Prova Albert Einstein 2017.2 com Gabarito

Prova Albert Einstein 2017.2 com Gabarito e Resolução
Prova Albert Einstein 2017.2 com Gabarito

BIOLOGIA

QUESTÃO 01

Níquel Náusea

(Albert Einstein 2017) A tirinha apresenta uma medida profilática adotada contra uma série de doenças parasitárias.

Assinale a alternativa que contém exemplos de doenças cuja a prevenção inclui a orientação da tirinha.

A) ascaridíase, cisticercose e amebíase.

B) amarelão, elefantíase e leishmaniose.

C) giardíase, cólera e febre amarela.

D) esquistossomose, enterobiose e tripanossomíase.

GABARITO.

QUESTÃO 02
A magnitude da biodiversidade varia de acordo com a região do planeta. Um padrão global de distribuição do número de espécies de borboletas conhecidas como rabo-deandorinha está ilustrado na figura a seguir, em função da variação global de latitudes.

Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio

(Albert Einstein 2017) Vários fatores podem contribuir, direta e indiretamente, para a distribuição do número de espécies apresentada no gráfico, exceto

A) oferta de alimento.
B) luminosidade.
C) clima.
D) taxa de oxigênio no ar.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(Albert Einstein 2017) Os peixes cartilaginosos são animais ureotélicos, uma vez que produzem ureia como excreta nitrogenada. Entretanto, os rins desses peixes reabsorvem a ureia em vez de eliminá-la na urina, como fazem os mamíferos.

Dessa forma, a concentração de ureia no sangue de tubarões e raias chega a ser 100 vezes maior que a observada no sangue de mamíferos. Isso explica o fato de os fluídos corporais desses peixes serem ligeiramente mais concentrados que a própria água do mar.

Assim, é correto afirmar que os peixes cartilaginosos

A) reutilizam a ureia retida no corpo para fabricar novos aminoácidos e, por isso, requerem menos alimentos proteicos que os mamíferos.

B) convertem a ureia retida no corpo em ácido úrico, um tipo de excreta mais facilmente eliminado em ambientes aquáticos.

C) por osmose, ganham água do meio e, para evitar o excesso de água em seus fluidos corporais, os rins a eliminam pela urina.

D) por osmose, perdem água para o meio, e têm que dispor de mecanismos fisiológicos que evitem a desidratação no ambiente marinho.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(Albert Einstein 2017) A fenilcetonúria, também conhecida como PKU, é uma doença genética humana caracterizada pela incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina. Como consequência, há acúmulo de fenilalanina no organismo, o que interfere negativamente no desenvolvimento cerebral e provoca deficiência intelectual. É um tipo de distúrbio que afeta crianças de ambos os sexos, que, na maioria das vezes, nascem de pais normais.

O diagnóstico, quando realizado precocemente pelo teste do pezinho, é útil para se estabelecer uma dieta planejada que previne a deficiência intelectual. Considerando essas informações, pode-se inferir que os fenilcetonúricos

A) são heterozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições lipídicas.

B) são homozigotos e devem seguir uma dieta com algumas restrições proteicas.

C) podem ser heterozigotos ou homozigotos e sua dieta deve ser rica em proteínas.

D) podem ser heterozigotos ou homozigotos e devem evitar proteínas e lipídios.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(Albert Einstein 2017) Hormônios vegetais agem em diversas fases do desenvolvimento das angiospermas.

A figura a seguir ilustra algumas dessas fases, e o quadro abaixo da figura registra, em diferentes cores, as fases em que atuam quatro hormônios, representados pelos algarismos I, II, III e IV.

Germinação, Crescimento, Florescimento, Frutificação, Desfolhamento

Assinale a alternativa que identifica corretamente os hormônios vegetais representados pelos algarismos I, II, III e IV.



GABARITO.

FÍSICA

Quando necessário, adote:
• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s⁻²
• densidade do ar: 1,2 kg/m³
• calor específico do ar: 0,24 cal.g⁻¹.ºC⁻¹
• 1cal = 4,2 J
• permeabilidade magnética do meio: μ=4.π.10⁻⁷ T.m/A
• valor de pi: π=3

QUESTÃO 06
(Albert Einstein 2017) Definimos o intervalo (i) entre dois sons, como sendo o quociente entre suas frequências, i=f2/f1.

Quando i=1, dizemos que os sons estão em uníssono; quando i=2, dizemos que o intervalo corresponde a uma oitava acima; quando i=0,5, temos um intervalo correspondente a uma oitava abaixo.

Considere uma onda sonora de comprimento de onda igual a 5cm, propagando-se no ar com velocidade de 340m/s. Determine a frequência do som, em hertz, que corresponde a uma oitava abaixo da frequência dessa onda.

Onda

A) 340
B) 3400
C) 6800
D) 13600

GABARITO.

QUESTÃO 07
(Albert Einstein 2017) Uma bailarina de massa 50kg encontra-se apoiada em um dos pés num dos extremos de uma viga retangular de madeira cuja distribuição da massa de 100kg é homogênea.

A outra extremidade da viga encontra-se ligada a um cabo de aço inextensível, de massa desprezível e que faz parte de um sistema de polias, conforme a figura.

Sabendo que o sistema encontra-se em equilíbrio estático, determine, em unidades do SI, a massa M que está suspensa pelo sistema de polias.


A) 125
B) 600
C) 1000
D) 2500

GABARITO.

QUESTÃO 08
(Albert Einstein 2017) Um caminhão tanque, estacionado sobre um piso plano e horizontal, tem massa de 12 toneladas quando o tanque transportador, internamente cilíndrico, de raio interno 1m, está totalmente vazio.

Quando esse tanque está completamente cheio de combustível, ele fica submetido a uma reação normal do solo de 309.600N.

volume

Com base nessas informações e nas contidas no gráfico, referentes ao combustível transportado, determine o comprimento interno do tanque cilíndrico, em unidades do SI.

Suponha invariável a densidade do combustível em função da temperatura.

A) 8
B) 10
C) 12
D) 15

GABARITO.

QUESTÃO 09
(Albert Einstein 2017) Nos veículos com motores refrigerados por meio líquido, o aquecimento da cabine de passageiros é feito por meio da troca de calor entre o duto que conduz o líquido de arrefecimento que circula pelo motor e o ar externo. Ao final, esse ar que se encontra aquecido, é lançado para o interior do veículo.

Num dia frio, o ar externo, que está a uma temperatura de 5°C, é lançado para o interior da cabine, a 30°C, a uma taxa de 1,5L/s.


Determine a potência térmica aproximada, em watts, absorvida pelo ar nessa troca de calor.

A) 20
B) 25
C) 45
D) 60

GABARITO.

QUESTÃO 10
(Albert Einstein 2017) Determine o valor da força magnética, em newtons, entre dois fios metálicos cilíndricos, de mesma resistividade elétrica, retilíneos, paralelos, de comprimentos iguais a 100cm, distanciados em 10cm e com raios de 1mm e 2mm, quando cada um deles for ligado a uma fonte de corrente contínua de diferença de potencial igual a 2,0 V.

Adote: ρ=24 nΩ.m (resistividade elétrica do metal dos fios)

A) 0,2
B) 0,3
C) 0,4
D) 0,5

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 11
“Na atual fase da economia global, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”
(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998, p.16-17)

(Albert Einstein 2017) Partindo do texto acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente cidades globais:

A) estruturam-se como aglomerados urbanos e econômicos sendo centros vitais da dinâmica capitalista atual e estão localizadas apenas em países desenvolvidos.

B) definem-se como cidades de comando da economia mundial por se destacarem como centros financeiros e bancários e como polos de pesquisa em ciência e tecnologia.

C) definem-se como megacidades, pois é o total populacional o responsável por sua capacidade de polarizar a economia em vários aspectos como no caso do Mumbai.

D) organizam-se a partir de uma rede de serviços que as interligam pelo planeta. Também têm como característica serem consideradas centros sub-regionais de polarização urbana.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(Albert Einstein 2017) Segundo declarações feitas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados-ACNUR (30/03/2017), pela primeira vez desde a deflagração da guerra civil na Síria, há seis anos, o número de refugiados desse país ultrapassa os 5 milhões de pessoas.

A figura abaixo ilustra a distribuição desses refugiados sírios pelos países vizinhos e Europa e os pedidos de asilo.

Sírios em países vizinhos e na Europa

A partir das informações fornecidas pela figura, pode-se afirmar:

I - Apesar de a Alemanha vir enfrentando uma onda xenofóbica contra as imigrações e concessões de asilo, o governo vem se posicionando favoravelmente aos pedidos.

II - A Alemanha desenvolve uma postura de maior aceitação dos refugiados, pois precisa desses imigrantes para manter sua força de trabalho em alta, já que sua população vem envelhecendo.

III - A legislação sobre imigração na comunidade europeia está em transformação procurando formas possíveis de acolhimento dessas pessoas, documentadas ou não.

IV - A saída da Grã-Bretanha da União Europeia será benéfica para aqueles que querem migrar para lá, já que há a facilidade de entrada naquele país.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta:

A) Somente I e IV são corretas.
B) Somente II e III são corretas.
C) Somente I e II são corretas.
D) Somente III e IV são corretas.

GABARITO.

QUESTÃO 13
Em alguns dias do ano um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil. Ele nasce sobre o Atlântico próximo à linha do Equador, ganha corpo sobre a Floresta Amazônica e segue para oeste até os Andes, onde o encontro com a imponente muralha rochosa o faz desviar para o sul.

Dali esse imenso volume de água flutua sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Às vezes, alcança Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de retornar para o oceano.

Apesar de sua extensão, ninguém o vê. É que esse rio não tem margens nem peixes. É um rio metafórico – mas não inexistente – formado por uma coluna de vapor d’água com cerca de 3 quilômetros de altura algumas centenas de quilômetros de largura e milhares de extensão.
(ZORZETTO, Ricardo. Um rio que flui pelo ar. Pesquisa FAPESP, 158, abril, p.62-63, 2009)

(Albert Einstein 2017) Identifique qual das alternativas abaixo identifica corretamente o fenômeno abordado no texto.

A) O fenômeno referido no texto é conhecido como evapotranspiração e é o responsável pelo efeito estufa nas áreas semiáridas do território nacional. Esse fenômeno apenas ocorre em algumas áreas do território brasileiro.

B) O fenômeno abordado no texto, conhecido como “rios voadores” é formado por massas de ar que circulam entre a Amazônia Brasileira e a Zona da Mata nordestina. Essas massas úmidas são responsáveis pela chuva da Zona da Mata.

C) O fenômeno abordado no texto é conhecido como “rios voadores”. São cursos de água atmosféricos, invisíveis, formados por vapor d’água que se originam na faixa Equatorial Atlântica e tem relação direta com a cobertura florestal.

D) O fenômeno referido no texto conhecido como evapotranspiração origina-se na região Amazônica e através das massas de ar leva umidade para o sertão nordestino. A falta de chuvas nessa área é associada à interrupção desse tipo de circulação atmosférica.

GABARITO.

QUESTÃO 14
Os mapas a seguir apresentam as duas divisões regionais utilizadas pelo Brasil, a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros.

Divisão Regional (IBGE)
Os Três complexos regionais brasileiros

(Albert Einstein 2017) Sobre essas duas regionalizações podemos afirmar que:

A) A divisão em Complexos Regionais tem como critério os limites político-administrativos que coincidem os limites entre os estados. Não leva em conta questões de ordem socioeconômica.

B) A divisão em Grandes Regiões parte inicialmente do conceito de região geográfica, pois esse conceito era tido como aquele que teria menos influência do papel da sociedade na construção do espaço geográfico.

C) A divisão em Grandes Regiões parte do conceito de região homogênea, pois assim poderia agrupar áreas semelhantes em torno de um mesmo critério. Assim, seria possível propor uma análise de caráter regional para o planejamento urbano.

D) A divisão em Complexos Regionais parte de critérios como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, por meio de suas atividades produtivas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(Albert Einstein 2017) A classificação do território brasileiro em diferentes domínios morfoclimáticos foi elaborada pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber (1924-2012).

Ele identificou seis grandes domínios: o amazônico, o do cerrado, o dos mares de morros, o da caatinga, o das araucárias e o das pradarias.

Domínio I e II
Imagens: escolaeducacao.com.br, Acesso em 05/05/2017.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os domínios abaixo e suas características

A) O Domínio I é o Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros. Tal denominação se deve às suas feições geomorfológicas, com formas de relevo em aparência convexa, no estilo chamado de “mamelonar”, como se fossem pequenos morros no formato de meias laranjas.

B) O Domínio II é o Domínio Cerrado. Essa área se caracteriza por chuvas bem distribuídas ao longo do ano e com vegetação savânica. Abrange predominantemente a Região Nordeste e é pouco explorada economicamente.

C) O Domínio I é o Domínio Morfoclimático dos Mares de Morros. É marcado por vegetação composta por herbáceas, que são plantas com caules não lenhosos ou flexíveis, nunca maiores do que dois metros. Possui grandes riscos de desertificação.

D) O Domínio II é o Domínio Cerrado. O Cerrado brasileiro não possui diferenças em relação às savanas africanas. As chuvas concentram-se entre os meses de maio, junho e julho. É marcada por relevo de planície e rede hidrográfica pobre.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 16
“[Na Europa, criaram-se] condições favoráveis para o estudo da Medicina (...). Um fator decisivo (...) foi a retomada da herança antiga. (...) Em boa parte, o Ocidente tomou contato com a herança científica clássica graças às culturas bizantina e muçulmana. A partir do século XII foram feitas inúmeras traduções do grego e do árabe para o latim, um pouco em Veneza (por seus contatos com Bizâncio), um pouco na Sicília (anteriormente ocupada por bizantinos e islamitas) e sobretudo na Espanha.”
FRANCO JR. Hilário. A Idade Média, Nascimento do Ocidente.
São Paulo: Brasiliense, 2001, pp. 158.

“(...) Ocupei-me então em dominar os vários textos e comentários sobre as ciências naturais e as metafísicas até se abrirem para mim todas as portas do saber. Em seguida desejei estudar medicina e empreendi a leitura de todos os livros que tinham sido escritos sobre esse assunto. A medicina não é uma ciência difícil e naturalmente em muito pouco tempo me distingui nela, de maneira em que físicos qualificados começaram a ler medicina comigo. (...)”
AVICENA, apud. ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais.
Lisboa: Livraria Costa Sá da Costa Editora, 1972, pp. 119-120.

(Albert Einstein 2017) A partir dos textos, é possível afirmar que o estudo da medicina durante a Idade Média Central (séc. XI-XIII)

A) desenvolvia-se na Europa com base em pesquisas empíricas que visavam a confirmar as verdades teológicas reveladas pelos textos cristãos sagrados, e seguia para Bizâncio pelas rotas comerciais.

B) baseava-se na tradução para o latim de obras antigas chegadas ao Ocidente por intermédio de bizantinos e muçulmanos, e estudos recentes das mesmas feitos por muçulmanos, como Avicena;

C) realizava-se sob a orientação de mestres bizantinos, que vinham do Oriente ensinar as teorias clássicas apreendidas das obras de filósofos e cientistas gregos como Aristóteles e Hipócrates.

D) destinava-se a proporcionar aos europeus os conhecimentos necessários para enfrentar as frequentes epidemias nas cidades e nos campos, que já tinham sido eliminadas no Oriente.

GABARITO.

QUESTÃO 17

(Albert Einstein 2017) No filme O Grande Ditador, produção norteamericana de 1940, Charlie Chaplin compõe um retrato irônico do nazi-fascismo europeu em duas de suas principais figuras: Hitler e Mussolini.

(Albert Einstein 2017) No filme O Grande Ditador, produção norte-americana de 1940, Charlie Chaplin compõe um retrato irônico do nazi-fascismo europeu em duas de suas principais figuras: Hitler e Mussolini.

A cena reproduzida apresenta três características da ideologia nazista:

A) colonialismo, expansionismo e antissemitismo.

B) militarismo, irracionalismo e expansionismo.

C) anticomunismo, expansionismo e centralismo.

D) liberalismo, militarismo e tradicionalismo.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(Albert Einstein 2017) D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves em 16 de Dezembro de 1815. Essa medida objetivou, entre outros fatores

A) atender a uma exigência das Cortes de Lisboa, de acordo com os princípios liberais da Revolução do Porto.

B) impedir a ampliação do império francês nas Américas, com as guerras por territórios coloniais extraeuropeus.

C) apaziguar a elite brasileira do Nordeste, que era favorável à abolição da escravidão e da implementação da república.

D) legitimar a dinastia de Bragança, de acordo com os princípios restauradores invocados pelo Congresso de Viena.

GABARITO.

QUESTÃO 19
“(...) A economia se aqueceu e a inflação, em vez de subir, passou a cair. Teve início um surto de crescimento que, no seu apogeu, superou qualquer período anterior, e o governo começou a falar em ‘milagre econômico brasileiro’.

A performance de crescimento seria indiscutível, porém o milagre tinha explicação terrena. Misturava, com a repressão aos opositores, a censura aos jornais e demais meios de comunicação, de modo a impedir a veiculação de críticas à política econômica, e acrescentava os ingredientes da pauta dessa política: subsídio governamental e diversificação das exportações, desnacionalização da economia com a entrada crescente de empresas estrangeiras no mercado, controle do reajuste de preços e fixação centralizada dos reajustes de salários. (...)
SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia.
São Paulo: Cia das Letras, 2015, pp. 452-453.

(Albert Einstein 2017) O texto trata da economia brasileira durante o governo Médici (1969-1974). De acordo com as autoras, o “milagre econômico” desse período pode ser explicado pela

A) negociação entre governo e setores da sociedade civil, o que permitiu a incorporação dos projetos liberais nacionais de aumento da concorrência e da produção ao programa do governo.

B) eliminação das críticas de opositores ao programa do governo, que era pautado no incentivo estatal às exportações, na abertura ao capital estrangeiro e no controle de preços e salários.

C) substituição do programa liberal pela planificação econômica, apoiada pelos setores produtivos nacionais e internacionais, o que revigorou o mercado interno por meio do aumento dos salários.

D) implementação do controle de gastos do governo, exigido por grupos econômicos nacionais e internacionais como condição para realizarem os investimentos necessários nas indústrias de base.

GABARITO.

QUESTÃO 20
(Albert Einstein 2017) O quadro apresenta fatos ocorridos em alguns países da América entre as décadas de 1950 e 1980.


A partir dos dados fornecidos, é possível afirmar que

A) os países sul-americanos passaram por um processo de estabilização política resultante da interferência norte-americana, que garantiu o auxílio econômico necessário aos governos militares para promover o desenvolvimento nacional.

B) os países da América Central vivenciaram a estabilidade democrática, enquanto toda a América do Sul passou por ditaduras pessoais de civis vinculados ao caudilhismo e aos EUA, que lhes fornecia o apoio político e econômico.

C) os EUA lideraram o processo de redemocratização dos países latinoamericanos, apoiando as campanhas de candidatos liberais contra os que eram subsidiados pela URSS, no contexto da Guerra Fria.

D) os países latino-americanos vivenciaram um período de instabilidade caracterizado pela presença dos militares na política, pela substituição de regimes democráticos por ditaduras, e pela interferência norte americana, tanto nos golpes quanto nos processos de redemocratização.

GABARITO.

INGLÊS

QUESTÃO 21

2016 was the hottest year

(Albert Einstein 2017) Assinale a alternativa que corresponde à informação NÃO contida no texto.

A) Nunca foram registradas temperaturas tão altas quanto às de 2016.

B) As temperaturas atingiram recordes de calor por três anos seguidos.

C) As temperaturas médias da terra em 2016 foram mais altas do que as do século XX.

D) O órgão “US National Oceanic and Atmospheric Administration” responsabiliza atividades humanas pelas altas temperaturas.

GABARITO.

QUESTÃO 22

New Zealand passport robot tells applicant of Asian descent to open eyes

(Albert Einstein 2017) O candidato não conseguiu colocar a foto no passaporte porque

A) excedeu o número de tentativas que a máquina permitia.

B) possivelmente não teve suas características étnico-raciais reconhecidas pelo programa.

C) não observou os critérios técnicos necessários para poder completar o procedimento.

D) ignorou a necessidade de percorrer os itens constantes dos aspectos de segurança antes de fazer a próxima tentativa.

GABARITO.

QUESTÃO 23
Exposure to Blue and Ultraviolet Light, as in Sunlight, Could Boost Immunity
By Stav Ziv On 1/11/17

Researchers at Georgetown University Medical Center chose the start of yet another sun-starved winter to publish a study showing that exposure to blue light and ultraviolet light increases the movement of T cells, a key part of the immune system. Sunlight, therefore, could be an immune booster.

The researchers isolated T cells from human blood and mice and grew them in dishes in the laboratory. When they shined either UV or blue light on the cells, the cells became activated and moved more quickly. Although both UV and blue light increased the cells’ movement, focus was given to the potential benefits of blue light for two reasons: UV light is known to cause cancer, and it reaches only the outermost layer of skin, the epidermis.

Blue light can reach deeper to the second layer, the dermis, where most of the skin’s T cells are located. If light could spur these immune cells to get to an infection more quickly, it could be leveraged via lamps to boost immunity and help treat skin diseases or even cancer.

(Albert Einstein 2017) Assinale a alternativa que corresponde à informação contida no texto.

A) Enquanto a luz ultra-violeta é reconhecidamente responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer, pesquisadores têm usado a luz azul para tratá-los.

B) O estudo evidencia que o valor da aplicação da luz azul supera em muito o da aplicação do raio ultra-violeta no tratamento de doenças de pele e até mesmo câncer.

C) O experimento cujos dados corroboram a importância da ação da luz solar sobre o sistema imunológico foi publicado justamente no início de mais um inverno com sol escasso.

D) Há muito se sabe dos benefícios do sol para a fixação da vitamina D no organismo; tal  estudo da Georgetown University Medical Center confirma essa informação.

GABARITO.

QUESTÃO 24
Every map you look at is wrong
By Wil Jones in offbeat

Every map you look at is wrong

Everyone knows what a map of the world looks like, right? It’s probably been burnt into your retinas since your school days.

The thing is, the image you think of what the world looks like is actually pretty wrong. How come? Well, as we’re sure you know, the Earth is spherical.

That means it is impossible to produce an accurate flat image, showing the layout of countries as they really are. It’s a hard concept to get your head around with an actual globe in front of you.
[https://www.indy100.com/article/every-map-wrong-this-video-explains-why-7459106].
Acessado em 17/01/2017. Modificado para fins educacionais.

(Albert Einstein 2017) De acordo com o texto:

A) As imagens de um globo terrestre não podem ser simplesmente transferidas para uma superfície plana sem distorções.

B) Imagens gravadas em nossas retinas não podem ser facilmente modificadas.

C) É impossível reproduzir as fronteiras exatas dos países porque a terra é redonda.

D) Se tentarmos representar o globo terrestre em uma superfície plana como a de um mapa mundi, alguns países terão suas formas mais alteradas do que outros.

GABARITO.

QUESTÃO 25

If you follower me on twitter youd know

(Albert Einstein 2017) A imagem permite inferir que:

A) A tecnologia pode fazer aflorar o choque entre as gerações no ambiente escolar.

B) Além de não ter feito a tarefa, o aluno não demonstra qualquer preocupação com o fato.

C) O tema da redação é tão recorrente, que não consegue estimular o aluno a escrever.

D) A tecnologia está prejudicando a elaboração de textos escritos.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 26
(Albert Einstein 2017) Sejam A, B e C subconjuntos do conjunto dos números naturais ℕ = {0, 1, 2, 3, 4,…}, de modo que:

• A é o conjunto dos números de
3 algarismos, todos distintos.
• B é o conjunto dos números que
possuem exatamente 1 algarismo 5.
• C é o conjunto dos números pares.

E sejam os conjuntos:

P = A ∩ C
Q = Aᶜ ∩ Bᶜ
R = B ∪ Cᶜ
onde a notação Xᶜ indica o conjunto complementar do conjunto X.

São elementos respectivos dos conjuntos P, Q e R os números

A) 204, 555, 550
B) 972, 1234, 500
C) 1234, 505, 5555
D) 204, 115, 550

GABARITO.

QUESTÃO 27
(Albert Einstein 2017) Um torneio de xadrez terá alunos de 3 escolas. Uma das escolas levará 120 alunos; outra, 180 alunos; e outra, 252 alunos.

Esses alunos serão divididos em grupos, de modo que cada grupo tenha representantes das três escolas, e o número de alunos de cada escola seja o mesmo em cada grupo.

Dessa maneira, o maior número de grupos que podem ser formados é

A) 12
B) 23
C) 46
D) 69

GABARITO.

QUESTÃO 28
(Albert Einstein 2017) Dois estatísticos estão em uma sala e a média de suas idades é 37 anos. Um terceiro estatístico entra na sala e a média das idades dessas três pessoas passa a ser 39 anos.

Um quarto estatístico entra na sala e a média passa a ser 41 anos. Esse processo continua e a cada estatístico que entra na sala, a média das idades de todos eles aumenta em 2 anos.

O número de estatísticos que agora estão na sala, sabendo que o último a entrar tem 83 anos, é

A) 13.
B) 15.
C) 17.
D) 19.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(Albert Einstein 2017) Oito adultos e um bebê irão tirar uma foto de família. Os adultos se sentarão em oito cadeiras, um adulto por cadeira, que estão dispostas lado a lado e o bebê sentará no colo de um dos adultos.

O número de maneiras distintas de dispor essas 9 pessoas para a foto é

A) 8⋅8!
B) 9!
C) 9 ⋅ 8⁸
D) 8⁹

GABARITO.

QUESTÃO 30
(Albert Einstein 2017) Uma matriz quadrada de ordem n é chamada triangular superior se aij = 0 para i > j.

Os elementos de uma matriz triangular superior T, de ordem 3, onde i ≤ j , são obtidos a partir da lei de formação tij = 2i² – j .

Sendo A = [–1 1 1] uma matriz de ordem 1 x 3 e At sua transposta, o produto A⋅T⋅Aᵗ é a matriz 1 x 1 cujo único elemento vale

A) 0.
B) 4.
C) 7.
D) 28.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(Albert Einstein 2017) A reta f que passa pelo ponto A(0, 8) e a reta g que passa pelos pontos E(0, –4) e C(4, 0) são perpendiculares e interceptam-se no ponto B, conforme mostra a figura.

A reta f que passa pelo ponto A(0, 8) e a reta g que passa pelos pontos E

Sendo D(0, 0) a origem do sistema de coordenadas cartesianas, a área do polígono ABCD é

A) 16.
B) 24.
C) 28.
D) 32.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(Albert Einstein 2017) No pentágono ABCDE da figura, o lado  mede 3 cm; o lado  mede 8 cm; o lado  mede 4 cm e os ângulos BÊC, Â e  medem 30˚, 60˚ e 90˚ respectivamente.

(Albert Einstein 2017) No pentágono ABCDE da figura, o lado

Sendo a área do triângulo BCE igual a 10,5 cm², a medida, em cm, do lado  é

A) √18
B) √20
C) √22
D) √24

GABARITO.

QUESTÃO 33
(Albert Einstein 2017) Seja uma reta r e os planos secantes α e β, de modo que α ∩ β = r. Seja s uma reta paralela à reta r, de modo que s ∩ β = ∅.

Seja t uma reta secante ao plano β no ponto P, de modo que P ∈ r. De acordo com essas informações, necessariamente

A) s ∩ α = s
B) t ∩ β = ∅
C) P ∉ α
D) r ∩ t ≠ ∅

GABARITO.

QUESTÃO 34
(Albert Einstein 2017) A função modular f(x) = |ax + b|, a ∈ ℝ*, b ∈ ℝ e a função quadrática g(x) = –0,5x² + 2x + 6 têm dois pontos em comum, conforme o gráfico.

(Albert Einstein 2017) A função modular f(x) = |ax + b|, a ∈ ℝ*, b ∈ ℝ e a função quadrática g(x) = –0,5x² + 2x + 6 têm dois pontos em comum, conforme o gráfico.

Um desses pontos corresponde à menor raiz da função g e o outro ponto corresponde ao maior valor dessa função. O produto ab vale

A) 4
B) 6
C) 8
D) 10

GABARITO.

QUESTÃO 35
(Albert Einstein 2017) O resto da divisão de um polinômio do segundo grau P pelo binômio (x + 1) é igual a 3. Dado que P(0) = 6 e P(1) = 5, o valor de P(3) é

A) –7
B) –9
C) 7
D) 9

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 36
(Albert Einstein 2017) O trióxido de enxofre (SO3) é obtido a partir da reação do dióxido de enxofre (SO2) com o gás oxigênio (O2), representada pelo equilíbrio a seguir.

2 SO2(g) + O2(g) ⇌ 2 SO3(g) ΔHθ = -198 kJ

A constante de equilíbrio, KC, para esse processo a 1000 °C é igual a 280. A respeito dessa reação, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A constante de equilíbrio da síntese do SO3 a 200°C deve ser menor que 280.

II. Se na condição de equilíbrio a 1000°C a concentração de O2 é de 0,1 mol.L⁻¹ e a concentração de SO2 é de 0,01 mol.L⁻¹, então a concentração de SO3 é de 2,8 mol.L⁻¹.

III. Se, atingida a condição de equilíbrio, o volume do recipiente for reduzido sem alteração na temperatura, não haverá alteração no valor da constante de equilíbrio, mas haverá aumento no rendimento de formação do SO3.

IV. Essa é uma reação de oxirredução, em que o dióxido de enxofre é o agente redutor.

Estão corretas apenas as afirmações:

A) II e IV.
B) I e III.
C) I e IV.
D) III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 37
(Albert Einstein 2017) A metilamina e a etilamina são duas substâncias gasosas à temperatura ambiente que apresentam forte odor, geralmente caracterizado como de peixe podre.

Uma empresa pretende evitar a dispersão desses gases e para isso adaptou um sistema de borbulhamento do gás residual do processamento de carne de peixe em uma solução aquosa.

Um soluto adequado para neutralizar o odor da metilamina e etilamina é

A) amônia.
B) nitrato de potássio.
C) hidróxido de sódio.
D) ácido sulfúrico.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(Albert Einstein 2017) O elemento de número atômico 117 foi o mais novo dos elementos artificiais obtidos em um acelerador de partículas. Recentemente, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) anunciou que o nome sugerido para esse novo elemento é Tennessino.

Alguns átomos do isótopo 293 desse elemento foram obtidos a partir do bombardeamento de um alvo contendo 13 mg de ²⁴⁸Bk por um feixe de núcleos de um isótopo específico. A reação produziu quatro nêutrons, além do isótopo 293 do elemento de número atômico 117.

O isótopo que compõe o feixe de núcleos utilizado no acelerador de partículas para a obtenção do Tennessino é melhor representado por

A) ²⁰Ne.
B) ⁴⁸Ca.
C) ⁴⁸Ti.
D) ¹⁰³Rh.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(Albert Einstein 2017) Foi realizada a combustão do gás butano em reator fechado. Inicialmente, a pressão parcial de gás butano era de 100 mbar, enquanto a pressão parcial de gás oxigênio era de 500 mbar.

Considerando que todo butano e oxigênio foram consumidos e que os únicos produtos formados foram água, dióxido de carbono e monóxido de carbono, pode-se afirmar que a relação entre a pressão parcial de CO e a pressão parcial de CO2, após o término da reação, é aproximadamente igual a

A) 3.
B) 2.
C) 1.
D) ½.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(Albert Einstein 2017) Ritalina é o nome comercial do metilfenidato, droga frequentemente receitada para pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A fórmula estrutural do fenilfenidato está representada a seguir:


A respeito dessa substância foram feitas algumas afirmações:

I. Apresenta fórmula molecular C14H19NO2.

II. Um comprimido com 20 mg apresenta menos de 1,0 x 10⁻⁵ mol dessa substância.

III. A molécula apresenta carbono quiral.

IV. Apresenta as funções amina e ácido carboxílico.

Estão corretas apenas as afirmações:

A) I e III.
B) II e III.
C) I e IV.
D) III e IV.

GABARITO.

LITERATURA

QUESTÃO 41
Legado

Que lembrança darei ao país que me deu
tudo que lembro e sei, tudo quanto senti?
Na noite do sem-fim, breve o tempo esqueceu
minha incerta medalha, e a meu nome se ri.

E mereço esperar mais do que os outros, eu?
Tu não me enganas, mundo, e não te engano a ti.
Esses monstros atuais, não os cativa Orfeu,
a vagar, taciturno, entre o talvez e o se.

Não deixarei de mim nenhum canto radioso,
uma voz matinal palpitando na bruma
e que arranque de alguém seu mais secreto espinho.

De tudo quanto foi meu passo caprichoso
na vida, restará, pois o resto se esfuma,
uma pedra que havia em meio do caminho.

(Albert Einstein 2017) Esse poema integra a obra Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Da leitura dele, depreende-se que

A) o poeta exalta a força que a poesia tem de tornar perenes as vicissitudes efêmeras da vida.

B) as rimas, bastante convencionais, dão ao poema um tom passadista que faz dele um texto de dúbia qualidade estética.

C) o legado a que se refere o texto diz respeito somente à poesia metaforizada como canto radioso.

D) o poema se organiza em versos alexandrinos, de caráter parnasiano, sem deixar de apresentar a clássica chave de ouro, que confere brilhantismo ao fecho do texto.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(Albert Einstein 2017) Do romance A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, é correto afirmar que

a) é um romance de tese e pretende provar que a felicidade só é possível no desfrute da civilização, tirando dela o maior proveito tecnológico possível.

b) apresenta um protagonista, “o príncipe da grã-ventura”, que se sente em estado de felicidade e plenamente realizado tanto com as tecnologias da cidade grande, quanto com a rudeza primitiva do campo.

c) desenvolve suas principais ações na Rua Campos Elíseos, 202, em Paris, e o contato de Jacinto com a natureza restringe-se, ao longo do romance, apenas ao passeio à floresta de Montmorency.

d) estrutura sua narrativa a partir da relação antagônica entre Jacinto e Zé Fernandes, e se apoia na ação persuasiva transformadora do narrador sobre o protagonista.

GABARITO.

QUESTÃO 43
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jatí não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

(Albert Einstein 2017) Do trecho acima que integra o romance Iracema, de José de Alencar, não se pode afirmar que

A) a caracterização de Iracema, da forma como é feita no romance, revela, acima de tudo, sua alma e o fino tratamento psicológico de uma personagem feminina o qual lhe é atribuído pelo autor.

B) as sucessivas comparações servem para idealizar a protagonista, e em todas elas a personagem Iracema é dada como superior.

C) a profusão de linguagem figurada, usada ao longo do romance, tanto para caracterizar a personagem quanto suas ações, pode dar a ele o estatuto de um poema em prosa.

D) as inúmeras comparações de seus atos com o comportamento de diferentes animais e vegetais na selva, demonstram que a personagem é pura aparência, reveladora de sua beleza original.

GABARITO.

QUESTÃO 44
Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infância, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade.

A mãe, viúva, com alguma coisa de seu, adorava o filho e trazia-o amimado, asseado, enfeitado, com um vistoso pajem atrás, um pajem que nos deixava gazear a  escola, ir caçar ninhos de pássaros,(...)

E de imperador! Era um gosto ver o Quincas Borba fazer de imperador nas festas do Espírito Santo. De resto, nos nossos jogos pueris, ele escolhia sempre um papel de rei, ministro, general,uma supremacia, qualquer que fosse. Tinha garbo, o traquinas, e gravidade, certa magnificência nas atitudes, nos meneios. Quem diria que ... Suspendamos a pena; não adiantemos os sucessos.

(Albert Einstein 2017) O trecho acima integra o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Considerando o trecho e o romance como um todo, o pensamento suspenso no final do parágrafo, indicia ações futuras da personagem em pauta. Indique a alternativa errada com relação ao que de fato ocorreu com Quincas Borba.

A) reaparece na história, já adulto, como um maltrapilho mendigo, no passeio público e, sorrateiramente, surrupia um relógio de Brás Cubas.

B) vai para Minas, recebe uma herança de um tio, em Barbacena, escreve uma carta a Brás Cubas, desculpando-se do roubo do relógio e envia-lhe um outro como substituição.

C) cria o sistema filosófico chamado Humanitismo, teoria que, segundo ele, suprime a dor, assegura a felicidade e enche de imensa glória o país, e, com isso, ganha notoriedade e fama.

D) enlouquece, volta para o Rio e morre, na casa de Brás Cubas, acometido da demência que o perseguia desde a invenção do Humanitismo, jurando que a dor era uma ilusão.

GABARITO.

QUESTÃO 45
As ancas balançam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo com as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralos de guampas, estrondos e baques, e o berro queixoso do gado junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos de lá do sertão ...

“Um boi preto, um boi pintado,
Cada um tem sua cor.
Cada coração um jeito
De mostrar o seu amor.”
Boi bem bravo, bate baixo, bota baba,
boi berrando ...
Dança doido, dá de duro, dá de dentro,
dá direito ... Vai,
Vem, volta, vem na vara, vai não volta,
vai varando ...
“Todo passarinh’ do mato
Tem seu pio diferente.
Cantiga de amor doído
Não carece ter rompante ...”

(Albert Einstein 2017) O trecho acima integra o conto O Burrinho Pedrês, da obra Sagarana, escrita por João Guimarães Rosa. Dele é correto afirmar que

A) descreve o movimento agitado dos bois por meio de uma linguagem construída apenas pelo emprego abusivo de frases nominais e de gerúndios.

B) apresenta um jogo entre a forma poética e a prosaica e, em ambos os gêneros, é possível constatar a presença de ritmo marcado pelo uso de redondilhas.

C) há presença significativa de figuras sonoras como as aliterações que emprestam ao texto ritmo duro e pesado, impedindo a musicalidade e o lirismo próprios da arte popular.

D) há uma mistura de textos narrativos e textos poéticos que quebra a sequência do conto e oferece ao leitor um texto de duvidosa qualidade estética.

GABARITO.

PORTUGUÊS

Para responder às cinco questões objetivas de Língua Portuguesa, leia o texto a seguir, retirado do Jornal do Cremesp (Edição 344 - 01-02/2017).

BIOÉTICA
Divulgação de dados de pacientes

A possível divulgação que chegou à imprensa sobre conteúdo de exames de paciente – que teria, ainda, sido alvo de comentários ofensivos propagados via Whatsapp –, aguça uma questão que, de tempos em tempos, volta aos debates ético, bioético e deontológico: apesar de ser um dos pilares mais conhecidos da profissão, médicos sempre se preocupam com o sigilo das informações obtidas de sua relação com o paciente?

Seriam claros a eles e demais profissionais da Saúde princípios éticos como confidencialidade e privacidade do paciente, tão arraigados na área, mesmo quando envolvem pessoas públicas?

Para José Marques Filho, coordenador da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp, a obrigação milenar à confidencialidade embasa a relação médico-paciente. “Favorece não apenas o âmbito ético, o mais evidente, como o técnico: o paciente que não confiar no médico esconderá informações imprescindíveis a uma anamnese completa”. Isso se estende a familiares, que, ao procurar os serviços, creem que o conteúdo de exames e detalhes relativos ao tratamento serão resguardados.

Concordam com essa visão os bioeticistas Carlos Francisconi e José Roberto Goldim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no livro Iniciação à Bioética, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo eles, um bom vínculo terapêutico se baseia na confiança. O assistido crê que seu médico “irá preservar tudo o que lhe for relatado, tanto que revela informações que outras pessoas, com as quais convive, sequer supõem existir”

Daí se podem depreender os eventuais riscos e dissabores a que são submetidos os já vulnerabilizados pela doença, bem como seus entes queridos, quando suas particularidades de saúde são expostas em foros inadequados e de maneira frívola.

Confiança
Confiança
Derivado do latim confidentia, entre seus significados, o termo confiança corresponde a “o que se acredita firmemente”. Segundo a obra Bioethics Information Retrieval Project, do Kennedy Institute of Ethics, a confidencialidade pode ser entendida como “a garantia do resguardo das informações dadas em confiança e a proteção contra a sua revelação não autorizada”, no contexto sanitário.

Já privacidade (do inglês, privacy) costuma ser interpretada como a limitação do acesso às informações de uma dada pessoa, bem como do acesso a ela própria e à sua intimidade. Isso, por vezes, se traduz no direito de alguém de manter-se afastado ou de permanecer só.

Como resume Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro do Cremesp e coordenador do Centro de Bioética do Conselho, há três planos em torno das informações sanitárias que devem ser salvaguardadas: o primeiro é o da confidencialidade, no qual o indivíduo decide partilhar algo com quem lhe interessa e convém – por exemplo, seu médico assistente –; o da privacidade, pela qual a pessoa pode querer guardar sua história consigo mesma. Ambos culminam em um terceiro plano relativo à profissão médica: o compromisso do sigilo, preservado por quase 25 séculos, e consagrado pelo Juramento de Hipócrates, ao estabelecer que “aquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto”.

Liberdade de expressão?
Longe de simplificar o debate relativo à quebra de sigilo profissional à simples “liberdade de expressão” dos que divulgam informações sigilosas – ou apenas as replicam “inocentemente” –, como salienta Ayer, a discussão envolve algo ainda pouco regulamentado, ou seja, a divulgação de assuntos médicos via smartphones.

Entre as exceções, figura o Alerta do Cremesp, publicado em setembro de 2016 (http://www.cremesp.org. br/?siteAcao=NoticiasC&id=4220), sobre uso do WhatsApp ou aplicativos similares pelos médicos: “quando for responder aos seus pacientes por WhatsApp ou aplicativos similares, façam-no, desde que conheçam o seu quadro clínico atual, com o intuito apenas de orientá-los, com observância ao Código de Ética Médica, particularmente com respeito ao sigilo profissional, não os expondo em grupos”

Nota pública do Cremesp
Em Nota Pública sobre caso pontual que originou sindicância voltada a eventual divulgação indevida, por médicos, de exames de pessoa pública (http://www.cremesp.org. br/?siteAcao= NoticiasC&id=4390) – que está sendo promovida com a cautela habitual na Casa –, o Cremesp salienta, entre outros pontos, que o “compromisso e a ética ante a saúde de cada um dos cidadãos colocam-se, sem distinções de qualquer natureza, sempre acima de interesses que não sejam fiéis à dignidade inviolável da pessoa doente junto aos seus entes queridos”. Por conseguinte, lamenta “a divulgação de qualquer exame, dado privativo e ofensas feitas a doentes em redes sociais”.

Normas legais e deontológicas
Sigilo, confidencialidade e privacidade são garantidos por diretrizes brasileiras, em âmbitos: Constitucional; Civil; Penal; e pelo Código de Ética Médica.

Em resumo, determinam:

• Serem invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas;

• A proibição (a qualquer cidadão) de divulgar, sem justa causa, informações sigilosas ou reservadas ou conteúdo de documento particular e/ou segredo, de que tem ciência em razão (...) de ofício ou profissão, se produzir dano a outrem;

• A proibição (ao médico) de revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente. Permanece a proibição: mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido (...).
Disponível em: [cremesp.org.br] . Acesso em: 08 mar. 2017.
Imagem: [www.ugt.org.br(13-04-2010)]. Acesso em: 08 maio 2017.

QUESTÃO 46
(Albert Einstein 2017) Em várias passagens do texto, o autor usa perguntas retóricas, que, por se tratarem de

A) estratégia discursiva, constroem-se ornamentadas com figuras de linguagem para tornar o discurso mais dinâmico, de modo a impor resposta imediata do interlocutor.

B) procedimento argumentativo, têm como efeito de sentido criar interesse no leitor e levá-lo a refletir sobre os assuntos contemplados, dispensando a obtenção de resposta.

C) recurso estratégico, desencadeiam reflexão sobre assuntos que não são questionados, com intenção de estimular o leitor a ponderar sobre a melhor resposta ao jornal.

D) recurso estilístico, contam com uma resposta retórica dos leitores, isto é, que eles se dirijam ao jornal formalmente, manifestando opinião sobre cada um dos assuntos contemplados.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(Albert Einstein 2017) De acordo com o texto, o sigilo profissional deve ser respeitado

A) sem ressalvas, pois o atendimento a pacientes não deve ser realizado por meio de troca de mensagens por aplicativos de celular.

B) com regulamentação, uma vez que o preparo requerido para o médico implica saber manejar tecnicamente aplicativos do tipo WhatsApp.

C) com exceções, desde que se restrinja a respostas a pacientes via aplicativos de smartphone.

D) sem reservas, por causa da liberdade de expressão que deve prevalecer de acordo com o que reza a Constituição.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(Albert Einstein 2017) Os travessões empregados no primeiro parágrafo da subparte intitulada “Liberdade de expressão” têm a função de

A) abrandar teor equivocado sobre o que se discute nas redes sociais em relação a assuntos entre profissionais da saúde.

B) enaltecer ironia diante da pretensa inocência daqueles que redirecionam mensagens referentes a assuntos médicos sigilosos.

C) conduzir o leitor a acreditar na inocência dos que repassam pelas redes sociais mensagens de teor sigiloso.

D) destacar que assuntos médicos ainda merecem ser divulgados a despeito do sigilo requerido.

GABARITO.

QUESTÃO 49
(Albert Einstein 2017) As informações em relação à saúde a serem preservadas organizam-se em três planos:

A) constituem-se na confidencialidade, entendida como a forma de o médico e o paciente contarem com a discrição de ambos; na partilha consensual, a partir da qual só são divulgadas informações aprovadas pelo paciente; no direito de médico e pacientes romperem o sigilo independentemente da causa.

B) são a confidencialidade, que se refere ao sujeito partilhar alguma coisa se for de seu interesse e conveniência; a privacidade, que preserva ao indivíduo o direito de não divulgar a ninguém o que quer que seja de sua vida; o compromisso atinente ao sigilo.

C) dizem respeito ao exercício da profissão de forma discreta em relação ao convívio com a sociedade de um modo geral; à privacidade, por meio da qual o sujeito se dá o direito de preservar sua história consigo mesmo; ao juramento de Hipócrates, que impõe o compromisso de uma relação para além das duas partes envolvidas.

D) dão margem a assumir que o profissional não passa adiante o que lhe é confiado em hipótese alguma; a rechaçar a privacidade para preservar a liberdade de expressão; a salvaguardar as informações sanitárias, registrando-as apenas em prontuários.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(Albert Einstein 2017) Com o emprego de elementos coesivos, destacados no próprio texto, dá-se a interconexão entre ideias. Indique qual alternativa contempla a relação de sentido que eles estabelecem, de acordo com a ordem em que aparecem.

A) Inclusão, decorrência, prioridade e consequência.

B) Concomitância, consequência, primazia e oposição.

C) Concessão, explicação, lugar e contradição.

D) Comparação, oposição, concessão e explicação.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,3,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24152,adsa,419,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,248,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,46,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,7,atividade fundamental,28,atividade geografia,6,atividade história,78,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,9,comercio exterior,1,concurso,230,conhecimento específico,3,conscam,45,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,53,educação física,7,educação infantil,286,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,202,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,4,famerp,3,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,56,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,174,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,133,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,256,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,49,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,3,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,148,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,88,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,760,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3107,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de 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Prova Albert Einstein 2017.2 com Gabarito
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