uma praça, que tem a forma de um triângulo.

Para não interditar toda a praça, o arquiteto responsável pela obra decidiu dividi-la em duas partes, colocando uma fita de isolamento paralela a um dos lados, conforme a figura a seguir.


Assim, o comprimento da fita de isolamento, em metros, usada para essa finalidade é de:

A) 4,8
B) 7,2
C) 8,0
D) 10,0


QUESTÃO 19
(IFMG 2019) Uma equipe de salvamento aéreo foi acionada para um resgate de um grupo de cinco pessoas que se encontravam desaparecidas após saírem para a realização de uma trilha em uma região de difícil acesso.

Foi repassado ao piloto do helicóptero, que estava responsável pelas buscas, um local que apresentava, inicialmente, como coordenada geográfica uma latitude de 22° 15’ 10” sul e longitude de 21° 26’ 12” leste.

Após deixar a base de salvamento, o piloto do helicóptero foi informado, pelo rádio, de que precisaria acrescentar um ângulo de 3º 48’ 52” na latitude.

Assim, a nova coordenada geográfica terá uma latitude de

A) 26° 04’ 02”.
B) 25° 63’ 62”.
C) 26° 03’ 02”.
D) 25° 64’ 02”.


QUESTÃO 20
(IFMG 2019) Carlos e Daniel são dois amigos e entusiastas do ciclismo e, após pesquisarem sobre qual seria a bicicleta ideal para a prática do esporte, decidiram comprar bicicletas de aros 26 e 29 polegadas, respectivamente.

A imagem a seguir evidencia a diferença entre as dimensões dos aros escolhidos.

diferença entre as dimensões dos aros escolhidos

Considerando 3,0 como uma aproximação para π (pi) e que os amigos percorreram a distância de 1 980 m com suas bicicletas, qual é o valor aproximado da diferença entre a quantidade de voltas efetuadas pelas rodas das bicicletas dos dois amigos?

A) 41 voltas
B) 54 voltas
C) 83 voltas
D) 108 voltas


QUESTÃO 21
(IFMG 2019) A família Silva reservou em seu orçamento doméstico o limite máximo de R$ 600,00 mensais para contratar uma diarista que auxilie na limpeza da casa.

A empresa Limpe Tudo ofereceu dois planos para a família avaliar:

Plano I – Contrato avulso: cada diária custa R$ 80,00.

Plano II – Contrato mensal: paga-se R$ 120,00 de mensalidade mais R$ 50,00 por diária.

Tendo em vista o valor reservado para pagamento das faxinas e considerando o maior número de faxinas por mês, a família Silva optou pelo

A) plano I, contratando 7 diárias.
B) plano I, contratando 8 diárias.
C) plano II, contratando 9 diárias.
D) plano II, contratando 10 diárias.


QUESTÃO 22
(IFMG 2019) Oliveira contruiu uma casa de campo em um terreno retangular com área igual a 108 m². Ele deixou um afastamento de mesma largura entre a casa e as divisas do terreno.

A casa construída tem 8,0 m de comprimento e 5,0 m de largura.

A seguir, a figura com o esboço da construção.

figura com o esboço da construção

Assim, qual é a medida do afastamento, em metros?

A) 2,00
B) 4,00
C) 8,50
D) 17,00


QUESTÃO 23
(IFMG 2019) Um corredor de 100 metros rasos faz treinos diários para melhorar seu desempenho. Em um dia, ele fez 10 corridas na pista e obteve uma média de tempo de exatos 11 segundos.

No dia seguinte, ele fez apenas 5 corridas e obteve os seguintes tempos: 11 segundos; 10,5 segundos; 11,2 segundos; 10,4 segundos e 10,4 segundos.

A média de todos os tempos obtidos pelo corredor nesses dois dias, em segundos, foi de:

A) 10,70
B) 10,75
C) 10,85
D) 10,90


QUESTÃO 24
(IFMG 2019) Ao acessar o portal do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG para realizar sua inscrição no vestibular, um candidato indeciso depara-se com o mapa a seguir, que mostra todas cidades em que o IFMG oferece cursos.

Ele fecha os olhos e aponta aleatoriamente para uma das cidades da região do Vale do Rio Doce, a qual escolhe para fazer sua inscrição no vestibular.


Região Central
2 – Betim
3 – Congonhas
6 – Ouro Branco
7 – Ouro Preto
8 – Ribeirão das Neves
9 – Sabará
10 – Santa Luzia
13 – Conselheiro Lafaiete
14 – Itabirito
18 – Ibirit

Região Centro-Oeste
1 – Bambuí
4 – Formiga
12 – Arcos
16 – Piumhi

Vale do Rio Doce
5 – Governador Valadares
11 – São João Evangelista
15 – Ipatinga

Zona da Mata
17 – Ponte Nova
Disponível em: <http://www.ifmg.edu.br>
Acesso em: 2 out. 2018 (Adaptação).

A probablidade de o candidato indeciso ter se inscrito para estudar no IFMG campus São João Evangelista é de, aproximadamente,

A) 6%.
B) 17%.
C) 33%.
D) 61%.


QUESTÃO 25
(IFMG 2019) Para eleição do representante de uma turma de 9º ano, três candidatos receberam a seguinte quantidade de votos.

Cirilo – 25 votos. Ferdinando – 18 votos. Jairo – 7 votos.

Assinale o gráfico que representa corretamente esses dados.



QUESTÃO 26
(IFMG 2019) Para diversificar a produção, sr. João dividiu o seu terreno em três regiões, como apresentado na figura a seguir.


Dessa forma, a área, em m², reservada pelo sr. João para o plantio de milho foi de:



QUESTÃO 27
(IFMG 2019) Um artista plástico pretende fazer uma sequência de mosaicos com ladrilhos pretos e brancos, como apresentado na figura a seguir.


Utilizando o mesmo padrão da sequência dos mosaicos 1, 2 e 3, qual é a quantidade de ladrilhos pretos necessários para confeccionar o mosaico 4?

A) 40
B) 44
C) 45
D) 57


QUESTÃO 28
(IFMG 2019) Na fazenda do sr. Antônio, há três relógios que batem a cada 30, 45 e 60 minutos, respectivamente. Em certo dia, verificou-se que às 8h os três relógios bateram simultaneamente.

Nesse mesmo dia, os três relógios bateram juntos novamente às:

A) 8:15
B) 10:15
C) 11:00
D) 15:00


QUESTÃO 29
(IFMG 2019) Quatro amigos resolveram comprar e repartir uma pizza para comer durante um jogo de futebol. O primeiro amigo comeu  da pizza, o segundo comeu  do restante e o terceiro,  do que sobrou depois de o segundo amigo ter comido sua parte. O quarto amigo esperou todos comerem para ficar com o resto de pizza.

Considerando que não houve desperdício, qual fração representa a quantidade de pizza que o quarto amigo comeu?



QUESTÃO 30
(IFMG 2019) Um problema dado em uma aula de Matemática pedia que se calculasse o valor de a/b, sendo a e b dados pelas expressões a seguir.


O número encontrado foi:



CIÊNCIAS DA NATUREZA

QUESTÃO 31
Leia o texto a seguir.

Veneno de vespa na guerra contra superbactérias


Cientistas brasileiros estão olhando com carinho para a vespa Polybia dimorpha, que habita o Cerrado brasileiro. Na receita do veneno do inseto há um ingrediente que pode ser parte da resposta para um dos problemas mais importantes de saúde global: a guerra contra as superbactérias.

Quando entra em contato com a célula bacteriana, esse ingrediente (um peptídeo, ou seja, molécula que pode ser sintetizada quimicamente) fura a parede celular, causando dano estrutural grande o suficiente para matar os micróbios.

Sabendo desse potencial, pesquisadores resolveram investigar se o peptídeo seria eficaz contra bactérias resistentes a múltiplos antibióticos.
Disponível em: <unan.unesp.br>.
Acesso em: 5 out. 2018 (Adaptação).

(IFMG 2019) Os antibióticos são substâncias que apresentam a capacidade de

A) bloquear a produção de dor associada às doenças causadas por bactérias e, por esse motivo, o uso de antibióticos se tornou tão comum na população humana.

B) destruir ou impedir a reprodução de bactérias e, por isso, são usados no tratamento de doenças bacterianas, como leptospirose, sífilis e pneumonia bacteriana.

C) impedir o funcionamento da enzima transcriptase reversa, fundamental para o processo de infecção de alguns organismos parasitas intracelulares obrigatórios.

D) reconhecer bactérias em nosso organismo e produzir respostas imunes protetoras, por exemplo, a geração de anticorpos.


QUESTÃO 32
(IFMG 2019) Carlos e Felipe estavam na beira da praia curtindo suas merecidas férias. Carlos pediu um suco geladíssimo e o garçom prontamente o entregou. Felipe, que estava muito resfriado, preferiu uma bebida que não estivesse gelada, ou seja, à temperatura ambiente.

Passados alguns segundos, o recipiente que comporta a bebida de Carlos estava visivelmente molhado na superfície externa e o recipiente da bebida de Felipe manteve-se seco.

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese que explica esse fenômeno cientificamente.

A) A bebida de Carlos está gelada, por isso as moléculas de água presentes no ar sofrem condensação, enquanto a bebida de Felipe, por estar à temperatura ambiente, não causa esse fenômeno.

B) A bebida de Carlos provoca no ar um fenômeno chamado ebulição, fazendo com que os componentes dele mudem de estado físico; e isto não ocorre na bebida de Felipe, porque ela está à temperatura ambiente.

C) As duas bebidas possuem estruturas químicas diferentes que promovem comportamentos físicos distintos, fazendo uma delas transpirar e a outra não transpirar.

D) O fato de a bebida de Carlos estar gelada faz com que o líquido transpire pelo recipiente que o comporta e a bebida de Felipe, por estar à temperatura ambiente, não promove esse fenômeno.


QUESTÃO 33
(IFMG 2019) Férias são a melhor época do ano para as crianças, que, muitas vezes, são levadas pelos pais aos parques ou praças para se divertirem. Um dos brinquedos mais procurados nesses locais é a cama elástica.

Considere uma criança pulando nesse brinquedo. Tome como instante inicial o momento em que ela está no ponto mais alto do pulo e como instante final o momento em que a cama elastíca está esticada, quando a criança cai sobre ela. Despreze todas as formas de atrito.

Assinale a alternativa que relaciona as energias e as respectivas transformações (indicadas pelas setas) envolvidas durante a queda da criança, do momento inicial ao momento final.

A) Energia cinética → energia potencial gravitacional → energia potencial elástica

B) Energia potencial elástica → energia potencial gravitacional → energia cinética

C) Energia potencial elástica → energia cinética → energia potencial gravitacional

D) Energia potencial gravitacional → energia cinética → energia potencial elástica


QUESTÃO 34
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença chikungunya tem sua transmissão confirmada em mais de 43 países das Américas.

Essa doença não tem tratamento específico, nem uma vacina disponível à população mundial e pode causar febre alta, dores nas articulações, dores de cabeça e musculares.

Por isso, recomenda-se atenção a essa enfermidade, no sentido de que sejam adotadas medidas preventivas.
Disponível em: <http://www.who.int/es/>. Acesso em: out. 2018 (Adaptação).

(IFMG 2019) Em relação à doença chikungunya, é correto afirmar que

A) estão sendo testados modernos antibióticos que poderão curá-la.

B) seus sintomas podem durar poucos dias.

C) possui uma forma de prevenção semelhante à da dengue.

D) tratar a água pode ser uma forma eficaz de evitá-la.


QUESTÃO 35 - ANULADA.

QUESTÃO 36
A revista Superinteressante de 4 de julho deste ano apresenta uma reportagem sobre qual é o chute mais rápido do mundo dado em uma partida de futebol.

Segundo a revista, extraoficialmente, o chute mais rápido do mundo é do brasileiro Ronny, do Sporting de Lisboa. Esse chute ocorreu em novembro de 2006 contra o Naval, porém não foi medido oficialmente.

A velocidade do chute foi feita por análise de vídeo e não por equipamentos instalados no campo. Dessa forma, o resultado não pôde ser incluído no livro dos recordes como chute mais rápido do mundo. Atualmente o recorde é de um chute de 129 km/h.
Disponível em: <https://super.abril.com.br>.
Acesso em: out. 2018 (Adaptação).

(IFMG 2019) De acordo com essa reportagem, considere que a análise do vídeo permitiu calcular a velocidade média da bola chutada por Ronny.

Sabendo que a bola percorreu 16,5 metros em 27 centésimos de segundos, pode-se afirmar que a sua velocidade média aproximada, em km/h, é

A) 61.
B) 220.
C) 446.
D) 1 559.


QUESTÃO 37
Leia o texto a seguir.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem analgésico a partir de substância extraída de aranha

Uma substância extraída da hemolinfa (fluído que tem função semelhante à do sangue dos vertebrados) de uma aranha caranguejeira poderá dar origem a um analgésico para tratar dor neuropática (causada por lesões ou doença do sistema nervoso central) e atenuar problemas associados a ela (depressão, falhas cognitivas ou de memória e atenção, por exemplo).

A pesquisa rendeu à sua autora, a bióloga Ana Carolina Medeiros, o Prêmio Jovem Neurocientista 2018, concedido no último Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), realizado em agosto. [...] Migalina é a substância retirada da aranha que foi estudada por Ana Carolina.

Ela foi descoberta pelo pesquisador Pedro Ismael da Silva Júnior, do Instituto Butantan, durante seu doutorado, concluído no ano 2000.
Disponível em: <g1.globo.com>.
Acesso em: 5 out. 2018 (Adaptação).

(IFMG 2019) O uso de seres vivos para produção de produtos de interesse humano é uma prática antiga e comum ao homem.

O ser vivo utilizado pelos pesquisadores para extração da migalina é caracterizado por

A) apresentar corpo dividido em cefalotórax e abdômen, quatro pares de pernas e ausência de antenas. Além disso, por se tratar de um animal invertebrado artrópode, apresenta exoesqueleto de quitina.

B) apresentar corpo dividido em cefalotórax e abdômen e dois pares de antenas, além disso, por se tratar de um animal invertebrado artrópode, apresenta exoesqueleto de quitina, o qual nesse grupo de animais contém reforço de calcário.

C) apresentar corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de pernas e um par de antenas. Por se tratar de um animal invertebrado artrópode, apresenta também exoesqueleto de quitina.

D) apresentar estrutura inoculadora de veneno, que explica um alto índice de acidentes envolvendo o contato desses animais com o ser humano, e um par de patas por segmento do corpo. Por se tratar de um animal invertebrado artrópode, apresenta também exoesqueleto de quitina.


QUESTÃO 38
(IFMG 2019) A chuva ácida pode ser definida como precipitações ou desenvolvimento de neblinas decorrentes da formação de soluções aquosas ácidas que foram originadas da queima de combustíveis fósseis, por exemplo: óxido nitroso (N2O), óxido sulfúrico (SO3) e / ou gás carbônico (CO2).

Esses gases podem ou não ser oxidados e reagir quimicamente com a umidade da atmosfera, formando compostos como ácido nítrico (HNO3), ácido sulfúrico (H2SO4) ou ácido carbônico (H2CO3), dependendo, portanto, do gás que é emitido na atmosfera.

Quando as soluções ácidas caem na forma de chuva, todo o ambiente é afetado provocando danos capazes de exterminar uma espécie de animal ou vegetal.

Sobre os processos químicos que ocorrem entre os gases e a água produzindo chuva ácida, considere a representação a seguir, na qual cada esfera representa um átomo.


Essa representação sugere a equação química da reação entre

A) gás carbônico e água, formando ácido carbônico.

B) monóxido de carbono e gás hidrogênio, formando ácido carbônico.

C) óxido nitroso e gás carbônico, formando ácido nítrico.

D) óxido sulfúrico e água, formando ácido sulfúrico.


QUESTÃO 39
(IFMG 2019) O incêndio ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi noticiado no mundo inteiro. As perdas científicas, culturais e históricas foram enormes, pois foram queimadas diversas obras do acervo do museu.

Ainda são realizadas investigações para saber qual foi a causa desse ocorrido, durante o qual o calor se propagou por algumas partes do museu, causando novos focos de incêndio.

Durante um incêndio acontecem três formas de propagação de calor, que são

A) combustão, convecção e condução.
B) condução, convecção e radiação.
C) condução, combustão e condensação.
D) radiação, convecção e condensação.


QUESTÃO 40
(IFMG 2019) Representantes de governos, sociedade civil e setor privado reuniram-se em Nova Iorque para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

Com o tema “Transformação rumo a sociedades resilientes e sustentáveis”, o foco do encontro foi avaliar o progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030. Nessa edição do fórum, 47 países apresentaram seus relatórios nacionais voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o número de países que apresenta suas contribuições voluntárias mais do que dobrou. Após o fórum deste ano, mais de 120 países já terão submetido suas contribuições, mostrando o comprometimento em enfrentar os maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Disponível em: <nacoesunidas.org>. Acesso em: out. 2018 (Adaptação).

Com base nesse texto e em seus conhecimentos, pode-se concluir que o conceito de desenvolvimento sustentável é complexo e

A) busca o equilíbrio entre os recursos naturais renováveis e os recursos naturais não renováveis do planeta como uma meta complexa a ser alcançada, por isso a necessidade de uma agenda com ações até 2030.

B) estabelece procedimentos que levam o homem a uma sobrevivência mais simples e próxima da natureza, o que deve ser garantido pelo setor privado.

C) trata detalhadamente, por meio da agenda 2030, da efetiva diminuição das indústrias em geral e das que poluem intensamente o planeta, envolvendo a Organização das Nações Unidas como mediadora dessa meta.

D) usa novas tecnologias como um recurso que pode levar o homem a novos planetas ou a novas fontes de matérias primas, diversificando as formas de extração e minimizando o impacto ambiental.


CIÊNCIAS HUMANAS

QUESTÃO 41
Leia o texto a seguir.

“A globalização pode ser compreendida como a fase de expansão que o capitalismo atingiu na atualidade, impactando a economia, a política, a cultura e o espaço geográfico. Se no capitalismo comercial iniciado no final do século XV, com as grandes navegações e o colonialismo, diferentes partes do mundo passaram a estabelecer maiores relações, nos séculos seguintes essas relações se intensificaram e possibilitaram o avanço da produção industrial e do comércio mundial. A globalização é, sobretudo, econômica, e caracteriza-se pelo conjunto de mudanças no processo de produção de riquezas, nas relações de trabalho, no papel do Estado, nas formas de dominação sociocultural e pela facilitação dos fluxos de pessoas, capitais e informações ao redor do mundo.”
VELA, João Marcelo. “Globalização”.
Disponível em: <www.infoescola.com>. Acesso em: 18 out. 2018.

(IFMG 2019) A base estrutural que possibilitou o aumento dos fluxos de informações e de mercadorias nas últimas décadas, como apresentado pelo texto, foi o desenvolvimento do(a)

A) espaço geográfico homogeneizado.
B) fronteira entre os Estados-nação.
C) intervenção do estado na economia.
D) meio técnico-científico-informacional.


QUESTÃO 42
Leia o texto a seguir.

“O golpe militar, deslanchado em 1964, contou com o apoio dos partidos de direita, da Igreja católica, do mundo empresarial e de boa parte dos meios de comunicação. O processo de transformação pelo qual passava o país — as chamadas reformas de base, inclusive a reforma agrária — era visto como o caos preparatório de um golpe comunista, ou, ao menos, a prévia da implantação de uma República sindicalista. [...]”
SILVA, Francisco C. T. da. “O Brasil no mundo”. In: REIS, Daniel
A. Modernização, Ditadura e Democracia: 1964-2010.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 140.

(IFMG 2019)  O discurso utilizado para legitimar a implantação da Ditadura Militar no Brasil defendia a(o)

A) ampliação das reformas de base.
B) contenção das propostas de João Goulart.
C) tolerância à oposição partidária.
D) restrição da atuação das polícias.


QUESTÃO 43
Leia o texto a seguir.

“A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1776-1834) foi publicada em 1798, no livro Ensaio Sobre o Princípio da População. Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).

Dessa forma, a partir de determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes daTerra, produzindo-se, portanto, uma situação catastrófica, em que a humanidade morreria de inanição. Malthus chegou a propor como única solução – para o problema da defasagem entre população e alimentos – o que ele chamou de “sujeição moral”, ou seja, a própria população deveria adotar uma postura de privação voluntária dos desejos sexuais, com o objetivo de reduzir a natalidade, equilibrando o crescimento demográfico com a possibilidade de expansão da produção de alimentos.
MIRANDA. Angelo Tiago de. Teorias demográficas:
Malthusianos, neomalthusianos e reformistas.
Disponível em: <educacao.uol.com.br>.
Acesso em: 17 out. 2018.

(IFMG 2019) Apesar das proposições de Malthus, as ideias básicas de sua teoria não se consolidaram. A teoria reformista nega o princípio malthusiano, segundo o qual haveria escassez de alimento e a pobreza mundial seria generalizada.

Para resolver o problema da pobreza no mundo, os reformistas defendem que

A) se deve investir no aumento da produção de alimentos com o intuito de acabar com o problema da fome.

B) os governos deveriam implantar uma política de reformas sociais visando à melhor distribuição de renda.

C) políticas públicas de controle de natalidade devem ser mais efetivas e, assim, reduzir o crescimento populacional.

D) se faça a reforma da previdência para que se invista mais no combate à fome que em aposentadorias.


QUESTÃO 44
Leia o texto a seguir:

“[...] com vegetais de troncos e galhos retorcidos, casca espessa, onde o clima apresenta duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa, podendo surgir como áreas florestais; o ideológico e simbólico: região longínqua e não urbana, onde manda quem é forte.”  
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas,
São Paulo: Nova Aguilar, 1994. V. II, p. 17.
Disponível em: <vivelatinoamerica.files.wordpress.com>.
Acesso em: 15 out. 2018.

(IFMG 2019) O trecho extraído do romance de Guimarães Rosa apresenta características que retratam qual bioma?

A) Amazônico
B) Caatinga
C) Cerrado
D) Mata Atlântica


QUESTÃO 45
Leia o texto a seguir:

“No Brasil, após a formação de pequenos grupos de direita na década de 1920, surgiu a Ação Integralista Brasileira (AIB), em outubro de 1932, sob o comando de Plínio Salgado, jornalista e escritor, nascido no interior de São Paulo. [...] Seus membros incluíam sobretudo gente de classe média e das Forças Armadas, mas também muitos trabalhadores. Próxima ao fascismo, com tintas de integrismo católico, a organização se definia como nacionalista, com um conteúdo mais cultural do que econômico. Seu lema se concentrou em três palavras: Deus, Pátria e Família. O antiliberalismo e o antissemitismo eram outras características da AIB, embora o chefe nacional insistisse menos nessa posição racista do que figuras como Gustavo Barroso, um ideólogo defensor do nazismo”.
FAUSTO. Boris. “A Vida Política”. In: GOMES,
Angela de Castro. Olhando para Dentro: 1930-1964.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. p. 98.

(IFMG 2019) A criação da Ação Integralista Brasileira, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, teve como inspiração o(a)

A) ascensão dos regimes autoritários na Europa, no início da década de 1930.

B) difusão dos ideiais de branqueamento com o estímulo à imigração estrangeira.

C) crescimento econômico e consequente fortalecimento da classe média brasileira.

D) fortalecimento de ações democráticas como forma de oposição ao governo.


QUESTÃO 46
Leia o decreto a seguir:

“Campo Imperial de Berlim, 21 de novembro de 1806 NAPOLEÃO, Imperador dos Franceses, Rei da Itália, etc.

[...]
[...] temos decretado e decretamos o que segue:

Artigo 1º. As Ilhas Britânicas são declaradas em estado de bloqueio.

Aritgo 2º. Qualquer comércio e qualquer correspondência com as ilhas Britânicas ficam interditados [...]”
MATTOSO, Kátia M. de Queiros. Textos e Documentos
para o Estudo da História Contemporânea (1789-1963).
São Paulo: Editora Hucitec, 1982. p. 48-49.

(IFMG 2019) O bloqueio continental teve consequências diretas para o Brasil na primeira década do século XIX, como a(o)

A) abertura dos portos brasileiros aos produtos ingleses.

B) invasão dos franceses no litoral do Nordeste brasileiro.

C) política de incentivo à chegada de imigrantes assalariados.

D) sucesso da pressão inglesa para a abolição da escravidão no Brasil.


QUESTÃO 47
Leia o texto a seguir.

“[...] Com a continuação, para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, ou seja, mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e albergue dos que mantinham negócios com o senhor, muitas vezes presente, e dos que construíam casas e preparavam  albergarias para as pessoas que não eram admitidas no interior da praça. O seu dito era: ‘vamos à ponte’. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local que em breve aí nasceu uma cidade importante que ainda hoje conserva seu nome vulgar de ponte, porque brugghe significa ponte em linguajar vulgar.”
Lelong, Jean (cronista de Saint-Bertain, século XIII), apud
PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade
Média: Textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000,
posição 1526 de 3886 (edição para Kindle).

(IFMG 2019) O texto do cronista do século XIII aborda qual característica do final do período da Idade Média?

A) Economia de subsistência dos feudos.
B) Poder da Igreja Católica na política.
C) Práticas de servidão e escravidão.
D) Ressurgimento comercial e monetário.


QUESTÃO 48
Leia o texto a seguir:

“Era uma cena bonita e triste. Talvez só bonita, triste aos olhos de Maria-Nova que divagava em um pensamento longínquo e próximo ao mesmo tempo. Duas ideias, duas realidades, imagens coladas machucavam-lhe o peito. Senzala-favela. Nesta época, ela iniciava seus estudos de ginásio. Lera e aprendera também o que era casagrande. Sentiu vontade de falar à professora. Queria citar, como exemplo de casa-grande, o bairro nobre vizinho e como senzala, a favela onde morava. Sentiu vontade de falar à professora. Procurou mais alguém que pudesse sustentar a ideia, viu a única colega negra que tinha na classe. Olhou a menina, porém ela escutava a lição tão alheia como se o tema escravidão nada tivesse a ver com ela. Sentiu certo mal-estar. Numa turma de quarenta e cinco alunos, duas alunas negras, e, mesmo assim, tão distantes uma da outra. Fechou a boca novamente, mas o pensamento continuava. Senzala-favela, senzala-favela.”
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória.
Rio de Janeiro: Pallas, 2017. p. 73.

(IFMG 2019) A relação feita pela personagem ficcional de Conceição Evaristo remete a uma herança histórica do Brasil, que se faz presente ainda hoje no uso e na ocupação dos espaços urbanos.

Tal herança refere-se a

A) áreas de conurbação.
B) distritos industriais.
C) planejamento urbano.
D) segregação espacial.


QUESTÃO 49
Leia o texto a seguir:

“As minas de ouro já não produzem mais nem para pagar os impostos, que são muito elevados. Os mineradores protestam, mas o fisco só quer saber dos impostos. Os garimpeiros são acusados de contrabandear o ouro para não pagar o tributo e, assim, a situação vai ficando cada vez mais complicada. A coisa esquenta...”
BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna. Bate-papo com a
História: do descobrimento à chegada da família real. São
Paulo: Escala Educacional, 2006, p. 73.

(IFMG 2019) O texto anterior refere-se à tentativa de revolta, conhecida como Inconfidência Mineira, contra a Coroa Portuguesa em fins do século XVIII, em virtude da Derrama.

Apartir do texto e sobre esse movimento, pode-se concluir que havia um/uma

A) cobrança do Quinto sobre toda produção de diamante nas Minas Gerais.

B) clima de tensão com as medidas anunciadas pela Coroa para os impostos.

C) combate ao contrabando de ouro de forma eficaz pela Coroa.

D) declínio da produção de ouro encarado de forma natural pela Coroa.


QUESTÃO 50
(IFMG 2019) Leia o texto a seguir sobre alguns efeitos da chamada gripe espanhola no Brasil.

“Nem o presidente da República é poupado. Rodrigues Alves, eleito em março de 1918 para o segundo mandato, cai de cama “espanholado” e não toma posse. O vice, Delfim Moreira, assume interinamente em novembro, à espera da cura do titular. Alves, porém, morre em janeiro de 1919, e uma eleição fora de época é convocada. [...] A epidemia escancara uma deficiência grave do Brasil: os pobres estão ao deus-dará. Não há hospitais públicos. Não é raro que as pessoas, assim que se descubram “espanholadas”, busquem socorro nas delegacias de polícia. Quem presta alguma assistência à população carente são instituições de caridade, como as Santas Casas e a Cruz Vermelha.”
Disponível em: <www12.senado.leg.br>. Acesso em: 25 out. 2018.

Sobre os efeitos da denominada gripe espanhola no Brasil, a doença

A) atingiu a população mais carente da sociedade brasileira.

B) contribuiu para que as instituições de caridade aumentassem.

C) demonstrou a falta de atenção do governo à saúde pública.

D) impactou a política brasileira, mas sem grandes consequências.


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unesp,2,provas unicamp,5,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,15,provas vestibular,185,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão biomedicina,25,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da 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Prova IFMG 2019.1 com Gabarito
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