Prova IFTO 2019.2 (Nível Superior) com Gabarito

Prova IFTO 2019.2 (Nível Superior) com Gabarito
Prova IFTO 2019.2 (Nível Superior) com Gabarito

PORTUGUÊS E LITERATURA

Texto 1

Leia o texto para responder às questões 1 a 5.

Anonimato de Ferrante ajuda a romper com vigilância dos outros

§ 1º Em recente viagem a Edimburgo, aproveitei a folga entre um e outro compromisso acadêmico para concluir a leitura de “A História da Menina Perdida”, o quarto e último volume da série de romances escrita por Elena Ferrante sobre a amizade entre duas mulheres, cujos dramas pessoais e ansiedades se distendem através dos contornos de uma Nápoles miserável do pós-guerra e das utopias e protestos estudantis dos anos 60 ao combate à corrupção nas décadas seguintes.

§ 2º Há alguns anos, Ferrante surgiu no meu radar por colecionar elogios dos críticos das revistas literárias de língua inglesa, atiçando a curiosidade de leitores e especialistas cada vez mais ávidos por conhecer a misteriosa identidade por trás do seu pseudônimo.

§ 3º Dessa época, me recordo da matéria elogiosa de James Wood sobre Ferrante para a New Yorker e das discussões acaloradas entre os meus amigos sobre um texto de Claudio Gatti para New York Review of Books a insinuar que ela seria, em verdade, a tradutora italiana Anita Raja, que nos últimos tempos — em paralelo ao sucesso de Ferrante — havia amealhado, a ninguém saber como, uma fortuna.

§ 4º Lançada a polêmica, fiquei tentada a embarcar em um projeto de anonimato menos ambicioso, porém semelhante. Desfazendo-me aos poucos de todo excesso de presença digital; convencida de que Ferrante estaria certa em manter-se apartada dos olhares anônimos para preservar a sua autonomia criativa.

§ 5º Afinal, algo que aprendo todos os dias no constante exercício da escrita é que a criatividade só se manifesta por inteiro quando nos sentimos preparadas para romper com a vigilância dos outros em nossas vidas. Ou seja, quando encontramos uma maneira de superar as tutelas ideológicas e afetivas que deslocam nosso foco de atenção daquilo que se quer expressar para o que é admitido comunicar aos outros sem melindres.

§ 6º Em “Frantumaglia”, uma sua coletânea de artigos, correspondências e entrevistas, a autora comenta a decisão de manter-se distante do público, a refletir sobre como as razões do anonimato foram se transformando, ao longo dos anos, desde a publicação de “Um Amor Incômodo” do começo da década de 1990 ao recente êxito internacional da série napolitana.

§ 7º Segundo Ferrante, o que teve início como uma estratégia para combater a ansiedade transformou-se em um exercício no qual — em vez de colher todos os benefícios da fama — ela escolhera enfatizar a primazia da obra sobre o autor, dando-se a chance de ter algum espaço criativo para si mesma e, desta forma, trabalhar.

§ 8º Esta explicação, no entanto, não foi capaz de me fazer recorrer aos seus livros. Pois o que mantinha sua autonomia criativa como escritora interferia cada vez mais na despreocupada marcha das minhas leituras de lazer, dando-me a sensação de que a sua estratégia de preservação concorria para o sucesso midiático dos seus livros. O que, embora conservasse o seu campo de expressão artística, inibia a minha espontaneidade de acesso à sua obra.

§ 9º Da tradução da série napolitana para cá, não foram poucas as pessoas que me prescreveram os livros de Elena Ferrante com o mesmo entusiasmo febril dos jovens que compartilham a leitura das suas sagas prediletas.

§ 10º No entanto, cada uma dessas recomendações nutria a minha suspeita de que, para esse mar de gente, talvez mais importante do que o conteúdo dos livros fosse a sensação de pertencer a uma tribo de leitores a julgar-se detentora das mesmas virtudes que no texto vislumbram.

§ 11º Foi justamente por não conseguir me identificar com esses excessos que demorei até chegar à autora, deixando com que a paixão do público arrefecesse para finalmente impor meu próprio ritmo à leitura dos seus textos.

§ 12º Quando finalmente tomei coragem de enfrentar a série, fui imediatamente atraída pela capacidade da autora de nos contar uma história incorporando a riqueza psicológica das suas personagens em um contexto geográfico que se expande à medida que cada uma adquire maior experiência de vida e autoconhecimento; tal no episódio em que Lenù deixa o bairro pela primeira vez para aprender o caminho da nova escola.

§ 13º Bem como se retrai, ao regredirem os comportamentos. Isto ao exemplo de quando Lila percebe-se encurralada em sua própria festa de casamento, ou quando o espaço não se rompe por completo — como durante o terremoto — a revelar quão frágeis são as narrativas que sustentam suas vidas.

§ 14º Através desta dinâmica, pude refletir durante a leitura sobre os movimentos de sístoles e diástoles que marcaram minha caminhada pelo mundo, a determinar os itinerários que me foram abertos pela vida e outros que se fecharam, traduzindo-se em mudanças de um país para outro, nas experiências de ruptura, na consolidação de amizades e, em um processo de amadurecimento no qual, assim como as personagens de Ferrante, aprendi que a plenitude consiste em “aceitar o rumo que a existência tomara sem se agitar demais. Traçar um sulco entre prática cotidiana e aquisições teóricas, aprender a se enxergar, a se conhecer, à espera de grandes mudanças”.

§ 15º Assim, reitero o que disse em minha coluna anterior: Ferrante é um clássico para nossa época, acomunicar a experiência das mulheres contemporâneas em busca de maior autonomia. Sua obra restaura o interesse das leitoras no papel das emoções em nossas tomadas de decisão, atentando para o fato de que qualquer tentativa de progresso pessoal é relativa e, por isso mesmo, deve estar atrelada a uma jornada de autoconhecimento.
ALBUQUERQUE, Juliana. Folha de S. Paulo, 9 abr. 2019.

QUESTÃO 01
(IFTO 2019) Com relação às ideias do texto 1, assinale a alternativa correta:

a) A autora discorda do anonimato adotado pela escritora, visto que a ocultação de seu nome verdadeiro impede-lhe usufruir integralmente do reconhecimento conferido a sua obra.

b) A autora atribui o anonimato adotado pela escritora ao fato de esta não desejar ser reconhecida pela fortuna amealhada com a venda de seus livros.

c) A autora acredita que o anonimato contribui para que a escritora tenha mais liberdade criativa.

d) Os motivos que levaram a escritora a adotar o anonimato no início de sua carreira são os mesmos que a motivam a manter o anonimato no presente.

e) Segundo a autora, os elogios que os críticos literários conferiram à escritora tem como razão principal o fato de esta se valer de um pseudônimo.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(IFTO 2019) Com relação às ideias do texto 1, assinale a alternativa correta:

a) A empolgação com que diversas pessoas indicaram à autora do texto 1 os livros de Elena Ferrante contribuiu sobremaneira para que ela buscasse a leitura de tais livros.

b) O anonimato da escritora constituiu fator determinante para a autora do texto 1 ingressar na leitura de seus livros.

c) A autora do texto 1 decidiu ingressar na leitura dos romances de Elena Ferrante com o objetivo de pertencer a “uma tribo de leitores”.

d) A autora do texto 1, tão logo leu, em revistas literárias inglesas, os elogios atribuídos à obra de Elena Ferrante, decidiu conhecer seus livros.

e) A autora do texto 1 se identifica com personagens da série napolitana de Elena Ferrante, especialmente quanto aos movimentos de retração e expansão que caracterizam sua experiência de vida.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(IFTO 2019) No que se refere aos recursos coesivos do texto, julgue as afirmativas a seguir:

I. No oitavo parágrafo (§ 8º), a expressão “Esta explicação” retoma o parágrafo anterior.

II. No nono parágrafo (§ 9º), a expressão “suas sagas prediletas” tem como referente “Elena Ferrante”, presente no mesmo parágrafo.

III. A expressão “seu pseudônimo” (§ 2º) tem como referente a expressão “duas mulheres” (§ 1º).

IV. No oitavo parágrafo (§ 8º), as expressões “sua autonomia criativa”, “seu campo de expressão artística” e “sua obra” têm em comum o mesmo referente textual.

V. No primeiro parágrafo (§ 1º), a expressão “cujos dramas pessoais e ansiedades” tem como referente “Elena Ferrante” (§ 1º).

Assinale a opção correta:

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.

GABARITO.

QUESTÃO 04
“Pois o que mantinha sua autonomia criativa como escritora interferia cada vez mais na despreocupada marcha das minhas leituras de lazer, dando-me a sensação de que a sua estratégia de preservação concorria para o sucesso midiático dos seus livros.” (§ 8º).

(IFTO 2019) No trecho em destaque, a forma verbal “concorria” foi empregada com sentido equivalente a:

a) Contribuir.
b) Competir.
c) Candidatar-se.
d) Rivalizar.
e) Prejudicar.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(IFTO 2019) Ao estruturar seu texto, a autora vale-se de expressões que reiteram um sentido equivalente, a exemplo do que ocorre em:

a) “Pseudônimo” (§ 2º) // “Anita Raja” (§ 3º)

b) “Elena Ferrante” (§ 1º) // “pseudônimo” (§ 2º)

c) “Sístoles” (§ 14.) // “diástoles” (§ 14.)

d) “autonomia criativa” (§ 8º) // “minhas leituras de lazer” (§ 8º)

e) “Frantumaglia” (§ 6º) // “série napolitana” (§ 6º)

GABARITO.

Texto 2

Leia o texto para responder à questão 6.

– E agora — disse a madama — você vá embora para encontrar seu maravilhoso destino.

(...) ficou um pouco aturdida sem saber se atravessaria a rua pois sua vida já estava mudada. E mudada por palavras — desde Moisés se sabe que a palavra é divina. Até para atravessar a rua ela já era outra pessoa. Uma pessoa grávida de futuro. Sentia em si uma esperança tão violenta como jamais sentira tamanho desespero. Se ela não era mais ela mesma, isso significava uma perda que valia por um ganho.

Assim como havia sentença de morte, a cartomante lhe decretara sentença de vida. Tudo de repente era muito e muito e tão amplo que ela sentiu vontade de chorar.

Mas não chorou: seus olhos faiscavam como o sol que morria. Então ao dar o passo de descida da calçada para travessar a rua, o Destino (explosão) sussurrou veloz e guloso: é agora é já, chegou a minha vez!

E enorme como um transatlântico o Mercedes amarelo pegou-a — e neste mesmo instante em algum único lugar do mundo um cavalo como resposta empinou-se em gargalhada de relincho. (...) ao cair ainda teve tempo de ver, antes que o carro fugisse, que já começavam a ser cumpridas as predições de madama Carlota, pois o carro era de alto luxo.

Ficou inerme no canto da rua, talvez descansando das emoções, e viu entre as pedras do esgoto o ralo capim de um verde da mais tenra esperança humana.

Hoje, pensou ela, hoje é o primeiro dia de minha vida: nasci.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

QUESTÃO 06
(IFTO 2019) O texto anterior narra o final trágico que envolve a personagem central de A hora da estrela. Ao consultar uma cartomante, a personagem se sente “grávida de futuro”, mas encontra a morte ao ser atropelada por um automóvel. Vira centro das atenções e conhece a sua hora da estrela.

Sobre a obra em epígrafe, analise os itens a seguir.

I. O cômico está presente em todo o livro, alternando-se com o humor e a ironia, como se pode constatar nos excertos anteriores.

II. O título da obra “A hora da estrela” faz uma referência análoga à hora da morte.

III. O tom tragicômico que a narrativa emprega ao descrever as situações pelas quais a personagem central passa atenua o caráter trágico dos fatos apresentados.

IV. As antíteses “perda, ganho” e “morte, vida” figuram, no excerto anterior, no contexto em que a personagem central da obra acredita estar experimentando uma mudança de vida, algo que explica também a expressão “Uma pessoa grávida do futuro”.

Escolha a única alternativa correta.

a) Todos os itens estão corretos.
b) Somente os itens I e III estão corretos.
c) Somente os itens I, III e IV estão corretos.
d) Somente o item II está correto.
e) Somente o item III está correto.

GABARITO.

QUESTÃO 07
Em A hora da estrela, último romance publicado por Clarice Lispector, a autora explora, entre tantos temas, a possibilidade de uma literatura socialmente engajada que denuncie a pobreza do mundo, uma constatação que o narrador da obra chama de pobreza “feia e promíscua”.

(IFTO 2019) Essa constatação é percebida principalmente através da vida miserável da personagem central da obra cujo nome é:

a) Macbeth.
b) Madalena.
c) Macabéa.
d) Glória.
e) Madama Carlota.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(IFTO 2019) Sobre alguns aspectos da obra A hora da estrela, marque a única alternativa falsa.

a) O narrador da obra é um homem.

b) A personagem central da obra é de origem nordestina.

c) A história se desenvolve no Rio de Janeiro.

d) A obra é narrada por uma mulher.

e) A obra aborda as mazelas vividas pelo imigrante nordestino e as dificuldades encontradas por ele em contato com a cidade grande.

GABARITO.

Observe o quadro abaixo e responda às questões 9 e 10.

Estilos de época na literatura brasileira

QUESTÃO 09
(IFTO 2019) Sobre as diferentes escolas literárias brasileiras, indique a única alternativa incorreta.

a) Subjetivismo, sentimentalismo, nacionalismo e idealização da realidade são algumas das características do Romantismo.

b) Dualismo, cultismo, pessimismo, conceptismo, fugacidade e rebuscamento da linguagem são algumas das características do Barroco.

c) A literatura quinhentista possui como principal característica a exaltação da terra exótica e exuberante.

d) Liberdade de estilo, aproximação da língua falada, nacionalismo e valorização do indígena são algumas das características do Modernismo.

e) Bucolismo, pastoralismo, utilização de personagens mitológicas e aproveitamento do momento presente são algumas das características do Realismo.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(IFTO 2019) Ainda sobre as diferentes escolas literárias brasileiras, analise os itens abaixo.

I. Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira são os principais representantes da literatura simbolista brasileira.

II. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, como ponto de partida do Modernismo no Brasil.

III. Sobre o modernismo brasileiro, pode-se dizer que houve uma fase caracterizada pelo radicalismo literário, quando se buscou posicionar uma literatura com características nacionais, e outra, subsequente, que adotou um tom mais ameno e mais reflexivo sobre a realidade que cerca os agentes do disurso literário.

IV. Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, foi também o principal representante do Modernismo brasileiro.

V. A obra “Memórias Póstumas de Bras Cubas” marca o início do realismo brasileiro.

Escolha a única alternativa cujos itens estão corretos.

a) I, II, III, IV e V.
b) I, II e V.
c) I, III, IV e V.
d) II, III e V.
e) I, II, IV e V.

GABARITO.

INGLÊS

Texto 3

Leia o texto para responder às questões de 11 a 14.

Australian dad recounts heartbreaking moment wife and daughter were killed in Sri Lanka bombings

An Australian father has described the heartbreaking moment he found his wife and daughter who were killed in the Sri Lankan terror attacks.

Sudesh Kolonne had briefly left the church after a service when a bomb went off, hitting Manik Suriyaaratchi and their 10-year-old daughter, Alexendria.

“There was a bomb blast, I heard a huge noise and I jump into the church and I saw that my daughter and my wife was on the floor,” he told ABC in Colombo.

“I don’t know what to do. And I was … Just saw my daughter on the floor and I tried to lift her up, she’s already dead, exactly the same next my wife is dead.

That’s the end of the story of — end of the story of my daughter, my wife.”

In a separate interview, Mr Kolonne expressed his anger at those behind the attacks.

“These people are really sick, I think. I mean, how would you do that?” he told Nine.

“Killing innocent people — they’re in their church. I mean, come on, any human can’t do that. At the end of the day, my wife is gone. My daughter’s gone.”

Prime Minister Scott Morrison confirmed the identity of Manik Suriaaratchi and Alexendria on Tuesday.

The family were attending an Easter Sunday service in Negombo when they died in the attacks, which have claimed at least 310 lives.

[…]

Mr Morrison said there was still no evidence of who was responsible for the blasts which targeted hotels and churches on Easter Sunday.

“This is just such horrible news,” he told Sky News. Two Australians — both of whom were dual citizens — were also injured but are in a stable condition, with one treated for shrapnel wounds and the other a broken leg.

Mr Morrison said the pair would receive consular support but he had no information about other Australians hurt.

More than 500 people were injured in the bomb blasts that ripped through three churches, three luxury hotels and a guesthouse on Easter Sunday.

Labor leader Bill Shorten has described the attacks as devastating.

“Easter Sunday’s senseless and barbaric murder of hundreds of citizens, including two Australians and 500 injured, is something we should all mourn and we do,” he told reporters in Townsville.
Disponível em: www.news.com.au Acesso em: 23 abr. 2019.

QUESTÃO 11
“Grupo nominal é um constituinte de frase que tem por núcleo um nome que, normalmente, está acompanhado de uma palavra que o determina, o modifica ou que o complementa.” No texto 3 são utilizados vários grupos nominais para descrever as barbáries ocorridas em Sri Lanka, como se pode observar no trecho a seguir:

“Easter Sunday’s senseless and barbaric murder of hundreds of citizens, including two Australians and 500 injured, is something we should all mourn and we do.”

(IFTO 2019) Leia as seguintes frases e marque a opção em que os modificadores são utilizados adequadamente.

a) There was a great number of people foreign in Sri Lanka.

b) The beautiful Australian family was very happy.

c) Kolonne´s daughter was one of the better student in Australia.

d) The mayor did not have strategies effective against attacks terrorist.

e) Kolonne´s wife was a woman very good.

GABARITO.

QUESTÃO 12
“Two Australians - both of whom were dual citizens - were also injured but are in a stable condition”.

(IFTO 2019) Identifique a opção que pode ser adequadamente substituída pelo conectivo sublinhado no trecho acima, mantendo o mesmo sentido de oposição.

a) Above.
b) Unless.
c) However.
d) Besides.
e) Otherwise.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(IFTO 2019) Observe as formas verbais sublinhadas nos trechos a seguir.

Killing innocent people - they’re in their church.

The family were attending an Easter Sunday service in Negombo (…)

Marque a alternativa correta quanto ao uso do sufixo ING desses verbos nas frases.

a) Killing é uma forma verbal usada após uma preposição, e attending é gerúndio usado como sujeito da frase para expressar o particípio passado.

b) Killing possui valor sintático e semântico de verbo, e attending é uma forma verbal usada após uma preposição.

c) Killing possui valor sintático de objeto direto, e attending é gerúndio usado como sujeito da frase para expressar o infinitivo.

d) Killing é gerúndio usado como sujeito da frase para expressar o infinitivo, e attending é gerúndio usado no tempo presente contínuo.

e) Killing é gerúndio usado como sujeito da frase para expressar o infinitivo, e attending é gerúndio usado no tempo passado contínuo.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(IFTO 2019) Conforme informações do texto 3, é incorreto afirmar que:

a) O Consulado Australiano, no Sri Lanka, prestaria apoio ao Senhor Kolone a respeito de sua família atingida.

b) Dois australianos sobreviventes possuem cidadania australiana e srilankesa.

c) Apesar de estar prestando apoio, nem mesmo o Consulado Australiano tinha informações precisas sobre os cidadãos eventualmente atingidos do seu país.

d) As vítimas dos atentados possuem nacionalidades distintas.

e) O Primeiro Ministro Australiano bem como as autoridades do Sri Lanka estão certos de quem são os responsáveis pelos atentados.

GABARITO.

ESPANHOL

QUESTÃO 11
Joaquín Salvador Lavado Tejón, conocido como Quino, nasció en Argentina y es el creador de Mafalda. Las historias de Mafalda son populares en América Latina y Europa, y presentan una chica bastante preocupada con la humanidad y la paz. Lee el cómics de Mafalda.

Yo confío Tu confías Él confía

(IFTO 2019) Señala la opción correcta.

a) El objetivo del cómics es enseñar el indicativo presente a los lectores.

b) El cómics presenta una crítica social sobre el tema de la confianza.

c) Mafalda habla con su madre a estudiar los verbos y criticar las personas.

d) A Mafalda le gusta comer manga, es su fruta preferida.

e) Mafalda llama las personas ingenuas de manga (palabra coloquial).

GABARITO.

Texto 4

Leia o texto para responder às questões de 12 a 14.

Las mujeres que hacen temblar el patriarcado en el mundo árabe

EL PAÍS reúne en Sevilla a la periodista egipcia Mona Altahawy y a la ilustradora marroquí Zainab Fasiki, dos generaciones de mujeres unidas en su lucha a favor del feminismo islámico

Zainab Fasiki (Fez, Marruecos, 24 años) aplaude emocionada cuando ve entrar por la puerta a la periodista egipcia Mona Eltahawy (Port Said, Egipto, 51 años). Para esta joven artista marroquí, cuyos dibujos de desnudos femeninos dan la vuelta al mundo mientras sufren la censura más feroz en su país, la periodista es todo un referente[...] Mona Eltahawy ha sido invitada a Sevilla por la Fundación Tres Culturas para presentar su libro El himen y el hiyab, un manifiesto subversivo contra el patriarcado en el mundo islámico escrito a raíz de su participación en las revueltas de la Primavera Árabe en El Cairo, que se saldó con una brutal paliza (fracturas en el brazo izquierdo y la muñeca derecha) y su violación por parte de la propia policía antidisturbios egipcia. Zainab Fasiki, por su parte, inaugura la exposición Hshouma (tabú en Dariya, el árabe de Marruecos) en el marco del Festival de Cine Africano de Tarifa que se inauguró el pasado viernes 26 de abril, y en la que deja patente su compromiso con el arte y la libertad en unos dibujos que incendian las redes sociales, espacio donde reivindica el desnudo del cuerpo femenino […].

[...] "Entre nosotras ha habido un cambio fundamental que facilita las cosas: los social media", explica Fasiki. "Para mí las redes son un arma, ahí no hay censores y es un espacio, el único para las mujeres árabes, de libertad". Altahawy apostilla que entre su generación (nació en 1957) y la de Fasiki (1994) persiste una lucha común: "El patriarcado sigue existiendo, y el sistema de opresión a la mujer es el mismo. Lo que ha cambiado es la reacción de las jóvenes que, como Zainab, se exponen públicamente. Hay casos similares de otras chicas [...]. Ahora hay más reacción, más rabia, pero los problemas continúan", asegura la periodista.

Altahawy se refiere a uno de los temas centrales de su libro: cómo las mujeres participaron activamente en las revueltas de la primavera árabe, junto a los hombres, pero sólo consiguieron -"a medias"- ganar una batalla: la política. "Pero luego están la batalla de la calle y la del dormitorio, ésas son guerras que no hemos ganado. Después de la revolución de 2011, las mujeres continúan cubriéndose el rostro y relegadas en casa, no pueden conducir sus propios coches y no pueden casarse ni divorciarse sin la bendición de un tutor varón", explica la egipcia [...].

La escritora nació en Egipto pero de muy niña se trasladó con sus padres al Reino Unido. Con 12 años, la familia vuelve a mudarse y se instala en Arabia Saudí, donde sus padres habían sido contratados para dar clases en la Universidad: "El choque cultural me aterrorizó. Mi propia revolución feminista comenzó allí, pero nunca fue un problema en casa porque, como periodista, me dedicaba a escribir sobre cuestiones de política internacional. Sin embargo, cuando decidí empezar a escribir sobre mí misma, mis padres me retiraron la palabra. No fue hasta 2011, cuando me detuvieron y llegaron a pensar por unas horas que había muerto, que entendieron por qué estaba luchando. Ahora los he reunido, les he contado que hay cosas en este libro que no les van a gustar, pero aún así lo aceptan". El caso de Fasiki en Marruecos no dista mucho: "Mi padre dice que lo he decepcionado". El motivo, además de sus dibujos, fue la decisión de estudiar Ingeniería Mecánica en la Universidad de Casablanca: "No es lo que esperaba de mi, de cien alumnos, sólo éramos diez chicas. Se supone que no es propio de una mujer".

Tras su etapa universitaria, Zainab Fasiki se ha trasladado de su Fez natal a Casablanca, donde ha creado el colectivo Women Power para ayudar a allanar el camino a otras jóvenes artistas que, como ella, sienten silenciada su voz. En sus reuniones mensuales, ponen en común textos como los que escribe Mona Altahawy en publicaciones como The New York Times o The Guardian. [...] "Nos veremos allí [en Nueva York] seguro", le promete la periodista egipcia, que reside en la ciudad de los rascacielos y que ya piensa en el que será su segundo libro: Los siete pecados que necesitan mujeres y niñas.
Disponível em: elpais.com. Acesso em: 2 maio 2019.

QUESTÃO 12
(IFTO 2019) Según el texto, es correcto afirmar que:

a) Zainab Fasiki y Mona Altahawy, unidas a favor del feminismo árabe, tuvieran problemas en casa con sus padres por eso.

b) Los problemas que resultan del patriarcado se han cambiado los últimos años porque hay más reacción y rabia por parte de las chicas.

c) El sistema opresor es el mismo para las mujeres. Actualmente se lo ha cambiado únicamente la relación de las nuevas generaciones con él.

d) En las comunidades islámicas las mujeres pueden divorciarse tranquilamente, sin la interferencia el estado o de un hombre de la comunidad.

e) Mona Altahawy es una periodista de Egipto y Zainab Fasiki una ilustradora de Marruecos. Ellas se han encontrado en Asia por intermedio de El País.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(IFTO 2019) La lectura del texto permite concluir correctamente:

a) El patriarcado es un problema común en la comunidad islámica, pero no es tan grande en otras comunidades.

b) Mucho ha sido hecho por las mujeres al largo de los años. Por eso, hoy la vida de las mujeres ha cambiado, ellas son muy respetadas.

c) La primavera árabe, en 2011, resultó en algunos éxitos a las mujeres, por eso hoy ellas no están en la batalla ya que mucho ha cambiado en favor de ellas.

d) Los social media facilita las cosas para las mujeres a favor del feminismo. Ellas son un espacio de libertad censurada a las mujeres.

e) Muchas mujeres sienten que sus voces son silenciadas. Ahora, ellas están a crear colectivos para ayudarse en esta guerra contra el patriarcado.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(IFTO 2019) El libro El himen y el hiyab, de Mona Eltahawy, ha sido inspirado en:

a) El sufrimiento de las mujeres islámicas que tienen que cubrir sus caras para salir a la calle.

b) Sus fracturas que resultaron de su participación en las revueltas de la Primavera Árabe.

c) Su trauma por haber sido violada por la policía egipcia en las revueltas de la Primavera Árabe.

d) Su manifiesto subversivo personal contra el intento de las mujeres por igualdad en Egipto.

e) Su experiencia en las revueltas de la Primavera Árabe, incluyendo aquellas con la policía.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 15
(IFTO 2019) De acordo com os conjuntos 𝐴 = {1, 2, 3, 4, 5} 𝑒 𝐵 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}, podemos concluir que o complementar de A em relação a B é formado pelo conjunto:

a) {1, 2, 3, 4, 5}
b) {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}
c) {2, 4, 6}
d) {0, 6, 7}
e) {0, 1, 2, 3, 4, 5}

GABARITO.

QUESTÃO 16
(IFTO 2019) O preço de uma camisa sofre semestralmente um acréscimo de 10%. Sabendo que o preço atual é de R$ 50,00, daqui a três anos será aproximadamente:

a) R$ 55,00
b) R$ 66,55
c) R$ 73,20
d) R$ 88,58
e) R$ 98,12

GABARITO.

QUESTÃO 17
(IFTO 2019) Para que valores de reais de m a função 𝑓(𝑥) = 2𝑥² + 5𝑥 + 𝑚 + 3 admite duas raízes reais e distintas?




GABARITO.

QUESTÃO 18
(IFTO 2019) Dentro da sequência 9, 10, 12, 12, 10, 11, 12, 5, 5, 12, 7, 6, o valor correspondente a mediana é:

a) 9
b) 10
c) 9,5
d) 10,5
e) 11

GABARITO.

QUESTÃO 19
(IFTO 2019) Qual o conjunto solução S da equação 



GABARITO.

QUESTÃO 20
(IFTO 2019) Determine a equação da circunferência 𝜆 que passa pelos pontos A (2, 1) e B (3, 0), cujo centro da circunferência pertence ao eixo das abscissas.

a) (𝒙 − 𝟐)² + (𝒚 − 𝟑)² = 𝟏
b) (𝒙 − 𝟐)² + 𝒚² = 𝟏
c) 𝒙² + 𝒚² = 𝟐
d) 𝒙² + (𝒚 − 𝟐)² = 𝟏
e) (𝒙 − 𝟐)² + (𝒚 − 𝟑)² = 𝟒

GABARITO.

QUESTÃO 21
(IFTO 2019) Uma urna contém 4 bolas brancas e 6 bolas vermelhas. Sacam-se, sucessivamente e sem reposição, duas bolas dessa urna.

Qual a probabilidade de a primeira bola ser branca sabendo que a segunda bola é branca?



GABARITO.

QUESTÃO 22
(IFTO 2019) O avô de João lhe dará, na semana de seu aniversário, uma quantia em reais todos os dias, de modo que a cada dia ele receberá o dobro da quantia que recebeu no dia anterior.

Supondo que João terá no final da semana um total de R$ 127,00, qual o valor que João receberá no primeiro dia?

a) R$ 1,00
b) R$ 3,00
c) R$ 2,50
d) R$ 1,25
e) R$ 2,80

GABARITO.

QUESTÃO 23
(IFTO 2019) Sobre um quadrado ABCD de lado 12 cm marca-se um ponto P sobre o lado AB de maneira que AB=3PB. A razão entre a área do triângulo BPC e o quadrado é:



GABARITO.

QUESTÃO 24
(IFTO 2019) Qual a imagem da função definida por 𝑓(𝑥) = 4𝑥² − 1, cujo domínio é o conjunto 𝐴 = {−2, −1, 0, 1, 2} e controdomínio os ℝ?

a) 𝐼𝑚(𝑓) = {−17, −5, −1, 3, 15}
b) 𝐼𝑚(𝑓) = {0, 1, 2}
c) 𝐼𝑚(𝑓) = {0, 1, 4}
d) 𝐼𝑚(𝑓) = {−16, −8, −4, 0, 1}
e) 𝐼𝑚(𝑓) = {−1, 3, 15}

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 25
(IFTO 2019) É uma doença causada pelo Trypanosoma cruzi, transmitida ao homem por insetos conhecidos como triatomíneos; mulheres portadoras de tal doença podem transmiti-la aos filhos durante a gravidez ou na amamentação.

A zoonose a que o texto se refere é:

a) Leishmaniose visceral.
b) Doença de chagas.
c) Leishmaniose tegumentar.
d) Malária.
e) Dengue.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(IFTO 2019) Admitindo-se que o Fator Rh é uma herança mendeliana, sangue do tipo Rh+ é dominante em relação ao tipo sanguíneo Rh- e, ainda, que a incompatibilidade entre o Fator Rh entre mãe e feto pode causar a Eritroblastose Fetal ou Doença Hemolítica do Recém-nascido (DHRN), analise o seguinte caso:

Maria possui sangue com Fator Rh- e nunca realizou transfusões sanguíneas. Seu marido possui sangue Rh+. O casal teve três filhos, o primeiro e o terceiro normais; no entanto, o segundo apresentou DHRN.

Após a referida análise, marque a alternativa correta:

a) O primeiro e o segundo filhos são Rh-, fato que levou à DHRN no segundo filho.

b) O terceiro filho possui sangue com Fator Rh+, fato que o livrou de sofrer DHRN.

c) De acordo com o caso, não há possibilidade de Maria gerar o segundo filho com DHRN.

d) O primeiro e o segundo filhos são Rh+, fato que levou à DHRN no segundo filho.

e) Somente o segundo filho de Maria, afetado com DHRN, possui sangue com Fator Rh-.

GABARITO.

QUESTÃO 27
(IFTO 2019) Nos organismos eucariotas ocorrem dois tipos de divisão celular: a Mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe, e a Meiose, que reduz esse número à metade.

A respeito da mitose e da meiose marque a alternativa incorreta.

a) A meiose é essencial para o crescimento, para renovação de suas células e para a regeneração de parte do seu organismo.

b) Uma característica importante da meiose é que as células produzidas não são geneticamente iguais, o que aumenta a variabilidade genética dos indivíduos formados por reprodução sexuada.

c) A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes.

d) Nos animais a meiose dá origem aos gametas; nos vegetais, a meiose produz esporos.

e) Durante a meiose acontece o processo de crossingover. Como ele ocorre ao acaso, há várias possibilidades de trocas de pedaço entre os cromossomos, fazendo surgir novas combinações genéticas.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(IFTO 2019) Para a maioria dos cientistas, os vírus estão no limite da definição da vida. A respeito de suas características, aponte a alternativa incorreta.

a) Não possuem células.
b) Possuem metabolismo.
c) São parasitas intracelulares obrigatórios.
d) São formados de proteínas e material genético.
e) São seres sem reino.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 29
(IFTO 2019) Existem diversos fatores que podem influenciar o equilíbrio de reações químicas. Podem ser citadas a concentração, a temperatura e a pressão. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O aumento da temperatura favorece uma reação química exotérmica.

II. Uma mudança na temperatura altera o valor de uma constante de equilíbrio.

III. O aumento da pressão de um sistema em equilíbrio desloca a reação no sentido da produção de maior quantidade de gases.

IV. O aumento da concentração de um determinado componente de um sistema em equilíbrio desloca a reação no sentido de consumir esse componente adicionado.

a) Os itens II e IV estão corretos.
b) Nenhum item está correto.
c) Os itens I e II estão corretos.
d) Os itens II, III e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(IFTO 2019) Em relação ao equilíbrio químico:

N2(g) + O2(g) ↔ 2 NO(g) + 43,2 kcal

pode-se afirmar:

a) Aumentando a quantidade de O2(g), o equilíbrio se desloca para a esquerda.

b) Diminuindo a quantidade de NO(g), o equilíbrio se desloca para a esquerda.

c) Diminuindo a quantidade de N2(g), o equilíbrio se desloca para a esquerda.

d) Aumentando ou diminuindo as quantidades das espécies químicas dessa equação, o equilíbrio não se altera.

e) Diminuindo a quantidade da espécie química N2(g), o equilíbrio se desloca para a direita.

GABARITO.

QUESTÃO 31
(IFTO 2019) O hidrogênio é um dos combustíveis que pode ser usado como matriz energética no futuro, principalmente em se tratando de automóveis. Sua obtenção pode ser feita a partir da eletrólise da água na presença de uma base ou ácido forte, como, por exemplo, o ácido sulfúrico.

Sua obtenção segue a reação:

H2O(l) ⟶ H2(g) + ½ O2(g),

Ânodo Cátodo
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 4 set. 2017.

Se são liberados em 10 segundos 5 mol de moléculas de gás hidrogênio, determine a massa de água consumida em 5 minutos.

a) 1180g
b) 1120g
c) 2700g
d) 1350g
e) 1500g

GABARITO.

QUESTÃO 32
(IFTO 2019) A massa de hidróxido de sódio necessária à preparação de 500 mL de uma solução 0,1 mol/L é:

(Adotar nessa questão massas atômicas: H = 1, O = 16, Na = 23).

a) 4 g
b) 1 g
c) 0,1 g
d) 3 g
e) 2 g

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 33
(IFTO 2019) A compreensão do calor foi um desafio enfrentado pelos primeiros estudiosos do assunto e ganhou mais clareza com o avanço da Termodinâmica e da compreensão da composição e do comportamento da matéria.

Em 1798, o físico britânico Benjamim Thompson, conhecido por Conde Rumford, observou que, ao perfurar canhões utilizando brocas, o metal que era aquecido atingia altas temperaturas que permaneciam por um longo tempo.

Ele associou esse aquecimento a uma quantidade chamada calórico, que estava contida na broca e era passada ao metal do canhão. Considerando-se nossa atual compreensão sobre Termodinâmica e condução de calor, pode-se afirmar que:

a) A energia térmica presente na broca era transferida ao metal do canhão que se aquecia. Ao terminar a perfuração, o metal ficava aquecido pois acumulava calor e sua temperatura assim permanece até atingir o equilíbrio térmico.

b) A energia cinética do movimento da broca era transferida ao metal do canhão que dissipava parte dessa energia em calor. Ao terminar a perfuração, o metal ficava aquecido pois acumulava o calor da broca, permanecendo assim indeterminadamente.

c) O calor da broca era transferido ao metal do canhão que o recebia totalmente. Ao terminar a perfuração, o metal ficava aquecido pois sua temperatura havia diminuído, e então o metal passaria a trocar calor com o meio até atingir o equilíbrio térmico.

d) A energia cinética do movimento da broca era parcialmente convertida em energia térmica em ambos os corpos. Ao terminar a perfuração, o metal ficava aquecido pois sua temperatura havia aumentado, e em seguida o metal passaria a trocar calor com o meio até atingir o equilíbrio térmico.

e) A energia térmica presente na broca era transferida totalmente ao metal do canhão. Ao terminar a perfuração, o metal ficava aquecido pois acumulava calor e sua temperatura assim permanece.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(IFTO 2019) A interação de cargas elétricas com campos magnéticos é amplamente utilizada no meio científico e tecnológico. Um exemplo disso é o Sírius, síncroton do Laboratório Nacional de Luz Síncroton, localizado em Campinas – SP, que acelera partículas carregadas em uma trajetória circular mediante a aplicação de um campo magnético.

Assim, considere um elétron, cuja carga é de 1,6 × 10⁻¹⁹C, que é lançado nesse acelerador de 518m de diâmetro de tal modo que a direção de sua velocidade é perpendicular ao campo magnético aplicado sobre ele.

Se esse elétron tem uma velocidade de 0,93c, em que c é a velocidade da luz dada por 3,0 × 10⁵𝑘𝑚/𝑠, qual deve ser, aproximadamente, o campo magnético aplicado a essa partícula para que ela percorra o síncroton com seu maior raio de curvatura? Dado: massa do elétron: 9,0 × 10⁻³¹𝑘𝑔.

a) 2,9 × 10⁻⁶𝑇
b) 6,0 × 10⁻⁹𝑇
c) 6,5 × 10⁻⁶𝑇
d) 6,0 × 10⁻⁶𝑇
e) 3,3 × 10⁻⁶𝑇

GABARITO.

QUESTÃO 35
(IFTO 2019) Um bloco de massa de 10kg é empurrado ao longo de uma superfície horizontal sem atrito por uma força constante. Ao chegar na base de um plano, também sem atrito, com 30° de inclinação, a força cessa e o objeto continua seu movimento sobre o plano até uma altura h de 1,25m.

Considerando-se a aceleração gravitacional igual a aproximadamente 10m/s², sen 30° = 0,50 e cos 30° = 0,87, pode-se afirmar que:

a) o bloco sofre uma aceleração de 5,0m/s², que depende de sua massa e do ângulo de inclinação do plano, e leva 1,0s para parar.

b) o bloco sofre uma desaceleração de 8,7m/s², que depende de sua massa e do ângulo de inclinação do plano, e leva 0,57s para parar.

c) o bloco sofre uma aceleração de 8,7m/s², que independe de sua massa e do ângulo de inclinação do plano, e leva 0,57s para parar.

d) o bloco sofre uma desaceleração de 5,0m/s² que independe de sua massa mas depende do ângulo de inclinação do plano e leva 1,0s para parar.

e) o bloco sofre uma desaceleração de 5,0m/s², que depende de sua massa e do ângulo de inclinação do plano, e leva 5,0s para parar.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(IFTO 2019) Albert Einstein revolucionou a compreensão da Física quando mostrou, por meio de sua teoria da Relatividade Especial, que energia e massa são equivalentes.

Esse novo conceito permitiu a compreensão do comportamento da matéria e a posterior utilização tecnológica da energia contida nas partículas nucleares e nos núcleos em si.

Assim, podese afirmar que:

a) A energia nuclear liberada no processo de fissão e absorvida no de fusão está contida na energia de ligação das partículas que compõem os átomos e vem a partir da quebra e da união de núcleos, respectivamente.

b) A energia nuclear liberada nos processos de fissão e fusão está contida na energia de ligação das partículas que compõem os núcleos e pode ser obtida a partir da quebra e da união de núcleos, respectivamente.

c) A energia nuclear liberada nos processos de fissão e fusão está contida na energia de ligação das partículas que compõem os núcleos e pode ser obtida a partir da união e da quebra de núcleos, respectivamente.

d) A energia nuclear absorvida no processo de fissão e liberada no de fusão está contida na energia de ligação das partículas que compõem os núcleos e pode ser obtida a partir da quebra e da união de núcleos, respectivamente.

e) A energia nuclear liberada nos processos de fissão e fusão está contida na energia de ligação dos elétrons que compõem os átomos e pode ser obtida partir da quebra e da união de núcleos, respectivamente.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 37
(IFTO 2019) A intensa industrialização e, como consequência, o processo de urbanização da Europa em meados do século XIX foi o cenário de surgimento de várias doutrinas sociais e políticas que criticavam o sistema econômico vigente e apontavam para alternativas de organização social e política.

Entre as doutrinas elaboradas neste contexto, o marxismo foi responsável por fundamentar teoricamente a primeira experiência histórica de tentativa de construção de um Estado comunista, a saber:

a) a Revolução Cubana.
b) a Comuna de Paris.
c) a Revolução Russa.
d) a Confederação dos Estados Germânicos.
e) a República Jacobina.

GABARITO.

QUESTÃO 38
Por muito tempo os antropólogos preocuparam-se em definir a cultura como uma atividade exclusivamente humana, um pressuposto que com certeza condicionou suas escolhas. Hoje em dia sabemos que muitos animais têm uma cultura, fazem invenções e descobertas e as transmitem aos descendentes.

A preocupação dos antropólogos foi, portanto, superada pelos acontecimentos: os homens não possuem o monopólio da cultura. Mesmo não sendo os únicos seres culturais, ainda somos os mais culturais: é uma supremacia garantida pelo incrível desenvolvimento da linguagem humana, sem dúvida muito superior à de outros animais e que permite a melhor comunicação até agora possível na natureza.
CAVALLI-SFORZA, Luca; CAVALLI-SFORZA, Francesco.
Quem somos? História da diversidade humana. SP: UNESP, 2017. p. 275.

(IFTO 2019) A ação humana sobre a natureza, usando sua capacidade criativa e sua habilidade técnica, produz cultura e, assim, no período designado Pré-História, observa-se, durante a fase do Paleolítico (“pedra lascada), o surgimento do(a)

a) agricultura pelo homo sapiens.
b) domesticação de animais pelo homo neanderthalensis.
c) produção de ferramentas de metal pelo homo habilis.
d) escrita com o homo afarensis.
e) domínio do fogo pelo homo erectus.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(IFTO 2019) Sobre o governo de Fernando Collor de Mello (1989-1992), é correto afirmar, exceto:

a) A disputa foi levada ao segundo turno, com uma intensa polarização ideológica, representada por grupos de esquerda e de direita.

b) Assumindo um discurso moralista, Collor apresentava-se como o “caçador de marajás’, comprometendo-se a atacar a corrupção.

c) Collor lançou sua candidatura apoiado por setores políticos ultraconservadores, oriundos da antiga ARENA e do PMDB.

d) Uma das principais medidas econômicas do Plano Collor foi o confisco das poupanças e o congelamento dos preços.

e) No plano econômico, Collor deu início a um programa de privatização e à abertura da economia brasileira ao capital internacional.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(IFTO 2019) A transição do feudalismo para o capitalismo na Europa ocidental foi marcada por um conjunto de mudanças políticas e econômicas, mas também religiosas que levaram a uma ruptura da hegemonia da fé católica. Neste tocante, pode-se afirmar que:

a) A Reforma Protestante, iniciada na atual Alemanha e conduzida por Martin Lutero, representou uma crítica a várias práticas da Igreja, como a comercialização de indulgências.

b) O chamado “Cisma do Oriente” teve como origem as divergências entre a Igreja Católica e as ordens medicantes, como a dos franciscanos.

c) As Cruzadas foram um movimento de caráter religioso-militar que garantiu a manutenção do poder e influência da Igreja naquele contexto de crise e a expansão do cristianismo para o Oriente.

d) O surgimento do Islamismo, no fim da Idade Média, na região da península arábica, e sua consequente expansão pela Europa significaram a busca por uma alternativa religiosa.

e) O movimento sionista ganhou um significativo estímulo neste contexto, favorecendo a mobilização dos judeus e culminando com a criação do Estado de Israel.

GABARITO.

QUESTÃO 41
“Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX. Tudo começou em 1231, quando o papa Gregório IX – preocupado com o crescimento de seitas religiosas – criou um órgão especial para investigar os suspeitos de heresia. “Qualquer um que professasse práticas diferentes daquelas reconhecidas como cristãs era considerado herege”, afirma o historiador Rogério Luiz de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuando na Itália, na França, na Alemanha e em Portugal, a Inquisição medieval tinha penas mais brandas – a mais comum era a excomunhão –, embora a tortura já fosse autorizada pelo papa para arrancar confissões desde 1252. Já sua segunda encarnação surgiu com toda força na Espanha de 1478.”
O que foi a Inquisição? Disponível em: super.abril.com.br. Acesso em: 30 abr. 2019.

(IFTO 2019) Sobre a inquisição é correto afirmar:

a) As mulheres não sofreram com os inquisidores, pois, na época, eram protegidas por seus pais e maridos.

b) Muitos cientistas foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã.

c) A inquisição foi movida apenas pela Igreja, não tendo auxílio político.

d) As penas dos condenados pelo inquisidor podiam variar entre excomunhão e prisão temporária.

e) A inquisição ocorreu apenas em Portugal, Espanha e Rússia.

GABARITO.

QUESTÃO 42

BRASIL AME-O OU DEIXE-O

O ano de 1969 no Brasil é marcado pela ascensão política do general Emílio Garrastazu Médici através de eleição indireta do Congresso. É também o início de um período de recrudescimento da ditadura militar, caracterizado por rigorosa censura aos meios de comunicação de massa e repressão violenta aos seus opositores. Paralelamente, o governo desenvolveu um marketing de acentuado apelo nacionalista, do qual é exemplo a peça anterior. Integrando essa campanha de comunicação governamental, encontrava-se a divulgação de um programa econômico batizado de “Milagre Brasileiro”.

(IFTO 2019) No que se refere às características e ações desse programa econômico, é incorreto afirmar que:

a) Ações como a reforma tributária (aumentado a cobrança de impostos sobre grandes fortunas) e a implantação do Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Educação) foram responsáveis por gerar uma melhor distribuição de renda e o fortalecimento da economia interna.

b) Os gestores econômicos do referido período afirmavam ser necessário “fazer o bolo crescer para depois reparti-lo”, buscando justificar o sacrifício imposto à maior parcela da sociedade, o que acabou por promover uma maior concentração de renda.

c) A criação de polos de desenvolvimento econômico regional, como a Zona Franca de Manaus, pode ser considerada uma ação positiva na medida em que favoreceu a redução das desigualdades regionais e, nesse caso específico, estimulou o crescimento econômico da região Norte.

d) O fortalecimento da economia nacional e os altos índices de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) não foram acompanhados por uma melhora nos indicadores sociais. O “milagre” foi lastreado na concentração de renda e no arrocho salarial, aprofundando as desigualdades sociais no país.

e) Entre as principais ações, encontrava-se o investimento na industrialização, inclusive do campo, o que acarretou um êxodo rural sem planejamento, protagonizado principalmente por retirantes nordestinos que abandonavam o sertão em busca de melhores condições de vida.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 43

Chuva forte causa deslizamentos, mortes e deixa o Rio em estágio de crise

Bombeiros também registraram um deslizamento de terra no Morro da Babilônia, no Leme. De acordo com a corporação, três crianças e uma mulher foram soterradas...
Disponível em: g1.globo.com. Acesso em: 11 de abr. 2019.

Em gande parte do território brasileiro as chuvas de verão são intensas e podem ocorrer deslizamentos de terras devido à intensidade e ao volume de chuva em áreas de encostas, ou seja, onde o relevo é mais íngreme, e principalmente nos locais onde a vegetação foi retirada.

(IFTO 2019) O problema ambiental resultante dos deslizamentos de terra é a:

a) Erosão Eólica.
b) Erosão Fluvial.
c) Erosão Glaciária.
d) Erosão Pluvial.
e) Desertificação.

GABARITO.

QUESTÃO 44
O crescimento vertiginoso da energia eólica no Brasil foi responsável pela quebra de um recorde importante no mês passado. A força do vento ultrapassou em capacidade instalada a hidrelétrica de Itaipu, alcançando a vice-liderança no ranking da matriz elétrica do país, atrás apenas da hidroeletricidade [...].

Em números, apesar da eólica ser uma fonte intermitente de energia (a geração oscila de acordo com a dinâmica dos ventos) os mais de 7 mil aerogeradores espalhados pelo país em 601 parques eólicos somaram em abril 15 GW de capacidade instalada, superando os 14 GW de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Três Gargantas, na China (18 GW).
Disponível em: g1.globo.com. Acesso em: 12 de abr. 2019.

(IFTO 2019) Qual a região do Brasil onde se concentra aproximadamente 85% da geração de energia eólica?

a) Norte.
b) Centro-Oeste.
c) Nordeste.
d) Sul.
e) Sudeste.

GABARITO.

QUESTÃO 45
(IFTO 2019) Parque Nacional criado em 11 de janeiro de 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Inicialmente recebeu o nome de Parque Nacional do Tocantins, tinha 625 mil hectares de área protegida; com o passar dos anos, sua área acabou bastante reduzida.

Foi criado para proteger áreas de enorme beleza, recursos hídricos, fauna e flora específicos do cerrado mais alto do país, protegendo inclusive o ponto culminante do Planalto Central. Está localizado no Nordeste do Estado de Goiás, e em 2001 foi reconhecido como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O texto refere-se ao:

a) Parque Nacional da Serra da Capivara.
b) Parque Nacional do Iguaçu.
c) Parque Nacional do Jalapão.
d) Parque Nacional da Chapada Diamantina.
e) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

GABARITO.

QUESTÃO 46
(IFTO 2019) A situação da Venezuela vem se agravando há alguns anos, mas as condições políticas e sociais pioraram significativamente nos últimos meses, com crescimento da tensão ante a possibilidade de uma intervenção internacional.

Em janeiro, o deputado Juan Guaidó declarou-se presidente interino do país e atualmente mais de 50 países já reconhecem Guaidó como novo mandatário venezuelano, porém o presidente eleito Nicolás Maduro ainda conta com importantes aliados internacionais, entre eles estão:

a) o Chile, o Canadá e a Argentina.
b) a Rússia, a Espanha e a França.
c) a Rússia, a China e a Turquia.
d) o Reino Unido, o Brasil e a Bolívia.
e) o Irã, a Alemanha e o Paraguai.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(IFTO 2019) Após a segunda metade do século XX, intensificou-se o processo de industrialização em países não desenvolvidos, como a Argentina, o México, a África do Sul, a Índia e o Brasil. Como esse processo ocorreu muito depois da Primeira Revolução Industrial, esses países ficaram conhecidos como países de industrialização tardia.

Sobre a atividade industrial brasileira é correto afirmar que:

a) A Geografia Industrial brasileira está marcada, desde a sua constituição ao longo do século XX, por se manifestar a partir de uma concentração espacial, em que a maioria das atividades fabris desenvolveuse na região Sul do país.

b) Nas últimas décadas, em função de fatores como investimentos em infraestrutura de energia e transporte, ampliação dos incentivos fiscais, entre outros, o parque industrial brasileiro vem se desconcentrando e apresentando uma maior dispersão espacial dos estabelecimentos industriais em regiões historicamente marginalizadas.

c) A atividade deu seus primeiros passos ainda no século XIX. A mineração, dominante nesse período, dinamizou as atividades urbanas, estimulou a imigração europeia e gerou um empresariado nacional com capacidade de investir em alguns setores industriais.

d) A indústria enfrenta vários problemas que aumentam os custos e dificultam a maior participação no mercado externo, tais como baixo investimento público e privado em desenvolvimento tecnológico, baixa qualificação da força de trabalho e baixa carga tributária.

e) O ano de 1956 inaugurou uma nova etapa do desenvolvimento industrial brasileiro. Iniciava o mandato do mineiro Juscelino Kubitschek, responsável por implantar um modelo que estimulava o desenvolvimento da indústria nacional e dificultava a entrada das indústrias estrangeiras no país.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(IFTO 2019) A crosta está dividida em muitos fragmentos, as placas tectônicas. Há 250 milhões de anos, todos os continentes estavam unidos, formando uma só massa continental, a Pangeia.

Essa massa começou a se fragmentar e ao longo de algumas centenas de milhões de anos deu origem aos continentes e oceanos atuais.

Identifique a sentença correta:

a) O Oceano Pacífico banha o continente Asiático e o continente Americano.

b) O Brasil é banhado pelo Oceano Índico.

c) O Oceano Atlântico banha o continente Africano e a Oceania.

d) A China é banhada pelo Oceano Glacial Ártico.

e) A Austrália é banhada pelo Oceano Atlântico.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,3,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24130,adsa,419,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,248,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,46,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,7,atividade fundamental,28,atividade geografia,6,atividade história,78,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,9,comercio exterior,1,concurso,230,conhecimento específico,3,conscam,45,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,325,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,53,educação física,7,educação infantil,264,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,180,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,4,famerp,3,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,56,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,174,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,133,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,256,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,49,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,3,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,148,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,88,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,760,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3107,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,889,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,75,questão de inglês,751,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1857,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2436,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,805,questão de raciocínio lógico,91,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,11579,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,200,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21075,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,79,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,6,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,73,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,538,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova IFTO 2019.2 (Nível Superior) com Gabarito
Prova IFTO 2019.2 (Nível Superior) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-2PkqQ4oDSco/X00xIGdXvGI/AAAAAAACiko/gCUIk3QOclE_NIjca4ir7cdc47X96VWJACLcBGAsYHQ/s1600/ifto-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-2PkqQ4oDSco/X00xIGdXvGI/AAAAAAACiko/gCUIk3QOclE_NIjca4ir7cdc47X96VWJACLcBGAsYHQ/s72-c/ifto-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/09/prova-ifto-2019-2-nivel-superior-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/09/prova-ifto-2019-2-nivel-superior-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo