Questões de Português da UECE 2020.2 com Gabarito
Questões de Português da UECE 2020.2 com Gabarito
Língua Portuguesa
TEXTO 1
Com licença poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
PRADO, Adélia Prado. Com Licença Poética.
In: PRADO, Adélia. Adélia Prado: Poesia reunida. 6. ed. São
Paulo: Siciliano, 1996. p. 11.
QUESTÃO 01
UECE 2020: A intertextualidade é um dos fatores responsáveis pela construção de sentidos de um texto. Ela é percebida quando um texto faz remissão a outro(s) já produzido(s) e que faz(em) parte da memória dos leitores, por ser(em) reconhecido(s) na literatura.
Considerando o que se afirma acima a respeito da intertextualidade, atente para os seguintes versos do texto 1.
I. “Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira”. (linhas 01-03)
II. “Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir”. (linhas 06-07)
III. “Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem. Mulher é desdobrável. Eu sou”. (linhas 17-18)
No que concerne à intertextualidade, é correto afirmar que ela ocorre em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 02
UECE 2020: A escritora Adélia Prado, autora modernista mineira, surpreende a crítica e encanta os leitores pela originalidade de sua poesia marcada pelo feminino e pelo misticismo. No texto 1, acima, de sua autoria, observa-se que o eu lírico é alguém que se vê como
A) vítima de sua condição, conforme os versos: “[...] vai carregar bandeira./Cargo muito pesado pra mulher [...]”. (linhas 03-04)
B) militante radical de causas políticas, dividindo o mundo em dois polos quando diz: “Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem”. (linha 17)
C) submisso aos caprichos do destino, como demonstra nos versos: “Aceito os subterfúgios que me cabem,/sem precisar mentir”. (linhas 06-07)
D) irresignado ao que o destino vaticinou na ocasião de seu nascimento ao afirmar: “Mulher é desdobrável. Eu sou”. (linha 18)
QUESTÃO 03
UECE 2020: O texto 1 marca-se como gênero poema com versos livres (sem a necessidade de rimas ou de restrições métricas). Para a composição desse texto, a autora selecionou predominantemente a tipologia textual
A) narrativa, porque apresentou ações que sinalizam mudanças de estado, geralmente no passado ou que partem do passado, com circunstâncias de tempo e de lugar.
B) argumentativa, porque trouxe enunciado de atribuição de qualidade, dados e demais informações que intentam convencimento ou mudança de opinião acerca de uma temática.
C) expositiva, porque houve uma decomposição dos elementos elencados, no texto, a fim de estabelecer uma relação parte-todo.
D) descritiva, porque contemplou uma estrutura simples com verbo estático no presente ou imperfeito, atuando como um complemento e/ou uma indicação circunstancial de lugar.
QUESTÃO 04
UECE 2020: A atividade de escrita coesa e coerente de um texto requer que os elementos estabeleçam entre si uma correspondência que pode ajudar a recuperar a referência a algo, alguém, fatos, eventos, sentimentos etc.
Assim, considerando esses aspectos da escrita, assinale a opção cuja indicação de correspondência dos elementos destacados nos versos apresentados a seguir está INCORRETA.
A) “Quando nasci um anjo esbelto” (linha 01) corresponde a “[...] esta espécie ainda envergonhada” (linha 05).
B) “Cargo muito pesado pra mulher” (linha 04) corresponde a “[...] esta espécie ainda envergonhada” (linha 05).
C) “Aceito os subterfúgios” (linha 06) corresponde a “[...] que me cabem” (linha 06).
D) “já a minha vontade de alegria” (linha 15) corresponde a “sua raiz vai ao meu avô (linha 16).
QUESTÃO 05
UECE 2020: A sequência textual marca-se sintaticamente por articuladores, ou seja, elementos responsáveis pela coesão do texto que contribuem para a construção do sentido. Atente para o que se diz a seguir sobre a funcionalidade dos articuladores destacados nos versos do texto 1.
I. Em “ora sim, ora não, creio em parto sem dor” (linha 10), o uso de conjunção coordenativa de alternância marca a incerteza do eu lírico.
II. Em “Mas, o que sinto escrevo” (linha 11), o emprego da conjunção temporal põe os elementos do texto ordenados entre si.
III. Em “já a minha vontade de alegria” (linha 15), o articulador destacado funciona, no poema, como um elemento adversativo, pois marca oposição à “Minha tristeza” (linha 14).
Acerca da funcionalidade dos articuladores acima destacados, é correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 06
UECE 2020: Quanto aos trechos destacados nos versos: “carregar bandeira” (linha 03)/ “sua raiz vai ao meu avô” (linha 16) e “Minha tristeza não tem pedigree” (linha 14), é correto afirmar que são exemplos da figura de linguagem denominada
A) hipérbole, porque configuram exagero propositado para definir algo de forma dramática para ampliar a expressividade do texto.
B) metáfora, porque neles há transposição do sentido de um campo de ideias para outro campo em que significados são acrescidos aos originários.
C) sinestesia, porque exploram as sensações relacionadas aos órgãos dos sentidos, concretizando de forma simultânea sensações diversas.
D) eufemismo, porque a autora os utiliza para dar um tom mais leve às expressões pesadas, negativas ou depreciativas.
TEXTO 2
Ai Que Saudades da Amélia
Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Composição: ALVES, Ataulfo /LAGO, Mario.
Ai Que Saudades da Amélia. Captado de
https://www.vagalume.com.br/mario-lago/ai-quesaudades-da-amelia.html
Texto 3
Desconstruindo Amélia
Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar
O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume, esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende o porquê
Tem talento de equilibrista
Ela é muita, se você quer saber
Pitty. Desconstruindo Amélia. Deck, 2009.
Disponível em https://www.letras.mus.br/pitty/1524312/
QUESTÃO 07
UECE 2020: Quanto à visão da mulher, representada nos textos 2 e 3, atente para as seguintes assertivas:
I. O texto “Ai Que Saudades da Amélia” mostra o estereótipo da mulher submissa e que, apesar da subserviência ao homem, se sente feliz nessa condição.
II. O texto “Desconstruindo Amélia” mostra os estereótipos que a sociedade aplica às mulheres e conta a história de uma que, um dia, resolveu mudar as coisas.
III. Os textos “Ai Que Saudades da Amélia” e “Desconstruindo Amélia” apresentam a mulher como um ser que deveria apenas servir ao marido e aos filhos e ser dedicada aos afazeres domésticos.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 08
UECE 2020: O objetivo do texto 3, “Desconstruindo Amélia”, é
A) apropriar-se do conteúdo da letra de outra canção para fim de concordância com a temática.
B) apresentar estereótipos de mulher submissa e feliz.
C) contar a história de alguém que resolve subverter imposições sociais.
D) apresentar uma mulher contemporânea presa a modelos passados.
QUESTÃO 09
UECE 2020: O texto 2, “Ai Que Saudades da Amélia”, tem por objetivo
A) mostrar uma questão feminista, porque Amélia é dona de seu lar e de suas decisões.
B) denunciar a pobreza, pois apresenta as reações negativas de Amélia ante as dificuldades.
C) desmascarar as condições econômicas vividas pelo casal.
D) apresentar a saudade de uma mulher submissa e alinhada ao imaginário masculino.
Texto 4
Covid-19 é pauta de sessão na Assembleia Legislativa
O tema coronavírus foi pauta no começo desta tarde de terça-feira, 17, do Segundo Expediente na Assembleia Legislativa do Ceará. Na ocasião, o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), apresentou e tirou dúvidas em relação às medidas adotadas pelo Governo do Ceará na prevenção à doença.
Para Dr. Cabeto, todos os setores da sociedade podem colaborar. É preciso que todos sejam proativos. “Não é momento de apontar defeitos. Cada um precisa fazer sua parte”, comentou.
Durante a manhã, o gestor participou de reunião com os prefeitos dos municípios e membros do Ministério Público do Estado na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
“A informação é muito importante e precisa ser repassada com qualidade. Temos que conduzir com serenidade”, lembrou o Secretário.
Disponível em
https://www.saude.ce.gov.br
QUESTÃO 10
UECE 2020: Quanto ao gênero textual, o texto 4 é classificado como
A) artigo de opinião, porque nele há a defesa explícita de pontos de vista, de alguém ou de um grupo, por meio de argumentos.
B) entrevista, porque expõe intervenções de personagens na construção do texto.
C) notícia, porque apresenta informações sobre acontecimentos, preservando imparcialidade no relato dos fatos.
D) relato, porque trata da narrativa de deputados a respeito da experiência de suas funções e de suas rotinas.
QUESTÃO 11
UECE 2020: Ao longo do texto 4, há várias formas de retomar Secretário da Saúde do Ceará, tais como: Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (linhas 64-65), Dr. Cabeto (linha 65), gestor (linha 73) e Secretário (linha 81). Isso ocorre
I. porque a atividade de escrita requer constantemente referências a algo ou a alguém.
II. para que se mantenha a progressão textual via elemento que atua como central ou relevante para a construção do sentido.
III. como estratégia para manter em evidência o referente a partir das predicações que lhes são atribuídas.
Estão corretas as complementações contidas em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.
QUESTÃO 12
UECE 2020: No período, “Na ocasião, o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), apresentou...” (linhas 63-65), a expressão em destaque remete
A) ao Segundo Expediente na Assembleia Legislativa do Ceará, quando foi dada a palavra ao Secretário da Saúde do Ceará.
B) à proatividade do Ministério Público e da Aprece ao tema coronavírus porque o momento exigia que o assunto estivesse em pauta.
C) à reunião com os prefeitos dos municípios e membros do Ministério Público do Estado.
D) à informação repassada com qualidade pelos jornalistas à sociedade médica e à sociedade em geral.
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